UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR

Notícia:   UTFPR abre 5 vagas para Professor Substituto no campus de Medianeira

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 009/2012-PS-MD

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Portaria Interministerial MP/MEC nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, torno público que, Campus Media na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, neira, sito na Avenida Brasil, Parque Independência, 4232 - Medianeira - PR, no período de 23/12/2012 a 13/01/2013, estarão abertas as 05 (cinco inscrições para o Processo Seletivo para o preenchimento de) vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Substituto, na área especificada no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

1.1 Não ser docente vinculado à Lei nº 7.596/87 (PUCRCE) ou Lei nº 11.784/2008.

1.2 Atender aos requisitos do Anexo I.

1.3 Nos termos da Lei nº 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/concursos, das 8h do dia 23/12/2012 às 23h do dia 13/01/2013 .

2.1.1 Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 14h às 17h, nos dias úteis, n a Coordenadoria de Gestão de Recursos - Humanos, sito na Avenida Brasil, Parque Independência, 4232 Medianeira - PR.

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga exclusivamente n o Banco do Brasil, até o dia 14/01/2012.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 A partir de 20/01/2013 , o candidato deverá consultar, via internet, se foi confirmado o pagamento da sua inscrição, bem como o ensalamento. A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, sito na Avenida Brasil, Parque Independência, 4232 - Medianeira - PR.

2.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal -CADÚNICO - e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.

3. DA PROVA ESCRITA

3.1 A Prova Escrita será dissertativa sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o programa constante no Anexo II deste Edital.

3.1.1. A Prova Escrita avaliará o candidato quanto à:

a) capacidade analítica e crítica do tema, com pontuação até 40 pontos;

b) complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 30 pontos;

c) articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 20 pontos;

d) clareza no desenvolvimento das idéias e conceitos, com pontuação até 10 pontos.

3.1.2. Nos casos de fuga ao tema ou ausência de texto, o candidato receberá nota zero na prova escrita.

3.2 A Prova Escrita será realizada no dia 21/01/2012, às 9 (nove) horas, com sorteio do ponto às 8 (oito) horas no local constante do ensalamento a ser divulgado conforme o item 2.3.

3.3 Após o sorteio do ponto, o candidato terá uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, com duração máxima de 2 horas e meia.

3.4 O candidato deverá se identificar apenas na Ficha de Identificação, constante na Folha de Rosto da Prova Escrita. Havendo quaisquer outras marcas no caderno de Provas isto implicará na sua eliminação do Processo Seletivo.

3.5 O candidato deverá comparecer ao local de prova munido de documento oficial de identidade, comprovante de inscrição, caneta esferográfica tinta azul, tonalidade escura ou preta, ponta média.

3.6 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

3.7 Os candidatos não convocados para a Prova de Desempenho Didático estarão automaticamente excluídos do Processo Seletivo.

4. DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

4.1 A data, o local e o horário do sorteio do ponto serão divulgados junto com o Resultado da Prova Escrita.

4.2 Para a Prova de Desempenho Didático serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 3.6.

4.3 Todos os candidatos que obtiveram a mesma nota do último classificado na Prova Escrita, serão convocados para realizar a Prova de Desempenho Didático, conforme subitem 4.2.

4.4 A Prova de Desempenho Didático consistirá em uma aula, de no máximo 30 minutos, perante a Banca Examinadora, com a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.

4.4.1. A prova será realizada em sessão pública e gravada para fins de registro e avaliação, sendo o seu teor de propriedade exclusiva da Comissão Permanente de Concurso Público.

4.4.1.1 Fica vedada a entrada e saída de expectadores durante a apresentação dos candidatos, sendo proibido ao público arguir quaisquer deles.

4.5. O tema da Prova de Desempenho Didático será único para todos os candidatos, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo II do presente Edital.

4.5.1 A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa.

4.5.2 O ponto sorteado será divulgado no site.

4.6 A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos aprovados na prova escrita.

4.7 Os recursos didáticos de que o candidato pretenda fazer uso durante a prova, com exceção de quadro-negro, giz e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

4.8 Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho Didático, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora, uma via do Currículo modelo Lattes, e um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema,

b) desenvolvimento do tema,

c) lista de exercícios (se couber),

d) identificação dos pré-requisitos,

e) modo de avaliar o aprendizado,

f) objetivos instrucionais,

g) bibliografia.

5. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

5.1 Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho Didático, através do cálculo de Média Aritmética Simples. As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

6. DA APROVAÇÃO

6.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho Didático seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que as notas em cada uma das provas não sejam inferiores a 50 (cinquenta) pontos.

6.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003.

6.3 Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático,

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita,

c) for mais idoso.

7. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

7.1 O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da UTFPR, Câmpus Medianeira, e também no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/concursos, até as 18h do dia 25/01/2013.

7.2 O resultado final será publicado em Edital, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da UTFPR, Câmpus Medianeira, e também no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br/concursos, até as 18h do dia 30/01/2012.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

9.2 O candidato aprovado será contratado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma da Lei nº 8.745/93, como Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Câmpus Medianeira da UTFPR, conforme constante do Anexo I, respeitada a classificação obtida.

9.3 Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I.

9.4 O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da UTFPR - Câmpus Medianeira, a documentação exigida para a sua contratação.

9.5 O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

9.6 Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

Medianeira, 20 de dezembro de 2012.

ADELAIDE STRAPASSON
Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público

De acordo:

CARLOS EDUARDO CANTARELLI Reitor

ANEXO I AO EDITAL N º 009/2012-PS-MD

Área/Subárea

VG

PD

CH

T

Requisitos

Educação Física/Qualidade de Vida

01

06

40

M/T

Graduação em Educação Física, com Pós-Graduação.

Geografia

01

06

40

M/T

Graduação em Geografia, com Pós- Graduação em Geografia.

Informática

01

06

40

M/T

Graduação na área de Computação, com Pós-Graduação.

Letras/Português/Inglês

01

06

40

M/T

Graduação em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa, com Pós - Graduação.

Matemática

01

06

40

M/T

Graduação em Matemática, com Pós-Graduação.

** A Pós-Graduação mínima é em Nível de Especialização.

Legenda:

VG - nº de vagas
PD - nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho Didático CH - carga horária
T -turno (M: Manhã; T: Tarde; N: Noite) - conforme a necessidade da Instituição.

 

Titulação

REMUNERAÇÃO

Tempo Integral - 40 horas

Especialização

R$ 2.577,30

Mestrado

R$ 3.420,67

Doutorado

R$ 4.472,00

TAXA DE INSCRIÇÃO - R$ 64,00

NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR

ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA / QUALIDADE DE VIDA

CÂMPUS: MEDIANEIRA

PROGRAMA

1. Histórico, conceitos, princípios, finalidade, objetivos e fundamentos da Educação e da Educação Física;

1. Epistemologia da Educação Física;

2. Sociologia do Esporte;

3. Conhecimento sobre as diferentes manifestações da cultura corporal: esportes, (Fundamentos técnicos e táticos, regras, equipamentos e instalações utilizadas em Basquetebol. Voleibol, Handebol e Futebol de Salão), jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas;

4. Avaliação: testes antropométricos; testes cardiorespiratórios e neuromusculares; verificação postural (desvios, origens, curvaturas fisiológicas);

5. Noções básicas sobre Anatomia e Primeiro socorros;

6. Metodologia do Treinamento Desportivo: Aptidão Física: conceitos, componentes básicos e as possíveis causas e conseqüências. O Esforço, intensidade e freqüência nos exercícios;

7. Lesões relacionadas à atividade física: entorse, fraturas, luxações;

8. Saúde no Trabalho: Qualidade de Vida, Estilos de Vida, Ergonomia;

9. Conteúdo e significados dos Parâmetros curriculares nacionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

Observação: O ponto sorteado para a prova escrita deverá ser retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam utilizados para a elaboração de questões.

ARAÚJO, C. G. C. Fundamentos biológicos: medicina desportiva. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.

ARAÚJO Carlos Manual de Ajudas em Ginástica, Canoas - RS: ULBRA, 2003.

BARBANTI, Valdir J. Aptidão física: um convite a saúde. São Paulo: MANOLE, 1992.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: www.prolei.inep.gov.br/prolei 08/07/2006.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC, 1997.

BRACHT, V. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: UNIJUÍ, 1999, 160p. (Coleção educação física).

CASTELLANI, Lino; Educação Física no Brasil a História que não se conta, Campinas: PAPIRUS, 1988.

CAMARGO, Luiz O. de Lima. Educação para o lazer. São Paulo: Ed. Moderna, 1974.

COHEN, Linwood; O Corpo Humano na Saúde e na Doença, São Paulo: MANOLE, 2002.

DARTAGNAN Pinto Guedes & PINTO GUEDES Joana Elisabete Ribeiro. Manual Prático para Avaliação em Educação Física, São Paulo: MANOLE, 2006.

FREIRE, João Batista; Educação de Corpo Inteiro - teoria e prática da Educação Física, São Paulo: Scipione, 1999.

GADOTTI, Moacir; História das Idéias Pedagógicas, São Paulo: Ática, 2002.

GEBARA, A. História do esporte: novas abordagens. In. Esporte: história e sociedade.

PRONI, M.W. & LUCENA, R.deF. (orgs.). Campinas: Autores Associados, 2002, p.5-29. (Coleção educação física e esportes).

GHIRALDELLI, JR. Paulo. Filosofia e História da Educação Brasileira, São Paulo MANOLE: 2002

GRECO, P.J. & BENDA, R.N. (ORGS.) Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Vol 1 e 2, Belo Horizonte: UFMG, 1998, (Coleção Aprender).

HILLMAN, Susan Kay; Avaliação, Prevenção e Tratamento Imediato das Lesões Esportivas, São Paulo: MANOLE, 2002.

KUNZ, Elenor; Didática da educação física. Ijuí: Unijuí, 2001, 160p. (Coleção educação física). Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí-RS: Ed. Unijuí, 2000.

KROEMER, K. H. E. & GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia - adaptando o trabalho ao homem - 5º. ed. Rio de Janeiro: ARTMED Bookman, 2005.

MELHEM, Alfredo; Brincando e aprendendo basquetebol (GRÁTIS VIDEO). Rio de Janeiro: SPRINT, 2004.

MONTE, Joaquim. Promoção da qualidade de vida: uma "ISO" para a saúde total. Curitiba: Letras, 1997.

MUTTI Daniel Futsal - Da Iniciação ao Alto Nível. São Paulo: PHORTE, 2003.

NETO, Turíbio Leite de Barros; Exercício Saúde, Desempenho Físico, ATHENEU, 1997.

NOVAES, Jefferson & NOVAES, Giovani; Manual de Primeiros Socorros para Educação Física, Rio de Janeiro: SPRINT, 1994.

PAES, Roberto Rodrigues & BALBINO, Hermes Ferreira; Pedagogia do Esporte - Contextos e Perspectivas, Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAN, 2005.

Regras Oficiais de Atletismo, Basquetebol, Voleibol, Handebol e Futsal, Rio de Janeiro: SPRINT, 2005.

RIBEIRO, Jorge L. S. Conhecendo o Voleibol; Rio de Janeiro: SPRINT, 2004.

SACRAMENTO, Arthur & CASTRO, Luciano; Anatomia Básica: Aplicada à Educação Física, São Paulo: PHORTE, 2000.

SERGUEI, Felix & NIKITUN Victor; Atletismo - Preparação dos Melhores Corredores do mundo nas provas de velocidade e barreira, São Paulo: ARATEBI, 2005.

SOARES, C.L. et all. Metodologia da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992, 119p. (Coleção magistério 2º grau - Série formação do professor).

SCHUBERT, Arno Ehret Dietrich, Manual de Handebol, São Paulo: PHORTE, 2002.

TENROLLER, Carlos Handebol - Teoria e Prática, Rio de Janeiro: SPRINT, 2004.

TUBINO, Manoel Gomes; As Teorias da Educação Física e do Esporte, São Paulo: MANOLE, 2002.

VAZ, A.F. & SAYÃO, D.T. & PINTO, F.M. (ORGS.) Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a Prática de Ensino de educação Física. Florianópolis: UFSC, 2002, 110p.

