UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco

Notícia:   Univasf abre 17 vagas docentes e oferece salários de até 8 mil reais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF

EDITAL Nº 26 DE 13 DE MAIO DE 2013

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO

Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE CEP 5 6304-205.
Tel.: (87)2101- 6834 - home page: www.univasf.edu.br

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pelo Decreto de 24 de janeiro de 2012, publicado no Diário Oficial da União de 24 de janeiro de 2012, e considerando o Artigo 22 do Estatuto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, e tendo em vista o disposto na Portaria MEC/MP nº 1181, de 19/09/2012, publicada no DOU de 20/09/2012, alterada pela Portaria MPOG nº 405, DE 30/08/2012, publicada no DOU de 31/08/2012 e considerando o teor do processo nº 23402.001549/2012-3 6, RESOLVE:

Tornar público que realizará concurso público para provimento de 17 vagas para o cargo de professor efetivo, da Classe Auxiliar, nível I, conforme disposições contidas neste edital.

1. Das normas do concurso:

1.1 O concurso será regido por este edital, com fundamento no Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009, publicado no DOU de 24 de agosto de 2009 e pela Instrução Normativa nº 01/2013 - UNIVASF, que estará disponível no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br).

2. Da lotação, do exercício do cargo, das vagas, das áreas de conhecimento, das áreas de atuação, da formação profissional exigida, do regime de trabalho e do valor da taxa de inscrição:

2.1 O cargo a ser provido será exercido no regime de trabalho de DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, com lotação em Colegiado Acadêmico e atuação em todos os cursos da UNIVASF sediados nos seus campi, conforme disposto no quadro abaixo:

V
A
G
A
S

Área do conhecimento

Área de atuação

Formação profissional

Colegiado Acadêmico/Campus

Valor da inscrição (R$)

01

Recreação e Lazer

Recreação e Lazer, Jogos e Brincadeiras, Núcleos Temáticos, TCC na Licenciatura e Bacharelado de Educação Física e Estágios Curriculares.

Graduação em Educação Física com Doutorado em Educação Física ou Ciências do Movimento Humano ou Ciências da Motricidade ou Ciências do Esporte em Educação.

Educação Física/Petrolina- PE

170,00

01

Educação Física escolar

Educação Física escolar, Núcleos Temáticos, Estágios Curriculares, Projetos de pesquisa e extensão.

Graduação em Educação Física, com Doutorado em Educação Física ou Ciências do Movimento Humano ou Ciências da Motricidade ou Ciências do Esporte ou Educação.

Educação Física/Petrolina- PE

112,00

01

Fitotecnia/Olericultura

Olericultura; Agroecologia; Núcleos Temáticos; TCC; Estágios; Introdução à Engenharia Agronômica.

Graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia, com Doutorado em Agronomia, Produção Vegetal ou Fitotecnia.

Engenharia Agronômica/Ciências Agrárias - Petrolina/PE

170,00

01Filosofia e PolíticaFilosofia Ciência Política, Ética, Núcleo Temático TCCGraduação em Filosofia; e Mestrado ou Doutorado em Ciências Sociais ou Ciência Política ou Filosofia ou EducaçãoCiências Sociais/Juazeiro- BA 112,00
01QuímicaEnsino de Ciências e ensino de Química, Instrumentação para o Ensino da Química, Química Orgânica, Química geral, Físico- Química, Estágio, TCC, Núcleo Temático, ciência no cotidiano, Interpretação de textos científicos, Pesquisa e Extensão. Licenciatura Plena em Química ou Licenciatura em Ciências da Natureza, com Doutorado em Ensino de Ciências, ou Educação, ou Química.Ciências da Natureza/ São Raimundo Nonato-PI170,00
01Levantamento, Aptidão, Manejo e Conservação do Solo; Propriedades Químicas e Físicas do solo e Biologia do SoloGênese, Morfologia e Classificação do Solo; Propriedades Químicas e Físicas do Solo; Biologia do Solo; Manejo, Aptidão e Conservação do Solo; Introdução à Engenharia Agronômica; Participação em Núcleo Temático, TCC e Estágio Curricular Supervisionado.Graduação em Engenharia Agronômica, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal; com Doutorado em Ciência do Solo ou Solos e Nutrição em Plantas; ou tese na área de conhecimento.Engenharia Agronômica/Ciências Agrárias - Petrolina/PE170,00
01Elementos de Máquinas Agrícolas, Mecanização, Máquinas e Implementos AgrícolasElementos de Máquinas, Máquinas e Implementos Agrícolas, Mecanização Agrícola, Projetos de máquinas Agrícolas, Agricultura de Precisão, Resistência de Materiais, Núcleo Temático, Tópicos em Eng. Agrícola e Ambiental Graduação em Engenharia Agrícola, ou Engenharia Agrícola e Ambiental, ou Engenharia Mecânica, com Mestrado na área de Máquinas Agrícolas, ou Mecanização Agrícola, ou tese na área do concurso.Engenharia Agrícola e Ambiental Ciências Agrárias - Petrolina/PE112,00
01Matemática/FísicaMatemática Aplicada ao Ensino de Ciências, Estágio, Evolução dos Conceitos da Física, Introdução à Astronomia, Trabalho de Conclusão de Curso, Ciência no cotidiano, Interpretação de textos científicos, Projetos de Pesquisa e Extensão, Participação em Núcleo Temático.Graduação em Física ou Matemática ou Astronomia; e Mestrado em História, Filosofia e Ensino de Ciências ou Mestrado em Física ou Astronomia ou Mestrado em Educação Matemática.Ciências da Natureza/São Raimundo Nonato-PI112,00
01Educação Física para pessoas com necessidades especiais.Educação Física para Pessoas de Necessidade Especiais; Educação Física adaptada na Escola; Núcleos Temáticos; Estágios Curriculares de Licenciatura e Bacharelado; Projetos de pesquisa e extensão.Graduação em Educação Física (Licenciatura ou Bacharelado); e Doutorado em Educação Física ou Ciências do Movimento Humano ou Ciências da Motricidade Humana, Biodinâmica do Movimento ou Ciências do Esporte.Educação Física/Petrolina -PE170,00
01Ensino de CiênciasEducação em Ciências em espaços formais e não formais, Estágio, Núcleo Temático, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Pesquisa e Extensão.Licenciatura em Ciências da Natureza ou Licenciatura em Ciências Naturais ou Licenciatura em Física ou Licenciatura em Química ou Licenciatura em Biologia; com Mestrado em Educação ou Mestrado em Ensino de Ciências ou Mestrado em Educação em Ciências ou Mestrado em Ensino de Física ou Mestrado em Ensino de Biologia ou Mestrado em Ensino de Química ou Mestrado em Ensino, Filosofia e História da Ciência.Ciências da Natureza/Senhor do Bonfim- BA112,00
01MatemáticaCálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Variáveis Complexas, Calculo Numérico e Participação em Núcleos Temáticos. Matemática (Licenciatura ou Bacharelado), ou Matemática Aplicada, ou Física (Licenciatura ou Bacharelado), ou Engenharia; e Mestrado em Matemática ou Matemática Aplicada.Engenharia Agronômica/Ciências Agrárias - Petrolina/PE112,00
01Topografia e GeoprocessamentoDesenho Técnico; Topografia; Geoprocessamento; Introdução à Engenharia Agronômica; Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); Núcleos Temáticos; e Estágio.Graduação em Engenharia Agrimensura, ou Engenharia Cartogrática, ou Engenharia Agrícola, ou Engenharia Agrícola e Ambiental, ou Engenharia Agronômica, ou Engenharia Florestal, ou Engenharia Civil, ou Geografia, com Mestrado em Engenharia, ou Cartografia, ou Geografia e Cartografia, ou Ciências Geodésicas.Engenharia Agronômica/ Ciências Agrárias - Petrolina/PE112,00
01Bioclimatologia, Comportamento e Bem estar animalBioclimatologia e Ambiência Animal, Comportamento e bem estar Animal, Meteorologia e Climatologia Agrícola, Participação em Núcleos Temáticos, e oferta de disciplinas eletivas.Graduação em Zootecnia ou Agronomia ou Medicina Veterinária e Doutorado em Zootecnia ou na área de conhecimento.Zootecnia/ Ciências Agrárias - Petrolina/PE170,00
01História/Preservação PatrimonialPreservação Patrimonial I e II; Introdução à Antropologia; História do Brasil Colonial; História Indígena I e II; História da Arte; Participação em Núcleo Temático.Graduação em Arqueologia ou História ou Antropologia, com Mestrado em Arqueologia ou História ou Preservação Patrimonial ou Conservação Patrimonial ou Patrimônio Cultural.Arqueologia/São Raimundo Nonato - PI112,00
01Simulação e LogísticaModelagem; Simulação e Otimização; Programação Matemática; Processos Decisórios e Estocásticos; Teoria dos Jogos; Logística de Suprimentos; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Logística de Distribuição; Participação em Núcleos Temáticos.Graduação em Engenharia de Produção com Doutorado na área de atuação do concurso.Engenharia de Produção/Juazeiro- BA170,00
01Pesquisa Operacional e Sistemas de Gestão e da InformaçãoModelagem, Simulação e Otimização; Programação Matemática; Processos decisórios; Processos Estocásticos; Teoria dos Jogos; Inteligência Artificial; Gestão da Informação; Gestão da Tecnologia; Participação em Núcleos Temáticos.Graduação em Engenharia com Doutorado em Engenharia de Produção.Engenharia de Produção/Juazeiro- BA170,00

 

01PediatriaMedicina Geral da Criança I e II, participação nos núcleos temáticos, atividades no PSF, policlínicas e na rede hospitalar.Graduação em Medicina e residência médica em pediatriaMedicina/Petrolina-PE80,00

3. Das Inscrições e do programa:

3.1 As inscrições serão realizadas das 8 horas do dia 15 de maio de 2013 às 23 horas e 50 minutos do dia 03 de junho de 2013, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico (www.concurso.univasf.edu.br), observado o horário de Brasília-DF.

3.2 A taxa de inscrição será cobrada de acordo com os valores da tabela constante no item 2.1, e deverá ser recolhida no Banco do Brasil, através do formulário (GRU), emitido no momento da realização da inscrição, conforme se segue: Unidade Favorecida: 154421, Gestão 2 6230, Recolhimento Código 28883-7, Número de Referência 10041909, Competência 05/2013.

3.3 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve certificar-se de que atenderá a todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo/área de conhecimento para o qual pretende concorrer, conforme item 2.1 deste edital.

3.4 O candidato é o único responsável pelo correto e completo preenchimento dos dados solicitados na inscrição.

3.5 A inscrição do candidato implicará na aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital e seus anexos, das quais não poderá alegar desconhecimento.

3. 6 Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do concurso por conveniência da administração.

3.7 O candidato poderá se inscrever e concorrer a uma única área de conhecimento, uma vez que as provas serão realizadas no mesmo dia e horário.

3.8 O pagamento da GRU poderá ser até o dia 04 de junho de 2013 desde que o candidato tenha efetuado a inscrição até as 23 horas e 50 minutos do dia 03 de junho de 2013.

3.9 A confirmação da inscrição poderá ser verificada através do site: (www.concurso.univasf.edu.br) a partir do dia 10 de junho de 2013.

3.10 Os programas das áreas de conhecimento/área de atuação estarão disponíveis no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br), conforme o Anexo II deste edital.

3.11 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os editais, atos e comunicados referentes a este concurso público, no Diário Oficial da União, na imprensa local e na página eletrônica mencionada no item anterior.

3.12 Expirado o prazo das inscrições e verificada a inexistência de candidatos inscritos, ou de inscrições confirmadas, para determinada(s) área(s), poderão ser reabertas as inscrições sendo posteriormente divulgado o cronograma das provas.

4. Da isenção da taxa de inscrição:

4.1 Conforme o Decreto 6.593, de 02.10.2008, publicado em 03.10.2008, o candidato poderá requerer isenção da taxa de inscrição desde que:

4.1.1 Esteja inscrito no cadastro para programas sociais do Governo Federal - CadUnico, de que trata o decreto Nº 6.135, de 2 6.0 6.2007;

4.1.2. Seja membro de família de baixa renda, nos termos do decreto acima.

4.2 O pedido de isenção deverá ser solicitado mediante preenchimento do requerimento, conforme modelo (Anexo III) disponibilizado na página eletrônica da UNIVASF: (www.concurso.univasf.edu.br), no qual deverá constar: indicação do número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadUnico; e declaração de que atende à condição descrita no item 4.1 e subitens. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto 83.93 6, de 0 6 de setembro de 1979.

4.3 O candidato deverá entregar juntamente com o requerimento, cópia do RG.

4.4 Somente serão aceitos os requerimentos entregues na Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP (Prédio da Reitoria), Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 08 às 18 horas, com intervalo para almoço, das 12 às 14h, no período de 15 de maio de 2013 a 21 de maio de 2013.

4.4.1 Em caso de encaminhamento via postal, desde que com Aviso de Recebimento-AR, dirigido à Comissão Organizadora, no seguinte endereço: SGP/UNIVASF, Caixa Postal 252, CEP: 5 6304-205, Petrolina - PE, somente será aceito QUANDO O RECEBIMENTO FOR REGISTRADO NA AGÊNCIA DOS CORREIOS DE PETROLINA-PE até o último dia do período de requerimento de isenção (14 de maio de 2013).

4.5 A Secretaria de Gestão de Pessoas submeterá a solicitação de isenção ao MDSC e informará ao candidato acerca do deferimento ou não do seu pedido.

4.6 Caso não seja deferido o pedido, para participar da seleção o candidato deverá pagar a taxa de inscrição até o dia 04 de junho de 2013.

5. Das provas:

5.1 O concurso constará de:

5.1.1 Prova escrita, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter eliminatório;

5.1.2 Prova de aptidão didática, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter eliminatório;

5.1.3 Prova de defesa de memorial, valendo até 40 (quarenta) pontos, de caráter classificatório;

5.1.4 Prova de títulos, valendo até 100 (cem) pontos, de caráter classificatório.

5.2 A prova escrita consistirá de uma dissertação sobre tema sorteado de uma lista elaborada pela banca examinadora e constituída com base no Programa do Concurso, sorteado pelo presidente da Banca Examinadora, na presença dos candidatos, imediatamente antes do início da prova. Será eliminado o candidato que não participar do sorteio do tema da prova escrita.

5.2.1 Após o sorteio do tema, o candidato disporá de 01 (uma) hora para consulta individual em material bibliográfico de sua livre escolha, no local de realização da prova, e imediatamente após, de outras 03 (três) horas para a realização da prova escrita.

5.2.2 Durante a realização da prova escrita não será permitida a comunicação entre candidatos bem como consulta a livros, revistas, folhetos e anotações; o uso de calculadoras, telefones celulares ou outros instrumentos de cálculo, agendas eletrônicas ou similares, MP3, MP4, ipod, iphone e similares, máquina fotográfica, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens. Não será permitido também o uso de óculos escuros, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir estas determinações.

5.2.3 Para efeitos de pontuação na prova escrita serão observados os seguintes aspectos:

I - Conhecimento sobre o assunto;

II - Clareza de exposição, capacidade de expressão e de síntese;

III - Uso da linguagem correta e adequada; e

IV - Atualização do candidato em relação ao estado de arte da área de conhecimento para a qual é candidato.

5.2.4 A Banca examinadora formulará um espelho referente ao tema sorteado para correção da prova escrita que será divulgado pela Comissão Gestora de Concurso antes do início da correção.

5.3 O sorteio do ponto da prova de aptidão didática será feito no dia 01 de julho de 2013, logo após o término da prova escrita, independentemente do resultado da prova escrita, para todos os candidatos. Será eliminado o candidato que não estiver presente no sorteio do ponto da prova de aptidão didática.

5.3.1 A data e horário da prova de aptidão didática serão divulgados posteriormente, e observará o prazo mínimo de 24 horas após o sorteio do ponto.

5.3.2 Inicialmente, o candidato sorteará a ordem de apresentação perante a banca examinadora e os demais candidatos. Será eliminado o candidato que não estiver presente no sorteio da ordem de apresentação.

5.3.3 A prova de aptidão didática consistirá de uma aula teórica, ministrada em nível de graduação, sobre assunto sorteado, sendo realizada em sessão pública. A aula deverá ter duração mínima de 40 e máxima de 50 (cinquenta) minutos. Somente participarão dessa etapa os candidatos aprovados na prova escrita.

5.3.4 O candidato deverá elaborar um plano de aula e entregar à Banca Examinadora, em três vias, no momento do sorteio da ordem de apresentação da prova de aptidão didática. No caso da não entrega do plano de aula, o candidato será penalizado com atribuição de nota 0 (zero) no item: e) elaboração e execução do plano de aula.

