UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas - AL

Notícia:   Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL abre vagas para Professor Substituto

UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS

ESTADO DE ALAGOAS

EDITAL Nº 005/2010 - REITORIA

A Reitora da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando o disposto na Lei n° 8.745 de 09 de dezembro de 1993 e legislações complementares, Lei n° 6.540 de 07 de dezembro de 2004 e autorização do Governo do Estado de Alagoas publicada no D.O.E. 09 de junho de 2010, torna público o presente Edital, que trata das normas gerais para Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para formação de cadastro de reserva para contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO, segundo oportunidade e conveniência apresentada pela UNEAL.

1. DOS REQUISITOS DO CANDIDATO

1.1. Poderão se candidatar a presente seleção, brasileiros ou estrangeiros legalizados no Brasil que atendam aos critérios estabelecidos no Anexo I;

1.2. Os títulos de graduação e pós-graduação devem ser reconhecidos em nível nacional e quando obtidos no exterior devem ser devidamente revalidados;

1.3. Todos os candidatos deverão provar no ato da inscrição estar quites com as obrigações eleitorais e os do sexo masculino com os deveres militares;

1.4. Caso seja servidor de nível superior da administração direta ou indireta da União, dos Estados e dos Municípios, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, deverá o candidato comprovar a não acumulação ilícita de cargos.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 15 de junho a 09 de julho de 2010, na Pró-Reitoria de Graduação, no prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas, localizada à Rua Gov. Luiz Cavalcante S/N - Alto do Cruzeiro - Arapiraca - AL, no horário das 08 às 18 horas;

2.2. A inscrição deverá ser efetuada mediante ficha de inscrição, preenchida e assinada pelo candidato ou por seu procurador. Em caso de procuração, esta deverá ter firma reconhecida em cartório e vir acompanhada de cópia do documento de identidade do procurador, devidamente autenticada e anexada ao processo de inscrição do candidato;

2.3. O candidato só poderá se inscrever para um único código;

2.4. Para a inscrição nesta seleção, exigir-se-ão cópias e originais (devidamente assinadas pelo funcionário competente por sua emissão). As cópias ficarão retidas na UNEAL e os originais servirão para fins de conferência, dos documentos abaixo relacionados:

a) Diploma do Curso de Graduação reconhecido em nível nacional ou, devidamente revalidado, se obtido no exterior;

b) Diploma do Curso de Pós-Graduação (Lato sensu - certificado, Stricto sensu - certidão ou diploma) reconhecido em nível nacional ou, devidamente revalidado, se obtido no exterior;

c) Histórico Escolar do Curso de Graduação e do Curso de Pós-Graduação;

d) Identidade;

e) CPF;

f) Título Eleitoral, com o comprovante da última votação;

g) Prova de quitação com o Serviço Militar;

h) Curriculum Vitae encadernado e enumerado (com documentos pessoais e comprobatórios conforme a ordem apresentada no anexo III deste Edital).

2.5. O candidato não poderá alegar desconhecimento das normas e condições fixadas neste Edital, para as quais a inscrição implicará em conhecimento e tácita aceitação. O candidato inscrito por procuração assume integral responsabilidade pelas informações prestadas pelo seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros do seu representante no preenchimento do requerimento de inscrição e na anexação dos documentos exigidos;

2.6. As inscrições serão homologadas após analisadas pela Comissão de Seleção e publicadas no site www.uneal.edu.br no dia 15 de julho de 2010;

2.7. Os candidatos que tiverem suas inscrições indeferidas poderão interpor recursos administrativos que deverão ser protocolados no Protocolo Geral da UNEAL, no horário das 8h às 22h, no prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas, localizada à Rua Gov. Luiz Cavalcante S/N - Alto do Cruzeiro - Arapiraca - AL, até 72h após a divulgação da homologação, em forma de requerimento elaborado de maneira clara, objetiva e fundamentado;

2.8. O resultado dos recursos interpostos será publicado pela Comissão de Seleção no site www.uneal.edu.br no dia 21 de julho de 2010.

3- DA SELEÇÃO

3.1. A Seleção se constituirá de duas etapas:

a) Prova Didática (de caráter eliminatório);

b) Análise do Curriculum Vitae, devidamente comprovado segundo anexo III deste edital (de caráter classificatório).

3.2. A prova didática tem caráter público, cujo objetivo é apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento da matéria, constará de aula a ser proferida em nível de graduação, no tempo mínimo de 30 (trinta) e no máximo 40 (quarenta) minutos, versando sobre conteúdo do ponto sorteado. A lista dos pontos para Prova Didática das respectivas disciplinas consta no anexo II deste edital;

3.3. Caso o candidato não atinja o tempo mínimo da prova, ou mesmo ultrapasse o tempo máximo, será eliminado;

3.4. A Prova Didática para as disciplinas de Língua Inglesa e Espanhola será ministrada em suas respectivas línguas;

3.5. Apresentação do Plano de Aula em 03 (três) vias aos membros da Banca Examinadora.

4 - DO SORTEIO E REALIZAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA

4.1. O sorteio do ponto e da ordem de apresentação da prova didática ocorrerá no Auditório do CAMPUS III - Palmeira dos Índios, localizado à Rodovia AL 115, KM 3, impreterivelmente, às 9 horas (horário de Brasília), conforme datas abaixo:

a) Data: 22 de julho de 2010: para os candidatos que pleiteiam vagas para o CAMPUS II - Santana do Ipanema;

b) Data: 26 de julho de 2010: para os candidatos que pleiteiam vagas para o CAMPUS III - Palmeira dos Índios;

c) Data: 28 de julho de 2010: para os candidatos que pleiteiam vagas para o CAMPUS I - Arapiraca;

d) Data: 02 de agosto de 2010: para os candidatos que pleiteiam vagas para o CAMPUS IV - São Miguel dos Campos e CAMPUS V - União dos Palmares.

4.1.1. A prova didática será realizada conforme datas abaixo:

a) Data: 23 e 24 de julho de 2010: para os candidatos que pleiteiam vagas para o CAMPUS II - Santana do Ipanema;

b) Data: 27 e 28 de julho de 2010: para os candidatos que pleiteiam vagas para o CAMPUS III - Palmeira dos Índios;

c) Data: 29 e 30 de julho de 2010: para os candidatos que pleiteiam vagas para o CAMPUS I - Arapiraca;

d) Data: 03 e 04 de agosto de 2010: para os candidatos que pleiteiam vagas para o CAMPUS IV - São Miguel dos Campos e CAMPUS V - União dos Palmares.

4.1.2. O não comparecimento do candidato no horário e local estabelecido neste acarretará a eliminação de sua inscrição;

4.2.3. Dependendo do número de candidatos, a Comissão de Seleção poderá dividir os inscritos, mediante sorteio, em grupos de 04 (quatro) candidatos, no mínimo 24 (vinte e quatro) horas antes da realização da Prova Didática do primeiro grupo. Na ocasião da formação dos grupos, será sorteado o ponto para todos os candidatos do primeiro grupo e definido o cronograma dos sorteios de ponto dos grupos subseqüentes. Concomitantemente ao sorteio do ponto da Prova Didática, será feito o da ordem de realização das provas pelos candidatos dentro de cada grupo. O ponto sorteado será o mesmo para os candidatos do mesmo grupo, não sendo excluídos do sorteio pontos já sorteados para provas de grupos anteriores;

4.3.4. Os candidatos deverão apresentar, no dia do sorteio do ponto, documento de identificação com foto e comprovante da ficha de inscrição;

4.4. Todos os candidatos deverão apresentar-se para a Prova Didática, impreterivelmente, às 8h30min (horário de Brasília), no Auditório do Campus III - Palmeira dos Índios, localizado à Rodovia AL 115, KM 3, conforme calendário de sorteio e realização de prova didática (Item 4.1 e 4.1.1). O não comparecimento do candidato no horário estabelecido neste acarretará a eliminação de sua inscrição;

4.4.1. Os candidatos deverão ficar confinados até o horário da sua Prova Didática. Aqueles candidatos que estiverem aguardando a vez deverão ficar incomunicáveis com o exterior, entendendo‐se, quando necessário, com a Comissão de Seleção;

4.5. A Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL não disponibilizará aos candidatos nenhum tipo de recursos didáticos e/ou tecnológicos. Poderão ser utilizados quaisquer recursos didáticos compatíveis, compete ao candidato providenciar, por seus próprios meios, a obtenção, utilização e manuseio do equipamento necessário;

4.6. Cada Banca Examinadora será composta por 03 (três) professores designados pela Comissão de Seleção;

4.7. Os Membros da Banca Examinadora atribuirão aos candidatos notas de 0 (zero) a 10 (dez) em cada avaliação. A Prova Didática tem caráter eliminatório, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete). A análise do Curriculum Vitae tem caráter classificatório;

4.8. Em caso de empate entre os candidatos à mesma vaga, considerar-se-ão, para o desempate, os seguintes critérios por ordem de prioridade:

a) Idade, privilegiando-se o candidato mais idoso (Art. 27 Parágrafo único da Lei 10.741 de 01/10/2003);

b) Maior nota na prova Didática;

c) Casado.

5. DO RESULTADO

5.1. O resultado parcial da Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para formação de cadastro de reserva para contratação de professor substituto será publicado na página da UNEAL (www.uneal.edu.br/) no dia 10 de agosto de 2010;

5.2. O resultado final da Seleção Pública Simplificada de Provas de Títulos e Didática para formação de cadastro de reserva para contratação de professor substituto será publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas no dia 18 de agosto de 2010.

6. DOS RECURSOS

6.1. Os recursos deverão ser protocolados no Protocolo Geral da UNEAL, no horário das 8h às 22 h, no prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Alagoas, localizada à Rua Gov. Luiz Cavalcante S/N - Alto do Cruzeiro - Arapiraca - AL, até 72h depois da divulgação do resultado, em forma de requerimento elaborado de maneira clara, objetiva e fundamentado, sob pena de indeferimento.

7. DA CONTRATAÇÃO

7.1. A aprovação no processo seletivo não obriga a contratação dos candidatos aprovados, ocorrendo esta apenas em atendimento às necessidades da UNEAL e segundo sua conveniência;

7.2. A contratação do Professor Substituto será pelo prazo de 12 (doze) meses, podendo ser renovada por igual período, segundo oportunidade e conveniência da UNEAL, com regime de trabalho de 20h, de acordo com a Lei n° 6.540 de 07 de dezembro de 2004;

7.3. O candidato contratado fica obrigado ao cumprimento de 12h semanais de atividade didática em sala de aula, sendo as horas distribuídas dentro do horário de funcionamento da Coordenação, nas disciplinas e turnos indicados pelo Coordenador de cada curso;

7.4. O candidato contratado fica obrigado a prestar seus serviços em quaisquer cursos do campus lotado, independentemente do que consta no anexo I deste Edital, tendo em vista o que relata no anexo I da Lei Nº. 6.540, de 07 de dezembro de 2004, bem como o art. 132 do Regimento Geral da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL;

7.5. Caso seja convocado para contratação, não será facultado ao candidato selecionado postergar o início de suas atividades.

8. DA REMUNERAÇÃO

8.1. A remuneração mensal será de R$ 1.927,00 (um mil, novecentos e vinte e sete reais).

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. O prazo de validade da seleção será de 180 dias, a contar da data da homologação do resultado final do processo seletivo por Portaria expedida pela Reitoria, podendo a validade ser prorrogada por igual período, apenas uma vez, a critério da UNEAL;

9.2. Os candidatos não selecionados terão prazo de 60 (sessenta) dias, após o resultado do processo seletivo, para retirar sua documentação. Após este prazo, os documentos serão incinerados;

9.3. O contrato de Professor Substituto será extinto pelo término do prazo contratual, por iniciativa do contratado ou da contratante, com antecedência de 30 (trinta) dias;

9.4. A rescisão do contrato por parte do contratado que não atender ao que dispõe o subitem 9.3 implicará multa equivalente a um salário referência do mesmo;

9.5. Perderá todos os direitos à vaga ou cessarão seus efeitos, o candidato que apresentar documentação falsa, detectável em qualquer momento do Processo Seletivo ou no decorrer do contrato;

9.6. O quantitativo de vagas ofertadas, local e disciplinas encontram-se discriminados no anexo I deste Edital;

9.7. As disposições e instruções contidas nos anexos deste Edital constituem normas que o integram, bem como as demais publicações oficiais referentes ao Processo Seletivo que vierem a ser publicadas;

9.8. Os casos omissos ou situações imprevistas serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Arapiraca, 09 de junho de 2010.

Laudirege Fernandes Lima
Reitora da UNEAL

ANEXO I - EDITAL Nº. 005/2010 - Reitoria - QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS Campus I. Arapiraca

TITULAÇÃO MÍNIMA

CURSOS

DISCIPLINAS

VAGAS

CÓDIGO

Graduação em Matemática com Pós‑ Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

MATEMÁTICA

- Geometria Analítica

- Álgebra Linear e Álgebra I e II

- Desenho Geométrico

- Lógica da Matemática

01

01

Graduação em Matemática com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

MATEMÁTICA

- Cálculo III e IV

- Equações Diferenciais

- Cálculo Numérico

- Matemática Básica

- Novas Tecnologias para o ensino da Matemática

01

02

Graduação em Matemática com Pós‑ Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

MATEMÁTICA

- Projetos Integrados I, II, III e IV

- Prática de Formação de Professores de Matemática I, II, III e IV

- Didática da Matemática

01

03

Graduação em Direito com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

DIREITO

Direito Civil

01

04

Graduação em Direito com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

DIREITO

Direito Processual Civil

01

05

Graduação em Matemática ou Física com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/ QUÍMICA/ CIÊNCIAS CONTÁBEIS

- Cálculo I e II

- Estatística

- Bioestatística

- Elementos de Física

- Física I e II

01

06

Graduação em Ciências Biológicas com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

- Educação Ambiental

- Histologia Animal

- Genética de População

01

07

Graduação em Ciências Biológicas com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

- Farmacologia e disciplinas afins.

01

08

Graduação em Química com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/ QUÍMICA

- Bioquímica

- Química Orgânica

01

09

Graduação em Pedagogia ou Pedagogia com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/ QUÍMICA

- Psicologia da Educação

- Educação brasileira: legislação e política

01

10

Graduação em Química com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

QUÍMICA

Química Geral I e II Química Inorgânica I e II

01

11

Graduação em Letras com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

- Língua Portuguesa I e II

01

12

Graduação em Ciências Contábeis com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Contabilidade Comercial I e II Introdução à atuária Sistema de Informática Gerencial Informática Aplicada à Contabilidade

01

13

Graduação em Ciências Contábeis com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

- Análise das Demonstrações Contábeis I

- Análise das Demonstrações Contábeis II

- Laboratório Contábil

- Perícia e Investigação Contábil

01

14

Graduação em História ou Ciências Sociais com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

HISTÓRIA/ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

- Ciências Políticas

- Políticas Sociais

- Avaliação Social de Projetos

- Elaboração e Gestão de Projetos

01

15

Campus II. Santana do Ipanema

TITULAÇÃO MÍNIMA

CURSOS

DISCIPLINAS

VAGAS

CÓDIGO

Graduação em Pedagogia com Pós‑ Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PEDAGOGIA

- Metodologia Científica;

- Pesquisa e Prática Educacional I e II;

- Planejamento e Projetos Pedagógicos;

. Políticas Públicas em Educação no Brasil;

- Avaliação Institucional

01

16

Graduação nas áreas de Ciências Humanas ou Sociais com Pós-Graduação em áreas afins em que conste no Histórico Escolar da Graduação ou da Pós-Graduação a disciplina a ser ministrada ou disciplina correlata.

PEDAGOGIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ZOOTECNIA

- Educação e Novas Tecnologias

- Informática e Informática Aplicada à Agropecuária e disciplinas afins

01

17

Graduação em Ciências Biológicas com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

PEDAGOGIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

- Metodologia do Ensino de Ciências I e II

- Educação Ambiental e disciplinas afins

01

18

Graduação em Zootecnia ou Medicina Veterinária com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

ZOOTECNIA

- Bovinocultura de Corte

- Bubalinocultura

- Zootecnia Geral

- Bovinocultura de Leite

- Zootecnia Especial

- Contensão Animal

01

19

Graduação em Agronomia ou Ciências Biológicas com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

ZOOTECNIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

- Sistemática Vegetal

- Fisiologia Vegetal

- Morfologia e Sistemática Vegetal

01

20

Graduação em Medicina Veterinária com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

ZOOTECNIA

- Fisiologia Animal

- Fisiologia da Reprodução

- Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos I e II

- Biotecnologia Animal

01

21

Graduação em Zootecnia ou Medicina Veterinária com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

ZOOTECNIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

- Embriologia

- Genética Humana

- Microbiologia

- Genética das Populações e Evolução

- Parasitologia Zootécnica

01

22

Graduação em Zootecnia ou Medicina Veterinária com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ZOOTECNIA

- Genética Geral

- Genética das Populações

- Melhoramento Genético Animal

01

23

Graduação em Zootecnia ou Medicina Veterinária ou Agronomia, com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

ZOOTECNIA

- Nutrição de Ruminantes

- Nutrição de Não-Ruminantes

- Alimentos e Alimentações

- Suinocultura

01

24

Campus III. Palmeira dos Índios

TITULAÇÃO MÍNIMA

CURSOS

DISCIPLINAS

VAGAS

CÓDIGO

Graduação em Pedagogia com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

PEDAGOGIA, HISTÓRIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E LETRAS

Didática, Didática Geral, Educação Inclusiva, Seminário de Pesquisa I, II e III, Recursos Humanos

01

25

Graduação em Letras/Português com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

Literatura Portuguesa I, II, Teoria da Literatura I, II, Literatura Infantil e Infanto-Juvenil

01

26

Graduação em Ciências Biológicas ou Agronomia com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Anatomia e Morfologia Vegetal, Fisiologia Vegetal, Sistemática Vegetal e disciplinas afins

01

27

Graduação em Letras/Português com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

Linguística I, II, III, Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa

01

28

Graduação em Matemática com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

MATEMÁTICA E PEDAGOGIA

Análise Matemática I e II, Estatística e disciplinas afins

01

29

Graduação em Letras/Português com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS, MATEMÁTICA E QUÍMICA

Leitura e Produção de Textos, Pragmática, Estilística Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I, II, III

01

30

Graduação em Ciências Biológicas com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Estágio Supervisionado e Metodologia do Ensino de Ciências

01

31

Graduação em Pedagogia com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Educação Brasileira: Legislação e Políticas, Sociologia da Educação e disciplinas afins

01

32

Graduação em Ciências Biológicas com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Genética Geral, Genética das Populações e Evolução, Genética Humana, Bioquímica, Iniciação à Pesquisa, Seminário de Pesquisa e disciplinas afins.

01

33

Graduação em Matemática com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

PEDAGOGIA E MATEMÁTICA

Didática da Matemática, Metodologia do Ensino da Matemática Prática e Formação de Professores I, II, III e IV e Projetos Integrados e Disciplinas afins.

01

34

Campus IV. São Miguel dos Campos

TITULAÇÃO MÍNIMA

CURSOS

DISCIPLINAS

VAGAS

CÓDIGO

Graduação em Matemática ou Ciências Contábeis com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

- Complementos de Matemática para Contabilidade e Administração

- Estatística

- Matemática Financeira

- Informática Aplicada à Contabilidade

01

35

Graduação em Direito com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

- Instituição de Direito

- Direito Empresarial

- Legislação Social

- Legislação Tributária

01

36

Graduação em Administração com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

- Fundamentos de Administração

- Administração Financeira e Orçamento

01

37

Graduação em Filosofia ou Pedagogia com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

- Filosofia

- Filosofia da Educação I e II

- Sociologia I e II

- Sociologias das Organizações

01

38

Graduação em Letras/Português com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

- Linguística I, II e III;

- Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa;

- Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa

01

39

Graduação em Letras/Português com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

- Latim I

- Latim II

- Filologia Românica

- Língua Portuguesa

01

40

Graduação em Letras/Inglês com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

- Literatura em Língua Inglesa

- Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

- Língua Inglesa - Expressão Oral

02

41

Graduação em Letras/Espanhol com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

- Literatura em Língua Espanhola

- Língua Espanhola - Expressão Oral

- Fonética e Fonologia da Língua Espanhola

- Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola

02

42

Graduação em Pedagogia com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

DIDÁTICA

01

43

Graduação em Letras/Português com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

LÍNGUA PORTUGUESA

01

44

Campus V. União dos Palmares

TITULAÇÃO MÍNIMA

CURSOS

DISCIPLINAS

VAGAS

CÓDIGO

Graduação em Filosofia com Pós‑ Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS E GEOGRAFIA

- Filosofia da Educação

- Sociologia da Educação

- Introdução à Filosofia

- Introdução à Sociologia

- Antropologia Cultural

01

45

Graduação em Pedagogia com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS E GEOGRAFIA

- História da Educação

- Educação Brasileira: Legislação e Política

- Didática

- Metodologia Científica

01

46

Graduação em Psicologia com Pós‑ Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS E GEOGRAFIA

- Psicologia da Educação

- Psicologia do Desenvolvimento

- Educação Especial

- Psicologia da Educação

- Introdução a Psicologia

01

47

Graduação em Letras/Português com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

- Linguística I, II e III

- Linguística Aplicada

01

48

Graduação em Letras/Português com Pós-Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

- Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa;

- Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

01

49

Graduação em Letras/Inglês com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

- Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa;

- Metodologia do Ensino de Língua Inglesa.

01

50

Graduação em Letras/Inglês com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

LETRAS

- Língua Inglesa I, II, III, IV, V, VI e VII;

- Fonética e Fonologia da Língua Inglesa;

- Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa.

01

51

Graduação em Geografia com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

GEOGRAFIA

- Geologia Geral

- Fundamentos de Climatologia

- Geografia dos Recursos Hídricos

- Biogeografia

- Geomorfologia Geral

- Impactos Ambientais;

01

52

Graduação em Geografia com Pós- Graduação na área de conhecimento pretendida ou áreas afins.

GEOGRAFIA

- Geografia das sociedades indígenas;

- Geografia de Alagoas; Geografia econômica, Geografia afro brasilira ,Métodos e Técnicas de pesquisa em geografia

01

53

Laudirege Fernandes Lima
Reitora da UNEAL

ANEXO II - LISTA DE PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA

SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO - EDITAL N° 005/2010 - Reitoria

Campus I. Arapiraca

CURSO(S)

DISCIPLINAS

PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA

CÓDIGO

MATEMÁTICA

- Geometria Analítica

- Álgebra Linear e Álgebra I e II

- Desenho Geométrico

- Lógica da Matemática

1. Espaços Vetoriais;

2. A Reta e o Plano;

3. Base e Dimensão;

4. Transformações Lineares;

5. Autovalores e Autovetores;

6. Anéis e Corpos;

7. Grupos;

8. Implicação Lógica;

9. Equivalência Lógica;

10. Desenho Geométrico.

01

MATEMÁTICA

- Cálculo III e IV

- Equações Diferenciais

- Cálculo Numérico

- Matemática Básica

- Novas Tecnologias para o ensino da Matemática

1. Teorema Fundamental do Cálculo;

2. Séries infinitas;

3. Derivadas Parciais;

4. Integrais múltiplas;

5. Cálculo Vetorial;

6. Equações Diferenciais Ordinárias;

7. Equações Diferenciais Parciais;

8. Noções Básicas sobre Erros;

9. Ajuste de Curvas;

10. Função Densidade de Probabilidade.

02

MATEMÁTICA

- Projetos Integrados I, II. III e IV

- Prática de Formação de Professores de Matemática I, II, III e IV

- Didática da Matemática

2. O ensino da Matemática no Brasil: tendências e concepções;

3. Projeto de Pesquisa voltado para o ensino da Matemática;

4. Fundamentos da Educação Matemática;

5. Didática Matemática;

6. A Prática Pedagógica do Professor de Matemática;

7. A Prática Pedagógica como fonte viva da teoria coletiva;

8. Laboratório de Aprendizagem Matemática;

9. Laboratório de Ensino Matemático;

10. Critérios de Avaliação para o ensino da Matemática;

11. Conhecimentos pedagógicos para o ensino da Matemática.

03

DIREITO

Direito Civil

1. Tutela e Curatela;

2. Alimentos e Bem de Família;

3. Dos Bens: Conceitos, Características Gerais e Distinção;

4. Direito das Obrigações: Transmissão, Adimplemento e Extinção das Obrigações;

5. Teoria Contratual do Novo Código Civil;

6. A Posse e a Propriedade: Aquisição e Perda;

7. Da Superfície e das Servidões: Usufruto, Uso e Habitação;

8. A Família na Constituição e no Novo Código Civil;

9. Do Casamento e da União Estável;

10. Da Sucessão Legítima: Sucessão Testamentária, Inventário e Partilha.

04

DIREITO

Direito Processual Civil

1. Noções Gerais: Direito Material e Direito Processual: Denominação do Direito Processual e sua Divisão;

2. Princípios e garantias constitucionais do processo;

3. Sentença e coisa julgada;

4. Novo Sistema Executório Brasileiro: Aspectos relevantes e a Compatibilidade entre os sistemas executórios;

5. Repercussão Geral do Recurso Extraordinário e Recursos Especiais Repetitivos: questões polêmicas, questões práticas e o juízo de admissibilidade dos recursos;