WEINECK, Jürgen; Atividade Física e Esporte - Pra quê?, São Paulo: MANOLE, 2003.

ZAKHAROV, Andrei. Ciência do treinamento desportivo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Palestra, 1992.

NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR

ÁREA: GEOGRAFIA

CÂMPUS: MEDIANEIRA

PROGRAMA

1- Urbanização e crescimento urbano

2- Elementos e fatores do clima

3- Organização e distribuição da produção industrial

4- Estruturas e formas do relevo

5- Tecnologia e sociedade

6- Geografia e turismo

Observação: O ponto sorteado para a prova escrita deverá ser retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. São Paulo: DIFEL, 1986. 332p. Trad. por Maria Juraci Zani dos Santos.

BIGARELLA, J. J. et al. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 1994. vol. 1. p.1-426.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. 3.ed. São Paulo: Ática, 1995.

CASTROGIOVANNI, A. C. Por que Geografia no turismo? Um exemplo de caso: Porto Alegre. In:

GASTAL, S. (Org.). Turismo: 9 propostas para um saber fazer. Porto Alegre: EDIPURCRS, 2001.

CRUZ, R. C. A. Introdução à Geografia do turismo. São Paulo: Roca, 2003.

DAGNINO, R. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico: um debate sobre a tecnociência. Campinas: Unicamp, 2008.

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

MOREIRA, I. A. G. O espaço geográfico: geografia geral e do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1990.

PENHA, H. M. Processos endogenéticos na formação do relevo. In: GUERRA, A. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1994. p. 51-92.

PETROCCHI, M. Turismo: planejamento e gestão. 7. ed. São Paulo, SP: Futura, 2005.

ROSS, J. L. S. Geomorfologia: ambiente e planejamento. São Paulo: Contexto, 1990.

RUSCHMANN, D. M. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo. Globalização e Meio Técnico-Científico Informacional. São Paulo: Hucitec, 1997.

SENE, E; MOREIRA, J. C. Geografia geral do Brasil. Espaço geográfico e globalização. Vol.1, Vol.2. São Paulo: Scipione, 2010.

SPOSITO, M. E. B. Capitalismo e urbanização. 5 ed. São Paulo: Contexto, 1994.

NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR

ÁREA: INFORMÁTICA / DESENVOLVIMENTO WEB

CÂMPUS: MEDIANEIRA

PROGRAMA

1. XHTML, XML e CSS;

2. Programação WEB com Javascript;

3. Multimídia na WEB com HTML5 e Flash;

4. Técnicas de compressão de dados multimídia;

5. Engenharia de Software para WEB;

6. Programação WEB lado Servidor com PHP.

Observação: O ponto sorteado para a prova escrita deverá ser retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

DEITEL, Harvey M. et al. XML, como programar. Porto Alegre: Bookman, 2003. 972 p. ISBN 8536301473.

DUCKETT, Jon. Introdução à programação web com HTML, XHTML e CSS. 2.ed. Rio de Janeiro, RJ: Ciência Moderna, 2010. xxxii, 840 p. ISBN 9788573938968.

FERREIRA, Silvio. Adobe flash CS3: crie e desenvolva animações profissionais e sites interativos. São Paulo: Digeratti Books, 2008. 125 p. (Curso profissional) ISBN 9788578730239.

FREEMAN, Elisabeth; FREEMAN, Eric. Use a cabeça! HTML com CSS e XHTML. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, c2008. 580 p. ISBN 9788576082187.

LIBERTY, Jesse; KRALEY, Mike. Aprendendo a desenvolver documentos XML para a web. São Paulo: Makron, 2001. 274 p.

MACEDO, Alessandra Alaniz. Web e multimídia: desafios e soluções. Poços de Caldas: SBC, 2005. 260 p. ISBN 8576690578

MILANI, André. Construindo aplicações web com PHP e MySQL. São Paulo: Novatec, c2010. 336 p. ISBN 9788575222195.

NIEDERAUER, Juliano. Desenvolvendo websites com PHP. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2011. 301 p. ISBN 9788575222348.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. 6. ed. Rio de Janeiro, RJ: McGraw-Hill, 2006. 720 p. ISBN 8586804258.

