Marinha do Brasil realiza novo Processo Seletivo em Itajaí - SC

Seleção é destinada ao preenchimento de 15 vagas ofertadas ao curso de Formação de Aquaviário, Pescador profissional; confira
Terça-feira, 19 de janeiro de 2021 às 13h39
Marinha do Brasil realiza novo Processo Seletivo em Itajaí - SC

A Delegacia da Capitania dos Portões em Itajaí (Delitajaí), por meio da Diretoria dos Postos e Costas (DPC) anuncia a realização de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo o preenchimento de 15 vagas, destinadas à admissão ao Curso de Formação de Aquaviário - Pescador profissional Nível 2 (CFAQ-POP2/MP 2 T1/2021).

O curso será gratuito e ofertará material de ensino, por empréstimo, sob responsabilidade dos alunos que, receberão completo alimentar, realizado no período de 5 de abril a 10 de maio de 2021. Após a conclusão do curso de Formação de Aquaviários, o aluno aprovado, poderá optar pela categoria de Pescador Profissional ou pela Categoria de Motorista de Pesca.

Para concorrer as vagas ofertadas, é necessário que o candidato possua idade mínima de 18 anos, bem como possuir escolaridade mínima do 6º ano do ensino fundamental. O curso terá carga horária total de 218 horas-aula, distribuídas entre as seguintes disciplinas: atividade da pesca II; navegação, manobra da embarcação e comunicações; construção naval, estabilidade e manuseio de cargas; conhecimentos elementares de primeiros socorros; técnicas de sobrevivência pessoal; prevenção e combate a incêndio; responsabilidades sociais; segurança em operações de embarcação de pesca; e motores, máquinas e auxiliares e eletrotécnica.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar do Processo Seletivo, podem se inscrever de forma presencial ou por meio de serviço postal, no período de 4 de fevereiro de 2021 a 8 de março deste mesmo ano, na Delegacia da Capitania dos Portões em Itajaí, no Grupo de Atendimento Público (FAP) situada na Divisão de Ensino Profissional Marítimos, Rua Prefeito Paulo Bauer, nº 1.055, Centro. O atendimento de terça a quinta-feira é das 8h05 às 11h30 e das 13h10 às 15h, entretanto, nas segundas e sextas-feiras, o atendimento é somente das 8h05 às 11h30.

Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante aplicação das seguintes etapas: prova escrita; prova de natação e prova de permanência flutuando, na data prevista de 25 de março de 2021; divulgação dos candidatos selecionados e candidatos reservas e apresentação ao Órgão de execução (OE), Delitajaí e matrícula, que será realizada às 8h do dia 5 de abril de 2021.

A prova objetiva será aplicada na dará prevista de 13 de marco de 2021, às 9h, em local a ser divulgado, conforme descrito no calendário de eventos. Vale ressaltar que, para serem submetidos ao teste de suficiência física, os candidatos deverão apresentar atestado médico, que os considerem aptos para realizar as provas de natação e de permanência flutuando.

Vigência

De acordo com o edital de abertura, a validade do Processo Seletivo encerra-se na data da matrícula no curso.

Jornalista: Bruna Evelyn Pereira
Compartilhe: