Farmacêutico

1.
QPCI88044 Farmacêutico Ano: 2019 Banca: Pref. Imperatriz/MA Órgão: Pref. Imperatriz/MA

A Resolução - RDC N2 36 publicada em 25 de julho de 2013, instituiu as ações para a segurança do paciente em serviços de saúde. No tocante a ações da vigilância, do monitoramento e da notificação de eventos adversos, podemos afirmar, exceto:
2.
QPCI117924 Farmacêutico Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: FSERJ

Assinale a alternativa que evidencia os ovos encontrados em uma amostra positiva para Schistosoma mansoni.
3.
QPCI118708 Farmacêutico Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: Pref. Formiga/MG

O fármaco amiodarona é classificado como um antiarrítmico; considerando as classes de antiarrítmicos, assinale sua classificação e os principais efeitos colaterais, respectivamente.
4.
QPCI164760 Farmacêutico Ano: 2020 Banca: CPCON/UEPB Órgão: Pref. Gurinhém/PB

A seleção do tamanho dos invólucros de gelatina para ________________ farmacêuticas é realizada com base na quantidade de material a ser encapsulado. A densidade e a compressibilidade do material de enchimento determinam, em grande parte, em que extensão ele pode ser acondicionado no interior do invólucro. Para que uma estimativa seja feita, a comparação pode ser feita com pós,com características conhecidas, e uma selão inicial, levando em conta o tamanho necessário para conter uma quantidade específica de material. Entretanto, a determinação final pode ser resultado de tentativa e erro. Invólucros de tamanho 000 (o ________) a 5 (o________) são comercialmente disponíveis para uso humano. Cápsulas maiores encontram-se disponíveis para uso veterinário.
(Fonte: Adaptado de Allen-Jr L, Popovich NG, Ansel HC., Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Capítulo 7, 9. ed. – Porto Alegre: Artmed,2013.)

Em sequência, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:
5.
QPCI170632 Farmacêutico Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CRF/SE

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Farmácia n.º 596/2014, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica e o Código de Processo Ético, julgue os itens de 115 a 120.

A apuração das infrações éticas compete ao Conselho Regional de Farmácia em que o profissional estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu.
6.
QPCI189443 Farmacêutico Ano: 2019 Banca: AMEOSC Órgão: Pref. Palma Sola/SC

Acompanhar o uso de medicamentos prescritos a cada paciente individualmente, assegurando o uso racional, é o objetivo da farmácia hospitalar ligado ao componente:
7.
QPCI252912 Farmacêutico Ano: 2021 Banca: IPEFAE Órgão: Pref. Águas da Prata/SP

A notificação compulsória é comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobrea ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo da Portaria n° - 204, de 17 de fevereiro de 2016, podendo ser imediata ou semanal.
Assinale a alternativa que contém uma doença de notificação compulsória:
8.
QPCI252915 Farmacêutico Ano: 2021 Banca: IPEFAE Órgão: Pref. Águas da Prata/SP

A Resolução nº 596 de 21 de fevereiro de 2014, dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares.
Segundo o código de ética farmacêutica, é um dever:
9.
QPCI253334 Farmacêutico Ano: 2021 Banca: INSTITUTO CONSULPLAN Órgão: Pref. Ervália/MG

Paciente hipertenso, 50 anos de idade, vem sendo tratado com um diurético tiazídico nos últimos 3 anos com sucesso. Nos últimos 4 meses, sua pressão diastólica tem aumentado continuamente, sendo-lhe prescrita uma medicação adicional contra a hipertensão. Porém, o paciente se queixa de não conseguir, por diversas vezes, obter ereção, perda da libido e, ainda, não completa o tempo de uma partida de futebol, apresentando um leve quadro de asma. A nova droga anti-hipertensiva prescrita, provavelmente, para tal paciente é:
10.
QPCI269715 Farmacêutico Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

“A interação medicamentosa ocorre quando o efeito de um fármaco é modificado pela presença de outro, em geral aumentando a eficácia terapêutica, mas pode, também, diminuir a eficácia dos medicamentos associados ou mesmo gerar toxicidade. A maior parte das interações fármaco-alimento ocorre em nível de absorção (interação farmacocinética).”
Santos et al. Medicamentos na Prática da Farmácia Clínica, 2013.
A partir do texto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa

( )
O uso de captopril tomado junto com alimentos reduz a absorção em 10 a 50%, devendo-se também evitar alimentos ricos em potássio.

O ciprofloxacino não deve ser administrado em conjunto com derivados lácteos e alimentos ricos em cálcio, sob pena de quelação do antibiótico.
( ) O diazepam não deve ser administrado junto com as refeições, pelo risco de ser menos absorvido pelo trato gastrointestinal.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,