Fundação UNIRG - TO

Notícia:   Fundação UnirG - TO abre seleção com 4 vagas para Professores de Psicologia

MUNICÍPIO DE GURUPI - ESTADO DO TOCANTINS

FUNDAÇÃO UNIRG - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

REITORIA - PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

EDITAL DE ABERTURA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº. 01, DE 07 DE JANEIRO DE 2014

PREENCHIMENTO DE VAGA PARA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR - PSICOLOGIA

O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna pública a abertura de Processo Seletivo Simplificado para Preenchimento de Vaga para Docente do Ensino Superior, para provimento imediato, nos termos da Lei nº. 8.745/93 e alterações posteriores; Lei nº. 1.755/08; e Lei Ordinária nº. 2.080/13.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O processo seletivo simplificado será regido por este edital, coordenado pela Pró-reitoria de Graduação e Extensão e conduzido por banca examinadora composta por dois docentes do curso de Psicologia, um representante do corpo discente e um representante da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão.

1.2 Esta seleção pública compreenderá duas etapas: análise curricular e documental (1ª etapa); e prova didática (2ª etapa).

1.3 O processo seletivo em questão refere-se à contratação, não tendo valor de concurso público, com validade de 12 (doze) meses a contar da data de sua homologação.

1.4 O conteúdo programático consta do Anexo I deste Edital.

1.5 A prova didática será realizada em data e local a ser publicado juntamente com o resultado da primeira etapa.

2. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

2.1 Currículo lattes, atualizado.

2.2 Disponibilidade para lecionar nos períodos das disciplinas ofertadas.

2.3 Possuir Graduação em Psicologia; e Especialização em área afim (às disciplinas ofertadas); ou Mestrado e/ou Doutorado em área afim (às disciplinas ofertadas).

2.4 Comprovar experiência profissional em área afim (às disciplinas ofertadas), mínima de 01 (um) ano.

2.5 Comprovar experiência em docência, preferencialmente no ensino superior.

2.6 Possuir carteira registrada em órgão profissional.

3. DA INSCRIÇÃO

3.1 As inscrições serão realizadas no período das 14h00min do dia 07 de janeiro às 23h59min do dia 12 de janeiro de 2013.

3.2 As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico pgrad@unirg.edu.br, através do envio de:

3.2.1 Currículo lattes, atualizado;

3.2.2 Cópia legível e autenticada dos certificados de graduação, especialização, mestrado e doutorado;

3.2.3 Comprovação de experiência.

3.2.4 Comprovação de registro em órgão profissional.

3.2.5 Indicar o bloco ao qual deseja concorrer.

3.3 Não será cobrado qualquer valor a título de inscrição.

3.4 Será indeferida a inscrição que faltar qualquer um dos documentos constantes do subitem 3.2 do item 3 (da inscrição) e não atender aos requisitos, item 2, deste edital.

4. DAS VAGAS

4.1 Serão disponibilizadas 04 vagas para as disciplinas ofertadas no item 6 deste edital.

5. DA REMUNERAÇÃO

5.1 Os vencimentos , como segue a tabela abaixo, serão de acordo com o Plano de Cargos e Salários da Instituição e a Lei nº. 2.106, de 02 de outubro de 2013.

TITULAÇÃO REGIME DE 20 HORAS* REGIME DE 40 HORAS*
Graduado com Especialização, Mestre e Doutor R$ 2.105,00 R$ 4.210,00

* Valores brutos, sem descontos legais (INSS e imposto de renda).

6. DAS DISCIPLINAS OFERTADAS

6.1 As disciplinas ofertadas neste processo seletivo simplificado seguem abaixo:

BLOCO I

CURSO DISCIPLINA DIA DA SEMANA TURNO CARGA HORÁRIA
Educação Física Psicologia Aplicada à Educação Sexta-feira Matutino 40 horas
Letras Psicologia da Educação Segunda-feira Noturno
Pedagogia Psicologia da Educação Quarta-feira Noturno
Pedagogia Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Quinta-feira Noturno
Tecnólogo: Comunicação Institucional Relações Humanas e Liderança Sexta-feira Noturno
Comunicação Social/Jornalismo Psicologia da Comunicação Sábado Vespertino

BLOCO II

CURSO DISCIPLINA DIA DA SEMANA TURNO CARGA HORÁRIA
PsicologiaPsicologia Ambiental Terça-feira Noturno20 horas
Teorias em Psicologia Quarta- feira Noturno
Psicologia Forense Quinta-feira Noturno

BLOCO III

CURSO DISCIPLINA DIA DA SEMANA TURNO CARGA HORÁRIA
PsicologiaNeuropsicologia Sexta-feira Noturno20 horas
Estágio Básico IV Sábado Matutino
Observação do Comportamento oSábado Vespertino

BLOCO IV

CURSO DISCIPLINA DIA DA SEMANA TURNO CARGA HORÁRIA
Psicologia Intervenção em Crise Quarta-feira Noturno40 horas
Psicologia Comunitária Quinta-feira Noturno
Psicologia do Desenvolvimento II Sexta-feira Noturno
Técnicas de Entrevista Sábado Vespertino
MedicinaIntrodução à Psicologia em Medicina Segunda-feira Matutino
FarmáciaPsicologia e Relações Humanas na Saúde Quinta-feira Vespertino
AdministraçãoPsicologia Aplicada às Organizações Terça-feira Noturno

7. DA SELEÇÃO

7.1 A seleção será realizada em duas etapas:

7.1.1 Primeira etapa: análise curricular e documental, de caráter eliminatório;

7.1.2 Segunda etapa: prova de desempenho didático, de caráter prático-pedagógico eliminatório e classificatório;

7.1.2.1 Na prova de desempenho didático, o candidato aprovado na primeira etapa deverá ministrar uma aula teórica com duração mínima de 25 (vinte e cinco) e máxima de 30 (trinta) minutos sobre um tema referente às disciplinas ofertadas (item 6).

7.1.2.2 Apresentar plano de aula, em quatro cópias, à banca examinadora no momento da realização da prova didática.

7.1.2.3 O candidato poderá ser arguido ao final de sua exposição por qualquer membro da banca examinadora.

7.2 Os horários das apresentações obedecerão à ordem das inscrições.

7.3 O tema da prova didática será divulgado juntamente com a convocação para a segunda etapa.

7.4 O local, data e horário das bancas serão divulgados, juntamente com o resultado da primeira etapa por email e/ou pelo site da UnirG, em até 48 horas de antecedência.

7.5 Será disponibilizado expositor multimídia. Outros recursos como notebook são de inteira responsabilidade do candidato.

8. DO RESULTADO

8.1 O resultado da seleção será divulgado no site da UnirG, no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a prova didática.

8.2 Eventuais recursos deverão ser protocolados, pessoalmente, na Pró-Reitoria de Graduação e Extensão, devidamente fundamentados, no prazo máximo de 24 horas após a divulgação do resultado.

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 O prazo de validade do processo seletivo simplificado será de 1 (um) ano, a partir da homologação do resultado final.

11.2 Os candidatos aprovados, que excederem ao número de vagas existentes no edital para cada disciplina, poderão ser contratados até o prazo de vigência deste edital em função da disponibilidade de vagas futuras.

11.3 O conteúdo programático, contendo as ementas das disciplinas, constam do Anexo I deste edital.

11.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Banca Examinadora.

11.5 À Pró-reitoria de Graduação compete coordenar o processo de seleção em consonância com a coordenação do respectivo curso e encaminhar o resultado à Fundação UnirG, que procederá a efetivação do contrato.

Informações: telefone (63) 3612-7686 / e-mail: pgrad@unirg.edu.br

Gurupi, 07 de janeiro de 2014.

Jean Carlo Ribeiro
Pró-Reitor de Graduação e Extensão
Centro Universitário UnirG

ANEXO I

Ementa e Bibliografia das disciplinas ofertadas:

BLOCO I

1. Psicologia Aplicada à Educação (Educação Física)

Ementa: Estudo do processo de desenvolvimento psicomotor, emocional, cognitivo e social da criança dentro das perspectivas comportamentalista, construtivista e sócio-interacionista. Análise dos principais fatores geradores de dificuldade de aprendizagem e desenvolvimento da criança segundo Skiner, Piaget, Wallon e Vigostky.

Bibliografia:

BOCK, Ana Furtado, O.,Teixeira,M.L. Psicologias.São Paulo. Ed.Saraiva,2005.

ALENCAR, E.S. Novas contribuições da Psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo. Cortez, 1992.

BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Porto Alegre. Artes Médicas, 1998.

DAVIS, Claudia & OLIVEIRA, Zilma. Psicologia da Educação. São Paulo. Cortez, 1990.

DOLLE, Jean M. Para Compreender Piaget. Rio de Janeiro. Zahar, 1983.

SANTOS, Rosangela P. Psicologia aplicada à Educação Física. Ed. Santos, 2003. São Paulo.

2. Psicologia da Educação (Letras)

Ementa: Principais abordagens das teorias desenvolvimentistas da criança e do adolescente. Conceitos, princípios e determinantes biopsicossociais. O individuo na escola: processo educativo e adaptação. Caracterização da escola como entidade educadora: as relações interpessoais e o processo ensino-aprendizagem.

Bibliografia:

BEE,Helen.A criança em desenvolvimento.9ed.Porto Alegre:Artmed,2003

CURY, Augusto. Inteligência múltipla. São Paulo: Cultrix, 2004.

CURY, Augusto. Pais Brilhantes, professores fascinantes. Sextante, 2003.

PILETTI, PILETT.INelson Psicologia Educacional. Ática, São Paulo: 2001.

HILLX, Willian. Sistemas e Teorias em Psicologia, São Paulo: Cultrix, 1985.

ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos. São Paulo: Papirus, 2002.

DORIN, Lannoy. Psicologia da Adolescência, São Paulo: Ed. Brasil, 1991.

FALCÃO, Gerson M. Psicologia da Aprendizagem, São Paulo: Ática 2001.

3. Psicologia da Educação (Pedagogia)

Ementa: Psicologia e Educação. Principais teorias da psicologia e a prática pedagógica: Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise e psicologia humanista. Fatores biológicos do comportamento humano. Relações humanas e inclusão.

Bibliografia:

ABERASTURY, Arminda. A criança e seus jogos. Porto Alegre: Artmed, 1991. 88 p. CAMPUS II. ISBN

ANTUNES, Celso. A criatividade na sala de aula. 2. ed. Petropolis: Vozes, 2004. 61 p. (Fasciculo na sala de aula, 14). ISBN 85-326-2899-0.

BOCK, A. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 1997.

COLL, C. et al. (orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. V.1. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

DAVIS, Cláudia & Zilma de Oliveira. Psicologias na Educação. Cortez

FIGUEIREDO, L. C. M. SANTI, P. L. Psicologia, uma (nova) introdução. São Paulo. EDUC, 2000

4. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (Pedagogia)

Ementa: Principais abordagens das teorias do desenvolvimento e da aprendizagem na infância, adolescência, na fase adulta e na terceira idade. O individuo na escola. O processo educativo e adaptação: a escola como entidade educadora. As relações interpessoais e a formação de grupos. Aprendizagem e inteligências múltiplas.

Bibliografia:

COUTINHO, Maria, T. da C. & Moreira, M., (1992). Psicologia da Educação: um estudo de processos psicológicos de desenvolvimento e aprendizagem humanos. Belo Horizonte, Editora Lê.

PIAGET, J. (1964/2005). Seis estudos em Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

EVANS, R. I (1980). Jean Piaget: uma autobiografia e lista de seus principais trabalhos publicados. IN: Jean

PIAGET: o Homem e suas idéias. Rio de Janeiro, forense Universitária.

BOCK, A.M.B; furtado, O & Teixeira, M.L. (200). A psicologia do desenvolvimento. Em: Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva. Cap. 6

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 191 p. (Psicologia e pedagogia)

5. Relações Humanas e Liderança (Tecnólogo: Comunicação Institucional)

Ementa: O indivíduo e a organização. A liderança no contexto organizacional e diferentes estilos de liderança. Informação, comunicação, motivação e relacionamento interpessoal. Novas tendências de gestão de pessoas nas organizações. Processos de liderança, comportamento cooperador, integração no grupo organizacional, grupo social e desenvolvimento de grupos. Processos de comunicação e motivação.

Bibliografia:

DAVIS, Keith; NEWSTROM John W. Comportamento humano no trabalho: uma abordagem psicológica. São Paulo: Pioneira, 2002

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2002.

6. Psicologia da Comunicação (Comunicação Social/Jornalismo)

Ementa: Principais teorias e correntes da psicologia. A comunicação e o processo de socialização.

Elementos e conceitos de psicologia aplicáveis ao campo da comunicação. Fatores que interferem na comunicação interpessoal e grupal. A Comunicação verbal e não-verbal. Comportamento social e situações interacionais. A influência da mídia no comportamento humano.

Bibliografia:

PARRY, John, Psicologia da Comunicação, São Paulo, Cultrix, s.d.,

HALL, Stuart. A identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2000.

HALL, Calvin; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, John. Teorias da per:sonalidade. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

BLOCO II

1. Psicologia Ambiental (Psicologia)

Ementa: A evolução histórica, contexto cultural, problemas e métodos. Processos da relação pessoa /ambiente. Organização espacial e psiquismo humano. psicologia Ambiental e promoção à saúde mental do homem moderno. Pesquisas implicações éticas.

Bibliografia:

CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.). Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis: Vozes, 1996. 179 p. CAMPUS II.

GÜNTHER, H., PINHEIRO, J. Q., & GUZZO, R. (Orgs.). (2004). Psicologia ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente. Campinas, SP: Editora Alínea.

DEL RIO, V., DUARTE, C. R., & RHEINGANTz, P. A. (Orgs.). (2002). Projeto do lugar: colaboração entre psicologia, arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: ContraCapa.

2. Teorias em Psicologia (Psicologia)

Ementa: A construção das teorias em psicologia. Abordagem das principais teorias em psicologia e sistemas psicológicos contemporâneos.

Bibliografia:

TALLAFERRO, A. (2001). Curso básico de psicanálise. Ed. Martins Fontes

PENNA, A. C. G. (2002). Introdução à psicologia fenomenológica. Ed. Imago

BAUM, W. M. (1999). Compreender o Behaviorismo. Ed. Artmed.

BECK, J. S. (1997). Terapia cognitiva - teoria e pratica. Ed. Artmed.

RODRIGUES, H. E. (2004). Introdução a Gestalt-terapia. Ed. Vozes.

KIYAN, A. M. M. (2001). E a gestalt emerge. Ed. Altana.

3. Psicologia Forense (Psicologia)

Ementa: Definição, objetivo, área de atuação do psicólogo. Intervenção da psicologia aplicada ao direito e considerações éticas. As relações inter-subjetivas entre o indivíduo, a família e a lei. Análise das tentativas de tratamento e de re-inserção social do sujeito infrator.

Bibliografia:

BOCK, A. M. B. (2002). Psicologia e Direitos Humanos. Ed. Casa do Psicólogo.

RIGONATTI, S.P. (2003). Temas em psiquiatria forense e psicologia jurídica. Ed. Vetor.

CAÍRES, M. A. de F. (2003). Psicologia Jurídica. Ed. Vetor.

PENTEADO, C. (2000). Psicopatologia Forense. Ed. Lúmen Júris.

BLOCO III

1. Neuropsicologia

Ementa: Relação entre neurociência, processos mentais e comportamento. Correlações e interferências recíprocas entre os determinantes psíquicos e somáticos. Bases morfológicas da atividade emocional.

Estudos de modelos teóricos e pesquisas contemporâneas.

Bibliografia:

KANDEL E.; SCHWARTZ, J.; JESSEL, T. (2000). Fundamentos da Neurociência e do Comportamento. Ed. Guanabara Koogan.

SANTOS, F. H.; BUENO, O. F. A. & ANDRADE, V. M. (2004). Neuropsicologia Hoje. Ed. Artes Medicas.

2. Estágio Básico 4

Ementa: Serviço de Psicologia- pesquisa de campo sobre demanda de atendimento ao Serviço de Psicologia. Triagem de clientela, encaminhamento e possível acompanhamento de observação. Trabalho multiprofissional e em equipe.

3. Observação do Comportamento

Ementa: Enfoques observacionais no estudo do comportamento. Métodos e técnicas de observação direta.

Utilização nos diversos contextos institucionais e sociais.

Bibliografia:

FAGUNDES, A. J. da F. M. (2006). Descrição, definição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon.

ZORZI, J. L. & HAUGE, S. R. V. (2004). Protocolo de Observação comportamental. Ed. Pulso.

PAVLOV, Ivan Petrovich; SKINNER, Burrhus Frederic. Textos escolhidos + contingências do reforço: uma análise teórica. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. 396 p. (Os pensadores).

BLOCO IV

1. Intervenção em Crise (Psicologia)

Ementa: Fundamentos teóricos, princípios e questionamentos. Papel do psicólogo frente às queixas e demandas em situações de crise. Processo e estratégias de intervenção. Equipe multidisciplinar.

Implicações éticas.

Bibliografia:

DSM-IV-TR-TM - Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Ed. Artmed.

CABALLO, V. E. (1996) manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. Livraria Santos

DATILLO, F. & FREEMAN, A. (2004). Estratégias cognitivas-comportamentais de intervenções em situações de crise. Ed. Artmed.

2. Psicologia Comunitária (Psicologia)

Ementa: Papel de psicólogo nas práticas da saúde coletiva. Educação sanitária no Brasil e no mundo, e a construção social da cidadania. O exercício das funções PSI nas comunidades e respectivas implicações de cunho ético.

Bibliografia:

CAMPOS, R. H. de F. (2001). Psicologia social comunitária. Ed. Vozes.

DEL PRETTE, Z. A.& DEL PRETTE, .A. (1999). Psicologia das habilidades sociais. 3ª . Ed. Petrópolis: Vozes

SARRIERA, J. C. (2001). Psicologia Comunitária. Ed. Sulina.

3. Psicologia do Desenvolvimento II (Psicologia)

Ementa: Teorias e princípios gerais do desenvolvimento do adulto e do idoso. Etapas do desenvolvimento físico, intelectual, afetivo e social. O envelhecimento e o papel social. Pesquisas atuais e questões éticas.

Bibliografia:

CAMPOS, D. M. S. (2003). Psicologia e desenvolvimento humano. Ed. Vozes

BARROS, Myriam Moraes Lins de (Org.). Velhice ou terceira idade? estudos antropológicos sobre identidade, memória e política. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

NACHTIGALL, Lila; NACHTIGALL, Robert D; HEILMAN, Joan Rattner. Depois dos 40: as mais novas tecnologias sobre a saúde da mulher. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997. 417 p. (Arte de ser mulher).BS.

4. Técnicas de Entrevista (Psicologia)

Ementa: A entrevista como instrumento de investigação e diagnóstico psicológico: modalidades, objetivos, bases teóricas e éticas, processos e técnicas. Relação entrevistador-entrevistado e características da população alvo. Aplicabilidade da entrevista em diferentes contextos.

