Estatuto da Criança e do Adolescente

1.
QPCI47041 ECA Ano: 2019 Banca: CESPE Órgão: MP/PI

De acordo com o ECA, após a verificação da prática de ato infracional por um adolescente, o juiz deverá considerar para aplicar medida socioeducativa, além das circunstâncias da infração,
2.
QPCI148844 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: DP - DF

André, com dezessete anos de idade, foi apreendido pela prática de ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. Depois de ter sido conduzido à delegacia de polícia especializada, o adolescente foi apresentado ao Ministério Público. O promotor de justiça que o entrevistou ofereceu-lhe remissão cumulada com medida socioeducativa de semiliberdade.O magistrado indeferiu a remissão ministerial, sob o fundamento de que a aplicação de medida socioeducativa ao adolescente por ato infracional é de competência exclusiva do juiz, e abriu vista ao Ministério Público para que apresentasse representação contra André no prazo de 24 horas. Diante da negativa de homologação judicial e do retorno dos autos, o promotor ofereceu representação contra André e o magistrado manteve a internação provisória, designou audiência de apresentação e determinou a citação do adolescente. Na sentença, o magistrado determinou a internação, fundamentando que a conduta do adolescente era grave, embora não houvesse qualquer outra anotação em sua folha de passagem.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os seguintes itens,de acordo com a legislação pertinente e a jurisprudência dos tribunais superiores.

Embora não houvesse qualquer outra anotação na folha de passagem de André, a atitude do magistrado de determinara internação do adolescente foi correta, pois a gravidade do fato praticado por ele basta para justificar a aplicação da medida socioeducativa de internação, conforme jurisprudência do STJ.
3.
QPCI173330 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: Instituto Darwin Órgão: CMDCA - São Lourenço da Mata/PE

Considerando as principais decisões do ECA em relação as crianças, assinale a única alternativa falsa.
4.
QPCI186520 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: AGIRH Órgão: Pref. Lavrinhas/SP

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente: “Deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente, ocorrerá pena de:
5.
QPCI193774 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2019 Banca: Pref. Rio de Janeiro/RJ Órgão: Pref. Rio de Janeiro/RJ

Sobre o acesso ao ensino obrigatório e gratuito, é INCORRETO afirmar que:
6.
QPCI235547 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: GS ASSESSORIA E CONSULTORIA Órgão: Pref. Saltinho/SC

Em seu Art. _____, diz que Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco.
7.
QPCI238992 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: QUADRIX Órgão: CRESS/SE

Há trinta anos, foi sancionado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), inaugurando a doutrina da proteção integral, que atribui às crianças e aos adolescentes a condição de sujeitos de direitos. Com base no ECA, julgue os itens de 92 a 94.

Ao se aplicar a medida de proteção, um dos princípios que deverá direcionar a ação é o da proporcionalidade e atualidade, que preconiza que a intervenção deve ser a necessária e adequada à situação de perigo em que acriança ou o adolescente se encontra no momento em que a decisão é tomada.
8.
QPCI239907 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: ISE/AC

Deixar de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente, pode configurar Infração Administrativa prevista no ECA, desde que o autor da infração seja, EXCETO:
9.
QPCI239908 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: ISE/AC

Tendo em vista a Lei 12.594/2012 sobre o SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, é certo que a mencionada lei descreve regras sobre planos, políticas e programas específicos de atendimento ao adolescente em conflito com a lei. Assim, é correto afirmar que, a princípio, a composição da equipe técnica do programa de atendimento deverá ser interdisciplinar, compreendendo, no mínimo, de acordo com as normas de referência, profissionais das áreas de:
10.
QPCI239998 Estatuto da Criança e do Adolescente Ano: 2021 Banca: IBADE Órgão: ISE/AC

A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento. O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro. Sobre o apadrinhamento, é correto afirmar que: