História

1.
QPCI29530 História Ano: 2019 Banca: FUNDEP Órgão: CBM/MG

“Na África do Sul, Gandhi experimentou a discriminação dirigida aos hindus. Foi jogado para fora de um trem após se recusar a passar da primeira classe para um vagão da terceira classe; foi espancado por um condutor por se recusar a viajar em pé para dar lugar a um passageiro europeu; foi impedido de entrar em vários hotéis e foi ordenado a remover seu turbante por um magistrado durante um julgamento na cidade de Durban.”
PARADA, Maurício. Formação do mundo contemporâneo.O século estilhaçado. Petrópolis – RJ: Vozes; Rio de Janeiro:Editora PUC Rio, 2014. p. 180-1.

Esses episódios ocorreram por volta do ano de 1891, quando Gandhi residia na África do Sul.
Pode-se afirmar que o impacto desses episódios para a estratégia futura de Gandhi na luta contra o colonialismo está na(o)
2.
QPCI48534 História Ano: 2019 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Vila Valério/ES

“Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789,precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o Iluminismo.”
Bibliografia: FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos.São Paulo: Brasiliense, 1981.

Mesmo com os indiscutíveis avanços decorrentes o Iluminismo e da Revolução Francesa, uma de suas maiores limitações foi:
3.
QPCI76344 História Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Considerando a historiografia sobre a história do Município de Campo bom, assinale a alternativa INCORRETA.
4.
QPCI85033 História Ano: 2019 Banca: ADM&TEC Órgão: Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir:
  1. O PNE não inclui entre as suas diretrizes a formação do educando para o trabalho e para a cidadania.
  2. A religião da Grécia antiga era exclusivamente monoteísta e ortodoxa.
Marque a alternativa CORRETA:
5.
QPCI93868 História Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

A questão “Chistie” refere-se ao rompimento das relações diplomáticas entre o Brasil e Inglaterra no período do Segundo Reinado. E, acerca dessa questão é adequado afirmar que:
6.
QPCI96764 História Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. São Bernardo/MA

A guerra da Bósnia foi um conflito durante o processo de fragmentação da antiga Iugoslávia em 1992 a 1995. E, acerca da Guerra d Bósnia é adequado afirmar que:
7.
QPCI116098 História Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: Pref. Colômbia/SP

O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção e do comunismo e para restaurar a democracia; mas o novo regime começou a mudar as instituições do país através de decretos, chamados de Atos Institucionais (AI). Eles eram justificados como decorrência “do exercício do poder constituinte, inerente a todas as revoluções”. (BORIS, 2004.)Sobre o período da ditadura civil-militar, é correto afirmar que, EXCETO:
8.
QPCI119044 História Ano: 2020 Banca: FEPESE Órgão: Pref. Itajaí/SC

Na lista de instituições abaixo identifique aquelas que foram utilizadas pelos missionários que atuaram na América como recursos ou estratégias para evitar que os povos indígenas fossem escravizados.

  1. As Reduções
  2. As Encomiendas
  3. Os Aldeamentos
  4. Os Redutos

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
9.
QPCI193698 História Ano: 2019 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Teresina/PI

Do ponto de vista econômico, podemos dividir a história do Brasil em ciclos, de acordo com a atividade econômica, principalmente, de determinados períodos. Vale ressaltar que o nome do ciclo está relacionado à atividade ou produto e isso não significa que em determinados ciclos não houvesse outros tipos de atividades.

Qual desses produtos ou atividades promoveu a mudança econômica do Nordeste para o Centro Sul no século XVIII?
10.
QPCI225661 História Ano: 2021 Banca: CEBRASPE Órgão: SEED/PR

Na metade do século passado, o contato dos brancos com os Xetá, grupo indígena de língua tupi-guarani, fragilizado demograficamente e violentado de diferentes maneiras, consolidou-se na Serra dos Dourados, no noroeste do estado do Paraná. Por meio de envenenamentos, remoção forçada, raptos de crianças e mortes, os brancos, a partir da frente cafeeira que adentrou o território do grupo, fizeram os Xetá sucumbirem nos primeiros anos de contato efetivo. Consolidava-se, assim, o pretendido “vazio demográfico” que permitiria a colonização do noroeste paranaense. Não tardou para que os Xetá acabassem declarados oficialmente extintos. Edilene Coffaci de Lima. De documentos etnográficos a documentos históricos: a segunda vida dos registros sobre os Xetá (Paraná, Brasil). In: Sociologia e Antropologia, Rio de Janeiro, v. 8, n.º 2, ago./2018 (com adaptações).

Nas décadas de 20 e de 30 do século XX, a expansãocafeeira atingiu a região denominada de Norte Novo (longoterritório do norte do Paraná, localizado à margem esquerda dorio Tibagi). Nessa região, a colonização das terras e a divisão doslotes contou com ampla participação da Companhia de Terras Norte do Paraná. A princípio, essa empresa, de origem britânica, ocuparia a região e estimularia a produção de algodão, para que essa matéria-prima se tornasse predominante na Inglaterra. Porém, isso não ocorreu, já que as primeiras plantações de algodão na região não obtiveram resultados satisfatórios. A empresa mudou o seu foco e começou a revender as suas terras em pequenas parcelas territoriais. Além dessa companhia, uma dezena de outras companhias de terras se instalou ao longo do norte do Paraná, atuando na colonização e fixação de famílias em pequenas propriedades. Essa política atraiu para a região milhares de imigrantes, que vinham com o sonho de conquistar o seu pedaço de terra e produzir café e outros produtos alimentícios. O imigrante passou a ser considerado o fator de estabilidade para o desenvolvimento das cidades e o aumento da produção. Nessa época, o Paraná tornou-se a principal fronteira agrária e agrícola do país, atraindo tanto imigrantes europeus quanto migrantes nacionais.
Angelo Priori et al. História do Paraná: séculos XIX eXX. Maringá: Eduem, 2012 (com adaptações).!FimDoTexto!

Considerando os textos precedentes, assinale a opção correta, acerca do avanço agrícola no Paraná.