PRESSMAN, Roger S.; LOWE, David Brian. Engenharia web. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009. xvi, 416 p. ISBN 9788521616962.

RIORDAN, Rebecca M. Use a cabeça!: Ajax profissional. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2009. 497 p. ISBN 978857608361-0.

SILVA, Maurício Samy. CSS3: desenvolva aplicações web profissionais com uso dos poderosos recursos de estilização das CSS3 . São Paulo: Novatec, 2012. 489 p. ISBN 978-85-7522-289-8.

ZERVAAS, Quentin. Aplicações práticas de Web 2.0 com PHP. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2008.

NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR

ÁREA: LETRAS/PORTUGUÊS/INGLÊS

CÂMPUS: MEDIANEIRA

PROGRAMA

Programa para Língua Portuguesa:

1. Gêneros do discurso e ensino de língua portuguesa.

2. A inter-relação entre análise linguística e as práticas de leitura e escrita.

3. Coesão e coerência textual

4. O texto argumentativo

5. Conteúdos de literatura para o Ensino Médio.

6. Theory and practice in English teaching;

7. Factors affecting second language acquisition;

8. Integrating the four skills;

9. Developing communicative competence;

10. New technologies in teaching English.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados.

ALMEIDA FILHO,J.C.P.de .Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas, Pontes, 1993.

ANTUNES, I. Aula de português. São Paulo: Parábola, 2003. Língua, texto e ensino. São Paulo: Parábola, 2009.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In:__. Estética da criação verbal. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16 ed. Campinas: Papirus, 2000.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 45 ed. São Paulo: Cultrix, 2010.

CASTELO-PEREIRA, L. T. Leitura de estudo: ler para aprender a estudar e estudar para aprender a ler. Campinas: Alínea, 2003.

COSTA VAL, M. da G. Redação e Textualidade. Campinas: Martins Fontes, 1999.

DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A.(orgs) Gêneros textuais e ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

MAGALHÃES, T. C; CEREJA, W. R. Literatura Brasileira: diálogo com outras literaturas. 3. Ed. São Paulo: Atual, 2005.

BROWN, D. H. Principles of Language Learning and Teaching. Longman, 2007. ELLIS, R.. Second Language Acquisition. Hong Kong: Oxford , 1997.

HARMER, J. How to teach English: an introduction to the practice of English language teaching. England: Longman, 1998.

LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and principles in language teaching. Oxford, 2000. LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, Nº How languages are learned. 2 ed. Oxford, 1999.

RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge, 2001.

NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR

ÁREA: MATEMÁTICA

CÂMPUS: MEDIANEIRA

PROGRAMA

1) Funções

2) Trigonometria

3) Matrizes e Determinantes

4) Polinômios

5) Geometria Espacial e Analítica

6) Análise Combinatória e Probabilidades

7) Limites, derivadas e aplicações das derivadas de funções de uma variável independente.

Observação: O ponto sorteado para a prova escrita deverá ser retirado para o sorteio de ponto da prova de desempenho didático.

BIBIOGRAFIA SUGERIDA

A relação a seguir contempla os livros considerados elementares, o que não impede que outros sejam consultados

FLEMMING, D. M.; GONÇALVES, M.B. Cálculo A:funções, limite, derivação, integração.5.ed.rev. e ampl. São Paulo: Makron Books, 1992.

GIOVANNI,J.R.;BONJORNO,J.R. Matemática: uma nova abordagem. São Paulo: FTD, 2000- 2001. Volumes 1,2 e 3.

GIOVANNI, Giovanni Jr. Matemática; pensar e descobrir. Ed. renovada. São Paulo: FTD, 2002. 4 v.

IEZZI, G. et al. Fundamentos da Matemática Elementar. São Paulo: Atual Editora, 2006.11 v.

KIYUKAWA, R; SHIGEKIYO, C T. ; YAMAMOTO, K. Os elos da matemática. São Paulo: Saraiva, 1991.Volumes 1,2 e 3.

SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com geometria analítica. 2. Ed. São Paulo: Makron Books, 1994. Volumes 1 e 2.