UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - MT

Notícia:   Unemat seleciona Professores para Sinop, Cáceres e Pontes e Lacerda

UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

ESTADO DE MATO GROSSO

EDITAL N° 038/2014 – UNEMAT

A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, Decreto Estadual nº 914 de 27 de novembro de 2007 e Lei Complementar Estadual nº. 320, de 30 de junho de 2008, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos visando atender a necessidade temporária de excepcional interesse público para a contratação de Professor da Educação Superior para atuarem na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, na Faculdade de Educação e Linguagem, no Campus Universitário de Sinop.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente Processo Seletivo será regido por este Edital, seus Anexos e, no que couber, pelas Instruções Normativas nº 006/2013 - UNEMAT e nº 009/2013 - UNEMAT, devidamente publicadas no site da UNEMAT, no endereço www.unemat.br/prad/dars/?link=normativas.

1.1.1. O (a) candidato (a) não poderá alegar sob hipótese alguma o desconhecimento das referidas Instruções Normativas.

1.2. O processo seletivo será realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso e todas as etapas serão realizadas na cidade de Sinop/MT.

1.3. Não será cobrada taxa de inscrição no certame.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão realizadas na Faculdade em que há oferta de vagas por meio de Requerimento de inscrição devidamente preenchido.

2.1.1. Serão aceitas inscrições realizadas por procurador com poderes especiais, desde que a Procuração tenha firma reconhecida em Cartório.

2.1.2 Não será aceita inscrição via fax, correio eletrônico ou fora do prazo estabelecido no Edital específico.

2.1.3 As inscrições postadas pelo correio deverão ser recebidas na Faculdade no período de inscrições acima citado.

2.2. Ao preencher o Requerimento de Inscrição, o candidato deve, obrigatoriamente, sob pena de não ter a sua inscrição aceita no Processo seletivo, indicar nos campos apropriados o nome de apenas uma área de conhecimento para a qual deseja concorrer à vaga;

2.2.1 O candidato que não preencher corretamente ou deixar de preencher o nome da área de conhecimento pretendida não terá sua inscrição aceita.

2.2.2 As informações prestadas no Requerimento de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, do direito de excluí-lo do Processo seletivo se o preenchimento for feito com dados incompletos, incorretos, bem como se constatado posteriormente serem inverídicas as informações.

2.2.3 A inscrição do candidato implicará o seu conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas nestas Instruções Normativas, seu Anexo, e Edital específico, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

3. DA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA.

3.1. No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deverá apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, para que sejam comprovadas a necessidade especial e a capacidade de desempenhar as atribuições do cargo.

3.1.1. No ato da inscrição o candidato portador de deficiência poderá solicitar atendimento especial, se precisar, para realização das provas. Na solicitação deverá constar o tipo de atendimento que necessitará.

3.1.2. Os candidatos portadores de deficiência devem estar em condições de exercerem as atribuições exigidas para o desempenho das atividades da função. Também participarão em igualdade de condições com os demais candidatos, no que diz respeito ao horário de início, duração, conteúdo e avaliação das provas, bem como ao local de aplicação das mesmas e aos critérios de aprovação, além de seguirem todas as demais normas de regência do processo seletivo.

3.1.3. O candidato inscrito na condição de portador de deficiência não eliminado no Processo Seletivo Simplificado, além de figurar na lista geral de classificação para o cargo, terá o nome publicado em lista de classificação específica.

3.2. Ao candidato portador de deficiência será reservado o percentual de 10% (dez por cento) das vagas que forem igual ou superior a 07(sete) e dentro da mesma área de atuação, em face da classificação obtida, nos termos da Lei Complementar Estadual nº 114, de 25 de novembro de 2002 e conforme disposto no artigo 37, inciso VIII, da CFRB/1988.

4. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

4.1. Período das inscrições: 05/06/2014 a 18/06/2014.

4.1.1. As inscrições serão realizadas em dias úteis, no horário compreendido entre 13h30min às 17h na FAEL - Faculdade de Educação e Linguagem, localizada na Avenida dos Ingás, 3001 - Centro Sinop - MT, CEP 78 555-000, Telefone: (66) 3511-2127.

4.2. Confirmação das inscrições e divulgação do local de realização da Prova Escrita e da Prova de Desempenho Didático: 18/06/2014 a partir das 16h.

4.2.1. As provas somente serão realizadas na cidade em que está situada o Campus Universitário.

4.3. Aplicação da Prova Escrita e entrega do Curriculum na Plataforma Lattes e dos documentos comprobatórios de títulos para Avaliação de Títulos: 24/06/2014, às 8h.

4.4. Divulgação do resultado da Prova Escrita: 24/06/2014, a partir das 16h.

4.5. Sorteio do tema para a Prova de Desempenho Didático: 24/06/2014, às 07h45min.

4.6. Realização da Prova de Desempenho Didático: 25/06/2014, a partir das 08h.

4.7. Divulgação do resultado da Prova de Desempenho Didático: 25/06/2014, a partir das 17h.

4.8. Divulgação do resultado da Avaliação de Títulos: 25/06/2014, a partir das 17h.

4.9. Prazo para interposição de recursos, nos termos da Instrução Normativa 006/2013-UNEMAT: 26/06/2014.

4.9.1. Divulgação do resultado dos recursos (Se houver): 27/06/2014.

4.10. Resultado Final do Processo seletivo: A partir de 26/06/2014, caso não haja interposição de recurso tempestivo.

4.10.1. O referido resultado será afixado no mural do Campus Universitário, nos murais dos Cursos envolvidos no Processo Seletivo e no site da UNEMAT (www.unemat.br/seletivos).

5. DA ATRIBUIÇÃO, DAS VAGAS E DA VIGÊNCIA DO CONTRATO

5.1. As atribuições do Professor da Educação Superior, contratado por meio deste Edital, são as voltadas para as atividades de ensino.

5.2. As áreas, com seus requisitos e vagas, estão apresentados na Tabela abaixo:

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM:

ÁREA

SUBÁREA

REQUISITOS LEGAIS

JORNADA DE TRABALHO

VAGAS/CR

VIGÊNCIA DO CONTRATO

AC

PD

Linguística
Letras e
Artes

Língua Portuguesa I

Licenciatura em Letras

20h

01

-

11/08/2014 a

31/12/14

Língua Portuguesa

II

Licenciatura em Letras

20h

01

-

11/08/2014 a

31/12/14

Língua Portuguesa

III

Licenciatura em Letras

20h

CR

-

-

Língua Portuguesa

IV

Licenciatura em Letras

20h

CR

-

-

Literaturas de Língua Portuguesa

Licenciatura em Letras

20h

CR

-

-

Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa

Licenciatura em Letras

20h

CR

-

-

Língua Portuguesa e Linguística

Licenciatura em Letras

20h

CR

-

-

Educação

Educação Física

Graduação em Educação Física

20h

CR

-

-

Filosofia

Graduação em Filosofia / Pedagogia

20h

CR

-

-

Libras

Graduação Superior e Certificação de proficiência no uso e ensino ou tradução e interpretação da Libras expedida pelo MEC ou CEE.

20h

01

-

11/08/2014 a

27/09/2014

Ensino

Aprendizagem

Graduação em Pedagogia

20h

CR

-

-

Didática

Graduação em Pedagogia

20h

CR

-

-

Psicologia

Graduação em Psicologia ou Pedagogia

20h

CR

-

-

*CR= Cadastro de Reserva; AC= Ampla Concorrência; PD= Portadores de deficiência

5.3. Os candidatos classificados serão CONVOCADOS, na ordem de sua classificação e deverão comparecer no endereço constante no item 2.1.1, no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da publicação do ATO DE CONVOCAÇÃO, munidos da documentação elencada no Anexo VII, para realização do contrato.

5.4. Havendo surgimento de vaga, ou não tendo aprovados ou inscritos para vagas de uma mesma área, os candidatos classificados poderão ser convocados e contratados para área diversa daquela para a qual se inscreveu, dentro da Grande Área, respeitando-se as áreas afins e mediante avaliação do currículo do candidato pelo Colegiado de Curso.

5.5. Os demais candidatos classificados para as vagas destinadas a formação de cadastro de reserva poderão ser convocados para contratação mediante surgimento de comprovada necessidade pela Coordenação do respectivo Curso.

5.5.1. As convocações para contratação dos classificados serão publicadas no site da UNEMAT e nos murais dos Cursos envolvidos no certamente.

5.5.2. Os candidatos deverão acompanhar continuamente as publicações no site da UNEMAT (www.unemat.br/seletivos/?op=prof).

6. DO REGIME JURÍDICO E DO REGIME PREVIDENCIÁRIO

6.1. Os contratos serão regidos pelo Regime Administrativo Especial e serão vinculados ao Regime Geral da Previdência Social, através do INSS, para o qual o (a) contratado (a) contribuirá obrigatoriamente.

7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA - Ver Anexo IV.

8. TEMAS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO - Ver Anexo V.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1. O edital tem prazo de validade de 01 (um) ano, a contar da data de sua publicação.

9.2. A Prova Escrita terá duração de 4 (quatro) horas.

9.3. Fazem parte deste Edital:

a) Anexo I - Modelo de Requerimento de Inscrição

b) Anexo II - Tabela contendo valor da Remuneração

c) Anexo III - Modelo de Requisição para participar da prova didática (quando o candidato houver sido eliminado na prova escrita)

d) Anexo IV - Conteúdo programático para a prova escrita

e) Anexo V - Temas para a prova de desempenho didático

f) Anexo VI - Quadro de atribuição de pontos para avaliação de títulos

g) Anexo VII - Documentos que o candidato deverá apresentar no ato da contratação

h) Anexo VIII - Ficha funcional

Sinop/MT, 19 de maio de 2014.

Genivaldo Rodrigues Sobrinho
Diretor da Faculdade de Educação e Linguagem
Presidente da Comissão responsável pelo Processo Seletivo
Portaria nº 2123/2013

ANEXO II AO EDITAL - DO VALOR DA REMUNERAÇÃO

TITULAÇÃO

SALÁRIO (referente a 20 horas semanais)

Graduado

R$ 2133,25

Mestre

R$ 3967,81

Doutor

R$ 4906,44

ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA I

1. Estratégias de leitura e produção de textos;

2. Gramática aplicada ao texto;

3. Redação técnica.

Bibliografia sugerida:

COSTA VAL, M. da G. Redação e textualidade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

GONÇALVEZ, H. Manual de monografia, dissertação e tese. 2ª edição, São Paulo: Avercamp, 2008.

KOCH, I.G.V.; TRAVAGLIA, L.C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

LAKATOS, E. & MARCONI, M. Metodologia do trabalho científico. 4ª ed. Editora Atlas, 2006.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA II

1. Estratégias de leitura e análise textual de diferentes gêneros textuais;

2. Fundamentos da produção do texto: estrutura, organização, paragrafação, coerência, coesão, argumentação;

3. Análise do processo ensino-aprendizagem nos Ensinos Fundamental e Médio, com ênfase na literatura sobre estágio.

Bibliografia sugerida:

BOLOGNINI, C. Z. Discurso e ensino: práticas de linguagem na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

COSTA VAL, M. da G. Redação e textualidade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

FAZENDA et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

GATTI, B. A. Enfrentando o desafio da escola: princípios e diretrizes para a ação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 85, maio 1993.

KOCH, I.G.V.; TRAVAGLIA, L.C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA III

1. Estudos da linguagem com ênfase em sua relação com as diferentes mediações tecnológicas;

2. Experiências de ensino mediadas por computador e de ferramentas digitais que podem ser aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem;

3- Fundamentos da produção do TCC: estrutura e organização.

Bibliografia sugerida:

ANDRADE, M. M. Redação científica - elaboração do TCC passo a passo. São Paulo: Factash Editora, 2007.

BUZATO, M. E. K. Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, v. 46, 2007.

COX, K. K. Informática na educação escolar. Campinas, SP. Autores Associados, 2003. - (Coleção polêmica do nosso tempo, 87), Campinas-SP: 2001.

SALOMON, D.V. Como fazer uma monografia. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA IV

1. Estratégias de leitura e produção de textos;

2. Gramática aplicada ao texto;

3. Redação técnica.

Bibliografia sugerida:

COSTA VAL, M. da G. Redação e textualidade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

GONÇALVEZ, H. Manual de monografia, dissertação e tese. 2ª edição, São Paulo: Avercamp, 2008.

KOCH, I.G.V.; TRAVAGLIA, L.C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

LAKATOS, E. & MARCONI, M. Metodologia do trabalho científico. 4ª ed. Editora Atlas, 2006.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leitura e análise de textos poéticos;

2. Estudo das funções sintáticas e suas relações nos períodos simples e composto;

3- Classificações sintática e semântica.

Bibliografia sugerida:

AZEREDO, J. Iniciação à sintaxe do português. RJ: Jorge Zahar Editor, 3. ed, 1995.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999. (p.57-108)

EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

JUNIOR, C. F. Sintaxe para a Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

ÁREA: LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

1. A formação do leitor literário na escola;

2. A contribuição de Alfredo Bosi nos estudos de cultura e literatura brasileiras;

3. Formação do nacionalismo literário no Séc. XIX.

Bibliografia sugerida:

AUGEL, M. P. O desafio do escombro: nação, identidades e pós-colonialismo na literatura da

Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.

CABAÇO, J. L. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. São Paulo: FAPESP, 2009. Vol. 1.

CASTELLO. J. A. A literatura brasileira: origens e unidade. São Paulo: Edusp, 1999. 2v.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUÍSTICA

1. O advento da linguística saussureana no contexto científico do século XX;

2. Reflexões sobre metodologia do ensino de leitura, interpretação textual, gramática e produção de gêneros textuais;

3. Formação do professor de língua portuguesa e suas implicações no ensino; práticas, métodos e técnicas de ensino de português como língua materna.

Bibliografia sugerida:

CORACINI, M.J.F. O jogo discursivo na aula de leitura - língua materna e língua estrangeira-

Campinas: Pontes, 1991.

FIORIN, J. L. (org.). Introdução à linguística I e II. São Paulo: Contexto, 2003.

GALLO, S. L. Discurso da escrita e ensino. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.

KLEIMAN, A. B. Oficina de leitura teoria e prática. Campinas: Pontes, 1993.

MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v. 1, 2 e 3. São Paulo: Cortez, 2001.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. 4. ed., São Paulo: Cultrix, 1972.

ÁREA: Educação Física

1. A linguagem corporal como forma de comunicação e expressão;

2. A cultura corporal como componente na formação integral do indivíduo;

3. Dinâmicas corporais: elementos da cultura corporal.

Bibliografia sugerida:

BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cad. CEDES. [online]. ago. 1999, vol.19, no.48

DARIDO, S.C. e RANGEL, I.C.A. Educação Física na escola; implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

HILDEBRANT, H. e LANING, R. Concepções abertas no ensino da Educação Física Infantil. Rio de Janeiro: Ao livro Técnico, 1986.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino & mudanças. Ijuí: UNIJUÍ, 1991.

PIRES, Giovani De Lorenzi. Educação Física e o Discurso Midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí : Unijuí, 2002.

ÁREA: Filosofia

1. A história da Filosofia e suas influências atuais;

2. O humano como um ser fundamentalmente de relações e de necessidade de cuidado;

3. Filosofia da educação como princípios do cuidado na educação.

Bibliografia sugerida:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.

ARANHA, Maria. Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.

FULLAT, Octavi. Filosofia da Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

GILES, Thomas Ranson. Filosofia da Educação. São Paulo: EPU, 1993.

KNELLER, G. F. Introdução à Filosofia da Educação. 6. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

ÁREA: Libras

1. Noções de prática de docência em Libras;

2. Processo de aquisição da Língua de Sinais;

3. Aspectos sócio-históricos, linguísticos e culturais da surdez.

Bibliografia sugerida:

COSTA, Juliana P. Barbosa. A educação do surdo ontem e hoje: posição sujeito e identidade. Campinas, SP: Mercado de letras, 2010.

FELIPE, Tânia A. A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Libras em Contexto: Curso básico / livro do professor instrutor e do aluno. Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília. MEC/SEESP, 2007.

GESUELI, Zilda Maria. A criança não ouvinte e a aquisição da escrita. Dissertação de Mestrado. Instituto de Estudos da Linguagem. UNICAMP, Campinas, 1988.

QUADROS, R. M. de. Educação de Surdos. A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

ÁREA: ENSINO APRENDIZAGEM

1. Políticas públicas de tecnologias de informação e comunicação na educação brasileira;

2. Uso das tecnologias no processo ensino aprendizagem;

3. Sociedade em rede, inclusão digital e software livre.

Bibliografia sugerida:

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5. ed. Porto

Alegre: Sulina, 2010.

RIBEIRO, Ana Elisa. et al. Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010.

ROJO Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. Parábola, 2012.

STRAUB, Sandra Luzia Wrobel. Política de informática na educação: o discurso governamental.

Campinas: Tese de doutorado UNICAMP/IEL/DINTER em Linguística

UNEMAT/CAPES/UNICAMP, 2012.

ALMEIDA, Maria E. B. de; VALENTE, José A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

ÁREA: DIDÁTICA

1. Didática e a escola frente aos dilemas e desafios da contemporaneidade;

2. A dinâmica do processo de ensino e as condições necessárias para a aprendizagem: planejamento de ensino e avaliação;

3. A função social da escola e as diferentes concepções e tendências pedagógicas que permeiam o processo educativo.

Bibliografia sugerida:

FELDEN, Eliane de Lourdes; CUNHA, Maria Isabel. O papel da escola: interface de teóricos e atores Escolares. Revista Visão Global, Joaçaba, v. 14, nº 2, p. 213-228, jul./dez. 2011.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. 8. ed. Porto Alegre : Mediação Editora, 1996. SACRISTÁN, J. Gimeno; PÉREZ GOMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre : Artmed, 2000.

VEIGA, L. P. A. (Org.). Didática: o ensino de suas relações. 5. ed. Campinas, SP : Papirus, 2000. MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. da. Currículo, cultura e Sociedade. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1999. VEIGA, I. P. A. Lições de didática. Campinas: Papirus, 2007.

ÁREA: PSICOLOGIA

1. Fundamentos teóricos da Ciência Psicologia e sua aplicação à prática pedagógica;

2. Modelos cognitivistas, psicogenéticos, behavioristas e da aprendizagem social;

3. A Psicologia como Ciência Humana.

Bibliografia sugerida:

BOCK, Ana M. Bahia. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 13. ed. Saraiva, 2006. BOCK, Ana Maria; GONÇALVES, M. Graça; FURTADO, Odair (Orgs.). Psicologia Sócio-Histórica (uma perspectiva crítica em psicologia). 3. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.

CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. Temas em Psicologia e Educação. São Paulo: Autêntica, 2005.

FREIRE, Izabel Ribeiro. Raízes da Psicologia. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

ANEXO V - TEMAS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA I

1. Estratégias de leitura e produção de textos;

2. Gramática aplicada ao texto;

3. Redação técnica.

Bibliografia sugerida:

COSTA VAL, M. da G. Redação e textualidade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

GONÇALVEZ, H. Manual de monografia, dissertação e tese. 2ª edição, São Paulo: Avercamp, 2008.

KOCH, I.G.V.; TRAVAGLIA, L.C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

LAKATOS, E. & MARCONI, M. Metodologia do trabalho científico. 4ª ed. Editora Atlas, 2006.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA II

1. Estratégias de leitura e análise textual de diferentes gêneros textuais;

2. Fundamentos da produção do texto: estrutura, organização, paragrafação, coerência, coesão, argumentação;

3. Análise do processo ensino-aprendizagem nos Ensinos Fundamental e Médio, com ênfase na literatura sobre estágio.

Bibliografia sugerida:

BOLOGNINI, C. Z. Discurso e ensino: práticas de linguagem na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

COSTA VAL, M. da G. Redação e textualidade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

FAZENDA et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

GATTI, B. A. Enfrentando o desafio da escola: princípios e diretrizes para a ação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 85, maio 1993.

KOCH, I.G.V.; TRAVAGLIA, L.C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA III

1. Estudos da linguagem com ênfase em sua relação com as diferentes mediações tecnológicas;

2. Experiências de ensino mediadas por computador e de ferramentas digitais que podem ser aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem;

3- Fundamentos da produção do TCC: estrutura e organização.

Bibliografia sugerida:

ANDRADE, M. M. Redação científica - elaboração do TCC passo a passo. São Paulo: Factash Editora, 2007.

BUZATO, M. E. K. Desafios empírico-metodológicos para a pesquisa em letramentos digitais. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas, v. 46, 2007.

COX, K. K. Informática na educação escolar. Campinas, SP. Autores Associados, 2003. - (Coleção polêmica do nosso tempo, 87), Campinas-SP: 2001.

SALOMON, D.V. Como fazer uma monografia. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA IV

1. Estratégias de leitura e produção de textos;

2. Gramática aplicada ao texto;

3. Redação técnica.

Bibliografia sugerida:

COSTA VAL, M. da G. Redação e textualidade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

GONÇALVEZ, H. Manual de monografia, dissertação e tese. 2ª edição, São Paulo: Avercamp, 2008.

KOCH, I.G.V.; TRAVAGLIA, L.C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

LAKATOS, E. & MARCONI, M. Metodologia do trabalho científico. 4ª ed. Editora Atlas, 2006.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leitura e análise de textos poéticos;

2. Estudo das funções sintáticas e suas relações nos períodos simples e composto;

3- Classificações sintática e semântica.

Bibliografia sugerida:

AZEREDO, J. Iniciação à sintaxe do português. RJ: Jorge Zahar Editor, 3. ed, 1995.

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999. (p.57-108)

EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

JUNIOR, C. F. Sintaxe para a Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

ÁREA: LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

1. A formação do leitor literário na escola;

2. A contribuição de Alfredo Bosi nos estudos de cultura e literatura brasileiras;

3. Formação do nacionalismo literário no Séc. XIX.

Bibliografia sugerida:

AUGEL, M. P. O desafio do escombro: nação, identidades e pós-colonialismo na literatura da

Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.

CABAÇO, J. L. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. São Paulo: FAPESP, 2009.

Vol. 1.

CASTELLO. J. A. A literatura brasileira: origens e unidade. São Paulo: Edusp, 1999. 2v.

ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA E LINGUÍSTICA

1. O advento da linguística saussureana no contexto científico do século XX;

2. Reflexões sobre metodologia do ensino de leitura, interpretação textual, gramática e produção de gêneros textuais;

3. Formação do professor de língua portuguesa e suas implicações no ensino; práticas, métodos e técnicas de ensino de português como língua materna.

Bibliografia sugerida:

CORACINI, M.J.F. O jogo discursivo na aula de leitura - língua materna e língua estrangeira-Campinas: Pontes, 1991.

FIORIN, J. L. (org.). Introdução à linguística I e II. São Paulo: Contexto, 2003.

GALLO, S. L. Discurso da escrita e ensino. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.

KLEIMAN, A. B. Oficina de leitura teoria e prática. Campinas: Pontes, 1993.

MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v. 1, 2 e

3. São Paulo: Cortez, 2001.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. 4. ed., São Paulo: Cultrix, 1972.

ÁREA: Educação Física

4. A linguagem corporal como forma de comunicação e expressão;

5. A cultura corporal como componente na formação integral do indivíduo;

6. Dinâmicas corporais: elementos da cultura corporal.

Bibliografia sugerida:

BRACHT, V. Educação física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister, 1992.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cad. CEDES. [online]. ago. 1999, vol.19, no.48

DARIDO, S.C. e RANGEL, I.C.A. Educação Física na escola; implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

HILDEBRANT, H. e LANING, R. Concepções abertas no ensino da Educação Física Infantil. Rio de Janeiro: Ao livro Técnico, 1986.

KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino & mudanças. Ijuí: UNIJUÍ, 1991.

PIRES, Giovani De Lorenzi. Educação Física e o Discurso Midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí : Unijuí, 2002.

ÁREA: Filosofia

4. A história da Filosofia e suas influências atuais;

5. O humano como um ser fundamentalmente de relações e de necessidade de cuidado;

6. Filosofia da educação como princípios do cuidado na educação.

Bibliografia sugerida:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.

ARANHA, Maria. Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1989.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2002.

FULLAT, Octavi. Filosofia da Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

GILES, Thomas Ranson. Filosofia da Educação. São Paulo: EPU, 1993.

KNELLER, G. F. Introdução à Filosofia da Educação. 6. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

ÁREA: Libras

4. Noções de prática de docência em Libras;

5. Processo de aquisição da Língua de Sinais;

6. Aspectos sócio-históricos, linguísticos e culturais da surdez.

Bibliografia sugerida:

COSTA, Juliana P. Barbosa. A educação do surdo ontem e hoje: posição sujeito e identidade. Campinas, SP: Mercado de letras, 2010.

FELIPE, Tânia A. A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Libras em Contexto: Curso básico / livro do professor instrutor e do aluno. Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília. MEC/SEESP, 2007.

GESUELI, Zilda Maria. A criança não ouvinte e a aquisição da escrita. Dissertação de Mestrado. Instituto de Estudos da Linguagem. UNICAMP, Campinas, 1988.

QUADROS, R. M. de. Educação de Surdos. A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

ÁREA: ENSINO APRENDIZAGEM

4. Políticas públicas de tecnologias de informação e comunicação na educação brasileira;

5. Uso das tecnologias no processo ensino aprendizagem;

6. Sociedade em rede, inclusão digital e software livre.

Bibliografia sugerida:

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5. ed. Porto

Alegre: Sulina, 2010.

RIBEIRO, Ana Elisa. et al. Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010.

ROJO Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. Parábola, 2012.

STRAUB, Sandra Luzia Wrobel. Política de informática na educação: o discurso governamental.

Campinas: Tese de doutorado UNICAMP/IEL/DINTER em Linguística UNEMAT/CAPES/UNICAMP, 2012.

ALMEIDA, Maria E. B. de; VALENTE, José A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

ÁREA: DIDÁTICA

4. Didática e a escola frente aos dilemas e desafios da contemporaneidade;

5. A dinâmica do processo de ensino e as condições necessárias para a aprendizagem: planejamento de ensino e avaliação;

6. A função social da escola e as diferentes concepções e tendências pedagógicas que permeiam o processo educativo.

Bibliografia sugerida:

FELDEN, Eliane de Lourdes; CUNHA, Maria Isabel. O papel da escola: interface de teóricos e atores Escolares. Revista Visão Global, Joaçaba, v. 14, nº 2, p. 213-228, jul./dez. 2011.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. 8. ed. Porto Alegre : Mediação Editora, 1996.

SACRISTÁN, J. Gimeno; PÉREZ GOMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre : Artmed, 2000.

VEIGA, L. P. A. (Org.). Didática: o ensino de suas relações. 5. ed. Campinas, SP : Papirus, 2000.

MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. da. Currículo, cultura e Sociedade. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1999.

VEIGA, I. P. A. Lições de didática. Campinas: Papirus, 2007.

ÁREA: PSICOLOGIA

4. Fundamentos teóricos da Ciência Psicologia e sua aplicação à prática pedagógica;

5. Modelos cognitivistas, psicogenéticos, behavioristas e da aprendizagem social;

6. A Psicologia como Ciência Humana.

Bibliografia sugerida:

BOCK, Ana M. Bahia. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 13. ed. Saraiva, 2006. BOCK, Ana Maria; GONÇALVES, M. Graça; FURTADO, Odair (Orgs.). Psicologia Sócio-Histórica (uma perspectiva crítica em psicologia). 3. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.

CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. Temas em Psicologia e Educação. São Paulo: Autêntica, 2005.

FREIRE, Izabel Ribeiro. Raízes da Psicologia. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

ANEXO VII - DOCUMENTOS QUE O CANDIDATO DEVER Á APRESENTAR NO ATO DA CONTRATAÇÃO

1.

Ficha Funcional devidamente preenchida e assinada (ANEXO VIII)

2.

Registro geral - RG - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

3.

Cadastro de pessoal física - CPF- fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

4.

Título eleitoral - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

5.

Certidão de Quitação Eleitoral (com emissão não superior a 30 dias) - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT) ou via impressa do site da Justiça Eleitoral

6.

Certidão de nascimento ou casamento - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

7.

Certidão de nascimento dos filhos menores de idade ou dependentes - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

8.

Carteira de reservista (para candidatos homens) - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

9.

Fotocópia do PIS ou PASEP, com DATA E ANO de emissão

10.

Comprovante de endereço atual no máximo dos últimos 3 meses - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

11.

Comprovante de Conta Corrente - Agência do Banco do Brasil

12.

Declaração (padrão) de acúmulo de cargo, para o (a) candidato (a) que já possui outro cargo público.

13.

Declaração emitida pelo órgão/instituição pública que o docente possui cargo, para o (a) candidato (a) que já possui outro cargo público.

14.

Declaração (padrão) de não acúmulo de cargo, caso o candidato não possua cargo público

15.

Fotocópia autenticada em cartório do diploma de graduação e do comprovante de maior titulação. (Caso o título seja estrangeiro, deverá constar tradução oficial e Revalidação em Instituição Nacional equivalente).

16.

Atestado de sanidade física e mental, expedida por médico credenciado pela medicina do trabalho, não superior a 30 (trinta) dias