UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei - MG

Notícia:   UFSJ abre vaga para Professor na área de Política Econômica

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

EDITAL -CPD 001- CONCURSO PÚBLICO, DE 04 DE JANEIRO DE 2012

EDITAL ALTERADO POR RETIFICAÇÃO Nº 001

A Fundação Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ torna público o presente Edital de Concurso Público para provimento de cargo de docente da Carreira do Magistério Superior, Classe ADJUNTO/ASSISTENTE, para o Departamento de Ciências Econômicas, a ser realizado de acordo com o disposto a Lei nº 8.112 de 11/12/1990, Portaria Interministerial nº 22/2007/MP/MEC, de 30 de abril de 2007, modificada pela Portaria 224/2007/MP/MEC, de 23 de julho de 2007, publicada no Diário Oficial da União em 24 de julho de 2007 do Ministério da Educação, o Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009, NA ÁREA DE: POLÍTICA ECONÔMICA, com ênfase em DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ECONOMIA BRASILEIRA

1.DOS REQUISITOS BÁSICOS E DA INSCRIÇÃO

1.1. REQUISITO BÁSICO: Graduação em Economia com doutorado/mestrado em, Economia, Desenvolvimento Econômico, Economia Aplicada, Economia Regional.

1.2. Período de Inscrição: de 09 de janeiro a 02 de março de 2012 (exceto finais de semanas, recessos e feriados).

1.3. A inscrição será efetuada mediante preenchimento da ficha de Inscrição (Anexo I deste Edital), dirigida ao Pró-Reitor de Ensino de Graduação, informando o cargo pretendido, nome, profissão, formação, domicílio completo, telefone para contato e e-mail.

1.4. A Ficha de Inscrição deverá ser acompanhada dos seguintes documentos:

1.4.1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional;

1.4.2. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) para o cargo de Professor Adjunto e de R$ 139,54 (cento e trinta e nove reais e cinqüenta e quatro centavos) para o cargo de professor Assistente. A taxa deve ser paga no Banco o Brasil mediante o preenchimento do formulário da GRU (Guia de Recolhimento da União), disponível no endereço www.ufsj.edu.br/concursos_docentes;

1.4.2.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no concurso, uma vez que não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto em casos de cancelamento do concurso por conveniência da Administração.

1.4.3. Currículum Vitae/ Lattes em 03 (três) vias.

1.5. O envelope contendo os documentos descritos no Item 1.4 e seus Subitens deverão ser encaminhados, via SEDEX, ou entregues pessoalmente no horário de 08:00 às 11:00 horas e de 14:00 às 17:00 horas, no seguinte endereço: Departamento de Ciências Econômicas, situada à Praça Frei Orlando, 170, Centro, CEP: 36.307-352, São João del-Rei -MG, fone (32) 3379-2350.

1.5.1. A inscrição poderá ser feita por procurador munido do respectivo instrumento de mandato, com firma do outorgante reconhecida em cartório.

1.6. A documentação comprobatória do Currículum Lattes deverá ser entregue no primeiro dia do concurso no horário das 15 às 17 horas, no seguinte endereço: Departamento de Ciências Econômicas, situado à Praça Frei Orlando, 170, Centro, CEP: 36.307-352, São João del-Rei -MG.

1.6.1. A documentação comprobatória (original e 01 (uma) cópia da cada documento) deverá vir acompanhada da relação de documentos entregues para conferência.

1.6.2. O responsável pelo recebimento da documentação emitirá, para o candidato, declaração de entrega da documentação referida no item 1.6.

1.6.3. No caso de haver candidatos inscritos com título de doutor, o concurso será realizado para o cargo de Professor Adjunto. Os inscritos com título de mestre deverão aguardar pronunciamento do Departamento quanto ao concurso para o cargo de Professor Assistente e, não havendo o concurso para o este cargo, a taxa de inscrição será devolvida.

1.7. O candidato poderá solicitar isenção da taxa de inscrição desde que atenda aos requisitos previstos no Decreto nº. 6.593 de 02 de outubro e 2008, publicado no Diário Oficial da União de 03 de outubro de 2008.

1.7.1. Será disponibilizado na página da UFSJ formulário próprio de requerimento para isenção da referida taxa (www.ufsj.edu.br/).

1.7.2. O período para o pedido de isenção será de 16 a 20 de janeiro de 2012.

1.7.3. A solicitação de isenção deverá ser enviada para a Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos, situada à Praça Frei Orlando, 170, Centro, CEP: 36.307-352, São João del-Rei, MG.

