Exército Brasileiro divulga seis novos Avisos de Convocação para a 2ª Região Militar

São ofertadas oportunidades para Aspirante a Oficial, 3º Sargento e Cabo, que possuam escolaridade dentre os níveis fundamental, técnico e superior; confira
Segunda-feira, 16 de novembro de 2020 às 08h07
Exército Brasileiro divulga seis novos Avisos de Convocação para a 2ª Região Militar

O Comando da 2ª Região Militar do Exército Brasileiro divulgou seis novos editais referentes à seleção de Oficiais Técnicos, Sargentos Técnicos e Cabo Especialista Temporários em diversas áreas de níveis fundamental, técnico e superior. O convocado poderá, de acordo com a necessidade, prestar o serviço em qualquer Organização Militar (OM) do Exército Brasileiro no estado de São Paulo.

De acordo com os avisos de convocação, os processos destinam-se ao preenchimento de vagas de aspirante a oficial, 3ª Sargento e Cabo para o serviço ativo voluntário por tempo determinado, para aplicação de seus conhecimentos técnicos técnico-profissionais em atividades militares peculiares. Vale ressaltar que a remuneração dos profissionais admitidos será definida por legislação especifica.

Oportunidades e requisitos

Confira abaixo as oportunidades disponíveis, bem como os critérios exigidos para participar:

  • Edital nº 17: Oficial Técnico temporário, bacharel com formação em nutrição;
  • Edital nº 19: Oficial Técnico temporário, bacharel com formação em Administração com ênfase em Comércio Exterior ou Tecnólogo em Comércio Exterior;
  • Edital nº 27: Sargento Técnico Temporário, com nível técnico em hotelaria;
  • Edital nº 41: Oficial Técnico Temporário, com licenciatura plena em educação física;
  • Edital nº 42: Sargento Técnico Temporário, técnico em cozinha;
  • Edital nº 43: Cabo Especialista Temporário, com ensino fundamental e especialização em cozinha.

Além da escolaridade requerida para cada edital, é necessário que os candidatos sejam brasileiros natos; estejam em dia com as obrigações militares, quando for o caso; tenham experiência mínima comprovada de 6, 12 ou 18 meses na área de atuação, até a data final do período de inscrição no processo seletivo.

Também é preciso ter idade máxima de 40 anos completos na data da incorporação; registro no respectivo conselho profissional, quando a oportunidade assim exigir; residir no estado de São Paulo na data da designação; dentre outros que podem ser consultados no edital.

Inscrições e seleção

Os interessados em participar podem se inscrever a partir das 15h30 de 16 de novembro de 2020 até 15h30 do dia 30 deste mesmo mês, por meio do endereço eletrônico da 2ª Região Militar. Não há cobrança de taxa de participação.

A classificação dos candidatos consistirá nas seguintes etapas, com datas que ainda serão definidas:

  • Entrega dos documentos obrigatórios e Avaliação Curricular, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Aplicação da Avaliação Técnica (AT); caráter classificatório e eliminatório;
  • Realização de entrevista; de caráter informativo;
  • Inspeção de Saúde (IS); com caráter eliminatório;
  • Exame de Aptidão Física (EAF), de caráter eliminatório.

É importante ressaltar que a avaliação técnica consistirá em questões objetivas e/ou discursivas, com conteúdo programático do curso que habilita o candidato para a inscrição, sendo que para algumas oportunidades, também será abordado o Estatuto dos Militares (Lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980 e a alteração Lei nº 13.954, de 16 de dezembro de 2019).

Com relação à oportunidade do edital nº 41, na área de magistério para o Colégio Militar de São Paulo, a avaliação técnica consistira em uma avaliação escrita e uma avaliação didática.

Designação e vigência

Ao término das etapas de seleção, o candidato escolherá sua Organização Militar de Destino, de acordo as vagas disponibilizadas e sua classificação. A designação para o Serviço Militar consiste na assinatura dos documentos necessários para incorporação, o que finaliza o processo seletivo.

O tempo de serviço militar inicial terá a duração de 12 meses. Há possibilidade de serem concedidas prorrogações por iguais períodos, desde que o tempo total de serviço prestado não ultrapasse o tempo máximo de 96 meses.

Os Avisos de Convocação serão válidos por um ano, a contar da data de sua publicação, ou até a divulgação de um novo Aviso, podendo, ainda, serem prorrogados por decisão do Comandante da 2ª RM.

Mais informações podem ser consultadas por meio dos documentos oficiais que estão disponíveis na íntegra em nosso site.

Jornalista: Jéssica Soares
Compartilhe: