Fonoaudiologia

1.
QPCI8671 Fonoaudiologia Ano: 2019 Banca: FAUEL Órgão: Pref. Guarapuava/PR

Qual alternativa NÃO constitui direitos gerais do fonoaudiólogo, nos limites de sua competência e atribuições, segundo o Código de Ética Profissional?
2.
QPCI77465 Fonoaudiologia Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

A implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), instituídos pela Portaria GM nº 154 de 24 de janeiro de 2008, configura-se como um importante avanço para o SUS. É responsabilidade do gestor municipal definir a composição de cada núcleo, de acordo com as necessidades de saúde do território. Em qual das modalidades de NASF o fonoaudiólogo pode fazer parte da equipe?
3.
QPCI91481 Fonoaudiologia Ano: 2018 Banca: UNILAVRAS Órgão: Pref. Itambé do Mato Dentro/MG

Segundo o DECS (Descritores em Ciências da Saúde), a gagueira é o distúrbio dos padrões normais de tempo e fluência da fala, sendo inapropriado para a idade do indivíduo. Essa disfunção é caracterizada por repetições frequentes ou prolongações de sons ou sílabas. Com base nisso, complemente o enunciado abaixo relacionando os itens de I a V às lacunas que a eles se seguem.

Os sinais característicos da gagueira descritos por Jakubovicz (1997) são

I. Repetição
II. Pausa
III. Prolongamentos
IV. Interjeições
V. Bloqueio

( )interrupção brusca que ocorre no meio ou no início da palavra e vem acompanhada de esforço vocal ou corporal.
( )o intervalo entre a fala e o silêncio está deslocado no discurso. Em vez de o sujeito realizar uma pausa no final de uma frase, ele usa o intervalo no meio de palavras e frases.
( )pode ser contada pela sua reaparição na sílaba ou na palavra, como uma quebra na fluência, e pode ser contada como uma disfluência, quando a quebra da fluência se dá na frase.
( )alongamento vocálico e a sucessão sonora com duração diferente das leis fonéticas.
( )inclusão, no discurso, de sons, palavras ou frases curtas, criando um intervalo temporal no fluxo discursivo.
A sequência correta obtida foi
4.
QPCI108913 Fonoaudiologia Ano: 2020 Banca: OBJETIVA Órgão: Pref. Sentinela do Sul/RS

Considerando-se o Código de Ética Profissional, NÃO constitui infração ética:
5.
QPCI122710 Fonoaudiologia Ano: 2019 Banca: FUNCERN Órgão: Pref. Apodi e Itaú/RN

Os pares de nervos cranianos realizam a inervação sensória e motora do sistema estomatognático. Estão diretamente relacionados às funções orofaciais os nervos:
6.
QPCI125921 Fonoaudiologia Ano: 2020 Banca: STRATEGIC Órgão: Pref. Boa Vista/RR - SMAG

Com relação à gagueira, a definição: “é a interrupção brusca de uma palavra que vem acompanhada de algum esforço vocal ou mesmo corporal”, refere-se à:
7.
QPCI207747 Fonoaudiologia Ano: 2019 Banca: OBJETIVA Órgão: Pref. Chapecó/SC

A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos. Considerando-se a Lei nº 11.340/2006, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( )Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher que vierem a ser criados poderão contar com uma equipe de atendimento multidisciplinar a ser integrada por profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde.
( )Serão asseguradas às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
8.
QPCI234958 Fonoaudiologia Ano: 2021 Banca: GS ASSESSORIA E CONSULTORIA Órgão: Pref. Entre Rios/SC

Analise o que se enuncia a seguir.

"Lesão de aspecto gelatinoso difuso, ocupa todo espaço da prega vocal e que geralmente acomete os dois lados. É mais comum em mulheres de meia idade e tabagistas. A voz fica mais grave e pode chegar a causar dificuldade parar espirar em casos mais avançados com dimensões grandes".
Os dados enunciados identificam corretamente:
9.
QPCI263863 Fonoaudiologia Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: CONDERG

Os distúrbios da linguagem podem se apresentar isolados ou junto a outras alterações, dentre as quais se destacam: surdo-mudez, deficiência mental, paralisia cerebral e autismo. Cada um desses quadros merece atenção e diagnóstico diferencial específico. O problema das etiologias das alterações da linguagem, da fala e da comunicação deve ser tratado de acordo com a forma clínica específica de cada uma. 
(J. Peña - Casa Nova e col. 2ª ed. Manual de Fonoaudiologia. ARTMED.1997. Porto Alegre. Cap.1.p.5/6.) 
Na perspectiva enunciada, em geral, as etiologias recebem diferentes classificações, EXCETO:
10.
QPCI270186 Fonoaudiologia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

Relacione as fases da deglutição apresentadas a seguir às suas respectivas características.

  1. Fase antecipatória
  2. Fase oral
  3. Fase faríngea
  4. Fase esofágica
( )
Caracteriza-se pela dinâmica de direcionamento da ejeção oral, bem como a manutenção da onda pressórica.
( )
Compreende uma etapa cognitiva no mecanismo de deglutição.
( )Nessa fase são observados cinco estágios distintos: captação, a qualificação, o preparo, o posicionamento e a ejeção.
( )Por meio de ondas peristálticas, o alimento que passou pelo esfíncter esofágico superior é direcionado para o esôfago e, posteriormente, para o estômago.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,