CERON - Centrais Elétricas de Rondônia S/A - RO

Notícia:   Divulga convocação do concurso nº 01/2010 das Centrais Elétricas - RO

CERON - CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S/A

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL - 001/2010

ALTERADO PELAS RETIFICAÇÕES I, II E III

A CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S/A - CERON, concessionária de serviços públicos de energia elétrica, empresa controlada da Centrais Elétricas Brasileiras S/A - ELETROBRÁS, com sede e endereço na Av. dos Imigrantes, 4137- Bairro Industrial - Porto Velho/RO, inscrita no CNPJ sob nº 05.914.650/0001-66, por meio da IADE Processos de Seleção e Avaliação Ltda., inscrita no CNPJ nº 65.165.789/0001-86, com sede e endereço na Rua Conceição do Pará, 612 - Belo Horizonte/MG, torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas relativas à realização de Concurso Público, destinado exclusivamente para formação de cadastro de reserva para os Cargos/Função de:

Cargos/Funções de nível superior:

· Administrador/Técnico de Nível Universitário I;

· Advogado/Técnico de Nível Universitário I;

· Assistente Social/Técnico de Nível Universitário I;

· Contador/Técnico de Nível Universitário I;

· Engenheiro/Engenheiro de Segurança do Trabalho I;

· Engenheiro/Engenheiro I, com formação em Engenharia Civil;

· Médico/Médico do Trabalho, com especialização em Medicina de Segurança do Trabalho;

· Técnico de Nível Universitário/Técnico de Nível Universitário I, com formação em Psicologia.

Cargos/Funções de nível médio:

· Assistente/Assistente Administrativo I;

· Assistente/Eletricista;

· Especialista/Assistente Administrativo II;

· Especialista/Técnico de Nível Médio, com formação de Técnico em Telecomunicações;

· Especialista/Técnico em Eletrotécnica;

· Especialista/Técnico em Segurança do Trabalho.

As inscrições deverão ser realizadas a partir das 8 (oito) horas do dia 08 de março de 2010, e encerramento as 17 (dezessete) horas do dia 19 de março de 2010, observando o horário de Rondônia.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Este Concurso Público será regido de acordo com a Legislação Federal que trata da matéria, e por este Edital.

1.2 Este Concurso Público será executado pela IADE Processos de Seleção e Avaliação Ltda.

1.3 Os pré-requisitos, os salários-base e as cargas horárias semanais para os cargos objetos desse concurso público são os constantes do Anexo I deste Edital.

2. DA FORMAÇÃO DO CADASTRO DE RESERVA

· 2.1.Este concurso público destina-se exclusivamente para formação de cadastro de reserva de aprovados para os cargos/função de Administrador/Técnico de Nível Universitário I, Advogado/Técnico de Nível Universitário I; Assistente Social/Técnico de Nível Universitário I; Contador/Técnico de Nível Universitário I; Engenheiro/Engenheiro I, com formação em Engenharia Civil; Engenheiro/ Engenheiro de Segurança do Trabalho I; Médico/Médico do Trabalho, com especialização em Segurança e Medicina do Trabalho; Técnico de Nível Universitário/Técnico de Nível Universitário I, com formação em psicologia; Assistente/Assistente Administrativo I; Assistente/Eletricista; Especialista/Assistente Administrativo II; Especialista/Técnico em Eletrotécnica; Especialista/ Técnico de Nível Médio, com formação de Técnico em Telecomunicações; Especialista/Técnico em Segurança do Trabalho.

3. DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

3.1 As atribuições dos cargos previstos neste Edital são as constantes do Anexo II.

4. DOS BENEFÍCIOS

4.1 A CENTRAIS ELÉTRICAS DE RONDÔNIA S.A - CERON oferece Plano de Benefícios a todos os seus empregados e dependentes, conforme Normas Internas e Acordo Coletivo de Trabalho, incluindo:

a) Plano de Auto Gestão em Saúde;

b) Tíquete Alimentação;

c) Auxílio-Creche e Pré-Escola;

d) Incentivo ao Curso Universitário;

e) Outros

5. DAS CONDIÇÕES DE HABILITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO NO CARGO

5.1 O candidato deve comprovar que preenche as condições relacionadas a seguir, quando de sua admissão:

a) Ter sido aprovado e classificado em todas as etapas do concurso público, na forma estabelecida neste Edital;

b) ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos n.º 70.391/72 e 70.436/72 e Constituição Federal, §1o do Art. 12;

c) estar quite com as obrigações eleitorais;

d) estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

e) comprovar a conclusão da escolaridade exigida até a data da contratação e atender aos pré-requisitos constantes no Anexo I deste Edital;

f) ter idade mínima de 18 anos comprovados até a data da contratação;

g) não estar incompatibilizado com investidura do cargo, inclusive em razão de demissão por atos de improbidade, comprovados por meio de sindicância e ou inquérito Administrativo, na forma da Lei;

h) possuir habilitação exigida para o exercício da função;

i) ser considerado apto nos exames clínicos e complementares, na forma do item 21.10 deste Edital;

j) se portador de necessidades especiais, atender os requisitos constantes do item 9 deste Edital;

k) apresentar certidão negativa de antecedentes criminais, expedida pela Justiça Estadual e Federal.

6. DA REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO VIA INTERNET

6.1 As inscrições para o Concurso Público deverão ser realizadas via Internet nos sites www.iadenet.com.br e www.ceron.com.br, a partir das 8 (oito) horas do dia 08 de março de 2010, e encerramento as 17 (dezessete) horas do dia 19 de março de 2010, observando o horário de Rondônia.

6.2 A CERON e a IADE Processos de Seleção e Avaliação Ltda., não se responsabilizam por inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

6.3 O candidato, após preencher o formulário eletrônico de inscrição, deverá imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição até o vencimento, em qualquer agência bancária e casas lotéricas.

6.3.1 O boleto bancário estará disponível nos sites www.iadenet.com.br e www.ceron.com.br, e deve ser impresso para pagamento da taxa após a conclusão do preenchimento do formulário de inscrição on-line.

6.4 A inscrição no presente Concurso Público implica o conhecimento e expressa aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

6.5 Os valores da taxa de inscrição para os cargos previstos no item 2.1 deste Edital são os seguintes:

Escolaridade mínima correspondente ao cargo

Valor da Inscrição

Nível Médio/ Curso Técnico

R$ 40,00

Nível Superior

R$ 60,00

6.6 A inscrição somente será considerada válida após o pagamento do boleto, pagável na rede bancária e casas lotéricas, conforme dispõe o subitem 7.5 deste Edital.

6.7 Os boletos bancários deverão ser pagos até o dia 22 de março de 2010.

6.8 Os pagamentos de taxa de inscrição após a data de encerramento das inscrições não serão aceitos, e a inscrição não será considerada válida.

6.9 O candidato, ao efetivar sua inscrição assume inteira responsabilidade pelas informações que fizer constar no formulário eletrônico de inscrição emitido pela Internet, sob as penas da lei.

6.9.1 A IADE Processos de Seleção e Avaliação Ltda., prestará informações relativas ao Concurso Público, objeto deste Edital, bem como disponibilizará meios para realização de inscrição à Av. dos Imigrantes, n° 2509 - sala "E" - Bairro Costa e Silva - Porto Velho-RO CEP: 76803-659 - Telefone: (69) 3223-1010, no horário das 09 (nove) horas às 12 (doze) horas e das 14 (quatorze) horas às 17 (dezessete) horas de segunda a sexta-feira.

6.10 Informações complementares acerca das inscrições estarão disponíveis nos sites www.iadenet.com.br e www.ceron.com.br.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO

7.1 É vedada a inscrição condicional ou extemporânea.

7.2 O valor relativo à inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo no caso de cancelamento do Concurso Público.

