Direito Previdenciário

1.
QPCI61188 Direito Previdenciário Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: FPMA

A Constituição Federal de 1988 estabelece o Regime Geral de Previdência Social (art. 201), os diversos regimes próprios(art. 40) e, também, a Previdência Complementar (art. 202). Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( )O emprego público, acessível mediante concurso público de provas e títulos, insere o empregado público no regime próprio de previdência.
( )Os servidores públicos civis são vinculados compulsoriamente aos regimes próprios de previdência, sendo-lhes vedado aderir espontaneamente ao Regime Geral de Previdência Social
( )Após as alterações produzidas pela Emenda Constitucional 20/98, os ocupante s de cargos de livre nomeação e exoneração estão inseridos nos regimes previdenciários tratados no art. 40 da Constituição Federal.
( )Os requisitos e critérios do Regime Geral de Previdência Social não se aplicam aos regimes próprios de previdência, visto que estes s ão regimes previdenciários distintos e d e caráter exclusivo, destinados apenas ao s servidores públicos civis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
2.
QPCI61193 Direito Previdenciário Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: FPMA

O benefício de pensão por morte, nos sistemas previdenciários, visa garantir a proteção econômica aos dependentes do segurado, no caso de ocorrer a hipótese de seu falecimento, a partir do pagamento de uma renda mensal calculada nos termos da legislação de regência. A norma também irá definir quem são os dependentes e a modalidade de cálculo do valor da pensão. Sobre esse benefício previdenciário no âmbito dos regimes próprios de previdência, assinale a alternativa correta.
3.
QPCI61199 Direito Previdenciário Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: FPMA

Os regimes próprios de previdência previstos no art. 40 da Constituição Federal demandam a fixação de normas gerais, afim de que possuam simetria e parametricidade. Atualmente esse regramento consta da Lei nº 9.717/98, aplicável aos regimes municipais, estaduais, distrital e federal. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
4.
QPCI75203 Direito Previdenciário Ano: 2019 Banca: COMPERVE/UFRN Órgão: Pref. Parnamirim/RN

A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção. Assim, no cumprimento de seus objetivos, a Previdência Social rege -se pelo princípio
5.
QPCI75294 Direito Previdenciário Ano: 2019 Banca: COMPERVE/UFRN Órgão: Pref. Parnamirim/RN

Os assistentes sociais constituem uma das categorias profissionais da saúde e têm sido fundamentais na defesa da seguridade social pública e do Sistema Único de Saúde público, universal e de qualidade, em sintonia com as proposições da Reforma Sanitária. Mas, a atuação do assistente social na política de saúde é tensionada por dois projetos em disputa: o projeto privatista e o da reforma sanitária. São demandas do projeto privatista para o assistente social:
6.
QPCI112419 Direito Previdenciário Ano: 2020 Banca: Vunesp Órgão: Valiprev

Assinale a alternativa correta acerca das competências para legislar sobre seguridade social.
7.
QPCI112420 Direito Previdenciário Ano: 2020 Banca: Vunesp Órgão: Valiprev

Assinale a alternativa correta sobre o custeio da seguridade social.
8.
QPCI112423 Direito Previdenciário Ano: 2020 Banca: Vunesp Órgão: Valiprev

Em se tratando do regime próprio de previdência, assinale a alternativa correta.
9.
QPCI259912 Noções de Direito Previdenciário Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é o modelo de previdência pública exclusivo dos servidores públicos titulares de cargo efetivo e seus beneficiários. De acordo com a segurança da informação do Regime Próprio da Previdência Social do município do Crato, são pilares da segurança da informação:
10.
QPCI259924 Noções de Direito Previdenciário Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

Assinale a alternativa CORRETA: Nos termos da Emenda Constitucional nº 103 de 12 dezembro de 2019, para fins de aposentadoria é assegurado: