UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - MA

Notícia:   UEMA abre 15 vagas para Professores no Centro de Estudos de Caxias

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

EDITAL Nº 17/2013-PROG/UEMA

A Pró-Reitoria de Graduação - PROG da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a reabertura de vagas, em regime de Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação de Professor Substituto ao Centro de Estudos Superiores de Caxias nas matérias especificadas no Anexo I, conforme o prescrito na Resolução nº 04/94-CEPE/UEMA, na Instrução Normativa nº 001/99-PROGAE (PROG) e na Resolução nº 456/03-CEPE/UEMA, de 23 de julho de 2003.

1 - Do local, período e horário das inscrições:

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Protocolo Geral da UEMA, localizado no Campus Universitário Paulo VI, Tirirical, São Luís -MA, neste Estado, no período de 20 a 27 de fevereiro de 2013, no horário de 14 às 17 horas.

Poderão ser também realizadas em Caxias no horário de funcionamento do Centro.

2 - Dos requisitos para inscrição:

Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros na forma da Emenda Constitucional nº 11, de 30/04/1996, mediante requerimento dirigido à Pró-Reitora de Graduação, acompanhado do "Curriculum Vitae", devidamente comprovado, com cópia autenticada dos itens 2.1 a 2.5 dos seguintes documentos:

2.1 - Cédula de identidade (Civil/Militar);

2.2 - C.P.F;

2.3 - Comprovante de quitação de serviço militar, quando for o caso;

2.4 - Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

2.5 - Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, acompanhado do Histórico Escolar correspondente, ou Pós-Graduação na matéria objeto do seletivo, quando especificado nos requisitos de formação acadêmica (Anexo I);

2.6 - Comprovante de taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), pago no Banco do Brasil S/A, Agência 1639-X, Conta Corrente 25018-X. Em hipótese alguma haverá restituição de taxa de inscrição;

2.7 - Não será aceito comprovante de entrega de envelope.

No ato da inscrição, o candidato receberá cópia do Programa no qual constarão os temas da matéria objeto da seleção. É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação exigida. A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por procurador habilitado, com procuração específica.

3 - Da comissão examinadora:

A Comissão Examinadora de cada seletivo, designada por Portaria do Reitor, será composta por três docentes integrantes da Carreira do Magistério da UEMA.

Não havendo, no quadro da Carreira do Magistério Superior da UEMA, professor com titulação mínima correspondente à máxima titulação dos candidatos, poderão ser designados docentes de outras Instituições de Ensino Superior.

4 - Da data, horário e local de realização das provas:

As provas do Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Centro de Estudos Superiores de Caxias nas datas, em local e nos horários de acordo com o Anexo II deste Edital.

5 - Da realização das provas:

5.1 - A seleção dos candidatos será feita mediante:

a) Prova Didática sobre os temas fixados no programa, os quais deverão ser sorteados no dia da prova.

b) Prova de Títulos com julgamento do "Curriculum Vitae" devidamente comprovado de cada candidato.

5.2 - A Prova de Didática, visando aferir o desempenho pedagógico e o domínio do conteúdo da matéria, terá a duração mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos e máxima de 55 (cinquenta e cinco) minutos. O candidato que não alcançar o tempo previsto será automaticamente eliminado.

5.3 - Ao iniciar a Prova de Didática, o candidato deve apresentar à Comissão Examinadora o Plano de Aula em três vias.

5.4 - O recurso didático que o candidato utilizar será de total responsabilidade do mesmo.

5.5 - A análise do "Curriculum Vitae" do candidato, visando aferir a sua experiência profissional, levará em conta a adequação dos títulos à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, de acordo com o estabelecido no Anexo I deste Edital.

5.6 - Poderá ser dispensado da seleção o candidato único, portador de título de Mestre, Doutor ou Livre Docente, respeitada a adequação do seu título à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, mediante parecer da Comissão Examinadora.

6 - Da classificação e resultado:

6.1 - A Comissão Examinadora lavrará a ata das atividades, imediatamente após a conclusão dos trabalhos, divulgando o resultado da seleção, já em termos de classificação, por ordem decrescente, para aprovação pela Pró-Reitora de Graduação.

6.2 - Em caso de empate entre os candidatos, serão considerados os seguintes critérios para classificação final: ,

a. maior nota na prova didática;

b. maior experiência na UEMA;

c. maior experiência em outras IES;

d. maior idade.

6.3 - O resultado da avaliação será expresso na escala de notas de 0 (zero) a 10 (dez), considerado aprovado cada candidato que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete), sendo classificatória a nota da prova de títulos.

7 - Da validade da seleção:

A validade da seleção será de 6 (seis) meses, a contar da data de sua aprovação, devendo ser observada, rigorosamente, a classificação por ordem decrescente, para efeito de indicações.

8 - Dos impedimentos:

Não poderá participar do Processo Seletivo Simplificado o professor anteriormente contratado com fundamento na Lei nº 6.915, de 11 de abril de 1997.

A partir da inscrição, o candidato autoriza o setor competente da UEMA à realização de gestão junto à Secretaria de Estado de Gestão e Previdência para identificar a possibilidade de liberação de matrícula e eventual contratação, observando se há ocorrência de algum impedimento legal.

9 - Do contrato e regime de trabalho:

Os candidatos aprovados e classificados poderão ser contratados dentro do número de vagas oferecidas, de acordo com as necessidades dos cursos, em Regime de Trabalho previsto no Anexo I deste Edital, por um período de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado conforme a legislação em vigor.

10 - Dos recursos:

Sempre que se julgarem prejudicados, os candidatos terão prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para formalização de recursos ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, devendo dar entrada do pedido no Protocolo Geral da UEMA.

Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

São Luís, 19 de fevereiro de 2013.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

ANEXO I

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

Cursos ou Departamentos

Matérias

Requisitos

Nº de Vagas

Regime de Trabalho

Enfermagem

Anatomofisiologia Neuroendócrina

Graduado em Enfermagem ou pós graduado em Anatomia Fisiologia

01

20 horas

Biofísica/Bioestatística

Graduado em Enfermagem ou pós graduado na área de Biofísica/Bioestatística

01

20 horas

Ciências Sociais

Graduado em Ciências Sociais, Filosofia e ou pós graduado em Antropologia/Sociologia/Filosofia

01

20 horas

Epidemiologia

Graduado em enfermagem com titulo de especialista na área

01

20 horas

Ciências Sociais e Filosofia

Filosofia/Filosofia da Educação

Graduação em Pedagogia e/ou Ciências Sociais e/ou em Filosofia e com Especialização na área afim

01

20 horas

Historia da Educação/História Geral da Educação Brasileira

Graduação em Pedagogia e/ou ciências sociais e com Especialização na área afim

01

20 horas

Metodologia Científica/Metodologia da Pesquisa em Educação

Graduação em Pedagogia e/ou Ciências Sociais e/ou filosofia e com Especialização na área afim

01

20 horas

Psicologia Geral /Psicologia da Educação

Graduação em pedagogia e com especialização na área afim

01

20 horas

Medicina

Imagenologia

Médico/Especialista na área

01

20 horas

Otorrinolaringologia

Médico/Especialista na área

01

20 horas

Curso de Historia e Geografia

Teoria e Metodologia do Ensino de História

Licenciatura em História e Pós-Graduação "Especialista, Mestre e/ou mestrando com créditos concluídos

01

20 horas

História da América II/ História Contemporânea

Licenciatura em História e Pós-Graduação "Especialista" na área, Mestre e/ou mestrando com créditos concluídos

01

20 horas

Geografia Física

Licenciatura em Geografia e Pós-Graduação Especialista na área, Mestre e/ou mestrando com créditos concluídos.

01

20 horas

Geografia Humana

Licenciatura em Geografia e Pós-Graduação "Especialista na área, Mestre e/ou mestrando com créditos concluídos

01

20 horas

Química e Biologia

Botânica Básica

Graduado em Ciências Biológicas e/ou possuir Pós-Graduação a nível de Especialização "Lato Sensu". Mestrado e/ou Doutorado na área que contemple objeto do seletivo.

