IF Sertão Pernambucano - PE

Notícia:   IF Sertão Pernambucano prorroga inscrições da seleção 014/2011

SERVIÇO PUBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNAMBUCANO

EDITAL N° 14/2011

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, no uso de suas atribuições legais e atendendo ao disposto na Lei n° 8.745/93 e suas alterações, torna público, para o conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para Seleção Simplificada de Professor Substituto, com prestação de serviços docentes teórico-práticos nos diferentes níveis da Educação Profissional, extensão e pesquisa nas áreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente edital.

1. INSCRIÇÕES

1.1 - As inscrições serão realizadas no período de 27 de junho a 15 de julho de 2011, nos dias úteis, na Diretoria de Gestão de Pessoas - Reitoria do IF SERTÃO-PE, rua Coronel Amorim, n° 76, Centro, Petrolina-PE, no horário de 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas.

1.2 - Acessar o Edital e a Ficha de Inscrição no sítio www.ifsertao-pe.edu.br:

a) imprimir o boleto bancário para o pagamento;

b) preencher e entregar a ficha de inscrição e o boleto bancário devidamente pago na DGP, juntamente com os documentos obrigatórios e o currículo devidamente comprovado;

c) o recolhimento da taxa de inscrição deverá ser feito através de GRU - Guia de Recolhimento da União, código 158149, gestão 26430, código de recolhimento 28883-7, número de referência 158149 e pagar em qualquer agência do Banco do Brasil, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) para Professores com carga horária de 40 horas e R$ 40,00 (quarenta reais) para Professores com carga horária de 20 horas;

1.3 - O candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, no ato da inscrição na DGP os seguintes documentos:

a) Comprovante de pagamento;

b) Ficha de inscrição preenchida;

c) Carteira de Identidade (original e cópia);

d) CPF (original e cópia);

e) Curriculum Vitae com os respectivos comprovantes, contendo as seguintes informações: nome, endereço completo e telefone; área para a qual está concorrendo; cópias legíveis dos títulos e respectivos originais para autenticação neste Instituto.

1.3.1 - A documentação deverá ser entregue em envelope contendo nome, endereço e área a qual está concorrendo, que será lacrado após as devidas verificações.

1.4 - Será admitida inscrição por procuração desde que o respectivo mandato tenha firma reconhecida e, ainda, mediante apresentação pelo outorgado de documento de identidade. Deverão também ser apresentados os documentos relativos ao candidato, constantes no subitem 1.3 devidamente autenticados.

1.4.1- Os candidatos inscritos por procuração assumirão total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no Formulário de Inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento.

1.5 - Não serão aceitas inscrições via fax, correio eletrônico ou Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBCT.

1.6 - A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar todas as condições estabelecidas para a realização do Processo Seletivo e conforme normas deste edital.

1.7 - Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Processo Seletivo, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação do mesmo.

1.8 - As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano do direito de excluir do Processo Seletivo aquele que, pessoalmente, não o assinar ou que o preencher com dados incorretos ou rasurados bem como inverídicos, mesmo se constatado posteriormente.

1.9 - Em nenhuma hipótese haverá devolução de material de inscrição.

1.10 - Não poderá se inscrever no referido Processo Seletivo candidato anteriormente contratado como Professor Substituto (Lei n° 8.745/93), antes de decorridos vinte e quatro meses do encerramento de seu contrato anterior.

1.11 - Poderá haver prorrogação do prazo de inscrição, a critério da administração.

2. ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

2.1 Poderá haver isenção do pagamento da taxa de inscrição para os candidatos que declararem e comprovarem impossibilidade de arcar com o pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto n° 6.593/2008 e deste edital.

2.2. Fará jus à isenção o candidato que, cumulativamente:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, nos termos do Decreto n° 6.135/2007 e

b) for membro de "família de baixa renda" nos termos do Decreto n° 6.135/2007. Compreende-se por "família de baixa renda" aquela que possua renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou aquela que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

2.3. Para realização da inscrição com isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá:

a) preencher o Anexo VI das normas gerais deste edital, disponível no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br, no período de 27/06/2011 a 01/07/2011;

b) o candidato que solicitar a isenção terá até o dia 04/07/2011 para entregar a documentação comprobatória, podendo ser enviada pelo correio, com data de postagem do dia 01/07/2011;

c) a partir do dia 08/07/2011 o candidato deverá conferir no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br se fora deferido seu requerimento de inscrição;

d) a partir do dia 21/07/2011 o candidato deverá imprimir no endereço eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br seu comprovante de inscrição;

e) o candidato que até o dia 22/07/2011 não obtiver o comprovante definitivo de inscrição, via internet, deverá entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) pelo telefone (87) 2101-2350 no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h.

3. DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3.1. O candidato que necessitar de condições especiais para realizar as provas deverá apresentar à Comissão Organizadora do Concurso na Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano - Reitoria, situado na Rua Coronel Amorim 76, Centro, Petrolina - PE, até o dia 01/07/2011, no horário das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, requerimento devidamente instruído com atestado médico, descrevendo a sua necessidade e especificando o tipo de atendimento que a Instituição deverá dispensar no local das provas, para garantir sua participação no Concurso Público, enviada pelo correio, com data de postagem até o dia 04/07/2011. Anexo VII.

3.2 Os candidatos com necessidades especiais, resguardadas as condições previstas no Decreto n° 3.298/99, particularmente no artigo 40, participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e a nota mínima exigida.

4. CONTRATAÇÃO

4.1 - A contratação será efetivada mediante a apresentação de cópia legível e original dos seguintes documentos:

· Certidão de nascimento/casamento, RG, CPF;

· Título de eleitor e o último comprovante de votação;

· Documento do Conselho Regional (se for o caso)

· Certificado de reservista (se for do sexo masculino);

· Diploma de Conclusão de Curso Superior exigido;

· Certidão de Antecedentes Criminais (original);

· 1 foto 3x4 atual;

· Comprovante de residência atualizado;

· Número do PIS/PASEP;

· Atestado de aptidão física e mental para o exercício das atividades exigidas pelo cargo (original).

4.2 - A modalidade de contratação é a locação de serviços, sem vínculo empregatício com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano nos termos da Lei n° 8.745/93 e posteriores alterações.

4.3 - O contrato firmado entre a Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano e o Professor Substituto terá vigência de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período, conforme legislação vigente e a critério da Instituição.

4.4 - A remuneração do pessoal contratado nos termos deste Edital será fixada levando-se em consideração o art. 7°, inciso I, da Lei n° 8.745/93, Anexo II e respectiva formação do contratado, exigida no Anexo I, deste Edital.

4.5 - A convocação dos candidatos selecionados será feita após a publicação da Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União pela Comissão encarregada de conduzir o Processo Seletivo, conforme necessidade da Instituição.

4.6 - Será permitida a contratação de servidores da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados e servidores de suas subsidiárias e suas contratadas, desde que não ocupe cargo efetivo da Carreira de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico das Instituições Federais de Ensino, e condicionada à formal comprovação de compatibilidade de horários.

4.7 - Em nenhuma hipótese haverá contratação regida pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

5. PROCESSO SELETIVO

5.1 - O Processo Seletivo constará das modalidades de Provas de Desempenho Didático (de caráter eliminatório) e da avaliação dos Títulos (de caráter classificatório) que será realizada nos respectivos Campi para qual a vaga está disponibilizada, conforme endereço: Campus Petrolina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, situado na BR 407, Km 08, Jardim São Paulo, Petrolina-PE e no Campus Petrolina Zona Rural, BR 235, Km 22, PISNC, N4, Zona Rural, Petrolina-PE.

5.2 - A Prova de Desempenho Didático será realizada nas datas previstas no Anexo III deste Edital, com base no ponto sorteado pelo candidato, a partir do conteúdo programático da área objeto da sua inscrição, Anexo IX.

5.2.1 - O sorteio do ponto ocorrerá com antecedência de 24 horas da prova de desempenho didático e obedecerá à ordem de inscrição dos candidatos, o qual deverá apresentar-se à Diretoria de Gestão de Pessoas para os candidatos que concorrem às vagas dos campi Petrolina e Petrolina Zona Rural. O candidato deverá comparecer ao sorteio do ponto, com antecedência mínima de 30 minutos. Serão sorteados, no máximo 08 (oito) candidatos por área/dia.

5.3 - A Prova de Desempenho Didático valerá 100 (cem) pontos, terá caráter eliminatório e classificatório, tendo como critério de avaliação as seguintes pontuações, Anexo IV.

a) até 10 (dez) pontos: plano de aula que deverá ser entregue à banca examinadora em 3 (três) vias, tendo caráter eliminatório.

b) até 90 (noventa) pontos: aula teórica-prática com duração mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos e máxima de 60 (sessenta) minutos, abordando o conteúdo sorteado, podendo ou não ser ministrada para uma turma de até 35 (trinta e cinco) alunos e banca examinadora composta de 03 membros.

5.4 - O candidato que não participar do sorteio da Prova de Desempenho Didático e/ou não apresentar o plano de aula em três vias no dia da realização da mesma será eliminado.

5.5 - Os recursos didáticos de que o candidato pretenda fazer uso durante a prova (com exceção de lousa branca e pincéis) deverão ser, por ele mesmo, providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

5.5.1 - A Prova de Desempenho Didático para as vagas do Campus Petrolina, será realizada no endereço situado na BR 407, Km 08, Jardim São Paulo, Petrolina-PE.

5.5.2- A Prova de Desempenho Didático para as vagas do Campus Petrolina Zona Rural, serão realizadas no próprio Campus, localizado na BR 235, Km 22, PISNC, N - 4, Zona Rural, Petrolina-PE;

5.6 - Para cada área de conhecimento será constituída uma Banca Examinadora, composta de 03 (três) membros, designados, através de Portaria, pelo Reitor, encarregada da aplicação e avaliação das provas.

5.7 - Na Prova de Desempenho Didático será desclassificado o candidato que obtiver média de pontos inferior a 70,00 (setenta), que não atender o estabelecido no subitem 5.3 ou que não se apresentar no horário determinado pelo sorteio. 5.8 - Não caberá interposição de recurso com relação ao resultado da Prova de Desempenho Didático, em virtude das características de que se reveste a mesma.

5.9 - À Prova de Títulos, de caráter classificatório, serão atribuídos no máximo 100 (cem) pontos, conforme descrito no Anexo V;

5.9.1 - Os títulos a que se refere o item I - ESPECIFICAÇÃO / CLASSE, não serão cumulativos, prevalecendo o título de maior grau, mesmo que o candidato seja detentor de formação múltipla, os demais itens poderão ser acumulados.

5.9.2 - A titulação exigida para inscrição, conforme subitem 1.3, não será considerada para efeito de classificação. 5.9.3 - A interposição de recursos para a revisão do resultado da Prova de Títulos deverá ser protocolado junto a Comissão do Processo Seletivo, no prazo de 24 horas a contar da data de divulgação do resultado, Anexo VIII

5.10 - Em todas as atividades programadas para o Processo Seletivo, os candidatos deverão apresentar-se com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos de documento de identidade.

6. CLASSIFICAÇÃO E RESULTADOS DAS PROVAS

6.1 - Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente da soma dos pontos obtidos na Prova de Desempenho Didático e na Prova de Títulos.

6.2 - Em caso de empate na pontuação final, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

a) Maior nota na Prova de Desempenho Didático;

b) Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

c) Possuir mais tempo de experiência no magistério;

d) Possuir mais tempo de serviço na área objeto do concurso;

e) Ser o mais idoso.

6.3 - Os resultados das provas serão divulgados nos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, e no sítio eletrônico www.ifsertao-pe.edu.br

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1 - A pedido do candidato serão disponibilizadas declarações de participação no Processo Seletivo para aqueles que necessitarem justificar ausências no trabalho.

7.2 - Não será fornecida declaração, certidão ou qualquer outro documento de comprovação de aprovação no processo seletivo, servindo para este fim a publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União.

7.3 - O Processo Seletivo não se constitui Concurso para ingresso no Quadro Permanente de Pessoal da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

7.4 - O resultado final do Processo Seletivo, uma vez homologado pelo Reitor, será publicado no Diário Oficial da União, através de Edital, constituindo-se o único documento capaz de comprovar a habilitação do candidato, contendo relação dos candidatos aprovados.

7.5 - A convocação dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não da contratação, será feita através de correspondência registrada, não se responsabilizando este Instituto pela mudança de endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato;

7.6 - O candidato convocado terá 3 (três) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação ou não da contratação e mais 3 (três) dias úteis para apresentar a Diretoria de Gestão de Pessoas na Reitoria, situada à rua Coronel Amorim, nº 76, Centro, Petrolina-PE, a documentação exigida para a sua contratação.

7.7 - O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para esse fim facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído desta seleção.

7.8 - Os casos omissos e as situações não previstas no presente edital serão analisados pela Comissão do Processo Seletivo e encaminhados, se necessário, à Reitoria do IF SERTÃO-PE.

Petrolina, 20 de junho de 2011.

SEBASTIÃO RILDO FERNANDES DINIZ
Reitor

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS

CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

VAGAS

ÁREA

FORMAÇÃO

REGIME DE
TRABALHO

01

Química

Licenciatura ou Bacharelado em Química ou Engenharia Química ou Tecnologia em Química industrial, com no mínimo especialização

40

01

Mecanização Agrícola

Licenciatura em Ciências agrárias, Engenharia Agronômica, Gestão de Fruticultura Irrigada ou área afins ao objeto do concurso

40

01

Irrigação e Drenagem

Licenciatura em Ciências Agrárias, Engenharia Agronômica, Engenharia Agrícola, Curso Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Curso Superior de Tecnologia em Recursos Hídricos ou Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Fruticultura Irrigada.

40

01

Zootecnia

Graduação em Zootecnia ou Licenciatura em Ciências Agrárias ou Medicina Veterinária ou Engenharia Agronômica.

40

01

Libras

Graduação em Letras: Libras, ou outras licenciaturas com certificação de proficiência para o ensino de Libras, conforme Decreto nº 5.626/05

40

01

Agroindústria com ênfase em processamento de massas

Curso Superior de Tecnologia de Alimentos ou Graduação em Engenharia de Alimentos ou Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria. Curso Superior em Economia Doméstica ou Curso Superior de Nutrição ou Engenharia Agronômica com no mínimo especialização na área objeto do concurso.

40

01

Língua Portuguesa

Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Português

40

01

Agronegócio

Licenciatura em Ciências Agrárias, Engenharia Agronômica, Administração, Economia, Tecnologia em Gestão da Fruticultura Irrigada e Tecnologia em Horticultura.

40

 

CAMPUS PETROLINA

VAGAS

ÁREA

REQUISITO/EXIGÊNCIA

REGIME DE
TRABALHO

01

Educação Física

Licenciatura em Educação Física.

40

01

Eletrotécnica

Bacharelado em Engenharia Elétrica ou Eletrônica; Licenciatura em Engenharia Elétrica ou Eletrônica; Tecnólogo em Automação Industrial, ou Eletromecânica ou Mecatrônica.

40

01

Engenharia Civil

Engenharia Civil ou Tecnologia da Construção Civil.

40

01

Higiene e Segurança do Trabalho

Graduação em Engenharia ou Arquitetura com especialização em Segurança do Trabalho.

40

01

Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Engenharia de Alimentos; Curso Superior de Tecnologia de Alimentos; Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria e Zootecnia. Nutrição, Medicina Veterinária, Economia Doméstica ou Engenharia Agronômica, com no mínimo especialização na área objeto do concurso.

40

01

Matemática

Licenciatura ou Bacharelado em Matemática

40

ANEXO II

TABELA DE REMUNERAÇÃO

CLASSE/NÍVEL

REMUNERAÇÃO - PROFESSOR

D - 101

40 HORAS

2130,33

ANEXO III

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

DATA

OCORRÊNCIA

21/06/11

Publicação do Edital no Diário Oficial da União e no site institucional

27/06/2011 a 15/07/2011

Inscrição, Entrega da documentação complementar e indicação do dia e horário para sorteio de ponto para a prova de Desempenho Didático.

27/06/2011 a 01/07/2011

Período para solicitação da taxa de isenção

01/07/11

Período para postagem da documentação comprobatória

08/07/11

Resultado do pedido de isenção

25 e 26/07/2011

Sorteio de Ponto

26 e 27/07/2011

Prova de Desempenho Didático

28/07/2011

Divulgação do Resultado parcial

29/07/2011

Interposição de recurso para Prova de Títulos

02/08/2011

Homologação do resultado final e Publicação no Diário Oficial da União.

ANEXO IV

FICHA DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO

Nome do Candidato:__________________________________________________________

Área: _______________________________________________ Data: ______/______/ 2011

Tema da aula:

Itens

Organização do Desempenho Didático

Pontuação
obtida

Plano de aula

Apresenta plano de aula de acordo com o edital, item .11 (5,0)

 

Desenvolve a aula em coerência com o plano apresentado (5,0)

 

Objetivos

Deixa claro os objetivos da aula (10,0)

 

Organização

Facilita a aprendizagem, inter-relacionando conteúdos (5,0)

 

Uso do tempo

Estrutura o tempo conforme a relevância e complexidade do assunto (5,0)

 

Seleção dos recursos didáticos

Utiliza recursos didáticos bem elaborados e adequados ao conteúdo (5,0)

 

Mantém os recursos didáticos escolhidos como fonte alimentadora da aula (5,0)

 

Usa com habilidade e segurança os recursos didáticos escolhidos (5,0)

 

Avaliação

Aponta estratégias de avaliação da aprendizagem pertinente ao objeto de estudo e à aula desenvolvida (5,0)

 

 

COMUNICAÇÃO

 

Apresentação pessoal

Possui dicção clara e fluente (3,0)

 

Possui boa entonação de voz, postura e gestos adequados (3,0)

 

Linguagem técnico- didática

Usa linguagem técnica-científica correta e adequada ao conteúdo (4,0)

 

 

APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO

 

Transposição e síntese do conteúdo

Encadeamento dos temas apresentado (5,0)

 

Explora diferentes operações cognitivas (analogia, análise, evocação, inferência, síntese) (5,0)

 

Consolida idéias principais (10,0)

 

Utiliza exemplos relevantes (5,0)

 

A estratégia utilizada permite a síntese do conteúdo (5,0)

 

Apresenta conhecimento técnico científico do assunto explorado (10,0)

 

TOTAL DE PONTOS

 

Nome e assinatura do examinador: ________________________________________

ANEXO V

BAREMA DA PROVA DE TÍTULOS

Grupo I - Títulos Acadêmicos

Para fins de pontuação, será considerado apenas o título de maior grau:

Atividades**

Pontos

Diploma de Doutor ou Livre Docência

40

Diploma de Mestre

20

Certificado de Especialização

15

Certificado de Licenciatura

10

Diploma de Graduação

05

** Para comprovação de titulação, será obrigatório anexar cópia autenticada e legível do diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso, histórico escolar e no caso de Mestrado e Doutorado, anexar também a ata de defesa.

Grupo II - Atividades Ligadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão

Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, referente aos últimos cinco anos, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Exercício do Magistério na Pós-graduação

1,0 ponto/semestre

Exercício do Magistério em Curso Superior

0,7 ponto /semestre

Exercício do Magistério na Educação Básica, Técnica e Tecnológica incluindo atividades de administração, supervisão e orientação pedagógica

0,5 ponto/semestre

Orientação de tese de doutorado aprovada

3,0 pontos por tese

Co-orientação de tese de doutorado aprovada

1,5 pontos por tese

Orientação de dissertação de mestrado aprovada

2,0 pontos por dissertação

Co-orientação de dissertação de mestrado aprovada

1,0 ponto por dissertação

Orientação de monografia de curso de especialização Lato sensu, aprovada

0,5 ponto por monografia

Orientação de monografia ou trabalho final em curso de graduação

0,2 pontos por monografia ou trabalho até 03 pontos

Orientação de aluno bolsista de iniciação científica

0,2 ponto por bolsista-ano até 02 pontos

Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de doutorado

1,0 ponto por tese

Participação como membro efetivo de banca examinadora de dissertação de mestrado ou concurso público para o magistério superior ou banca de qualificação de mestrado ou doutorado

0,5 ponto por banca e/ou concurso

Coordenação de projeto de pesquisa, ensino e extensão0,5 ponto por projeto até 03 pontos
Coordenação de curso de extensão (mínimo de 20 horas)0,3 ponto por curso até 02 pontos
Exercício de monitoria, iniciação científica, bolsa trabalho, participação em grupo PET, ou atividade de extensão0,2 ponto por semestre
Curso ministrado na área objeto do concurso, mínimo de 20 horas0,2 ponto por curso

Grupo III - Produção Científica, Técnica, Artística e Cultural na área/sub-área do concurso Poderão ser consideradas todas as atividades abaixo, nos últimos cinco anos, até o limite de 25 pontos:

Atividades

Pontos

Registro de patente, software, marca, indicação geográfica ou similar que caracterize inovação tecnológica no INPI.

8,0 pontos por item

Autoria de livro ou co-autoria de livro

5,0 pontos por livro

Capítulo de livro

3,0 pontos por capítulo

Artigo completo publicado em periódico científico

3,0 pontos por artigo

Artigo completo publicado em congresso

1,0 ponto por trabalho

Artigo aceito em periódico indexado

1,5 pontos por artigo

Resumo expandido apresentado em congresso

0,5 ponto por trabalho

Participação em congressos e seminários com apresentação de resumo simples

0,2 ponto

Grupo IV - Experiência profissional além da atividade docente e cursos de formação complementar Poderá ser considerada a atividade abaixo, nos últimos cinco anos, até o limite de 10 pontos:

Atividades

Pontos

Experiência devidamente comprovada e relacionada à área de conhecimento, objeto do concurso.

1,5 ponto por ano

Participação em curso relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, mínimo de 40 horas.

0,5 ponto por curso

Curso relacionado à área de conhecimento objeto do concurso, mínimo de 20 horas.

0,2 ponto por curso

Obs: Não será computado tempo relativo a estágio.

ANEXO VI - REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

À Comissão de Concurso

Eu, ______________________________________________, RG nº ________________, CPF nº _________________, data de nascimento ____/____/____, NIS (Número de Inscrição Social) nº. _______________, residente e domiciliado a (Rua, Av.)________________________________________, nº _________, Bairro _________, CEP ___________, venho requerer isenção da taxa de inscrição, com base no Decreto 6.593/2008, do Concurso para o cargo ______________________, do Campus de ___________________ do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano, objeto do Edital Nº 14/2011, em razão de ser membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007, e não possuir condições financeiras para custear o valor referente a respectiva taxa de inscrição.

Declaro estar ciente de que os dados que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de que, no caso de informações falsas, estarei sujeito às sanções previstas em lei. Declaro estar ciente de que os dados que estou prestando são de minha inteira responsabilidade e de que, no caso de informações falsas, estarei sujeito às sanções previstas em lei.

________________, _____/_____/2011

_________________________________
(Assinatura)

ANEXO VII

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSOS ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DE PROVA

NOME DO CANDIDATO:

DEFICIÊNCIA VISUAL: ( ) Sim ( ) Não

Se SIM: ( ) Requer prova em Braile

( ) Prova ampliada, com tamanho de letras correspondente a corpo 24

( ) OUTRA DEFICIÊNCIA. Especificar:

Especificar o(s) recurso(s) especial(is) necessário(s)

____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

ANEXO VIII - FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE RECURSO

NOME DO CANDIDATO:

CAMPUS:

ÁREA:

Orientações:

1. Use folha separada para cada recurso.

2. Use um número de protocolo para cada folha.

3. Assine e se identifique apenas na capa do processo que deverá ser retirada no Setor de Protocolo.

4. Não assine nem coloque identificação nas folhas que contenham as argumentações de seu recurso.

5. O julgamento dos recursos será divulgado no sítio www.ifsertao-pe.edu.br, nas datas previstas no edital.

CARGO:

__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

ARGUMENTAÇÃO LÓGICA:

__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

ANEXO IX

PROGRAMA - CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

QUÍMICA

1. Estrutura atômica; 2. Ligações químicas; 3. Funções e reações inorgânicas; 4. Estequiometria e cálculos estequiométricos; 5. Equilíbrio químico; 6. Fundamentos e Aplicações das Leis das Termodinâmica; 7. Eletroquímica e corrosão; 8. Cinética das reações químicas; 9. Estrutura e propriedades físicas de compostos orgânicos; 10. Funções e reações orgânicas.

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

Introdução à mecanização agrícola: Histórico da motomecanização no Brasil. 2. Tratores agrícolas: Classificação, Constituição, Motores de combustão interna, Sistema de arrefecimento, Sistema elétrico, Sistema de transmissão, Sistema hidráulico dos tratores. 3. Manutenção do trator: Manutenção preventiva, lubrificantes, pneus. 4. Tração animal: Animais de tração; Transporte de cargas no dorso; Análise das espécies voltadas para tração; Características morfológicas dos animais voltados para tração; Capacidade de trabalho dos animais, Atrelamento dos animais de tração, Implementos para tração animal. 5. Preparo do solo: Manejo de solo, estrutura do solo, compactação, espelhamento e erosão. 6. Operação de plantio ou semeadura: Semeadeira, Plantadeira, Transplantadeira, Classificação, funcionamento e regulagem das plantadeiras/semeadeiras. 7. Tratos culturais: Cultivo, Adubação em cobertura. 8. Tratamento fitossanitário: Classificação dos equipamentos para aplicação de defensivos agrícolas; Constituição dos pulverizadores; calibração do pulverizador; Operação e manutenção do pulverizador. 9. Manutenção de implementos. 10. Operação de colheita: Classificação dos equipamentos utilizados na operação de colheita; Colhedeira de cereais; Colhedeira de forragem (ensiladeira); Batedora de cereais (trilhadeira). 11. Agricultura de precisão. 12. Projetos de mecanização agrícola e viabilidade da maquinaria agrícola: Capacidade de tração disponível e esforço resistente dos equipamentos; Capacidade operacional da maquinaria; Custos operacionais da maquinaria. 13. A oficina rural: Localização e ambiência; Maquinário e equipamento para a oficina rural; Ferramentas necessárias à oficina rural; Organização da oficina rural; Armazenamento de combustíveis e lubrificantes.

ZOOTECNIA

1. Implantação e Manejo do Apiário. 2. Exigências Nutricionais de Suínos nas diferentes fases de criação. 3. Manejo de Aves de Corte e Postura. 4.Manejo Nutricional da Criação de Peixes. 5. Potencialidades da piscicultura na região Semiárida. 6. Implantação e conservação de pastagens nativas do semiárido. 7. Técnicas de reprodução natural e artificial em caprinos e bovinos. 8. Melhoramento Genético dos principais animais de interesse zootécnico. 9. Higiene e Profilaxia em produção animal. 10. Principais doenças que acometem os ruminantes. 11. Aspectos Anatomo­fisiológicos do Aparelho Reprodutivo dos Animais de Interesse Zootécnico. 12. Vias e Métodos de Aplicação de Vacinas e Medicamentos nos Animais de Produção.

IRRIGAÇÃO E DRENAGEM

1. Dinâmica da água no solo. 2. Medição de vazão. 3. Relação solo - água - planta - atmosfera. 4. Canais. 5. Condutos forçados. 6. Qualidade de água para irrigação. 7. Métodos e sistemas de irrigação. 8. Fertirrigação. 9. Manejo de irrigação. 10. Drenagem agrícola.

AGRONEGÓCIO

1. Agronegócio brasileiro: importância, contexto histórico. 2. Empreendedorismo - comportamento empreendedor. 3. Empresa - conceito, tipo e classificação, porte. 4. Gestão da produção. 5. Gestão de pessoal. 6. Contabilidade rural. 7. Comercialização: mercado interno e externo; negociação internacional; logística. 8. Administração de Marketing: marketings estratégico, o mix de marketing, segmentação de mercado e posicionamento de marca. 9. Elaboração do plano de negócio. 10. Crédito rural. 11. Elaboração de projetos agropecuários e agroindustriais. 12. Empreendedorismo: propriedade intelectual.

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Caminhos entre a Literatura e a História. 2. Forças e formas de resistência na poesia brasileira do Século XX. 3. Os gêneros do discurso. 4. Tipologia textual e gêneros: mecanismos de construção de sentido. 5. Intertextualidade e polifonia - vozes do discurso. 6. Linguagem e preconceito. 7. Língua e poder. 8. Contexto social das interações verbais. 9. Coerência textual: um princípio de interpretabilidade. 10. A coesão - referenciação e sequenciação textuais. 11. Estrutura do período: encadeamento e hierarquização. 12. Paráfrase e polissemia - discurso e construção de sentidos.

LIBRAS

1. Legislação: Lei 10436 e Decreto 5626; 2.Código de Ética dos Intérpretes; 3. Identidade Surda; 4. Cultura Surda; 5. História da Educação de Surdos; 6.Estudo comparativo entre a Linguagem de Sinais e a Língua Portuguesa e seus aspectos gramaticais; 7. Tradução e interpretação em Linguagem dos Sinais.

AGROINDÚSTRIA COM ÊNFASE EM PROCESSAMENTO DE MASSAS

1. Importância social e econômica da indústria de massas e confeitaria no âmbito regional e nacional; 2. Tecnologia do trigo: produção, estrutura e composição química do grão; 3. Classificação e moagem; 4. Processo de obtenção do amido; 5. Microbiologia de massas: microrganismos desejáveis e indesejáveis. 6. Instalação e equipamentos: características das edificações; 7. Equipamentos: suas utilizações e lay out; 8. Elaboração de pães, macarrões, bolos, pizzas, biscoitos em geral; 9. Utilização de embalagens apropriadas para os produtos elaborados e técnicas de congelamento para conservação; 10. Fatores que afetam a qualidade e conservação do produto final; 11. Ingredientes e aditivos utilizados em produtos de massas: funções, dosagens e legislação vigente.

PROGRAMA - CAMPUS PETROLINA

EDUCAÇÃO FÍSICA

1. O Basquete e seus fundamentos. 2. Jogos cooperativos. 3. Técnicas individuais no handebol. 4. Atletismo - provas de pista. 5. Atletismo - provas de campo. 6. Avaliação da aprendizagem no ensino da Educação Física. 7. A importância da Educação Física escolar no Ensino Técnico e Tecnológico. 8. Técnica individual no voleibol. 9. Fundamentos técnicos no Futsal. 10. Lazer e Recreação no Ensino Médio.

ELETROTÉCNICA

1. Instrumentos de bobina móvel e ímã permanente: galvanômetro, voltímetro cc, amperímetro cc, voltímetro e amperímetro cc com retificador, instrumentos de relação: megger, ohmímetro, ponte de Wheatstone. 2. Instrumentos de ferro móvel: voltímetro e amperímetro ca, transformadores de corrente (TC) e transformadores de tensão (TP). 3. Diagnóstico e proposição de medidas de eficiência energética: Sistema tarifário, sistema de iluminação, controle de demanda, controle de fator de potência, motores elétricos. 4. Luminotécnica; Conceitos de iluminação, Tipos de lâmpadas, Método dos lumens, Método ponto a ponto, Método por ponto Iluminamento pelo valor médio. 5. Correção do Fator de potência: Fator de potência; Características gerais e construtivas dos capacitores;Correção do fator de potência; Dimensionamento dos bancos de capacitores. 6. Aterramento: Sistemas de aterramento; Resistividade do solo; Cálculo da malha de terra; Medição da resistência de terra. 7. Gerador de corrente contínua (cc): Construção; Princípio de funcionamento; Força eletromotriz induzida; Tipos de geradores e suas equações; Reação da armadura e comutação; Regulação de tensão; Aplicações e ensaio. 8. Motores de corrente continua (cc): Tipos de motores; Potência, perdas e rendimento; Partida dos motores cc; Controle a conjugado constante e a potência constante; Aplicações e ensaio. 9. Motor de indução: Componentes; Campo girante e princípio de funcionamento; Características de desempenho; Variação e controle de velocidade; Motores de indução monofásicos; Aplicação e ensaio. 10. CHAVES ESTÁTICAS: Inversores; Partida-Suave.

