Estatuto da Criança e do Adolescente

1.
QPCI173056 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: Pref. Mallet/PR Órgão: Pref. Mallet/PR

Com relação ao trabalho entre crianças e adolescentes:
2.
QPCI173073 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: Pref. Mallet/PR Órgão: Pref. Mallet/PR

As entidades de atendimento que desenvolvem programas de Acolhimento familiar ou institucional deverão adotar o princípio do (a):
3.
QPCI180857 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: Pref. Jataí/GO

Uma criança sofreu uma crise convulsiva na escola, acompanhada de perda de consciência.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta quanto aos procedimentos de primeiros socorros recomendados.
4.
QPCI193780 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: Pref. Rio de Janeiro/RJ Órgão: Pref. Rio de Janeiro/RJ

A medida socioeducativa privativa de liberdade não poderá exceder o prazo máximo de:
5.
QPCI235189 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: GS ASSESSORIA E CONSULTORIA Órgão: Pref. Entre Rios/SC

Leia atentamente cada artigo abaixo.

  1. No Art. 1º diz que Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
  2. No Art. 2º. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos deidade.
  3. Já no Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral deque trata esta Lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Assinale a alternativa correta.
6.
QPCI239891 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: ISE/AC

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8069/90), é assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, é certo que o atendimento pré-natal será realizado por profissionais:
7.
QPCI239997 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: ISE/AC

De acordo com a gravidade do caso, uma das medidas que pode ser aplicada a um agente socioeducativo na hipótese de ele utilizar castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina e educação de adolescentes infratores, é o(a):
8.
QPCI239998 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: ISE/AC

A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento. O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro. Sobre o apadrinhamento, é correto afirmar que:
9.
QPCI269953 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: ISE/AC

O atendimento ao usuário ou dependente de drogas na rede de atenção à saúde dependerá de avaliação prévia por equipe técnica multidisciplinar e multissetorial, bem como da elaboração de um Plano Individual de Atendimento – PIA. A avaliação prévia da equipe técnica subsidiará a elaboração e execução do projeto terapêutico individual a ser adotado, levantando no mínimo:
10.
QPCI272204 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: TJRO/TCERO

Helena, diretora de uma escola municipal, é avisada por uma professora que a aluna A. apresenta marcas de castigo físico e maus-tratos. Não sabendo como proceder, procura a pedagoga do Núcleo Psicossocial da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA), indagando a qual órgão deverá comunicar o caso. Com base no ECA, a pedagoga responde corretamente que, sem prejuízo de outras providências legais, a comunicação deverá ser feita ao seguinte órgão: