UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - MT

Notícia:   Unemat - MT abre 8 vagas e cadastro reserva de Professores em Alto Araguaia

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT

EDITAL Nº. 045/2012 - UNEMAT

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Campus Universitário de Alto Araguaia

A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, Decreto Estadual nº. 914 de 27 de novembro de 2007 e Lei Complementar Estadual nº. 320, de 30 de junho de 2008, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos visando atender a necessidade temporária de excepcional interesse público para a contratação de Professor da Educação Superior para atuarem na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, no Campus Universitário de Alto Araguaia.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente Processo Seletivo será regido por este Edital, seus Anexos e, no que couber, pela Instrução Normativa nº. 003/2009 - DRN/PRAD, devidamente publicada no site da UNEMAT, no endereço http://www.unemat.br/prad/dars/?link=normativas..

1.1.1. O (a) candidato (a) não poderá alegar sob hipótese alguma o desconhecimento de referida Instrução Normativa.

1.2. O processo seletivo será realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso e todas as etapas serão realizadas na cidade de Alto Araguaia/MT.

1.3. Não será cobrada taxa de inscrição no certame.

2. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

2.1. Período das inscrições: 29/01/2013 a 13/02/2013.

2.1.1. As inscrições serão realizadas em dias úteis, no horário compreendido entre 14 às 18 horas na Diretoria da Unidade Regionalizada Político-Pedagógica e Financeira, localizada na Rua Santa Rita 148, Centro, Alto Araguaia-MT, CEP 78780-000, Telefone: 66-3481-1857.

2.1.2. No ato da inscrição, o candidato portador de necessidades especiais deverá apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, para que sejam comprovadas a necessidade especial e a capacidade de desempenhar as atribuições do cargo.

2.1.2.1. No ato da inscrição o candidato portador de necessidades especiais poderá solicitar atendimento especial, se precisar, para realização das provas. Na solicitação deverá constar o tipo de atendimento que necessitará.

2.2. Confirmação das inscrições e divulgação do local de realização da Prova Escrita e da Prova de Desempenho Didático: 13/02/2013, às 18h30min.

2.2.1. As provas somente serão realizadas na cidade em que está situada o Campus Universitário.

2.3. Aplicação da Prova Escrita e entrega do Curriculum na Plataforma Lattes e dos documentos comprobatórios de títulos para Avaliação de Títulos: 14/02/2013, às 8h30min.

2.4. Divulgação do resultado da Prova Escrita: 14/02/2013, a partir das 17h.

2.5. Sorteio do tema para a Prova de Desempenho Didático: 14/02/2013 às 8h.

2.6. Realização da Prova de Desempenho Didático: 15/02/2013, a partir das 8h, conforme sorteio a ser realizado antes do início das provas.

2.7. Divulgação do resultado da Prova de Desempenho Didático: 18/02/2013.

2.8. Divulgação do resultado da Avaliação de Títulos: 18/02/2013.

2.9. Prazo para interposição de recursos, nos termos da Instrução Normativa 003/2009-DRN/PRAD: 19/02/2013.

2.9.1. Divulgação do resultado dos recursos (Se houver): 20/02/2013.

2.10. Resultado Final do Processo seletivo: A partir de 20/02/2013, caso não haja interposição de recurso tempestivo.

2.10.1. O referido resultado será afixado no mural do Campus Universitário, nos murais dos Cursos envolvidos no Processo Seletivo e no site da UNEMAT (www.unemat.br/seletivos).

3. DA ATRIBUIÇÃO, DAS VAGAS E DA VIGÊNCIA DO CONTRATO

3.1. As atribuições do Professor da Educação Superior, contratado por meio deste Edital, são as voltadas para as atividades de ensino.

3.2. As áreas, com seus requisitos e vagas, estão apresentados na Tabela abaixo:

CURSO

GRANDE ÁREA

ÁREA

REQUISITOS LEGAIS

JORNADA DE TRABALHO

Nº. DE VAGAS/CR*

VIGÊNCIA DO CONTRATO

Licenciatura Plena em Letras

Linguística, Letras e Artes

Línguas Estrangeiras Modernas - Língua Espanhola I

Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Espanhola

20 h

01

25/02/2013 a 31/12/2013

Linguística , Letras e Artes

Línguas Estrangeiras Modernas - Língua Espanhola II

Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Espanhola

20 h

01

25/02/2013 a 31/12/2013

EducaçãoPsicologia EducacionalGraduação em Psicologia ou Pedagogia 20 hCR-
Linguística, Letras e ArtesLínguas Estrangeiras Modernas - Língua InglesaLicenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Inglesa20 h0125/02/2013 a 31/12/2013
EducaçãoFilosofia da EducaçãoGraduação em Filosofia ou Pedagogia20 hCR-
Linguística, Letras e ArtesLíngua Brasileira de SinaisGraduação em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Especialização em LIBRAS20 h0125/02/2013 a 31/12/2013
Bacharelado em Comunicação SocialCiências Sociais AplicadasComunicação IGraduação em Comunicação Social, suas devidas habilitações: Cinema, Jornalismo, Rádio, TV, Publicidade, com pós-graduação.20 h0125/02/2013 a 31/12/2013
Comunicação IIGraduação em Comunicação Social, suas devidas habilitações: Cinema, Jornalismo, Rádio, TV, Publicidade, com pós-graduação.20 hCR-
Comunicação IIIGraduação em Comunicação Social, suas devidas habilitações: Cinema, Jornalismo, Rádio, TV, Publicidade, com pós-graduação.20 hCR-
Comunicação IVGraduação em Comunicação Social, suas devidas habilitações: Cinema, Jornalismo, Rádio, TV, Publicidade, com pós-graduação.20 hCR-
Comunicação VGraduação em Comunicação Social, suas devidas habilitações: Cinema, Jornalismo, Rádio, TV, Publicidade, com pós-graduação.20 hCR-
Licenciatura em ComputaçãoCiências Exatas e da TerraEngenharia de SoftwareGraduação em Computação ou áreas afins20 h0125/02/2013 a 31/10/2013
Banco de DadosGraduação em Computação ou áreas afins20 hCR-
Linguagens de Programação IGraduação em Computação ou áreas afins20 hCR-
Linguagens de Programação IIGraduação em Computação ou áreas afins20 hCR-
Sistemas de Informação IGraduação em Computação ou áreas afins20 hCR-
Ciências Exatas e da TerraSistemas de Informação IIGraduação em Computação ou áreas afins20 hCR-
Ciências Exatas e da TerraMatemática Aplicada IGraduado em Matemática ou áreas afins20 h0125/02/2013 a 31/12/2013
Ciências Exatas e da TerraMatemática Aplicada IIGraduado em Matemática ou áreas afins20 h0125/02/2013 a 31/12/2013

*Cadastro de reserva

3.3. Os candidatos aprovados dentro do número de vagas disponíveis deverão comparecer no endereço constante no item 2.1.1, no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da publicação do resultado final, munidos da documentação elencada no Anexo VII, para realização do contrato.

3.4. Havendo surgimento de vaga, ou não tendo aprovados ou inscritos para vagas de uma mesma área, os candidatos classificados poderão ser convocados e contratados para área diversa daquela para a qual se inscreveu, dentro da Grande Área, respeitando-se as áreas afins e mediante avaliação do currículo do candidato pelo Colegiado de Curso.

3.5. Os candidatos classificados para as vagas destinadas a formação de cadastro de reserva poderão ser contratados mediante surgimento de comprovada necessidade pela Coordenação do respectivo Curso.

3.5.1. As convocações para contratação dos classificados serão publicadas no site da UNEMAT e nos murais dos Cursos envolvidos no certamente.

3.5.2. Os candidatos deverão acompanhar continuamente as publicações no site da UNEMAT (http://www.unemat.br/seletivos/?op=prof).

3.5.3. Os candidatos deverão comparecer no endereço constante no item 2.1.1, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação da CONVOCAÇÃO, munidos da documentação elencada no Anexo VII.

3.6. Não foi reservado percentual para candidatos PNEs em razão do quantitativo de vagas ser insuficiente para aplicação do percentual para os PNE's, nos termos da Lei Complementar Estadual 114/2002.

