Administração

Questão cód. 1004917
1)Sabe-se que avaliar pessoas é questão extremamente difícil e complexa. Portanto, a atenção para equívocos que possam advir dos processos de avaliação é algo que frequentemente deve ser empreendido. Numa empresa, os chamados erros de percepção podem gerar problemas, como por exemplo:
a)evitar que as ações mais recentes dos subordinados variem sua mensuração do desempenho, estabelecendo padrões objetivos que permitam clareza e distanciamento emocional nas avaliações.
b)encarar a avaliação de desempenho como uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento das pessoas, elucidar expectativas e incrementar a performance.
c)utilizar instrumentos de efeito halo para conduzir as avaliações dos funcionários com os quais possuímos fortes vínculos emocionais, considerando, assim, a avaliação de desempenho como uma parte significativa do trabalho gerencial.
d)utilizar a avaliação de desempenho como acompanhamento, orientação e estímulo para as equipes em termos de resultados e processos, fugindo de erros provocados pelo efeito recenticidade e pela propensão de complacência.
e)utilizar a avaliação de desempenho como uma contribuição para o exercício da Gestão de Pessoas e para outras pesquisas na área da Administração que considerem a dinâmica e as preocupações ligadas à condição humana nas organizações contemporâneas.
 
Questão cód. 1005631
2)João propôs ao seu chefe algumas medidas para que o processo de avaliação de desempenho da sua organização possa ser significativamente melhorado. Qual das medidas deve ser implementada para que se alcance o objetivo organizacional?
a)Concentrar a avaliação no comportamento e desempenho durante os 30 dias que a antecedem e conduzi-la de forma mais ampla possível, sobre o processo de trabalho inteiro do funcionário.
b)Treinar os avaliadores e esclarecer os padrões de desempenho que serão utilizados para avaliar as pessoas.
c)Utilizar apenas a visão de um avaliador, de preferência o supervisor imediato do avaliado, que tem uma percepção singular do funcionário.
d)Utilizar inventários de habilidades que forneçam indicações das habilidades dos funcionários, bem como de seus interesses e experiências e ajudem os líderes a prestar mais atenção às suas necessidades de desenvolvimento.
e)Evitar fazer observações e registros sistemáticos de pontos importantes observados sobre a performance para viabilizar a comparação do desempenho realizado com aquilo que foi estabelecido na fase de pré-desempenho.
 
Questão cód. 1011609
3)Leia a frase que segue:

“We live in a time of perfect means and confusion of objectives.” Albert Einstein

Motivado por ela, selecione as assertivas que satisfazem totalmente a real necessidade do Processo e Gestão da Informação.

I. Normatização – Estandardização – Padronização.
II. Uma coluna vertebral forte e capaz (Informações de alto valor agregado).
III. Interfaces permanentes.
IV. Mantenha o Processo tão complexo quanto necessário, porém o mais simples possível.
V. O Processo deve ser desenhado para humanos e não para ferramentas.
VI. Lembrar que número de fluxogramas documentados NÃO É RESULTADO.
VII. Gestão DE/POR Processo não representa fluxogramas e procedimentos da forma como as atividades de uma área são executadas. Fluxogramas de processos não são resultados finais são apenas ferramentas que habilitam uma análise estruturada.
VIII. Gestão DE/Processo quer dizer aumentar significativamente o desempenho de uma organização através de uma sistemática sustentável, eficiente e culturalmente fortalecida. Gestão de processos é construir um ambiente cultural e tecnicamente propício para se rediscutir e principalmente mudar a forma como uma organização realiza as suas atividades.
IX. Gerir processos de negócio significa mudar continuamente a forma como uma organização executa suas atividades, visando a aumentos significativos de desempenho como: fortalecimento da excelência operacional, aumento da visibilidade para a tomada de decisão e promoção da inovação.
X. A maximização de ganhos com BPM passa a construir o ambiente ideal para se repensar a forma como uma organização deve executar suas atividades. Este ambiente deve ser colaborativo, culturalmente sustentável e suportado por métodos e ferramentas adequadas.
XI. Fluxograma de processos não são resultados de uma iniciativa de BPM, mas apenas uma ferramenta intermediária. Desta forma, a questão-chave a ser perguntada para um gestor não é apenas "existem processos a serem mapeados?", mas sim "existem oportunidades para redução de custos da interface entre áreas, otimização da tomada de decisão etc.?"
a)As assertivas I, II, III, X e XI estão corretas.
b)Todas as assertivas estão corretas.
c)As assertivas I, II, III, IX, X e XI estão corretas.
d)As assertivas I, II, III, VIII, X e XI estão corretas.
e)Todas as assertivas estão corretas.
 
