Assistente Social

1.
QPCI74038Assistente Social
Ano:2019Banca:FUNDATECÓrgão:Pref. Ronda Alta/RS

Analise as assertivas a seguir: 

  1. A Política Nacional de Estágio (PNE) é um instrumento político-pedagógico que tem por objetivo orientar os estágios supervisionados em Serviço Social e apresentar a sua concepção, trazendo os princípios norteadores a respeito do tema. 
  2. A primeira aproximação do Serviço Social latino-americano ao marxismo ocorre, nas décadas de 1960-1970, a partir do Movimento de Reconceituação na América Latina. 
  3. O processo de descentralização das políticas sociais públicas requer dos(as) Assistentes Sociais novas funções e competências, isto se dá principalmente em função das requisições e deveres para atuar na esfera da formulação e avaliação, assim como do planejamento e gestão das políticas. 
  4. A profissionalização do Serviço Social não pressupõe a expansão da produção e de relações sociais capitalistas, pois o Serviço Social não tem na questão social a base de sua fundação enquanto especialização do trabalho. 
Quais estão corretas?
2.
QPCI100555Assistente Social
Ano:2018Banca:CONSCAMÓrgão:Pref. Adamantina/SP

A prestação de serviços comunitários consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais. As tarefas serão atribuídas conforme as aptidões do adolescente, aos sábados, domingos e feriados ou em dias úteis, de modo a não prejudicar a frequência à escola ou à jornada normal de trabalho, devendo ser cumpridas durante jornada máxima de:
3.
QPCI121777Assistente Social
Ano:2020Banca:CONSULPLANÓrgão:Pref. Formiga/MG

A Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.Sobre este Estatuto, assinale a afirmativa INCORRETA.
4.
QPCI152229Assistente Social
Ano:2020Banca:CONTEMAXÓrgão:Pref. Mataraca/PB

De acordo com a PNAS-2004, o conceito de Base de Organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) compreende:

  1. Um modelo de gestão, descentralizado e participativo, com regulação e organização em todo o território nacional das ações socioassistenciais.
  2. Serviços, programas, projetos e benefícios, tendo como foco prioritário a atenção às famílias, seus membros e indivíduos e o território como base de organização, que passam a ser definidos pelas funções que desempenham, pelo número de pessoas que dele necessitam e sua complexidade.
  3. Gestão compartilhada e cofinaciamento da política pelas três esferas de governo, comparticipação e mobilização da sociedade civil.
  4. Definição clara de competências técnico- -políticas da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
  5. Serviços, programas e projetos de atenção a famílias e indivíduos, organizados em rede, tendo em vista o atendimento de metas setoriais, de acordo com as especificidades do território.
Assinale a alternativa que indica a quantidade de afirmativa(a) correta(s)
5.
QPCI157587Assistente Social
Ano:2020Banca:CPCON/UEPBÓrgão:Pref. Gurinhém/PB

A política social é uma matéria ______ na formação profissional dos/das assistentes sociais. Além de um componente curricular das Diretrizes da ______ de 1996, todas as pesquisas e enquetes sobre inserção no ______ mostram as políticas sociais e, em especial, as políticas de ______ como principais empregadores dos/das assistentes sociais (BEHRING, 2009).

Em sequência, as lacunas do texto acima são preenchidas CORRETAMENTE com as palavras:
6.
QPCI177829Assistente Social
Ano:2019Banca:FUNDATECÓrgão:IFFAR

Quanto ao disposto sobre a adoção na Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) , assinale a alternativa correta.
7.
QPCI177858Assistente Social
Ano:2019Banca:FUNDATECÓrgão:IFFAR

No que se refere ao planejamento, é INCORRETO afirmar:
8.
QPCI180554Assistente Social
Ano:2019Banca:QUADRIXÓrgão:Pref. Jataí/GO

Assinale a alternativa que apresenta, em um caso hipotético, uma prática compatível com as diretrizes e os princípios do Código de Ética do Assistente Social.
9.
QPCI199850Assistente Social
Ano:2019Banca:INSTITUTO CONSULPLANÓrgão:Pref. Pitangueiras/SP

Considerando as disposições sobre a ascensão, contidas no Estatuto dos Servidores do Município de Pitangueiras, é correto afirmar que:
10.
QPCI203736Assistente Social
Ano:2019Banca:SELECONÓrgão:Pref. Boa Vista/RR - SMAG

Segundo Chiavenato (1999), tomar decisões implica em identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou para aproveitar uma oportunidade. Para aumentar a racionalidade na elaboração de projetos, é fundamental tomar decisões considerando-se: