UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA

Notícia:   UFRB publica 3ª retificação do concurso público 002/2011

UFRB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

EDITAL Nº 2, DE 25 DE JULHO DE 2011

CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB), no uso de suas atribuições estatutárias, tendo em vista o disposto no Artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, no Decreto Nº. 6.944, de 21/08/2009 e Portaria Normativa Interministerial Nº. 22, de 30/04/2007, DOU 02/05/2007, para atendimento das demandas desta IFE, em cumprimento às pactuações do termo de acordo de metas dos Programas de Expansão 2008 e 2009, REUNI 2008 e 2009 e, parcialmente, 2010, torna público que estarão abertas as inscrições do Concurso Público para cargo da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), observados os termos da Lei Nº. 8.112, de 11/12/90, do Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos aprovado pelo Decreto Nº. 94.664, de 23/07/87, das normas, das disposições do Estatuto e do Regimento da Universidade e da legislação pertinente e complementar, mediante as condições contidas neste Edital, publicado no Diário Oficial da União.

1. Das Disposições Preliminares

1.1 As matérias/áreas de conhecimento, o número de vagas, a classe, o regime de trabalho, os requisitos específicos e a titulação exigidos para o cargo estão especificados por Centro de Ensino no Anexo I deste Edital.

1.2 As provas e as etapas do Concurso Público serão realizadas no Centro de Ensino relativo à matéria/área de conhecimento, em período a ser divulgado pela UFRB no sítio www.ufrb.edu.br/concursos.

1.3 A norma interna que rege o presente Concurso Público é a Resolução do Conselho Acadêmico (CONAC) no 030/2009 e suas alterações, que se encontram disponíveis, na íntegra, no sítio www.ufrb.edu.br/conac. A nenhum candidato é dado desconhecê-las.

1.4 Todas as demais informações de interesse dos candidatos, tais como: possíveis editais de retificação; homologação das inscrições; resultado de julgamento de recursos; data e horário de realização das provas; lista de pontos; resultado das provas; homologação do resultado do Concurso, além de outras que se façam necessárias, serão divulgadas no sítio www.ufrb.edu.br/concursos.

1.5 São atividades próprias do pessoal docente de nível superior as pertinentes ao ensino, à pesquisa e à extensão que, indissociáveis, visem à aprendizagem, à produção de conhecimento, à ampliação e transmissão do saber e da cultura, as inerentes ao exercício das funções de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria Instituição, além de outras previstas na legislação vigente.

1.6 A remuneração inicial para o cargo do Concurso está a seguir relacionada:

1.6.1 Professor Adjunto em regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva: Vencimento Básico/VB - R$ 2.318,70 (dois mil trezentos e dezoito reais e setenta centavos); Gratificação Específica do Magistério Superior/GEMAS - R$ 1.098,08 (um mil noventa e oito reais e oito centavos); Retribuição por Titulação/RT - R$ 3.916,88 (três mil novecentos e dezesseis reais e oitenta e oito centavos).

Remuneração inicial total - R$ 7.333,66 (sete mil trezentos e trinta e três reais e sessenta e seis centavos);

1.6.2 Professor Assistente em regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva: Vencimento Básico/VB - R$ 2.001,85 (dois mil um real e oitenta e cinco centavos); Gratificação Específica do Magistério Superior/GEMAS - R$1.056,83 (um mil cinqüenta e seis reais e oitenta e três centavos); Retribuição por Titulação/RT - R$ 1.592,90 (um mil quinhentos e noventa e dois reais e noventa centavos).

Remuneração inicial total - R$ 4.651,58 (quatro mil seiscentos e cinqüenta e um reais e cinqüenta e oito centavos).

2 Do pedido de isenção da taxa de inscrição e do pedido de inscrição

2.1 O candidato poderá solicitar isenção do pagamento do valor total da inscrição, desde que:

2.1.1 Esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007; e

2.1.2 Seja membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Nº. 6.135, de 26 de junho 2007.

2.2 Para tanto, o candidato deverá:

2.2.1 Acessar, a partir de 01/08/2011, o sítio www.ufrb.edu.br/concursos.

2.2.2 Preencher o Requerimento de Isenção do Pagamento do Valor Total da Inscrição, indicando o Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico;

2.2.3 Preencher a declaração de que atende à condição estabelecida no subitem 2.1.2;

2.2.4 Protocolar na Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal, situada na Rua Professor Mata Pereira, 210, Centro - Cruz das Almas/BA, CEP: 44.380- 000, até o dia 06/08/2011.

2.3 A UFRB divulgará em seu sítio www.ufrb.edu.br/concursos até o dia 15/08/2011 o resultado dos pedidos de isenção do pagamento do valor total da inscrição.

2.4 Os candidatos, mesmo que isentos, somente serão considerados inscritos no Concurso se cumpridos os prazos, condições e as exigências constantes do item 2.5 e seguintes, exceto no que se refere ao pagamento e à comprovação do pagamento do valor total da inscrição, para os candidatos isentos.

2.5 As inscrições estarão abertas no período de 15/08/2011 a 30/09/2011.

2.6 A inscrição do candidato no Concurso implica conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas neste Edital, das normas internas constantes da Resolução CONAC Nº. 030/2009 e suas alterações, além das demais informações que porventura venham a ser divulgadas, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

2.7 O valor total da inscrição, para todas as classes relativas ao cargo deste Concurso, é de R$ 90,00 (noventa reais), que corresponde a: Taxa de Inscrição - R$ 30,00 (trinta reais) Custos Operacionais - R$ 60,00 (sessenta reais).

2.8 O pagamento deverá ser efetuado, preferencialmente, nas agências do Banco do Brasil, através de GRU - Simples, a ser obtida no sítio www.ufrb.edu.br/concursos.

2.9 Para efetivar a inscrição no Concurso Público objeto deste Edital, o candidato deverá:

2.9.1 Acessar o sítio www.ufrb.edu.br/concursos, selecionar a opção Inscrição.

2.9.2 Preencher cuidadosamente o Requerimento de Inscrição, observando as instruções dadas na tela do computador e no presente Edital.

2.9.3 Imprimir e conferir o Requerimento de Inscrição. Assinar a via impressa.

2.9.4 Enviar ao Centro ao qual está vinculada a matéria/área de conhecimento na qual está se inscrevendo (ver endereço), através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, via SEDEX, às expensas do candidato, o Requerimento de Inscrição assinado, o comprovante de pagamento do valor total da inscrição (GRU) e os documentos indicados no item 2.10, sendo que a data da postagem deverá ser até o dia 30/09/2011.

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS/CCAAB
Campus Universitário de Cruz das Almas
Rua Rui Barbosa, 710 Centro
Cruz das Almas/BA
CEP: 44.380-000Telefone: (75) 3621-9751 Fax: (75) 3621-9417
Sítio: www.ufrb.edu.br/ccaab

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS/CETEC
Campus Universitário de Cruz das Almas Rua Rui Barbosa, 710 Centro
Cruz das Almas/BA
44.380-000
Telefone: (75) 3621-9747
Fax: (75) 3621-9362
Sítio: www.ufrb.edu.br/cetec

CENTRO DE ARTES HUMANIDADES E LETRAS/CAHL
Rua Ariston Mascarenhas, s/n Centro, Cachoeira/BA
44.300-000
Telefone: (75) 3425-2138
Fax: (75) 3425-1062
Sítio: www.ufrb.edu.br/cahl

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/UFRB
Av. Nestor de Melo Pita, n. 535,
Centro, Amargosa/BA, Brasil.
CEP: 45.300-000
Telefones: (75) 3634 3042 e 3634 3360
Sítio: www.ufrb.edu.br/cfp

2.10 O Requerimento de Inscrição deverá estar acompanhado de:

2.10.1 Comprovante do pagamento do valor total da inscrição (GRU);

2.10.2 Uma (01) Cópia dos seguintes documentos:

2.10.2.1 Documento oficial de identidade, para brasileiros;

2.10.2.2 Documento comprobatório de permanência regular no Brasil, para estrangeiros;

2.10.2.3 Passaporte atualizado, com visto permanente, para estrangeiros;

2.10.2.4 Prova de proficiência em língua portuguesa, para estrangeiros;

2.10.3 Duas (02) cópias do Memorial de Títulos devidamente atualizado (descrição comentada da trajetória intelectual/acadêmica do candidato);

2.11 O documento oficial de identidade utilizado no momento da inscrição deverá atender às exigências estabelecidas no item 2.12. São documentos de identidade aceitos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia, carteiras expedidas por Comandos Militares, por Secretarias de Segurança Pública e por Corpos de Bombeiros Militares; passaporte; carteiras expedidas por órgãos fiscalizadores de exercício profissional; Carteira de Trabalho e Previdência Social; e carteiras funcionais expedidas por Órgão Público que valham como identidade, na forma da Lei.

2.12 O documento de identidade deverá atender a todas as seguintes exigências:

2.12.1 Fotografia que permita identificar claramente o portador;

2.12.2 Bom estado de conservação, sem rasuras ou adulterações; e

2.12.3 Dentro do prazo de validade, se for o caso.

2.13 Não será, em nenhuma hipótese, realizada inscrição presencial, isto é, toda a documentação de inscrição deve ser enviada através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.

2.14 Não será aceita, em hipótese alguma, inscrição condicionada ou que não atenda aos requisitos deste Edital.

2.15 Os dados informados no ato da inscrição e o pagamento são de responsabilidade exclusiva do candidato.

2.16 A qualquer tempo poderão ser anuladas a inscrição, as provas, a nomeação e a posse do candidato, desde que verificada a falsidade em qualquer declaração prestada e/ou irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

2.17 Não haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do Concurso por conveniência da administração ou motivo de força maior.

2.18 Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas neste Edital.

2.19 As inscrições serão homologadas até o dia 13.10.2011.

2.20 O candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante Requerimento dirigido ao Diretor do Centro, protocolado no respectivo Centro (endereço no item 2.9), até o dia 17.10.2011.

2.21 O resultado da avaliação dos recursos será divulgado no sítio www.ufrb.edu.br/concursos até o dia 24.10.2011.

2.22 Não será aceito recurso, via fac-símile, postal ou correio eletrônico.

2.23 Recursos extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.

2.24 Os candidatos que tiverem suas inscrições homologadas deverão encaminhar ao respectivo endereço constante do item 2.9, através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, via SEDEX, às expensas do candidato, de 13.10.2011 a 25.10.2011 - 02 (duas) vias do currículo, apresentado conforme modelo da Plataforma Lattes, com os respectivos documentos comprobatórios, (a documentação em língua estrangeira deverá ser acompanhada de tradução para o Português);

2.24.1 Os documentos relativos à titulação (plena ou em fase de obtenção) são indispensáveis para efeito de pontuação na Prova de Títulos, entretanto a sua não apresentação não elimina automaticamente o candidato do certame.

2.25 Serão automaticamente reabertas as inscrições para todas as matérias/áreas de conhecimento em que não houveram candidatos inscritos na classe prevista no Anexo I ou em que o número de inscritos for menor que o número de vagas. Nesses casos, as inscrições estarão reabertas para a classe imediatamente inferior e a titulação exigida será a relativa à nova classe. O Centro de Ensino reprogramará e divulgará os prazos das etapas subsequentes deste Concurso, no que se refere à matéria/área de conhecimento com inscrições reabertas.

3 Das Vagas Destinadas aos Portadores de Necessidades Especiais

3.1 A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia assegurará às pessoas portadoras de necessidades especiais o direito de inscrição para os cargos deste concurso público cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

3.2 Em cumprimento ao disposto no § 2o do Artigo 5o da Lei Nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, bem como na forma do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, ser-lhes-á reservado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas, sendo consideradas as demais disposições deste Edital.

3.3 Os candidatos deverão requerer reserva de vaga no momento da inscrição, declarando o grau de deficiência, quando do preenchimento da Ficha de Inscrição, e submetendo-se, quando nomeado e convocado, à perícia médica por junta oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não e a compatibilidade do grau de deficiência com o cargo, considerando o conjunto de atividades que lhe são atribuídas.

3.3.1 O candidato não poderá tomar posse se a perícia médica não o qualificar como portador de necessidades especiais ou atestar a incompatibilidade do grau de deficiência com as atividades do cargo, sendo, nesse caso, tornada sem efeito a sua nomeação. Nessa situação, a vaga será preenchida com o candidato regularmente aprovado, classificado e homologado, se houver, na respectiva matéria/área de conhecimento, observada a ordem de classificação.

3.4 Os candidatos deficientes que forem aprovados, classificados e homologados serão nomeados, observado o disposto nos itens 3.2, 3.3 e 3.3.1 deste Edital, até o limite de 5% (cinco por cento) do conjunto de vagas, apenas para a Matéria/Área de Conhecimento na qual se inscreveu.

4 Do Processo Seletivo, Realização, Avaliação das Provas e Classificação

4.1 O Concurso constará das seguintes etapas de prova: escrita e ou prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial, previstas na Resolução CONAC Nº. 030/2009 e suas alterações, conforme os critérios e parâmetros nela estabelecidos.

