Direito Ambiental

1.
QPCI47108 Direito Ambiental Ano: 2019 Banca: CESPE Órgão: MP/PI

De acordo com o Código Florestal, considera-se área de preservação permanente
2.
QPCI55716 Direito Ambiental Ano: 2019 Banca: CRESCER CONSULTORIAS Órgão: Pref. Jijoca de Jericoacoara/CE

Quando o Estado não cumpre com seu dever por não estar preparado, e não cumpre com sua obrigação de garantir os direitos fundamentais, os direitos dos cidadãos, ou seja, o mínimo irredutível, a Constituição Federal prevê alguns instrumentos para impetrar contra o Estado. Assinale a alternativa que se refere aos remédios constitucionais descritos abaixo:

  1. É instrumento constitucional do qual se servirá alguém que se sinta prejudicado, em virtude de inexistência normativa, para postular em juízo, a proteção dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
  2. Cabe sempre que alguém esteja privado de sua liberdade locomoção, ou ameaçado de ver-se privado dela, por violência ou coação, consequência de ilegalidade ou abuso de poder.
3.
QPCI73660 Direito Ambiental Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Ronda Alta/RS

O Brasil é um dos países com maior abundância hídrica do mundo. A fim de melhorar a gerência deste recurso, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) classificou as águas de acordo com alguns objetivos, dentre eles, assegurar seus usos preponderantes; definir o grau de exigência para tratamento de efluentes; facilitar o enquadramento e o planejamento do uso de recursos hídricos, criando instrumentos para avaliar a evolução da qualidade das águas; e preservar a saúde humana e o equilíbrio ecológico aquático. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o uso das águas do território nacional às suas respectivas classes.

Coluna 1
1. Classe especial.
2. Classe 1.
3. Classe 2.
4. Classe 3.
5. Classe 4.

Coluna 2
( )Águas destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento simplificado; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho (conforme Resolução Conama no 274/2000); à irrigação de hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rentes ao solo e que sejam ingeridas cruas, sem remoção de película; e à proteção das comunidades aquáticas em Terras Indígenas.
( )Águas destinadas ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção; à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas; e à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação e proteção integral.
( )Águas destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado; à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras; à pesca amadora; à recreação de contato secundário; e à dessedentação de animais.
( )Águas destinadas à navegação; e, à harmonia paisagística.
( )Águas destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho (conforme Resolução CONAMA nº 274, de 2000); à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esportes e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; e à aquicultura e à atividade de pesca.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
4.
QPCI75437 Direito Ambiental Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

De acordo com a Lei nº 9.985/2000, o espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção, é a definição de:
5.
QPCI78071 Direito Ambiental Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

De acordo com a Lei nº 6.938/1981, em relação aos Objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, esta visará:

  1. À compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
  2. Ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias regionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais.
  3. À imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar ou indenizar os danos causados, e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.
Quais estão corretas?
6.
QPCI99867 Engenharia Ambiental Ano: 2018 Banca: FAUEL Órgão: Pref. Goioerê/PR

Um dos indicadores para despejo de efluentes em corpos d´água previstos na legislação brasileira é a demanda biológica de oxigênio (DBO), que é quantidade de oxigênio consumido por uma população conhecida de microrganismos durante condições de cultivo padronizadas. Qual é o problema de despejar efluentes com alto valor de DBO?
7.
QPCI150685 Engenharia Ambiental Ano: 2020 Banca: FAUEL Órgão: Pref. Assis Chateaubriand/PR

Lodo ativado é o floco produzido num esgoto bruto ou decantado pelo crescimento de bactérias zoogleias ou outros organismos, na presença de oxigênio dissolvido, e acumulado em concentração suficiente graças ao retorno de outros flocos previamente formados. Assinale a alternativa INCORRETA:
8.
QPCI155499 Direito Ambiental Ano: 2020 Banca: Gestão de Concursos Órgão: DMAE de Uberlândia/MG

O tratamento de água pode ser feito para atender a várias finalidades. O esgoto é o termo usado para caracterizar os despejos provenientes dos diversos usos da água. A maioria dos municípios trata o esgoto bruto coletado dos lares, dos edifícios e das indústrias por meio de um sistema de canalização sanitária, antes que seja depositada nas proximidades em uma fonte de águas naturais, seja um rio, lago ou mar.

Sobre o tratamento das águas de esgoto, é correto afirmar que na fase de tratamento primário, são removidos
9.
QPCI216964 Direito Ambiental Ano: 2021 Banca: CEBRASPE Órgão: CODEVASF

No que se refere ao direito ambiental, julgue os itens a seguir.

Inexistindo dispositivo expresso, constitucional ou legal, que defina a justiça competente para o julgamento dos crimes ambientais, o STJ entende ser residual a competência da justiça comum estadual.
10.
QPCI232776 Engenharia Ambiental Ano: 2021 Banca: FEPESE Órgão: SGA - Pref. Camboriú/SC

Espécie que interage tão fortemente a ponto deter um grande efeito sobre o fluxo energético e sobre a estrutura da comunidade e composição desproporcional para a sua abundância ou biomassa, é chamada de: