UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - MT

Notícia:   Unemat oferece 10 vagas para Professor no campus de Tangará da Serra - MT

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

EDITAL Nº 038/2013 - UNEMAT

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, Decreto Estadual nº. 914 de 27 de novembro de 2007 e Lei Complementar Estadual nº. 320, de 30 de junho de 2008, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos visando atender a necessidade temporária de excepcional interesse público para a contratação de Docente da Educação Superior para atuarem na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem, no Campus Universitário de Tangará da Serra.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente Processo Seletivo será regido por este Edital, seus Anexos e, no que couber pela Instrução Normativa nº. 006/2013-UNEMAT, devidamente publicada no site da UNEMAT, no endereço www.unemat.br/prad/dars/?link=normativas.

1.1.1. O (a) candidato (a) não poderá alegar sob hipótese alguma o desconhecimento de referida Instrução Normativa.

1.2. O processo seletivo será realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso e todas as etapas serão realizadas na cidade de Tangará da Serra/MT.

1.3. Não será cobrada taxa de inscrição no certame.

2. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

2.1. Período das inscrições: 15/07/2013 A 26/07/2013.

2.1.1 As inscrições serão realizadas em dias úteis, no horário compreendido entre 08 e 11 horas e 14 até 17 horas na Diretoria da Unidade Regionalizada Político-Pedagógica, junto à Coordenação do respectivo Curso, localizada na Rodovia MT 358 km 07. Jardim Aeroporto - Tangará da Serra/MT, CEP 78.300-000, caixa Postal 287 - fone (65) 3311-4934.

2.2. Confirmação das inscrições e divulgação do local de realização da Prova Escrita e da Prova de Desempenho Didático: 26/07/2013, a partir das 16 h

2.2.1. As provas somente serão realizadas na cidade em que está situada o Campus Universitário.

2.3. Aplicação da Prova Escrita e entrega do Curriculum na Plataforma Lattes e dos documentos comprobatórios de títulos para Avaliação de Títulos: 29/07/2013, às 08h.

2.4. Divulgação do resultado da Prova Escrita: 29/07/2013, a partir das 17h.

2.5. Sorteio do tema para a Prova de Desempenho Didático: 29/07/2013, a partir das 07h30min.

2.6. Realização da Prova de Desempenho Didático: 30 e 31/07/2013, a partir das 08h.

2.7. Divulgação do resultado da Prova de Desempenho Didático: 31/07/2013, a partir das 17h.

2.8. Divulgação do resultado da Avaliação de Títulos: 31/07/2013, a partir das 17h.

2.9.

2.9.1. Prazo para interposição de recursos, nos termos da Instrução Normativa 006/2013- UNEMAT: 01/08/2013

2.10. Divulgação do resultado dos recursos (Se houver): 02/08/2013

2.11. Resultado Final do Processo seletivo: A partir de 01/08/2013, caso não haja interposição de recurso tempestivo.

2.11.1. O referido resultado será afixado no mural do Campus Universitário, nos murais dos Cursos envolvidos no Processo Seletivo e no site da UNEMAT (www.unemat.br/seletivos).

3. DA ATRIBUIÇÃO, DAS VAGAS E DA VIGÊNCIA DO CONTRATO

3.1. As atribuições do Professor da Educação Superior, contratado por meio deste Edital, são as voltadas para as atividades de ensino.

3.2. As áreas, com seus requisitos e vagas, estão apresentados na Tabela abaixo:

CURSO

GRANDE ÁREA

ÁREA

REQUISITOS LEGAIS

JORNADA DE TRABALHO

Nº. DE VAGAS/ CR*

VIGÊNCIA DO CONTRATO

Administração

Ciências Sociais Aplicadas

Administração

Graduado em Administração ou Pós-graduação

20 H/A

02

06/08/2013 a 31/12/2013

20 H/A

CR

-

Ciências Exatas e da Terra

Computação

Graduado em Informática ou Pós-graduação

20 H/A

01

06/08/2013 a 31/12/2013

Ciências Sociais Aplicadas

Direito

Graduado em Direito ou Pós-graduação

20 H/A

CR

-

Ciências Contábeis

Ciências Sociais Aplicadas

Ciências Contábeis (Específica)

Graduado em Ciências Contábeis

20 H/A

CR

-

Ciências Exatas e da Terra

Matemática /Estatística

Graduado em Matemática, estatística ou áreas afins.

