EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES, ORIENTADORES, INSTRUTORES E CONSULTORES. PARA A SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
A Secretária de Estado de Saúde, no uso de suas atribuições legais, e com base nos Decretos nº. 12.949 de 31 de março de 2010 e nº. 13.010 de 23 de junho de 2010, torna público para conhecimento dos interessados a abertura de inscrições para a Seleção de docentes, orientadores, instrutores e consultores, conforme as necessidades da Coordenadoria Estadual de Educação na Saúde (COES), Telessaúde (CETEL) , Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul - Hospital Regional de MS, e outros eventos da Secretaria de Estado de Saúde.
1) DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO
1.1) Formação de Nível Superior e Técnico
Código | Formação Nível Superior |
01 | Administração |
02 | Antropologia |
03 | Arquitetura |
04 | Biologia |
05 | Biomedicina |
06 | Ciência da Computação |
07 | Contabilidade |
08 | Direito |
09 | Economia |
10 | Educação Física |
11 | Enfermagem |
12 | Engenharia |
13 | Farmácia/ Bioquímica |
14 | Física |
15 | Fisioterapia |
16 | Fonoaudiologia |
17 | Geografia |
18 | História |
19 | Letras |
20 | Medicina |
21 | Medicina Veterinária |
22 | Nutrição |
23 | Odontologia |
24 | Pedagogia |
25 | Psicologia |
26 | Química |
27 | Serviço Social |
28 | Sociologia |
29 | Terapia Ocupacional |
30 | Zootecnia |
31 | Outros |
32 | Comunicação Social |
33 | Jornalismo |
34 | Analista de Sistema |
35 | Artes Cênicas |
36 | Educação Artística |
37 | Estatística |
38 | Engenharia da Computação |
39 | Processamento de Dados |
40 | Sistemas de Informação |
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Código | Formação Nível Técnico |
01 | Técnico em Radiologia |
02 | Técnico em Higiene Dental |
03 | Técnico em Hemoterapia |
04 | Técnico em Enfermagem |
05 | Técnico em Imobilização Ortopédica |
06 | Técnico em Vigilância Sanitária |
07 | Técnico em Análises Clínicas |
08 | Outros |
09 | Técnico em Informática |
1.2) Áreas de Conhecimento:
Código | Área de conhecimento |
01 | Aleitamento Materno |
02 | Anatomia |
03 | Assistência a Saúde |
04 | Assistência Farmacêutica |
05 | Atenção Básica em Saúde |
06 | Atenção Integrada em Doença Prevalentes da Infância |
07 | Auditoria, Controle e Avaliação |
08 | Avaliação em Saúde |
09 | Bioestatística |
10 | Biofísica |
11 | Biossegurança |
12 | Capacitação Pedagógica |
13 | Contabilidade Pública |
14 | Controle Social |
15 | CTI/ UTI |
16 | Demografia/ Estudos Populacionais |
17 | Diagnóstico por Imagem |
18 | Didática |
19 | Direito Administrativo e Sanitário |
20 | Direitos Humanos |
21 | Doenças Infecciosas e Parasitárias |
22 | Doenças Transmissíveis |
23 | Economia da Saúde |
24 | Educação em Saúde |
25 | Enfermagem Médica |
26 | Enfermagem Cirúrgica |
27 | Engenharia de Produção |
28 | Engenharia e Arquitetura Hospitalares |
29 | Epidemiologia - Estudos Epidemiológicos |
30 | Ética e Cidadania |
31 | Fisiologia |
32 | Gênero e Saúde |
33 | Gestão Pública |
34 | Gestão em Saúde |
35 | Gestão em Saúde - Administração Pública |
36 | Gestão em Saúde - Financiamento em Saúde |
37 | Gestão em Saúde - Gestão Farmacêutica |
38 | Gestão em Saúde - Gestão Hospitalar |
39 | Gestão em Saúde - Gestão Participativa |
40 | Gestão em Saúde - Modelos de Atenção à Saúde |
41 | Gestão em Saúde - Organização, Gestão do Sistema e Administração do Serviço de Saúde |
42 | Gestão em Saúde - Planejamento e Programação em Saúde |
43 | Gestão em Saúde - Recursos Humanos em Saúde |
44 | Hematologia/ Hemoterapia |
45 | Humanização em Saúde |
46 | Imunização |
47 | Imunologia |
48 | Informação em Saúde |
49 | Informática |
50 | Laboratório em Saúde Pública |
51 | Medicina - Clinica Médica |
52 | Medicina - Traumatologia |
53 | Medicina Intervencionista |
54 | Metodologia de Pesquisa |
