Secretaria de Estado de Saúde - MS

Notícia:   Vagas para Docentes, Orientadores e Consultores na Secretaria de Saúde - MS

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

EDITAL Nº 004/2011

EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES, ORIENTADORES, INSTRUTORES E CONSULTORES. PARA A SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE

A Secretária de Estado de Saúde, no uso de suas atribuições legais, e com base nos Decretos nº. 12.949 de 31 de março de 2010 e nº. 13.010 de 23 de junho de 2010, torna público para conhecimento dos interessados a abertura de inscrições para a Seleção de docentes, orientadores, instrutores e consultores, conforme as necessidades da Coordenadoria Estadual de Educação na Saúde (COES), Telessaúde (CETEL) , Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul - Hospital Regional de MS, e outros eventos da Secretaria de Estado de Saúde.

1) DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO

1.1) Formação de Nível Superior e Técnico

Código Formação Nível Superior

01

Administração

02

Antropologia

03

Arquitetura

04

Biologia

05

Biomedicina

06

Ciência da Computação

07

Contabilidade

08

Direito

09

Economia

10

Educação Física

11

Enfermagem

12

Engenharia

13

Farmácia/ Bioquímica

14

Física

15

Fisioterapia

16

Fonoaudiologia

17

Geografia

18

História

19

Letras

20

Medicina

21

Medicina Veterinária

22

Nutrição

23

Odontologia

24

Pedagogia

25

Psicologia

26

Química

27

Serviço Social

28

Sociologia

29

Terapia Ocupacional

30

Zootecnia

31

Outros

32

Comunicação Social

33

Jornalismo

34

Analista de Sistema

35

Artes Cênicas

36

Educação Artística

37

Estatística

38

Engenharia da Computação

39

Processamento de Dados

40

Sistemas de Informação

 

Código

Formação Nível Técnico

01

Técnico em Radiologia

02

Técnico em Higiene Dental

03

Técnico em Hemoterapia

04

Técnico em Enfermagem

05

Técnico em Imobilização Ortopédica

06

Técnico em Vigilância Sanitária

07

Técnico em Análises Clínicas

08

Outros

09

Técnico em Informática

1.2) Áreas de Conhecimento:

Código

Área de conhecimento

01

Aleitamento Materno

02

Anatomia

03

Assistência a Saúde

04

Assistência Farmacêutica

05

Atenção Básica em Saúde

06

Atenção Integrada em Doença Prevalentes da Infância

07

Auditoria, Controle e Avaliação

08

Avaliação em Saúde

09

Bioestatística

10

Biofísica

11

Biossegurança

12

Capacitação Pedagógica

13

Contabilidade Pública

14

Controle Social

15

CTI/ UTI

16

Demografia/ Estudos Populacionais

17

Diagnóstico por Imagem

18

Didática

19

Direito Administrativo e Sanitário

20

Direitos Humanos

21

Doenças Infecciosas e Parasitárias

22

Doenças Transmissíveis

23

Economia da Saúde

24

Educação em Saúde

25

Enfermagem Médica

26

Enfermagem Cirúrgica

27

Engenharia de Produção

28

Engenharia e Arquitetura Hospitalares

29

Epidemiologia - Estudos Epidemiológicos

30

Ética e Cidadania

31

Fisiologia

32

Gênero e Saúde

33

Gestão Pública

34

Gestão em Saúde

35

Gestão em Saúde - Administração Pública

36

Gestão em Saúde - Financiamento em Saúde

37

Gestão em Saúde - Gestão Farmacêutica

38

Gestão em Saúde - Gestão Hospitalar

39

Gestão em Saúde - Gestão Participativa

40

Gestão em Saúde - Modelos de Atenção à Saúde

41

Gestão em Saúde - Organização, Gestão do Sistema e Administração do Serviço de Saúde

42

Gestão em Saúde - Planejamento e Programação em Saúde

43

Gestão em Saúde - Recursos Humanos em Saúde

44

Hematologia/ Hemoterapia

45

Humanização em Saúde

46

Imunização

47

Imunologia

48

Informação em Saúde

49

Informática

50

Laboratório em Saúde Pública

51

Medicina - Clinica Médica

52

Medicina - Traumatologia

53

Medicina Intervencionista

54

Metodologia de Pesquisa

55

Métodos de Investigação em Saúde

56

Microbiologia e Parasitologia

57

Neonatologia

58

Nefrologia

59

Odontologia - Dentistica

60

Odontologia - Endodontia

61

Odontologia - Periodontia

62

Odontologia - Prótese Móvel

63

Odontologia - Radiologia

64

Oftalmologia

65

Oncologia

66

Operacionalização e Manutenção de Equipamentos

67

Patologia Clinica

68

Pediatria

69

Políticas de Saúde

70

Promoção da Saúde

71

Radiologia Médica

72

Radiologia/ Radiodiagnóstico

73

Saúde Ambiental

74

Saúde da Família

75

Saúde do Idoso

76

Saúde da Mulher

77

Saúde do Adolescente

78

Saúde do Trabalhador

79

Saúde e Sociedade

80

Saúde Indígena

81

Saúde e Meio Ambiente

82

Saúde Mental

83

Semiologia Técnica

84

Sistema de Informação em Saúde

85

Sociologia da Saúde

86

Tecnologia de Alimentos

87

Urgência e Emergência

88

Vigilância em Saúde: 1- Sanitária, 2- Epidemiológica, 3- Ambiental.

89

Violência e Saúde

90

Zoonoses

91

Outros

92

Engenharia Clínica

93

Nutrição e Dietética

94

Direito Constitucional

95

Medicina baseada em evidências

96

Regulação

97

Enfermagem em saúde pública

98

Medicina - Cardiologia

99

Intensivista

100

Desenvolvimento Local

101

Monitoramento e avaliação

102

Infectologia

103

Entomologia

104

Odonto - Estomatologia

105

Odonto - Saúde Coletiva

106

Ciência da Informação

107

Gestão do Trabalho

108

Saúde da Criança

109

Teatro

110

Educação Popular em Saúde

111

Medicina - Mastologia

112

Saúde no Sistema Penitenciário

113

Igualdade Racial

114

Portador de Necessidades Especiais

115

Saúde do Homem

116

Prevenção Primária

117

Hipertensão e Diabetes

118

Odonto - Buco-Maxilo-Facial

119

Publicidade

120

Jornalismo

121

Redes de Computadores e Links WAN

122

Protocolos de Transmissão de Voz, Dados e Vídeo

123

Configuração de Ativos de Rede

124

Educação à Distância - Desenvolvimento de Recursos Áudio-Visuais para EAD

125

Educação à Distância - Desenvolvimento e Manutenção de Ambientes EAD

126

Educação à Distância - Formação de Orientadores de Aprendizagem para EAD

127

Web Design

128

Desenvolvimento de Sites Dinâmicos/Banco de Dados

129

Ensino Remoto

130

Pesquisa Colaborativa

131

Formação e Coordenação de Redes Temáticas

132

Teleassistência - Assistência Remota Formativa

133

Teleassistência - Prática Assistencial Remota

134

Arte-Educação para Saúde

135

Práticas Integrativas e Complementares

136

Acupuntura

137

Homeoterapia

138

Telessaúde/Telemedicina

139

Medicina Desportiva

140

Libras

141

Hotelaria Hospitalar

142

Análises Clínicas

143

Ortopedia/Traumatologia

144

Ergonomia

145

Redação Oficial

146

Medicina - Psiquiatria

# Tipos de Curso:

· Pós-Graduação

· Técnico Profissionalizante

· Capacitação, Aperfeiçoamento e Atualização.

2) DOS REQUISITOS Os candidatos ao credenciamento poderão ter a formação nos diversos níveis: Técnico/ Profissionalizante, Graduação, Pós-Graduação: Lato Sensu e Stricto Sensu. Para consultor/instrutor nível médio serão exigidas: Formação, Capacitação e Experiência.

· Ser brasileiro, nos termos do artigo 12 da CF/88 ou estrangeiro com visto permanente no País;

· Ter no mínimo, 18 anos completos;

· Possuir formação técnica profissionalizante e/ou formação acadêmica exigida;

· Ter preenchido todos os requisitos exigidos neste edital.

2.1) A formação de curso técnico profissionalizante será comprovada através de diploma devidamente registrado.

2.2) A formação de curso superior de graduação plena será comprovada através de diploma devidamente registrado ou carteira de identidade expedida por entidade de classe devidamente regulamentada.

2.3) Os títulos de pós-graduação serão comprovados através de:

a) Certificado de conclusão de cursos de especialização;

b) Diploma de Mestre ou Doutor ou ata de dissertação ou tese.

2.4) Os títulos de Pós-Graduação Stricto Sensu comprovados serão aceitos desde que os cursos tenham obtido conceito indicador de qualidade na avaliação da CAPES, conforme legislação em vigor.

3) DAS INSCRIÇÕES

3.1) As inscrições estarão abertas no período de 07 a 10 de novembro/2011, no horário de 08:00 às 12:30 h., na Escola Técnica do SUS "Professora Ena de Araújo Galvão"/ Coordenadoria Estadual de Educação na Saúde sito à rua Filinto Muller, nº 1480 e o Edital estará disponível no site: www.saude.ms.gov.br

3.2) As inscrições serão feitas através de requerimento acompanhado dos documentos abaixo, onde serão exigidas cópias autenticadas ou cópias com apresentação dos documentos originais para conferência, realizada pela comissão de credenciamento no ato da entrega dos mesmos:

a) Cédula de identidade;

b) CPF;

c) PIS/PASEP (Caso não tenha o cartão, cópia da Carteira de Trabalho, onde está exposto o nº. do PIS/PASEP);

d) Comprovante de Curso Técnico/Profissionalizante (se houver);

e) Comprovante de Formação Acadêmica;

f) Modelo Anexo III - Curriculum Vitae;

g) Certificados ou declarações das capacitações/aperfeiçoamento e atualização com carga horária mínima de 40 h/a, dos últimos 5 anos; (máximo 4);

h) Comprovante de tempo de serviço;

i) Comprovante de docência;

j) Comprovante da publicação de trabalhos científicos, dos últimos 5 anos (máximo 5);

k) Comprovante de participação em bancas examinadoras ou orientações de trabalho científico, dos últimos 5 anos (máximo 5).

3.3) Serão aceitas as inscrições postadas até a data final de 10 de novembro de 2011 não sendo consideradas as efetuadas com data posterior.

4) HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

4.1) A homologação das inscrições será divulgada através de Edital, publicada em Diário Oficial do Estado e fixado no local da inscrição.

4.2) Não serão homologadas inscrições com documentação incompleta ou que não atendam às exigências constantes deste edital.

4.3) O prazo recursal sobre a homologação será de um dia após a contar da data da publicação do edital.

5) DA AVALIAÇÃO

5.1) A avaliação será realizada por uma comissão constituída pela Secretaria de Estado de Saúde através de Resolução "P" publicada em Diário Oficial do Estado.

5.2) A pontuação será feita através da análise do Curriculum Vitae, mediante critérios constantes nos anexos I e II deste edital.

5.3) Aos quesitos II, III, IV, V e VI do Curriculum Vitae serão atribuídos peso 3 para formação acadêmica e para os demais, peso 2 para as áreas de saúde e peso 1 para outras áreas.

5.4) Não serão credenciados candidatos com pontuação inferior a 10 pontos.

5.5) Para profissionais de nível médio, será atribuído peso 2 com mínimo de 2 anos de experiência profissional.

6) FORMA DE CREDENCIAMENTO

6.1) O credenciamento será efetuado mediante publicação do nome do candidato, sua área de formação, área de conhecimento e com a respectiva pontuação, em Diário Oficial do Estado.

7) CONVOCAÇÃO

7.1) Os docentes credenciados serão convocados de acordo com as necessidades e a demanda de serviços da SES/MS.

8) REMUNERAÇÃO

8.1) Os instrutores serão remunerados na forma do Anexo do Decreto nº. 13.010 de 22 de Junho de 2010;

8.2) Os consultores serão remunerados na forma previamente definida, conforme disponibilização da fonte contratante.

9) DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1) O presente Edital complementa o Edital nº. 001/2009 publicado em DOE nº 7.415 de 09/03/2009, Edital nº. 002/2009 publicado em DOE nº. 7.587 de 20/11/2009, Edital nº. 003/2010 publicado em DOE nº 7.777 de 27/08/2010, Edital nº 001/2011 publicado em DOE nº. 7.895 de 23/02/2011, Edital nº. 002/2011 publicado em DOE nº. 7.918 de 30/03/2011 e Edital nº. 003/2011 publicado em DOE nº. 7.975 de 22/06/2011. Sendo assim o prazo de validade deste credenciamento, contado a partir do resultado desta seleção em Diário Oficial, fica vinculado àqueles, podendo ser renovado e atualizado por iguais e sucessivos períodos.

9.2) O instrutor ou consultor de outra unidade da Federação será incluído no cadastro de credenciados, época de sua primeira convocação caso seja de interesse de ambas as partes.

9.4) Os anexos mencionados neste Edital encontram-se à disposição nos sites www.saude.ms.gov.br e www.esp.ms.gov.br ou na Coordenadoria Estadual de Educação na Saúde/ COES/ SES/ MS.

NOME: ___________________________________________________________________

ANEXO I

FORMAÇÃO PONTUAÇÃO

1

2

3

4

5

6

7

1. TÉCNICO/PROFISSIONALIZANTE

 

 

 

 

 

 

 

2. GRADUAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

3. PÓS-GRADUAÇÃO

A

Especialização

 

 

 

 

 

 

 

B

Mestrado

 

 

 

 

 

 

 

C

Doutorado

 

 

 

 

 

 

 

D

Pós-Doutorado

 

 

 

 

 

 

 

E

Capacitação, Aperfeiçoamento, Atualização.

