UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - MA

Notícia:   UEMA abre seleções com 44 vagas para Professor Substituto

UEMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

ESTADO DO MARANHÃO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 98/2014 - PROG

A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Graduação - PROG, torna público, para conhecimento dos interessados, o Edital Nº.98/2014-PROG/UEMA com os procedimentos e normas que regulamentam a abertura de vagas, em regime de Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação de Professor Substituto ao Centro de Ciências Agrárias nas matérias especificadas no Apêndice I, conforme o prescrito na Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997, e suas alterações. na Resolução nº 04/94-CEPE/UEMA, na Instrução Normativa nº01/99-PROGAE e na Resolução nº 456/03-CEPE/UEMA.

1 - Do local, período e horário das inscrições:

1.1 As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas, no período de 11 a 24 de junho de 2014, no horário de 14 às 17 horas, mediante apresentação dos documentos exigidos no item 2.1 no Protocolo Geral da UEMA, localizado no Campus Universitário Paulo VI, Tirirical, São Luís - MA.

2 - Dos requisitos para inscrição:

2.1 Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros na forma da Emenda Constitucional nº 11, de 30/04/1996, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição (Apêndice III) dirigida à Pró-Reitoria de Graduação, acompanhado do "Curriculum Vitae", devidamente comprovado, com cópia autenticada dos seguintes documentos:

a - Cédula de identidade (Civil/Militar);

b - C.P.F;

c - Comprovante de quitação com o serviço militar, quando for o caso;

d - Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

e - Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, acompanhado do Histórico Escolar correspondente, ou Pós-Graduação na matéria objeto do seletivo, quando especificado nos requisitos de formação acadêmica (Apêndice I);

f - Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), pago no Banco do Brasil S/A, Agência 3846-6 Conta Corrente 5393-7, em nome da Universidade Estadual do Maranhão.

2.2 - Em hipótese alguma haverá restituição de taxa de inscrição.

2.3 - Não será aceito comprovante de entrega de envelope de depósito bancário.

2.4 - No ato da inscrição, o candidato receberá cópia do Programa no qual constarão os temas da matéria objeto da seleção.

2.5 - É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação exigida.

2.6 - A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por procurador habilitado, por meio de procuração particular com poderes específicos e firma reconhecida.

2.7 - A partir da inscrição, o candidato autoriza o setor competente da UEMA a identificar a possibilidade de liberação de matrícula e eventual contratação, observando se há ocorrência de algum impedimento legal, junto à Secretaria de Estado de Gestão e Previdência -SEGEP.

2.8 - Os professores substitutos, com contrato em vigor ou que já tenham sido contratados a qualquer tempo, poderão excepcionalmente, submeter-se ao processo seletivo regulamentado por este Edital, e em caso de aprovação e classificação, ser novamente contratados, com fundamento no inciso IV do Art. 2º da Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997 (com nova redação dada pela Medida Provisória nº 174, de 16 de abril de 2014).

3 - Da comissão examinadora:

3.1 - A Comissão Examinadora de cada seletivo, designada por Portaria do Reitor, será composta por três docentes integrantes da Carreira do Magistério da UEMA.

3.2 - Não havendo, no quadro da Carreira do Magistério Superior da UEMA, professor com titulação mínima correspondente à máxima titulação dos candidatos, poderão ser designados docentes de outras Instituições de Ensino Superior.

4 - Da data, horário e local de realização das provas:

4.1 - As provas do Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Centro de Ciências Agrárias nas datas, em local e nos horários de acordo com o Apêndice II deste Edital.

5 - Da realização das provas:

5.1 - A seleção dos candidatos será feita mediante:

a) Prova Didática sobre os temas fixados no programa, os quais deverão ser sorteados no dia da prova.

b) Prova de Títulos com julgamento do "Curriculum Vitae" devidamente comprovado de cada candidato.

5.2 - A Prova de Didática, visando aferir o desempenho pedagógico e o domínio do conteúdo da matéria, terá a duração mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos e máxima de 55 (cinquenta e cinco) minutos.

5.3 - O candidato que não alcançar o tempo previsto será automaticamente eliminado.

5.4 - Ao iniciar a Prova de Didática, o candidato deve apresentar à Comissão Examinadora o Plano de Aula em três vias.

5.5 - Os recursos didáticos utilizados pelo candidato serão de sua total responsabilidade.

5.6 - A análise do "Curriculum Vitae" do candidato, visando aferir a sua experiência profissional, levará em conta a adequação dos títulos à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, de acordo com o estabelecido no Apêndice I deste Edital.

5.7 - Poderá ser dispensado da seleção o candidato único, portador de título de Mestre, Doutor ou Livre Docente, respeitada a adequação do seu título à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, mediante parecer da Comissão Examinadora.

6 - Da classificação e resultado:

6.1 - A Comissão Examinadora lavrará a ata das atividades, imediatamente após a conclusão dos trabalhos, divulgando o resultado da seleção, já em termos de classificação, por ordem decrescente, para aprovação pela Pró-Reitoria de Graduação.

6.2 - Em caso de empate entre os candidatos, serão considerados os seguintes critérios para classificação final:

a) maior nota na prova didática;

b) maior tempo de experiência em atividade docente em outras IES;

c) maior idade.

6.3 - O resultado da avaliação será expresso na escala de notas de 0 (zero) a 10 (dez).

6.4 - Será considerado aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete), sendo classificatória a nota da prova de títulos.

7 - Da validade da seleção:

7.1 - A validade da seleção será de 04 (quatro) meses, a contar da publicação do resultado, devendo ser observada, rigorosamente, a classificação por ordem decrescente para efeito de contratação.

8 - Do contrato e regime de trabalho:

8.1 - Os candidatos aprovados e classificados poderão ser contratados dentro do número de vagas oferecidas, de acordo com as necessidades dos cursos, em regime de trabalho previsto no Apêndice I deste Edital, por um período de 6 (seis) ou 12(doze)) meses, para ministrar, no mínimo, 2 (duas) disciplinas por período letivo, dentro da matéria objeto do seletivo.

8.2 - A carga horária do pessoal contratado como professor substituto será de 20 (vinte) horas semanais.

8.3 - A vigência de contrato será de 6 ou 12 meses, a contar da data da assinatura do mesmo, conforme necessidade apontada no Apêndice I.

8.4 - O salário a que fará jus o professor substituto contratado no regime de 20 (vinte) horas semanais será de R$ 1.904,95 (um mil, novecentos e quatros reais e noventa e cinco centavos).

8.5 - Os contratos poderão se prorrogados uma única vez, sendo os de 6 (meses) prorrogáveis por até 6 (seis) meses e os de 12 (doze) meses prorrogados por até 12 (doze) meses, nos termos da Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997 (com nova redação dada pela Medida Provisória nº 174, de 16 de abril de 2014).

8.6 - Os professores substitutos contratados em regime de 20 horas semanais, dentro da vigência de seu contrato, deverão ministrar até 2 (duas) disciplinas correspondentes à matéria para qual foram selecionados, a critério da direção do curso, em período especial (curso de férias).

9 - Dos recursos:

9.1 - Após a divulgação do resultado, o candidato terá o prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para formalização de recurso à Pró-Reitoria de Graduação da UEMA, que o apreciará dentro do prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data de seu recebimento.

9.2 - Após divulgação do resultado do recurso interposto à PROG, o candidato terá 5 (cinco) dias úteis para recorrer ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE que decidirá conclusivamente.

10 - Disposições finais:

10.1 - Ao se inscrever para o processo seletivo simplificado, o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste edital.

10.2 - Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

São Luís, 10 de junho de 2014.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

APÊNDICE I

REQUISITOS DO SELETIVO

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Cursos ou Departamentos

Matérias

Graduação

Nº de Vagas

Regime de Trabalho

Prazo de Contrato

Patologia

Microbiologia e Microbiologia Veterinária;

Médico Veterinário com mestrado

01

20 horas

12 meses

Administração e Marketing em Serviços Veterinários; e Administração e Marketing

Médico Veterinário com mestrado.

01

20 horas

12 meses

Parasitologia e Avaliação/Classificação e Tipificação de Carcaças

Zootecnista ou Médico Veterinário com mestrado

01

20 horas

12 meses

Engenharia Agrícola

(Geontologia) Georrferenciamento e Sensoriamento Remoto, Fointerpretação e Geoprocessamento/ Cartografia e Geoprocessamento/

Agronomia, Geografia ou especialista em Engenharia Ambiental e áreas afins. Com área de concentração em Geotecnologia envolvendo técnicas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Fotointerpretação e Cartografia

01

20 horas

12 meses

(Hidrologia) Recursos Hídricos/ Hidrologia e Manejo e Bacias Hidrográficas

Graduação em Agronomia ou Geografia ou especialista em Engenharia Ambiental e áreas afins.

01

20 horas

12 meses

Zootecnia

Forragicultura e Conservação de Alimentos

Engenheiro Agrônomo ou Zootecnista com, no mínimo, mestrado em área afim à matéria.