7.3 Não será aceita inscrição via postal, por fac-símile, e ou outra forma que não a estabelecida no subitem 6.1 deste Edital.

7.4 Após concretizada a inscrição, em hipótese alguma haverá troca de cargo ou localidade de realização da prova.

7.5 O candidato terá sua inscrição homologada somente após o recebimento, pela IADE Processos de Seleção e Avaliação Ltda, da confirmação do pagamento da sua taxa de inscrição.

7.6 A declaração falsa ou inexata dos dados constantes do Formulário de Inscrição determinará a anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época, podendo o candidato responder às conseqüências legais.

7.7 O candidato poderá inscrever-se para até dois cargos, observando a compatibilidade de horário de realização das provas, conforme disposto no item 14.1 deste edital.

7.8 É vedada a efetivação de mais de uma inscrição em nome do mesmo candidato para os cargos que tiverem o mesmo horário de realização da prova. Caso se verifique dupla inscrição, será considerada apenas a mais recente.

7.9 Não será aceito pagamento da taxa de inscrição efetuado com cheque.

8. Da DIVULGAÇÃO

A divulgação de todas as etapas deste Concurso Público se dará na forma de editais, extrato de editais e avisos através de:

8.1 Publicação no Diário Oficial da União - DOU;

8.2 Divulgação eletrônica nos sites www.iadenet.com.br e www.ceron.com.br.

9. dos portadores de necessidades especiais 9.1 As pessoas portadoras de necessidades especiais, amparadas pelo Artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto Federal nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, poderão, nos termos do presente Edital, concorrer neste concurso público, fazendo sua opção no requerimento de inscrição, disponível nos sites www.iadenet.com.br e www.ceron.com.br.

9.2 Para todas as vagas em aberto ou que forem criadas serão reservadas 5% (cinco por cento) aos portadores de necessidades especiais, dentre as oferecidas, de acordo com a legislação específica. 9.3 O candidato que se inscrever como Portador de Necessidades Especiais deverá: a ) Enviar, via SEDEX, para IADE Processos de Seleção e Avaliação Ltda, Rua Conceição do Pará, 612 - Bairro Santa Inês - Belo Horizonte - MG, CEP 31.080-020, atestado médico dispondo sobre a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente à Classificação Internacional de Doença - CID, bem como indicar no seu pedido de inscrição, o número do código de postagem; b) enviar até a data de encerramento das inscrições, caso necessário, juntamente com atestado médico referido na alínea "a", solicitação de tratamento diferenciado para o dia do concurso público, indicando que condições necessita para a realização das provas.

9.4 O atendimento diferenciado, referido na alínea "b" do subitem 9.3 deste Edital, obedecerá aos critérios de viabilidade e de razoabilidade, do qual o candidato será informado quando da confirmação do seu requerimento de inscrição, na forma do item 11 deste Edital.

9.5 A NÃO solicitação de condições especiais implica a sua NÃO concessão no dia da realização das provas.

9.6 O candidato portador de deficiência visual que requerer prova em Braile deverá levar, no dia de aplicação das provas, reglete e punção.

9.7 Os portadores de necessidades especiais participarão do concurso público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao horário, conteúdo, ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os candidatos.

9.8 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se portador de necessidades especiais, se classificado no concurso público, além de figurar na lista geral de classificação, terá seu nome publicado em relação à parte, observada a respectiva ordem de classificação.

9.9 Os candidatos de que trata o subitem anterior que tiverem a deficiência reconhecida nos termos do subitem 9.1 deste Edital, serão submetidos, no curso do exame de saúde, à perícia específica, destinada a verificar a compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo.

9.9.1 Caso a perícia médica conclua negativamente quanto à compatibilidade, o candidato não será considerado apto à contratação. 10. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

10.1 As inscrições efetuadas de acordo com o disposto no subitem 6.1 deste Edital, serão homologadas pela IADE Processos de Seleção e Avaliação Ltda, pela emissão do Comprovante Definitivo de Inscrição, significando tal ato que o candidato está habilitado para participar das demais fases do Concurso público. 11. DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO E DAS PROVAS

11.1 O local de aplicação da prova será comunicado ao candidato por meio do Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI, que será enviado para o endereço do e-mail informado pelo candidato no formulário de inscrição e também disponibilizado na Internet, nos sites www.iadenet.com.br e www.ceron.com.br, para consulta pelo próprio candidato, a partir do dia 14 de abril de 2010.

11.2 Eventuais erros de digitação ocorridos nos dados cadastrais do candidato, deverão ser registrados no campo "Acerto Cadastral" do Comprovante Definitivo de Inscrição e entregue ao fiscal de sala, durante a realização da Prova Objetiva.

12. DAS ETAPAS DE PROVAS

12.1 Este concurso público constará de:

12.1.1 Etapa única de provas objetivas para todos os cargos, exceto para o cargo/função de Assistente/Eletricista.

12.1.2 De três etapas, sendo uma de prova objetiva, uma de prova de condicionamento físico e uma de curso específico de formação para o cargo de Assistente/Eletricista.

13 DA PROVA OBJETIVA

13.1 A Prova Objetiva de múltipla escolha será eliminatória e classificatória, terá 4 (quatro) opções por questão e obedecerá às características especificadas no Anexo I deste Edital.

13.2 A Prova Objetiva terá um valor máximo de 100 pontos e constará de 40 questões, sendo que cada questão será valorizada em 2,5 pontos.

13.3 As disciplinas que comporão a Prova Objetiva e o número de questões por disciplina, são os discriminados no Anexo I deste Edital.

13.4 Serão considerados aprovados na Prova Objetiva, os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) do total de pontos atribuídos ao conjunto de disciplinas e o mínimo de 20% (vinte por cento) de acerto em cada disciplina.

13.5 Os conteúdos programáticos e as indicações bibliográficas para a Prova Objetiva são os constantes do Anexo III deste Edital.

13.6 A Prova Objetiva terá duração de 03(treis) horas.

14. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

14.1 As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena em locais a serem informados por meio do Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI, nos termos do subitem 11.1 deste Edital, no dia 25 de abril de 2010 nos seguintes horários (horário de Rondônia):

· Para os cargos/funções de nível superior e nível técnico, abaixo: 9:00h às 12:00h

Administrador/Técnico de Nível Universitário I, Advogado/Técnico de Nível Universitário I; Assistente Social/Técnico de Nível Universitário I; Contador/Técnico de Nível Universitário I; Engenheiro/Engenheiro I, com formação em Engenharia Civil; Engenheiro/ Engenheiro de Segurança do Trabalho I; Médico/Médico do Trabalho, com especialização em Segurança e Medicina do Trabalho; Técnico de Nível Universitário/Técnico de Nível Universitário I, com formação em psicologia; Especialista/Técnico em Eletrotécnica; Especialista/ Técnico de Nível Médio, com formação de Técnico em Telecomunicações; Especialista/Técnico em Segurança do Trabalho.

Para os cargos/funções de nível médio (antigo segundo grau), abaixo: 14:30 às 17:30h

Assistente/Assistente Administrativo I; Assistente/Eletricista; Especialista/Assistente Administrativo II

14.2 O candidato deverá comparecer com antecedência mínima de trinta minutos do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais das provas, munido de caneta esferográfica, de tinta azul ou preta, documento oficial de identificação e, preferencialmente, do Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI.

14.3 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.), passaporte brasileiro (ainda válido), certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valem como identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto, obedecido ao período de validade).

14.4 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento ou casamento, título de eleitor ou CPF, ou qualquer outro documento que não esteja especificado no subitem 14.3 deste Edital.

14.5 Em nenhuma hipótese será permitido ao candidato:

a) prestar a prova sem que esteja portando um documento oficial de identidade que contenha, no mínimo, foto, filiação e assinatura;

b) ingressar na sala de aplicação de prova, após o seu início;

c) prestar provas fora do horário ou do local predeterminados e informados no Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI.

14.6 Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoa estranha ao Concurso Público, em sala ou nas demais dependências do local indicado para a sua realização, salvo na hipótese prevista no subitem 14.21 deste Edital.

14.7 No caso de perda ou roubo do documento de identidade, o candidato deverá apresentar certidão que ateste o registro da ocorrência em órgão policial expedida há, no máximo, trinta dias da data da realização da prova e, ainda, ser submetido à identificação especial.

14.8 Não haverá segunda chamada para a prova, ficando o candidato ausente, por qualquer motivo, eliminado do Concurso Público objeto deste Edital.

14.9 Após ser identificado e instalado no local da prova, o candidato não poderá consultar ou manusear qualquer material de estudo ou leitura, enquanto aguardar o seu início.

14.10 Uma vez identificado e instalado no local da prova o candidato somente poderá ausentar-se da sala, que integra o local do Concurso Público, acompanhado de um Fiscal devidamente credenciado.

14.11 Durante a realização da prova não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem utilização de lápis, borracha, bonés, livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, calculadoras, relógios digitais, agendas eletrônicas, pagers, telefones celulares, BIP, walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrônico similar.

14.12 Os objetos de uso pessoal (incluindo telefones celulares que deverão estar desligados) deverão ser acondicionados em sacos plásticos, lacrados e colocados em local à vista e retirados somente após a entrega da Folha de Resposta pelo candidato.

14.13 O candidato que, durante a realização da prova for encontrado portando qualquer um dos objetos especificados nos subitens 14.11 e 14.12 deste Edital será automaticamente eliminado do Concurso Público objeto deste Edital.

14.14 É vedado o ingresso de candidato portando arma no local de realização de prova.

14.15 Será, também, eliminado do Concurso Público de que trata este Edital o candidato que incorrer em qualquer das seguintes situações:

a) deixar o local de realização da prova sem a devida autorização;

b) tratar com falta de cortesia examinadores, auxiliares, fiscais ou autoridades presentes;

c) proceder de forma a tumultuar a realização da prova;

d) estabelecer comunicação com outros candidatos ou com pessoas estranhas, por qualquer meio;

e) usar de meios ilícitos para obter vantagem para si ou para outros;

f) deixar de atender ou acatar as orientações expedidas pelas autoridades responsáveis.

14.16 O candidato para utilizar os banheiros, poderá passar por uma revista pessoal por meio da utilização de detector de metais.

14.17 Na correção da Folha de Respostas será atribuída nota zero à questão com mais de uma opção, rasurada ou sem opção assinalada.

14.18 Em nenhuma hipótese haverá substituição da Folha de Respostas, por erro do candidato.

14.19 Ao terminar a prova, o candidato entregará obrigatoriamente ao Fiscal de Sala sua Folha de Respostas devidamente assinada.

14.20 O candidato somente poderá deixar o local da prova, portando o caderno de questões, 2 (duas) horas após o início da prova.

14.21 Na hipótese de candidata lactante, será facultada a possibilidade de amamentar o filho durante a realização da prova desde que leve um acompanhante, o qual será responsável pela criança que permanecerá em sala reservada para essa finalidade.

14.22 O candidato não poderá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua Folha de Respostas, sob pena de ser eliminado do Concurso Público.

14.23 Em hipótese alguma haverá prorrogação do tempo de duração das provas.

15 DA AVALIAÇÃO FÍSICA

A Avaliação Física consistirá na realização dos exercícios físicos, conforme tabela abaixo, cada um dos quais de caráter eliminatório para o cargo/função de Assistente / Eletricista, e será realizada nas cidades de Porto Velho-RO, Ji-paraná-RO e Vilhena-RO.

Quadro 1.0

EXERCÍCIOS POR ORDEM DE REALIZAÇÃO

CANDIDATOS DO SEXO MASCULINO

CANDIDATAS DO SEXO FEMININO

TEMPO

TENTATIVAS

ÍNDICE MÍNIMO PARA APROVAÇÃO

ÍNDICE MÍNIMO PARA APROVAÇÃO

1ª Corrida em 12 minutos.

2.100 m

1.700 m

12 ( doze) minutos

1 ( uma)

2ª Impulsão horizontal

1,70 m

1,20 m

livre

2 ( duas)

3ª Flexão abdominal

22 ( vinte e duas) repetições

19 ( dezenove) repetições

1:30 (um minuto e meio)

2 (duas)

4ª Flexão de braço

15 ( quinze) repetições com apoio de frente ao solo

10 ( dez) repetições com joelhos apoiados

livre

1 ( uma)

15.1 Serão convocados através de publicação no Diário Oficial da União - DOU, e nos sites www.ceron.com.br e www.iadenet.com.br, até o dia 21 de maio de 2010 para a Avaliação Física, os candidatos ao cargo/função de Assistente/Eletricista aprovados e classificados na Prova Objetiva, em ordem decrescente do total de pontos.

15.2 Descrição dos Testes de Aptidão Física

Teste de corrida de 12 (doze) minutos:

a) O teste deverá ser realizado no máximo em 12 (doze) minutos em pista, sendo permitido andar durante a sua realização;

b) Faltando 2 (dois) minutos para o encerramento do teste, será emitido um sinal sonoro (com um apito) avisando os candidatos sobre o tempo já decorrido. Após 12 (doze) minutos será dado um sinal sonoro e o candidato deverá parar no lugar em que estiver. O candidato deverá ficar em pé, andando transversalmente na pista onde aguardará a anotação do seu percurso pelo fiscal do teste;

Sexo Masculino: Será considerado aprovado o candidato que percorrer nos 12 (doze) minutos, a distância mínima de 2.100 (dois mil e cem) metros.

Sexo Feminino: Será considerada aprovada a candidata que percorrer nos 12 (doze) minutos, a distância mínima de 1.700 (mil e setecentos) metros.

Impulsão Horizontal:

a) O candidato parado deverá saltar para frente, em linha reta, com a impulsão das duas pernas simultâneas. Cada candidato terá duas tentativas para execução do teste, sendo admitido no máximo 2 (dois) minutos de intervalo entre as tentativas:

Sexo Masculino: O candidato deverá saltar a distância de 1,70m ou mais para ser considerado aprovado.

Sexo Feminino: A candidata deverá saltar a distância de 1,20m ou mais para ser considerada aprovada.

Flexão abdominal - estilo remador (masculino e feminino):

a) Esta prova consistirá em o candidato executar:

Posição Inicial: Decúbito dorsal, mãos à nuca e pernas estendidas.

b) Execução: Flexionar o tronco e as pernas simultaneamente tendo como posição final a completa flexão dos membros. Retornar à posição inicial.

A execução do teste deverá ser feita em 1:30 (um minuto e meio) e cada candidato terá 2 (duas) tentativas para execução do teste, sendo admitido no máximo 2 (dois) minutos de intervalo entre as tentativas:

Mínimo habilitatório para esta atividade:

Sexo Masculino:A quantidade mínima para aprovação: 22 (vinte e duas) repetições.

Sexo Feminino: A quantidade mínima para aprovação: 19 (dezenove) repetições.

Flexão de braço:

a) 15 ( Quinze) flexões consecutivas para o candidato do sexo masculino.

b) 10 ( Dez) repetições com os joelhos apoiados para o sexo feminino.

15.4 Cada um dos testes que compõem a avaliação da aptidão física é eliminatório. O candidato que não atingir a marca mínima exigida em cada um deles, não participará dos subsequentes. O candidato não habilitado será eliminado do concurso público.

15.5 O candidato convocado para os Testes de Aptidão Física deverá apresentar Atestado Médico, emitido preferencialmente por um médico com especialidade em cardiologia ou medicina esportiva (às custas do candidato). A entrega do Atestado Médico deverá ser feita no dia e local da aplicação dos testes. Este atestado deve especificar que o candidato "ESTÁ APTO PARA REALIZAR OS ESFORÇOS FÍSICOS". O candidato que não apresentar atestado na forma solicitada estará automaticamente ELIMINADO do concurso público.

15.6 O Atestado Médico, deverá ser emitido em papel timbrado, com carimbo onde constem o nome e o CRM do médico, expedido em data, no máximo retroativa a 30 (trinta) dias da data de realização da avaliação física. Esse atestado deve ser assinado pelo Médico responsável. No dia do teste de capacidade física, o candidato assinará a lista de presença e apresentará documento de identidade oficial, relacionado no item 14.3 deste Edital.

15.7 Para a realização da Avaliação Física, o candidato deverá comparecer ao local e horários definidos em sua convocação para a realização do teste de capacidade física, trajando: camiseta, calção, short ou bermuda, meias e tênis. O candidato que não se apresentar vestido adequadamente não realizará o teste.

15.8 Os casos de alterações físicas, psíquicas ou orgânicas, mesmo que temporárias (gravidez, estados menstruais, indisposições, câimbras, contusões, luxações, fraturas, etc), que impossibilitem a realização da Avaliação Física, na data marcada, ou diminuam ou limitem a capacidade física do candidato, não serão levadas em consideração, não sendo concedido qualquer tratamento diferenciado ou adiamento da Avaliação Física.

15.9 O resultado de cada exercício da Avaliação Física será registrado pelo examinador na Ficha de Avaliação do candidato. Não será dada segunda chance a qualquer dos candidatos, não importando o motivo alegado, exceto previsto no quadro 1.0 do item 15 deste Edital.

15.10 O candidato que vier a acidentar-se em qualquer um dos exercícios da Avaliação Física estará automaticamente eliminado do Concurso Público, não cabendo nenhum recurso contra esta decisão.

15.11 O candidato que deixar de comparecer na data, local e horário estipulado ou não realizar a Avaliação Física em sua totalidade, independente do motivo, será considerado eliminado do Concurso Público.

15.12 O candidato que não obtiver o índice mínimo para aprovação em cada um dos exercícios, considerando-se a quantidade de tentativas de cada exercício, será considerado INAPTO, não sendo permitida a realização dos exercícios subseqüentes. O candidato será considerado APTO, caso alcance o índice mínimo para aprovação em cada um dos exercícios, executando cada exercício, em no máximo o número de tentativas associado a cada um dos testes, conforme Quadro 1.0 do item 15 deste Edital.

15.13 O candidato considerado INAPTO em um dos exercícios da Avaliação Física, tomará ciência de sua condição logo após a finalização do referido exercício, quando será entregue documento específico.

15.14 O candidato considerado INAPTO em qualquer exercício da Avaliação Física será considerado eliminado do Concurso público.

15.15 Não caberá à IADE e à Centrais Elétricas de Rondônia - CERON, nenhuma responsabilidade com o que possa acontecer ao candidato durante a realização da Avaliação Física.

15.16 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das Avaliações Físicas, com antecedência de 60 (sessenta) minutos do horário estabelecido para a avaliação.

15.17 O candidato que der ou receber ajuda, será considerado inapto e será eliminado do Concurso.

16 DO CURSO ESPECÍFICO DE FORMAÇÃO PARA O CARGO/FUNÇÃO DE ASSISTENTE/ELETRICISTA

16.1 O Curso Específico de Formação terá como objetivo preparar, avaliar e selecionar os candidatos para o efetivo exercício do cargo/funções de Assistente/ Eletricista, fornecendo-lhes conhecimentos básicos necessários ao desenvolvimento inicial de suas atividades.

16.2 O Curso Específico de Formação será desenvolvido em regime de dedicação exclusiva.

16.3 O Curso Específico de Formação será desenvolvido na cidade de Porto Velho-RO, em horário comercial, podendo haver aulas nos dias de sábado inclusive, e terá duração de 15 semanas ou 69 dias, 08 horas diárias. Durante o Curso será oferecida 01 (uma) bolsa-auxílio mensal, no valor equivalente a 02 (dois) salários mínimos vigentes. A CERON contratará empresa especializada neste âmbito para ministrar o referido curso, através de processo licitatório.

16.3.1 A matrícula do Curso de Formação não configura vínculo empregatício.

16.3.1.1 O não comparecimento do candidato na data marcada para a matrícula será interpretado como desistência tornando-o eliminado do Concurso Público.

16.3.2 Para inscrição no Curso de Formação, o candidato deverá, no ato da matrícula, firmar TERMO DE COMPROMISSO, para efeito inclusive das disposições contidas nos subitens 16.4.10.

16.4 Durante o Curso Específico de Formação os candidatos serão submetidos à avaliação de aprendizagem, através de provas teóricas e práticas sobre os assuntos ministrados.

16.4.1 O Curso Específico de Formação será constituído por 08 unidades teóricas e 01 unidade Prática;

16.4.2 As provas teóricas e práticas serão traduzidas em notas, numa escala numérica de 0 a 10.

16.4.3 Serão considerados inabilitados para o exercício do cargo/função de Assistente/Eletricista os candidatos que obtiverem no Curso Específico de Formação nota inferior de 5,0 em cada prova (teórica e prática).

16.4.3.1 O candidato somente será avaliado na prova prática, se executar todas as tarefas programadas e realizadas durante o desenvolvimento do referido curso;

16.4.4 Os candidatos serão inabilitados se faltarem a qualquer avaliação, exceto por motivo de doença devidamente comprovado por atestado médico.

16.4.5 Os candidatos considerados inabilitados para o Curso Específico de Formação estarão automaticamente eliminados e não poderão vir a ser convocados para novos exames.

16.4.6 O candidato também poderá ser desligado do Curso Específico de Formação, não sendo considerado apto a exercer as funções, quando:

a) cometer falta grave ou revelar conduta conflitante com o padrão escolar/funcional, devidamente apurada;

b) tiver freqüência inferior a 85% da carga horária por Unidade.

c) não conseguir subir em qualquer um dos postes concernentes ao Curso Específico de Formação, sendo utilizados todos os EPIs e EPCs necessários para sua segurança

16.4.7 Dentre as tarefas a realizar citamos: locação e abertura de cavas para implantação de postes, com a utilização de equipamentos manuais auxiliares; instalação em postes de cruzetas, isoladores, tranformadores, reguladores de tensão e chaveamentos; lançamento, tensionamento e nivelamento de condutores; localização de falhas em alta e baixa tensão e manobras para interdição de trechos para manutenção, etc.

16.4.8 O fato de o candidato já ter exercido atividades da mesma natureza da função não o credencia à dispensa de qualquer etapa do Curso Específico de Formação.

16.4.8.1 Não será dispensado do Curso Específico de Formação, o candidato que for portador de Diploma/Certificado da área elétrica.

16.4.9 O candidato que concluir o Curso Específico de Formação com aproveitamento, exigidos nos itens 16.4.3 e 16.4.6, mas não comparecer à convocação ou não atender aos pré-requisitos para a admissão, conforme detalhado neste Edital, será considerado como desistente, sendo eliminado do Concurso Público.

16.4.10 Será eliminado do Concurso Público o candidato que, durante o Curso de Formação, infringir as normas de segurança estabelecidas.

16.4.11 Estarão eliminados deste certame, os candidatos que se encontrem impossibilitados de participar do Curso Específico de Formação, quando da convocação para o mesmo, seja por alterações físicas, psíquicas ou orgânicas, mesmo que temporárias (contusões, luxações, fraturas, etc), ou que diminuam ou limitem a capacidade física do candidato, comprometendo a sua segurança e execução da prática no referido curso.

16.5 O candidato durante o Curso Específico de Formação, não terão direito aos benefícios relacionados no item 4.1 deste Edital.

17. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO

17.1 O Resultado Final deste concurso público será aferido pelo somatório dos pontos obtidos nas disciplinas que compõem a Prova Objetiva, exceto para o cargo/função de Assistente/Eletricista.

17.2 A classificação final dos candidatos aprovados, conforme disposto no item 13.4 deste edital será ordenada por cargo/função por ordem decrescente do número de pontos obtidos nas provas objetiva, exceto para o cargo/função de Assistente/Eletricista.

17.3 Havendo empate na totalização dos pontos, para ambos os cargos, terá preferência o candidato com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, na forma do disposto no parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).

17.4 Persistindo o empate, terá preferência o candidato que:

a) tiver obtido o maior número de pontos na disciplina Específica;

b) tiver obtido o maior número de pontos na disciplina de Língua Portuguesa;

c) tiver mais idade.

17.5 Os candidatos inscritos como portadores de necessidades especiais, classificados, além de figurarem na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados em separado.

18. DOS RECURSOS

18.1 Caberá interposição de recurso, em instância única, fundamentado perante a Banca Examinadora de cada cargo/função, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados do primeiro dia subseqüente à data de divulgação do objeto do recurso, nas seguintes hipóteses:

a) contra o gabarito ou questão da Prova Objetiva;

b) contra o resultado da Prova Objetiva;

c) contra o resultado da Avaliação Física;

d) contra o resultado do Curso Específico de formação para o cargo/função de Assistente/Eletricista

18.2 Admitir-se-á um único recurso por questão, nota da Prova Objetiva, Prova de Condicionamento Físico e Curso Específico para Formação de Assistente/Eletricista para cada candidato, não sendo aceitos recursos coletivos.

18.3 Na hipótese de anulação de questão, por força de provimento de algum recurso, os pontos relativos a essa questão serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente da formulação de recurso.

18.4 Se, por força de decisão favorável a impugnações, houver modificação do gabarito divulgado antes dos recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo recurso dessa modificação decorrente das impugnações.

18.5 Os recursos deverão ser enviados com a observância do seguinte:

a) digitado, em duas vias;

b) dentro do prazo estipulado no subitem 18.1 deste Edital;

c) com indicação da questão ou gabarito, ou da nota atribuída que se quer contestar;

d) com argumentação lógica, consistente e baseada exclusivamente na bibliografia indicada no Edital, para recurso contra questão de prova ou gabarito;

e) com capa em que conste o nome, o número de inscrição, o cargo para o qual concorre, o endereço completo, inclusive e-mail e a assinatura do candidato;

f) conforme modelo constante do Anexo IV deste Edital.

18.6 Os recursos citados nas alíneas "a", "b" e "c" do subitem 18.1 deverão ser enviados, individualmente, para IADE Processos de Seleção e Avaliação Ltda preferencialmente via SEDEX, à Rua Conceição do Pará, 612 - Bairro Santa Inês - Belo Horizonte - MG - CEP. 31.080-020, com indicação na parte da frente do envelope - RECURSO CONTRA O CONCURSO DA CERON. Para a validade do recurso, a data da postagem deverá obedecer ao prazo estabelecido no subitem 18.1 deste Edital.

18.7 Os recursos citados na alínea "d" do subitem 18.1 deverão ser enviados para a empresa que ministrará o Curso Específico de Formação para o cargo/função de Assistente/Eletricista na forma por ela especificada.

18.8 Não serão considerados os recursos interpostos quando:

a) em desacordo com este Edital;

b) fora do prazo estabelecido.

18.9 O prazo para interposição de recurso é preclusivo e comum a todos os candidatos.

18.10 A Banca Examinadora constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

18.11 A IADE Processos de Seleção e Avaliação Ltda, encaminhará conclusão fundamentada sobre o recurso, emitida pela Banca Examinadora, para o endereço eletrônico do candidato.

18.12 A IADE Processos de Seleção e Avaliação Ltda, não se responsabiliza por endereço eletrônico não informado ou informado com dados errôneos pelo candidato.

19. DO RESULTADO FINAL

19.1 O resultado final do Concurso Público, objeto deste Edital, será publicado no Diário Oficial da União e nos sites www.iadenet.com.br e www.ceron.com.br, não se permitindo recurso deste resultado.

20. HOMOLOGAÇÃO

20.1 O resultado final do Concurso Público de que trata este Edital será homologado pela Diretoria Executiva da Centrais Elétricas de Rondônia S.A - CERON, com publicação no Diário Oficial da União - DOU.

21. DA contratação DOS CANDIDATOS HABILITADOS 21.1 O ingresso em quaisquer dos cargos, de que trata este Edital, dar-se-á na respectiva referência, nos termos do Plano de Cargos e Salários da Centrais Elétricas de Rondônia S.A - CERON, vigente e legislação pertinente. A admissão do concursado no Quadro de Pessoal da CERON se dará no salário previsto na Tabela Salarial vigente.

21.2 O candidato aprovado e classificado neste concurso público será admitido obedecida à ordem de classificação, durante a vigência deste Concurso e sua lotação se dará em qualquer localidade dentro do Estado de Rondônia, de acordo com a necessidade da empresa no ato da convocação, não havendo vinculação com o local de realização das provas.

21.3 O candidato aprovado no Concurso Público de que trata este Edital, será admitido no cargo, se atendido os requisitos dispostos no Anexo I deste Edital, e apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (Original e Xerox do local da foto e dados cadastrais);

b) 04 Fotos 3 X 4;

c) declaração de Probidade Administrativa (original);

d) exames Médicos Admissionais (original);

e) exame de tipagem sanguínea (original);

f) Certidão Criminal do Fórum ( estadual e federal);

g) Carteira de Identidade (cópia e original);

h) CPF (cópia e original);

i) PIS / PASEP (cópia e original);

j) Título de Eleitor (cópia e original);

k) Certidão de Quitação Eleitoral (original)

l) comprovante de escolaridade (cópia e original);

m) Carteira de Habilitação Profissional expedida pelos órgãos de classe (CREA, CRAS, etc.) (cópia e original);

n) contribuição sindical relativo ao exercício (cópia);

o) Certificado de Reservista (cópia e original);

p) comprovante de pagamento de anuidade Conselho Regional (cópia);

q) Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia e original);

r) comprovante de residência - conta de luz, água ou telefone (cópia e original);

s) Certidão de Nascimento dos filhos menores de 21 anos (cópia e original);

t) Caderneta de vacinação dos filhos menores de 05 anos (cópia e original);

u) Outros documentos que se fizerem necessários à época da contratação.

21.4 Não será admitido o candidato que deixar de apresentar qualquer um dos documentos especificados no subitem 21.3 deste Edital, exceto o mencionado na alínea "i", bem como deixar de comprovar qualquer um dos requisitos para investidura no cargo estabelecidos no Anexo I deste Edital.

21.5 O candidato portador de necessidades especiais, aprovado, será admitido, observadas a sua classificação, a proporcionalidade e a alternância com os candidatos de ampla concorrência, sendo sua lotação em qualquer localidade dentro do Estado de Rondônia, de acordo com a necessidade da empresa no ato da convocação, não havendo vinculação com o local de realização das provas.

21.6 Os candidatos cumprirão período de experiência de até 90 (noventa) dias, a contar da data da admissão, na forma do artigo 443, parágrafo 2º , letra "c" da CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.

21.7 O candidato que na data da convocação não apresentar os documentos constantes no subitem 21.3 deste Edital, será automaticamente desclassificado, não havendo a prerrogativa de ser remanejado para o final da lista.

21.8 O candidato aposentado por aposentadoria especial não poderá ingressar na Centrais Elétricas de Rondônia S.A - CERON em cargo/função cujo exercício da atividade infrinja disposição contida na Lei nº 9.035/95.

21.9 Os candidatos aprovados serão mantidos em cadastro reserva durante o prazo de validade do Concurso Público e poderão ser convocados para contratação em função de disponibilidade de vagas, respeitada a ordem de classificação, sendo sua lotação em qualquer localidade dentro do Estado de Rondônia, de acordo com a necessidade da empresa no ato da convocação, não havendo vinculação com o local de realização das provas.

21.10 A contratação estará condicionada:

a) À apresentação de todos os documentos e atendimentos aos requisitos relacionados no subitem 21.3 deste Edital, e suas alíneas;

b) ao exame de sanidade física e mental, que comprovará a aptidão necessária para o exercício da categoria funcional, a ser realizado por médico oficial ou credenciado pela Centrais Elétricas de Rondônia S.A - CERON.

21.11 Os candidatos convocados deverão apresentar, também, visto/registro no Conselho Regional, da sua respectiva categoria profissional, no Estado de Rondônia no ato da contratação.

22 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

22.1 O candidato que fizer qualquer declaração falsa ou inexata ao se inscrever, ou que não possa satisfazer todas as condições enumeradas neste Edital, terá cancelada sua inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que tenha sido aprovado nas provas e exames ou contratação.

22.2 É de responsabilidade do candidato manter seu endereço atualizado até a homologação do Concurso Público junto à IADE.

22.3 É de responsabilidade do candidato manter seu endereço atualizado após a homologação do Concurso Público junto ao Departamento de Gestão de Pessoas da CERON, através de carta registrada, com assinatura reconhecida em Cartório, para o endereço à Av. dos Imigrantes, 4137- Bairro Industrial - CEP: 76.821-063 - Porto Velho/RO, ou para o e-mail ouvidoria@ceron.com.br.

22.4 Não serão fornecidos exemplares de provas relativas a Concursos Públicos anteriores.

22.5 A CERON e a IADE não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outros materiais impressos ou digitais referentes às matérias deste Concurso Público ou por quaisquer informações que estejam em desacordo com o disposto neste Edital.

22.6 Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, probabilístico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, ter o candidato se utilizado de processo ilícito para obter aprovação própria ou de terceiros, suas provas serão anuladas e o candidato será, automaticamente, eliminado do concurso público.

22.7 As despesas decorrentes da participação em todas as etapas e procedimentos do concurso de que trata este Edital correrão por conta do candidato.

22.8 A aprovação no concurso público assegurará apenas a expectativa de direito à admissão, ficando a concretização desse ato condicionado à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da CERON, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do concurso público.

22.9 Este Concurso Público terá validade de 2 (dois) anos, a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

22.10 Informações a respeito deste Concurso Público poderão ser obtidas nos sites www.iadenet.com.br e www.ceron.com.br ou pelos telefones (31) 3481-2222 e (69) 3223-1010

22.11 Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares, avisos e convocações, relativos a este Concurso Público, que vierem a ser publicados.

22.12 Integram o presente Edital:

ANEXO I: Especificações dos cargos e das provas.

ANEXO II: Atribuições dos cargos.

ANEXO III: Conteúdo Programático e Indicações Bibliográficas.

ANEXO IV: Modelo de recurso.

Porto Velho, 26 de fevereiro de 2010.

ANEXO I

CARGO/FUNÇÃO

ESCOLARIDADE/PRÉ-REQUISITO

SALÁRIO BASE

CARGA HORÁRIA

PROVAS

N° DE QUESTÕES

Administrador/ Técnico de Nível Universitário I

Curso Superior de Administração, com registro no CRA, e comprovação de regularidade quanto ao pagamento da anuidade da categoria.

R$ 2.551,52

40 horas semanais

Português

Conhec. Gerais

Informática

Legislação

Específica

10

05

05

05

15

Advogado/ Técnico de Nível Universitário I

Curso Superior de Direito, com registro na OAB, e comprovação de regularidade quanto ao pagamento da anuidade da categoria.

R$ 2.551,52

40 horas semanais

Português

Conhe. Gerais

Informática

Legislação

Específica

10

05

05

05

15

Assistente Social/ Técnico de Nível Universitário I

Curso Superior de Serviço Social e registro no CRESS, e comprovação de regularidade quanto ao pagamento da anuidade da categoria.

R$ 2.551,52

40 horas semanais

Português

Conhec.Gerais

Informática

Específica

10

05

05

20

Contador/ Técnico de Nível Universitário I

Curso Superior de Ciências Contábeis e registro no CRC, e comprovação de regularidade quanto ao pagamento da anuidade da categoria.

R$ 2.551,52

40 horas semanais

Português

Conhec. Gerais

Informática

Legislação

Específica

10

05

05

05

15

Engenheiro/ Engenheiro I

Curso Superior de Engenharia Civil, com registro no CREA, e comprovação de regularidade quanto ao pagamento da anuidade da categoria.

R$ 4.217,16

40 horas semanais

Português

Conhec. Gerais

Informática

Específica

10

05

05

20

Engenheiro/ Engenheiro de Segurança do Trabalho I

Curso Superior de Engenharia, com especialização - latu sensu - em Segurança do Trabalho e registro no CREA, e comprovação de regularidade quanto ao pagamento da anuidade da categoria.

R$ 4.217,16

40 horas semanais

Português

Conhec. Gerais

Informática

Específica

10

05

05

20

Médico/ Médico do Trabalho

Curso superior de Medicina, com especiaização - latu sensu - em Medicina de Segurança do Trabalho e registro no CRM, e comprovação de regularidade quanto ao pagamento da anuidade da categoria.

R$ 3.046,62

20 horas semanais

Português

Conhec. Gerais

Informática

Específica

10

05

05

20

Técnico de Nível Universitário /Técnico de Nível Universitário I

Curso Superior de Psicologia, com registro no CRP, e comprovação de regularidade quanto ao pagamento da anuidade da categoria.

R$ 2.551,52

40 horas semanais

Português

Conhec. Gerais

Informática

Específica

10

05

05

20

Assistente/ Assistente Administrativo I

Ensino médio completo.

R$ 1.455,15

40 horas semanais

Português

Conhec. Gerais

Informática

Matemática

Legislação

10

05

10

05

10

Especialista/ Assistente Administrativo II

Ensino médio completo.

R$ 2.074,65

40 horas semanais

Português

Conhec. Gerais

Informática

Raciocínio Lógico

Legislação

10

05

10

05

10

Assistente/Eletricista

Ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação - categoria "B".

R$ 1.455,15

40 horas semanais, sujeito a escala de revezamento

Português

Conhec. Gerais

Matemática

Específica

15

05

10

10

Especialista/ Técnico de Nível MédioCurso técnico em Telecomunicações com registro no CREA, e comprovação de regularidade quanto ao pagamento da anuidade da categoria.R$ 2.074,6540 horas semanaisPortuguês

Conhec. Gerais

Legislação

Específica

10

05

05

20

Especialista/ Técnico em EletrotécnicaCurso Técnico em Eletrotécnica, com registro no CREA, e comprovação de regularidade quanto ao pagamento da anuidade da categoria.R$ 2.788,1040 horas semanaisPortuguês

Conhec. Gerais

Informática

Específica

10

05

05

20

Especialista/ Técnico em Segurança do trabalhoCurso Técnico em Segurança do Trabalho com registro no Ministério do TrabalhoR$ 2.074,6540 horas semanaisPortuguês

Conhec. Gerais

Informática

Específica

10

05

05

20

ANEXO II

ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

1 - Cargo: Advogado - Função: Técnico de Nível Universitário I

Desempenhar atividades especializadas de advocacia que exijam a aplicação de conhecimentos de natureza jurídica, conferida por lei aos profissionais do direito, especialmente em matéria de Direito Trabalhista e do Direito Civil e Administrativo, assistindo à Ceron até a última instância, esgotando-se todos os recursos cabíveis, até o arquivamento final dos processos.

2 - Cargo: Engenheiro - Função: Engenheiro de Segurança do Trabalho I

Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de Engenharia de Segurança do Trabalho; estudar as condições de segurança dos locais de trabalho, das instalações e equipamentos; vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos; executar outros serviços afins e correlatos de acordo com resolução CONFEA 359 de 31/04/91; disponibilidade para viagens.

3 - Cargo: Engenheiro - Função Engenheiro I com formação em Engenharia Civil

Fazer levantamento em campo dos imóveis, utilizados pela CERON, e criar arquivo eletrônico dos mesmos;

Elaborar projeto arquitetônico, estrutural, hidro-sanitário, instalações de combate a incêndio sempre observando o que preconiza as normas;

Elaborar estudos de arranjo físico, com vistas à otimização e racionalização da utilização do espaço físico disponível nas instalações e escritórios da Companhia;

Gerenciar e fiscalizar projetos de obras reformas e ampliações, desde a criação do projeto básico, confecção dos projetos, fiscalização de obra até o recebimento das mesmas;

Criar procedimentos para avaliações de obras, manutenção e conservação de imóveis;

Elaborar avaliação de imóveis tendo em vista a relação custo benefício;

Elaborar planilhas orçamentárias, bem como cronograma físico financeiro para os diversos tipos de obras civis;

Conservar e manter o acervo documental da empresa, no que diz respeito a plantas e processos referentes a obras, efetuando a classificação dos documentos por área, data e cronologia, observando o disposto nas tabelas de temporalidade;

Acompanhar o plano de trabalho desenvolvido pela empresa, organizando cronograma para cumprimento das ações definidas;

Gerenciar e controlar os processos para liberação de pagamentos, através de medições e comprovação de regularidade das obras junto ao CREA;

Elaborar relatórios de fiscalização de obras com os andamentos dos processos;

Auxiliar na proposição de novas normas e procedimentos a serem estabelecidas pelas gerências;

Inspecionar os materiais utilizados em redes de distribuição e subestações, tais como postes, capitéis e outras estruturas que venham a ser utilizadas;

Planejar atividades de Manutenção nas subestações no que diz respeito às obras civis necessárias, sempre preconizando o melhor funcionamento da mesma;

Elaborar relatórios à Diretoria da CERON, bem como Projeto Básico, Pedido de Serviços para contratação de consultoria e execução de serviços especializados, bem como para aquisição de equipamentos e materiais;

Participar de reuniões/ou visitas técnicas junto ao agente regulador- ANEEL, Ministérios, Universidades, Consultorias, ONG´s, Órgãos Governamentais do Estado de Rondônia e Órgãos Representativos de Classes; Interar e diligenciar processos junto a todas as áreas internas da Empresa; Organizar e apresentar palestras, audiências públicas e eventos técnicos, sobre assuntos da área para públicos internos e externos.

5 - Cargo: Médico - Função: Técnico de Nível Universitário I - Médico do Trabalho

Executar trabalhos inerentes à área de atuação; atuar preventivamente nas situações de saúde e doença; emitir laudos e pareceres nas situações exigidas; planejar, elaborar e executar programas médicos voltados à área de prevenção de doenças e promoção da saúde; acompanhamento a pacientes para tratamento de saúde fora do estado em situações emergenciais; acompanhamento a perícias médicas junto ao INSS; disponibilidade para viagens. Atendimento ambulatorial à funcionários e seus dependentes.

6 - Cargo: Técnico de Nível Universitário - Função: Técnico de Nível Universitário I, com formação em Serviço Social

Parecer e laudos sociais; elaboração de programas voltados à saúde do trabalhador; atendimento às emergências; acompanhamento de benefícios junto ao INSS; elaborar, coordenar, executar e avaliar planos programas e projetos que sejam de âmbito de atuação do serviço social com a participação da sociedade civil; disponibilidade para trabalhos voluntários. Programa de Qualidade de Vida. Atendimento capital e interior do Estado.

7 - Cargo: Assistente - Função Assistente Administrativo I

Apoio administrativo, arquivista, encaminhamento de documentos e atendimento interno e externo.

8 - Cargo: Especialista - Função: Assistente Administrativo II

Emite relatórios mensais sobre as atividades da área/carteira de trabalho. Efetua gestão financeira de contratos/convênios e prestação de serviços. Opera micro computador para elaborar planilhas de cálculos. Controla por meio de sistemas o orçamento de despesas e investimentos, bem como o saldo mensal disponível de cada área. Elabora programação de pagamento a fornecedores para manter o equilíbrio do fluxo de caixa. Prepara material necessário para realização do treinamento objetivando a execução das metas estabelecidas. Executa atividades referente ao controle de convênios médicos/odontológicos. Efetua projeção do mercado de energia elétrica a longo prazo para elaboração de relatórios. Montar e desmontar equipamentos de som e imagem em eventos realizados pela Empresa.

9 - Cargo: Contador - Função: Técnico de Nível Universitário I

Desempenhar atividades relacionadas com: Atuar na elaboração de procedimentos licitatórios no tocante à: Elaboração de Planilhas de Custos Análise econômica /contábil de propostas comerciais Viabilidade de renovação de contratos. Elaboração de relatório gerenciais Participar de Comissões Licitação (quando necessário), inclusive as especiais. Comprar material importado. Analisar as alterações na legislação e propor mudanças nos editais e minutas contratuais. Administração de Contratos Elaboração de contratos Análise e controle de contratos Diversos Elaboração de relatórios gerenciais que possam subsidiar a D.E. em tomadas de decisões de várias espécies. Planejamento, visando melhorias nas atividades desenvolvidas na área de suprimentos. Manutenção contatos e jurídicos que analisam os autos cobranças aos processuais. Desempenhar atividades na CERON, que exijam a aplicação de conhecimentos de natureza contábil, conferidos por Lei, aos profissionais de contabilidade, notadamente perícias judiciais, análise e revisão de Balanços e de contas em geral, verificação de haveres, assistência aos Conselhos ficai e Administração, Aplicação de conhecimento da legislação tributária. Analisar, definir e implantar os procedimentos acerca dos recebíveis da Empresa junto aos contratos de parcerias; Analisar e definir os procedimentos de cobrança dos funcionários cedidos a terceiros; Elaborar e implantar rotina e procedimentos de cobrança dos cheques devolvidos de pagamentos de contas energia elétrica; Efetivar a cobranças dos cheques devolvidos de pagamentos de contas energia elétrica; Elaborar, em conjunto com a área afim procedimentos de cobrança do parcelamento de contas de energia junto às prefeituras; Elaborar, em conjunto com a área afim, procedimentos de cobrança do parcelamento de contas de energia dos consumidores da empresa; Participar das negociações, em conjunto com a área afim, dos parcelamentos dos grandes devedores da Empresa; Elaborar a documentação necessária para cobrança judicial, após esgotadas as negociações para recebimento dos créditos da empresa; Elaborar periodicamente relatório gerencial das atividades desenvolvidas;

10 - Cargo: Administrador - Função: Técnico de Nível Universitário I

Desempenhar atividades relacionadas à confecção de documentos oficiais da empresa.

