PM - PR informa retomada de prova de Concurso Público com 70 vagas

Avaliação dos candidatos consiste em duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório e classificatório; confira
Sexta-feira, 16 de abril de 2021 às 09h24
PM - PR informa retomada de prova de Concurso Público com 70 vagas

A Polícia Militar do Estado do Paraná (PM - PR) divulgou um novo comunicado referente ao Concurso Público que tem como objetivo à contratação de 70 profissionais dentre os cargos de cadete policial militar (60) e cadete bombeiro militar (10).

Segundo o documento (retificação II) foi estabelecida uma nova data para a prova da primeira fase da seleção, que anteriormente precisou ser adiada (retificação I) em virtude das medidas de prevenção contra a Covid-19. Conforme consta na publicação, a prova ficou prevista para o dia 18 de julho de 2021.

Sobre o Concurso

Para concorrer, é necessário ter nacionalidade brasileira; ter no máximo 30 anos de idade completos, até o primeiro dia de inscrições; comprovar conclusão do ensino médio, por meio de diploma de conclusão devidamente registrado ou certificado de conclusão do ensino médio ou documento equivalente, dentre outros requisitos.

O Curso de Formação

Os candidatos aprovados dentro do número de vagas previstas do presente edital serão matriculados no Curso de Formação de Oficiais Policiais/Bombeiros Militares (CFO PM/BM), autorizado a funcionar como Curso de Bacharelado em Ciências Policiais e Segurança Pública para o CFO PM e Curso de Bacharelado em Gestão e Resposta a Emergências para o CFO BM.

Esse curso, com duração aproximada de três anos, será realizado na Academia Policial Militar do Guatupê-APMG, conforme normas em vigor, podendo se estender a qualquer outra unidade da PM - PR. O período de curso visa proporcionar ao Cadete experiência de ordem teórica, prática, administrativa e operacional.

É importante destacar que, durante o curso, o Cadete se sujeita ao regime de dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas, feriados e finais de semana, não sendo possível a liberação para frequência a outros cursos ou atividades estranhas à Corporação, podendo inclusive ser submetido ao regime de internato. Além disso, os subsídios ofertados aos cargos alternam de R$ 3.277,88 a R$ 9.735,33.

Procedimentos para participação

Para participar, os interessados puderam realizar as inscrições a partir dia 3 de novembro de 2020 até às 12h do dia 18 de dezembro do mesmo ano, via internet, no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná.

Nesta etapa, os participantes deveriam efetuar o pagamento da taxa de participação e àqueles que se enquadram nos requisitos do edital, poderão solicitar a isenção do pagamento, conforme estabelecido no edital.

Seleção

As provas serão compostas por duas etapas. A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, será constituída em duas fases, sendo a primeira uma prova de conhecimentos gerais com 90 questões objetivas, onde versará sobre os conhecimentos que compõem o Programa Oficial das Provas, enquanto a segunda fase constará de uma prova de compreensão e produção de textos, constituída de três questões discursivas.

Já a segunda etapa, de caráter eliminatório, será composta pelas Provas de Habilidades Específicas (PHE). As PHE serão compostas pelas seguintes fases: Investigação Social (IS), Avaliação Psicológica (AP), Exame de Capacidade Física (ECAFI) e Exame de Sanidade Física (ESAFI).

Vigência

A validade deste Concurso Público se encerrará após 30 dias, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, e poderá ser prorrogada, uma única vez, por igual período.

Vale ressaltar ainda que dentre o quantitativo de vagas ofertadas há chances reservadas às pessoas que se enquadram nos requisitos do edital. Para mais informações, acesse o edital de abertura disponibilizado em nosso site.

Jornalista: Sibeli Santos
Compartilhe: