Instituto de Previdência do Município de Rio Claro - SP

Notícia:   Instituto de Previdência de Rio Claro - SP abre 7 vagas de vários níveis

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS Nº 01/2011

ABERTURA DE INSCRIÇÕES E INSTRUÇÕES ESPECIAIS

O INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, faz saber que fará realizar no Município de Rio Claro, através da empresa Omega Consultoria e Planejamento Ltda, no período de 08 a 21 de dezembro de 2011, com supervisão da Comissão nomeada pela Portaria Nº 053/2011 de 10/11/2011, INSCRIÇÃO para Concurso Público do IPRC (Instituto de Previdência do Município de Rio Claro) para preenchimento de CARGOS conforme descrição constante do item 2 - DOS CARGOS, do presente Edital.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O presente concurso destina-se ao preenchimento de cargos, de acordo com o constante da tabela do item 2- DOS CARGOS, mais os que vagarem e ou forem criados durante o prazo de validade do Concurso.

1.2 O Concurso, para todos os efeitos, tem validade de dois anos a partir da data da homologação, que será publicada no Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado por igual período.

1.3 A divulgação de todas as fases do concurso será através do quadro de editais do Instituto de Previdência do Município de Rio Claro, nos sites www.omegaitu.com.br e www.iprc.sp.gov.br e no Diário Oficial do Município. É de inteira responsabilidade dos candidatos acompanharem as divulgações do concurso.

1.4 A classificação no presente concurso não gera aos candidatos direito a contratação para os cargos, cabendo ao Instituto de Previdência do Município de Rio Claro o direito de aproveitar os candidatos habilitados em número estritamente necessários, não havendo obrigatoriedade de nomeação de todos os candidatos habilitados, respeitados, sempre a ordem de classificação no concurso, bem como não lhe garante escolha do local do trabalho.

1.5 Os candidatos aprovados em todas as fases, e nomeados, estarão sujeitos ao que dispõe o Estatuto, bem como as legislações federais, estadual e municipal pertinentes, e às presentes instruções especiais.

2 - DOS CARGOS

CARGO

VAGAS REQUISITO/ ESCOLARIDADE CARGA HORÁRIA SEMANAL SALÁRIO R$ VALOR INSCR.

Auxiliar Administrativo

02 Ensino Fundamental Completo 40H

848,53

R$ 25,00

Chefe de Setor Processamento de Dados(CPD)

01 Técnico em Processamento de Dados 40H

1.007,84

R$ 35,00

Diretor Financeiro e Contábil

01 Ensino Superior em Administração, Economia, Direito ou Ciências Contábeis e obrigatoriamente o CPA-10 (Certificado Profissional da ANBIMA).

40H

3.398,85

R$ 45,00

Chefe de Setor de Recursos Humanos

01 Ensino Médio Completo

40H

1.007,84

R$ 35,00

Chefe de Setor Financeiro

01 Curso em Nível Técnico e registro no CRC

40H

1.007,84

R$35,00

Auxiliar de Serviços Gerais

01 Ensino Fundamental Incompleto

40H

722,90

R$ 25,00

2.1 A Descrição dos cargos, e a bibliografia e/ou programa de provas, encontram-se dispostos nos Anexos I e II, que fazem parte integrante e inseparável deste Edital.

2.2 Regime: Estatutário

3 - DOS REQUISITOS BÁSICOS

3.1 REQUISITOS GERAIS PARA INSCRIÇÃO

a) Ser brasileiro nato ou naturalizado e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no Artigo 13, do Decreto N.º 70.436/72;

b) Ter 18 anos completos na data da inscrição;

c) Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino;

3.2 REQUISITOS GERAIS PARA ADMISSÃO

a) Ter bons antecedentes, achando-se em pleno exercício de seus direitos civis, políticos e eleitorais, bem como nada ter que o desabone ou que o torne incompatível com o desempenho de suas funções;

b) Possuir CPF (Cadastro das Pessoas Físicas) atualizado;

c) Gozar de boa saúde física e mental e não ser portador de deficiência incompatível com o exercício das funções que competem ao CARGO;

d) Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade por prática de atos desabonadores;

e) Não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória nos termos do Artigo 40 inciso II da Constituição Federal;

f) Possuir o Pré-requisito exigido para o cargo ao qual se candidatou de acordo com a tabela DOS CARGOS acima.

g) Não exercer qualquer cargo ou função pública de acumulação proibida com o exercício do novo cargo;

h) Conhecer e estar de acordo com as normas e exigências do presente edital.

3.3 A comprovação da documentação hábil de que os candidatos possuem os requisitos aqui exigidos para o Concurso, será solicitada por ocasião da contratação para o CARGO e a não apresentação de qualquer dos documentos implicará na impossibilidade de aproveitamento do candidato em decorrência de sua habilitação no Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes de sua inscrição.

4 - DA INSCRIÇÃO

4.1 AS INSCRIÇÕES ESTARÃO ABERTAS NO PERÍODO DE 08 A 21 DE DEZEMBRO DE 2011, DAS 09:00 ÀS 16:00 HORAS (exceto feriados e pontos facultativos), NO SEGUINTE LOCAL: INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO SITUADO NA AVENIDA 42 Nº 844 - RIO CLARO-SP.

4.2 Documentos necessários para as inscrições feitas no local.

4.2.1- Uma cópia legível (xerox) do documento de identidade.

4.2.2- Ficha de Inscrição, fornecida no local de inscrição, devidamente preenchida e assinada, DECLARANDO, sob as penas da lei, que os dados anotados naquele formulário são verdadeiros, que tem pleno conhecimento e aceita integralmente, as normas, condições e exigências estabelecidas no presente Edital e assumindo ter ciência dos requisitos básicos para investidura, descritos no item 3.

4.2.3 Original do comprovante de pagamento do valor da inscrição nos valores descritos no quadro do item 2 acima, a título de reembolso de despesas com materiais e serviços.

4.2.4 Será fornecido no local das inscrições o número da conta para deposito. Após o pagamento DO valor o candidato deverá retornar com o comprovante bancário e a cópia do documento de identidade para o preenchimento e efetivação da inscrição.

Após o término das inscrições será divulgada a homologação das inscrições numa relação onde constarão todos os dados dos candidatos.

4.3 O pagamento do valor da inscrição poderá ser feito em dinheiro ou em cheque nominal do candidato (sendo vedado à utilização de cheques de terceiros) no valor da inscrição (um cheque para cada inscrição), acarretando no caso desse ser devolvido por qualquer motivo, o cancelamento da inscrição.

4.4 O valor da inscrição não será devolvido em hipótese alguma, nem serão aceitos pedidos de isenção de recolhimento e alteração de inscrição.

4.5 Não será aceita inscrição por via postal, fax, condicional, provisória, ou fora do período estabelecido de 08 a 21 de dezembro de 2011.

4.6 Será admitida a inscrição por terceiros mediante procuração simples do interessado, acompanhada de cópia legível de documento de identidade do candidato e do procurador. Esses documentos serão retidos. Não há necessidade de reconhecimento de firma na procuração.

4.7 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do formulário de inscrição e em sua entrega.

4.8 As informações prestadas na Ficha de Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato ou seu procurador. Aquele que preenchê-la incorretamente, rasurar ou prestar informações inverídicas, mesmo que o fato seja constatado posteriormente, será excluído do concurso público.

4.9 Depois de feita a inscrição, os dados constantes da Ficha de Inscrição somente poderão sofrer alterações no caso de mudança de endereço, fato que deverá ser devidamente fundamentado e encaminhado à Comissão do Concurso.

4.10 A inscrição do candidato resultará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento. O deferimento da inscrição, dar-se á, automaticamente, mediante o correto preenchimento e assinatura da ficha de inscrição, e ao pagamento da taxa de inscrição correspondente.

4.11 Na hipótese de haver caso(s) de indeferimento(s), haverá manifestação escrita, que será divulgada através de publicação no Diário Oficial do Município, dentro do prazo de até 10 (dez) dias do encerramento das mesmas. Em não havendo tal manifestação todas as inscrições considerar-se-ão deferidas.

4.12 Serão considerados documentos de identidade as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores, Carteira Nacional de Habilitação (modelo atual com foto), Cédula de Identidade para Estrangeiros (no prazo de validade), Cédula de Identidade fornecida por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por Lei Federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as emitidas pelos Conselhos Regionais ou Autarquias Corporativas e a Carteira de Trabalho 5 - DAS PROVAS

5.1 Das Provas Escritas:

a) O Concurso constará de prova objetiva para todos os candidatos inscritos; de caráter eliminatório e classificatório, com questões de múltipla escolha, visando à capacitação para o CARGO, cujas matérias versarão sobre o programa especificado no Anexo II, que faz parte integrante e inseparável do presente Edital.

b) As provas objetivas constarão de 40 questões com 4 alternativas cada uma.

c) A duração das provas objetivas será de 3 (três) horas.

6- DA PRESTAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

6.1 As provas serão realizadas no Município de Rio Claro/SP, e está prevista para o dia 08 de janeiro de 2012 sendo que a confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização das mesmas serão divulgadas, oportunamente, através de Edital de Convocação nos meios de comunicação especificados no ITEM 1.3 deste Edital.

6.2 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova objetiva com antecedência de 30 (minutos) munido, OBRIGATORIAMENTE, de:

a) Caneta de tinta Azul ou preta, lápis preto e borracha;

b) Do comprovante de inscrição;

c) Documento Original de IDENTIDADE

6.3 Somente será admitido para realizar a prova o candidato que estiver munido de documento de identidade original com foto, descritos no item 4.12, devendo estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza.

a) Não serão aceitos, por serem documentos destinados a outros fins: Boletim de Ocorrência, Protocolos, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação (modelo antigo sem foto), Carteira de Estudante, Crachás, Identidade Funcional de natureza pública ou privada.

b) Os eventuais erros de digitação de nome, número de documento de identidade e data de nascimento deverão ser corrigidos no dia da prova objetiva, em formulário específico, junto ao fiscal da sala.

6.4 Ao candidato só será permitida a realização da prova na data, no local e horário, constantes no Edital de Convocação, e:

a) Deverá chegar ao local das provas com antecedência de 30 (minutos) do horário estabelecido para a realização das provas, visto que os portões de acesso às provas serão fechados rigorosamente no horário estabelecido em edital de convocação.

b) Não será admitido no local de prova o candidato que se apresentar após o horário determinado.

c) Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

6.5 A Comissão de Concurso não se responsabilizará por eventuais coincidências de horários das provas com outros compromissos dos candidatos, uma vez que os mesmos serão definidos e divulgados oportunamente por Edital de Convocação.

6.6 No ato da realização da prova objetiva, serão fornecidos o Caderno de Questões e o Gabarito Oficial, no qual o candidato deverá assinalar as respostas.

6.7 Ao terminar a prova objetiva, o candidato deve entregar o Gabarito Oficial, devidamente assinado, ao fiscal da sala. Não serão computadas as questões em branco, as questões com duas ou mais alternativas assinaladas e as questões rasuradas. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, uma vez que se houverem marcas ou rasuras fora do campo reservado, o ponto não será computado, prejudicando o desempenho do candidato.

6.8 Somente haverá substituição do Gabarito de Respostas se o mesmo estiver com falhas de impressão que impossibilitem o candidato de imprimir ali suas respostas.

6.9 No decorrer da prova, o candidato que observar qualquer anormalidade gráfica ou irregularidade na formulação de alguma questão deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala que anotará na folha de ocorrências para posterior análise da banca examinadora.

6.10 Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independente da formulação de recursos.

6.11 O candidato poderá levar consigo o caderno de questões depois de transcorrido o tempo mínimo de 02h00 (duas horas) de prova.

6.12 Ao final das provas, os 02 (dois) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando ambos as tiverem concluído.