4. DO REGIME JURÍDICO E DO REGIME PREVIDENCIÁRIO

4.1. Os contratos serão regidos pelo Regime Administrativo Especial e serão vinculados ao Regime Geral da Previdência Social, através do INSS, para o qual o (a) contratado (a) contribuirá obrigatoriamente.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA - Ver Anexo IV.

6. TEMAS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO - Ver Anexo V.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

7.1. O edital tem prazo de validade de 01 (um) ano, a contar da data de sua publicação.

7.2. A Prova Escrita terá duração de 4 (quatro) horas.

7.3. Fazem parte deste Edital:

a) Anexo I - Modelo de Requerimento de Inscrição

b) Anexo II - Tabela contendo valor da Remuneração

c) Anexo III - Modelo de Requisição para participar da prova didática (quando o candidato houver sido eliminado na prova escrita)

d) Anexo IV - Conteúdo programático para a prova escrita

e) Anexo V - Temas para a prova de desempenho didático

f) Anexo VI - Quadro de atribuição de pontos para avaliação de títulos

g) Anexo VII - Documentos que o candidato deverá apresentar no ato da contratação

h) Anexo VIII - Ficha funcional

Alto Araguaia/MT, 19 de dezembro de 2012.

Profª. Drª. Edileusa Gimenes Moralis
Presidente da Comissão de Processo Seletivo Simplificado
Campus de Alto Araguaia - Port. Nº 2286/2012-Reitoria

ANEXO I AO EDITAL - REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

Pelo presente, solicito inscrição como candidato (a) ao Processo Seletivo Nº. 045/2012 para contratação temporária de Professor Substituto na Área de ____________________________, para atuar junto ao Curso de __________ - Campus Universitário de ________________ , da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Informações Pessoais

Nome completo:______________________________________________________________

Endereço:_________________________________________ Bairro:____________________

Cidade:__________________________________ UF:__________ CEP:_________________

RG nº.________________________________________ CPF nº._______________________

Naturalidade:____________________ Nascimento: _____/_____/______ Idade: __________

Estado Civil:________________________________________________________________

Formação:_______________________________________________ Ano:______________

Graduação (_) Especialização (_) Mestrado (_) Doutorado (_)

Informações complementares

Telefone residencial: (_)__________________ Celular: (_)____________________________

E-mail: ___________________________________________________________________

(Local), _____ /____/______.

_________________________
Assinatura do Candidato

ANEXO II AO EDITAL - DO VALOR DA REMUNERAÇÃO

TITULAÇÃO

SALÁRIO (referente a 20 horas semanais)

Graduado

R$ 1.730,40

Mestre

R$ 3.218,53

Doutor

R$ 3.979,90

ANEXO III AO EDITAL - MODELO DE REQUISIÇÃO PARA PARTICIPAR DA PROVA DIDÁTICA

À Banca Examinadora do Processo Seletivo nº. _____________________________________

Campus de _________________________ Curso de ________________________________

Área:________________________ Disciplinas: ____________________________________

(Nome), (nacionalidade), (estado civil), residente e domiciliado (a)_______________________ ,

bairro: ___________________ Cidade _________________________________________ ,

portador do RG nº. _______________ e CPF nº._________________________________ ,

devidamente inscrito sob o nº. ________________________________________________

no referido Processo Seletivo, vem respeitosamente Requisitar a participação na Segunda Fase da Avaliação, ou seja, na Prova Didática, haja vista não concordar com a avaliação obtida na Prova Escrita.

Outrossim, ressalta que apresentará em tempo hábil o Recurso administrativo cabível, o qual será devidamente fundamentado por motivos de fato e de direito.

(Local), _____ /____/______ .

__________________________
Assinatura do Candidato

ANEXO IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS - LÍNGUA ESPANHOLA I E II

- El enfoque comunicativo en clase de E/LE

- Las características fonéticas de la lengua española

- La estructura morfológica de la lengua española

- Estrategias de comprensión de lectura en español

- Implicaciones pedagógicas de las nuevas tecnologías para la enseñanza de E/LE.

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS - LÍNGUA INGLESA

- The Lexical Approach to the teaching of English as a Foreign Language

- The Teaching of Reading

- The morphology of the English Language.

- Using technology in the language classroom.

- Cultural dimension in teaching English as a Foreign Language

PSICOLOGIA EDUCACIONAL

- A relação desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky.