20 H/A

01

06/08/2013 a 05/11/2013

Ciências Sociais Aplicadas

Economia

Graduado em Economia

20 H/A

01

06/08/2013 a 11/09/2013

Letras

Ciências da Saúde

Educação Física

Graduação em Educação Física

20 H/A

01

06/08/2013 a 11/09/2013

Linguística, Letras e Artes

Letras/Linguística (Letras: Língua Portuguesa)

Graduado em Letras

20 H/A

01

06/08/2013 a 18/10/2013

CR

-

Ciências Humanas

Sociologia

Graduação em Sociologia ou áreas afins

20 H/A

CR

-

Ciências Humanas

Psicologia

Graduação em Psicologia ou Pedagogia

20 H/A

01

06/08/2013 a 18/10/2013

Linguística, Letras e Artes

Letras/Linguística (Letras: Línguas Est. Modernas: Inglês)

Graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa

20 H/A

01

06/08/2013 a 29/09/2013

Ciências HumanasEducação (Libras)Graduado em Letras ou Pedagogia c/ atestado de intérprete do CEAADA ou CAS/MT ou da FENEIS ou do MEC/Pró-LIBRAS20 H/A0106/08/2013 a 18/10/2013

*Cadastro de reserva

3.3. Os candidatos aprovados dentro do número de vagas disponíveis deverão comparecer no endereço constante no item 2.1.1, no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da publicação do resultado final, munidos da documentação elencada no Anexo VII, para realização do contrato.

3.4. Havendo surgimento de vaga, ou não tendo aprovados ou inscritos para vagas de uma mesma área, os candidatos classificados poderão ser convocados e contratados para área diversa daquela para a qual se inscreveu, dentro da Grande Área, respeitando-se as áreas afins e mediante avaliação do currículo do candidato pelo Colegiado de Curso.

3.5. Os candidatos classificados para as vagas destinadas a formação de cadastro de reserva poderão ser contratados mediante surgimento de comprovada necessidade pela Coordenação do respectivo Curso.

3.5.1. As convocações para contratação dos classificados serão publicadas no site da UNEMAT e nos murais dos Cursos envolvidos no certamente.

3.5.2. Os candidatos deverão acompanhar continuamente as publicações no site da UNEMAT (www.unemat.br/seletivos).

3.5.3. Os candidatos deverão comparecer no endereço constante no item 2.1.1, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação da CONVOCAÇÃO, munidos da documentação elencada no Anexo VII.

3.6. Não foi reservado percentual para candidatos portadores de necessidades especiais em razão do quantitativo de vagas ser insuficiente para aplicação do percentual para os PNE's, nos termos da Lei Complementar Estadual 114/2002.

4. DO REGIME JURÍDICO E DO REGIME PREVIDENCIÁRIO

4.1. Os contratos serão regidos pelo Regime Administrativo Especial e serão vinculados ao Regime Geral da Previdência Social, através do INSS, para o qual o (a) contratado (a) contribuirá obrigatoriamente.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA E DE DESEMPENHO DIDÁTICO - Ver Anexo IV.

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

6.1. O edital tem prazo de validade de 01 (um) ano, a contar da data de sua publicação.

6.2. A Prova Escrita terá duração de 4 (quatro) horas.

6.3. Fazem parte deste Edital:

a) Anexo I - Modelo de Requerimento de Inscrição

b) Anexo II - Tabela contendo valor da Remuneração

c) Anexo III - Modelo de Requisição para participar da prova didática (quando o candidato houver sido eliminado na prova escrita)

d) Anexo IV - Conteúdo programático para a prova escrita e prova de desempenho didático

e) Anexo V - Quadro de atribuição de pontos para avaliação de títulos

f) Anexo VI - Documentos que o candidato deverá apresentar no ato da contratação

g) Anexo VII - Ficha funcional

Tangará da Serra/MT, 11 de junho de 2013.