5.3.5 Poderá haver gravação da prova de Aptidão Didática em áudio ou áudio/vídeo para fins de registro.

5.3.6 Para efeitos de pontuação na prova de aptidão didática serão observados dos candidatos:

a) conhecimento sobre o assunto;

b) clareza de exposição, capacidade de expressão e de síntese;

c) linguagem correta e adequada;

d) utilização adequada do tempo;

e) elaboração e execução do plano de aula.

5.4 A defesa do memorial será realizada apenas para os candidatos aprovados na prova de aptidão didática, respeitado o intervalo de 24 (vinte e quatro) horas após a realização da prova didática.

5.4.1 A prova de defesa de memorial consistirá em uma exposição escrita e oral pelo candidato, e deverá abordar (contendo) os seguintes itens:

a) Trajetória acadêmica e profissional;

b) Produção científica, técnica, artístico/cultural e de extensão do candidato relacionada à área de conhecimento do concurso;

c) Plano de trabalho para as áreas de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Univasf;

d) Afinidade entre o plano de trabalho do candidato para as áreas de ensino, pesquisa e extensão e os objetivos da Univasf nas atividades de graduação e pós-graduação e de consolidação nos planos regional e nacional de desenvolvimento.

5.4.2 A exposição escrita do memorial consistirá em um texto redigido na primeira pessoa do singular, com tamanho entre 4 (quatro) e 8 (oito) páginas, contendo trajetória profissional e acadêmica e evidenciando expectativas em relação à sua atuação na universidade.

5.4.3 A versão escrita do memorial deverá ser entregue imediatamente após a realização da prova de aptidão didática. A não entrega da versão escrita do memorial para todos os membros da banca examinadora implicará na atribuição da nota 0 (zero) na prova de defesa de memorial do candidato

5.4.4 Cada candidato sorteará a ordem de apresentação da defesa oral de memorial perante a banca examinadora e os demais candidatos imediatamente antes da realização da prova de defesa de memorial.

5.4.5 Nessa etapa, o candidato irá dispor de um prazo máximo de 30 (trinta) minutos para a exposição oral do memorial e os membros da banca examinadora irão dispor de até 20 (vinte) minutos, cada um, para seus questionamentos, sendo garantido ao candidato tempo equivalente para suas respostas.

5.4.6 No julgamento do Memorial, os membros da banca examinadora elaborarão um parecer justificando a pontuação atribuída aos seguintes itens:

a) A relevância da vida acadêmica e profissional do candidato e sua dedicação a essa atividade;

b) A coerência da trajetória percorrida pelo candidato na sua vida acadêmica e profissional no que tange aos aspectos relacionados à área objeto do concurso;

c) O domínio e a atualização do candidato quanto ao tema do concurso; e

d) A capacidade de contribuir para o desenvolvimento institucional.

5.4.7 Poderá haver gravação da Defesa do Memorial, em áudio ou áudio/vídeo para fins de registro.

5.4.8 Será eliminado do concurso o candidato que não participar da prova de defesa de memorial.

5.5 Imediatamente após o término da prova de defesa de memorial, os candidatos deverão apresentar currículo, modelo Lattes, devidamente comprovado, para efeitos de pontuação na prova de títulos.

5.5.1 A prova de títulos será realizada pela Banca Examinadora logo após a defesa do memorial, apenas para os candidatos que obtiverem aprovação na prova didática. O exame de titulação recairá sobre os documentos apresentados pelo candidato, aferindo-se a pontuação conforme Barema do Anexo I da Instrução Normativa no 01/2013. Os documentos não anexados ao currículo não serão analisados pela Banca Examinadora.

5.6 Das datas e horários prováveis de realização das provas

5.6.1 A prova escrita será realizada provavelmente no dia 01 de julho de 2013, das 09h00 às 13h00.

5.6.2 As datas e horários das demais etapas do concurso serão posteriormente divulgados.

5.6.3 As provas poderão ser realizadas no Campus de Petrolina no endereço: Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, CEP 5 6.304-917 e/ou no Campus Juazeiro no endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 510, Bairro Santo Antônio, Juazeiro-BA, CEP 48902-300. Os locais definitivos e os números das respectivas salas estarão disponíveis no endereço eletrônico da UNIVASF (www.concurso.univasf.edu.br), a partir do dia 17 de junho de 2013.

5.6.4 O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de documento de identidade original e de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

5.6.5 Serão considerados documentos de identidade para os fins deste concurso público: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, com mesmo valor legal como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997, publicada no Diário Oficial da União de 24 de setembro de 1997).

6. Dos recursos:

6.1 Os candidatos poderão requerer à Comissão Gestora, em até 2 (dois) dias úteis após a divulgação da banca examinadora, a substituição de qualquer membro desta, caso haja comprovação de conflito de interesse, de acordo com o estabelecido no Parágrafo único do Art. 21 da Instrução Normativa/UNIVASF nº 01/2013.

6.1.2 O pedido de impugnação de membro da banca examinadora deverá ser encaminhado à Comissão Gestora do concurso, e deverá conter, obrigatoriamente, a identificação, a assinatura do (a) impugnante e a matéria de fato e/ou de direito, objeto da impugnação.

6.1.3 A Comissão Gestora terá até 2 (dois) dias para se manifestar, por escrito, quanto à solicitação supracitada e, caso necessário, substituir algum membro da banca examinadora.

6.2 Após a divulgação do resultado final do concurso, os candidatos terão 2 (dois) dias úteis para apresentar recurso de qualquer prova, exceto defesa de memorial, à Comissão Examinadora, que terá prazo igual para se manifestar, por escrito, quanto ao mérito do pedido.

6.3 Os recursos poderão ser encaminhados para o endereço eletrônico: concursodocente@univasf.edu.br, ou entregues na Pró-Reitoria de Ensino - PROEN (Prédio da Reitoria), Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, no horário de 8:00 às 12:00 e 14 às 18:00.

6.4 Os recursos deverão estar devidamente fundamentados, indicando, com precisão, os pontos a serem revisados e constar do mesmo o nome do candidato, área a que está concorrendo, endereço eletrônico, telefone e endereço para correspondência.

7. Da classificação:

7.1 Será considerado ELIMINADO do concurso o candidato que obtiver nota inferior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora na prova escrita.

7.2 Somente o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora, na prova escrita, poderá participar da prova de aptidão didática.

7.3 Somente o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora, em cada uma das provas escrita e de aptidão didática, participará da terceira etapa do concurso (Defesa de Memorial). A nota da prova de defesa de memorial é apenas classificatória.

7.4 Somente o candidato que obtiver nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, referente à média aritmética dos membros da Comissão Examinadora, em cada uma das provas escrita e de aptidão didática, terão os títulos avaliados. A nota da prova de títulos é apenas classificatória.

7.5 A classificação geral dos candidatos far-se-á pela soma dos pontos obtidos na prova escrita, na prova de aptidão didática, na prova de defesa de memorial, e na prova de títulos.

7.6 Em caso de empate no resultado final terá preferência o candidato que tiver sucessivamente:

a) maior número de pontos na prova escrita;

b) maior número de pontos na prova de aptidão didática;

c) maior número de pontos na prova de defesa de memorial;

d) maior número de pontos na prova de títulos; e

e) maior idade.

7.7 No resultado final, será homologado, por ordem de classificação, até 5 (cinco) candidatos aprovados para as áreas com previsão de apenas 1 (uma) vaga e até 9 (nove) candidatos aprovados para as áreas com previsão de 2 (duas) vagas conforme disposto no Anexo II do Decreto nº. 6.944/2009.

8. Da Remuneração, regime jurídico e descrição do cargo

Cargo/ classe/padrão

Titulo

Regime de trabalho

Vencimento básico (R$)

Retribuição por Titulação (R$)

Remuneração Total (R$)

Professor Auxiliar I

Especialização

Dedicação Exclusiva

3.594,57

49 6,08

4.090,45

Mestrado

Dedicação Exclusiva

3.594,57

1.871,98

5.4 66,55

Doutorado

Dedicação Exclusiva

3.594,57

4.455,20

8.049,77

8.1 Regime Jurídico: Estatutário, previsto na Lei 8.112/90 e demais regulamentações pertinentes.

8.2 O cargo de Professor de Magistério Superior é regido pela Lei nº. 12.772, de 28 de dezembro de 2012.

8.3 As atividades referentes ao cargo docente envolvem a atuação em ensino, pesquisa, extensão e atividades administrativas, conforme a necessidade da instituição expressa em plano de trabalho a ser deliberado pelo colegiado de lotação do servidor.

9. Da nomeação e investidura no cargo:

9.1 O candidato aprovado no concurso público objeto deste edital será nomeado, obedecendo, rigorosamente, a ordem de classificação.

9.2 São requisitos para investidura no cargo, comprovados na data da posse:

9.2.1 Ter sido aprovado no respectivo concurso público.

9.2.2 Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, ainda, no caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional;

9.2.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais (para candidatos de ambos os sexos) e obrigações militares (para os candidatos do sexo masculino).

9.2.4 Estar com idade mínima de 18 (dezoito) anos, completos, na data da posse.

9.2.5 Possuir comprovante de titulação exigida para ingresso no cargo/área de conhecimento a que concorrer, conforme consta no item 2.1 deste edital.

9.2.6 Apresentar atestado médico comprovando aptidão, física e mental, para o exercício do cargo, mediante avaliação médica realizada pelo serviço médico da instituição.

9.2.7 Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, Parágrafo Único, da Lei nº. 8.112/90;

9.2.8 Não acumular cargos, empregos e/ou funções públicas, exceto nos casos previstos na Constituição Federal e legislação vigente, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo estabelecido para a posse, previsto no § 10 do art. 13 da Lei nº. 8.112/90;

9.2.9 Não receber proventos de aposentadoria que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

9.2.10 As declarações emitidas com prazo superior a 2 (dois) anos não serão aceitas para fins de comprovação de titulação.

10. Das disposições gerais:

10.1 A Comissão Organizadora não disponibilizará quaisquer tipos de recursos (equipamentos audiovisuais, filtros de linha, adaptadores para tomada, extensão elétrica dentre outros) para a realização da prova didática. Caso queira utilizar tais recursos, o candidato deverá providenciá-los.

10.2 O concurso terá prazo de validade de até 01 (um) ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período conforme a Lei 8.112/90.

10.3 Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão como comprovante de classificação no concurso, valendo para este fim o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

10.4 O currículo devidamente comprovado entregue pelo candidato na ocasião da prova de títulos, não será devolvido ao candidato.

10.5 Os candidatos nomeados e empossados, poderão a critério da Administração, ministrar outras disciplinas, além das previstas para a área de conhecimento/ área de atuação descritas no item 2.1 deste edital, desde que na sua área de formação.

10. 6 Os candidatos aprovados e nomeados para regime de trabalho estabelecido no edital só poderão pedir alteração de regime após um período mínimo de 3 (três) anos.

10.7 Só será autorizada redistribuição para os servidores nomeados e empossados após um período mínimo de 3 (três) anos.

10.8 Em caso de alteração dos dados pessoais (nome, endereço, telefone para contato) constantes na inscrição, o candidato deverá entrar em contato com a SGP da UNIVASF, no telefone: (87)2101- 6737 ou através do e-mail: sgp@univasf.edu.br

10.9 Poderá haver gravação da prova didática e da prova de memorial, para consulta posterior, conforme disposto na Lei nº 5.433, de 8 de maio de 19 68 e seu Decreto regulamentador, Decreto Nº 1.799, de 30 de janeiro de 199 6, bem como a microfilmagem das provas escritas para consulta posterior, conforme disposto na Lei nº 5.433, de 8 de maio de 19 68 e seu Decreto regulamentador nº 1.799, de 30 de janeiro de 199 6;

10.10 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Gestora de Avaliação e Concurso.

TELIO NOBRE LEITE
Vice - Reitor no exercício do cargo de Reito

ANEXO DA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 / 2013, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2013

Tabela de Pontuação para julgamento da Prova de Títulos nos Concursos Públicos para a Carreira do Magistério Superior da UNIVASF

Grupo I - Títulos Acadêmicos - até 40 pontos

Será considerado, para fins de pontuação, apenas um dos títulos abaixo:

Atividades

Pontos

Diploma de Doutor ou Livre Docência

40

Diploma de Mestre

20

Certificado de Especialização

08

Certificado de Residência Médica credenciada pelo MEC

08

Diploma de Graduação

05

Grupo II - Atividades Ligadas ao Ensino e Extensão

Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Exercício do Magistério no Ensino Superior

0,5 pontos/semestre

Exercício do Magistério na Educação Básica, incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica

0,3 pontos/ano

Ensino não regular na área/ subárea do concurso:

- Cursos (mínimo de 4 horas)

- Conferências/ Palestras

0,2 pontos por curso ministrado 0,1 pontos por evento (Até o limite de 2 pontos)

Orientação de tese de doutorado aprovada

4 pontos por tese

Orientação de dissertação de mestrado aprovada

2 pontos por tese

Orientação de monografia de especialização aprovada

0,5 pontos por monografia

Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação

0,2 pontos por monografia ou trabalho (até o limite de 03 pontos)

Orientação de grupo PET

0,5 pontos por grupo-ano (até o limite de 2 pontos)

Orientação de aluno bolsista de iniciação científica

0,2 pontos por bolsista-ano (até o limite de 2 pontos)

Orientação de aluno bolsista de monitoria

0,2 pontos por bolsista (até o limite de 2 pontos)

Orientação de aluno bolsista de extensão

0,2 pontos por bolsista (até o limite de 2 pontos)

Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado

0,3 pontos por tese

Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior

0,2 pontos por tese ou concurso

Coordenação de projeto de extensão

0,5 pontos por projeto (até o limite de 03 pontos)

Participação em projeto de extensão

0,25 pontos por projeto (até o limite de 1,5 pontos)

Coordenação de curso de extensão (mínimo de 15 h/aula)

0,2 pontos por curso (até o limite de 2 pontos)

Exercício de monitoria, iniciação científica ou participação em grupo PET, ou atividade de extensão0,2 pontos por semestre

Grupo III - Produção Científica, Técnica, Artística e Cultural na área/sub-área do Concurso - 75 pontos para os candidatos a Professor Titular. Para os candidatos a Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, até o limite de 25 pontos.

Atividades

Pontos

Autoria de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN)

 

Autor:03 pontos por livro
Coautor:2 pontos por livro

Organização de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN)

 

Organizador:1,5 pontos por livro
Coorganizador:0,5 pontos por livro

Capitulo de livro sobre assunto de interesse da ciência, tecnologia ou arte (com ISBN)

 

Autor:1,5 pontos por livro
Coautor:0,5 pontos por livro

Tradução de livro especializado

 

Tradutor:1,5 pontos por livro
Cotradutor:0,5 pontos por livro

Artigo completo publicado em periódico científico especializado, indexado e com corpo de árbitros e Trabalho científico apresentado em congresso e publicado na íntegra em anais.

 

Autor/ co-autor:
Qualis A1 2/1 pontos s
Qualis A2 1,8/0,9 ponto
Qualis B11,6/0,8 pontos
Qualis B2 1,4/0,7 pontos
Qualis B3 1,2/0,6 pontos
Qualis B4 1,0/0,5 pontos
Qualis B5 0,8/0,4 pontos
Qualis C 0,6/0,3 pontos
Sem qualis0,4/0,2 pontos

Trabalho científico apresentado em congresso com resumo publicado em revista ou anais

0,2 pontos por trabalho

Relatório técnico de pesquisa publicado

0,5 pontos por relatório

Trabalhos técnicos e artísticos especializados na área do concurso

0,5 por trabalho (até o limite de 2 pontos)

Prêmios por atividades científicas, artísticas e culturais

0,5 pontos por prêmio (até o limite de 2 pontos)

Consultorias a órgãos especializados de gestão científica, tecnológica ou cultural ou consultorias técnicas prestadas a órgãos públicos e privados

1 ponto p/ consultoria (até o limite de 04 pontos)

Artigos especializados publicados na imprensa

0,5 pontos por artigo (até limite de 2 pontos)

Manuais didáticos e outros instrumentos didáticos

0,5 pontos por manual (até o limite de 04 pontos)

Participação em congressos e seminários

0,5 pontos por evento (até o limite de 2 pontos)

Patente ou processos registrados de patente04 pontos por patente

Grupo IV - Exercício de atividades ligadas à administração universitária Poderão ser consideradas todas as pontuações abaixo até o limite de 10 pontos:

Atividades

Pontos

Reitor

2 pontos por ano

Vice-Reitor, Diretor de Centro, Pró-Reitor

1 ponto por ano

Ocupantes de outros cargos de CD-3 e CD-4

0,5 pontos por ano

Membro de Conselhos Superiores de Universidades

0,2 pontos por ano

Chefias de departamento, coordenadores de colegiados de curso de graduação, coordenadores de programas de pós-graduação de caráter permanente

0,2 pontos por ano

Coordenação de curso de especialização de caráter permanente ou eventual

0,2 pontos por curso

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Área de Conhecimento: RECREAÇÃO E LAZER