ENGENHARIA CIVIL

1. Desenho geométrico: ponto, linha, plano, paralelas, perpendiculares, ângulos, polígonos, tangentes, concordâncias, seções (elipse, parábola e hipérbole), circunferência, sólidos geométricos, área, perímetro e volume. 2. Desenho técnico: instrumentos e materiais utilizados no desenho técnico, conceito, importância, leitura e interpretação com aplicação, escalas e croquis. 3. Projeções: vistas, ortogonais, perspectivas e isométrica. 4. Orçamento de obras, tipos, elaboração, levantamento físico, levantamento de insumos, composições de custos. 5. BDI: Bonificação e despesas indiretas. Lei de licitações e contratos públicos, leis federais. 8.666/1993 e suas alterações e regulamentações. 6. Planejamento e controle de obras: dimensionamento e layout de canteiros de obras, cronograma físico e físico-financeiro. 7. Materiais de construção: aglomerantes aéreos e hidráulicos, cal, gesso, cimento Portland, concreto, madeira, metais e materiais cerâmicos. 8. Instalações hidrossanitárias, instalação e dimensionamento de encanamentos para abastecimento de água potável, drenagem de águas pluviais e rede de esgoto para edificações.

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

1. Acidente do Trabalho: conceitos: teorias jurídicas de acidente de trabalho: aspectos legais e normativos. Protocolos oficiais de registro, análise e comunicação de acidente de trabalho. NBR 14.280. Legislação previdenciária (custeio e benefício). Responsabilidade civil e criminal dos profissionais de segurança do trabalho. Métodos e técnicas de investigação e análise de acidentes. Cálculo de índices de acidentes do trabalho. 2. Gerenciamento de Riscos: conceitos. Tipologia/classificação (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes). Insalubridade. Periculosidade. Situação de risco grave e iminente. Técnicas clássicas e contemporâneas de identificação e análise de riscos. Avaliação de riscos (monitoramento ambiental). Mapa de riscos. Medidas de controle de riscos (gerenciais, de engenharia, proteção coletiva, proteção individual). 3. Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho e Meio-Ambiente: conceitos. Legislação e normas nacionais e internacionais. OHSAS 18001 e 18002. Convenções OIT 155 e 187. 4. Programas de Segurança do Trabalho: PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. PCMAT - Programa de Condições e Meio-Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos. LTCAT - Laudo Técnico de Condições de Ambiente do Trabalho, 5. Fundamentos de Controle de Emergência: acidentes industriais ampliados. Convenção OIT 174. Proteção contra incêndio e explosões. PCE - plano de controle de emergências. PAM - plano de ajuda mútua. 6. Ergonomia: conceitos. Histórico. Métodos e técnicas. Aplicação. Legislação e normas nacionais e internacionais. LER/DORT: abordagem científica e legal. 7. O serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho na empresa (SESMT) e a comissão interna de prevenção de acidentes no trabalho na empresa (CIPA). 8. NR 6: Equipamento de Proteção Individual: conceito, obrigações quanto aos EPI's, classificação, especificações, aplicabilidade, gerenciamento do uso do EPI, seleção dos EPI's, competências. 9. Normas e Leis pertinentes à higiene, segurança e medicina do trabalho - CLT e NR's (incluindo seus anexos); 10. NR 31: Normas e Leis pertinentes.

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

1. Modificações post-mortem; 2. Abate de animais (bovinos, caprinos, ovinos e aves); 3. Propriedades tecnológicas da carne e leite; 4. Propriedades tecnológicas de mel e ovos; 5. Microbiologia de matérias-primas de origem animal; 6. Cortes cárneos; 7. Elaboração de produtos derivados de carne; 8. Elaboração de produtos derivados de leite; 9. Características e classificação das matérias-primas de origem animal; 10. Manuseio e conservação de pescado.

MATEMÁTICA

Limites e continuidade de funções; 2. Aplicações da derivada; 3. A integrada definida; 4. Números complexos; 5. Função exponencial e logarítmica; 6. Vetores no espaço; 7. Técnicas de Integração; 8. Derivadas Parciais; 9. Aplicações da Integral Definida; e 10. Equações diferenciais de 1ª orde