Questão cód. 1014306
4)Segundo o princípio do relacionamento, embora o marketing de relacionamento destine-se diretamente ao trato do cliente _______________, não é demais lembrar que o relacionamento com o cliente começa _______________ primeiro _______________ ocorrer.

Assinale a alternativa cujas palavras ou expressões completam corretamente as lacunas da frase acima.
a)pré-compra no momento em que o negócio
b)pós-compra no momento em que o empréstimo
c)pré-compra depois de o depósito
d)pós-compra antes de o negócio
e)pré-compra antes de o depósito
 
Questão cód. 1020834
5)São tipos de recrutamento que uma empresa pode realizar:
a)Apenas externo;
b)Apenas interno;
c)Parcial e externo;
d)Interno e externo.
 
Questão cód. 1020921
6)A qualidade total em certas organizações ainda é utópica, mas assim mesmo é perseguida diariamente mantendo o foco nas metas organizacionais. O princípio do aperfeiçoamento contínuo proporciona a todos da organização a cultura, demonstrando que:
a)O objetivo principal é a motivação de todos.
b)Ninguém é perfeito. Mas, um bom começo para corrigir os defeitos é entender muito bem o que a organização espera de nós.
c)Liberdade, apoio e estímulo para que as pessoas manifestem opiniões, façam sugestões e sejam ouvidas naquilo que a elas compete.
d)Nunca se conformar apenas com o bom. Buscar a melhoria da qualidade e produtividade.
 
Questão cód. 1023580
7)Muito se tem falado e escrito sobre a necessidade de novos padrões de gestão para as escolas públicas e para o Estado, mas alguns autores crítico-progressistas têm alertado para o fato de que
a)a única solução moderna para a administração burocrática estatal é a adoção da administração gerencial.
b)a substituição do termo “administração” por “gestão” no discurso das políticas educacionais encobre uma perspectiva neotaylorista.
c)o termo “novos padrões de gestão educacional” expressa uma política de aproximação do Estado em relação às suas responsabilidades.
d)na política educacional do Estado de São Paulo, nos anos 1995 – 1998, um novo padrão de gestão foi a autonomia pedagógica real concedida às escolas.
e)um dos melhores mecanismos que asseguram a efetividade do novo padrão de gestão educacional é o das parcerias para a oferta do ensino fundamental.
 
Questão cód. 1024214
8)O atendimento ao cliente pode ser realizado das mais diferentes formas e situações no dia a dia da empresa. Para se iniciar esse processo, é interessante que a empresa defina o que ela entende por atendimento ao cliente. Atendimento no balcão ou exclusivamente ao telefone/internet, por exemplo, pode ser visto como forma de atendimento ao cliente, o que não importa, pois a intenção será sempre a mesma: auxiliar o cliente no que for necessário para ele.

Sobre o texto acima, analise as assertivas e informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo.

1. O profissional de atendimento não pode mais proteger exclusivamente os interesses da empresa, mas sim os dos clientes, compreendendo totalmente suas necessidades e, em alguns casos, tomando para si o comprometimento da resolução do seu problema. Essa visão pode ser ainda ampliada, vendo o cliente como uma fonte de feedback da qualidade dos produtos e serviços prestados.
2. Deve-se ter em mente, na condição de profissional, que: você também é cliente, você pode aprender com o cliente, deve-se praticar paciência, buscar novas ideias, conhecer realmente os produtos e serviços da empresa e manter relacionamento inconsistente com o cliente.
3. O cliente deseja que a empresa reconheça naturalmente a importância de sua solicitação ou do seu problema, e que o atendente, além de saber reconhecer essa situação, o auxilie da melhor forma possível na solução dos seus problemas.
4. No atendimento telefônico, canal de contato direto com os clientes deve-se, entre outras atitudes: não demorar a atender ao telefone, deixar livre a boca, dizer “alô”, deixar o cliente falar, falar sorrindo, ter foco.
a)F - 3 / V - 1, 2 e 4.
b)F - 1, 2 e 4 / V - 3.
c)F - 2 e 3 / V - 1 e 4.
d)F - 3 e 4 / V - 1 e 2.
e)F - 2 e 4 / V - 1 e 3.
 
Questão cód. 1024225
9)Ela implica em uma estrutura que permita a todos na empresa serem capazes de exercer a interiorização de direitos e deveres em suas vidas, caracterizados pelo sentido do coletivo, de justiça e de cidadania.

O texto relaciona-se com:
a)Equidade.
b)Integração organizacional.
c)Ética.
d)Empatia.
e)Liderança.
 
Questão cód. 1027186
10)Assinale a alternativa CORRETA. Existem três tipos de correspondência:
a)particular, empresarial e oficiosa.
b)de notícias, empresarial e oficial.
c)particular, privada e oficial.
d)particular, empresarial e oficial.
e)NDA.