6. A eficácia do Direito Processual no tempo e no espaço;

7. A ação rescisória;

8. Comunicação dos atos processuais;

9. Nulidades processuais;

10. Teoria geral: Recentes reformas legislativas sobre a matéria recursal e os Recursos em espécie.

05

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/ QUÍMICA/ CIÊNCIAS CONTÁBEIS

- Cálculo I e II

- Estatística

- Bioestatística

- Elementos de Física

- Física I e II

1. Funções e Gráficos;

2. Limites e Continuidade;

3. Técnicas de Derivação;

4. Área e Integral Definida;

5. Estatística Descritiva;

6. A Distribuição Normal;

7. O teste do qui-quadrado;

8. Cinemática;

9. As Leis de Newton;

10. Energia e Conservação de Energia.

06

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

- Educação Ambiental

- Histologia Animal

- Genética de População

1. Princípios e Métodos de Educação Ambiental;

2. Tecido Epitelial, conjuntivo e adiposo;

3. Glândulas Endócrinas;

4. Cidadania: Exercício para educação ambiental;

5. Hemocitopoese;

6. Ecologia Humana;

7. Tecido Ósseo;

8. Educação Ambiental e Legislação;

9. Tecido Cartilaginoso;

10. Trabalhando Projetos para educação ambiental.

07

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Farmacologia e disciplinas afins

1. Introdução à farmacologia Geral: histórico, formas farmacêuticas dos medicamentos, vias de administração dos medicamentos, o caminho do fármaco no corpo humano;

2. Breve histórico do surgimento dos fármacos;

3. Ações das drogas: princípios gerais; Drogas na Medicina; Ligação das moléculas das drogas com as células; Antagonismos entre drogas;

4. Aspectos moleculares da ação das drogas; Alvos para ação das drogas; Proteínas receptoras; Famílias de receptores;

5. Formas de administração de fármacos;

6. Modelos de estudo de farmacocinética;

7. Farmacologia no Sistema Nervoso Autônomo;

8. Absorção, distribuição, biotransformação e excreção de fármacos;

9. Psicofármacos de uso não-médico (drogas de abuso): estimulantes, depressores, opiáceos, canabinóides, allucinógenos e anticolinérgicos;

10. Aspectos Gerais em Farmodinâmica.

08

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/ QUÍMICA

- Bioquímica

- Química Orgânica

1. Propriedades químicas e físicas dos hidrocarbonetos;

2. Funções orgânicas: aspectos químicos e aplicações;

3. Funções nitrogenadas: aspectos químicos e aplicações;

4. Conceitos fundamentais sobre reações de adição, substituição e eliminação;

5. Estereoquímica e ressonância;

6. Aminoácidos, peptídeos e proteínas;

7. Carboidratos;

8. Lipídios;

9. Catabolismo: glicólise, glicogenólise e ciclo de Krebs;

10. Anabolismo: biossíntese de ácidos graxos e de glicose.

09

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/ QUÍMICA

- Psicologia da Educação

- Educação brasileira: legislação e política

1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN/1996;

2. Princípios e fins da educação nacional;

3. Constituição Federal: capítulo da educação;

4. Diretrizes Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental;

5. Diretrizes Curriculares Nacionais: Ensino Médio;

6. Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE;

7. Resolução CEB nº 2, de 7 de abril de 1998 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental;

8. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio;

9. Plano Nacional de Educação - PNE;

10. A escola como organização social.

10

QUÍMICA

Química Geral I e II

Química Inorgânica I e II

1. Introdução à química: Hstória da química e Lei das combinações químicas;

2. Estrutura eletrônica;

3. Classificação periódica;

4. Teoria das ligações químicas;

5. Estequiometria das reações;

6. Teorias: ácidos e bases;

7. Teoria dos orbitais moleculares;

8. Equilíbrio químico;

9. Funções inorgânicas: óxido e sais;

10. Importância e aplicação das funções inorgânicas: ácidos, bases, óxidos e sais.

11

LETRAS

- Língua Portuguesa I e II

1. Linguagem e comunicação
- Níveis de linguagem;
- O léxico;
- Campos semânticos e campos lexicais

2. A organização do discurso;

3. Figuras de retórica;

4. Palavras e sintagmas: tipologia e sintática;

5. Sintagma nominal;

6. O sintagma adverbial;

7. O sintagma verbal e a tipologia sintática do verbo;

8. Sintaxe e pontuação;

9. Classes de palavras: NGB e NGP (Antecedentes e conseqüentes);

10. Estruturas dos vocábulos: gerais e especiais.

12

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Contabilidade Comercial I e II

Introdução à atuária

Sistema de Informática Gerencial

Informática Aplicada à Contabilidade

1. Constituição das Empresas Comerciais (aspectos contábeis e jurídicos);

2. Operações com mercadorias;

3. Deduções de vendas;

4. Elaboração das demonstrações contábeis;

5. Subsistemas do sistema de informação gerencial e os usos da informação;

6. Informações e evolução das tecnologias;

7. Organização e controle das informações;

8. Planos de custeio: capitalização ortodoxa, capitais de cobertura, repartição pura, crédito unitário e plano de custeio da previdência pública;

9. Planos de capitalização: caracterização básica e aspectos atuariais relevantes;

10. Importância da informática para as empresas e a contabilidade: informática nas pequenas e médias empresas; informática nas grandes empresas.

13

- CIÊNCIAS CONTÁBEIS

- ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS I

- ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS II

- LABORATÓRIO CONTÁBIL

- PERÍCIA E INVESTIGAÇÃO CONTÁBIL

1. Análise liquidez e endividamento.

2. Análise de prazos operacionais e giros.

3. Retorno sobre investimentos.

4. A análise contábil como instrumento gerador de informações.

5. Análise da gestão de caixa: análise da DOAR e análise do fluxo de caixa.

6. Análise da gestão do lucro: alavancagem operacional, financeira e combinada.

7. Procedimentos a serem adotados para abertura de uma empresa comercial.

8. Encerramento de exercício social e apuração do resultado.

9. A Perícia contábil como prova judicial. A formulação de quesitos.

14

HISTÓRIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

- Ciências Políticas

- Políticas Sociais

- Avaliação Social de Projetos

- Elaboração e Gestão de Projetos

1. A evolução do moderno conceito de Estado, em Hobbes, Rosseau e Locke;

2. A noção de estado ampliado em Gramsci e seus reflexos na teoria dos aparelhos Ideológicos de Estado em Althusser;

3. Poder e política: da centralidade moderna à microfísica focaultiana;

4. A Trajetória das Políticas Sociais no Brasil;

5. Estrutura e mudanças no Estado do bem estar social;

6. Marco Legal, desenho institucional e pressupostos conceituais das Políticas de saúde, educação, assistência social e segurança pública;

7. Conflitos na avaliação social;

8. Estudos de Mercado;

9. Conceitos e pressupostos na Gestão de Projetos;

10. Análise na elaboração e implementação de Projetos para o setor Público.

15

Campus II. Santana do Ipanema

CURSO(S)

DISCIPLINAS

PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA

CÓDIGO

- CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

- PEDAGOGIA

- Metodologia Científica;

- Pesquisa e Prática Educacional I e II;

- Planejamento e Projetos Pedagógicos;

- Políticas Públicas em Educação no Brasil;

- Avaliação Institucional

1. A pesquisa como instrumento de construção do saber coletivo e individual;

2. A pesquisa em Educação: paradigmas, dificuldades, alternativas e possibilidades;

3. A Pedagogia e o processo de laicização do saber decorrente do movimento iluminista;

4. A trilogia Epistemologia X Pedagogia X Aprendizagem;

5. Elaboração de trabalhos acadêmicos em Pedagogia: a produção do saber;

6. Estrutura do trabalho científico: formato e normas de composição;

7. Elaboração de projetos de pesquisa;

8. Concepções e metodologias de avaliação;

9. Avaliação como elemento de processo decisório;

10. Leitura, análise, interpretação e produção de textos: técnicas e instrumentos.

16

PEDAGOGIA/CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/ ZOOTECNIA

- Educação e Novas Tecnologias

- Informática e Informática Aplicada à Agropecuária e disciplinas afins

1. Representação da Informática;

2. Hardwares: Conceitos e Definições;

3. Elementos do Hardware;

4. Software: Conceitos e Definições;

5. Sistemas Operacionais Aplicativos;

6. Rede s de Computadores;

7. Intranet;

8. Internet;

9. Correi o Eletrônico;

10. Excel.

17

PEDAGOGIA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

- Metodologia do Ensino de Ciências I e II

- Educação Ambiental e disciplinas afins

2. Abordagem sobre o ensino de ciências no Ensino Fundamental;

3. Metodologia do Ensino de Ciências: Técnicas para experimentação do ensino
de Ciências;

4. Orientações para a elaboração do projeto de feiras de ciências e exposições;

5. Abordagens didático-pedagógicas sobre o ensino de biologia no Ensino Médio;

6. Experimentos em Biologia;

7. Princípios e Métodos de educação Ambiental;

8. Cidadania: Exercício para Educação Ambiental;

9. Oficinas Ecológicas: lutas sociais, lutas ecológicas;

10. Educação Ambiental e Legislação;

11. Trabalhando projetos para aplicação da Educação Ambiental.

18

ZOOTECNIA

- Bovinocultura de Corte

- Bubalinocultura

- Zootecnia Geral

- Bovinocultura de Leite

- Zootecnia Especial

- Contensão Animal

1. Bovinocultura de Leite: Importância Sócio‑econômica, principais raças;

2. Bovinocultura de Corte: Sistemas de Produção e Índices Zootécnicos;

3. Caprinocultura/ovinocultura: reprodução e controle sanitário, principais raças;

4. Suinocultura: principais raças, suas características produtivas e de carcaças;

5. Sistemas de Produção de Leite: manejo nutricional em bovinos, manejo de vaca em lactação;

6. Gado de Corte: manejo de bezerras e novilhas;

7. Principais Provas Zootécnicas;

8. Métodos e Critérios de Julgamento de Bovinos;

9. Grupamento Zootécnico: conceitos e classificação;

10. Efeitos Diretos e Indiretos do ambiente sobre os animais domésticos e os sistemas produtivos.

19

ZOOTECNIA/CIÊNCIAS/BIOLÓGICAS

- Sistemática Vegetal

- Fisiologia Vegetal

- Morfologia e Sistemática Vegetal

1. Sistemática e importância econômica das talófitas, briófitas e pteridófitas;

2. Família palmae: caracteres gerais, taxonomia;

3. Herborização e chaves docotômicas;

4. Movimento da água no sistema solo‑raiz-planta-atmosfera;

5. Nutrição mineral das plantas superiores: elementos essenciais;

6. Fotossíntese;

7. Caracterização das plantas forrageiras: espécies;

8. Tipos de pastagens e condições de produção;

9. Produção de feno: fermentação de material ensilado;

10. Ecossistemas de pastagens.

20

ZOOTECNIA

- Fisiologia Animal

- Fisiologia da Reprodução

- Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos I e II

- Biotecnologia Animal

1. Sistema circulatório: coração e pericárdio, vasos, tipos de circulação, circulação sistêmica, pulmonar, fetal e porta-hepática;

2. Sistema urinário: rins, ureteres, bexiga e uretra;

3. Fisiologia da reprodução animal: fisiologia do aparelho genital masculino;

4. Fisiologia da reprodução animal: fisiologia do aparelho genital feminino, ovulogênese e função endócrina, ciclo sexual da fêmea doméstica;

5. Estudo geral do cio: sinais de cio, controle do cio e da ovulação, sincronização do cio, fecundação, gestação, parto e puerpério;

6. Estudo geral dos órgãos do sentido, sistema nervoso e relação com o meio/adaptação: sistema nervoso, sistema nervoso central, córtex motor e sensorial, medula espinhal e circuito, postura e locomoção, sistema vascular do cerebelo;

7. Fisiologia da glândula mamária e da lactação: embriologia e morfologia da glândula mamária, endocrinologia da lactação, mamogênese, lactogênese e lactopoiese;

8. Anatomia dos animais domésticos - sistema respiratório: nariz, cavidade nasal, laringe e etc;

9. Anatomia dos animais domésticos - sistema digestivo: boca, dentes, língua, glândulas salivares e etc;

10. Sistema tegumentar: pele e anexos.

21

ZOOTECNIA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

- Embriologia

- Genética Humana

- Microbiologia

- Genética das Populações e Evolução

- Parasitologia Zootécnica

1. Segunda semana de desenvolvimento humano;

2. Placenta e membranas fetais;

3. Defeitos congênitos humanos;

4. Classificação microbiana: posição sistemática dos procarióticos e eucarióticos;

5. Reprodução e crescimento bacteriano;

6. Virologia: estrutura e replicação;

7. Abiogênese e Biogênese;

8. Teorias evolucionistas;

9. Darwinismo;

10. Ecologia da raciação.

22

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E ZOOTECNIA

GENÉTICA GERAL

GENÉTICA DAS POPULAÇÕES

MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL

1. Métodos de acasalamento (endogamia e cruzamento) e animais de interesse zootécnico;

2. Estimativa de parâmetros genéticos de animais de interesse zootécnico;

3. Melhoramentoaplicad o a ruminantes;

4. Interação genótipo ambiente;

5. Genética de populações;

6. Genética molecular e sua aplicação na biotecnologia;

7. Métodos de seleção animal;

8. Melhoramento aplicado a monogástrico;

9. Herdabilidade e correlações;

10. Perspectivas e desafios em bioinformática.

23

ZOOTECNIA

- Nutrição de Ruminantes

- Nutrição de Não-Ruminantes

- Alimentos e Alimentações

- Suinocultura

1.Classificação dos alimentos;

2.Digestibilidade dos alimentos;

3.Principais alimentos utilizados na alimentação dos animais domésticos;

4.Estudo da importância e fundamentos da nutrição animal e sua relação com outras ciências;

5. Processos fisiológicos da digestão e absorção nos não-ruminantes;

6. Digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes;

7. Tabelas de exigências nutricionais para os não- ruminantes e composição nutricional dos alimentos;

8. Processos fisiológicos da digestão e absorção nos ruminantes;

9. Raças e cruzamentos de suínos;

10. Manejo de leitões, matrizes e cachaços.

24

Campus III. Palmeira dos Índios

CURSO(S)

DISCIPLINAS

PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA

CÓDIGO

PEDAGOGIA, HISTÓRIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E LETRAS

Didática, Didática Geral, Educação Inclusiva, Seminário de Pesquisa I, II e III, Recursos Humanos.

.1. A Didática na formação dos profissionais da educação;

2. Evolução histórica da didática e as tendências pedagógicas em educação;

3. Planejamento do ensino: conceitos, finalidades, tipos de planos de ensino e projeto político pedagógico.

4. Conceitos fundamentais na elaboração do planejamento: Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade, competências e habilidades.

5. Experiências pedagógicas inovadoras;

6. A Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica: Um Desafio Possível.

7. Administração e supervisão de Recursos Humanos na área educacional;

8. Avaliação de desempenho pessoal e profissional.

9. Políticas, diretrizes, tendências e desafios da Educação Inclusiva;

10. A Educação Inclusiva na escola: princípios, currículo, metodologia e avaliação.

25

LETRAS

Literatura Portuguesa I, II, Teoria da Literatura I, II, Literatura Infantil e Infanto-Juvenil

1. Teoria e prática: instrumental teórico básico aos estudos literários.

2. As principais teorias das correntes críticas da teoria da literatura.

3. Características fundamentais da obra literária aplicada à prática de leitura de textos poéticos.

4. Literatura portuguesa: a narrativa moderna.

5. A épica portuguesa clássica.

6. O drama literário romântico português.

7. O discurso literário: o autor, a realidade, o leitor e a linguagem.

8. Literatura infantil e juvenil brasileira.

9. Literatura portuguesa clássica: o gênero lírico. 10.Compreensão da literatura: a função, a forma, o conteúdo.

26

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Anatomia e Morfologia Vegetal, Fisiologia Vegetal, Sistemática Vegetal e disciplinas afins

1. Célula Vegetal e suas Estruturas;

2. Morfologia interna e externa dos tecidos vegetais

3. Morfologia interna e externa dos órgãos vegetais

4. Reprodução Vegetal

5. Princípios Básicos da Fisiologia Vegetal

6. Os grandes grupos vegetais: Algae, Fungi, Lichenes, Bryophyta, Pteridophyta, Gymnospermae e Angiospermae.

7. Fotossíntese e respiração

8. Regulação nos vegetais

9. Fotoperiodismo e adaptação ao meio ambiente

10. As plantas e o Homem

27

LETRAS

Linguística I, II, III, Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa

1. Linguística/linguística histórica: objetos e métodos;

2. Linguística sincrônica e diacrônica e o signo lingüístico;

3. A linguística textual e o ensino de língua portuguesa;

4. Concepções de linguagem: estruturalismo, gerativismo e funcionalismo;

5. Linguística e cognição: contribuições da psicolinguística para aquisição e aprendizagem de línguas;

6. Dialogia, heterogeneidade e polifonia;

7. Teoria da variação lingüística;

8. Análise e descrição linguísticas: aspectos morfossintáticos;

9. Linguística aplicada: teorias e práticas no ensino de língua materna;

10. Ramos da linguística: panorama conciso e contribuições para as ciências da linguagem e para o ensino.

28

MATEMÁTICA E PEDAGOGIA

Análise Matemática I e II, Estatística e disciplinas afins

1. Conjuntos finitos, enumeráveis e não‑enumeráveis;

2. Topologia da reta;

3. Funções contínuas;

4. O Teorema Fundamental do Cálculo;

5. Sequências e séries de funções;

6. Distribuições e gráficos de freqüência;

7. Médias Geral, Geométrica e Harmônica. Medidas de tendência central;

8. Medidas de dispersão, de Assimetria e Curtose;

9. Metodologia do teste de hipóteses;

10. Teste Z e teste t de hipóteses.

29

LETRAS, MATEMÁTICA E QUÍMICA

Leitura e Produção de Textos, Pragmática, Estilística Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I, II, III

1. O papel da Língua Portuguesa nos atuais Parâmetros Curriculares Nacionais;

2. O texto como unidade básica do ensino da Língua Portuguesa;

3. Estratégias argumentativas em textos orais e escritos;

4. Construção de sentidos do texto na língua portuguesa: coesão textual;

5. Relações entre marcas linguísticas e níveis de significação textual;

6. Pragmática: texto e atos da fala;

7. Padrões frasais do português contemporâneo;

8. O diálogo entre leitura e práticas disciplinares - a interdisciplinaridade e o ensino da língua materna
- uma rede de conhecimentos;

9. O ensino de Língua Portuguesa e a adequação às demandas da contemporaneidade: a mídia e as tecnologias da informação e comunicação (TIC);

10. Estágio Supervisionado: concepção, finalidades, objetivos e tendências contemporâneas.

30

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Estágio Supervisionado e Metodologia do Ensino de Ciências

1. História das Ciências

2. Tendências no ensino de Ciências no Brasil

3. A Biologia e os avanços Tecnológicos

4. Conceitos e conteúdos desenvolvidos no Currículo de Ciências Biológicas

5. O Profissional de educação em Ciências Biológicas

6. A experimentação no ensino de Ciências Biológicas

7. O Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas: Legislação e Concepções.

8. Tendências Atuais do ensino de Biologia.

9. Interações entre ciência, tecnologia e sociedade.

10.Regulamentação do curso de Biologia e do Biólogo.

31

LETRAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Educação Brasileira: Legislação e Políticas, Sociologia da Educação e disciplinas afins

1. As políticas federais de financiamento: do FUNDEF ao FUNDEB - Receita financeira e orçamento; Divisão de recursos, gastos e prestação de contas; Acompanhamento de controle: o papel dos conselhos;

2. O sistema educacional brasileiro - aspectos formais: níveis e modalidades de ensino; federalismo no ensino - responsabilidades da União, dos estados, do distrito federal e dos municípios;

3. A Legislação de Ensino: Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96, Plano Nacional de Educação;

4. Gestão Educacional Democrática;

5. Políticas de Educação: formulação, gestão e avaliação das políticas públicas para a Educação;

6. Métodos de pesquisa em Sociologia da Educação;

7. O debate sobre a diversidade na Sociologia da Educação no Brasil;

8. Trabalho e Educação;

9. Educação, Cultura, Infância e Juventude na contemporaneidade;

10. Economia, Sociedade e Educação.

32

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Genética Geral, Genética das Populações e Evolução, Genética Humana, Bioquímica, Iniciação à Pesquisa, Seminário de Pesquisa, Afins

1. Natureza e estrutura do material hereditário;

2. Citogenética;

3. Sistema de regulação da expressão gênica;

4. Condições de equilíbrio em populações mendelianas;

5. Mecanismos de formação de raças e espécies;

6. Mutações cromossômicas e suas implicações no ser humano;

7. Código genético e síntese de proteínas;

8. Metabolismo de carboidratos e lipídios;

9. Enzimas e coenzimas;

10. Ciclos de Krebs, cadeia respiratória e fosforilação oxidativa.

33

PEDAGOGIA E MATEMÁTICA

Didática da Matemática, Metodologia do Ensino da Matemática Prática e Formação de Professores I, II, III e IV e Projetos Integrados e Disciplinas afins.

1. Concepções Matemáticas e suas influências na Educação Básica;

2. Tendências atuais da Prática Pedagógica do professor de Matemática;

3. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas;

4. A perspectiva reflexiva/investigativa na formação do professor de Matemática;

5. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem da Matemática;

6. Avaliação em matemática: reflexões sobre a prática pedagógica;

7. A utilização da História da Matemática como ferramenta para a introdução e/ou construção da construção dos conceitos matemáticos;

8. Saberes docentes necessários ao ensino da Matemática;

9. Diretrizes Curriculares para a formação do professor de Matemática: Análise da prática dos cursos de Licenciatura em Matemática;

10. A importância do Planejamento curricular em Matemática: do currículo oficial ao currículo oculto.

34

Campus IV. São Miguel dos Campos

CURSO(S)

DISCIPLINAS

PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA

CÓDIGO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

- Complementos de Matemática para Contabilidade e Administração

- Estatística

- Matemática Financeira

- Informática Aplicada à Contabilidade

1. Funções elementares com aplicações em ciências econômicas, administrativas e contábeis e seus gráficos;

2. Derivadas: Derivadas sucessivas e Derivação implícita;

3. A Estatística e suadivisão;

4. Representação Gráfica das Variáveis: qualitativas e quantitativas;

5. Conhecimentos gerais de informática e do domínio da informação;

6. Introdução à arquitetura de um computador - Hardware e Software;

7. A Internet e seus serviços;

8. Capitalização Simples e Capitalização Composta;

9. Sistema de Amortização;

10. Alternativas de Investimentos.

35

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

- Instituição de Direito

- Direito Empresarial

- Legislação Social

- Legislação Tributária

2. A Evolução dos Direitos Humanos;

3. Noções gerais sobre o Estado e as Constituições;

4. Direitos e Garantias Fundamentais;

5. O Direito Administrativo e a Organização da Administração Pública;

6. Direito Processual, Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado;

7. Normas Gerais do Direito Tributário;

8. Noções de Direito do Consumidor;

9. A Organização Judiciária Trabalhista;

10. Noções gerais sobre Direito Previdenciário;

11. Conceituação doutrinária e legal do Direito Financeiro.

36

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

- Fundamentos de Administração

- Administração Financeira e Orçamento

1. Atividade de gerência: papéis interpessoais, processamento de informações e decisões;

2. Competências gerenciais: conhecimentos, habilidade e atitudes;

3. Principais teorias da administração;

4. Max Weber e a burocracia: dominação de caráter carismático, tradicional e racional;

5. Enfoque comportamental: experiência de Hawthone a escola de relações humanas;

6. Enfoque da qualidade: inspeção e controle estatístico;

7. Auditoria do sistema da qualidade;

8. Modelo japonês de administração: eliminação de desperdícios,produção com qualidade, produção enxuta;

9. Organização e administração: elementos - objetos, recursos, divisão do trabalho e processo de transformação;

10. Objetivos e funções da administração financeira.

37

LETRAS

- Filosofia

- Filosofia da Educação I e II

- Sociologia I e II

- Sociologias das Organizações

1. Estudo das relações e dos processos de produção social na sociedade contemporânea;

2. O homem e sua relação com o trabalho na atualidade;

3. O conhecimento científico e senso comum;

4. Elucidação conceitual de Filosofia e Educação;

5. Avaliação de concepções sobre a função social da escola;

6. Análise de correntes filosóficas e tendências pedagógicas em voga;

7. Atualização e aproximação de temas/problemas relativos à Filosofia da Educação;

8. O contexto histórico do surgimento da Sociologia;

9. As etapas do pensamento sociológico: Positivismo e Marxismo;

10. As múltiplas dimensões do trabalho docente.

38

LETRAS

- Linguística I, II e III;

- Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa;

- Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa

1. A importância da linguagem: as múltiplas funções;

2. Modalidades de uso da língua: oral e escrita. O saber linguístico e o poder social;

3. A Linguística: objeto, caminhar histórico - a pré-linguística, a paralinguística e a linguística científica, contribuições das suas pesquisas no rol das ciências humanas e níveis de estudos atuais;

4. Prática de leitura e produção de textos com ênfase nos aspectos de sua organização;

5. Tipologia dos textos e gêneros textuais tendo em vista a prática do texto acadêmico;

6. A Linguística e sua vasta bibliografia: tendências atuais;

7. A relação entre descrição linguística e prática de ensino;

8. Estudo das diversas concepções e abordagens aplicadas ao ensino de língua portuguesa e de suas perspectivas no processo de ensino/aprendizagem;

9. Conhecimento das implicações discursivas da linguagem, sua natureza social e subjetiva na interação em sala de aula;

10. Estudo do campo de estudos linguísticos que, ao procurar ir além dos limites da frase, toma o texto como unidade de investigação, analisando as condições que governam seu processo de produção, recepção e interpretação.

39

LETRAS

- Latim I

- Latim II

- Filologia Românica

1. Estrutura das declinações e das conjugações;

2. Noções introdutórias da gramática da cultura latina;

3. Correlação entre estruturas linguísticas do latim e do português;

4. Diferenças entre o latim clássico e o latim vulgar;

5. Padrões frasais da Língua Portuguesa: Ortografia;

6. Fonética articulatória: a produção dos sons da fala;

7. Transcrição fonética e fonológica e as Teorias e métodos de análise fonológica;

8. Apreciação de teorias sintáticas com base na análise de fenômenos lingüísticos de línguas naturais;

9. Aspectos relevantes da morfologia no ensino/aprendizagem do português como língua materna;

10. Filologia românica como ciência histórica (origem, métodos, modelos de análise).

40

LETRAS

- Literatura em Língua Inglesa

- Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

- Língua Inglesa - Expressão Oral

1. A prosa de ficção inglesa contemporânea;

2. A Literatura Anglo‑saxônica (poesia lírica e épica);

3. A Literatura medieval - Poesia e prosa;

4. O Romantismo inglês e seus principais poetas;

5. O período Elizabetano - o teatro e a poesia;

6. Os sons vocálicos e os sons consonantais;

7. A relação entre grafema e fonema;

8. Práticas de compreensão e produção oral e escrita da língua através do uso de estruturas e funções comunicativas elementares;

9. Fonética articulatória: a produção dos sons da fala. Transcrição fonética e fonológica;

10. Estudo e reflexão de aspectos pedagógicos referentes ao uso do texto literário em sala de aula de língua inglesa.

41

LETRAS- Literatura em Língua Espanhola

- Língua Espanhola - Expressão Oral

- Fonética e Fonologia da Língua Espanhola

- Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola

1. Las expresiones idiomáticas y el enseño de la lengua española como lengua extranjera;

2. Contraste entre "el pretérito perfecto" y "el pretérito indefinido", sus aplicaciones prácticas en situaciones de rutina;

3. Fonología, fonética y ortografía de las lenguas portuguesa y española en contraste;

4. La lingüística aplicada a la enseñanza del español como lengua extranjera (LE);

5. Los primeros textos escritos en castellano, la edad media su poesía y los mesteres;

6. El siglo de oro de la literatura española aspectos relevantes de la época y su producción literaria: novela, teatro y poesía;

7. La literatura neoclásica: sus aspectos, estilo, obras y principales autores;

8. El romanticismo de la literatura española: proceso histórico y su relación con las características estéticas, ideológicas y temáticas con sus principales autores y obras;

9. La literatura española de la posguerra;

10. Panorama de la literatura hispano-americana desde la conquista territorial por los españoles hasta el teatro barroco, sus características, principales obras y autores.

42
LETRAS- DIDÁTICA1. Formação e identidade do profissional da educação;

2. Desenvolvimento histórico da profissão docente;

3. Trajetória da formação docente no Brasil e o debate contemporâneo;

4. Educação e realidade;

5. Educação e didática: as diferentes perspectivas de análise sobre a escola, o ensino e a aprendizagem;

6. As diferentes concepções de conhecimento, educação e didática e suas implicações na formação e atuação docente;

7. O papel da escola na atualidade e, especificamente, na formação do professor;

8. Pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da didática, da educação, da escola;

9. Elementos envolvidos no processo ensino aprendizagem;

10. Fundamento da didática;

43
LETRASLÍNGUA PORTUGUESA1. Padrões frasais da Língua Portuguesa: Ortografia;

2. Fonética articulatória: a produção dos sons da fala;

3. Transcrição fonética e fonológica e as Teorias e métodos de análise fonológica;

4. Apreciação de teorias sintáticas com base na análise de fenômenos lingüísticos de línguas naturais.

5. Aspectos relevantes da morfologia no ensino/aprendizagem do português como língua materna;

6. Análise morfológica;

7. Morfema, alomorfe, palavra: identificação e classificação;

8. Formação e classe de palavras;

9. Aspectos relevantes da morfologia no ensino/aprendizage m do português como língua materna.

10. Pragmática: abordagens da linguagem em uso.

44

Campus V. União dos Palmares

CURSO(S)

DISCIPLINAS

PONTOS PARA PROVA DIDÁTICA

CÓDIGO

LETRAS E GEOGRAFIA

- Filosofia da Educação

- Sociologia da Educação

- Introdução à Filosofia

- Introdução à Sociologia

- Antropologia Cultural

1. Fundamentos da Antropologia Social e Cultural;

2. Noções Introdutórias ao Pensamento de Karl Marx;

3. A Pré História da Antropologia;

4. Indivíduo, Cultura e Sociedade;

5. Cultura Popular e Indústria Cultural;

6. O que é Filosofia;

7. O que é Sociologia;

8. A Concepção Marxista de Ideologia;

9. Uma Introdução à Sociologia da Educação;

10. O vigiar e o Punir e o Panotismo.

45

LETRAS E GEOGRAFIA

- História da Educação

- Educação Brasileira: Legislação e Política

- Didática

- Metodologia Científica

1. História da Educação Popular e Cultural de Paulo Freire;

2. História da Educação da década de 80 aos dias atuais (O ECA, Educação Especial, a gênese e as influências da L.D.B.E.N 9.394/96, tendências atuais na educação nacional);

3. Políticas Públicas da Educação Inclusiva no Brasil;

4. Significado e histórico da Didática - Pedagogia e Didática - O caráter multidisciplinar da Didática;

5. Competências e Saberes do Professor na atualidade;

6. O papel da escola e do professor nas dimensões técnica, social e política na realidade brasileira;

7. Fundamento da didática: currículo (definição, dimensões e seu planejamento). importância e funções dos objetivos - classificação e elaboração. seleção e organização de conteúdos;

8. Projetos de pesquisa: composição, elementos, definição, objetivos, aplicações etc;

9. Os métodos: dialético, indutivo, dedutivo, hipotético dedutivo, estruturalismo, fenomenologia, outros
métodos;

10. Possibilidades e origem do conhecimento: Dogmatismo; Ceticismo; Pragmatismo; Criticismo; Subjetivismo; Relativismo, Racionalismo; Empirismo; Intelectualismo; Apriorismo; Positivismo.

46

LETRAS E GEOGRAFIA

- Psicologia da Educação

- Psicologia do Desenvolvimento

- Educação Especial

- Psicologia da Educação

- Introdução a Psicologia

1. Políticas, diretrizes, tendências e desafios da Educação Inclusiva;

2. A Educação Inclusiva na escola: princípios, currículo, metodologia e avaliação

3. A Psicologia e a Educação

4. A abordagem Inatista‑ Maturacionista,Compo rtamentalista e Interacionista;

5. A Teoria Psicanalítica de Freud;

6. História da psicologia

7. Principais abordagens ou escolas

8. Desenvolvimento Físico e psicomotr na Primeira e na Segunda Infância;

9. Desenvolvimento da personalidade;

10. Adolescência.

47

LETRAS

- Linguística I, II e III

- Linguística Aplicada

1. A teoria do signo lingüístico;

2. A gramática gerativa transformacional;

3. A lingüística e a formação de professores de língua;

4. Uma visão panorâmica da história da lingüística;

5. A lingüística textual;

6. A psicolingüística: objeto de estudo;

7. Linguística Geral x Linguística Aplicada;

8. A linguagem como instrumento de poder;

9. Variações lingüísticas e ensino de línguas;

10. A Sociolinguística: o foco na sala de aula.

48

LETRAS

- Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa;

- Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa;

1. A Legislação de Estágio Curricular Supervisionado no contexto educacional brasileiro;

2. Formação de professores de língua materna: política e profissionalização;

3. Estrutura e funcionamento da Educação Básica;

4. A pesquisa-ação e a formação de professores de línguas;

5. O papel do professor de Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de língua materna;

6. A pesquisa como imperativo na formação de professores de língua materna: formando professores pesquisadores;

7. Gêneros textuais e ensino na formação de professores de língua materna;

8. A didática e as Tendências Pedagógicas: contribuições para a Formação de Professores;

9. Organização e gestão do trabalho escolar;

10.Escola, currículo e avaliação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Básica.

49

LETRAS

- Estágio Curricular Supervisionado em Língua Inglesa;

- Metodologia do Ensino de Língua Inglesa.

1. Legislação de Estágio Curricular Supervisionado no contexto educacional brasileiro;

2. Formação de professores de língua Inglesa: política e profissionalização;

3. Estrutura e funcionamento da Educação Básica;

4. A pesquisa-ação e a formação de professores de línguas;

5. O papel do professor de Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de língua Inglesa;

6. A pesquisa como imperativo na formação de professores de língua Inglesa;

7. Gêneros textuais e ensino na formação de professores de língua Inglesa;

8. A didática e as Tendências Pedagógicas: contribuições para a Formação de Professores;

9. Organização e gestão do trabalho escolar;

10. Escola, currículo e avaliação no processo de ensino-aprendizagem da Educação Básica.

50

LETRAS

- Língua Inglesa I, II, III, IV, V, VI e VII;

- Fonética e Fonologia da Língua Inglesa;

- Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa.

1. Adjectives,

2. Adverbs,

3. Comparative and superlatives,

4. Prepositions,

5. Possessive Construction,

6. Present perfect,

7. Past tense,

8. Modal verbs,

9. Vowel and Diphthong sounds,

10. Consonant sounds.

51

GEOGRAFIA

- Geologia Geral

- Fundamentos de Climatologia

- Geografia dos Recursos Hídricos

- Biogeografia

- Geomorfologia Geral

- Impactos Ambientais;

1. Subdivisão e História da Geologia

2. Dinâmica Interna e Externa da Crosta Terrestre

3. Evolução do conhecimento Geomorfológico

4. Processos erosivos em encostas

5. Geomorfologia Cárstica

6. Relação Clima / Sociedade

7. Radiação e Balanço Térmico na Atmosfera

8. Principais formações fitogeográficas do Brasil e suas características

9. Principais características Hidrográficas do Brasil

10. Recurso Hídricos no Brasil: Potencialidades, aproveitamento e principais riscos.

52

GEOGRAFIA

- Geografia das sociedades indígenas;

- Geografia de Alagoas;

- Geografia Econômica

- Geografia Afro Brasileira

- Métodos e Técnicas de pesquisa em geografia

1. Caracterização sócio‑ econômica do Estado de Alagoas;

2. Localização e caracterização sócio­econômica das principais tribos indígenas e remanescente quilombola de Alagoas;

3. A formação econômica do Brasil;

4. Principais Sistemas econômicos e sua caracterização;

5. Caracterização dos principais setores de atividade no Brasil e no mundo;

6. Geografia Industrial do Mundo

7. O Método em Geografia

8. Como Elaborar um Projeto de Pesquisa

9. O ser Professor Pesquisador em Geografia

10. O trabalho do geógrafo no terceiro mundo.

53

ANEXO III - TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DA PROVA DE TÍTULOS

1. GRUPO I.

TÍTULOS ACADÊMICOS

Para fins de pontuação, será considerado apenas um dos títulos abaixo:

ATIVIDADES

PONTOS

Diploma de Doutor ou Livre Docência

30

Diploma de Mestre

20

Certificado de Especialização

10

2. GRUPO II.

ATIVIDADES DE ENSINO E EXTENSÃO

Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, até o limite de 35 pontos:

ATIVIDADES

PONTOS

Exercício do Magistério no Ensino Superior

1 ponto/ano, até 08 pontos

Exercício do Magistério na Educação Básica, incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica.

0,2 pontos/ano, até 5 pontos

Ministração de Ensino não regular (cursos, conferências, mesas redondas) na área/sub-área do concurso.

0,2 pontos por ministração até 2 pontos

Orientação de monografia de especialização aprovada

0,2 pontos por monografia até 3 pontos

Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação

0,2 pontos por monografia ou trabalho, até 2 pontos

Orientação de aluno bolsista de iniciação científica

0,2 pontos por bolsista-ano até 2 pontos

Orientação de aluno bolsista de monitoria

0,2 pontos por bolsista-ano até 2 pontos

Orientação de aluno bolsista de extensão

0,2 pontos por bolsista-ano até 2 pontos

Participação como membro efetivo de banca examinadora de trabalho de conclusão de graduação, dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior

0,2 pontos por tese ou Concurso até 5 pontos

Participação de projeto de extensão e pesquisa

0,2 pontos por projeto até 2 pontos

Atividades de monitoria

0,2 pontos por atividade até 2 pontos

3. GRUPO III.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TÉCNICA, ARTÍSTICA E CULTURAL NA ÁREA/SUB-ÁREA, OBJETO DA SELEÇÃO.

Até o limite de 25 (vinte e cinco) pontos.

ATIVIDADES

PONTOS

Autoria de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte

1 pontos por livro/até 4 pontos

Organização de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte

0,5 pontos por livro até 2 pontos

Capítulo de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte

0,5 pontos por capítulo até 2 pontos

Artigo completo publicado em periódico científico especializado e com corpo de árbitros

0,5 pontos por artigo até 2 pontos

Trabalho científico apresentado em congresso e publicado na íntegra em anais

0,5 pontos por trabalho até 2 pontos

Trabalho científico apresentado em congresso com resumo publicado em revista ou anais

0,3 pontos por trabalho até 1,5 pontos

Relatório técnico de pesquisa publicado

0,3 pontos por relatório até 1,5 pontos

Prêmios por atividades científicas, artísticas e culturais

0,2 pontos por atividade até 2 pontos

Consultorias a órgãos especializados de gestão científica, tecnológica ou cultural ou consultorias técnicas prestadas a órgãos públicos e privados

0,2 pontos por consultoria até 2 pontos

Artigos especializados publicados na imprensa

0,2 pontos por artigo até 2 pontos

Manuais didáticos e outros instrumentos didáticos

0,2 pontos por manuais/outros instrumentos didáticos até 2 pontos

Participação em congressos, seminários, cursos, simpósios, colóquios e palestras

0,2 pontos por participação até 1 ponto

Apresentação de comunicação oral ou pôster em eventos

0,2 pontos por participação até 1 ponto

4. GRUPO IV.

EXERCÍCIO DE ATIVIDADES LIGADAS À ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Poderão ser consideradas todas as pontuações abaixo até o limite de 10 pontos:

ATIVIDADES

PONTOS

Membro de Conselhos Superiores de Universidades

0,5 pontos por ano até 4 pontos

Chefias de departamento, coordenadores de colegiados de curso de graduação, coordenadores de programas de pós- graduação de caráter permanente

0,5 pontos por ano até 2,5 pontos

Coordenação de curso de especialização de caráter permanente ou eventual.

0,5 pontos por ano até 3,5 pontos