História

1.
QPCI96779 História Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. São Bernardo/MA

Campos Sales, por ter herdado uma séria crise econômica no Brasil, teve que adotar medidas para conter a situação no país.

A política econômica adotada por Campos Sales visava:
2.
QPCI114713 História Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Santa Leopoldina/ES

O jingle abaixo se refere à candidatura de qual presidente da História do Brasil?

“Bota o retrato do velho outra vez,
Bota no mesmo lugar,
o sorriso do velhinho,
faz a gente trabalhar.”
(Haroldo Lobo e Marino Pinto)
3.
QPCI116106 História Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: Pref. Colômbia/SP

Os Estados Unidos, baseados na política de boa vizinhança, evitam qualquer intervenção armada na América Latina e reconhecem que o período da Segunda Guerra e o franco enfraquecimento dos países europeus são um momento oportuno para ampliar seus mercados e capital. O período entre guerras e o período da Segunda Guerra Mundial mostram uma valorização estratégica da América Latina como centro de atenção para instalação de novos mercados, mas a situação encontrará seu revés no período da Guerra Fria. Sobre a Guerra Fria, é correto afirmar que:
4.
QPCI157661 História Ano: 2020 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Timon/MA

Um traço peculiar do regime imposto em 1964 gerou efeitos também peculiares para a vida privada de seus opositores. A “Revolução de Março” foi essencialmente uma ordem autoritária pouco institucionalizada. Suas regras eram cambiantes, e móveis as divisas entre o proibido e o permitido. Manteve, distorcidas, instituições e liturgias próprias do sistema democrático: eleições (semi competitivas), partidos políticos (cerceados),espaço (estreito) para o Congresso, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais. Por isso, ao tratar do Brasil, o cientista político espanhol Juan Linz preferiu escrever situação autoritária, em vez de regime autoritário.(ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de e WEIS, Luis. Carro Zero e Pau-de-Arara: o cotidiano da oposição de classe média ao regime militar. IN: Scharcz, Lilia Moritz. História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998,p.327).

A situação acima descrita, sobre a natureza do regime militar instaurado no Brasil entre 1964-1985, permite concluir que
5.
QPCI256256 História Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

"O dinheiro é infecundo. Ora, a usura queria fazer com que ele frutificasse. [...] Tomás de Aquino afirma: a moeda [...] foi principalmente inventada para as trocas; assim, seu uso próprio e primeiro é o de ser consumido, gasto nas trocas. Por consequência, é injusto receber uma recompensa pelo uso do dinheiro emprestado. [...] O dinheiro em si e por si não frutifica, mas o fruto vem de outra parte"
Le Goff, Jacques, A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 29 (Adaptado).

- Sobre a temática relativa ao dinheiro no período final da Idade Média, marque a opção correta:
6.
QPCI256264 História Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

Marque a opção correta sobre a sociedade escravista colonial na América Portuguesa:
7.
QPCI257226 História Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

Geograficamente, o Brasil está dividido em 5 (cinco) Regiões. De acordo com o processo histórico de ocupação do território quais foram as primeiras regiões ocupadas para colonização?
8.
QPCI258636 História Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

Os principais elementos do Estado são: Território, Povo e Poder. Sobre as teorias sociológicas do Estado estas partem das contribuições de três sociólogos que se debruçaram para compreender o Estado e seus mecanismos institucionais, que possam garantir a ’coerção social". Ao longo da história sobre a evolução da sociedade o Estado se coloca a partir de diversas tipologias, em que representam a formação e ação do "poder coercitivo" no conjunto da sociedade. Essas tipologias podem ser descritas como: Estado feudal, Estado estamental, Estado absoluto e Estado representativo. Nesse contexto podemos afirmar que:
9.
QPCI259442 História Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

"Tire seu diploma pela internet" Essa foi a reportagem de capa da Revista Época de 14 de agosto de 2010, revelando que o desenvolvimento tecnológico vai promover mudanças irreversíveis no modo de vida das populações e o ensino a distância é mais um fenômeno no campo da educação que veio para ficar. contudo dez anos depois, o mundo enfrenta um cenário de grandes desafios com as questões sanitárias por conta da Covid - 19. Esse cenário obrigou as escolas e universidades, públicas e privadas a se adaptarem ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), acelerando a ampliação desse processo que se intensificou nos anos 2000.Indique a partir das alternativas abaixo a que melhor representa as principais vantagens, desvantagens e desafios desse processo, em relação à educação e as novas tecnologias.
10.
QPCI260161 História Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

"Tire seu diploma pela internet" Essa foi a reportagem de capa da Revista Época de 14 de agosto de 2010, revelando que o desenvolvimento tecnológico vai promover mudanças irreversíveis no modo de vida das populações e o ensino a distância é mais um fenômeno no campo da educação que veio para ficar. contudo dez anos depois, o mundo enfrenta um cenário de grandes desafios com as questões sanitárias por conta da Covid - 19. Esse cenário obrigou as escolas e universidades, públicas e privadas a se adaptarem ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), acelerando a ampliação desse processo que se intensificou nos anos 2000.Indique a partir das alternativas abaixo a que melhor representa as principais vantagens, desvantagens e desafios desse processo, em relação à educação e as novas tecnologias.