EUGÊNIO CARLOS STIELER
Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem - Port. Nº 2340/2012
Membro da Comissão Especial responsável pelos Processos Seletivos - Port. nº 2294/2012

ANEXO II AO EDITAL - DO VALOR DA REMUNERAÇÃO

- TITULAÇÃO

SALÁRIO (referente a 20 horas semanais)

Graduado

R$ 1.837,17

Mestre

R$ 3.417,11

Doutor

R$ 4.225,46

ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA E DE DESEMPENHO DIDÁTICO

1. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

1.1. Administração

1.1.1. Inteligência de Marketing.

1.1.2. Introdução à Moderna Gestão de Pessoas.

1.1.3. Processo Administrativo de Gestão de Pessoas: Recrutamento e Seleção.

1.1.4. Desenvolver Pessoas: Treinamento e Desenvolvimento Organizacional.

1.1.5. Administração por objetivo.

1.1.6. Abordagem Comportamental.

1.1.7. Administração Estratégica.

1.2. Computação

1.2.1. Organização e Gerência da Informação na Empresa.

1.2.2. Departamento de informática.

1.2.3. Internet e Redes de computadores,

1.2.4. Banco de Dados, Datacenter,

1.2.5. Integração de Sistemas,

1.2.6. Análise de Software de Gestão - ERP.

1.2.7. Estratégias de Implantação,

1.2.8. Automação de Escritórios.

1.3. Direito

1.3.1. Introdução. Origem, Conceito.

1.3.2. Evolução Histórica.

1.3.3. Noções de Leis.

1.3.4. Sujeitos de Direitos.

1.3.5. Pessoa Natural.

1.3.6. Pessoa Jurídica.

1.3.7. Atos Jurídicos.

1.3.8. Vícios do Consentimento.

2. CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2.1. Ciências Contábeis (Específica)

2.1.1. Custeio por absorção

2.1.2. Custeio Variável

2.1.3. Gestão Estratégica de Custos

2.1.4. Vantagem Competitiva na Cadeia de Valor - Direcionadores de Custos

2.1.5. Análise/Custo/Volume/Lucro

2.2. Matemática /Estatística

2.2.1. Medidas de tendência central

2.2.2. Medidas de dispersão

2.2.3. Probabilidade

2.2.4. Correlação e regressão

2.2.5. Análise de variância

2.3. Economia

2.3.1. Introdução à Economia

2.3.2. Problemas Econômicos

2.3.3. Evolução do Pensamento Econômico

2.3.4. Microeconomia

2.3.5. Pesquisa de Mercado

2.3.6. Macroeconomia Básica

3. CURSO DE LETRAS

3.1. Educação Física

3.1.1. As práticas de educação física no ensino superior

3.1.2. Fisiologia do exercício como conhecimento aplicado ao ensino superior;

3.1.3. O estudo do lazer na perspectiva da qualidade de vida;

3.1.4. Conhecimentos de educação física aplicados às práticas laborais.

3.2. Letras/Linguística (Letras: Língua Portuguesa)

3.2.1. Leitura e produção de sentido

3.2.2. Coesão e coerência textuais

3.2.3. Texto e intertextualidade

3.2.4. Fonologia: fonema e alofone

3.2.5. Gêneros textuais x Tipologia textual

3.2.6. Escrita e interação

3.2.7. Importância do estudo da sintaxe

3.2.8. Gramática e ensino

3.2.9. O estruturalismo e a especificidade da linguística

3.2.10. A perspectiva interacionista a partir de Bakhtin

3.3. Letras/Linguística (Letras: Línguas Estrangeiras Modernas: Inglês)

3.3.1. New trends in the teaching/learning process of the English language.

3.3.2. The teaching of a foreign language through literature;

3.3.3. Production of English Language Teaching material;

3.3.4. Foreign Language Teahers'Formation in the 21st century;

3.3.5. The teaching of competences in foreign languages;

3.3.6. The teaching of English for Special Purposes. (ESP).

3.4. Psicologia

3.4.1. Multideterminação humana;

3.4.2. Psicologia do senso comum e científica;

3.4.3. Relação da Área de Psicologia com outras ciências;

3.4.4. Conceitos e objetos de estudo;

3.4.5. Comparação entre as diferentes abordagens: Piaget, Vygotsky, Psicanálise,

3.4.6. Behaviorismo;

3.4.7. Relacionamento Professor-aluno

3.5. Sociologia

3.5.1. O nascimento da filosofia e o mito;

3.5.2. Principais períodos da filosofia: Antigo, medieval e moderna;

3.5.3. A existência da ética e da moral;

3.5.4. Histórico da Formação da Sociologia;

3.5.5. Os clássicos da sociologia;

3.5.6. Teoria do conhecimento;

3.5.7. A condição humana;

3.6. Educação / Libras

3.6.1. Modelos educacionais na educação de surdos: modelos clínicos, antropológicos, da diferença e mistos.

3.6.2. Cultura e identidades surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação, etc.).

3.6.3. A fonologia, a morfologia e a sintaxe da Língua Brasileira de Sinais.

3.6.4. Tópicos de linguística aplicados à língua de sinais: semântica, pragmática, análise de discurso e sociolinguística. A questão do bilinguismo: português e língua de sinais.

