UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - RJ

Notícia:   Universidade Estadual do Norte Fluminense - RJ oferece 35 vagas

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UENF - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

EDITAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSOCIADO

O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE - UENF, no uso de suas atribuições, e nos termos da Resolução nº 003/2001 do Conselho Universitário, torna pública as Instruções Específicas Reguladoras do CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS para provimento de vagas na CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, na classe de PROFESSOR ASSOCIADO, para o Centro de Ciências do Homem (CCH), Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) e Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, conforme localidades e áreas definidas no Quadro (Anexo I), que é parte integrante deste. O regime de trabalho será estatutário, de 40 (quarenta) horas semanais, em horário entre 7:00 às 22:00 horas a ser estabelecido pela Universidade, com Dedicação Exclusiva.

1- DAS INSCRIÇÕES:

1.1- Poderão se inscrever como candidatos ao concurso, além dos brasileiros, estrangeiros com situação de permanência regular no país, nos termos da legislação vigente, portadores de título de Doutor Stricto sensu ou equivalente, obtido em curso credenciado, nacional ou estrangeiro, na área de conhecimento ou correlata do concurso, possuindo perfil condizente com a classe de concurso de Professor Associado, de acordo com a descrição dos perfis da Carreira Docente, conforme as Normas de Concurso de Docente (Resolução nº 003/2001), bem como da Lei nº 4800 de 28/06/2006, constantes nos Anexos I e II, aprovados pelo Conselho Universitário.

1.2 - A inscrição se procederá da seguinte maneira:

- Pagamento da taxa de inscrição e apresentação do recibo de recolhimento.

- Requerimento de inscrição (formulário próprio).

1.3 - A taxa de inscrição, que não será restituída em hipótese alguma, será no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais) e deverá ser recolhida em qualquer Agência do ITAU, a favor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, conta nº 02376-5, agência nº 6186, em espécie.

1.4 - O candidato poderá solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, se for comprovadamente hipossuficiente de recursos financeiros, na forma da Lei.

1.5 - Os candidatos efetuarão suas inscrições pessoalmente ou por procuração no protocolo da Reitoria da UENF, situada na Av. Alberto Lamego nº 2.000, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes, RJ; tel. (22) 2739- 7174, até 60 (sessenta) dias contados a partir da data da publicação deste edital, de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h às 17h.

1.6 - A inscrição efetuada por meio de procurador será realizada mediante entrega do respectivo mandato, com firma reconhecida e apresentação de identidade do procurador.

1.6.1 - O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador.

1.7 - O candidato, após a inscrição, será notificado a apresentar a seguinte documentação (original e cópia), necessária para avaliação da Prova de Título, descrita no item 2.2.

- Documento de identidade (cópia autenticada).

- Comprovante do título de Doutor em curso Stricto sensu, juntamente com tradução juramentada, se obtido no exterior (cópia autenticada).

- Curriculum vitae (07 vias).

- Memorial descritivo da carreira científica (07 vias).

- Documentos comprobatórios dos itens do Curriculum vitae (01 via).

1.8 - Em caso de apresentação de diplomas obtidos no exterior, os mesmos deverão estar revalidados ou em processo de revalidação em instituições credenciadas no País.

1.9 - A documentação será recebida pela competente Comissão Organizadora, que a enviará ao respectivo Conselho de Centro para análise de adequação de perfil, conforme estabelecido no item 1.1 e posterior encaminhamento a Comissão Examinadora, após homologação.

1.10 - Para os casos de não expedição dos diplomas acima referidos até o dia da apresentação da documentação, será aceita declaração, a ser expedida pela administração dos órgãos realizadores dos respectivos cursos, comprovando expressamente, a conclusão, aprovação e homologação do curso pela autoridade superior competente, bem como se o diploma encontra-se em fase de expedição.

1.11 - A aceitação de tal declaração, pela UENF, para a realização de inscrição no concurso, terá efeito condicional e provisório, não dispensando a obrigatoriedade de apresentação do exigido diploma na data da posse.

1.12 - A não apresentação do diploma devidamente registrado ou homologado inabilitará o candidato ao provimento no cargo pela ausência de condição essencial à aquisição do direito.

1.13 - No ato da inscrição, o candidato receberá documentos com as normas que regem o concurso. O candidato deverá assinar uma declaração de recebimento e ciência do conteúdo do edital e das respectivas normas.

1.14 - Cabe ao Conselho de Centro em que a vaga estiver vinculada, a decisão de homologação ou não da inscrição. Em caso de não homologação, o candidato poderá recorrer ao próprio Conselho de Centro ou ao Colegiado Acadêmico da Uenf no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após a publicação da decisão.

1.15 - O candidato investido na carreira atuará lecionando disciplinas definidas de acordo com o perfil do Laboratório em que o mesmo estiver vinculado, ou mesmo em áreas correlatas existentes em outras unidades administrativas da Universidade. Em caso de conflito de interesse, as decisões finais acerca deste tópico serão tomadas pelo Colegiado Acadêmico.

2 - DO CONCURSO:

2.1 - O Concurso compreenderá as avaliações de:

- Prova escrita, com peso 2,0.

- Prova de título, com peso 3,0.

- Defesa de memorial e plano de ensino, pesquisa e extensão, com peso 2,0.

- Prova Didática, com aula teórica e/ou prática, com peso 3,0.

§ 1º - Será eliminado (a) o candidato (a) que obtiver média menor que 7,0 (sete), numa escala de 0 a 10,0, em quaisquer das avaliações citadas anteriormente.

2.2 - Da prova escrita:

§ 1º - A prova escrita constará, obrigatoriamente, de um exame escrito com caneta esferográfica azul referente a um tema sorteado, entre 10 temas estabelecidos pelo Laboratório, para todos os candidatos, os quais terão um prazo máximo de uma hora para consultas e, na sequência, um prazo máximo de três horas, sem consulta, para realização e entrega da prova.

§ 2º - As provas escritas deverão ser mantidas em envelope lacrado e rubricado pelos membros da Banca Examinadora, até a ocasião do respectivo julgamento.

§ 3º Após a correção haverá a leitura pública da prova escrita pelo candidato(a), na presença da Banca Examinadora.

2.3 - Da prova didática:

§ 1º - A prova didática, que poderá ser uma aula teórica e/ou prática, constará de uma apresentação e/ou realização de procedimentos práticos, de um tema sorteado para o candidato (a), com antecedência de 24 horas, entre 10 temas estabelecidos pelo Laboratório por ocasião da inscrição no processo.

§ 2º - Ao término do prazo para preparo, havendo dois ou mais candidatos, far-se-á o sorteio da ordem de realização das provas pelos candidato (a)s.

§ 3º - A prova didática consistirá na execução do tema sorteado, num prazo de até duas horas.

§ 4º - A prova didática terá como objetivo apurar do candidato seu desempenho nos seguintes itens:

I- familiaridade com o material ou objeto da avaliação;

II- introdução ao assunto com organização do contexto;

III- habilidade em expor o assunto em linguagem clara e acessível;

IV- habilidade em formular perguntas para encadeamento do assunto;

V- habilidade em manusear equipamentos e instrumentos;

VI- utilização correta de termos técnicos; e

VII- adequação do tempo disponibilizado.

§ 5º - Sempre que possível, os candidatos realizarão a prova teórico prática no mesmo dia.

§ 6º - O candidato terá um mínimo de 40 (quarenta) minutos e um máximo de 60 (sessenta) minutos para exposição da prova didática, e a Banca Examinadora poderá arguir o candidato por um período de até 01 (uma) hora, subsequentes à apresentação. A exposição será pública, vedada a presença dos candidatos concorrentes.

§ 7º - As notas atribuídas por cada examinador deverão ser mantidas em envelope lacrado, até a ocasião do respectivo julgamento.

2.4 - Da prova de títulos:

§ 1º - A prova de títulos consistirá na avaliação do Curriculum vitae, abrangendo as atividades de ensino, pesquisa, extensão, administração acadêmica e atividades técnico-administrativas.

§ 2º - A contagem de pontos para a prova de títulos, observada a coerência entre as atividades listadas e área do concurso, obedecerá aos Critério de Avaliação da Prova de Títulos e Tabela de Pontuação (Anexos III e IV) da Resolução nº 003/2001 do Conselho Universitário.

2.5 - Da defesa do Memorial e do Plano de Ensino, Pesquisa e Extensão:

§ 1º - O Memorial e o Plano de Ensino, Pesquisa e Extensão consistirão da entrega escrita e da apresentação das atividades do candidato, enfatizando os pontos mais relevantes relacionados com ensino, pesquisa, extensão e administração acadêmica realizados pelo candidato, bem como de sua relevância para a área de conhecimento do concurso e perspectiva de seu trabalho futuro e da proposta a ser desenvolvida nos três primeiros anos de atuação na UENF.

§ 2º - O Plano de Ensino, Pesquisa e Extensão apresentado será ponto de avaliação do candidato investido na carreira para a efetivação após o período de estágio probatório.

§ 3º - Na defesa de Memorial e do Plano de Ensino, Pesquisa e Extensão, a Banca Examinadora avaliará, com base na exposição analítica e crítica das atividades realizadas e, ou propostas pelo candidato, os seguintes aspectos:

I- domínio dos temas e ideias que sustentam os trabalhos, atentando, de modo especial, para sua pertinência à área de conhecimento do concurso;

II- contemporaneidade, abrangência, profundidade e evolução do conhecimento do candidato na área do concurso;

III- originalidade dos trabalhos e contribuição científica, técnica e, ou artística;

IV- dados da carreira do candidato que revelem liderança pessoal.

§ 4º - O candidato terá um mínimo de 60 (sessenta) minutos e um máximo de 90 (noventa) minutos para apresentação do Memorial e do plano de ensino, pesquisa e extensão, e a Banca Examinadora poderá arguir o candidato por um período de até 02 (duas) horas, subsequentes à apresentação. A exposição será pública, vedada a presença dos candidatos concorrentes.

3 - DAS BANCAS EXAMINADORAS:

3.1 - As Bancas Examinadoras serão constituídas por 03 (três) Professores Titulares e/ou Associados, sendo que este último tem que, obrigatoriamente, está no nível mais alto da carreira. As Bancas deverão ter, obrigatoriamente, um membro externo e pelo menos um Professor Titular.

3.2 - Haverá 03 (três) Membros Suplentes, resguardando-se a composição final conforme previsto no item anterior.

3.3 - A composição das Bancas Examinadoras será divulgada no mesmo local onde foram feitas as inscrições, para conhecimento dos candidatos.

3.4 - Após a divulgação das Bancas Examinadoras, os candidatos terão 05 (cinco) dias úteis para interposição de recurso junto ao Conselho de Centro, na sede da UENF, quanto à sua composição.

4 - DA MÉDIA FINAL E CLASSIFICAÇÃO:

4.1 - Cada Examinador atribuirá ao candidato nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) a cada uma das avaliações em papeleta própria, a qual será lacrada em envelope próprio e recolhida pelo presidente da Comissão.

4.2 - Os envelopes contendo as notas das avaliações serão abertos na presença dos candidatos presentes.

4.3 - A nota de cada prova, de cada candidato, será a média aritmética das notas conferidas pelos examinadores, com apenas duas decimais, sem arredondamento.

4.4 - A nota final do candidato corresponderá à média das notas de cada prova, ponderada de acordo com os pesos definidos no item 2.1.

4.5 - Considerar-se-á (ão) aprovado (s) no concurso o (s) candidato (s) que obtiver (em) médias iguais ou superiores a 7,0 (sete).

4.6 - No caso de candidatos aprovados com a mesma nota final, terá prioridade, para efeito de classificação, o que tiver maior número de pontos, pela sequência, na prova de títulos, na prova didática, na Defesa de Memorial, na prova escrita e, persistindo o empate, terá prioridade o que for mais velho.

4.7 - Todas as provas serão eliminatórias, e a divulgação dos resultados, em sessão pública, far-se-á imediatamente após a realização de cada prova, e a divulgação do resultado final após a realização da última prova.

4.8 - O candidato poderá recorrer do julgamento da Comissão Examinadora junto ao Conselho de Centro, no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas a contar da homologação e divulgação dos resultados pelo Conselho Universitário.

5 - DO PROVIMENTO:

5.1 - A habilitação do candidato não lhe assegura a contratação automática, mas garante a expectativa do direito de ser contratado dentro da ordem classificatória, desde que haja recursos orçamentários disponíveis.

5.2 - Para o regime de trabalho em Tempo Integral (TI) e Dedicação Exclusiva (DE), não poderá tomar posse no cargo a que concorre o candidato que exerça outra atividade remunerada.

5.3 - Para fins de nomeação, o candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas fixado neste Edital será convocado para exame de saúde e apresentação da documentação abaixo relacionada (ORIGINAL E CÓPIA):

- 02 (dois) retratos 3x4;

- certidão de nascimento ou casamento;

- carteira de identidade;

- CPF;

- comprovante de cadastramento PIS/PASEP, caso já tenha;

- certidão de nascimento dos filhos;

- caderneta de vacinação dos filhos menores de 5 anos ou declaração do médico ou posto de saúde;

- comprovante de situação permanência regular no país, nas condições da Lei que regulamente o assunto, conforme item 5.4;

- certificado de reservista e prova de estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos brasileiros;

- título de eleitor e prova de estar em dia com as obrigações eleitorais, para os candidatos brasileiros; e

- titulação correspondente ao cargo, conforme exigido no item 1.7.

5.4 - O candidato aprovado de nacionalidade estrangeira só será nomeado no cargo ao qual prestou concurso, se atender aos requisitos da Lei que regulamenta o assunto na ocasião da nomeação.

5.5 - A não apresentação do diploma devidamente registrado ou homologado inabilitará o candidato ao provimento no cargo.

5.6 - Em caso de apresentação de diplomas obtidos no exterior, os mesmos deverão estar revalidados em instituições credenciadas no País.

5.7 - O não comparecimento do candidato, nesta fase, no prazo estabelecido na convocação em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro - DOERJ, significará a desistência à vaga e consequentemente eliminação do concurso, devendo a UENF convocar o candidato seguinte, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

5.8 - O candidato apto no exame médico e na documentação será nomeado no cargo para o qual foi aprovado na forma e prazos legais, desde que haja recursos orçamentários disponíveis.

5.9 - Após a publicação da nomeação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro - DOERJ, o candidato habilitado terá 30 (trinta) dias para tomar posse no cargo.

5.10 - Mediante requerimento do interessado, e ocorrendo motivo relevante, o prazo para a posse poderá ser prorrogado, a critério da Administração, uma única vez por igual período, contados do término do prazo de que trata o item 5.9.

5.11 - Em caso de não comparecimento para a posse, dentro do prazo previsto, o candidato será automaticamente colocado em último lugar na lista dos aprovados.

6 - DA VIGÊNCIA DO CONCURSO:

6.1- O prazo de validade do Concurso de que trata o presente Edital é de 2 (dois) anos, prorrogável uma única vez por mais 2 (dois) anos, contados a partir da data de homologação.

6.2 - O presente edital poderá ser revogado a qualquer momento, desde que motivos supervenientes ou relevantes assim o exigirem, sem que com isso venha a gerar direitos ou obrigações em relação aos interessados.

ANEXO I

CONCURSO PARA PROFESSOR ASSOCIADO

I - CENTRO DE BIOCIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - CBB (Município de Campos dos Goytacazes, RJ)

LAB.

ÁREA DE CONHECIMENTO

LINHAS DE ATUAÇÃO

VAGAS

LQFPP

Bioquímica

Ensino e Pesquisa na área de Bioquímica Geral, estudos do genoma, transcritoma, proteoma, metaboloma e biologia estrutural.

01

Requisitos: Doutorado em Bioquímica ou áreas afins, com experiência em bioquímica de plantas e biologia estrutural.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Sinalização e transdução de sinais de defesa em plantas; 2) Evolução e organização de genomas vegetais; 3) Análises transcriptômicas (microarrays, ESTs, etc) e proteômicas como ferramentas no entendimento de mecanismos fisiológicos em plantas; 4) Análise de diversidade nos genomas vegetais na busca de entendimento de sistemas (redes) moleculares relacionadas a mecanismos de sinalização e regulação gênica em plantas; 5) Silenciamento gênico e sua aplicação a projetos biotecnológicos de controle de expressão gênica em plantas; 6) Transformação gênica e transgênese vegetal; 7) Bases Bioquímicas da fotorrespiração; 8) Síntese proteica em cloroplastos; 9) Hormônios vegetais e moléculas eliciadoras; 10) Bioinformática e análise de genes de relevância a culturas de importância agronômica.

LQFPP

Bioquímica de insetos

Atuar na área de Bioquímica Geral e de Bioquímica de insetos, com ênfase na análise e purificação de proteínas, cinética enzimática e biologia molecular aplicada à fisiologia de insetos vetores.

01

Requisitos: Doutor em Bioquímica ou Biologia Celular, com experiência comprovada em Bioquímica de insetos.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Genômica funcional como caminho de resolução de problemas fisiológicos em insetos; 2) Mecanismos antioxidantes em insetos; 3) Ovogênese e vitelogênese em insetos; 4) Sinalização e transdução de sinais em insetos; 5) Insetos como modelo experimental; 6) Metabolismo intermediário em insetos; 7) Bioquímica da interação vetor-patógeno; 8) Transgenia e controle de doenças em insetos; 9) Mecanismos de defesa imune em insetos; 10) Transporte de lipídeos em insetos.

LCA

Zoologia de Verte brados

Ecologia, Etologia, Evolução e Conservação de Vertebrados Terrestres. Atuar em ensino de graduação e pós-graduação e em pesquisas em Ecologia, Etologia, Evolução e Conservação de Vertebrados Terrestres.

01

Requisitos: Doutor em Biologia, Zoologia, Ecologia, Etologia ou Ciências Ambientais.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Evolução e ecologia de amniotas; 2) Padrões geográficos de variações fenotípicas em vertebrados terrestres; 3) Estratégias reprodutivas em vertebrados terrestres; 4) Morfologia funcional de vertebrados terrestres; 5) Ecologia e evolução de sistemas sociais em vertebrados terrestres; 6) Estratégias de comportamento alimentar em vertebrados terrestres; 7) Conservação de populações e espécies de mamíferos terrestres; 8) Conservação de populações e espécies de aves; 9) Padrões de abundância e distribuição em mamíferos terrestres; 10) Padrões de abundância e distribuição em aves.

LBR

Imunogenética

Ensino e pesquisa em imunogenética com ênfase em controle genético de infecções humanas e/ou animais. Será valorizada a experiência prévia em: construção e uso de animais "knockouts", ou domínio da tecnologia de RNA de interferência, ou transplantes em humanos e/ou animais, ou imunogenética de populações humanas e animais. O(a) candidato(a) deverá apresentar um projeto integrativo das linhas de pesquisa do laboratório, quando do processo de seleção.

01

Requisitos: Doutor em Biologia ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Evolução do sistema imune: imunidade inata e adaptativa revisitadas; 2) Inflamação e integração entre a resposta humoral e celular inatas; 3) Ontogenia de linfócitos B e T e geração da diversidade; 4) Apresentação de antígenos e sistemas de histocompatibilidade; 5) Diferenciação e ativação de linfócitos T efetores e regulatórios; 6) Resposta imune a diferentes patógenos(vírus, bactérias, fungos e protozoários); 7) Tolerância e auto-imunidade: mecanismos e modelos experimentais; 8) Falhas na homeostase do sistema imunológico: tumores e hipersensibilidades; 9) Métodos de estudo imunogenético das doenças infecciosas; 10) Animais geneticamente modificados e sua aplicação na imunologia.

Total de vagas: 04 (quatro)

II- CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CCT (Município de Campos dos Goytacazes ou Macaé, RJ)

LAB.

ÁREA DE CONHECIMENTO

LINHAS DE ATUAÇÃO

VAGAS

LCQUI

Química

Análise instrumental, ou espectroscopia, ou ressonância magnética nuclear, ou espectrometria de massas acopladas a cromatografia a gás, ou espectroscopia de emissão atômica com plasma induzido. O candidato deverá estar apto para atuar, tanto em horário diurno quanto noturno, nas disciplinas de Graduação de Química Geral e Química Analítica, e/ou Físico Química e/ou métodos Físicos de Análise.

01

Requisito: Doutor em Química ou Ciências.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Espectrometria de Absorção Molecular; 2) Espectrometria Atômica; 3) Potenciometria; 4) Métodos Térmicos de Análise; 5) Métodos Eletroquímicos de Análise; 6) Cromatografia Gasosa; 7) Cromatografia Líquida; 8) Técnicas Analíticas Hifenadas; 9) Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear; 10) Espectrometria de Massa.

LCMAT

Ciência da Computação

Engenharia de Software. O candidato deverá estar apto a lecionar disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas com o curso de computação. Liderar a linha de Engenharia de software.

01

Requisitos: Doutor em Computação ou Informática.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Projeto e Desenvolvimento de Software; 2) Gerenciamento de Software, planejamento e métricas; 3) Análise e Especificação de requisitos; 4) Verificação, Validação e Testes de software; 5) Design de Interface de Usuário; 6) Aplicação de engenharia de web, tecnologias emergentes (e-commerce, e-business, etc); 7) Re-engenharia, padrões; 8) Programação orientada a objeto; 9) UML, RUP;10) Ciclo de vida de software.

LCMAT

Ciência da Computação

Rede de Computadores. O candidato deverá estar apto a lecionar disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas com o curso de computação. Liderar a linha de redes de computadores, sistemas distribuídos e internet.

01

Requisitos: Doutor em Computação ou Informática.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Comunicação Digital (Topologia de Redes, Transmissão de Informação, Meios de Transmissão); 2) Arquiteturas e Padrões (Arquitetura de redes de Computadores, Modelo OSI, Modelos TCP/IP, Protocolos de Acesso, Padrões de Redes); 3) Aplicações (Domínios, Correios Eletrônicos, World Wide Web, Multimídia); 4) Redes sem fio e Redes Móveis; 5) Segurança em Redes de Computadores; 6) Protocolos de acesso ao meio; 7) Padrão IEEE 802.11 e 802.3; 8) Redes ATM (Redes de Integração de Serviços, RDSI-FL, Padrões e Modelos, Redes Virtuais e Interconexão de LANs e MANs; 9) Gerência de Redes; 10) Análise de desempenho de redes.

LAMAV

Ciência Química Polímeros

Obtenção de polímeros a partir de recursos renováveis. Poliésteres Bacterianos e Polímeros furânicos partindo de um esquema integrado de utilização dos derivados de cana-de-açúcar e outros recursos renováveis.

01

Requisitos: Doutor em Engenharia de Materiais ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1)Modificação física e compatibilização de Polímeros Naturais; 2) Modificação de polímeros naturais por extrusão reativa; 3) Trans-reações de polímeros naturais em estado fundido; 4) Modificação química de polímeros naturais por enxertia; 5) Blendas de polímeros naturais: modificadores de interface; 6) Caracterização térmica de misturas poliméricas; 7) Análise morfológica de blendas poliméricas por microscopia de força atômica e eletrônica de varredura; 8) Relação entre a morfologia e as propriedades de misturas poliméricas; 9) Morfologia e propriedades viscoelásticas de blendas poliméricas; 10) Interações polímero/polímero em blendas poliméricas e suas propriedades.

LECIV

Engenharia Civil

Análise Experimental em Estruturas

01

Requisitos: Doutor em Engenharia Civil ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Ensaios estáticos de elementos estruturais em concreto armado submetidos à flexão simples; 2) Ensaios estáticos de elementos estruturais em aço e compósitos reforçados com fibras submetidos à flexão simples; 3) Ensaios dinâmicos de elementos estruturais em concreto armado submetidos à flexão simples; 4) Ensaios dinâmicos de elementos estruturais em aço e compósitos reforçados com fibras submetidos à flexão simples; 5) Ensaios estáticos em elementos esbeltos em concreto armado submetidos à flexão composta; 6) Ensaios estáticos em elementos esbeltos em aço e compósitos reforçados com fibras submetidos à flexão composta; 7) Instrumentação e aquisição de dados em ensaios estáticos em estruturas; 8) Instrumentação e aquisição de dados em ensaios dinâmicos em estruturas; 9) Tratamento de sinais aleatórios obtidos de ensaios. estruturais; 10) Instrumentação e aquisição de dados em elementos de concreto armado visando à obtenção de propriedades reológicas

LECIV

Engenharia Civil

Recursos Hídricos e Ambiental

01

Requisitos: Doutor em Engenharia Civil ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Recursos Hídricos (águas superficiais e subterrâneas); 2) Hidrologia (Bacia Hidrográfica, Balanço Hídrico, Evaporação e Evapotranspiração, Escoamento Superficial); 3) Regime de Cursos d'Água, Previsão de Enchente, Propagação de Enchente, Controle de Enchente e Inundações, Regularização de Vazão e Controle de Estiagens; 4) Poluição da Água e do Solo, Saneamento Ambiental; 5) Fluxo em Meios Porosos Saturados e Não Saturados; 6) Transporte de Poluentes (DNAPL, NAPL, METAIS, entre outros); 7) Monitoramento Ambiental; 8) Disposição de Resíduos Urbanos; 9) Disposição de Resíduos Industriais; 10) Recuperação de Áreas Degradadas.

LENEP

Geoquímica Orgânica

Experiência em pesquisa e ensino nas áreas de geoquímica orgânica aplicada ao monitoramento do meio ambiente e na exploração e produção de petróleo; Doutorado em tema de geoquímica do petróleo; Caracterização química de petróleo aplicada ao estudo de geoquímica de E&P e de reservatório; Experiência em análise, interpretação e desenvolvimento de metodologia de cromatografia líquida/gasosa e espectrometria de massa voltada para a geoquímica do petróleo.

01

Requisitos: Doutor com experiência em Geoquímica Orgânica.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Uso de geoquímica do petróleo na avaliação da técnica de biorremediação de óleos derramados; 2) Uso de "fingerprints" na avaliação de paleo ambientes de posicionais; 3) Migração primária e secundária de petróleo; 4) Técnicas cromatográficas aplicadas à geoquímica do petróleo; 5) Composição química e propriedades físicas do petróleo; 6) Correlações geoquímicas: Óleo-rochas geradoras; 7) Compostos biomarcadores do petróleo aplicados à avaliação de sua maturidade termal; 8) Biodegradação do petróleo; 9) Biomarcadores do petróleo; 10) Introdução à geoquímica de reservatório.

LENEP

Engenharia de Petróleo Caracterização de reservatórios; Fluxo em meios porosos.01

Requisitos: Doutor em Engenharia, Matemática, Física ou Química.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Propriedades de fluidos de petróleo; 2) Propriedades de rocha reservatório; 3) Balanço de materiais em reservatórios de óleo; 4) Balanço de materiais em reservatórios de gás; 5) Fluxo de fluidos em meios porosos; 6) Recuperação primária de petróleo; 7) Recuperação secundária de petróleo; 8) Recuperação avançada de petróleo; 9) Análise de testes em poços; 10) Simulação numérica de reservatórios.

LCFIS

Física da Matéria Condensada

Fenômenos Fototérmicos, Ressonância Para-Magnéticas

01

LCFIS

Física da Matéria Condensada

Espectroscopia de Raio-X, Sistemas Magnéticos, Espectroscopia de Gases.

01

Requisitos: Doutor em Física ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) As Leis de Newton: aplicações; 2) Leis da conservação de energia: energia cinética e potencial; 3) Leis da termodinâmica e suas aplicações; 4) Teoria cinética dos gases; 5) Difração de ondas; 6) Interferências (fenômenos); 7) Equações de Maxwell e aplicações; 8) Propriedades elétricas e magnéticas da matéria; 9) Modelo atômico do átomo de Hidrogênio; 10) Radiação do corpo negro, efeito fotoelétrico e efeito Comptron.

LEPROD

Engenharia de Produção

Atuar em ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia de Produção.

01

Requisitos: Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção ou Mecânica ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Arranjo Físico de Máquinas, Equipamentos e Facilidades; 2) Projeto de Fábrica e de Instalações Industriais; 3) Tempos e Movimentos; 4) Projeto e Organização do Trabalho; 5) Automação e Organização da Produção; 6) Gerenciamento de projetos de Serviços; 7) Gerenciamento de operações de Serviços; 8) Gestão de Sistemas de Produção; 9) Planejamento e Controle da Produção; 10) Planejamento e Controle da Capacidade.

LEPROD

Engenharia de Produção

Atuar em ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia de Produção.

01

Requisitos: Doutorado em Engenharia de Produção ou Mecânica ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Gestão de Sistemas de Produção; 2) Planejamento e Controle da Produção; 3) Planejamento e Controle da Capacidade; 4)Automação e Organização da Produção; 5) Princípio de estilo e princípio da criatividade; 6)Planejamento do Produto e Metodologia de Projeto do Produto; 7) Design de Produto; 8)Planejamento do Empreendimento; 9)Gestão de Projeto Básico e de Projeto Executivo;10)Gestão de Suprimentos e de Obras.

Total de vagas: 12 (doze)

III- CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS - CCTA (Município de Campos dos Goytacazes, RJ)

LAB.

ÁREA DE CONHECIMENTO

LINHAS DE ATUAÇÃO

VAGAS

LRMGA

Obstetrícia Veterinária

Reprodução Animal, Obstetrícia em pequenos e grandes animais com ênfase em animais de produção - atuar na Graduação, Pós-Graduação, pesquisa e extensão.

01

Requisitos: Doutor em Medicina Veterinária ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Placenta e Anexos fetais dos animais domésticos; 2) Fisiologia da gestação e do parto nos animais domésticos; 3) Formação de imagem e uso do ultra-som em obstetrícia; 4) Diagnóstico da gestação nos animais domésticos; 5) Patologias da gestação nos animais domésticos; 6) Estática fetal; 7) Patologias do parto nos animais domésticos; 8) Manobras obstétricas fetais em grandes animais; 9) Manobras obstétricas fetais em pequenos animais; 10) Puerpério nos animais domésticos.

LSA

Clínica Cirúrgica Veterinária

Desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Cirurgia de Ruminantes e Equídeos. Desenvolver atividades hospitalares de atendimento à casuística de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais.

01

Requisitos: Graduação em Medicina Veterinária, Mestre e Doutor em Cirurgia Veterinária ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Afecções Cirúrgicas Oftálmicas dos Grandes Animais; 2) Afecções Cirúrgicas dos Compartimentos Gástricos dos Ruminantes; 3) Afecções Cirúrgicas do Casco; 4) Profilaxia da Infecção Cirúrgica; 5) Afecções Cirúrgicas do Sistema Reprodutor de Grandes Animais; 6) Afecções Cirúrgicas da Cabeça dos Grandes Animais; 7) Afecções Cirúrgicas do Sistema Urinário dos Grandes Animais; 8) Tratamento Cirúrgico do Abdômen Agudo dos equinos; 9) Afecções Cirúrgicas do Aparelho Locomotor dos Grandes Animais; 10) Afecções Cirúrgicas do Trato Respiratório dos Grandes Animais.

LFIT

Fitotecnia

Propagação vegetativa de plantas e cultura de tecidos vegetais.

01

Requisitos: Doutor em Produção Vegetal ou área afim.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Bases anatômicas e fisiológicas da propagação vegetativa; 2) Fundamentos e conceitos da cultura de tecidos vegetais; 3) Bases anatômicas e fisiológicas das quimeras vegetais: conceito e utilização; 4) Técnicas de propagação por estaquia, enxertia, mergulhia e alporquia; 5) Laboratório de cultura de tecidos vegetais: organização e utilização; 6) Fenômenos morfogênicos in vitro; 7) Aplicação da cultura de tecidos no melhoramento genético vegetal; 8) Técnicas de propagação in vitro; 9) Técnicas de limpeza clonal in vitro; 10) Técnicas in vitro de conservação de germoplasmas.

LZNA

Bioclimatologia

Aspectos fisiológicos da adaptação dos animais ao clima, climatização de instalações para produção de animais, efeitos do ambiente tropical sobre a produção animal.

01

Requisitos: Doutor em Produção Animal ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Efeito dos principais fatores e elementos do clima sobre os animais de interesse zootécnico; 2) Mecanismos de termogênese, termólise e de termorregulação nas principais espécies de interesse zootécnico; 3) Princípios termodinâmicos aplicados à bioclimatologia animal tais como os mecanismos de trocas térmicas por condução, convecção, evaporação e radiação; 4) Estudo da ambiência para os animais de interesse zootécnico; 5) Discorra sobre os mecanismos de adaptabilidade ao clima das diferentes espécies de animais de interesse zootécnico; 6) Índices de conforto térmico para ruminantes e não ruminantes em condições tropicais; 7) Papel das instalações no conforto e bem-estar animal; 8) Efeito do calor na produção intensiva de carne, leite e ovos nos trópicos; 9) Principais métodos de seleção para adaptação de ruminantes e não ruminantes aos. trópicos; 10) Técnicas de manejo diário e nutricional para superar as desvantagens ambientais da produção animal intensiva nos trópicos

LTA

Engenharia de Alimentos

Operações Unitárias: Reologia e Extração. Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Engenharia e de Tecnologia de Alimentos.

01

Requisitos: Doutor em Engenharia de Alimentos ou áreas afins. Temas para as provas escrita e didática: 1) Extração na área de alimentos; 2) Destilação na área de alimentos; 3) Absorção na área de alimentos; 4) Bombas, compressores e tubulações na indústria de alimentos; 5) Filtração na área de alimentos; 6) Propriedades de fluidos na área de alimentos: Reologia; 7) Agitação e mistura na área de alimentos; 8) Centrifugação na área de alimentos; 9) Separação de sólidos na área de alimentos; 10) Medidores de vazão na área de alimentos.

Total de vagas: 05 (cinco)

IV-CENTRO DE CIÊNCIAS DO HOMEM - CCH (Município de Campos dos Goytacazes, RJ)

LAB.

ÁREA DE CONHECIMENTO

LINHAS DE ATUAÇÃO

VAGAS

LEEA

Geografia

Geografia, com atuação em Geografia Humana e experiência de ensino e pesquisa em áreas relacionadas a Estudos Urbanos e Regionais.

01

Requisitos: Doutor em Geografia ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Lugar, paisagem e território em Geografia Humana; 2) Dinâmica populacional, inovações tecnológicas, produção de alimentos e biocombustíveis; 3) O Brasil na divisão internacional do trabalho e as perspectivas contemporâneas; 4) Comunidades rurais: territorialidades e representações sociais no Brasil; 5) Globalização, sociedade de consumo e identidade sócio-espacial; 6) Migrações, mobilidade sócio-espacial e seus significados na modernidade; 7) O urbano e o rural na sociedade contemporânea; 8) Geografia de redes e sistemas de transportes: novos territórios no espaço contemporâneo; 9) Mundialização/globalização e as tendências regionais; 10) Estrutura interna das cidades e processos de segregação sócio-espacial.

LEEA

Sociologia

Sociologia, com atuação em Sociologia Geral e experiência em ensino e pesquisa em áreas relacionadas à Teoria Social e/ou Metodologia Científica em Ciências Sociais.

01

Requisitos: Doutor em Sociologia ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) A realidade social e o método dialético de Karl Marx; 2) A importância de etnografia nos estudos rurais e urbanos; 3) A questão da neutralidade axiológica de Max Weber; 4) O método sociológico em Durkheim; 5) A Escola Paulista de Sociologia e sua contribuição para o pensamento social brasileiro; 6) Métodos e Técnicas de Pesquisa em Ciências Sociais; 7) Organização, Grupos e Redes Sociais; 8) Cidadania e Políticas Sociais; 9) Racionalidade e modernidade no pensamento sociológico; 10) Movimentos sociais contemporâneos na cidade e no campo.

LEEL

Educação

Fundamentos da Educação na Formação de Professores.

01

Requisito: Doutor em Educação ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) A Educação como campo do conhecimento e a prática social; 2) A contribuição da filosofia para o processo educacional no século XX; 3) Principais correntes educacionais que referenciam a prática educativa no Brasil atual; 4) A contribuição de Anísio Teixeira e dos pioneiros da educação para a democratização da escola pública; 5) Visões Sociológicas para o processo educacional no século XX; 6) Cultura, trabalho e educação; 7) Educação e Sociedade: relações de saber e poder; 8) Gênero, cor/raça e percursos escolares; 9) História das ideias pedagógicas; 10) História da escola e da escolarização na modernidade.

LEEL

Educação

Formação Pedagógica (Educação Infantil ou Anos Iniciais de Ensino Fundamental)

02

Requisito: Doutor em Educação ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Projetos didáticos para o trabalho com leitura na educação infantil; 2) Conceitos e princípios básicos da alfabetização; 3) Alfabetização e letramento; 4) Aquisição da linguagem na criança: perspectivas teóricas; 5) A importância dos jogos e brincadeiras para a educação infantil e os anos iniciais do ensino; 6) A dimensão pedagógica do cotidiano da escola de educação básica; 7) O livro didático e paradidático na alfabetização; 8) O campo de pesquisa em educação na alfabetização; 9) Práticas pedagógicas na alfabetização: reflexões e desafios; 10) Práticas pedagógicas inclusivas na alfabetização.

LEEL

Educação

Psicologia da Educação

01

Requisito: Doutor em Educação ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Origem e evolução da psicologia na Educação; 2) A teoria sociocultural do desenvolvimento e da aprendizagem; 3) A concepção genética-cognitiva da aprendizagem; 4) As teorias da aprendizagem na atualidade; 5) Teorias psicológicas e psicanalíticas do desenvolvimento na infância e na adolescência; 6) Linguagem e aprendizagem em uma perspectiva sócio-histórica; 7) A concepção metacognitiva da aprendizagem; 8) Crescimento físico e desenvolvimento psicológico na infância; 9) Aspecto psicológico das dificuldades de aprendizagem; 10) A motivação da aprendizagem em uma perspectiva sócio-histórica.

LEEL

Educação

Didática e Metodologia do Ensino.

02

Requisito: Doutor em Educação ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Trajetória histórica do campo da didática no contexto político social do pensamento pedagógico brasileiro; 2) Saberes docentes e saberes escolares: implicações para a docência e a aprendizagem; 3) Didática e Currículo: desafios e implicações para a prática escolar; 4) A relação professor-aluno: expectativas e concepções; 5) Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem; 6) Livro didático e demais materiais curriculares: concepções e usos; 7) Tendências investigativas atuais no campo da Didática; 8) A relação entre o ensino e a pesquisa na formação de professores; 9) Concepções didáticas e novas tecnologias de informação e comunicação; 10) Relação entre Didática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado: concepções contemporâneas.

LEEL

Educação

Didática e Metodologia do Ensino de Ciências. Experiência em Formação de Professores.

01

Requisito: Doutor em Educação ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Políticas educacionais e propostas curriculares relacionadas ao ensino fundamental e ao ensino de Ciências em particular, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil; 2) Políticas educacionais e propostas curriculares para a formação de professores em geral e do professor de Ciências em particular; 3) Saberes docentes e saberes escolares: implicações para a aprendizagem e a docência em Ciências nas séries iniciais; 4) Conteúdos escolares de Ciências para séries iniciais: abordagens críticas; 5) O Campo de Pesquisa em Educação das Ciências; 6) Atividades experimentais do ensino de Ciências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais; 7) Práticas pedagógicas para o ensino de Ciências: reflexos e desafios; 8) O livro didático para as séries iniciais; 9) Projeto Político-Pedagógico Escolar: perspectivas e contribuições dos professores de Ciências; 10) Práticas pedagógicas inclusivas na Educação de Ciências.

LESCE

Sociologia

Sociologia clássica e contemporânea.

01

Requisito: Doutor em Sociologia ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Perspectivas sociológicas: a origem da sociologia, autores e proposições teóricas e metodológicas; 2) Abordagens contemporâneas da teoria sociológica: alcances e limites das teorias sociológicas clássicas; 3) Campos e objetos de análise sociológica; 4) Sociedade contemporânea: temas e metodologias de pesquisa sociológica; 5) Mudanças sociais, ação coletiva, ordem social e conflitos; 6) As transformações da modernidade: cultura, valores e representações; 7) Indivíduo e sociedade: desigualdades e diferenças; 8) Estado, mercado e sociedade; 9) Pensamento sociológico no Brasil; 10) Estratificação social e classes sociais.

LESCE

Ciências

Sociais Teoria e metodologia de pesquisa/métodos quantitativos em Ciências Sociais.

01

Requisito: Doutor em Sociologia ou Ciência Política.

Temas para as provas escrita e didática: 1) A objetividade e neutralidade científica nas ciências sociais: métodos qualitativos e quantitativos; 2) Modernização e desigualdades sociais no Brasil; 3) Políticas públicas e indicadores sociais; 4) Cidadania e políticas públicas: aspectos teóricos e conceituais; 5) Instituições políticas: teorias e métodos de análise; 6) Estratificação social no Brasil em perspectivas comparada; 7) Participação política e comportamento eleitoral; 8) Perspectivas de análises da mobilidade social no Brasil; 9) Estruturas sociais e participação política no Brasil; 10) Cultura política e opinião pública.

CCH

Ciências Sociais Aplicadas

Constituir o quadro de docentes do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas - LGPP, em fase de criação, para realizar as seguintes atividades: 1- Ensino: Teoria Geral de Administração, Comportamento Organizacional, Sistemas de Informação, Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, entre outras disciplinas. 2- Desenvolver projetos de Pesquisa e Extensão na área de Gestão e Políticas Públicas.

01

Requisito: Graduação ou Mestre em Administração e Doutor em Administração ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Tipologias de Políticas Públicas; 2) A Teoria da Escolha Pública e o Neo institucionalismo; 3) Teorias sobre o processo decisório; 4) A implementação de Políticas Públicas; 5) As avaliações de Políticas Públicas; 6) Governabilidade e governança; 7) Os desafios da coordenação de políticas setoriais; 8) A Federação e as políticas entrelaçadas; 9) A União e os mecanismos de controle e coordenação de políticas subnacionais; 10) Conselhos municipais e políticas públicas.

CCH

Ciências Sociais Aplicadas

Constituir o quadro de docentes do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas - LGPP, em fase de criação, para realizar as seguintes atividades de Ensino nas áreas de Teoria Geral do Direito e do Estado, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito do Trabalho, entre outras disciplinas e Desenvolver projetos de Pesquisa e Extensão na área de Gestão e Políticas Públicas.

01

Requisito: Graduação ou Mestre em Direito e Doutor em Direito ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) O Estado Constitucional: Origens e características do Constitucionalismo. Poder constituinte originário e derivado. Rigidez e flexibilidade constitucionais. O controle de constitucionalidade. Origem, conceito, formas de controle; 2) A Separação de Poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. As competências dos Poderes. A Limitação do Poder; 3) O Estado de Direito: Os Direitos Fundamentais: doutrina e evolução. Direitos e garantias na Constituição Brasileira de 1988; 4) Tendências do Governo no Estado Contemporâneo: Forma de Estado, Regimes políticos e formas de Governo. A democracia. A questão da soberania; 5) Mecanismos constitucionais de participação popular; 6) Papel dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas no Brasil; 7) Federalismo brasileiro e Administração Direta e Indireta; 8) Direito Tributário e Políticas Públicas; 9) Direito Urbano e Ambiental: possibilidades e limites dos governos locais; 10) Teoria do Direito e da Justiça.

CCH

Ciências Sociais Aplicadas

Constituir o quadro de docentes do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas - LGPP, em fase de criação, para realizar as seguintes atividades: 1- Ensino: Macro e Microeconomia; Desenvolvimento Econômico; Inovação e Competitividade; Economia Brasileira e Economia Política, entre outras disciplinas. 2- Desenvolver projetos de Pesquisa e Extensão na área de Gestão e Políticas Públicas.

01

Requisito: Graduação ou Mestre em Economia e Doutor em Economia ou áreas afins.

Temas para as provas escrita e didática: 1) Teoria das Finanças Públicas: Funções do Governo e Tributação; 2) Teoria da Ação Coletiva e Políticas Públicas; 3) A Nova Economia Institucional e a Teoria da Escolha Pública; 4) Custos de Transação e Políticas Públicas; 5) Economia Política do Desenvolvimento; 6) Planejamento Econômico e Economia de Mercado; 7) Reforma do Sistema Tributário Brasileiro; 8) O Papel das Agências Regulatórias; 9) Mecanismos de Competição e Cooperação no Federalismo Brasileiro; 10) A Importância dos Índices Socioeconômicos para a Elaboração de Políticas Públicas.

Total de vagas: 14(catorze)

ANEXO II

PERFIS DA CARREIRA DOCENTE DA UENF (De acordo com o Anexo III B do Plano de Cargos e Vencimentos - Lei nº 4.800/2006)

Docente

Titulação1

Experiência Acadêmica após Doutorado2

Atender no mínimo dois dos três critérios

Experiência mínima como orientador3

Número mínimo de publicação científica completa

Autor de projeto de pesquisa financiado

Associado Nível E Faixa XIV*

Doutorado

-

-

-

-

Associado Nível E Faixa XV

Doutorado

2 anos

IC

05

-

Associado Nível E Faixa XVI

Doutorado

4 anos

M concluído

08

Aprovado

Associado Nível E Faixa XVII

Doutorado

6 anos

M concluído; D concluído

10

Aprovado

* Inicial da carreira

1- Na área de atuação ou correlata;

2- O professor que possuir experiência profissional em atividades de ensino e pesquisa, devidamente comprovada após o Mestrado, o número mínimo de anos após doutorado poderá ser reduzido, se aprovado pela Câmara de Carreira Docente (CCD), Colegiado Acadêmico e Conselho Universitário.

3- No caso de não ter tido oportunidade de participar de programa de pós-graduação nos níveis específicos, a experiência poderá ser substituída por equivalente participação em publicações de trabalhos científicos, se aprovado pela Câmara de Carreira Docente (CCD), Colegiado Acadêmico e Conselho Universitário.

ANEXO III

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS

Serão considerados os seguintes itens:

I - ATIVIDADES DE ENSINO

II - ATIVIDADES DE PESQUISA

III - ATIVIDADES DE EXTENSÃO

IV - ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

V - OUTRAS ATIVIDADES

I - SERÃO CONSIDERADAS ATIVIDADES DE ENSINO:

1 - Aulas de Graduação e Pós-Graduação

2 - Coordenação de Disciplinas e Cursos

II - SERÃO CONSIDERADAS ATIVIDADES DE PESQUISA:

1- Orientação e Aconselhamento de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação.

2 - Participação em Bancas Examinadoras

3- Artigos Publicados em Revistas Científicas com Corpo Editorial

4- Artigos Publicados na Íntegra em Anais de Congressos, Simpósios,

Seminários e Similares

5- Livros e Capítulos Publicados

6- Vídeos Produzidos

7- Resumo de Congressos, Simpósios, Seminários, Encontros e Semanas

8- Projetos de Pesquisa Financiados por Órgãos Públicos e Privados

III - SERÃO CONSIDERADAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO:

1- Boletins Técnicos Editados por Instituições Oficiais de Ensino, Pesquisa e Extensão

2- Artigos de Divulgação

3- Assessoria Técnica ou Consultoria

4- Coordenação de Eventos ou Convênios

5- Cursos, Palestras e Prestação de Serviços

6- Projetos de Extensão Financiados por Órgãos Públicos e Privados

7- Orientação de Estágios

8- Resumos e artigos apresentados em eventos de extensão.

IV - SERÃO CONSIDERADAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS:

1- Cargos Administrativos

2- Participação em Conselhos, Câmaras, Colegiados e Comissões.

V - SERÃO CONSIDERADAS OUTRAS ATIVIDADES:

1 - Participação em Comitês de Assessoria, Conselhos Diretores e Curadores de Agências de Fomento à Pesquisa e Presidência de Sociedades ou Colegiados de Entidades Científicas.

2 - Participação em Comissão Editorial.

3 - Bolsa de Produtividade em Órgãos Financiadores de Pesquisa.

4 - Inventos, Prêmios na área de atuação e outras atividades relevantes.

ANEXO IV

TABELA DE PONTUAÇÃO

I- CENTRO DE CIÊNCIAS DO HOMEM (CCH)

I. ATIVIDADES DE ENSINO

Discriminação

Valor unitário

Pontuação Máxima

Aulas de graduação (período letivo)

1,0

10,0

Aulas de pós-graduação (período letivo)

2,0

8,0

Coordenação de cursos (mandato)

2,0

4,0

Coordenação de disciplinas

1,0

3,0

Valor Total

25,0

II. ATIVIDADES DE PESQUISA

Discriminação

Valor unitário

Pontuação Máxima

Orientação e aconselhamento de estudantes:

 

 

-Graduação

0,5

1,0

-Pós-graduação

1,0

3,0

Participação em Bancas Examinadoras:

 

 

- Graduação/Lato sensu

0,5

2,0

- Mestrado

0,6

3,0

- Doutorado

1,0

3,0

Artigos publicados em revistas científicas com corpo editorial:

 

 

- Nacional

1,5

6,0

- Internacional

2,0

4,0

Artigos publicados na íntegra em anais de Congressos, Simpósios, Seminários e similares

1,0

3,0

Livros e capítulos publicados

1,0

4,0

Vídeos produzidos

0,5

1,0

Resumo publicado em anais/livros de resumo

1,0

6,0

Projetos de pesquisa financiados por órgãos públicos e privados

1,0

4,0

Valor Total

40,0

III. ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Discriminação

Valor unitário

Pontuação Máxima

Boletins técnicos

0,5

1,5

Artigos de divulgação

0,5

2,0

Assessoria técnica ou Consultoria

1,0

3,0

Coordenação de eventos ou Convênios

1,0

3,0

Cursos, palestras ou prestação de serviços

0,5

2,0

Projetos de extensão financiados por órgãos públicos e privados

0,5

1,0

Orientação de estágios

0,5

1,5

Resumos e artigos apresentados em eventos de extensão

0,5

1,0

Valor Total

15,0

IV. ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

Discriminação

Valor unitário

Pontuação Máxima

Cargos administrativos

 