55 | Métodos de Investigação em Saúde |
56 | Microbiologia e Parasitologia |
57 | Neonatologia |
58 | Nefrologia |
59 | Odontologia - Dentistica |
60 | Odontologia - Endodontia |
61 | Odontologia - Periodontia |
62 | Odontologia - Prótese Móvel |
63 | Odontologia - Radiologia |
64 | Oftalmologia |
65 | Oncologia |
66 | Operacionalização e Manutenção de Equipamentos |
67 | Patologia Clinica |
68 | Pediatria |
69 | Políticas de Saúde |
70 | Promoção da Saúde |
71 | Radiologia Médica |
72 | Radiologia/ Radiodiagnóstico |
73 | Saúde Ambiental |
74 | Saúde da Família |
75 | Saúde do Idoso |
76 | Saúde da Mulher |
77 | Saúde do Adolescente |
78 | Saúde do Trabalhador |
79 | Saúde e Sociedade |
80 | Saúde Indígena |
81 | Saúde e Meio Ambiente |
82 | Saúde Mental |
83 | Semiologia Técnica |
84 | Sistema de Informação em Saúde |
85 | Sociologia da Saúde |
86 | Tecnologia de Alimentos |
87 | Urgência e Emergência |
88 | Vigilância em Saúde: 1- Sanitária, 2- Epidemiológica, 3- Ambiental. |
89 | Violência e Saúde |
90 | Zoonoses |
91 | Outros |
92 | Engenharia Clínica |
93 | Nutrição e Dietética |
94 | Direito Constitucional |
95 | Medicina baseada em evidências |
96 | Regulação |
97 | Enfermagem em saúde pública |
98 | Medicina - Cardiologia |
99 | Intensivista |
100 | Desenvolvimento Local |
101 | Monitoramento e avaliação |
102 | Infectologia |
103 | Entomologia |
104 | Odonto - Estomatologia |
105 | Odonto - Saúde Coletiva |
106 | Ciência da Informação |
107 | Gestão do Trabalho |
108 | Saúde da Criança |
109 | Teatro |
110 | Educação Popular em Saúde |
111 | Medicina - Mastologia |
112 | Saúde no Sistema Penitenciário |
113 | Igualdade Racial |
114 | Portador de Necessidades Especiais |
115 | Saúde do Homem |
116 | Prevenção Primária |
117 | Hipertensão e Diabetes |
118 | Odonto - Buco-Maxilo-Facial |
119 | Publicidade |
120 | Jornalismo |
121 | Redes de Computadores e Links WAN |
122 | Protocolos de Transmissão de Voz, Dados e Vídeo |
123 | Configuração de Ativos de Rede |
124 | Educação à Distância - Desenvolvimento de Recursos Áudio-Visuais para EAD |
125 | Educação à Distância - Desenvolvimento e Manutenção de Ambientes EAD |
126 | Educação à Distância - Formação de Orientadores de Aprendizagem para EAD |
127 | Web Design |
128 | Desenvolvimento de Sites Dinâmicos/Banco de Dados |
129 | Ensino Remoto |
130 | Pesquisa Colaborativa |
131 | Formação e Coordenação de Redes Temáticas |
132 | Teleassistência - Assistência Remota Formativa |
133 | Teleassistência - Prática Assistencial Remota |
134 | Arte-Educação para Saúde |
135 | Práticas Integrativas e Complementares |
136 | Acupuntura |
137 | Homeoterapia |
138 | Telessaúde/Telemedicina |
139 | Medicina Desportiva |
140 | Libras |
141 | Hotelaria Hospitalar |
142 | Análises Clínicas |
143 | Ortopedia/Traumatologia |
144 | Ergonomia |
145 | Redação Oficial |
146 | Medicina - Psiquiatria |
# Tipos de Curso:
· Pós-Graduação
· Técnico Profissionalizante
· Capacitação, Aperfeiçoamento e Atualização.
2) DOS REQUISITOS Os candidatos ao credenciamento poderão ter a formação nos diversos níveis: Técnico/ Profissionalizante, Graduação, Pós-Graduação: Lato Sensu e Stricto Sensu. Para consultor/instrutor nível médio serão exigidas: Formação, Capacitação e Experiência.
· Ser brasileiro, nos termos do artigo 12 da CF/88 ou estrangeiro com visto permanente no País;
· Ter no mínimo, 18 anos completos;
· Possuir formação técnica profissionalizante e/ou formação acadêmica exigida;
· Ter preenchido todos os requisitos exigidos neste edital.
2.1) A formação de curso técnico profissionalizante será comprovada através de diploma devidamente registrado.
2.2) A formação de curso superior de graduação plena será comprovada através de diploma devidamente registrado ou carteira de identidade expedida por entidade de classe devidamente regulamentada.
2.3) Os títulos de pós-graduação serão comprovados através de:
a) Certificado de conclusão de cursos de especialização;
b) Diploma de Mestre ou Doutor ou ata de dissertação ou tese.
2.4) Os títulos de Pós-Graduação Stricto Sensu comprovados serão aceitos desde que os cursos tenham obtido conceito indicador de qualidade na avaliação da CAPES, conforme legislação em vigor.
3) DAS INSCRIÇÕES
3.1) As inscrições estarão abertas no período de 07 a 10 de novembro/2011, no horário de 08:00 às 12:30 h., na Escola Técnica do SUS "Professora Ena de Araújo Galvão"/ Coordenadoria Estadual de Educação na Saúde sito à rua Filinto Muller, nº 1480 e o Edital estará disponível no site: www.saude.ms.gov.br
3.2) As inscrições serão feitas através de requerimento acompanhado dos documentos abaixo, onde serão exigidas cópias autenticadas ou cópias com apresentação dos documentos originais para conferência, realizada pela comissão de credenciamento no ato da entrega dos mesmos:
a) Cédula de identidade;
b) CPF;
c) PIS/PASEP (Caso não tenha o cartão, cópia da Carteira de Trabalho, onde está exposto o nº. do PIS/PASEP);
d) Comprovante de Curso Técnico/Profissionalizante (se houver);
e) Comprovante de Formação Acadêmica;
f) Modelo Anexo III - Curriculum Vitae;
g) Certificados ou declarações das capacitações/aperfeiçoamento e atualização com carga horária mínima de 40 h/a, dos últimos 5 anos; (máximo 4);
h) Comprovante de tempo de serviço;
i) Comprovante de docência;
j) Comprovante da publicação de trabalhos científicos, dos últimos 5 anos (máximo 5);
k) Comprovante de participação em bancas examinadoras ou orientações de trabalho científico, dos últimos 5 anos (máximo 5).
3.3) Serão aceitas as inscrições postadas até a data final de 10 de novembro de 2011 não sendo consideradas as efetuadas com data posterior.
4) HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
4.1) A homologação das inscrições será divulgada através de Edital, publicada em Diário Oficial do Estado e fixado no local da inscrição.
4.2) Não serão homologadas inscrições com documentação incompleta ou que não atendam às exigências constantes deste edital.
4.3) O prazo recursal sobre a homologação será de um dia após a contar da data da publicação do edital.
5) DA AVALIAÇÃO
5.1) A avaliação será realizada por uma comissão constituída pela Secretaria de Estado de Saúde através de Resolução "P" publicada em Diário Oficial do Estado.
5.2) A pontuação será feita através da análise do Curriculum Vitae, mediante critérios constantes nos anexos I e II deste edital.
5.3) Aos quesitos II, III, IV, V e VI do Curriculum Vitae serão atribuídos peso 3 para formação acadêmica e para os demais, peso 2 para as áreas de saúde e peso 1 para outras áreas.
5.4) Não serão credenciados candidatos com pontuação inferior a 10 pontos.
5.5) Para profissionais de nível médio, será atribuído peso 2 com mínimo de 2 anos de experiência profissional.
6) FORMA DE CREDENCIAMENTO
6.1) O credenciamento será efetuado mediante publicação do nome do candidato, sua área de formação, área de conhecimento e com a respectiva pontuação, em Diário Oficial do Estado.
7) CONVOCAÇÃO
7.1) Os docentes credenciados serão convocados de acordo com as necessidades e a demanda de serviços da SES/MS.
8) REMUNERAÇÃO
8.1) Os instrutores serão remunerados na forma do Anexo do Decreto nº. 13.010 de 22 de Junho de 2010;
8.2) Os consultores serão remunerados na forma previamente definida, conforme disponibilização da fonte contratante.
9) DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1) O presente Edital complementa o Edital nº. 001/2009 publicado em DOE nº 7.415 de 09/03/2009, Edital nº. 002/2009 publicado em DOE nº. 7.587 de 20/11/2009, Edital nº. 003/2010 publicado em DOE nº 7.777 de 27/08/2010, Edital nº 001/2011 publicado em DOE nº. 7.895 de 23/02/2011, Edital nº. 002/2011 publicado em DOE nº. 7.918 de 30/03/2011 e Edital nº. 003/2011 publicado em DOE nº. 7.975 de 22/06/2011. Sendo assim o prazo de validade deste credenciamento, contado a partir do resultado desta seleção em Diário Oficial, fica vinculado àqueles, podendo ser renovado e atualizado por iguais e sucessivos períodos.
9.2) O instrutor ou consultor de outra unidade da Federação será incluído no cadastro de credenciados, época de sua primeira convocação caso seja de interesse de ambas as partes.