6.13 O Gabarito Oficial deverá ser divulgado em até 03 (três) dias após a realização da prova nos meios de comunicação especificados no item 1.3 do Edital.

7- DO JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA

7.1 As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo que cada questão valerá o correspondente a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos.

7.2 Será considerado aprovado e classificado o candidato que obtiver 50 (cinquenta) ou mais pontos na prova.

7.3 O candidato que obtiver MENOS de 50 (cinquenta) pontos na prova estará automaticamente eliminado do Concurso.

8 - DA CLASSIFICAÇÃO

8.1 Nota da prova objetiva para todos os cargos públicos.

8.2 Os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente do valor da nota final.

8.3 Em caso de igualdade na Classificação Definitiva terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) tiver mais idade;

b) tiver maior número de filhos menor de 18 anos;

c) sorteio.

9 - DO RECURSO

9.1 O candidato poderá apresentar recurso no prazo de três (03) dias úteis contados, respectivamente:

a) Da divulgação do edital;

b) Da homologação das inscrições;

c) Da realização das provas objetivas;

d) Da divulgação dos Gabaritos;

e) Do resultado das provas objetivas e classificação;

9.2 O recurso deverá ser apresentado com as seguintes especificações:

a) Argumentação lógica e consistente;

b) Capa constando o nome, o número de inscrição e a assinatura do candidato;

c) Ser entregue em duas vias originais, datilografados ou digitado, sob pena de ser preliminarmente indeferido.

d) O recurso deverá ser individual e único por questão, com indicação, precisa do item em que o candidato se julga prejudicado, devidamente fundamentado, comprovando as alegações juntando-se cópias comprobatórias.

9.3 Recursos inconsistentes e/ou fora das especificações estabelecidas neste edital serão preliminarmente indeferidos.

9.4 O pedido de recurso deverá ser encaminhado à Comissão de Concurso e protocolado no setor de Protocolo do Instituto de Previdência de Rio Claro, durante o horário de expediente, de segunda à sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h.

9.5 Somente serão aceitos recursos protocolados conforme especificações acima. Não serão respondidos recursos feitos através de cartas, E.mail ou qualquer outra forma que não seja a determinada no item 9.2 acima.

9.6 Recebido o pedido de recurso, a Comissão do Concurso terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para dar ciência da referida decisão ao interessado

9.7 O recurso apresentado fora do prazo estabelecido será indeferido.

9.8 Se do exame de recursos resultar anulação de questão(ões) ou de item(ns) de questão, a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) e/ou item(ns) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

10- DA CONVOCAÇÃO

10.1 A convocação para preenchimento do CARGO obedecerá à ordem de classificação final estabelecida quando da homologação do concurso.

10.2 Por ocasião da convocação para preenchimento será exigido do candidato o documento relativo à confirmação das condições estabelecidas no presente Edital, sendo que a sua inexistência ou eventual irregularidade implicará na imediata eliminação do concurso público, anulando-se todos os atos decorrentes da sua inscrição.

a) O candidato deverá apresentar, ainda, os documentos pessoais e Carteira Profissional nos moldes exigidos pela CLT e Legislação Municipal vigente.

b) Entregar também 1 (uma) foto 3 X 4 recente.

10.3 A não apresentação dos documentos na conformidade deste Edital impedirá a formalização DA CONTRATAÇÃO.

10.4 A convocação para preenchimento será feita por telegrama, ou ofício via correio, ou correspondência direta no endereço da ficha de inscrição que deverá ser sempre atualizada pelo candidato junto ao Instituto de Previdência do Município de Rio Claro - IPRC.

10.5 Para efeito de preenchimento, o candidato convocado será submetido a Perícia Médica, de caráter eliminatório, promovida pelo Instituto de Previdência do Município de Rio Claro - IPRC, que avaliará a capacidade física e mental de acordo com a especificidade do trabalho.

10.6 O candidato convocado para preenchimento que não comparecer no prazo de 5 (cinco) dias, recusar ou desistir por escrito ou se admitido, deixar de entrar em atividade no prazo estipulado pela Administração, perderá o direito decorrente de sua classificação.

11- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 A inexatidão das afirmativas e/ou irregularidades nos documentos, mesmo que verificadas a qualquer tempo, em especial por ocasião do provimento, acarretarão a nulidade da inscrição, com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

11.2 O candidato deverá manter atualizado seu endereço durante o prazo de validade do concurso, desde que aprovado, ao Instituto de Previdência do Município de Rio Claro - IPRC; não lhe cabendo qualquer reclamação caso não seja possível à mesma informá-lo da nomeação, por falta da citada atualização.

11.3 O não atendimento, pelo candidato, das condições estabelecidas neste Edital, implicará sua eliminação do concurso, a qualquer tempo.

11.4 Será excluído do concurso o candidato que, além das demais hipóteses previstas neste Edital:

a) Apresentar-se após o horário estabelecido para a realização da prova;

b) Apresentar-se para a prova em outro local que não seja o previsto no Edital de Convocação;

c) Não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

d) Não apresentar um dos documentos de identidade exigidos nos termos deste Edital, para a realização da prova;

e) Ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal;

f) Ausentar-se do local de prova antes de decorrido o prazo mínimo;

g) For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de calculadoras, livros, notas ou impressos não permitidos;

h) Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (pagers, celulares, etc.);

i) Lançar mão de meios ilícitos para a execução da prova;

j) Não devolver integralmente o material solicitado;

k) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

11.5 É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar os Editais, Comunicados e demais publicações referentes a este Concurso através dos meios de comunicação determinados no item 1.3 deste edital.

11.6 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disserem respeito ou até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstância que será mencionada em edital ou aviso a ser publicado.

11.7 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concursos especialmente nomeada pela PORTARIA 053/2011 de 10 de novembro de 2011.

11.8 Caberá ao Superintendente do Instituto de Previdência do Município de Rio Claro a homologação dos resultados do Concurso.

11.9 Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação neste concurso, valendo, para este fim a homologação publicada na imprensa.

Para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, é expedido o presente edital que é publicado na integra no DIÁRIO OFICIAL DE MUNICÍPIO, e que fica à disposição por afixação no local das inscrições, e no site www.iprc.sp.gov.br e www.omegaitu.com.br

RIO CLARO, SP, 06 de dezembro de 2011.

Sergio de Campos Ferreira
Superintendente do IPRC

ANEXO I DESCRIÇÃO DOS CARGOS

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Descrição sumária: Realiza serviços nas áreas administrativas, atendimento a público, contábil, nas diversas unidades da Prefeitura, atendendo, arquivando, datilografando, digitando, conferindo dados, efetuando cálculos, efetuando lançamentos de dados, protocolando, prestando serviços em eventos especiais.

Descrição detalhada:

Atender ao público, interno e externo, prestando informações simples, anotando recados, recebendo correspondências e efetuando encaminhamentos.

Atender às chamadas telefônicas, anotando ou enviando recados, para obter ou fornecer informações.

Datilografar ou digitar textos, documentos, tabelas e outros originais, bem como conferir a datilografia.

Arquivar processos, publicações e documentos diversos de interesse da unidade administrativa, segundo normas preestabelecidas.

Receber, conferir e registrar a tramitação de papéis, fiscalizando o cumprimento das normas referentes a protocolo.

Autuar documentos e preencher fichas de registro para formalizar processos, encaminhando-os às unidades ou aos superiores competentes.

Controlar estoques, distribuindo o material quando solicitado e providenciando sua reposição de acordo com normas preestabelecidas.

Receber material de fornecedores, conferindo as especificações dos materiais com os documentos de entrega.

Preencher fichas, formulários e mapas, conferindo as informações e os documentos originais.

Elaborar, sob orientação, demonstrativo e relações realizando os levantamentos necessários.

Fazer cálculos simples e composto.

Operar e zelar pela manutenção de máquinas e outros equipamentos sob sua responsabilidade (fax, máquina reprográfica, etc.).

Receber e conferir a qualidade dos produtos recebidos com as notas fiscais e com a amostra enviada pelo fornecedor, na ocasião do julgamento da concorrência.

Auxilia na distribuição de materiais às unidades descentralizadas.

Proceder ao controle diário do fichário de entrada e saída de material.

Preencher guias de remessa.

Auxilia no controle de estoque máximo e mínimo para o suprimento dos programas.

Manter em perfeita ordem e conservação as dependências, equipamentos, máquinas e arquivos.

Auxilia no encerramento do balanço e relatório anual.

Organizar e coordenar os programas de divulgação do Município no que tange aos seus aspectos turísticos, preparando material publicitário e selecionando veículos de comunicação a fim de despertar o interesse do público.

Auxilia na redação de correspondências, pareceres, documentos legais e outros significativos para o órgão.

Datilografar e ou digitar documentos redigidos e aprovados.

Auxilia no estudo de processos referentes a assuntos de caráter geral ou específico da unidade administrativa e propor soluções.

Elaborar, sob orientação, quadros e tabelas estatísticas, fluxogramas, organogramas e gráficos em geral.

Auxilia na elaboração de relatórios parciais e anuías, atendendo às exigências ou normas da unidade administrativas.

Realizar, sob orientação específica, coleta de preços e licitações para aquisição de material.

Colaborar nos estudos para o organização e a racionalização dos serviços nas unidades da Prefeitura.

Auxilia no controle da data de fabricação e entrada de gêneros alimentícios para o controle de validade dos mesmos.

Orientar quanto ao preenchimento de guias de remessa.

Auxilia na distribuição e na entrega de materiais entre veículos disponíveis.

Responsabilizar-se pela higienização e ordem no depósito.

Auxilia no inventário de estoque mensalmente.

Auxilia no exame da exatidão de documentos, conferindo, efetuando registros, observando prazos, datas, posições financeiras, informando sobre o andamento do assunto pendente e quando autorizado pela chefia, adotar providências de interesse da Prefeitura.

Manter em perfeita ordem e conservação as dependências, equipamentos, máquinas e arquivos.

Colabora na organização nos programas de divulgação do Município no que tange aos seus aspectos turísticos, preparando material e selecionando veículos de comunicação a fim de despertar o interesse do público.

Estuda processos referentes a assuntos de caráter geral ou específico da unidade administrativa e propõe soluções.

Interpreta leis, regulamentos e instruções relativas a assuntos de administração geral, para fins de aplicação, orientação e assessoramento.

Elabora, sob orientação, quadros e tabelas estatísticas, fluxogramas, organogramas e gráficos em geral.

Realiza, sob orientação especifica, coleta de preços e licitações para aquisição de material.

Orienta aos servidores que o auxiliam na execução das tarefas típicas da classe.

Observa a data de fabricação e entrada de gêneros alimentícios para o controle de validade dos mesmos.

Participa de estudos, levantamentos, planejamentos e implantação de serviços e rotinas de trabalho.

Examina a exatidão de documentos, conferindo, efetuando registros, observando prazos, datas, posições financeiras, informando sobre o andamento do assunto pendente e, quando autorizado pela chefia, adotar providências de interesse da Prefeitura.

Auxilia o profissional na realização de estúdios de simplificação de tarefas administrativas, executando levantamento de dados, tabulando e desenvolvendo estudos organizacionais.

Orienta a preparação de tabelas, quadros, mapas e outros documentos de demonstração do desempenho da unidade ou da administração.

Colabora com o técnico da área na elaboração de manuais de serviços e outros projetos afins, coordenando as tarefas de apoio administrativo.

Operar micros e terminais de computadores.

Realiza o controle de "Kardex".

Efetua a preparação de documentos para serem submetidos a microfilmagem.

Desempenha atividades com vistas a realização de levantamento aerofotogramétrico.

Controlar a situação funcional dos servidores.

Efetua atividades de lançamentos, cobrança e controle da arrecadação dos tributos

Promover a classificação de todas as receitas aos tributos diversos.

Cuidar para que as atividades tributárias se desenvolvam dentro dos prazos fixados pelo calendário fiscal.

Auxiliar o profissional na realização de estudos de simplificação de tarefas administrativas executando levantamento de dados, tabulando e desenvolvendo estudos organizacionais.

Auxilia no preparo de publicações e documentos para arquivo, selecionando os papéis administrativos que periodicamente se destinem à incineração, de acordo com as normas que regem a matéria.

Auxilia na execução de toda a rotina pertinente às secretarias de escolas como a organização e manutenção de prontuários e documentos de alunos, expedição de diplomas, controle de freqüência de servidores da escola, entre outras.

Operar micros e terminais de computadores.

Auxilia na confecção da folha de pagamento dos servidores.

Efetuar a preparação de documentos para serem submetidos à microfilmagem.

Desempenhar atividades com vistas a realização de levantamento aerofotogramétrico.

Auxilia nas atividades de lançamento, cobrança e controle da arrecadação dos tributos de competência do município.

Auxilia na classificação de todas as receitas relativas aos tributos diversos.

Proceder na inscrição da dívida ativa.

Auxilia na elaboração dos cálculos de área, valores vencidos e outros elementos relativos aos imóveis a serem tributados.

Auxilia na expedição e entrega aos certificados de inscrição dos contribuintes do ISS.

Prestar atendimento junto ao serviço de medicina do trabalho, atendendo e controlando o prontuário e para convocação de exames médicos periódicos e demissionais dos funcionários municipais.

Prestar apoio administrativo junto às Unidades de Saúde, centros de convivência, Bibliotecas, Centros Sócias e outros órgãos do município.

Executar outras atribuições que sejam de interesse da administração, bem como aquelas e determinadas pela chefia imediata.

CARGO: CHEFE DO SETOR DE PROCESSAMENTO DE DADOS

Descrição sumária: atua na atividade técnica de computação, preparando e esquematizando os sistemas a serem implantados no computador, apresentado apoio técnico às áreas de processamento de dados e usuários, verificando, acompanhando ocorrências de produção e prestando informações técnicas com vistas ao aproveitamento dos recursos disponíveis do computador, de forma racional e otimizaste.

Descrição detalhada:

Com base nas documentações recebidas, esquematiza o sistema a ser implantado no computador confeccionando os cartões de controle necessários para sua execução;

Através das solicitações recebidas, programa o corrugaram dos sistemas a serem executados, conforme periodicidade e prioridade de cada um e acompanha todo o processamento até seu término,assim como toma medidas necessárias, quando da interrupção dos serviços, devido á queda de energia, pane no equipamento;

Efetua atualização de procedimentos catalogados em Biblioteca da produção e do sistema, examinando a necessidade de criação ou extinção dos mesmos, e racionalização do espaço ocupado no disco e fitas retidas;

Verifica e acompanha as ocorrências de produção computacional, buscando solucionar os problemas surgidos, ou acionar as áreas envolvidas, para fins de garantia da performance da produção.

Verifica o desempenho e carga de trabalho do computador e equipamentos.

Presta informações técnicas, elaborando relatórios gerenciais específicos á sua área de atuação ou fornecendo dados para relatos gerais;

Executa outras atividades correlatas a critério do superior imediato.

CARGO: DIRETOR FINANCEIRO E CONTÁBIL

Descrição Sumária: cuidar da organização da gestão contábil, orçamentária e financeira do IPRC.

Das Atribuições:

Manter o serviço de protocolo, expediente, arquivo, bem como, baixar ordens de serviços relacionados com aspecto financeiro;

Assinar conjuntamente com o Diretor Presidente, todas as movimentações financeiras do Instituto junto às instituições financeiras;

manter a contabilidade financeira, econômica e patrimonial, em sistemas adequados e sempre atualizados, elaborando balancetes e balanços, além de demonstrativos das atividades econômicas deste instituto;

promover a arrecadação, registro e guarda de rendas e quaisquer valores devidos ao IPRC, e dar publicidade da movimentação financeira;

elaborar orçamento anual e plurianual de investimentos, bem como todas as resoluções atinentes à matéria orçamentária ou financeira e o acompanhamento da respectiva execução;

apresentar periodicamente os quadros e dados estatísticos que permitam o acompanhamento das tendências orçamentárias e financeiras para o exercício;

providenciar a abertura de créditos adicionais, quando houver necessidade;

efetuar tomada de caixa, em conjunto com os demais membros da Diretoria;

organizar, anualmente, o quadro de fornecedores, opinando sobre o mesmo e submetendo-o à aprovação do Conselho Administrativo;

promover as ações de gestão orçamentária de planejamento financeiro, os recebimentos e pagamentos, os assuntos relativos à área contábil, as aplicações em investimentos em conjunto com o Superintendente e deliberado pelo Conselho Delibertivo;

manter controle sobre a guarda dos valores, títulos e disponibilidades financeiras e demais documentos que integram o Patrimônio do IPRC;

proceder à contabilização das receitas, despesas, fundos e provisões do IPRC, dentro dos critérios contábeis geralmente aceitos e expedir os balancetes mensais, o balanço anual e as demais demonstrações contábeis;

prover recursos para o pagamento da folha mensal de benefícios e da folha de pagamento dos salários dos funcionários do IPRC;

propor a contratação dos administradores de ativos e passivos financeiros do IPRC e promover o acompanhamento dos contratos;

promover o desenvolvimento de sistemas informatizados que objetivem a agilização de suas atribuições.

CARGO: CHEFE DE SETOR DE RECURSOS HUMANOS.

Descrição sumária: Coordenar, organizar e executar todas as atividades para assegurar o desenvolvimento

normal do Setor de Recursos Humanos.

Descrição detalhada:

Mantêm os prontuários e os cadastros dos funcionários rigorosamente atualizados;

Controla a frequência mensal dos funcionários e suas justificativas, mantendo atualizados todos os lançamentos de acordo com o Estatuto;

Colabora com os estudos e implantação de controle que auxiliem os trabalhos de auditoria interna e externa;

Efetua o arquivamento dos documentos pertencentes ao setor;

Orienta e mantêm os servidores informados de todos os procedimentos relativos aos seus direitos e deveres;

Realiza a digitação de dados em terminal;

Auxilia na execução dos programas de trabalho do Instituto, de acordo com a política e diretrizes estabelecidas;

Executa todos os lançamentos necessários para elaboração e fechamento da Folha de Pagamento, com todas as informações necessárias para todos Órgãos competentes;

Mantém os relatórios funcionais e de pagamentos sempre a disposição da Diretoria.

CARGO: CHEFE DE SETOR FINANCEIRO

Descrição sumária: Planejamento, coordenação e execução das atividades do Setor, sob hierarquia do Diretor, organizando e orientando os trabalhos, para assegurar o desenvolvimento normal das atividades financeiras do IPRC; catalogando os fundos e acompanhando o enquadramento das aplicações realizado, realizando relatórios mensais de risco X retorno, realizando cadastramento de instituições financeiras e gestores; e análise de mercado, com obrigatoriedade do CRC (Certificado Regional de Contabilidade).

Descrição detalhada:

Manter relacionamento direto com os bancos para acompanhamento das contas do Instituto;

Realizar funções de tesouraria, pagamento de contas e controle de saldo e extratos de conta corrente do Instituto, sempre com o consentimento do Diretor Financeiro;

Criar planilhas com informações dos ativos da carteira de investimentos do Instituto, visando comparar os ativos ao mercado e um ao outro;

Elaborar Extrato mensal de rentabilidade dos ativos que compõem a carteira do Instituto;

Acompanhar o recebimento e arquivar todos os extratos mensais dos investimentos;

Manter o arquivo de informações e dados cadastrais de cada Fundo de Investimento comprado pelo instituto na mais perfeita ordem;

Preparar material para reuniões mensais dos conselhos Deliberativo e Fiscal;

Responsável pela emissão, acompanhamento e encerramento de pedido de adiantamento de gastos do Instituto sempre que necessário;

Elaboração, Formalização e acompanhamento de eventuais pedidos de Compra;

Estar à disposição do Diretor Financeiro e ajudar em outras tarefas do setor sempre que necessário.

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Descrição sumária: executa tarefas manuais de caráter específico e habilidade elementares.

Descrição Detalhada:

Prepara e serve café a chefia, visitantes e servidores do setor.

Lava copos, xícaras, cafeteira, coador e demais utensílios de cozinha, mantendo a higiene e conservação do local;

Verifica a existência de material de limpeza e outros itens relacionados com o seu trabalho,

Comunicando ao superior imediato a necessidade de reposição, quando for o caso.

Executa serviços de vigilância e recepção em portarias.

Desempenha diversas tarefas de ajuda ao motorista em veículos de transporte de carga, como carregamento e descarregamento em geral.

Entrega encomendas e mercadorias.

Executa tarefas de montagem e desmontagem de armações.

Executa atividades de cuidados com animais e limpeza nas dependências do biotério, inclusive do canil de observação, higienizar e realizar manutenção do biotério.

Receber e entregar animais ; vacinar animais.

Auxiliar na portaria de prédios públicos.

Observar entrada e saída de pessoas para evitar que pessoas estranhas venham a causar transtornos e tumultos.

Controlar movimentações de veículos, fazendo registros, anotando o número da placa,nome do motorista e horário.

Atender pessoas e fornecer informações.

Executar outras atribuições afins.

ANEXO II - BIBLIOGRAFIA E/OU PROGRAMAS DE PROVAS

CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

PORTUGUÊS (15 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de texto;

Alfabeto e ordem alfabética, vogais e consoantes; Sílaba = separação, classificação quanto ao número de sílaba e quanto à sílaba tônica; Valor semântico das palavras, sinônimos, antônimos e polissemia. Denotação e Conotação.

Variedades linguísticas - norma culta, informal/oral, regional, gíria e marginalizada.

Figuras de linguagem - metáfora, pleonasmo, antítese, hipérbole, personificação, eufemismo e ironia.

Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave;

Sinais de pontuação = ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois-pontos e vírgula.

Ortografia = observar o EMPREGO de c/ç, , ch, x, r/rr, s/ss, g/j, h, z, sc, lh, nh, u/l intercalado, e/i, o/u.

Artigo definido e indefinido.

Substantivo = comum, próprio, coletivo, simples e composto; masculino e feminino; gênero, número e grau dos substantivos.

Adjetivo = gênero (masc./fem.), número (sing./pl) e grau dos substantivos, locução adjetiva e adjetivos pátrios.

Numeral = classificações e flexões;

Pronomes = pessoal do caso reto, oblíquo e tratamento; possessivos; demonstrativos, indefinidos e relativo.

Advérbios, interjeições, preposições (avaliar o sentido da preposição no texto) e conjunções (reconhecer o sentido expresso de cada conjunção)

Verbo = presente, passado e futuro; 1ª / 2ª/ 3ª pessoa do singular e plural; 1ª/ 2ª/ 3ª terminação; gerúndio, particípio e infinitivo; modo verbal = indicativo, subjuntivo e imperativo; locuções verbais; tipos de verbo, regular/irregular e abundantes; vozes do verbo.

Frase - oração - período simples e composto (coordenação e subordinação)

Tipos de sujeito e predicado nominal, verbal e verbo-nominal.

Complemento verbal (Objeto direto e objeto indireto), complemento nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, predicativo do sujeito, agente da passiva, aposto e vocativo.

Concordância verbal e nominal, colocação pronominal, processo de derivação prefixal e sufixal.

Questões ortográficas: uso do mas/mais; afim / a fim; onde/aonde; mau/mal; senão/ se não; porque/porquê/ por que/ por quê.

Matemática (15 QUESTÕES)

Operações com Números Inteiros, Fracionários e Decimais - adição, subtração, multiplicação e divisão; Múltiplos e Divisores. Resolução de problemas no contexto cotidiano.

Sistema de Numeração Romana

Conjuntos Numéricos: Conjuntos numéricos, problemas com conjuntos e propriedades; Potenciação e Radiciação; Expressões Algébricas; Produtos notáveis; Equações do 1° grau; Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis; Equações do 2° grau; Porcentagem; Razão e Proporção; Regra de três simples e composta. Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais; Sistema métrico decimal; Unidades de Comprimento, Unidades de Medidas de Áreas e Unidades de Medidas de Capacidade;

ESPECÍFICOS (10 QUESTÕES)

1. Conceitos básicos de operação de microcomputadores; 2. Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente DOS/Windows; 3. Conceitos básicos para utilização do pacote MS-Office; 4. Conceitos de Internet; 4.1. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet; 4.1 Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa; 5. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software.

E conhecimentos básicos sobre a rotina de trabalho tais como: Organização e controle de documentos; - Noções básicas de arquivo e protocolo; etc....

CARGO: CHEFE DO SETOR DE PROCESSAMENTO DE DADOS

PORTUGUÊS (10 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de texto; Elementos da comunicação e as funções de linguagem; Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos e polissemia; Gêneros textuais; elementos da estrutura narrativa e dissertativa; coesão e coerência textual; intertextualidade; Linguagem denotativa e conotativa; figuras e vícios de linguagem; Variantes linguísticas: norma culta, informal, oral, regional, gíria e marginalizada; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica; Acentuação = regras de acentuação e ocorrência da crase; Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; Ortografia; Pontuação = reconhecer os sinais de pontuação e quando empregá-los.

Classes de palavras:

Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; forma verbal; vozes do verbo; tipos de verbo; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios.

Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação;

Termos essenciais da oração = sujeito (tipos de sujeito) e predicado (tipos de predicado);

Termos integrantes da oração = complementos verbais (objeto direto e objeto indireto); complementos nominais, predicativo do sujeito; Termos acessórios da oração = aposto; vocativo; adjunto adnominal e adjunto adverbial; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras; Funções das palavras que e se.

MATEMÁTICA (10 QUESTÕES)

Conjuntos Numéricos: Conjuntos numéricos, problemas com conjuntos e propriedades; Operações com Números Inteiros, Fracionários e Decimais - adição, subtração, multiplicação e divisão; Múltiplos e Divisores; Potenciação e Radiciação; Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis; Resolução de problemas no contexto cotidiano.

Sistemas de medidas: comprimento, massa, volume e superfície.

Funções: Definição, domínio, imagem, contradomínio, função inversa, função afim, função linear, função quadrática, função modular e função composta, inequação produto e inequação quociente. - Equações, Inequações e sistemas: 1º e 2º graus.

Sequencia: Sequência, progressões aritméticas (P.A.), progressões geométricas (P.G.).

Noções de Probabilidade.

Porcentagem, juros simples e compostos.

ESPECIFICAS (20 QUESTÕES)

Grandes Tópicos: Hardware, Software, Sistemas Operacionais (Windows e Linux), História da Informática, Evolução dos Computadores, Internet (História, Sistemas, Utilização, Recursos, Redes Sociais, Navegadores), Pacote Office, Novidades e Tecnologias emergentes.

FEDELI, Ricardo Daniel, POLLONI Enrico Giulio Franco, PERES Fernando Eduardo, Introdução à Ciência da Computação, São Paulo: Cengage Learning, 2010.

MEYERS, Mike, Dominando o Hardware PC: Teoria & Prática, Alta Books, 2003.

TANENBAUM, Andrew S., Sistemas Operacionais Modernos, Pearson Prentice Hall, 2010.

CAPRON, H. L, JOHNSON, J. A. Introdução à Informática. Pearson Education do Brasil, 2004.

http://office.microsoft.com/pt-br/support/?CTT=97

http://www.hardware.com.br/

http://br-linux.org/

http://computerworld.uol.com.br/

CARGO: DIRETOR FINANCEIRO E CONTÁBIL

ESPECIFICAS (40 QUESTÕES)

Lei Federal Complementar Nº 101/00; Lei Federal Nº 8.666/93; Lei Federal Nº 8.883/94; Lei Federal Nº 11.638/07; Lei Federal Nº 6.404/76; Lei Federal Nº 4.320/64; Lei Federal Nº 10.520/02; Decreto-Lei Federal Nº 200/67; Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Lei Federal das Micro Empresas - Lei Complementar Federal nº 123, de 14/12/2006

Contabilidade Pública da Teoria a Pratica - 2ª edição 2009 - Arruda, Daniel Gomes; Araújo, Inaldo da Paixão Santos - Ed. Saraiva

Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Tesouro Nacional

Marion, José Carlos. Contabilidade Básica. Ed Atlas 7ª Edição

CLT;

Lei Orgânica do Município de Rio Claro

CARGO: CHEFE DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS

PORTUGUÊS (10 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de texto; Elementos da comunicação e as funções de linguagem; Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos e polissemia; Gêneros textuais; elementos da estrutura narrativa e dissertativa; coesão e coerência textual; intertextualidade; Linguagem denotativa e conotativa; figuras e vícios de linguagem; Variantes linguísticas: norma culta, informal, oral, regional, gíria e marginalizada; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica; Acentuação = regras de acentuação e ocorrência da crase; Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; Ortografia; Pontuação = reconhecer os sinais de pontuação e quando empregá-los.

Classes de palavras:

Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; forma verbal; vozes do verbo; tipos de verbo; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios.

Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação;

Termos essenciais da oração = sujeito (tipos de sujeito) e predicado (tipos de predicado);

Termos integrantes da oração = complementos verbais (objeto direto e objeto indireto); complementos nominais, predicativo do sujeito; Termos acessórios da oração = aposto; vocativo; adjunto adnominal e adjunto adverbial; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras; Funções das palavras que e se.

MATEMÁTICA (10 QUESTÕES)

Conjuntos Numéricos: Conjuntos numéricos, problemas com conjuntos e propriedades; Operações com Números Inteiros, Fracionários e Decimais - adição, subtração, multiplicação e divisão; Múltiplos e Divisores; Potenciação e Radiciação; Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis; Resolução de problemas no contexto cotidiano.

Sistemas de medidas: comprimento, massa, volume e superfície.

Funções: Definição, domínio, imagem, contradomínio, função inversa, função afim, função linear, função quadrática, função modular e função composta, inequação produto e inequação quociente. - Equações, Inequações e sistemas: 1º e 2º graus.

Sequencia: Sequência, progressões aritméticas (P.A.), progressões geométricas (P.G.).

Noções de Probabilidade.

Porcentagem, juros simples e compostos.

ESPECIFICAS (20 QUESTÕES)

Constituição federal vigente

LEI N° 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992

Lei Complementar 101\2000

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998

Código Penal - Título XI

Lei Orgânica do Município de Rio Claro

CLT - Consolidação das leis trabalhistas.

CARGO: CHEFE DO SETOR FINANCEIRO

PORTUGUÊS (10 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de texto; Elementos da comunicação e as funções de linguagem; Análise semântica = valor que a palavra adquire no contexto, sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos e polissemia; Gêneros textuais; elementos da estrutura narrativa e dissertativa; coesão e coerência textual; intertextualidade; Linguagem denotativa e conotativa; figuras e vícios de linguagem; Variantes linguísticas: norma culta, informal, oral, regional, gíria e marginalizada; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica; Acentuação = regras de acentuação e ocorrência da crase; Encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; Ortografia; Pontuação = reconhecer os sinais de pontuação e quando empregá-los.

Classes de palavras:

Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos, flexão dos adjetivos, adjetivos pátrios e locução adjetiva; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; forma verbal; vozes do verbo; tipos de verbo; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios.

Frases: tipos de frase; oração; período simples e composto por coordenação e subordinação;

Termos essenciais da oração = sujeito (tipos de sujeito) e predicado (tipos de predicado);

Termos integrantes da oração = complementos verbais (objeto direto e objeto indireto); complementos nominais, predicativo do sujeito; Termos acessórios da oração = aposto; vocativo; adjunto adnominal e adjunto adverbial; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras; Funções das palavras que e se.

MATEMÁTICA (10 QUESTÕES)

Conjuntos Numéricos: Conjuntos numéricos, problemas com conjuntos e propriedades; Operações com Números Inteiros, Fracionários e Decimais - adição, subtração, multiplicação e divisão; Múltiplos e Divisores; Potenciação e Radiciação; Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis; Resolução de problemas no contexto cotidiano.

Sistemas de medidas: comprimento, massa, volume e superfície.

Funções: Definição, domínio, imagem, contradomínio, função inversa, função afim, função linear, função quadrática, função modular e função composta, inequação produto e inequação quociente. - Equações, Inequações e sistemas: 1º e 2º graus.

Sequencia: Sequência, progressões aritméticas (P.A.), progressões geométricas (P.G.).

Noções de Probabilidade.

Porcentagem, juros simples e compostos.

ESPECIFICAS (20 QUESTÕES)

Contabilidade Pública; Angélico, João; Editora Atlas;

Análise Financeira de Balanços; Matarazzo, Dante C; Editora Atlas;

Finanças Públicas - Controladoria Governamental; Peixe, Blênio César Severo; Editora Juruá;

Lei Complementar nº 101 de 04/05/2000 - Estabelece normas de Finanças Públicas voltadas para a Responsabilidade na Gestão Fiscal;

Portaria Interministerial nº 163 de 04/05/2001; Institui normas gerais de Consolidação das Contas Públicas;

Lei nº 4320 de 17/03/1964 - Institui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços;

Lei nº 5172 de 25/10/1966 - Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional;

Lei Orgânica do Município de Rio Claro

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

PORTUGUÊS (20 QUESTÕES)

Leitura, compreensão e interpretação de texto;

Alfabeto e ordem alfabética, vogais e consoantes; Sílaba = classificação quanto ao número de sílaba e quanto à sílaba tônica; Sinônimos e antônimos; Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave;

Variedades linguísticas - norma culta, informal/oral, regional, gíria e marginalizada.

Frases: afirmativa, negativa, interrogativa e exclamativa;

Sinais de pontuação = ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois-pontos e vírgula.

Ortografia = observar o EMPREGO de c/ç, , ch, x, r/rr, s/ss, g/j, h, z, sc, lh, nh, u/l intercalado, e/i, o/u; uso do mas/mais e mau/mal.

Artigo definido e indefinido.

Substantivo = comum, próprio, coletivo, simples e composto; masculino e feminino; singular e plural; diminutivo e aumentativo;

Adjetivo = masculino/feminino, singular/plural, aumentativo/diminutivo, locução adjetiva e adjetivos pátrios.

Numeral = classificações e flexões;

Pronomes = pessoal do caso reto, oblíquo e tratamento; possessivos; demonstrativos, indefinidos e relativo.

Advérbios, interjeições, preposições e conjunções.

Verbo = presente, passado e futuro; 1ª / 2ª/ 3ª pessoa do singular e plural; 1ª/ 2ª/ 3ª terminação; gerúndio, particípio e infinitivo; modo verbal = indicativo, subjuntivo e imperativo; locuções verbais; tipos de verbos.

Tipos de sujeito e predicado - noções preliminares.

MATEMÁTICA (20 QUESTÕES)

Números naturais - representação dos Números Naturais; Números Naturais - antecessor e sucessor; Operações com Números Naturais - adição, subtração, multiplicação e divisão; Sistemas de Numeração - decimal e horário; Números Racionais e sua representação fracionária - a ideia de fração, adição e subtração de frações, um meio - um terço e um quarto, fração de uma quantidade; Números multiplicativos - dobro, metade; Equações do 1° grau; Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis; Regra de três simples e composta. Questões de raciocínio lógico na forma de problemas.