Secretaria de Estado da Saúde - TO

Notícia:   ETSUS - TO abre processo para docentes com graduação em enfermagem

GOVERNO DO TOCANTINS

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

ESCOLA TOCANTINENSE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

DIRETORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

COORDENADORIA DE CURSOS TÉCNICOS

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA DOCENTES DO CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS DO AUXILIAR PARA TÉCNICO DE ENFERMAGEM - PALMAS/TO.

A PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SELEÇÃO, no uso de suas atribuições, consoante competência disposta na Portaria SESAU n° 686 de 16 de setembro de 2011, publicada no Diário Oficial do Estado nº. 3.479, considerando a estratégia e os recursos oriundos do PROFAPS/2009 com a finalidade de financiamento, através de processos educativos que formem/qualifiquem profissionais em Técnico de Enfermagem, conforme Convênio n°0563/2007 torna pública a abertura do Processo Seletivo para Docentes do Curso de Complementação de Estudos de Auxiliar para Técnico de Enfermagem, para atuação no Pólo de Palmas/TO, realizado de acordo com as disposições contidas neste Edital, a saber:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

A Seleção será regida por este edital e será executado pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Tocantins, por meio da Comissão de Seleção instituída pela Portaria nº 686/2011, publicada no Diário Oficial do Estado.

2. DAS VAGAS, ATIVIDADE, MODALIDADE DO CURSO, DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES E REMUNERAÇÃO.

2.1 São ofertadas o total de 08 (oito) vagas, destinadas a compor o quadro de docente do Curso nas seguintes áreas de atuação:

· Urgência e Emergência (Pronto Socorro);

· Unidade de Terapia Intensiva;

· Centro Cirúrgico.

2.2 Será classificado o dobro do número de vagas, sendo os candidatos classificados além do número de vagas, denominados suplentes.

2.2.1 Os suplentes poderão ser convocados para o desempenho da atividade/função, conforme a necessidade.

2.2. O selecionado para o desempenho da atividade de docência irá atuar no Pólo de Palmas/TO.

2.3. O curso terá 2 (duas) turmas na modalidade presencial, sendo uma turma noturna com aulas de segunda a sexta-feira e uma turma diurna na modalidade de ensino em bloco uma semana por mês em período integral de segunda a sábado com início previsto para fevereiro 2012.

2.4. A Atividade, modalidade do curso, descrição das atividades e remuneração são descritas no quadro a seguir:

ATIVIDADE

MODALIDADE DO CURSO

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

REMUNERAÇÃO

CARGA HORÁRIA

Docente

Presencial, na modalidade de ensino em bloco uma semana por mês, período integral de segunda a sábado.

Planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação dos processos de aprendizagem teóricos e práticos, construção e disponibilização do material didático-pedagógico; Elaboração do relatório final do módulo de acordo com o modelo entregue.

R$ 40,00 horas/aula

400 horas (quatrocentas horas)

Docente

Presencial em período noturno de segunda a sexta-feira.

Planejamento, desenvolvimento, execução e avaliação dos processos de aprendizagem teóricos e práticos, construção e disponibilização do material didático-pedagógico; Elaboração do relatório final do módulo de acordo com o modelo

R$ 40,00 horas/aula

400 horas (quatrocentas horas)

3. DOS REQUISITOS DE ACESSO

3.1 Poderão inscrever-se no Processo Seletivo servidores públicos federais, estaduais ou municipais, devendo ainda possuir as seguintes qualificações:

a) Graduação em Enfermagem;

b) Experiência na atividade de organização do processo de aprendizagem de orientação técnica aos profissionais e/ou alunos, e/ou vivência em ensino profissional técnico de nível médio;

c) Experiência Profissional mínima de 01 (um) ano na área escolhida do curso no ato da inscrição.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. A inscrição para o processo seletivo é gratuita e estará aberta no período de 09 a 13 de janeiro de 2012, em dias úteis, nos horários das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00 horas.

4.2. As inscrições serão realizadas pelos candidatos, pessoalmente ou por procuração simples, na Secretaria Geral de Ensino da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde, situada na quadra 606 sul, Alameda Portinari, AMP 07.

4.3. No ato da inscrição o candidato poderá escolher uma ou duas áreas citada no item 2.1, para concorrer ao processo seletivo.

4.4. No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

a) Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, conforme modelo constante no Anexo I, deste edital.

b) Declaração de liberação, assinada pela chefia imediata, constando o cargo exercido pelo servidor(a) e, autorizando a participação integral nas atividades do curso, conforme modelo constante no Anexo II, deste edital

c) Currículo atualizado, com todos os documentos comprobatórios (cópias autenticadas ou cópias acompanhadas do original). O material deverá ser apresentado em ordem cronológica do mais recente para o mais antigo, de preferência encadernado ou grampeado, conforme modelo constante no Anexo III, deste edital.

d) Documentos pessoais (cópias autenticadas ou cópias acompanhadas do original):

· Carteira de Identidade;

· Cadastro de Pessoa Física - CPF;

· Comprovante de endereço;

· Comprovante de Conta corrente;

· Contracheque atualizado;

· PIS/PASEP;

· RG ou certidão de nascimento do dependente.

· Diploma de graduação.

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

5.1 Os candidatos deverão submeter-se as seguintes etapas do processo seletivo

a) Primeira Etapa, de caráter eliminatório, compreendendo a Análise Curricular, com pontuação máxima de 50 pontos, conforme Quadro de Atribuições de pontos no Anexo IV.

b) Segunda Etapa, de caráter classificatório, compreendendo a apresentação de micro aula, com pontuação máxima de 50 pontos, conforme Quadro de Atribuições de pontos no Anexo V.

c) Terceira Etapa, de caráter classificatório, compreendendo a entrevista, com pontuação máxima de 50 pontos, conforme Quadro de Atribuições de pontos no Anexo V.

5.1.1. A micro-aula será realizada nos dias 23 a 25 de janeiro de 2012, sendo que a seqüência das ministrações estabelecidas de acordo com o agendamento de horário realizado pelo candidato, no ato da inscrição.

5.1.2. A micro-aula terá duração máxima de 20 minutos e seu tema será de livre escolha dentro da área escolhida pelo candidato no ato da inscrição, conforme item 2.1 e 4.3.

5.1.3 O candidato deverá entregar 03 (três) vias do seu plano de aula, no dia da apresentação, contendo: tema, objetivo, desenvolvimento/metodologia, recursos didáticos e avaliação.

5.1.4. A entrevista será realizada nos dias 30 e 31 de janeiro de 2012, sendo que a seqüência das mesmas será estabelecida de acordo com o agendamento de horário realizado pelo candidato, no ato da inscrição.

5.2. A avaliação levará em consideração o somatório dos pontos das duas etapas, sendo que o candidato deverá ter uma pontuação mínima de 30 pontos conforme anexo IV.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1. A classificação será definida considerando a maior pontuação, em ordem decrescente, obtida como resultado da Avaliação Somatória, preenchendo todas as vagas ofertadas.

6.1.1 Serão selecionados (o dobro) da quantidade de vagas necessárias, sendo que os candidatos classificados fora do número de vagas, denominados suplentes, poderão ser convocados conforme a necessidade dos cursos.

7. DO RESULTADO PROVISÓRIO E SUA DIVULGAÇÃO

7.1 O resultado provisório será divulgado na data provável de 03/02/2012 nos seguintes veículos de comunicação: Diário Oficial do Estado do Tocantins; sitio da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins - SESAU, no endereço eletrônico: www.saude.to.gov.br e no mural da Escola Tocantinense do SUS-TO.

8. DOS RECURSOS

8.1. Os candidatos poderão interpor recurso, devidamente fundamentado, no prazo de 24 horas, após a divulgação do resultado, devendo este ser dirigido à Comissão de Seleção, junto a Secretária Geral de Ensino.

8.2. O resultado do recurso se dará no prazo máximo de vinte e quatro horas.

9. DO RESULTADO FINAL

9.1. O resultado final do processo seletivo será divulgado na data provável de 08 de fevereiro de 2011 no sítio eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde, www.saude.to.gov.br e no Diário Oficial do Estado.

10. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

10.1 Para fins de desempate na classificação serão considerados os seguintes critérios em ordem de apresentação:

a) Maior idade;

b) Maior tempo de exercício profissional;

c) Maior tempo de docência;

d) Maior nota na micro-aula;

e) Maior nota na entrevista.

11. DA CONVOCAÇÃO

11.1 Os candidatos deverão apresentar-se na Secretaria Geral de Ensino da ETSUS, situada na Quadra 606 Sul, APM- 07, Alameda Portinari, Palmas - TO, no PRAZO MÁXIMO de 01 (um) dia útil, a partir do primeiro dia de publicação da convocação.

11.2 Ao ser convocado o candidato deverá confirmar a sua participação na capacitação pedagógica e planejamento, com carga horária de 32 horas, que será realizada nos dias 13 a 17 de fevereiro de 2012, no município de Palmas/TO.

11.3 A ausência de atendimento a convocação será entendida como desistência da vaga, sendo convocado o candidato seguinte, obedecendo à ordem de classificação.

11.4 A convocação para o preenchimento de vagas remanescentes será feito por meio da ETSUS, via contato telefônico, tendo ainda os nomes divulgados no sítio da SESAU.

12 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. Todos os atos relativos a este processo seletivo serão divulgados no Diário Oficial do Estado; no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins - SESAU.

12.2. A inscrição do candidato implicará em aceitação das normas para o processo seletivo contidas neste edital.

12.3. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todos os atos e comunicados referentes a este processo seletivo que sejam publicados no Diário Oficial do Estado do Tocantins, divulgados na internet, no endereço eletrônico www.saude.to.gov.br;

12.4. Será excluído do processo seletivo o candidato que perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

12.5. O candidato poderá impugnar o presente edital no prazo de 01 (um) dia útil, a contar da publicação oficial, instruído com cópia da identidade e cópia do comprovante de inscrição na Secretária Geral de Ensino - SETSUS em Palmas/TO, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.

12.6. Será desclassificado e excluído do exame de seleção o candidato que fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata ou, ainda, deixar de apresentar qualquer um dos documentos que comprove o atendimento a todos os requisitos exigidos pelo presente edital;

12.7. Os documentos apresentados à Comissão de Seleção pelos candidatos aprovados não serão devolvidos.

12.8. Os documentos apresentados à Comissão de Seleção pelos candidatos inabilitados poderão ser retirados até 30 dias, contados a partir da homologação da seleção.

12.9. Os documentos dos candidatos não selecionados que não forem retirados, serão destruídos após 30 dias, contados a partir da homologação da Seleção, sem qualquer formalidade ou aviso.

12.10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção, instituída pela Portaria/SESAU nº 686 de 16 de setembro de 2011.

Magnólia Silva dos Santos
Presidente

ANEXO II

DECLARAÇÃO DE LIBERAÇÃO

Declaro que o servidor _____________________________________ matrícula nº _________, está liberado para atuar como docente do Curso Técnico de Enfermagem, com duração de 400 horas/aula, que será realizada a partir de março de 2012, com previsão de duração de 8 meses para a turma diurna e de 5 meses para a turma noturna. Declaro ainda que a presente liberação está em consonância com o disposto no artigo 6° do Decreto Estadual n° 2.985, de 26 de março de 2007, publicado no DOE n° 2.376 de 28 de março de 2007.

____________________,____/_____/___.

________________________________
Chefe imediato (assinatura e matrícula)

Obs: o documento deve ser em papel timbrado.

ANEXO III

MODELO DO CURRÍCULO

I - IDENTIFICAÇÃO

Nome: _________________________________________________________________________________

Telefone para Contato: ____________________________________________________________________

Email: _________________________________________________________________________________

II - Formação Acadêmica:

- Diploma de graduação (Indique a Universidade e a data de conclusão).

III - FORMAÇÃO COMPLEMENTAR:

Cursos de Pós-Graduação a partir de 360 horas, na área relacionada com o Curso Técnico de Enfermagem (Nome, Instituição e a data de conclusão).

IV- HISTÓRICO PROFISSIONAL:

- Atividades/ trabalhos relacionados com o Curso Técnico de Enfermagem

V - EXPERIÊNCIA DOCENTE:

- Cursos que participou como docente (Nome do curso, Instituição, carga horária, data).

ANEXO IV

QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

PONTUAÇÃO MÁXIMA 50 PONTOS

TÍTULO

VALOR MÁXIMO DE PONTUAÇÃO

Formação Acadêmica

Nível Superior - 5,0 Pontos;

5,0

Formação Complementar em áreas afins

Cursos de Atualização, mínimo de 30hs - 5,0 Pontos;

Cursos de Aperfeiçoamento, mínimo de 180hs - 10,0 Pontos;

Cursos de Pós-graduação, mínimo de 360hs - 15,0 Pontos.

O candidato pontuará apenas a maior titulação apresentada, não sendo cumulativo.

15.0

Histórico Profissional

Experiência Profissional na área de Enfermagem.

3,0 pontos para cada ano de exercício profissional nas áreas escolhidas para o processo seletivo conforme item 2.1 , atingindo a pontuação máxima de 15.0 pontos.

15.0

Experiência docente

3,0 pontos para cada ano de exercício docente, atingindo a pontuação máxima de 15.0 pontos.

15.0

Total de Pontos no Currículo

50.0

 

QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO DA MICRO-AULA

PONTUAÇÃO MÁXIMA 50 PONTOS

TÍTULO

VALOR MÁXIMO DE PONTUAÇÃO

Domínio do Tema abordado

10,0

Segurança e Habilidades em transmitir conhecimentos

10,0

Postura, didática e domínio dos recursos didáticos utilizados

10,0

Desenvolvimento da micro-aula, coerente ao Plano de aula entregue

10,0

Pontualidade no uso do tempo pré-estabelecido

10,0

 

QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA

PONTUAÇÃO MÁXIMA 50 PONTOS

TÍTULO

VALOR MÁXIMO DE PONTUAÇÃO

Domínio dos assuntos abordados

20.0

Clareza e objetividade nas abordagens

10,0

Conclusão e exemplificação das vivencias

20,0