3.6.5. Atividades de prática como componente curricular.

ANEXO V - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

ITENS A SEREM ANALISADOS

PONTUAÇÃO
MÁXIMA

PONTUAÇÃO
OBTIDA

1. ATIVIDADES UNIVERSITÁRIAS

 

1.1. Tempo de magistério na área - na graduação/na pós-graduação (0,5 por semestre)

4

 

1.2. Cursos não curriculares ministrados na área com carga horária igual ou superior a 40 horas (0,25 por curso)

1

 

1.3. Projetos de Pesquisa e/ou Extensão: Coordenação (1,0 por projeto) Participação (0,5 por projeto)

2

 

1.4. Orientação de aluno: Iniciação científica, extensão, monitoria (0,15 por orientação) Pós-graduação: especialização/mestrado/doutorado (0,2 por banca)

2

 

1.5. Participação em bancas examinadoras: Iniciação científica, extensão, monitoria (0,15 por orientação) Trabalho de Conclusão de Curso (0,1 por banca)

1

 

1.6. Exercício profissional na área do teste seletivo por semestre (0,25 por semestre

2

 

TOTAL

12

 

2. PRODUÇÃO CIENTÍFICA

 

2.1. Livros completos: na área com ISBN (1,0 por livro) em área afim com ISBN (0,5 por livro)

4

 

2.2. Capítulos de livros: na área com ISBN (0,5 por livro) em área afim com ISBN (0,25 por livro)

3

 

2.3. Artigos publicados em periódicos científicos na área, com ISSN (0,5 por artigo)

3

 

2.4. Trabalhos apresentados em eventos científicos (0,2 por evento)

1,2

 

2.5. Artigos publicados em periódicos locais, regionais e internos com ISSN - não indexados (0,1 por artigo)

0,8

 

TOTAL

12

 

3. FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

3.1. Pós-doutorado/Livre docente

12

 

3.2. Curso de doutorado na área do teste seletivo

10

 

3.3. Curso de doutorado em área afim

8

 

3.4. Curso de mestrado na área do teste seletivo

7

 

3.5. Curso de mestrado na área afim

5

 

3.6. Curso de especialização na área do teste seletivo

3

 

3.7. Curso de especialização na área afim

2

 

OS PONTOS DO ITEM 3 NÃO SERÃO ACUMULATIVOS, PORTANTO SERÁ CONSIDERADO O MAIOR TÍTULO APRESENTADO.

 

ANEXO VI - DOCUMENTOS QUE O CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR NO ATO DA CONTRATAÇÃO

1.

Ficha Funcional devidamente preenchida e assinada (ANEXO VIII)

2.

Registro geral - RG - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

3.

Cadastro de pessoal física - CPF- fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

4.

Título eleitoral - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

5.

Certidão de Quitação Eleitoral (com emissão não superior a 30 dias) - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT) ou via impressa do site da Justiça Eleitoral

6.

Certidão de nascimento ou casamento - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

7.

Certidão de nascimento dos filhos menores de idade ou dependentes - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

8.

Carteira de reservista (para candidatos homens) - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

9.

Fotocópia do PIS ou PASEP, com DATA E ANO de emissão

10.

Comprovante de endereço atual no máximo dos últimos 3 meses - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

11.

Comprovante de Conta Corrente - Agência do Banco do Brasil

12.

Declaração (padrão) de acúmulo de cargo, para o (a) candidato (a) que já possui outro cargo público.

13.

Declaração emitida pelo órgão/instituição pública que o docente possui cargo, para o (a) candidato (a) que já possui outro cargo público.

14.

Declaração (padrão) de não acúmulo de cargo, caso o candidato não possua cargo público

15.

Fotocópia autenticada em cartório do diploma de graduação e do comprovante de maior titulação. (Caso o título seja estrangeiro, deverá constar tradução oficial e Revalidação em Instituição Nacional equivalente).

16.

Atestado de sanidade física e mental, expedida por médico credenciado pela medicina do trabalho, não superior a 30 (trinta) dias