 

- Direção

1,5

3,0

- Chefia

1,0

4,0

Participação em Conselhos, Câmaras, Colegiados e Comissões

2,0

8,0

Valor Total

15,0

V. OUTRAS ATIVIDADES

Discriminação

Valor unitário

Pontuação Máxima

Participação em Comitês de Assessoria, Conselhos Diretores e Curadores de Agências de fomento à pesquisa e Presidência de Sociedades ou Colegiados de Entidades Científicas

0,5

1,0

Participação em Comissão Editorial

0,5

1,0

Bolsa de produtividade em órgãos financiadores de pesquisa

0,5

1,0

Inventos, prêmios na área de atuação e outras atividades relevantes

1,0

2,0

Valor Total

5,0

NOTA: Critérios para aferição de nota em Curriculum vitae a partir da pontuação obtida:

1) A pontuação máxima na presente tabela é de 100 (cem) pontos, na hipótese de o candidato atingir o máximo de pontos permitidos em todos os itens das cinco áreas de produção científica, acadêmica e administrativa discriminadas na Tabela;

2) No caso de haver dois ou mais candidato concorrendo, a aferição de notas obedecerá aos seguintes critérios:

a) Ao candidato que tiver alcançado maior pontuação será atribuída a nota 10 (dez);

b) Aos demais candidatos será atribuída nota calculada proporcionalmente à pontuação máxima alcançada pelo candidato referido em a.

II- CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CCT)

I - ATIVIDADES DE ENSINO

Discriminação

Valor unitário (pontos)

Pontuação máxima

Aulas graduação e pós-graduação (por disciplina por semestre)

Até 4,0

30,0

Coordenação de Cursos (ano)

Até 8,0

20,0

Coordenação de disciplina (semestre)

Até 1,0

3,0

Valor total

30,0 pontos

II - ATIVIDADES DE PESQUISA

Discriminação

Valor unitário (pontos)

Pontuação máxima

Or. Tese de Mestrado

Até 5,0

20,0

Or. Tese de Doutorado

Até 10,0

20,0

Or. Monografia (Conclusão Curso)

Até 2,0

5,0

Or. Iniciação Científica /ano

Até 1,0

5,0

Banca - Concurso Docente

Até 0,5

2,0

Banca - Concurso Téc/Adm.

Até 0,5

2,0

Banca - defesa tese Mestrado ou Doutorado

Até 1,0

5,0

Artigos revistas científicas nacionais ou internacionais indexadas

Até 10,0

50,0

Artigos revistas científicas nacionais ou internacionais não indexadas

Até 3,0

10,0

Art. Compl. Congresso nac. ou internac.

Até 4,0

20,0

Resumo Cong. nacional ou internacional

Até 1,0

5,0

Livros publicados

Até 10,0

20,0

Capítulo de Livro

Até 2,0

4,0

Projeto de pesquisa fin. (coord.)

Até 4,0

12,0

Outros tipos de publicação

Até 0,5

2,0

Valor total

50,0 pontos

III - ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Discriminação

Valor unitário (pontos)

Pontuação máxima

Boletins Técnicos

Até 0,5

2,0

Artigos de divulgação

Até 0,5

2,0

Assessoria técnica ou consultoria

Até 2,0

5,0

Coord. Eventos ou Convênios de Extensão

Até 2,0

5,0

Cursos,palestras e prestação de serviços

Até 2,0

5,0

Projetos de Extensão Financiados

Até 2,0

5,0

Orientação de Estágios

Até 0,5

2,0

Valor Total

10,0 pontos

IV -ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

Discriminação

Valor unitário (pontos)

Pontuação máxima

Cargos Administrativos

Até 5,0

5,0

Participação conselhos, câmaras, colegiados e comissões (por ano)

Até 1,0

5,0

Valor Total

5,0 pontos

V- OUTRAS ATIVIDADES

Discriminação

Valor unitário (pontos)

Pontuação máxima

Participação em comitês de assessoria, conselhos diretores e curadores de agências de fomento à pesquisa e presidência de Sociedades e Colegiados de entidades científicas.

Até 2,0

5,0

Participação em Comissão Editorial (por ano)

Até 1,0

5,0

Bolsa de Produtividade Pesquisa (por período de vigência)

Até 2,0

5,0

Patentes e Prêmios

Até 5,0

5,0

Outras Atividades Relevantes

Até 5,0

5,0

Valor Total

 

5,0 pontos

III- CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS (CCTA)

I. ATIVIDADES DE ENSINO

Atividades

Pontuação

1 - Aulas

 

Graduação

0,01/hora-aula

Pós Graduação

0,01/hora-aula

Palestras e seminários ministrados em cursos de Pós- Graduação e Graduação em outras instituições

0,05/aula

2 - Coordenação de disciplinas e cursos

 

Disciplinas

0,1/disciplina/sem

Coordenador de graduação

1,5/ano

Coordenador de pós-graduação

1,5/ano

Membro de Comissão Coordenadora de curso

0,2/ano

Coordenação de seminários de pós-graduação

0,25/semestre

3 - Apostilas publicadas

Até 0,3/apostila

II. ATIVIDADES DE PESQUISA

Atividades

Pontuação

1- Orientação e aconselhamento de estudantes

 

1.1 - Graduação

 

Iniciação Científica

0,15/estudante/ano

Monografia Obrigatória

0,2/monografia

1.2 - Aperfeiçoamento

0,15/bolsista/ano

1.3 - Pós-graduação

 

Especialização/Residência

0,2/estudante/ano

Mestrado concluído

1,5/estudante

Conselheiro / co-orientador de mestrado

0,4/estudante

Doutorado concluído

3,0/estudante

Conselheiro / co-orientador de doutorado

0,8/estudante

2 - Participação em bancas examinadoras

 

2.1 - Concurso de Docentes: Na própria instituição

0,2/banca

Outras instituições

0,4/banca

2.2 - Concurso de Técnicos

0,1/banca

2.3 - Exame de Monografia

0,02/banca

2.4 - Exame de Monitoria

0,01/banca

2.5 - Banca de Projeto de Tese

0,05/banca

2.6 - Bancas de Teses:

Mestrado na própria instituição

0,1/banca

Mestrado em outra instituição

0,15/banca

Doutorado na própria instituição

0,2/banca

Doutorado em outra instituição

0,3/banca

2.7 - Exame de qualificação

0,1/banca

2.8 -Reconhecimento/credenciamento de curso

0,5/curso

3 - Artigos publicados em revistas científicas com corpo editorial

 

3.1 - Revistas indexadas de nível A pela CAPES ou julgadas de excelência pela banca examinadora:

 

Dois autores principais

0,6 a 1,5/artigo

Demais autores

0,2 a 0,4/artigo

3.2 - Outras revistas indexadas:

 

Dois autores principais

0,6 a 1,0/artigo

Demais autores

0,1 a 0,3/artigo

3.3 - Revistas não indexadas:

 

Dois autores principais

0,1 a 0,5/artigo

Demais autores

0,1 a 0,2/artigo

4 - Artigos publicados na íntegra em anais de congressos, simpósios, seminários e similares

 

4.1 - Comissão Editorial:

 

Dois autores principais

0,1 a 0,5/artigo

Demais autores

0,1 a 0,2/artigo

5 - Apresentação de trabalhos/resumos em congressos, simpósios, seminários, encontros e semanas

 

5.1 - Resumo publicado

Até 0,1/resumo

5.2 - Trabalho apresentado

Até 0,1/trab.

5.3 - Conferência

Até 0,7/conf.

5.4 - Relator e debatedor

Até 0,15/particip.

6 - Projetos de pesquisa financiados por órgãos públicos e privados

 

Coordenador

Até 1,0/projeto

Membro

Até 0,25/projeto

7 - Livros publicados Livro

Até 6,0/livro

Capítulo de livro

Até 1,5/capítulo

Editor de livro

Até 1,5/livro

Tradução de livro

Até 1,5/livro

8 - Produção científica de vídeos, filmes e softwares

Até 1,5/produção

9 - Coordenação de eventos científicos

 

9.1 - Local:

 

Coordenador

Até 0,3/evento

Membro

Até 0,1/evento

9.2 - Nacional:

 

Coordenador

Até 1,0/evento

Membro

Até 0,3/evento

9.3 - Internacional:

 

Coordenador

Até 1,5/evento

Membro

Até 0,5/evento

III. ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Atividades

Pontuação

1 - Boletins técnicos editados por instituições oficias de ensino, pesquisa e extensão

Até 0,4/boletim

2 - Artigos de divulgação

0,2/artigo

Em revistas técnicas e informativas de circulação nacional Em outros meios de comunicação

0,1/artigo

3 - Assessoria técnica ou consultoria

Até 0,25/ativ.

4 - Coordenação de eventos

 

4.1 - Local:

 

Coordenador

Até 0,3/evento

Membro

Até 0,1/evento

4.2 - Nacional:

 

Coordenador

Até 1,0/evento

Membro

Até 0,3/evento

4.3 - Internacional:

 

Coordenador

Até 1,5/evento

Membro

Até 0,5/evento

5 - Convênios Institucionais

 

Coordenação

Até 1,0/conv.

Membro

Até 0,25/conv.

6 - Campanhas

 

Coordenação

Até 0,3/camp.

Membro

Até 0,1/camp.

7 - Cursos, palestras e prestação de serviços

 

7.1 - Cursos:

 

Coordenação

0,1/curso

Professor

0,01/hora-aula

7.2 - Palestras:

 

Em eventos de abrangência nacional

0,15/palestra

Em eventos de abrangência regional

0,05/palestra

7.3 - Prestação de serviço

Até 0,05/serviço

8 - Projetos de extensão financiados por órgãos públicos ou privados

 

Coordenação

Até 1,0/projeto

Membro

Até 0,25/projeto

9 - Orientação de bolsistas e estagiários

 

9.1 - Estágio de técnicos de nível médio

0,02/estagiário

9.2 - Estágio de alunos de graduação

0,05/estagiário

9.3 - Estágio de alunos graduados

0,1/estagiário

9.4 - Bolsista de extensão

0,15/bolsista/ano

10 - Resumos e artigos apresentados em eventos de extensão

 

10.1 - Artigos

0,3 a 0,5/artigo

10.2 - Resumos

Até 0,1/resumo

11 - Coordenação de Extensão

1,0/ano

IV. ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

Atividades

Pontuação

1 - Cargos administrativos

 

Presidência de Conselhos, Pró-Reitorias, Reitoria, Diretoria de Centro e Chefia de Departamento ou Laboratório

1,5/ano

Responsável por setor dentro do departamento ou laboratório

0,5/ano

2. Participação em conselhos, câmaras e comissões

 

Conselho técnico

0,1/ano

Conselho departamental de centro

0,1/ano

Câmara curricular

0,1/ano

Comissões de ensino, pesquisa e extensão do Centro

0,15/ano

Comissões eventuais de âmbito departamental

0,05/comissão

Comissões eventuais de âmbito universitário

0,1/comissão

Comissões permanentes de âmbito universitário

0,3/ano

Órgãos Colegiados superiores

0,4/ano

V. OUTRAS ATIVIDADES

Atividades

Pontuação

1 - Patentes registradas

Até 3,0/patente

2 - Bolsa de produtividade de pesquisa em órgãos financiadores de pesquisa

0,5/ano

3 - Participação em comitês de assessoria, conselhos diretores e curadores de agências de fomento e pesquisa

Até 1,0/ativ./ano

4 - Participação em comissão editorial e consultoria ad-hoc

 

4.1 - Comissão editorial:

 

Presidente

1,0/ano

Membro

0,25/ano

4.2 - Consultoria ad-hoc:

 

Revisão de projetos de pesquisa

0,2/projeto

Revisão de artigos científicos

0,1/artigo

Revisão de boletins técnicos

0,05/boletim

5 - Inventos e prêmios na área de atuação e outras atividades relevantes

Até 10 pontos

NOTAS:

a) Ao candidato que tiver alcançado pontuação entre 10,00 e 20,00 será atribuída a nota 7 (sete).

b) Ao candidato que tiver alcançado pontuação entre 20,01 e 30,00 será atribuída a nota 7,5 (sete e meio).

c) Ao candidato que tiver alcançado pontuação entre 30,01 e 40,00 será atribuída a nota 8,0 (oito).

d) Ao candidato que tiver alcançado pontuação entre 40,01 e 50,00 será atribuída a nota 8,5 (oito e meio).

e) Ao candidato que tiver alcançado pontuação entre 50,01 e 60,00 será atribuída a nota 9,0 (nove).

f) Ao candidato que tiver alcançado pontuação entre 60,01 e 70,00 será atribuída a nota 9,5 (nove e meio).

g) Ao candidato que tiver alcançado pontuação acima de 70,01 será atribuída a nota 10 (dez).

IV - CENTRO DE BIOCIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA (CBB)

I - ATIVIDADES DE PESQUISA

PONTUAÇÃO

1) Artigo em revistas especializadas na área - autoria ou co-autoria

Até 20 pontos cada

2) Artigo de divulgação

Até 03 pontos cada

3) Artigo completo publicado em anais de congresso na área

Até 05 pontos cada

4) Livro publicado - autoria e co-autoria na área

Até 15 pontos cada

5) Livro organizado ou participação em obra coletiva na área

Até 10 pontos cada

6) Capítulo de livro na área

Até 10 pontos cada

7) Bolsa de Produtividade em Pesquisa

Até 2,5 pontos cada

8) Recursos aprovados

Até 15 pontos cada

9) Orientação ou Co-Orientação de mestrado

Até 10 pontos cada

10) Orientação ou Co-Orientação de doutorado

Até 15 pontos cada

11) Orientação de iniciação científica

Até 05 pontos cada

12) Resumos na área

Até 02 pontos cada

13) Participação em simpósios e congressos como palestrante ou organizador

Até 05 pontos cada

14) Participação em banca de tese de doutorado, mestrado e monografia

Até 03 pontos cada

15) Banca de concurso público

Até 05 pontos cada

II - ATIVIDADES DE ENSINO

PONTUAÇÃO

1)Aulas de Graduação

Até 03 pontos/semestre

2)Aulas de Pós-Graduação

Até 03 pontos/semestre

3)Coordenação: disciplinas e cursos

Até 03 pontos/semestre

III - ATIVIDADES DE EXTENSÃO

PONTUAÇÃO

1) Boletins técnicos editados por instituições oficiais de ensino, pesquisa e extensão

Até 03 pontos/semestre

2) Artigos de divulgação

Até 03 pontos/semestre

3) Assessoria técnica ou consultoria

Até 03 pontos/semestre

4) Coordenação de eventos ou convênios

Até 03 pontos/semestre

5) Cursos, palestras e prestação de serviços

Até 03 pontos/semestre

6) Projetos de extensão financiados por órgãos públicos e privados

Até 03 pontos/semestre

7) Orientação de estágios

Até 03 pontos/semestre

8) Resumos e artigos apresentados em eventos de extensão

Até 03 pontos/semestre

IV - ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS

PONTUAÇÃO

1)Cargos Administrativos

Reitoria

01 ponto/ano

Pró-Reitoria

01 ponto/ano

Diretoria

01 ponto/ano

Chefia de Departamento ou Laboratório

01 ponto/ano

Coordenação de Graduação

01 ponto/ano

Coordenação de Pós-Graduação

01 ponto/ano

2)Participação em Conselhos, Câmaras, Colegiados e Comissões

01 ponto/ano

V - OUTRAS ATIVIDADES

PONTUAÇÃO

1) Participação em Comitês de Assessoria, Conselhos Diretores e Curadores de Agências de Fomento à Pesquisa e Presidência de Sociedades ou Colegiados de Entidades Científicas

01 ponto/ano

2) Participação em Comissão Editorial

01 ponto/ano

3) Bolsa de produtividade em órgãos financiadores de pesquisa

01 ponto/ano

4) Inventos, prêmios na área de atuação e outras atividades relevantes

01 ponto/ano

NOTA: Critérios para aferição de nota em Curriculum vitae a partir da pontuação obtida.

a) O mínimo de 70 (setenta) pontos será necessário para obtenção da nota mínima 7 (sete).

b) Aos candidatos que obtiverem pontuação acima de 70 (setenta) pontos cabe a banca definir a nota a ser dada ao Curriculum, após soma da pontuação, obedecendo aos valores detalhados no edital para cada atividade, tendo a maior nota aquela que obtiver a maior pontuação. As demais notas serão atribuídas proporcionalmente em comparação a maior nota obtida.