- Implicações da Psicologia Genética na educação.

- Teorias da aprendizagem: Comportamentalismo, Cognitivismo, Sócio-interacionismo.

- Papéis do professor e do aluno de acordo com as concepções: comportamentalista, cognitivista e sócio-interacionista.

- Revolução Industrial e mudanças nas formações social, cultural, econômica e política da sociedade.

- Informática e sociedade: relações e implicações.

FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

- O que é Filosofia?

- O nascimento da Filosofia ocidental;

- Filosofia e atitude reflexiva;

- O papel da filosofia para com a educação;

- O paradigma linguístico na Filosofia contemporânea;

- Filosofia, educação e as novas tecnologias comunicacionais.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

- O sistema educacional brasileiro e a organização formal da escola;

- Modelos educacionais na educação de surdos: modelos clínicos, antropológicos, da diferença e mistos;

- Cultura e identidades surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação, etc.);

- A questão do bilingüismo: português e língua de sinais;

- Tópicos da estrutura gramatical da língua de sinais;

- Objetivos e expectativas da leitura.

COMUNICAÇÃO I

- Conceitos básicos e história da fotografia;

- Comparação da linguagem fotográfica com outras linguagens visuais;

- Apresentação da técnica fotográfica;

- O acaso e a percepção do fotojornalista;

- Avaliação técnica e crítica de exemplos publicados em jornais e revistas.

COMUNICAÇÃO II

- A escola crítica de Frankfurt: a indústria cultural;

- Entre os apocalípticos e os integrados: o pensamento mediador de Umberto Eco;

- Peirce e a classificação triádica dos signos: a aplicação dos conceitos na comunicação social de massas;

- Linguagem visual e comunicação contemporânea;

- Percepção, avaliação e análise de documentários.

COMUNICAÇÃO III

- Domínio de linguagens para elaboração de hipertexto;

- Avaliação técnica e crítica de páginas da web, jornalismo na web e webjornalismo;

- Problemas de navegabilidade;

- Diferenças de linguagens segundo público;

- A colocação da página na web.

COMUNICAÇÃO IV

- Domínio dos programas básicos para a produção visual;

- Produção editorial e a relação com a publicidade;

- Interrelação entre diagramação de material jornalístico;

- Programação visual de folders e folhetos.

COMUNICAÇÃO V

- Definição de estudos culturais;

- A diferença entre estudos culturais britânicos e americanos;

- Questões antropológicas em sociedades mediadas;

- Grandes teses do pensamento brasileiro dos anos 1930 e 1940.

ENGENHARIA DE SOFTWARE

- Processos de desenvolvimento, utilização e avaliação de Software Educacional;

- Elicitação e validação de requisitos para desenvolvimento de Software Educacional;

- Análise e projeto orientado a objetos;

- Métricas de produtividade e de qualidade de Software;

- Garantia e qualidade de software;

- Confiabilidade do Software;

- Teoria, princípios e regras básicas da interface homem-máquina;

- Animação, cores, realismo visual, computação gráfica e dispositivos de interação aplicados à interface homem-máquina.

BANCO DE DADOS

- Especificação dos requisitos de um sistema de Banco de Dados;

- Mapeamento para o modelo relacional de um banco de dados;

- Modelagem da estrutura dos dados e especificação dos módulos para a manipulação dos dados;

- Elaboração de projetos para monografia de final de curso;

- Tipos e métodos de pesquisa;

- Característica do trabalho monográfico e a importância da orientação.

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO I

- Introdução aos Sistemas de Informação;

- Conceitos básicos de teleprocessamento;

- Conceitos básicos de redes e Internet;

- Conceitos básicos de Banco de Dados;

- Avaliação de sistemas aplicativos de banco de dados;

- Linguagens de programação visuais orientadas ao objeto com componentes de acesso a banco de dados;

- Orientação a objetos e componentes (visuais e não-visuais);

- Aspectos tecnológicos do desenvolvimento de sistemas para internet;

- Introdução a uma linguagem Script;

- Desenvolvimento em HTML.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I

- Estudo de referenciais teórico-metodológicos e pesquisa de campo necessárias ao desenvolvimento de um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso;

- Elaboração de relatórios científicos;

- Métodos de execução de projetos de estágio elaborados;

- Regência no Ensino Médio.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II

- Definição de planejamento educacional, e características do mesmo numa perspectiva humana;

- Paradigma multireferencial de planejamento de escolas públicas;

- Instrumentalização para utilização de softwares de gestão escolar;

- Execução de projetos de estágio elaborados;

- Regência no Ensino Fundamental;

- Elaboração de relatórios científicos.

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO II

- Listas lineares: filas, pilhas e deques, e seus métodos de inserção, remoção, busca e listagem de dados;

- Listas não-lineares: lista e árvores,, e seus métodos de inserção, remoção, busca e listagem de dados;

- Métodos de ordenação de dados;

- Grafos;

- Aplicação de técnicas de programação orientada a objetos no desenvolvimento de software educacional utilizando uma linguagem de programação orientada ao objeto;

- Principais conceitos e características de uma programação visual em comparação a uma programação não-visual.

MATEMÁTICA APLICADA I

- Números reais e funções de uma variável real;

- Retas e planos;

- Árvores e volumes de figuras geométricas;

- Funções do 1º e 2º grau, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas;

- Derivadas de funções elementares, sucessivas e aplicações;

- Funções crescentes e decrescentes;

- Conceitos de integrais, integração, integração definida e aplicações;

- Termos de uma estatística;

- Medidas de tendência central, separatrizes e de dispersão;

- Taxas de variação aritmética e geométrica.

MATEMÁTICA APLICADA II

- Operações lógicas fundamentais e procedimentos de decisão de validade;

- Cálculo e álgebra proporcionais;

- Álgebra booleana;

- Matrizes e determinantes;

- Sistemas de equações lineares;

- Espaço vetorial;

- Transformações lineares;

- Juros e descontos simples e compostos;

- Capitais equivalentes e anuidades e rendas certas.

ANEXO V - TEMAS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS - LÍNGUA ESPANHOLA I E II

- El enfoque comunicativo en clase de E/LE

- Las características fonéticas de la lengua española

- La estructura morfológica de la lengua española

- Estrategias de comprensión de lectura en español

- Implicaciones pedagógicas de las nuevas tecnologías para la enseñanza de E/LE.

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS - LÍNGUA INGLESA

- The Lexical Approach to the teaching of English as a Foreign Language

- The Teaching of Reading

- The morphology of the English Language.

- Using technology in the language classroom.

- Cultural dimension in teaching English as a Foreign Language

PSICOLOGIA EDUCACIONAL

- A relação desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky.

- Implicações da Psicologia Genética na educação.

- Teorias da aprendizagem: Comportamentalismo, Cognitivismo, Sócio-interacionismo.

- Papéis do professor e do aluno de acordo com as concepções: comportamentalista, cognitivista e sócio-interacionista.

- Revolução Industrial e mudanças nas formações social, cultural, econômica e política da sociedade.

- Informática e sociedade: relações e implicações.

FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

- O que é Filosofia?

- O nascimento da Filosofia ocidental;

- Filosofia e atitude reflexiva;

- O papel da filosofia para com a educação;

- O paradigma linguístico na Filosofia contemporânea;

- Filosofia, educação e as novas tecnologias comunicacionais.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

- O sistema educacional brasileiro e a organização formal da escola;

- Modelos educacionais na educação de surdos: modelos clínicos, antropológicos, da diferença e mistos;

- Cultura e identidades surdas: identificações e locais das identidades (família, escola, associação, etc.);

- A questão do bilingüismo: português e língua de sinais;

- Tópicos da estrutura gramatical da língua de sinais;

- Objetivos e expectativas da leitura.

COMUNICAÇÃO I

- Conceitos básicos e história da fotografia;

- Comparação da linguagem fotográfica com outras linguagens visuais;

- Apresentação da técnica fotográfica;

- O acaso e a percepção do fotojornalista;

- Avaliação técnica e crítica de exemplos publicados em jornais e revistas.

- A escola crítica de Frankfurt: a indústria cultural;

- Entre os apocalípticos e os integrados: o pensamento mediador de Umberto Eco;

- Peirce e a classificação triádica dos signos: a aplicação dos conceitos na comunicação social de massas;

- Linguagem visual e comunicação contemporânea;

- Percepção, avaliação e análise de documentários.

COMUNICAÇÃO III

- Domínio de linguagens para elaboração de hipertexto;

- Avaliação técnica e crítica de páginas da web, jornalismo na web e webjornalismo;

- Problemas de navegabilidade;

- Diferenças de linguagens segundo público;

- A colocação da página na web.

COMUNICAÇÃO IV

- Domínio dos programas básicos para a produção visual;

- Produção editorial e a relação com a publicidade;

- Interrelação entre diagramação de material jornalístico;

- Programação visual de folders e folhetos.

COMUNICAÇÃO V

- Definição de estudos culturais;

- A diferença entre estudos culturais britânicos e americanos;

- Questões antropológicas em sociedades mediadas;

- Grandes teses do pensamento brasileiro dos anos 1930 e 1940.

ENGENHARIA DE SOFTWARE

- Processos de desenvolvimento, utilização e avaliação de Software Educacional;

- Elicitação e validação de requisitos para desenvolvimento de Software Educacional;

- Análise e projeto orientado a objetos;

- Métricas de produtividade e de qualidade de Software;

- Garantia e qualidade de software;

- Confiabilidade do Software;

- Teoria, princípios e regras básicas da interface homem-máquina;

- Animação, cores, realismo visual, computação gráfica e dispositivos de interação aplicados à interface homem-máquina.

BANCO DE DADOS

- Especificação dos requisitos de um sistema de Banco de Dados;

- Mapeamento para o modelo relacional de um banco de dados;

- Modelagem da estrutura dos dados e especificação dos módulos para a manipulação dos dados;

- Elaboração de projetos para monografia de final de curso;

- Tipos e métodos de pesquisa;

- Característica do trabalho monográfico e a importância da orientação.

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO I

- Introdução aos Sistemas de Informação;

- Conceitos básicos de teleprocessamento;

- Conceitos básicos de redes e Internet;

- Conceitos básicos de Banco de Dados;

- Avaliação de sistemas aplicativos de banco de dados;

- Linguagens de programação visuais orientadas ao objeto com componentes de acesso a banco de dados;

- Orientação a objetos e componentes (visuais e não-visuais);

- Aspectos tecnológicos do desenvolvimento de sistemas para internet;

- Introdução a uma linguagem Script;

- Desenvolvimento em HTML.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I

- Estudo de referenciais teóricos-metodológicos e pesquisa de campo necessárias ao desenvolvimento de um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso;

- Elaboração de relatórios científicos;

- Métodos de execução de projetos de estágio elaborados;

- Regência no Ensino Médio.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II

- Definição de planejamento educacional, e características do mesmo numa perspectiva humana;

- Paradigma multireferencial de planejamento de escolas públicas;

- Instrumentalização para utilização de softwares de gestão escolar;

- Execução de projetos de estágio elaborados;

- Regência no Ensino Fundamental;

- Elaboração de relatórios científicos.

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO II

- Listas lineares: filas, pilhas e deques, e seus métodos de inserção, remoção, busca e listagem de dados;

- Listas não-lineares: lista e árvores,, e seus métodos de inserção, remoção, busca e listagem de dados;

- Métodos de ordenação de dados;

- Grafos;

- Aplicação de técnicas de programação orientada a objetos no desenvolvimento de software educacional utilizando uma linguagem de programação orientada ao objeto;

- Principais conceitos e características de uma programação visual em comparação a uma programação não-visual.

MATEMÁTICA APLICADA I

- Números reais e funções de uma variável real;

- Retas e planos;

- Árvores e volumes de figuras geométricas;

- Funções do 1º e 2º grau, logarítmicas, exponenciais e trigonométricas;

- Derivadas de funções elementares, sucessivas e aplicações;

- Funções crescentes e decrescentes;

- Conceitos de integrais, integração, integração definida e aplicações;

- Termos de uma estatística;

- Medidas de tendência central, separatrizes e de dispersão;

- Taxas de variação aritmética e geométrica.

MATEMÁTICA APLICADA II

- Operações lógicas fundamentais e procedimentos de decisão de validade;

- Cálculo e álgebra proporcionais;

- Álgebra booleana;

- Matrizes e determinantes;

- Sistemas de equações lineares;

- Espaço vetorial;

- Transformações lineares;

- Juros e descontos simples e compostos;

- Capitais equivalentes e anuidades e rendas certas.

ANEXO VI - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

ITENS A SEREM ANALISADOSPONTUAÇÃO MÁXIMAPONTUAÇÃO OBTIDA

1. ATIVIDADES UNIVERSITÁRIAS

1.1. Tempo de magistério na área - na graduação/na pós-graduação (0,5 por semestre)

4

 

1.2. Cursos não curriculares ministrados na área com carga horária igual ou superior a 40 horas (0,25 por curso)

1

 

1.3. Projetos de Pesquisa e/ou Extensão:

2

 

- Coordenação (1,0 por projeto) projeto)

- Participação (0,5 por

1.4. Orientação de aluno:

2 

- Iniciação científica, extensão, monitoria (0,15 por orientação)

- Pós-graduação: especialização/mestrado/doutorado (0,2 por banca)

1.5. Participação em bancas examinadoras:

1 

- Iniciação científica, extensão, monitoria (0,15 por orientação)

- Trabalho de Conclusão de Curso (0,1 por banca)

1.6. Exercício profissional na área do teste seletivo por semestre (0,25 por semestre2 

TOTAL

12 

2. PRODUÇÃO CIENTÍFICA

2.1. Livros completos:

4 

- na área com ISBN (1,0 por livro)

- em área afim com ISBN (0,5 por livro)

2.2. Capítulos de livros:3 
- na área com ISBN (0,5 por livro)
- em área afim com ISBN (0,25 por livro)
2.3. Artigos publicados em periódicos científicos na área, com ISSN (0,5 por artigo)3 
2.4. Trabalhos apresentados em eventos científicos (0,2 por evento)1,2 
2.5. Artigos publicados em periódicos locais, regionais e internos com ISSN - não indexados (0,1 por artigo)0,8 
TOTAL12 
3. FORMAÇÃO ACADÊMICA
3.1. Pós-doutorado/Livre docente  
3.2. Curso de doutorado na área do teste seletivo  
3.3. Curso de doutorado em área afim8 
3.4. Curso de mestrado na área do teste seletivo7 
3.5. Curso de mestrado na área afim5 
3.6. Curso de especialização na área do teste seletivo3 
 3.7. Curso de especialização na área afim2 
OS PONTOS DO ITEM 3 NÃO SERÃO ACUMULATIVOS, PORTANTO SERÁ CONSIDERADO O MAIOR TÍTULO APRESENTADO. 

ANEXO VII - DOCUMENTOS QUE O CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR NO ATO DA CONTRATAÇÃO

1. Ficha Funcional devidamente preenchida e assinada (ANEXO VIII)
2. Registro geral - RG - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)
3. Cadastro de pessoal física - CPF- fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)
4. Título eleitoral - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)
5. Certidão de Quitação Eleitoral (com emissão não superior a 30 dias) - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT) ou via impressa do site da Justiça Eleitoral
6. Certidão de nascimento ou casamento - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)
7. Certidão de nascimento dos filhos menores de idade ou dependentes - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)
8. Carteira de reservista (para candidatos homens) - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)
9. Fotocópia do PIS ou PASEP, com DATA E ANO de emissão
10.Comprovante de endereço atual no máximo dos últimos 3 meses - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)
11.Comprovante de Conta Corrente - Agência do Banco do Brasil
12.Declaração (padrão) de acúmulo de cargo, para o (a) candidato (a) que já possui outro cargo público.
13.Declaração emitida pelo órgão/instituição pública que o docente possui cargo, para o (a) candidato (a) que já possui outro cargo público.
14.Declaração (padrão) de não acúmulo de cargo, caso o candidato não possua cargo público
15.Fotocópia autenticada em cartório do diploma de graduação e do comprovante de maior titulação. (Caso o título seja estrangeiro, deverá constar tradução oficial e Revalidação em Instituição Nacional equivalente).
16.Atestado de sanidade física e mental, expedida por médico credenciado pela medicina do trabalho, não superior a 30 (trinta) dias