4.2 As provas serão realizadas a partir de 07.11.2011, no Centro ao qual está vinculada a matéria/área de conhecimento na qual o candidato se inscreveu, no endereço constante do item 2.9 deste Edital.

4.3 Até o dia 15.08.2011, será divulgada a lista de 5 a 10 pontos para cada matéria/área de conhecimento relativa ao Concurso, para as provas escrita e/ou prática e didática.

4.4 A prova escrita e a prova didática terão caráter eliminatório; a prova de título e a defesa de memorial terão caráter classificatório, conforme Resolução CONAC Nº. 030/2009 e suas alterações.

4.5 A prova didática e a defesa de memorial serão realizadas em sessão pública e gravadas para efeito de registro e avaliação.

4.6 Em nenhuma das provas do Concurso será admitida a comunicação direta ou indireta entre os candidatos.

5. Do Resultado das Provas e dos Recursos

5.1 Em até 48 (quarenta e oito) horas após a conclusão das etapas de caráter eliminatório, serão divulgados os nomes dos candidatos não eliminados e o dia e a hora para realização da etapa seguinte.

5.2 O candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, junto ao Conselho do Centro de Ensino, protocolado no prazo de até 03 (três) dias úteis, a contar da data da divulgação do resultado final das provas no sítio da UFRB.

5.3 Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico, tendo em vista que o Artigo 31 da Resolução CONAC Nº. 030/2009 e suas alterações determinam a obrigatoriedade de protocolização do recurso junto ao Conselho do respectivo Centro.

5.4 Recursos extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.

6. Da Homologação do Resultado do Concurso, da Nomeação e da Posse

6.1 A UFRB homologará e publicará no Diário Oficial da União, de acordo com Anexo II do Decreto Nº. 6.944/2009, a relação dos candidatos aprovados em ordem de classificação.

6.1.1 Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados previsto no Anexo II do Decreto Nº. 6.944/2009, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público.

6.2 Os candidatos aprovados no Concurso e devidamente homologados serão nomeados no nível inicial da respectiva classe do Cargo da Carreira do Magistério Superior, mediante Portaria expedida pelo Reitor da UFRB e publicada no Diário Oficial da União, considerando o número de vagas existente, segundo rigorosa ordem de classificação.

6.3 Somente poderá ser empossado o candidato selecionado, homologado e nomeado que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo, pela Perícia Médica indicada pela UFRB, na inspeção de saúde, de caráter eliminatório.

6.4 Serão convocados para a inspeção de saúde os candidatos homologados e nomeados até o limite de vagas oferecidas para o seu cargo.

6.5 Ao comparecer à inspeção de saúde, o candidato deverá estar munido dos seguintes exames complementares:

a) para todos os candidatos: hemograma completo, glicemia de jejum, colesterol total e frações, uréia, creatinina, sumário de urina, triglicerídeos, TGO, TGP, Gama GT, VDRL, tipagem sanguínea; exame oftalmológico completo;

b) para os candidatos da área de saúde: anti-Hbs, AgHbs, anti-Hcv;

c) para os candidatos do sexo feminino: ultrassonografia pélvica e exame preventivo ginecológico;

d) para os candidatos acima de quarenta anos: ECG, PSA, para os candidatos do sexo masculino, mamografia e ultrassonografia das mamas para os candidatos do sexo feminino.

6.6 Os exames hematológicos devem ter sido realizados até 30 (trinta) dias antes da data da Perícia Médica.

6.7 Durante a inspeção de saúde poderão ser solicitados outros exames complementares, na dependência da necessidade de esclarecimento diagnóstico, a critério da equipe de avaliação médica.

6.8 O candidato nomeado e considerado apto física e mentalmente na inspeção de saúde deverá tomar posse no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de sua nomeação.

6.9 O candidato somente poderá tomar posse mediante apresentação dos documentos originais que comprovem o cumprimento dos requisitos básicos para a investidura no cargo.

6.9.1 A não apresentação de documento que comprove o cumprimento dos requisitos de titulação (graduação, especialização, mestrado ou doutorado, conforme exigência contida no Anexo I) impossibilitará a investidura no cargo.

6.10 O candidato, aprovado, homologado, nomeado e empossado, logo, servidor, somente poderá ser removido e/ou redistribuído depois de decorridos três anos de efetivo exercício e/ou ter adquirido a estabilidade nos termos do artigo 21 da Lei Nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, com a nova redação dada pela Emenda Constitucional Nº.19, salvo conveniência e interesse da administração.

6.11 O candidato nomeado que não tomar posse no prazo estipulado terá sua nomeação tornada sem efeito, sendo convocado o candidato com classificação subsequente, obedecendo-se à rigorosa ordem de classificação.

6.12 Os candidatos classificados, com resultado homologado fora dos limites das vagas poderão ser convocados para nomeação, dentro do prazo de validade do Concurso. 7. Das Disposições Finais

7.1 Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada para a realização das provas.

7.2 Será eliminado do certame o candidato que não comparecer a qualquer uma das etapas do concurso ou ao local, data e hora previamente estabelecida nos documentos oficiais de divulgação do concurso.

7.3 Durante o período de validade do Concurso, a UFRB reserva-se o direito de proceder às nomeações em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e até o número de vagas existentes.

7.4 Os candidatos aprovados poderão atuar em qualquer componente curricular relativo à matéria/área de conhecimento objeto do Concurso e áreas afins, como também em qualquer dos Centros da UFRB, e, ainda, excepcionalmente, poderão ministrar qualquer componente curricular da área de conhecimento a qual estiver vinculado no Centro.

7.5 A jornada de trabalho do candidato admitido poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, de acordo com as necessidades da Instituição.

7.6 O prazo de validade do Concurso será de 01 (um) ano contado a partir da data da publicação da sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período conforme estabelece o Decreto Nº. 6.944/2009.

7.7 A UFRB poderá convocar para nomeação, candidatos habilitados em Concursos Públicos realizados por outras Universidades Federais, observadas as matérias/áreas de conhecimento, a validade dos concursos, a ordem de classificação e a homologação dos resultados.

7.8 Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação e/ou notas, valendo para tanto a homologação do resultado final do Concurso publicada no Diário Oficial da União.

7.9 Transcorridos 181 (cento e oitenta e um) dias da publicação da homologação deste Concurso a documentação dos candidatos não classificados, não homologados bem como desistentes será destruída.

7.9.1 A retirada da documentação a que se refere o item anterior, somente poderá ser feita no prazo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da data de publicação da homologação deste Concurso, pessoalmente, pelo candidato ou por representante legal, mediante comparecimento à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal, situada na Rua Professor Mata Pereira, 210, Centro - Cruz das Almas (BA) - CEP.: 44.380-000, sendo vedado quaisquer outros meios para tal fim.

7.10 Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares deste Concurso que vierem a ser publicados pela UFRB.

7.11 Os candidatos deverão manter atualizados seus endereços para correspondência, informando-os à Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal através do e-mail nugesi@ufrb.edu.br. O atendimento às convocações feitas pela UFRB, desde o momento da inscrição até o momento da posse, é de responsabilidade exclusiva do candidato. Serão excluídos deste Concurso Público os candidatos não localizados em tempo hábil.

7.12 Os casos omissos serão resolvidos pelo Reitor da UFRB.

7.13 Este Edital está disponível, na íntegra, no sítio www.ufrb.edu.br/concursos.

PAULO GABRIEL SOLEDADE NACIF

ANEXO I

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS (CCAAB) - CRUZ DAS ALMAS

Resumo: 06 vagas para professor assistente e 03 vagas para professor adjunto

Matéria/Área de Conhecimento

Vaga

Classe

RT

Requisitos Específicos

Titulação

Cirurgia Veterinária com Ênfase em Pequenos Animais

01

Assistente

DE

Graduação em Medicina Veterinária

Mestrado na matéria do concurso

Cirurgia Veterinária com Ênfase em Grandes Animais

01

Assistente

DE

Graduação em Medicina Veterinária

Mestrado na matéria do concurso ou áreas afins

Produção de Organismos Aquáticos com Ênfase em Engenharia para Aqüicultura

01

Assistente

DE

Graduação em Engenharia de Pesca ou Engenharia Agronômica ou Engenharia de Aquicultura

Mestrado em áreas afins a ênfase do concurso.

Alimentação e Nutrição de Organismos Aquáticos com Ênfase em Piscicultura

01

Adjunto

DE

Graduação em Engenharia de Pesca, Zootecnia, Biologia ou Engenharia de Aquicultura

Doutorado em áreas afins a ênfase do concurso.

Manejo Florestal com Ênfase em Estradas, Transporte e Colheita Florestal

01

Assistente

DE

Graduação em Engenharia Florestal

Mestrado em áreas afins a matéria do concurso

Manejo Florestal com Ênfase em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica

01

Assistente

DE

Graduação em cursos de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e Tecnológicas ou Geociências

Mestrado em áreas afins a matéria do concurso

Agroecologia com Ênfase em Manejo Agroecológico da Produção Animal

01

Assistente

DE

Graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia ou Engenharia Agronômica

Mestrado em áreas afins a ênfase do concurso

Agroecologia com Ênfase em Manejo Agroecológico de Solo e Água

01

Adjunto

DE

Graduação em cursos da Área de Ciências Agrárias, Ambientais ou Biológicas

Doutorado na ênfase do concurso

Agroecologia com Ênfase em Proteção de Plantas

01

Adjunto

DE

Graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Bacharelado em Biologia ou cursos afins a matéria do concurso

Doutorado em áreas afins a ênfase do concurso

Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB)

Componentes Curriculares das Matérias/Área de Conhecimento

Matéria/Área de Conhecimento

Componentes Curriculares que poderá Ministrar

Cirurgia Veterinária com Ênfase em Pequenos Animais

Disciplinas da área e afins

Cirurgia Veterinária com Ênfase em Grandes Animais

Disciplinas da área e afins

Produção de Organismos Aquáticos com Ênfase em Engenharia para Aquicultura

Disciplinas da área e afins

Alimentação e Nutrição de Organismos Aquáticos com Ênfase em Piscicultura

Disciplinas da área e afins

Manejo Florestal com Ênfase em Estradas, Transporte e Colheita FlorestalDisciplinas da área e afins
Agroecologia com Ênfase em Manejo Agroecológico da Produção AnimalDisciplinas da área e afins
Agroecologia com Ênfase em Manejo Agroecológico de Solo e ÁguaDisciplinas da área e afins
Agroecologia com Ênfase em Proteção de PlantasDisciplinas da área e afins

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (CETEC) - CRUZ DAS ALMAS

Resumo: 5 (cinco) vagas para Professor Adjunto

Matéria/Área do Conhecimento

Vaga

Classe

RT

Requisitos Específicos

Titulação

Engenharia Mecânica/Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico

01

Adjunto

DE

Graduação em Engenharia Mecânica

Doutorado em Engenharia Mecânica ou na área de ênfase do Concurso

Engenharia Mecânica/ Materiais e Processos de Fabricação

01

Adjunto

DE

Graduação em Engenharia Mecânica

Doutorado em Engenharia Mecânica ou na área de ênfase do Concurso

Engenharia Elétrica/Circuitos Elétricos

01

Adjunto

DE

Graduação em Engenharia Elétrica ou Eletrônica

Doutorado em Engenharia Elétrica ou áreas afins

Engenharia Elétrica/ Eletromagnetismo e Máquinas Elétricas

01

Adjunto

DE

Graduação em Engenharia Elétrica

Doutorado em Engenharia Elétrica ou áreas afins

Engenharia Elétrica/ Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais

01

Adjunto

DE

Graduação em Ciência da Computação ou Engenharia ou Matemática ou áreas afins

Doutorado em Computação ou áreas afins

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (CETEC) - CRUZ DAS ALMAS

COMPONENTES CURRICULARES DAS MATÉRIAS/ÁREA DE CONHECIMENTO

Matéria/Área do Conhecimento

Componentes curriculares que poderá lecionar

Engenharia Mecânica/Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico Disciplinas da área e afins

Disciplinas da área e afins

Engenharia Mecânica/Materiais e Processos de Fabricação

Disciplinas da área e afins

Engenharia Elétrica/Eletromagnetismo e Máquinas Elétricas

Disciplinas da área e afins

Engenharia Elétrica/Circuitos Elétricos

Disciplinas da área e afins

Engenharia Elétrica/Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais

Disciplinas da área e afins

CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS (CAHL) - CACHOEIRA

Resumo: 01 vaga para assistente

Matéria/ Área do Conhecimento

Vagas

Classe

RT

Requisitos Específicos

Titulação

História Antiga e Medieval

01

Assistente

DE

Graduação em História

Mestrado em História

Metodologia e Prática de Ensino de História/Estágio

01

Adjunto

DE

Graduação em História

Doutorado em História e/ou Doutorado em Educação

Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) - CACHOEIRA

Componentes Curriculares das Matérias/Área de Conhecimento

Matéria/Área de Conhecimento

Componentes Curriculares que poderá Ministrar

História AntigaDisciplinas da área e afins

Metodologia e Prática de Ensino de História/Estágio

Disciplinas da área e afins Disciplinas da área e afins

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CFP) - AMARGOSA

Resumo: 04 vagas para assistente e 06 vagas para adjunto

Matéria/ Área do Conhecimento

Vagas

Classe

RT

Titulação/ Requisitos Específicos

Titulação

Desporto Individual

01

Adjunto

DE

Graduação em Educação Física

Doutorado em Educação Física ou em Educação

Estágio em Educação Física

01

Assistente

DE

Graduação em Educação Física

Mestrado em Educação Física ou Mestrado em Educação com ênfase na matéria do concurso

Psicologia da Educação

01

Adjunto

DE

Graduação em Psicologia

Doutorado em Educação ou Psicologia da Educação ou Psicologia Educacional ou Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.

Literatura Portuguesa

01

Adjunto

DE

Graduação em Letras

Doutorado em Letras, com pesquisa e experiência docente em literatura portuguesa e em literaturas africanas de língua portuguesa.

Ensino de estudos lingüísticos e literários

01

Adjunto

DE

Licenciatura em Letras.

Doutorado em Letras, com pesquisa e experiência docente em áreas de ensino e estágio de língua portuguesa.

Ensino de Língua e Literatura Inglesa

01

Adjunto

DE

Licenciatura em Letras com Inglês.

Doutorado em Letras, com pesquisa e experiência docente em lingüística aplicada e em áreas de ensino e estágio de língua inglesa

Literatura Brasileira

01

Adjunto

DE

Graduação em Letras

Doutorado em Letras, com pesquisa e experiência docente em literatura brasileira, historiografia literária e literatura brasileira contemporânea.

Ensino de Libras

01

Assistente

DE

Licenciatura em Letras ou em Pedagogia, com pesquisa e experiência docente em ensino de LIBRAS.

Mestrado em Letras ou Educação e Certificação de Proficiência para o Ensino de Libras, obtido por exame do MEC (PROLIBRAS)

Libras

02

Assistente

DE

Licenciatura em Letras ou Pedagogia, com pesquisa e experiência docente em educação, ou lingüística ou educação inclusiva ou em áreas de linguagens áudio-visuais e em LIBRAS.

Mestrado em Letras ou em Educação e Certificação de Proficiência para o Ensino de LIBRAS, obtido por exame do MEC (PROLIBRAS).

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CFP) - AMARGOSA

Componentes Curriculares das Matérias/Área de Conhecimento

Matéria/Área de Conhecimento

Componentes Curriculares que poderá Ministrar

Desporto Individual

Desporto Individual; Disciplinas da área e afins;

Estágio em Educação Física

Estágio em Educação Física I: Educação Básica; Estágio em Educação Física II: Séries Iniciais do Ensino Fundamental; Estágio em Educação Física III: Séries Finais do Ensino Fundamental; Estágio em Educação Física IV: Ensino Médio; Disciplinas da área e afins.

Psicologia da Educação

Psicologia e Educação; Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento; Educação Especial; Disciplina da Área e Afins.

Literatura Portuguesa

Literatura Portuguesa I; Literatura Portuguesa II; Literatura Portuguesa III; Literaturas Africanas em Países de Língua Portuguesa e em Literaturas Africanas de língua portuguesa; Disciplina da área e afins.

Ensino de estudos lingüísticos e literários

Ensino e aprendizagem de estudos lingüísticos e literários; Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa com ênfase em Alfabetização; Estágio supervisionado em Língua portuguesa; Leitura e produção de texto; Disciplinas da área e afins.

Ensino de Língua e Literatura Inglesa

Ensino e aprendizagem de Língua e Cultura inglesa; Estágio curricular supervisionado de Língua inglesa; Disciplinas da área e afins.

Literatura Brasileira

Literatura Brasileira; Disciplina da área e afins.

Ensino de Libras

Ensino e aprendizagem de Libras como L1 e L2; Estágio curricular supervisionado em Libras. Disciplinas da área e afins

Libras

Estudos linguísticos em Libras; Estudos de Morfossintaxe da Libras; Modalidade escrita de língua portuguesa como segunda língua; Tópicos especiais em Libras Disciplinas da área e afins.