01

20 horas

12 meses

Bioquímica e Nutrição Animal

Médico Veterinário com, no mínimo, mestrado em área afim à matéria.

01

20 horas

12 meses

Clínicas

Morfofisiologia dos Animais Domésticos

Graduação em Medicina Veterinária

02

20 horas

12 meses

Diagnóstico

Graduação em Medicina Veterinária

01

20 horas

12 meses

Clínica Medica Cirúrgica

Graduação em Medicina Veterinária

01

20 horas

12 meses

A APÊNDICE II

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS DOS SELETIVOS

Matérias

Prova

Data

Horário

Local

Microbiologia e Microbiologia Veterinária;

Didática

02/07

8 h

Centro de Ciências Agrárias (Prédio do Curso de Medicina Veterinária)

Administração e Marketing em Serviços Veterinários; e Administração e Marketing

Didática

02/07

14 h

Parasitologia e Avaliação/Classificação e Tipificação de Carcaças

Didática

02/07

14 h

Geontologia) Georrferenciamento e Sensoriamento Remoto, Fointerpretação e Geoprocessamento/ Cartografia e Geoprocessamento/

Didática

02/07

8 h

Centro de Ciências Agrárias (Prédio do Curso de Agronomia)

(Hidrologia) Recursos Hídricos/ Hidrologia e Manejo e Bacias Hidrográficas

Didática

02/07

8 h

Forragicultura e Conservação de Alimentos

Didática

02/07

14 h

Centro de Ciências Agrárias (Prédio do Curso de Zootecnia)

Bioquímica e Nutrição Animal

Didática

02/07

14 h

Morfofisiologia dos Animais Domésticos

Didática

02/07

14 h

Centro de Ciências Agrárias (Prédio do Curso de Medicina Veterinária

Diagnóstico

Didática

02/07

14 h

Clínica Medica Cirúrgica

Didática

02/07

14 h

Centro de Ciências Agrárias

Departamento de Patologia e Curso de Medicina Veterinária

Matérias: MICROBIOLOGIA E MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA

1. Anatomia Funcional da célula procariótica;

2. Nutrição e crescimento de bactérias, fungos e vírus;

3. Resistência das bactérias aos agentes antimicrobianas;

4. Principais fungos responsáveis por demartopatologias nos animais domésticos;

5. Principais grupos patogênicos de interesse para a medicina veterinária e saúde publica.

REFERÊNCIAS:

● Holt, J. Bergey's Manual of Sistematic Bacteriology, 9ª ed., ED. Varela,1994 Carter, G.R. Fundamentos de Bacteriologia e Micologia Veterinária, Ed. Roca, 1998,245p.

● Grist, N.R Manual de Biossegurança para o laboratório, Ed. Santos, 1995, 133p.

● Heuck, C.C.; Piot, P.; ENGBAEK, K. Procedimentos. Laboratório. Bacteriologia. Clinica. Ed. Santos, Geneva,1994,122 p.

● Jawets et al. Microbiologia Médica. Ed. Guanabara. Rio de Janeiro, 1995, 524 p.

● Koneman, A.E. Dowells, s. Diagnóstico Microbiológico. Texto e Atlas Colorido. Ed. Panamericana, SP, 1993.

● Pelczar Jr..M.J.;Chan, E.C.S.; Krieg, N.R.Microbiologia: Conceitos e Aplicação. 2ª Ed. Ed. Makron Book, São Paulo, v.1 e 2,1996,524 p.

● Ribeiro, M.C.E Soares . M.M Microbiologia Prática Roteiro e Manual Bactérias e Fungos. Ed. Atheneu, Rio de Janeiro, 1993,112 p.

● Trabulsi, L.R. Microbiologia. Ed. Atheneu, São Paulo, 1998.

● Anthon, M. e Milton, G. Virologia Veterinária 3ªed. Sulina.

● Fenner. Virologia Veterinária. 1ª ed., 1991.

Centro de Ciências Agrárias

Departamento de Patologia e Curso de Medicina Veterinária

Matérias: Administração e Marketing em Serviços Veterinários

1. Importância da administração e do Marketing em serviços veterinários;

2. Crescimento da medicina veterinária nas regiões do Brasil;

3. Mercado de animais de companhia, e seu potencial e crescimento no Brasil;

4. Organizações que utilizam os serviços médicos veterinários;

5. Marketing aplicado ao atendimento do mercado clínico e cirúrgico veterinário de animais de médio e grande porte;

REFERÊNCIAS:

● BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1997.

● CHIAVENATO, Adalberto. Introdução à teoria geral da administração. 4. Ed. São Paulo: Mc Graw - Hill do Brasil, 1993.

● CURY, Antônio. Organização e métodos. Uma visão holística. 6. Ed. São Paulo: 1995.

● FLOSI, Francis Magno. Marketing para médicos veterinários. Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Brasília, ano 5, nº 17, jul/ago/set. 1999.

● KOTLER, Fhilip; HAYES, Thomas; e BLOOM, Paul Nº Marketing de serviços profissionais: estratégias inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seus lucros. 2. Ed. Brasileira. Barueri SP: Manole Ltda, 2002.

● PEREIRA, Milson da Silva. Marketing aplicado a clínica veterinária de animais de estimação. São Paulo: Robe, 2001.

Centro de Ciências Agrárias

Departamento de Patologia e Curso de Medicina Veterinária

Matérias: PARASITOLOGIA E AVALIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E TIPIFICAÇÃO DE CARCAÇAS.

1. Protozoologia: aspectos morfológicos, biologia e profilaxia de protozoários de interesse zootécnico e em saúde pública;

2. Helmintologia: aspectos morfológicos, biologia e profilaxia de helmintos de interesse zootécnico e em saúde pública;

3. Estrutura e composição dos tecidos;

4. Fatores que afetam a qualidade da carne;

5. Tipificação de carne e carcaça.

REFERÊNCIAS:

● FORTES, E. Parasitologia veterinária, 3ª ed., São Paulo: Ícone, 1997, 686 pp.

● REV, L. Parasitologia, 2ª ed., São Paulo: Guanabara Koogan, 1991, 731 pp.

● MARCONDES, B. C. Entomologia médica e veterinária, São Paulo: Atheneu, 2001, 432 pp.

● URQUHART, G. M. et al. Parasitologia Veterinária, 2ª Ed., São Paulo: Guanabara Koogan, 1998, 273pp.

● AMERICAN MEAT SCIENCE ASSOCIATION. Handbook Meat Evaluation. 2001. 161p.

● ABCS - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE SUÍNOS. Métodos Brasileiro de Classificação de Carcaças. (Publicação Técnica 2). Estrela, 1972.

● BELITZ, H. D. & GROSH, W. Química de los alimentos. Zaragoza: Acribia, 1988.

● BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 01 de 10 de janeiro de 2002. Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem bovina e Bubalina.

Centro de Ciências Agrárias

Departamento das Clínicas

MATÉRIA: MORFOFISIOLOGIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS.

1. Tópicos sobre o aparelho locomotor dos animais domésticos - Estudo comparado

2. Tópicos sobre o sistema cardiovascular dos animais domésticos - Estudo anatomofisiológico.

3. Sistema digestório de ruminante e monogástrico herbívoro - aspectos anatomofisiológicos

4. Sistema Nervoso dos animais domésticos - Aspectos anatomofisiológicos

5. Sistema urogenital - Aspectos anatomofisiológicos

REFERENCIA PARA CONSULTA

● DYCE, K.M.; SACK,W.O.; WENSING, C.J.G. 3 ed. Tratado de anatomia veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

● GETTY, R. Anatomia dos animais domésticos. 5 ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1981.

● KONIG, H.E.; LIEBICH, H. Anatomia dos animais domésticos - Texto e atlas colorido. V. 1 e 2. Porto Alegre: Artmed, 2004.

● MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2005

● POPESKO, P. Atlas de anatomia topográfica dos animais domésticos. Rio de Janeiro: Manole. 1998.

● CHURCH, D.C. 1974. Fisiologia digestiva y nutición de los ruminantes. Zaragoza:Acribia

● CUNNINGHAM, J.G. 1995. Tratado de fisiologia veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 830p.

● GANONG, W. F. 1991. Review of medical physiology. Englewood Cliffs:Prentice Hall. 756p.

● GUYTON, A . C. 1997. Tratado de fisiologia médica. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.1014p.

Centro de Ciências Agrárias

Departamento das Clínicas

Matéria: DIAGNÓSTICO.

1. Princípios básicos de ultrassonografia.

2. Diagnostico ultra-sonograficos na cavidade abdominal - CÃO.

3. Aparelho Locomotor de Equino (MEMBRO ANTERIOR): Posicionamentos radiográficos;

4. Necrose asséptica de cabeça de fêmur do cão;

5. Aspectos radiológicos da cavidade torácica no GATO.

REFERENCIA PARA CONSULTA

● BURK, R. L.; FENNEY, D. A. Small animal radiology and ultrassound. A diagnostic atlas and text. 3. .ed. Saint Louis : Saunders, 2003. 740p.

● CARVALHO, C.F. Ultra-sonografia em pequenos animais. São Paulo : Roca, 2004. 365p.

● HAGEN - ANSERT, S.L. Tratado de ultra-sonografia diagnóstica. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2003. 1067p.

● KEALY, J.K.; McALLISTER, H. Radiologia e ultra-sonografia do cão e do gato. São Paulo : Manole, 2005. 436p.

● LAVIN, L. Radiography in veterinary technology. 3. ed. Philadelphia : Saunders, 2003. 344p.

● NYLAND, T.G.; MATTOON, J.S. Ultra-som diagnóstico em pequenos animais. 2. ed. São Paulo : Roca, 2005. 469p.

● ROSS, M.; DYSON, S. Diagnosis and managment of lameness in the horse. Saint Louis : Saunders, 2003. 1140p.

● SCHEBITZ, H. & WILKENS, H. Atlas de Anatomia radiográficas do cão e do gato. 5. ed. São Paulo : Manole, 2000. 244p.

● THRALL, D. E. Textbook of veterinary diagnostic radiology. 4. ed. Philadelphia : Saunders, 2002. 758p.

Centro de Ciências Agrárias

Departamento das Clínicas

Matérias: CLÍNICA MÉDICA-CIRURGICA

1. Vômito e Regurgitação no Cão;

2. Nefrite e Cistites em gatos;

3. Cardiopatias no cão;

4. Anemias;

5. Tempos Operatórios.

REFERENCIA PARA CONSULTA

● BLOOD, D. C. Clínica veterinária. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

● FOSSUM, T. W. Cirurgia de pequenos animais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

● LEYDSON, F. F. Semiologia veterinária: a arte do diagnóstico (cães, gatos, equinos, ruminantes e silvestres). São Paulo: Roca, 2008.

● SHERDING, R. G. Emergências clínicas em veterinária. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

● SLATTER, D. Manual de cirurgia de pequenos animais. 2 ed. São Paulo: Manole, 1998.

● TURNER, A. S.; McILWRAITH, C. W. Técnicas cirúrgicas em animais de grande porte. São Paulo: Roca, 2002.

Centro de Ciências Agrárias

Departamento de Engenharia Agrícola

Matérias:

Hidrolologia e Manejo de Bacias Hidrográficas

1. Chuvas: Características e Distribuição

2. Morfologia e caracterização físicas de bacias hidrográficas.

3. Curso de água, regime, enchentes e estiagens.

4. Chuvas intensas, escoamento superficial.

5. Ciclo hidrológico

REFERÊNCIAS:

● TUCCI, C. M. R. (Org) Hidrologia. Editora UFRG/EDUSP/ABRH. Porto Alegre, 1993.

● TUCCI, C. M. R. Hidrologia: Ciência e Aplicação. Porto Alegre: ABRH, 2001. 943p

Centro de Ciências Agrárias

Departamento de Engenharia Agrícola

Matérias: Georeferenciamento e Sensoriamento Remoto / Fotointerpretação e Geoprocessamento / Cartografia e Georreferenciamento

1. Uso de Sistema de Posicionamento Global (GPS) na Agricultura.

2. Cartografia e geoprocessamento.

3. Sistema de Informações Geográficas (SIG): conceitos e aplicações.

4. Uso de Sensoriamento Remoto em estudos ambientais.

5. Elementos de fotointerpretação: base para o mapeamento.

REFERÊNCIAS:

● ASSAD, E. D.; SANO, E. E. Sistemas de informações geográficas: Aplicações na agricultura. Brasília: Embrapa, 1998.

● CROSTA, A. P. Processamento digital de imagens de sensoriamento remoto. Campinas: Unicamp, 1992.

● FITZ, P. R. Cartografia Básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

● FITZ, P. R. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo. Oficina de Textos, 2008.

● FLOREZANO, T. G. Iniciação em Sensoriamento Remoto. São Paulo: Oficina de Textos. 3ª Ed. atualizada e ampliada, 2011.

●JOLY, F. A Cartografia. São Paulo: Papirus, 2009.

● NOVO, E. M. L. M. Sensoriamento Remoto: princípios e aplicações. São Paulo: Blucher, 2010.

● PONZONI, F. J.; SHIMABUKURO, Y. E.; KUPLICH, T. M. Sensoriamento Remoto da Vegetação. São Paulo: Oficina de Textos. 2ª Ed. atualizada e ampliada, 2012.

● SILVA, J. X; ZAIDAN, R. T. Geoprocessamento e meio ambiente. São Paulo: Bertrand, 2011.