Direito Administrativo

1.
QPCI22682 Direito Administrativo Ano: 2019 Banca: UFSC Órgão: UFSC

Sobre os princípios da administração pública e os atos administrativos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Integram o caput do artigo 37 da Constituição Federal os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade administrativa, da publicidade, do interesse público e da eficiência.
II. A presunção de legitimidade e a presunção da veracidade podem ser consideradas atributos do ato administrativo.
III. Imperatividade é o atributo pelo qual os atos administrativos se impõem a terceiros, independentemente de sua concordância.
2.
QPCI68646 Direito Administrativo Ano: 2019 Banca: DOM CINTRA Órgão: SEHAC/RJ

Os Tribunais de Justiça estaduais poderão declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público estadual somente pelo seguinte quorum:
3.
QPCI82886 Direito Administrativo Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Gramadotur/RS

De acordo com as normas de introdução ao direito brasileiro para eliminar irregularidade, incerteza jurídica ou situação contenciosa na aplicação do direito público, inclusive no caso de expedição de licença, a autoridade administrativa poderá, após oitiva do órgão jurídico e, quando for o caso, após realização de consulta pública, e presentes razões de relevante interesse geral, celebrar compromisso com os interessados, observada a legislação aplicável, o qual só produzirá efeitos a partir de:
4.
QPCI90023 Direito Administrativo Ano: 2018 Banca: INSTITUTO EXCELÊNCIA Órgão: Pref. São Lourenço do Oeste/SC

A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo. Marque a alternativa que NÃO pode ser considerado um princípio atendido pela Política Nacional das Relações de Consumo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:
5.
QPCI132335 Direito Administrativo Ano: 2019 Banca: Gestão de Concursos Órgão: Pref. Contagem/MG

Sobre a intervenção do Estado na propriedade privada, analise as afirmativas a seguir.

  1. Servidão administrativa consiste na autorização do Poder Público para usar o imóvel de propriedade particular, desde que mediante lei previamente editada.
  2. A obrigação de observar o recuo de alguns metros das construções em terrenos urbanos e a proibição de construir além de determinado número de pavimentos são exemplos de limitações administrativas.
  3. Pela requisição, o Poder Público fica autorizado a utilizar de maneira permanente bens móveis, imóveis e serviços particulares em situação de perigo público iminente.
  4. Caso a administração dê destinação diferente daquela para a qual o imóvel foi desapropriado, o expropriado tem direito de preferência, pelo preço atual da coisa, salvo no caso de tredestinação lícita.
Estão corretas as afirmativas
6.
QPCI138979 Direito Administrativo Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CREA/TO

Em relação à Lei n.º 9.784/1999 e ao Decreto n.º 23.569/1933, julgue os itens de 51 a 54.

É vedada a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor da Administração orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.
7.
QPCI139100 Direito Administrativo Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CREA/TO

Em relação à Lei n.º 9.784/1999 e ao Decreto n.º 23.569/1933, julgue os itens de 51 a 54.

O servidor que incorrer em impedimento deve abster‐se de atuar, sendo que a omissão na comunicação deste fato constitui mera irregularidade.
8.
QPCI146109 Direito Administrativo Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CRM/AC

Acerca dos poderes da Administração, julgue os itens de 81 a 85.

No exercício do poder disciplinar, o administrador possui certa margem na escolha da sanção disciplinar a ser aplicada ao agente público faltoso, juízo esse, via de regra, imune ao controle jurisdicional.
9.
QPCI168322 Direito Administrativo Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CRO/AC

Com relação aos procedimentos em caso de irregularidades na gestão de contratos, julgue os itens de 101 a 105.

Se houver empate em licitações realizadas pelo regime diferenciado de contratação, a preferência será dada para microempresas e empresas de pequeno porte.
10.
QPCI273385 Direito Administrativo Ano: 2021 Banca: CEBRASPE Órgão: TC/DF

A respeito das técnicas, dos procedimentos e dos objetivos da auditoria interna no contexto da administração pública, julgue os itens a seguir.

Os testes de observância visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, à exatidão e à validação dos dados produzidos pelos sistemas contábeis e administrativos da entidade.