1. Autonomia e heteronomia a recreação e no recreio escolar;

2. Lazer e juventudes na cidade e no campo;

3. Lazer, mundo do trabalho e ócio criativo;

4. Espaços públicos de lazer e recreação nos ambientes urbanos e rurais;

5. Atividades de lazer e recreação ligadas à natureza e à educação ambiental;

6. Demografia e lazer na sociedade brasileira;

7. Formação do educador e os saberes do lazer e da recreação para o semiárido nordestino

8. Intervenções e política pública de lazer e recreação para o semiárido nordestino;

9. Relações de gênero e lazer;

10. Educação para a recreação e a recreação na educação na educação.

Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/199 6, Estatuto da Criança e do Adolescente e a organização do ensino da educação física escolar na efetivação dos direitos;

2. Implicações do PCN para a prática pedagógica da educação física escolar;

3. Jogo e o brinquedo na educação física escolar e a construção de identidades corporais;

4. Formação continuada de professores, prática pedagógica e melhoria da qualidade do ensino de escolas públicas no semiárido nordestino;

5. Trabalho docente, estresse profissional e os desafios da escola pública brasileira;

6. Esporte educacional como manifestação da cultura corporal na escola e suas implicações para as relações de gênero;

7. Conteúdos da educação física escolar, plano político pedagógico e o papel do corpo na escola;

8. Crise da autoridade docente, violência no ambiente escolar e na educação física escolar;

9. A educação física escolar e a relação entre conhecimento, poder e interesse na produção de currículos;

10. As práticas do educador físico no âmbito das novas políticas públicas educacionais brasileiras, especialmente Programa Segundo Tempo e Mais Educação.

Área de Conhecimento: FITOTECNIA (OLERICULTURA)

1. Importância econômica e social da olericultura, conceito e classificação das hortaliças;

2. Fatores edafo-climáticos na produção de hortaliças;

3. Sistemas de cultivo de hortaliças em ambiente protegido;

4. Produção de hortaliças em sistemas agroecológicos;

5. Métodos de propagação de hortaliças;

6. Adubação e nutrição mineral na produção de hortaliças;

7. Manejo na irrigação na produção de hortaliças;

8. Manejo fitossanitário na produção de hortaliças;

9. Colheita e pós-colheita de hortaliças;

10. Certificação na produção de hortaliças.

Área de Conhecimento: FILOSOFIA E POLÍTICA

1. Ética e Política;

2. Teoria da Justiça em Aristóteles;

3. Filosofia e Modernidade;

4. Teoria do Estado em Kant;

5. Dialética em Hegel e Marx;

6. Totalitarismo e liberdade em Hannah Arendt;

7. 0 Liberalismo Político de John Rawls;

8. A democracia deliberativa de Habermas;

9. Direitos Humanos e Política;

10. Partidos políticos e Sistemas eleitorais.

Área de Conhecimento: QUÍMICA

1. Estrutura atômica e propriedades periódicas;

2. Ligações iônicas, metálicas e covalentes;

3. O livro e outros materiais didáticos aplicados no ensino de Química;

4. O papel da experimentação e da linguagem no ensino de Química;

5. Reações químicas e estequiometria;

6. Pesquisa e tendências atuais para o ensino de Química;

7. Química no cotidiano e suas tecnologias aplicadas ao Ser Humano ao Ambiente e à Sociedade;

8. Termoquímica e Cinética Química;

9. Equilíbrio Químico e Iônico;

10. Historia da Química.

Área de Conhecimento: LEVANTAMENTO E APTIDÃO LEVANTAMENTO, APTIDÃO, MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO; PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DO SOLO E BIOLOGIA DO SOLO

1. Solução do solo e fluxo de íons;

2. Relações massa-volume: adensamento e compactação de solos;

3. Água no solo (sistema solo-planta);

4. Organismos do solo e ciclagem de nutrientes;

5. Indicadores de qualidade do solo: químicos, físicos e biológicos;

6. Manejo da matéria orgânica do solo e fertilidade do solo;

7. Erosão do solo: fundamentos e métodos de controle;

8. Práticas conservacionistas e qualidade física, química e biológica do solo;

9. Sistema Brasileiro de Classificação do Solo e aplicações no manejo e conservação do solo;

10. Propriedades químicas e físicas de solos altamente intemperizados e implicações no manejo do solo.

Área de Conhecimento: ELEMENTOS DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS, MECANIZAÇÃO, MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS.

1. Propriedades físicas e mecânicas de madeira e aços e suas ligas;

2. Análise de corpos submetidos a tensão combinados;

3. Parafusos, fixadores e propostas de junções não permanentes. Mancais de rolamento;

4. Engrenagem cilíndricas de dentes retos e helicoidais. Eixos rotativos e eixos fixos;

5. Estudo do trator agrícola;

6. Métodos e equipamentos para o preparo e manejo do solo;

7. Maquinas para semeadura, plantio e transplantio, colheita de cereais e forragem;

8. Maquinas para aplicação de fertilizantes;

9. Análise de custo de máquinas e implementos agrícolas;

10. Projetos de máquinas agrícolas. Critérios de desenvolvimento e avaliação.

1 - Leis de Newton;

2 - Leis da Termodinâmica;

3 - Equações de Maxwell;

4 - Gravitação Universal;

5 - Relatividade Restrita;

6 - Dualidade onda-partícula;

7 - Leis de Conservação na Mecânica Clássica;

8 - Limite e continuidade;

9 - Funções Deriváveis e aplicações;

10 - A Integral Definida, aplicações e o Teorema Fundamental do Cálculo.

Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

1. O processo inclusivo das pessoas com deficiência e seus aspectos políticos, sociais e educacionais;

2. A atividade física para pessoas com deficiência: acessibilidade e inclusão;

3. Formação profissional para trabalhar com pessoas com deficiências mas aulas de Educação Física;

4. Esporte adaptado como fator de inclusão social: dimensões educativas, recreativas e competitivas;

5. Aspectos fundamentais para a participação de alunos com deficiencia visual, auditiva, física e intelectual nas aulas de Educação Física;

6. Atividades Físicas na Natureza e a pessoa com deficiência;

7. As concepções sobre pesquisa e extensão na universidade envolvendo pessoas com necessidades especiais;

8. Estágios Curriculares e Práticas Pedagógicas em Educação Física para pessoas com necessidades especiais;

9. A prática pedagógica na Educação Física para pessoas com necessidades especiais: semelhanças e diferenças no espaço escolar e não-escolar.

Área de Conhecimento: ENSINO DE CIÊNCIAS

1. Ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental: LDB e PCNs;

2. Formação de professores para o Ensino Fundamental e o Ensino de Ciências Naturais;

3. Historia, Filosofia e Sociologia da Ciência e o ensino de Ciências Naturais;

4. Ensino de Ciências: o papel da experimentação, das tecnologias de comunicação e informação, da divulgação científica;

5. Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e o ensino de Ciências Naturais;

6. Alternativas metodológicas para o ensino de ciências em: espaços formais, não formais e educação à distancia.

Área de Conhecimento: MATEMÁTICA

1. Teorema Fundamental do Cálculo e Aplicações da Integral Definida;

2. Continuidade, Diferenciabilidade de Funções de uma Variável Real e o Teorema do Valor Médio;

3. Máximos e Mínimos de Funções de duas variáveis reais e Multiplicadores de Lagrange;

4. Integrais Múltiplas, Mudança de Variáveis e Aplicações;

5. Transformações Lineares e o Teorema do Núcleo e da Imagem;

6. Operadores Lineares, Diagonalização de Operadores Lineares e o Teorema Espectral;

7. Métodos Numéricos para a Resolução de Equações Não-Lineares e Métodos Iterativos para Sistemas Lineares;

8. Teorema de Green, Teorema de Gauss e Teorema de Stokes;

9. Teorema de Existência e Unicidade de Soluções para Equações Diferenciais Ordinárias;

10. Resíduos, Séries de Laurent e Aplicações.

Área de Conhecimento: TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO

1. Projeto geométrico de estradas;

2. Métodos de levantamento topográfico (planialtimétricos);

3. Processos de nivelamento, representação do relevo e sistematização de terrenos;

4. Equipamentos topográficos (análogos e digitais);

5. Cartografia para geoprocessamento;

6. Processamento e análise digital de imagens da Terra;

7. Bancos de dados geográficos;

8. Sistemas de posicionamento global;

9. Sistemas de informações geográficas;

10. Fotogrametria e fotointerpretação.

Área de Conhecimento: BIOCLIMATOLOGIA, COMPORTAMENTO E BEM ESTAR ANIMAL

1. Estrutura da organização meteorológica mundial (0MM). Estações meteorológicas: ordinárias, principais e agrometeorológicas. Noções relativas aos diferentes tipos de clima no Brasil;

2. Radiação solar, balanço de energia, temperatura, pressão atmosférica, vento, insolação e fotoperiodismo. Á água na atmosfera e os processos de transferência: evaporação e evapotranspiração, condensação (nuvens, chuva, nevoeiro, orvalho, geada);

3. Princípios fisiológicos da termorregulação;

4. Trocas térmicas entre animais e o ambiente;

5. Adaptação dos animais ao ambiente: aspectos fisiológicos e comportamentais;

6. Interrelações entre o bem-estar, o comportamento, e os rendimentos zootécnicos;

7. Manejo do ambiente para o bem estar dos animais de pesquisa e produção;

8. Observação e medida do comportamento animal;

9. Abordagem etológica, evolução e adaptação do comportamento;

10. Comportamento agonistico, territorialidade, alimentar, reprodutivo e parental.

Área de Conhecimento: HISTÓRIA/PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL

1. Gênese e evolução do conceito do Patrimônio;

2. Estratégias de monitoramento do Patrimônio Natural e Cultural;

3. Articulação das posições teóricas sobre a preservação e conservação patrimonial;

4. Gestão do patrimônio arqueológico;

5. Processo de ocupação Colonial do Nordeste;

6. O projeto Português para a civilização dos Índios do Brasil;

7. A Companhia de Jesus na historia do Brasil;

8. Teorias antropológicas aplicadas à arqueologia;

9. Miscigenação e genocídio no Brasil;

10. Conservação e restauro do patrimônio arqueológico.

Área de Conhecimento: SIMULAÇÃO E LOGÍSTICA

1. Modelagem de sistemas produtivos;

2. Simulação de processos produtivos;

3. Programação linear;

4. Programação inteira mista;

5. Teoria dos jogos;

6. Gestão da cadeia de suprimentos;

7. Logística de distribuição;

8. Ferramentas computacionais para simulação.

Área de Conhecimento: PESQUISA OPERACIONAL E SISTEMAS DE GESTÃO E DA INFORMAÇÃO

1. Programação matemática;

2. Teoria de filas;

3. Sistemas da informação nos negócios;

4. Sistemas de informação e de apoio à decisão;

5. Sistemas probabilísticos;

6. Teoria de Markov;

7. Teoria dos jogos;

8. Rede PERT/COM.

Área de Conhecimento: PEDIATRIA

1. Aleitamento materno;

2. Imunização na criança e no adolescente;

3. Crescimento e desenvolvimento da criança;

4. Cuidados com o recém nascido normal;

5. Alimentação para crianças menores de 2 anos;

6. Diarréia aguda e desidratação;

7. Parasitoses intestinais;

8. Pneumonia comunitária;

9. Doenças exantemáticas;

10. Infecções congênitas.