01

20 horas

(*) Entende-se como habilitação na área, o candidato haver cursado a disciplina em questão e/ou outra similar, em nível de Graduação, Pós-Graduação, com carga horária igual ou superior a 180 (cento e oitenta) horas/aula, conforme o estabelecido como requisito para cada matéria. (Para o Curso de História e Geografia

ANEXO II

Matérias

Prova

Data

Horário

Local

Anatomofisiologia Neuroendócrina

Didática

08/03

8:30

Centro de Estudos Superiores de Caxias

Biofísica/Bioestatística

Didática

08/03

8:30

Ciências Sociais

Didática

08/03

8:30

Epidemiologia

Didática

08/03

14:00

Filosofia/Filosofia da Educação

Didática

08/03

14:00

Historia da Educação/História Geral da Educação Brasileira

Didática

08/03

8:30

Metodologia Científica/Metodologia da Pesquisa em Educação

Didática

08/03

8:30

Psicologia Geral /Psicologia da Educação

Didática

08/03

14:00

Imagenologia

Didática

08/03

14:00

Otorrinolaringologia

Didática

08/03

14:00

Teoria e Metodologia do Ensino de História

Didática

08/03

0800

História da América II/ História Contemporânea

Didática

08/03

14:00

Geografia Física

Didática

08/03

08:00

Geografia Humana

Didática

08/03

14:00

Botânica Básica

Didática

08/03

14:00

Profª. Drª. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

Centro de Estudos Superiores de Caxias

Curso de Enfermagem

Matérias: ANATOMIA/FISIOLOGIA

1. Sistema endócrino

2. Sistema Nervoso

3. Eletrofisiologia cardíaca e processos hemodinâmicos

4. Fisiologia do eixo hipotálamo, hipófise e adrenal.

5. Fisiologia da tireóide e paratireóide

REFERÊNCIAS:

DANGELO, J C & FATTINI, CA Anatomia Humana - Sistêmica e Segmentar. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 2007

DIDIO, L J A. Tratado de Anatomia Aplicada. 1ª Edição. São Paulo: Póluss Editorial, 2000.

MACHADO, Ângelo B M Neuroanatomia Funcional. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 1993. 2V.

GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. 11 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2006

AIRES, Margarida de Melo. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

HOUSSAY, B. Fisiologia Humana. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2004

DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS

PROGRAMAÇÃO:

1- Principais correntes filosóficas

2- Antropologia da saúde no Brasil

3- Noções de estrutura social

4- Abordagem analítica e crítica do SUS em seu contexto econômico, político e social

5- As teorias da enfermidade com produto cultural

BIBLIOGRAFIA

GILES, T.R. Introdução a filosofia. São Paulo: EPU/Editora Universidade de São Paulo,1979.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2004

LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1991

SANTAELLA, Lucia. Corpo e Comunicação. Sintoma da Cultura. São Paulo: Paulus, 2004

DISCIPLINA: BIOFÍSICA/BIOESTATÍSTICA

PROGRAMAÇÃO:

1- A química da célula

2- Transporte através das membranas

3- Evolução histórica da estatística

4- Índices

5- Coeficientes

REFERÊNCIAS

VIEIRA, S - Introdução à Bioestatística: Ed. Campus Rio de Janeiro 1997.

BERQUÓ, ELZA, SALVATORI - Bioestatística: Ed. EPU São Paulo 1981.

JEKEL, J.F. et al - Epidemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva Ed. Guanabara Koogan Rio de Janeiro 1999.

ALBERTS, B., BRAY, D., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS K.,. WATSON J.D. Biologia Molecular da célula: Artmed.

HENEINE, I.F. Biofísica básica: Atheneu.

DISCIPLINA: EPIDEMILOGIA

PROGRAMAÇÃO:

1- Tipos de estudos: coorte, caso controle e prospectivo e/ou transversais.

2- Doenças emergentes e reemergentes

3 - Sistema de informação: conceito, importância e utilização prática

4 - Construção de indicadores de saúde das doenças transmissíveis

5- DANT's

REFERÊNCIAS

EPIDEMIOLOGIA, Roberto A. Medronho. São Paulo: Editora Atheneu, 2002.

ABRASCO, Ciência e Saúde Coletiva. Fundação Oswaldo Cruz, volume 12. número 3. Rio de Janeiro, 2007.

BRASIL, Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica. 5ª ed. Funasa, 2006.

Maria Sarmento S, Aranda. Manual de procedimento para vacinação. 4ª ed. Ministério da Saúde, 2001.

Matérias: Filosofia/Filosofia da Educação

1. Educação e sociedade: processos redenção, reprodução e transformação.

2. Educação como fato histórico, político, social e cultural.

3. A relação das teorias éticas e teóricas axiológicas com a educação.

4. Conceito básico de Filosofia e suas relações com a educação.

5. Principais correntes filosóficas dos séculos XIX e XX e suas relações com a educação.

Referências

ARANHA, Maria Lucia Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1986.

CURY, Carlos Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria critica do fenômeno educativo. São Paulo: Cortez, 1989.

GADOTTI, Moacir. Educação contra educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra. E outros

Matérias: Historia da Educação/História Geral da Educação Brasileira

1. O problema do conhecimento histórico da educação.

2. Humanismo pedagógico: educação na Grécia.

3. A educação na alta Idade Média.

4. Educação no século XVIII: racionalismo e naturalismo pedagógico.

5. A educação no século XX: até os anos 50.

Referências

ARAÚJO, José Carlos Sousa; GATTI JÚNIOR, Décio (orgs). Novos temas da educação brasileira. Campinas: Autores Associados. Uberlândia: EDUFU, 2012.

FRANCISCO FILHO, Geraldo. Educação brasileira no contexto histórico. Campinas: Alínea, 2011.

LOPES, Eliane Marta; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cyntia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autentica, 2000.

LOPES, Eliane Marta. Perspectiva histórica da educação. São Paulo: Ática. E outros

Matérias: Metodologia Científica/Metodologia da Pesquisa em Educação

1. A pesquisa e o problema do conhecimento: ciências naturais e humanas.

2. Abordagens empírico positivista, femenológico-compreensivista e dialético.

3. Pesquisa levantamento e pesquisa etnográfica.

4. Técnicas de coletas de dados: observação, entrevista e questionário.

5. Pesquisa cientifica: projeto, execução e comunicação.

Referências

BARROS, A, J.; LENFIELD, Nº A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas, 1ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

FAZENDA, Ivani (Org). Metodologia da pesquisa educacional. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1994.

GARCIA, Regina Leite (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: PD&A, 2003.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

REA, Luis M.; PAKER, Richard A. Metodologia de pesquisa: do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira, 2000.

REY, Luis. Planejar e redigir trabalhos científicos. 2 ed. São Paulo: Edgar Blücher, 1997. E outros

Matérias: Psicologia Geral /Psicologia da Educação

1. A natureza da psicologia da educação.

2. Princípios psicológicos que explicam e fundamentam o processo ensino - aprendizagem no contexto da educação brasileira.

3. O enfoque histórico cultural de Lev. S. Vygostsky

4. Compreensão do educando nos contextos nos intra e extra-escolar e ações educativas que favorecem o seu desenvolvimento.

5. Atuação dos educadores junto aos alunos que apresentam problemas de aprendizagem.

REFERENCIAS:

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paul, 2005.

CAMPOS, Dinah Martins de Sousa. Psicologia da Aprendizagem. 33 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

DAVIS, Claudia. Et. All. Psicologia de educação. São Paulo: Cortez, 1990.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky e Bachtin: Psicologia e Educação um intertexto. São Paulo - Ática, 1994.

GALVÃO, Izabel. Henry Wallon: Uma concepção dialética o desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1998.

GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da educação: Fundamentos e Aplicações a Prática Pedagógica. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

HILGARD, Ernest. Teoria da Aprendizagem. 4 ed. São Paulo: EPU, 1975.

Matérias: OTORRINOLARINGOLOGIA

1. Otites - agudas e crônicas

2. - Amigdalites - agudas e crônicas

3. - Renites

4. - Hemorragias nasal

5. - Faringites - agudas e crônicas

REFERENCIAS:

HELIO HUNGRIA, Otorrinolaringologia. Edt. Guanabara Koogan ,

- OTACÍLIO LOPES FILHO. Temas de Otorrinolaringologia. Edt. Manole

- SADY SELEIMENDA COSTA, OSWALDO LAÉRCIO, M. CRUZ, JOSÉ

ANTÔNIO A. DE OLIVEIRA, Otorrinolaringologia - Princípios e Práticas.

- ARNALDO MINTI E RICARDO. Otorrinolaringologia Clínica e Cirúrgica. Atheneu.Ltda.

Matérias: IMAGENOLOGIA1- Técnicas radiológicas

2- Radiologia do aparelho respiratório

3- Radiologia do coração

4- Radiologia renal

5- Radiologia óssea

REFERENCIAS:

FRANCIS A. BURGEENER, MARTTI, KORMANO. Diagnóstico Diferencial em Tomografia Computadorizada. Edt. Revinter, 1ªed. 1997

HILTON AUGUSTO KOCH, ELIANA CLÁUDIA O. TCHIE TONAMURA. Radiologia na Formação do Médico Geral. Edt. Revinter. 1ªed. 1997

MORTON A. MEYERS. Radiologia do Abdomem - Anatomia Normal e Patológica. Edt. Revinter, 1ªed. 1999

Curso de História e Geografia

1. Temário de TEORIA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

1. Teoria e história da historiografia.

2. História contemporânea: o tempo das crises.

3. Ensino de História e currículo: perspectivas críticas, campo e objetivo da História.

4. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor.

5. A transversalidade e a renovação no ensino de história.

Bibliografia Sugerida

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avecamp, 2006.

BARROS, José D'Assunção. O projeto de pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis: Vozes, 2005.

______. O campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.

BITTENCOURT, Ciorce Maria Fernandes. ENSINO DE HISTÓRIA - fundamentos e métodos, docência em formação ensino fundamental. São Paulo: Contexto, 2005.

BLOCH, Marc. APOLOGIA DA HISTÓRIA ou ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Tradução: Sergio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005

CADIOU, François. [et al]. Como se faz a História: historiografia, método e pesquisa. Tradução Giselle Uni. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad, SEPPIR).

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. HISTÓRIA & ENSINO DE HISTÓRIA. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.

______. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993.

HORN, Geraldo Balduino. op cit. O ensino de História e seu currículo: teoria e métodos. 1 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

KARNAL, Leandro (org.). HISTÓRIA NA SALA DE AULA. São Paulo: Contexto, 2003.

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos, novos problemas e novas abordagens. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.

MALERBA, Jurandir. A História escrita: teoria e historicidade historiográfica. São Paulo: Contexto, 2006.

Curso de História e Geografia

História da América II / História Contemporânea I

1. A Formação dos Estados Latino Americanos

2. As Ditaduras Militares na América Latina / A Contemporaneidade Latino-Americana de 1900 a 1960

3. A Revolução Francesa e as suas Repercussões Políticas

4. Modernidade e as Contradições do Capitalismo no Final do Século XIX

5. A Multidão Na História De 1830 A 1848

Bibliografia Sugerida

PRADO, Maria Ligia Coelho. América Latina no século XIX. Tramas, Telas e Textos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999.

IANNI, Octávio. O labirinto Latino-Americano. Petrópolis. RJ: Vozes, 1993.

GUAZZELLI, Cesar Barcellos. História Contemporânea da América Latina- 1960-1990. Porto Alegre. Editora da Universidade. UFRS.1993.

WASSERMAN, Cláudia. História Contemporânea da América Latina- 1900-1930. Porto Alegre. Editora da Universidade. UFRS.1993.

POMER, Leon. As independências da América Latina. Ed. Brasiliense. Coleção Tudo é História

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo. Cia das Letras, 1986.

RUDÉ, George. A multidão na História. Estudo dos movimentos populares na França e na Inglaterra 1730- 1848. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios. 1875-1914. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1988.

HOBSBAWM, Eric J. A era das Revoluções. 1789 - 1848. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1990

Curso de História e Geografia ÁREA: GEOGRAFIA FÍSICA

1. Domínios Moforclimáticos do Brasil: Características e correlações com as unidades Geomorfológicas

2. A Cartografia como instrumento teórico/metodológico para a compreensão do espaço.

3. Formação, caracterização, classificação e conservação dos solos.

4. Dinâmica geral da atmosfera e sistema sinóticos atuantes no Brasil.

5. Principais formações vegetais do Maranhão e suas relações com o Clima, o Solo e a produção do Espaço.

REFERENCIAS

1. AB"SABER,A.N. Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil. Orientação, São Paulo:IGEOG-USP,nº 3(s/d).

2. ANDRADE, Manuel Correia de. Uma geografia para o século XXI. Recife, 1993.

3. CARLOS, Ana Fani Alessandri (org). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

4. GREGORY, Derek; MARTIN, Ron; SMITH, GRaham (orgs). Geografia Humana: sociedade, espaço e ciência social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1996

5. HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. São Paulo: Contexto, 2002.

6. LENCIONI, Sandro. Região e geografia. São Paulo. EDUSP, 1999.

7. SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia A. de; SILVEIRA, Maria Laura (orgs) Território: globalização e fragmentação. São Paulo: HUCITEC-ANPUR, 1994.

8. ________________________ et al. (orgs) O novo mapa do mundo: fim de século e globalização. 2ª ed. São Paulo HUCITEC - ANPUR, 1994.

9. SANTOS, Miltton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996.

10. SCARLATO, Francisco Capuano, et al. (orgs) Globalização e espaço latino americano. São Paulo: HUCITEC-ANPUR, 1993.

11. Soja, Edward W. Geografia Pós-Moderna: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zaahar,1993. 12-BECKER, Bertha R. (org) Geografia e Meio ambiente no Brasil. São Paulo, Hisatec, 1995.

13 - CORREA, Roberto Lobatto. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2001.

14 - SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil; Território e Sociedade no início do século XXI. São Paulo/Rio de Janeiro. RECORD, 2001.

15 - SOUSA, Maria Adélia Aparecida de (org) Natureza e sociedade hoje. Uma leitura geográfica. São Paulo. HUCITEC, 1981.

16- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. PARÃMETROS CURRICULARES DE GEOGRAFIA, 1998, Brasília (DF).

17- ALMEIDA, Rosângela Doim de e PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico-Ensino e Representação. São Paulo, Contexto 2001.

18- ALMEIDA, Rosangela Doim. Do desenho ao mapa. Iniciação Cartográfica na Escola. São Paulo, Contexto, 2001.

Curso de História e Geografia

ÁREA: GEOGRAFIA HUMANA

1.Globalização e espaço Geográfico

2.Espaço Regional e Território

3. O pensamento geográfico no Brasil

4. Rede Urbana

5. questão Agrária no Brasil: conflitualidade e desenvolvimento territorial

REFERENCIAS

CARLOS, Ana Fanni Alessadri: A (re)produção de espaço urbano São Paulo: EDUSP, 1994.

CORREA, Roberto Lobato. A Rede Urbana.São Paulo: Ática, 1989.

CORREA, Roberto Lobato. Região e Organização espacial. São Paulo.Ática, 1987.

CASTRO, Iná Elias de et all. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand, 1995.

CASTRO, Iná Elias de. Geografia e Política. Território, escolas de ação e instituições. Rio de janeiro; Bertrand Brassil, 2005.

FERNANDES, Bernardo Mançano et all. Geografia Agrária. Teoria e Poder. São Paulo: Expressão Popular: 2007.

GOMES, Paulo César. Geografia e Modernidade Rio de Janeiro: Bertrand, 2000. HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: ANNABLUME, 2005.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec,1990.

SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado São Paulo: Hucitec,1994.

Departamento de Química e Biologia

DISCIPLINA: BOTÂNICA BÁSICA

1. Caracterização e Evolução das Bryophytas e Pterydophytas.

2. Técnicas de Coletas, Preservação e Herborização de Material Botânico das Bryophytas, Pterydophytas e Magnolyophytas.

3. Sistema de Classificação Vegetal: Artificial, Natural e Filogenético.

4. Morfologia Externa e Interna dos Órgãos Vegetativos e de Frutificação dos Fanerogamae.

5. Crescimento e Desenvolvimento das Plantas Angiospermas: Fitormônio, Divisão Celular, Alongamento e Diferenciação.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

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