1.7.4. O resultado será divulgado na página da UFSJ em 25 de janeiro de 2012.

1.7.5. Caso não seja deferido o pedido de isenção o candidato poderá recorrer da decisão, encaminhando o recurso até 03 (três) dias após o resultado, no endereço do item 1.7.3.

2. NÚMERO DE VAGAS, REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO INICIAL

2.1. Número de Vagas: 01 (uma).

2.2. Classe: Adjunto/Assistente.

2.3. Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva, de acordo com o Art. 14 do Plano único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos, PUCRCE, aprovado pelo Decreto 94.664, de 23/07/1987.

2.4. Remuneração inicial para classe Professor Adjunto: R$ 7.333,67 assim distribuídos:

2.4.1. Vencimento Básico: R$ 2.318,71.

2.4.2. RT: R$ 3.916,88.

2.4.3. GEMAS: R$ 1.098,08.

2.5. Remuneração inicial para classe Professor Assistente: R$ 4.651,59 assim distribuídos:

2.5.1. Vencimento Básico: R$ 2.001,86.

2.5.2. RT: R$ 1.592,90.

2.5.3. GEMAS: R$ 1.056,83.

2.6. Os candidatos habilitados serão nomeados rigorosamente de acordo com a classificação obtida, consideradas as vagas existentes, conforme disposto no Decreto nº 6944/2009.

2.6.1. Além da área/subárea para o qual foi nomeado, o candidato deverá, a critério da chefia a qual estiver subordinado na UFSJ, assumir disciplinas/aulas de áreas e subáreas correlatas desde que possua qualificação para isso.

2.7. Para investidura no cargo o candidato deverá possuir, no ato da posse, o Diploma ou certificado assinado por autoridade competente onde consta que o candidato faz jus ao título exigido no requisito básico.

2.8. As atribuições do cargo são as constantes no Art. 3º e seus incisos do Decreto 94.664 de 23 de julho de 1987.

3. DA BANCA EXAMINADORA

3.1. A realização do concurso ficará a cargo de uma Banca Examinadora designada pelo Reitor para esse fim, composta de 03 (três) membros efetivos e 01 (um) suplente.

3.2. A Portaria de Nomeação da Banca Examinadora será divulgada no sítio da UFSJ na internet.

3.3. Compete à Banca Examinadora:

3.3.1. Preparar, aplicar, corrigir e avaliar as provas estabelecidas;

3.3.2. Examinar o Currículum Vitae / Lattes dos candidatos;

3.3.3. Elaborar ata a cada etapa, em que constarão os critérios para avaliação e nota individual de cada membro da banca atribuída a cada candidato, com correção fundamentada.

4. DAS ETAPAS DO CONCURSO

4.1. O Concurso constará das seguintes provas:

4.1 1. Prova escrita (Eliminatória);

4.1 2. Prova didática (Eliminatória);

4.1.3. Prova de títulos (Classificatória);

4.2. A data prevista para o início das provas é 19 de março de 2012. A confirmação da data, juntamente com o horário e o local das provas, serão divulgados na página da UFSJ (www.ufsj.edu.br/concursos_docentes).

5. DA PROVA ESCRITA (10 PONTOS)

5.1. A prova escrita será aplicada a todos os candidatos simultaneamente, com duração máxima de 4 (quatro) horas e versará sobre tema pertencente ao Conteúdo Programático.

5.1.1. O tema, que será comum a todos os candidatos, será sorteado por um deles, na presença dos demais.

5.2. O candidato terá direito a consultar material bibliográfico e fazer anotações, em folhas timbradas pela Banca Examinadora, pelo período de uma hora a contar do início desta.

5.2.1. O candidato não poderá ter acesso a livros, cadernos, esquemas, resumos e anotações feitas durante o período anterior de consulta.

5.3. A prova escrita será anônima, identificada por número ou símbolo, para efeito de avaliação da banca examinadora.

5.4. As provas entregues pelos candidatos serão acondicionadas em envelope opaco, lacrado e rubricado pelos membros da Banca Examinadora, só podendo ser aberto por eles ao se iniciarem os trabalhos de correção e/ou julgamento.

5.5. Estará apto para as etapas seguintes do concurso o candidato que obtiver nota final na prova escrita igual ou superior a 7,0 (sete), cujo cálculo é a média aritmética das notas de cada membro da Banca Examinadora.

5.6. A prova será pontuada de acordo com o Anexo II deste Edital.

5.7. Caberá recurso do resultado da prova escrita no prazo de 24 horas da divulgação do resultado, que deverá ser protocolado no Departamento de Ciências Econômicas, situada à Praça Frei Orlando, 170, Centro, CEP: 36.307-352, São João del-Rei -MG.

6. DA PROVA DIDÁTICA (10 PONTOS)

6.1. A prova didática terá duração mínima de 40 (quarenta) minutos e máxima de 50 (cinqüenta) minutos, acerca de um tema pertencente ao Conteúdo Programático, sorteado com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.

6.1.1. Será facultado à Banca Examinadora um período de até 20 (vinte) minutos para argüição do candidato sobre sua Prova Didática.

6.2. A prova didática será realizada em sessão pública (exceto para os candidatos concorrentes) e gravada para efeito de registro e avaliação.

6.3. A ordem da realização da prova didática será a de inscrição.

6.4. A Prova Didática será pontuada conforme o Anexo III deste Edital.

6.5. Serão garantidos recursos de multimeios necessários para a realização da Prova Didática.

6.6. Caberá recurso do resultado da prova escrita no prazo de 24 horas da divulgação do resultado, que deverá ser protocolado no Departamento de Ciências Econômicas, situada à Praça Frei Orlando, 170, Centro, CEP: 36.307-352, São João del-Rei -MG.

7. DA PROVA DE TÍTULOS (10 PONTOS)

7.1. Os originais da documentação comprobatória do Curriculum Vitae/Lattes deverão ser entregues conforme item 1.6 deste Edital. Não será recebido currículo após o horário estipulado, sob qualquer hipótese.

7.2. O candidato que não apresentar o diploma/certificado como comprovante de requisito no prazo estabelecido no item 1.6 deste Edital, caso seja aprovado no concurso, deverá apresentá-lo no ato da posse, nos termos do art. 5º, inciso IV, c/c o art. 7º, ambos da Lei nº 8.112/90 e da Súmula nº 266 do Superior Tribunal de Justiça.

7.3. O simples desempenho de funções alheias à matéria do concurso, a apresentação de trabalhos cuja autoria não possa ser comprovada e/ou a exibição de atestados e certificados de comparecimento em congressos, simpósios, encontros, ou eventos similares, não constituem títulos.

7.4. Só serão considerados, para efeito de pontuação, os títulos efetivamente comprovados.

7.5. A pontuação será feita de acordo com o Anexo IV deste Edital.

7.6. É de inteira responsabilidade do candidato a documentação anexada ao currículo para pontuação na prova de títulos.

8. DO PROGRAMA

Desenvolvimento Econômico

1. Teorias neoclássicas e crescimento endógeno.

2. Teorias neokeynesianas: Domar, Harrod, Kaldor e Thirlwall.

3. Schumpeter, neoschumpeterianos e o desenvolvimento tecnológico.

4. O Subdesenvolvimento e a "Economia do Desenvolvimento": Nurkse, Myrdal e Furtado; Hirschman e a Estratégia do Desenvolvimento Econômico;

5. A visão da Cepal sobre desenvolvimento Econômico.

Economia Brasileira

6. Processo de Substituição de Importações: da Industrialização Restringida ao II PND (1930 - 1979)

7. Crise da Dívida Externa e Crise Fiscal: Declínio do Modelo de Crescimento com Endividamento.

8. Políticas de Estabilização da Década de 1980 e 1990: diagnósticos da inflação brasileira

9. Privatização e Abertura Comercial: novo modelo de inserção da economia brasileira

10.A economia brasileira no início do século XXI

Bibliografia Sugerida Desenvolvimento Econômico

DOMAR, E. D. (1946). Capital expansion, rate of growth and employment. In: STIGLITZ, Joseph; UZAWA, Hirofumi (Eds.) (1969). Obra citada. Ou: Expansión de capital y crecimiento. In: SEN, Amartya (Org.) (1970).

HARROD, Roy F. (1939). An essay in dynamic theory. In: STIGLITZ, Joseph; UZAWA, Hirofumi (Eds.) (1969). Obra citada. Ou: La teoría dinámica. In: SEN, Amartya (Org.) (1970).

HIRSCHMAN, Albert O. (1961 [1958]). Estratégia do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura.

JONES, C. Introdução à teoria do crescimento econômico. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2000.

KALDOR, Nicholas (1956). Alternative theories of distribution. In: STIGLITZ, Joseph; UZAWA, Hirofumi (Eds.) (1969). Obra citada. Ou: Um modelo de distribución. In: SEN, Amartya (Org.) (1970).

LEWIS, W. Arthur (1954). O desenvolvimento econômico com oferta ilimitada de mão-de-obra. In: AGARWALA, A. N.; SINGH, S. P. (Coord.) (1969). Obra citada.

MYRDAL, Gunnar (1968). Teoria econômica e regiões subdesenvolvidas. Rio de Janeiro: Saga.

NURKSE, Ragnar (1957). Problemas da formação de capital em países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

PREBISCH, Raul (1949). O desenvolvimento econômico da América Latina e alguns de seus principais problemas. In: BIELSCHOWSKY, Ricardo (Org.). Cinquenta anos de pensamento da CEPAL. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SCHUMPETER, J. (1911). A Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Abril Cultural (Coleção Os Economistas), 1982.

SOUZA, Nali de Jesus. Desenvolvimento Econômico.6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012. 336 p.

, Anthony P. (2002). A Natureza do Crescimento Econômico: Um referencial alternativo para compreender o desempenho das nações. Brasília: IPEA, 2005. 14

Economia Brasileira

ABREU, Marcelo de Paiva et alii. A Ordem do Progresso; Cem Anos de Política Econômica Brasileira: 1889-1989. Rio de Janeiro, Campus, 1989.

BACHA, E. L.: "Elementos para uma Economia Política das Reformas no Governo Lula", REP, vol 24, no 1 (93), janeiro - março/2004.

CARNEIRO, R. A Supremacia dos Mercados e a Política Econômica do Governo Lula. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

CARNEIRO, R. Desenvolvimento em Crise: A Economia Brasileira no Último Quarto do Século XX. São Paulo: Editora UNESP, IE - Unicamp, 2002.

CASTRO, A. C. (org.). Desenvolvimento em debate: painéis do desenvolvimento brasileiro Mauad: BNDES, 2002.

GIAMBIAGI, F., CASTRO, L. B., VILLELA, A., HERMANN, J. Economia Brasileira Contemporânea, 1945-2004.

PAULANI, L.M.: "Brasil Delivery: a política econômica do Governo Lula", Revista de Economia Política, vol 23, no 4 (92), outubro - dezembro/2003.

REGO, J. M. e MARQUES, R. M. Economia Brasileira. 3º Ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

TAVARES, Maria da Conceição. "Auge e declínio do processo de substituição de importações no Brasil". In: Da substituição de importações ao capitalismo financeiro. Rio de Janeiro, Zahar, 1972. p. 29-58.

9. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CONCURSO

9.1. Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem, no mínimo, a média 7,0 (sete) e serão classificados na ordem decrescente das médias finais obtidas.

9.2. A Média Final de cada candidato far-se-á pela média aritmética das médias das provas, calculada até a primeira casa decimal e sendo arredondada para cima apenas se a segunda casa decimal for maior ou igual a 05 (cinco).

9.3. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das Médias Finais. 9.4. O resultado do concurso será divulgado em local e horário a ser estabelecido pela Banca Examinadora, em sessão pública.

10. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

10.1. O resultado final do concurso público será homologado e publicado no Diário Oficial da União com a relação dos candidatos aprovados no certame, classificados de acordo com o Anexo II do Decreto 6.944/2009, por ordem de classificação.

10.1.1. Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do Decreto 6.944/2009, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente desclassificados no concurso público.

11. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

11.1. No caso de empate, a Banca Examinadora utilizará, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

11.1.1. melhor média na Prova Escrita;

11.1.2. melhor média na Prova Didática;

11.1.3. maior idade.

12. DOS RECURSOS

12.1. O candidato que desejar interpor recurso do resultado final, terá que fazê-lo no prazo de 05 (cinco) dias úteis após a divulgação no DOU, mediante requerimento formal dirigido ao Reitor, protocolado no mesmo endereço das inscrições.

12.2. Ouvida a Banca Examinadora e concluídos os autos do processo administrativo assim formado, tem o Reitor até 05 (cinco) dias úteis para proferir decisão.

13. DA INVESTIDURA NO CARGO

13.1. A aprovação no concurso não assegurará ao candidato o direito ao ingresso automático no cargo, mas apenas a expectativa de ser admitido, observada a ordem de classificação e a disponibilidade orçamentária.

13.2. A contratação do candidato aprovado fica condicionada ao seu prévio comparecimento, no prazo determinado pela Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, para entrega da documentação exigida para a admissão.

13.3. A posse no cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial, só podendo ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo, e apresentação dos documentos pessoais exigida por Lei.

13.3.1. A posse ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da data da publicação do Ato de nomeação no Diário Oficial da União, tornando-se sem efeito se a mesma não ocorrer no prazo previsto, condicionada à disponibilidade orçamentária.

13.3.2. Será de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor empossado entrar em exercício, contados da data da posse.

13.3.3. No ato da posse será exigida declaração de inexistência de vínculo em cargo público, nas hipóteses previstas no Art. 37, incisos XVI e XVII da Constituição Federal (quando a posse se der em regime de quarenta horas) e declaração de bens.

13.4. Os candidatos aprovados serão nomeados sob a égide do Regime Jurídico Único dos servidores públicos civis da União, Autarquias e Fundações Públicas, instituído pela Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1. O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação dos resultados publicados no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da administração.

14.2. Devido ao número insuficiente de vagas destinadas a cada área do concurso, não será possível a reserva de vagas para candidatos deficientes, conforme previsto na legislação vigente, pelo fato de ultrapassar o percentual de 20% (vinte por cento) de que trata o art. 5º, § 2º, da Lei nº 8.112/90.

14.3. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso Público no Diário Oficial da União ou por meio eletrônico.

14.4. Os candidatos habilitados deverão manter atualizados os seus endereços na Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, durante o prazo de vigência do concurso.

14.5. Após a publicação da homologação do resultado do concurso, os candidatos terão um prazo de 60 (sessenta) dias para retirar, na Secretaria do Departamento Multidisciplinar de Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais - DTECH, do Campus Alto Paraopeba da UFSJ, Rod. MG 443, Km 07, Ouro Branco, MG, as cópias dos documentos comprobatórios do Curriculum Vitae/Lattes, depois do que estas serão descartadas.

Assim, ficam todos os interessados cientes de que encontram-se abertas as inscrições para o aludido concurso público para docente, no período anteriormente citado, expedindo-se o presente Edital que, para os devidos fins, será publicado no Diário Oficial da União e também divulgado em Entidades e Instituições de Ensino Superior, bem assim na sua íntegra na Internet, podendo ser acessado no portal eletrônico da UFSJ www.ufsj.edu.br/concursos_docentes.

Dado e passado nesta cidade de São João del-Rei, Estado de Minas Gerais, no dia 05 de janeiro de 2012, sendo assinado pelo Diretor da Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação.

ADRIANA AMORIM DA SILVA
Diretora da Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos
PROEN / UFSJ

ANEXO I

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO Nº __________/__________

AO Sr. PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO:

O(a) Senhor(a) ________________________________________________________, nacionalidade _________________________, estado civil ______________________, profissão _________________________________, CI _________________________, CPF __________________________, e-mail ________________________, residente e domiciliado à Rua/Av. __________________________________________________, nº. / Apto. ____ /_____, bairro _________________, na cidade de ________________, Estado _____________, CEP ____________, telefone ( ) ___________________ celular ( ) __________________, vem requerer sua inscrição como candidato ao Concurso de Provas e Títulos para o Concurso Público para preenchimento de 01 (uma) vaga no cargo de Professor _________________, CPD Nº 001/ 2012, na área de POLÍTICA ECONÔMICA para o Departamento Ciências Econômicas -DCECO, da Universidade Federal de São João del-Rei e para tanto faz anexar os seguintes documentos:

1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional.

2 Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição.

3. Currículum Vitae no formato da Plataforma Lattes (03 vias).

São João del-Rei, MG ___ de ________________ de .

_________________________________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO

ANEXO II

CRITÉRIOS E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA

Concurso: ____________________________________________________________________________

Candidato: ____________________________________________________________________________

Membro da Banca Avaliadora: Data: _____ / _____ / 2012.

Itens Avaliados

Pontuação
Máxima

Pontuação
Obtida

Organização e Didática:

I) Uso correto da língua portuguesa.

II) Seqüência didática e organização lógica do assunto (introdução, objetivo, desenvolvimento e conclusão).

III) Concatenação das frases e dos parágrafos.

IV) Clareza e objetividade.

4

 

Conteúdo:

I) Conteúdo adequado ao tema da prova.

II) Nível do conhecimento adequado ao de pós-graduação.

III) Emprego de termos técnicos e linguagem científica apropriados.

IV) Domínio do assunto, de conceitos e de definições.

6

 

Nota

10

 

ANEXO III

CRITÉRIOS E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA

Concurso: ____________________________________________________________________________

Candidato: ____________________________________________________________________________

Membro da Banca Avaliadora: Data: _____ / _____ / 2012.

Itens Avaliados

Pontuação
Máxima

Pontuação
Obtida

Planejamento e Desenvolvimento:

I) Arranjo didático e seqüencial do conteúdo (introdução, objetivos, desenvolvimento e conclusão);

II) Concatenação das idéias e seqüência lógica do assunto;

III) Adequação do plano de aula e das referências bibliográficas ao tema da aula;

IV) Conteúdo adequado ao tema da aula;

V) Nível do conhecimento adequado ao de graduação.

15

 

Desempenho como Professor:

I) Uso de termos técnicos e de linguagem científica apropriados; uso correto da língua portuguesa;

II) Domínio do assunto;

III) Utilização correta de recursos didáticos, qualidade dos recursos utilizados, auxílio e utilidade dos recursos na compreensão do assunto;

IV) Postura diante da platéia; naturalidade e dinamismo;

V) Clareza e dicção, capacidade de despertar o interesse da platéia.

15

 

Capacidade de Síntese:

I) Adequação do assunto e da aula ao tempo pré-determinado.

10

 

Nota Média

40/4 = 10

 

Observações:

A Banca Avaliadora poderá optar por sortear um tema único para todos os candidatos, mas nesse caso:

1. Todos os candidatos devem entregar seu material didático (arquivos eletrônicos, lâminas de projeção, modelos, planos de aula, etc.) no momento do inicio da primeira aula, conforme a ordem de inscrição;

2. O material entregue pelo candidato será acondicionado separadamente em envelope lacrado, que será aberto somente no momento da aula;

3. O não-comparecimento do candidato na hora estabelecida para entrega dos materiais didáticos implica em sua eliminação do concurso.

4. Uma vez entregue, o candidato não poderá alterar ou adicionar itens nesse material, inclusive durante a sua aula;

5. O não cumprimento, pelo candidato, do prazo estabelecido de 40 a 50 minutos para a aula implicará em penalização da sua nota, mas não necessariamente na sua eliminação por esse motivo.

6. A prova didática terá como objetivo avaliar o candidato quanto:

6a. Ao planejamento de aula;

6b. Domínio do assunto sorteado;

6c. Capacidade de comunicação e postura pedagógica.

ANEXO IV

CRITÉRIOS E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS

Concurso: _____________________________________________________________________________

Candidato: ____________________________________________________________________________

Banca Avaliadora:
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

Data: _____ / _____ / 2012.

Atividades

Pontuação por Item

Máximo por Campo

I - Títulos Acadêmicos na (s) Área (s) de Conhecimento do Concurso

 

10

1.1 Graduação conforme a Habilitação Exigida (item 1.1)

6,0 pontos

 

1.2 Mestrado concluído (item 1.1)

2,0 pontos

 

1.3 Doutorado concluído (item 1.1)

2,0 pontos

 

II - Experiência Docente

 

25,0

2.1 Docência no Ensino Superior na (s) Área (s) de Conhecimento (item 1.1)

2,0 pontos por disciplina / semestre

 

2.2 Docência no Ensino Superior em outras Áreas

0,5 pontos por disciplina / semestre

 

2.3 Orientação de Graduação, Especialização e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com relatório ou monografia aprovada

0,1 ponto por orientação

 

2.4 Participação em Bancas de Tese de Doutorado

1,0 ponto por banca

 

2.5 Participação em Bancas de Qualificação de Doutorado

0,5 pontos por banca

 

2.6 Participação em Bancas de Dissertação de Mestrado

0,5 pontos por banca

 

2.7 Participação em Bancas de Monografia de Especialização e TCC

0,25 pontos por banca

 

2.8 Monitoria

0,25 pontos por monitoria/ semestre

 

III - Produção Científica e Técnica Qualis na (s) Área (s) de Conhecimento do Concurso (de 2005 até a data de entrega dos títulos)

 

25,0

3.1.1 Artigo Qualis A1

1,2 pontos por artigo

 

3.1.2 Artigo Qualis A2

1,1 pontos por artigo

 

3.1.3 Artigo Qualis B1

1,0 pontos por artigo

 

3.1.4 Artigo Qualis B2

0,7 pontos por artigo

 

3.1.5 Artigo Qualis B3

0,5 pontos por artigo

 

3.1.6 Artigo Qualis B4

0,3 pontos por artigo

 

3.1.7 Artigo Qualis B5

0,2 pontos por artigo

 

3.1.8 Artigo técnico, boletins e cartilha

0,5 pontos por item

 

3.2.1 Livro com ISSN ou ISBN1,5 pontos por livro 
3.2.2 Capítulo de livro com ISSN ou ISBN0,5 pontos por capítulo 
3.3.1 Pedido de registro comprovado, com ou sem patente, software e cultivares1,0 pontos por registro 
3.3.2 Patente transferida ou licenciamento de software e cultivares1,5 pontos por patente 
3.3.3 Softwares sem registro de patente0,7 pontos por software 
Máximo de 5 pontos (congressos)  
3.3.3 Trabalho completo em congresso internacional0,20 pontos por trabalho 
3.3.4 Resumo expandido em congresso internacional0,15 pontos por resumo 
3.3.5 Trabalho completo em congresso nacional0,12 pontos por trabalho 
3.3.6 Resumo expandido em congresso nacional0,10 pontos por resumo 
Máximo de 7 pontos (orientações)  
3.4.1 Orientação de tese de doutorado concluída e aprovada1,5 pontos por orientação 
3.4.2 Co-orientação de tese de doutorado concluída e aprovada0,5 pontos por orientação 
3.4.3 Orientação de tese de doutorado em andamento0,8 pontos por orientação 
3.4.4 Co-orientação de tese de doutorado em andamento0,3 pontos por orientação 
3.4.5 Orientação de dissertação de mestrado concluída1,0 pontos por orientação 
3.4.6 Orientação de dissertação de mestrado em andamento0,5 ponto por orientação 
3.4.7 Co-orientação de dissertação de mestrado em andamento0,2 pontos por orientação 
3.4.8 Orientação de iniciação científica concluída0,2 pontos por orientação 
3.4.9 Orientação de iniciação científica em andamento0,2 pontos por orientação 
IV - Participação em projetos 10
4.1 Projeto de pesquisa (coordenador) aprovado e financiado1,0 pontos por projeto 
4.2. Participação em projeto de pesquisa, aprovado e financiado0,5 pontos por projeto 
V - Atividades de Extensão 15,0
5.1. Orientação de atividades de extensão e de estágio supervisionado1,5 pontos por atividade 
5.2. Palestra e mini-curso ministrados em eventos nacionais e internacionais0,6 pontos por palestra 
5.3. Palestra e mini-curso ministrados em eventos locais e regionais0,3 pontos 
5.4. Participação em curso de extensão (8 h)0,2 pontos por curso 
5.5. Coordenação de projetos de extensão financiado registrados em pró-reitoria de extensão ou órgão equivalente2,0 pontos por projeto 
5.6. Coordenação de projetos de extensão não financiado registrados em pró-reitoria de extensão ou órgão equivalente0,5 pontos por projeto 
5.7. Estágio extra-curricular (cada 160 h)0,5 pontos 
5.7. Publicação técnica (boletim, informe)0,5 pontos por publicação 
VI - Administração Acadêmica, Experiência Profissional Não Docente (no mínimo 1 semestre) e Outras Atividades Relevantes na Área de Conhecimento do Concurso 10,0
6.1 Administração Acadêmica (direção, chefia, coordenação, etc.)2,0 ponto por atividade / semestre 
6.2 Experiência Profissional Não Docente0,5 pontos por atividade / semestre 
6.3 Participação em Banca de Concursos Públicos1,0 ponto por banca 
6.4 Organização de Eventos1,0 ponto por evento 
VII - Outras Atividades Relevantes (distinções e prêmios acadêmicos; especialização e pós-doutorado concluído, aprovação em outros concursos)Valor da pontuação a critério da banca examinadora5,0
Total = I + II + III + IV + V + VI+VII10+25+25+10+15+10+ 5 = 100; 100/10 = (10) 

Observação:

Em relação à produção bibliográfica (artigos, livros, capítulos de livros, trabalhos em congressos), será avaliada somente aquela gerada de 2005 até a data de entrega dos títulos.