9.4) Os anexos mencionados neste Edital encontram-se à disposição nos sites www.saude.ms.gov.br e www.esp.ms.gov.br ou na Coordenadoria Estadual de Educação na Saúde/ COES/ SES/ MS.
NOME: ___________________________________________________________________
ANEXO I
FORMAÇÃO | PONTUAÇÃO | ||||||||
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | |||
1. TÉCNICO/PROFISSIONALIZANTE |
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2. GRADUAÇÃO |
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3. PÓS-GRADUAÇÃO | A | Especialização |
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B | Mestrado |
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C | Doutorado |
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D | Pós-Doutorado |
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E | Capacitação, Aperfeiçoamento, Atualização. |
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Para os itens 1, 2 e 3 do quesito FORMAÇÃO serão aceitos no máximo 2 cursos, com exceção do item 3.E, onde serão aceitos até 4 cursos, com carga horária mínima de 40 horas.
ANEXO II
EXPERIÊNCIA | PONTUAÇÃO | |||||
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | ||
1. DOCENTE | Em Curso de Educação Continuada |
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| Em Curso Técnico Profissionalizantes |
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| Em Curso de Graduação |
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| Em Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu |
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| Em Curso de Pós-Graduação Stricto-Sensu |
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2. SERVIÇO | Mínimo de 2 anos |
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| De 2 a 5 anos |
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| Mais de 5 anos |
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3. PRODUÇÃO CIENTÍFICA | Publicada nos últimos 5 anos |
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4. BANCA EXAMINADORA/ ORIENTAÇÕES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS | Últimos 5 anos |
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Será exigida experiência:
· Como Docente, nos últimos 5 anos
· De serviço
COMPROVANTES DE FORMAÇÃO: __________________________________
COMPROVANTES DE DOCÊNCIA: ___________________________________
COMPROVANTES DE SERVIÇO: ____________________________________
PONTUAÇÃO COM PESO: _________________________________________
DEFINIÇÃO DE ÁREA DE ATUAÇÃO: _________________________________
ANEXO III
Secretaria Estadual de Saúde
Coordenadoria Estadual de Educação na Saúde
CREDENCIAMENTO DE DOCENTES, ORIENTADORES,
INSTRUTORES E CONSULTORES
| CÓDIGO | ||
TIPO DE CURSO ( ) Pós-Graduação ( ) Técnico Profissionalizante ( ) Capacitação/ Aperfeiçoamento/ Atualização | Graduação | Nível Técnico | Área de Conhecimento |
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CURRICULUM VITAE I - IDENTIFICAÇÃO
Nome: __________________________________________________________________________________ Sexo ( ) Masculino ( ) Feminino Data de Nascimento:_____/_____/______ Identidade: ____________________________ CPF: _____________________________________________ Endereço Residencial: ______________________________________________________________________ Bairro: _____________________________________ CEP: ________________________________________ Cidade: _________________________________________ UF:_____________________________________ Telefone: ___________________________________ FAX: ________________________________________ e-mail: __________________________________________________________________________________ Dados Bancários Banco: _____________________________ Agência: _____________________ C/C:____________________ Instituição em que trabalha: __________________________________________________________________ Cargo/ Função: __________________________________________________________________________ PIS/PASEP: _____________________________________________________________________________ Endereço: ___________________________________ Bairro: ______________________________________ Cidade: __________________________________ UF: _____________ CEP: _________________________ Telefone: ______________________________ FAX: ____________________________________________ E-mail: _________________________________________________________________________________ |
II - FORMAÇÃO
Nível | Formação/ Área de Conhecimento | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão | Carga Horária |
Aperfeiçoamento/ Capacitação/ Atualização |
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Cursos Técnico-Profissionalizantes |
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Graduação |
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Especialização |
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Mestrado |
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Doutorado |
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Pós-Doutorado |
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III - PRINCIPAIS ATIVIDADES DOCENTES NOS ÚLTIMOS 5 ANOS
Área/Disciplina | Tipo de Curso (*) | Instituição | Ano |
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(*) Graduação / Pós-Graduação / Técnico-Profissionalizante / Capacitação, Aperfeiçoamento, Atualização.
IV - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NOS ÚLTIMOS 5 ANOS
Cargo | Função | Instituição | Ano |
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V - PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS OU ORIENTAÇÕES DE TRABALHO CIENTÍFICO NOS ÚLTIMOS 5 ANOS
Atividade | Título do Trabalho | Instituição | Ano |
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VI - PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELEVANTE NOS ÚLTIMOS 5 ANOS
(CITAR AS 5 MAIS IMPORTANTES)
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VII - ATIVIDADES ATUAIS
Cargo ou Função, Instituição, Descrição das Atividades. |
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_______________________________
Local e Data
_____________________________
Assinatura