 

 

 

 

 

 

Para os itens 1, 2 e 3 do quesito FORMAÇÃO serão aceitos no máximo 2 cursos, com exceção do item 3.E, onde serão aceitos até 4 cursos, com carga horária mínima de 40 horas.

ANEXO II

EXPERIÊNCIA

PONTUAÇÃO

1

2

3

4

5

1. DOCENTE

Em Curso de Educação Continuada

 

 

 

 

 

 

Em Curso Técnico Profissionalizantes

 

 

 

 

 

 

Em Curso de Graduação

 

 

 

 

 

 

Em Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu

 

 

 

 

 

 

Em Curso de Pós-Graduação Stricto-Sensu

 

 

 

 

 

2. SERVIÇO

Mínimo de 2 anos

 

 

 

 

 

 

De 2 a 5 anos

 

 

 

 

 

 

Mais de 5 anos

 

 

 

 

 

3. PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Publicada nos últimos 5 anos

 

 

 

 

 

4. BANCA EXAMINADORA/ ORIENTAÇÕES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Últimos 5 anos

 

 

 

 

 

Será exigida experiência:

· Como Docente, nos últimos 5 anos

· De serviço

COMPROVANTES DE FORMAÇÃO: __________________________________

COMPROVANTES DE DOCÊNCIA: ___________________________________

COMPROVANTES DE SERVIÇO: ____________________________________

PONTUAÇÃO COM PESO: _________________________________________

DEFINIÇÃO DE ÁREA DE ATUAÇÃO: _________________________________

ANEXO III

Secretaria Estadual de Saúde

Coordenadoria Estadual de Educação na Saúde

CREDENCIAMENTO DE DOCENTES, ORIENTADORES,

INSTRUTORES E CONSULTORES

 

CÓDIGO

TIPO DE CURSO

( ) Pós-Graduação

( ) Técnico Profissionalizante

( ) Capacitação/ Aperfeiçoamento/ Atualização

Graduação

Nível Técnico

Área de Conhecimento

 

 

 

CURRICULUM VITAE I - IDENTIFICAÇÃO

Nome: __________________________________________________________________________________

Sexo ( ) Masculino ( ) Feminino Data de Nascimento:_____/_____/______

Identidade: ____________________________ CPF: _____________________________________________

Endereço Residencial: ______________________________________________________________________

Bairro: _____________________________________ CEP: ________________________________________

Cidade: _________________________________________ UF:_____________________________________

Telefone: ___________________________________ FAX: ________________________________________

e-mail: __________________________________________________________________________________

Dados Bancários

Banco: _____________________________ Agência: _____________________ C/C:____________________

Instituição em que trabalha: __________________________________________________________________

Cargo/ Função: __________________________________________________________________________

PIS/PASEP: _____________________________________________________________________________

Endereço: ___________________________________ Bairro: ______________________________________

Cidade: __________________________________ UF: _____________ CEP: _________________________

Telefone: ______________________________ FAX: ____________________________________________

E-mail: _________________________________________________________________________________

II - FORMAÇÃO

Nível

Formação/ Área de Conhecimento

Instituição

Ano de Início

Ano de Conclusão

Carga Horária

Aperfeiçoamento/ Capacitação/ Atualização

 

 

 

 

 

Cursos Técnico-Profissionalizantes

 

 

 

 

 

Graduação

 

 

 

 

 

Especialização

 

 

 

 

 

Mestrado

 

 

 

 

 

Doutorado

 

 

 

 

 

Pós-Doutorado

 

 

 

 

 

III - PRINCIPAIS ATIVIDADES DOCENTES NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Área/Disciplina

Tipo de Curso (*)

Instituição

Ano

 

 

 

 

 

 

 

 

(*) Graduação / Pós-Graduação / Técnico-Profissionalizante / Capacitação, Aperfeiçoamento, Atualização.

IV - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Cargo

Função

Instituição

Ano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V - PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS OU ORIENTAÇÕES DE TRABALHO CIENTÍFICO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

Atividade

Título do Trabalho

Instituição

Ano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VI - PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELEVANTE NOS ÚLTIMOS 5 ANOS

(CITAR AS 5 MAIS IMPORTANTES)

 

 

 

 

 

VII - ATIVIDADES ATUAIS

Cargo ou Função, Instituição, Descrição das Atividades.

 

_______________________________
Local e Data

_____________________________
Assinatura