Bibliografia:

EVANGELISTA, Leila Maria da Cruz. Novas abordagens do diagnóstico psicológico da deficiência mental. São Paulo: Vetor, 2002. 260 p. CAMPUS II

BENJAMIM, A. (2004). A entrevista de ajuda. São Paulo: Martins Fontes.

GOLDER, E. M. (2000). Clínica da primeira entrevista. Ed. Jorge Zahar.

5. Introdução à Psicologia em Medicina (Medicina)

Ementa: Iniciação à Medicina Psicológica, apreciando o paciente na sua integralidade. Ver e compreender o todo, que no caso do ensino médico é o próprio Homem, será a pedra angular do processo ensino/aprendizagem, não apenas o conhecimento da doença que forma o médico, mas o possível conhecimento do paciente (Homem, Ser-no-mundo) com suas implicações psicológicas, sociais, relacionais, históricas, antropológicas, culturais, possibilitando abordar a pessoa e tratar, se possível, de suadoença. As reações do paciente, da família e do Grupo Social frente ao adoecer. O médico: sua personalidade; reações frente ao doente e à família; suas relações com os demais profissionais da saúde. Realização de entrevistas com pacientes, suas famílias, e elaboração de relatório.

Bibliografia:

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto. Psicologia da saúde: um novo significado para a prática clínica. São Paulo: Pioneira, 2000. 225 p.

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto(Org.). A psicologia no hospital. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2003. 126 p

BRANDÃO, Marcus Lira. Psicofisiologia: as bases fisiológicas do comportamento. 2. ed. São: Atheneu, 2002. 245 p.

LANCETTI, Antônio et al. Psicologia, diretos humanos e sofrimento mental. São Paulo: Casa do psicólogo, 2000. 74 p.

PITTA, Ana. Hospital: dor e morte como ofício. 5. ed. São Paulo: Annablume/Hucitec, 2003. 198 p.

6. Psicologia e Relações Humanas na Saúde (Farmácia)

Ementa: Psicologia geral e as relações humanas na saúde: conceito e importância. Aspectos do desenvolvimento humano relativo aos fatores biológicos, afetivos, cognitivos e sociais.. Compreensão do comportamento humano nas relações intrapessoal, interpessoais e intergrupais. Comunicação humana: conceito, funções e barreiras.

Bibliografia:

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto. Psicologia da saúde: um novo significado para a prática clínica. São Paulo: Pioneira, 2000. 225 p.

BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de psicologia geral. 15. ed. São Paulo: Ática, 2001. 175 p. (Série educação).

CASTRO, Eliana de Moura. Psicanálise e linguagem. 2. ed. São Paulo: Ática, 1992. 79 p. (Série princípios; 45).

DORIN, Lannoy. Psicologia geral. Brasília: Brasil, 1976. 217 p. UFC

7. Psicologia Aplicada às Organizações (Administração)

Ementa: Diferentes concepções do Homem em Psicologia. Instrumentos das relações sociais como:

Percepção, Motivação, Processos Grupais, Liderança, Negociação, Criatividade e Características da personalidade. O comportamento nas instituições, Organizações e Grupos.

Bibliografia:

D'ANDREA, Flávio Fortes - Desenvolvimento da Personalidade. Ed Dfel, SP.

BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de psicologia geral. 15. ed. São Paulo: Ática, 2001. 175 p. (Série educação).

CASTRO, Eliana de Moura. Psicanálise e linguagem. 2. ed. São Paulo: Ática, 1992. 79 p. (Série princípios; 45).

DORIN, Lannoy. Psicologia geral. Brasília: Brasil, 1976. 217 p. UFC

DAVIS, Keith; NEWSTROM, John W. Comportamento humano no trabalho: uma abordagem psicológica. São Paulo: Pioneira, 2002. 1. 202 p