Manter atualizado o cadastro de Conselheiros e Diretores. Manter a Diretoria informada das alterações em legislações que afetem o "funcionamento" da Companhia. Atuar na elaboração de atas. Manter atualizadas todas as informações que possam ser solicitadas por órgãos de controle. Tomar todas as providências de sua competência para validar as decisões dos acionistas, dos Conselhos e da Diretoria (junto à Junta Comercial e outros órgãos). Manter comunicação com membros dos Conselhos, pondo-os constantemente a par do que for importante ao conhecimento dos membros. Zelar pela atualização do Estatuto Social e do Regimento Interno. Desempenhar atividades relativas à gestão do contas a receber. Elaborar estudos prospectivos do faturamento, arrecadação e contas a receber. Acompanhar débitos dos maiores devedores e órgãos públicos. Elaborar estudos de incentivo à adimplência e redução da inadimplência. Elaborar estudos de cobrança administrativa e judicial Elaboração, análise e gerenciamento de atividades da área comercial. Elaboração de projeto para adequação de atividades funcionais. Elaboração de fluxograma de atividades. Análise e acompanhamento dos processos de metas da Empresa. Elaboração, análise e gerenciamento de atividades de atendimento/faturamento/arrecadação.Desempenhar outra atividade designada pela Coordenação. Desempenhar qualquer atividade na CERON, que exija a aplicação dos conhecimentos da formação de Administrador, voltado para os processos de planejamento, organização e controle dos recursos disponíveis da empresa para alcance dos objetivos propostos. Desenvolver estudos e análises comportamentais nas áreas de pessoal, benefícios, treinamento e segurança, propondo práticas de racionalização de custos administrativos. Desenvolver os processos de RH, relatórios com custos e comparação orçamentário. Desenvolver junto com a área de informática sistemas para automação das informações gerenciais e indicadores de RH. Executar todas as atividades ligadas ao call center, tais como: acompanhamento do tempo atendimento, número de reclamações, pontos de atendimento, estatísticas de reclamações e demais atividades correlatas à função. Proceder à revisão das normas e procedimentos comerciais Aplicação e divulgação da legislação pertinente. Aferir a equidade da atividade comercial através de procedimentos amostrais in loco. Supervisão dos centros de atendimento através de procedimentos amostrais in loco. Desempenhar atividades relacionadas com: Compras na Adm. Pública: Atuar na digitação de editais e de demais documentos, com redação própria. Atuar como elemento de ligação entre GAS e áreas solicitantes, conferindo cálculos, planilhas e Projeto Básicos. Levantar dados e analisar processos, propondo a aplicação de multas e outras penalidades aos gestores. Participar de Comissões Licitação ( quando necessário), inclusive as especiais. Comprar de material importado. Analisar as alterações na legislação e propor mudanças nos editais e minutas contratuais. Supervisionar o trabalho dos "compradores", verificando a documentação dos processos de compra, inexigibilidade e dispensa, sendo o apoio da Gerência. Administração de Contratos Elaboração de contratos Análise e controle de contratos Publicações legais; Administração Materiais/Estoque Entrada e saída de material. Montagem e interpretação gráficos e outras representações estatísticas que demonstrem a evolução no controle de estoque físico e contábil. Gerenciamento de pessoas.

11 - Cargo: Especialista - Função: Técnico em Eletrotécnica

Análise técnica de processos de Processos de Ouvidoria; Atendimento ao público. Proceder a revisão/acompanhamento e padronização das normas técnicas de comercialização Estudar alternativas de padronização, adequando à novas tecnologias Efetuar acompanhamento do cadastro comercial Monitoramento do corte de consumidores, estatísticas de auto-religações e ações correlatas Monitoramento das fiscalizações das unidades consumidoras, estatísticas de recuperação de consumo, fraudes e irregularidades nas medições Monitoramento da gestão de medidores.

12 - Cargo: Especialista - Função: Técnico de Segurança do Trabalho

Exercer atividades de inspeções nos ambientes de trabalho e equipamentos; efetuar levantamentos dos riscos nos locais de trabalho identificando agentes agressivos; orientar e treinar o pessoal em aspectos de segurança; indicar equipamentos de proteção; investigar e analisar acidentes de trabalho em empreendimentos de geração e/ou transmissão de energia elétrica, nas atividades de obras civis, montagem eletromecânica e nas atividades de manutenção de equipamentos e instalações; disponibilidade para viagens.

13 - Cargo: Especialista - Função: Técnico de Nível Médio, com curso de Telecomunicação

Responsável pelo projeto, desenvolvimento e implantação de projetos de sistemas de telecomunicações, abrangendo áreas de: comutação, transmissão, recepção, telefonia, redes e protocolos, utilizando instrumentos, ferramentas e aparelhos de medição, segundo normas técnicas e padrões estabelecidos. Realiza tarefas de pesquisa, ensaios, instalação e manutenção de produtos e serviços da área de transmissão de dados, voz, imagens e informações. Análise, diagnóstico e otimização de consumo de banda. Interpretação e análise das mensagens emitidas pelos monitores e LEDs, através dos HUBs, ROTEADO RES e SWITChies, bem como de suas consoles; Monitoramento da rede através de SNMP. Identificar problemas de Hardware e software de rede.

14- Cargo: Assistente - Função Eletricista

Executar serviços de construção, manutenção, reforma e operação de linhas e redes, bem como ligações e desligamentos de unidades consumidoras;

Montar, desmontar, substituir e recuperar estruturas metálicas, de madeira e concreto, classificando peças, escalando estruturas, apertando e puncionando parafusos, montando peças e acessórios, executando furações, montagem de estais, para construção e manutenção de RD's;

Lançar, recuperar, substituir, regular, grampear e amarrar cabos condutores e de cobertura, desenrolando bobinas, manualmente ou com o auxílio de guinchos, colocando acessórios, ancorando, grampeando, emendando e amarrando cabos com o auxilio de talhas, roldanas e mordentes, para a montagem eletromecânica dos cabos em RD's;

Executar construção, manutenção e desmontagem de ramais, ligações aéreas de fios e cabos em geral, usando escadas, cordas ou equilibrando-se no cabo, para conectar saídas e interligações de linhas e redes;

Executar as manutenções preventivas, corretivas programadas e corretiva de emergência, reisolamento em linhas e redes, detectando e corrigindo defeitos, efetuando a troca ou instalação de postes, cruzetas, isoladores, ferragens em geral e cabos de AT e BT;

Realizar sinalização e identificação de estruturas, numerando-as, pintando-as, instalando esferas, lâmpadas e placas de advertência, objetivando a realização de serviços de inspeção aérea e terrestre e a prevenção de acidentes;

Executar manobras de chaves em linhas e redes, desenergizadas e energizadas, operando chaves e equipamentos em geral, para modificações na configuração dos circuitos, utilizando ferramentas, equipamentos e proteção adequadas;

Executar a instalação e retirada de equipamentos das linhas e redes aéreas de distribuição, desenergizadas ou energizadas, tais como: transformadores, pára-raios, chaves-fusíveis, chaves-faca, reguladores de tensão, banco de capacitores, transformadores de instrumentos, etc., utilizando ferramentas adequadas para montagem e desmontagem de redes;

Localizar e corrigir defeitos e avarias em linhas e redes de distribuição, bem como pequenos consertos em equipamentos de distribuição.

Efetuar medições gráficas ou instantâneas de corrente, tensão, temperatura das conexões e resistividade do solo, em centros de distribuição, quadros de medição e em equipamentos, testando a seqüência de fases, utilizando ferramentas e equipamentos apropriados, anotando em planilhas os resultados obtidos.

Realizar ligações e desligamentos de unidades consumidoras, vistoriando a entrada de serviço, verificando se está de acordo com os padrões estabelecidos e com o projeto aprovado de entradas de serviço, ligando os ramais, instalando ou retirando os medidores ou transformadores de medida, realizando testes, utilizando ferramentas e equipamentos adequados, lacrando caixas e efetuando os registros correspondentes;

Realizar inspeção de redes de distribuição com vistas ao recebimento de serviços de terceiros, bem como, para subsidiar programas de manutenções corretivas.

Ler e interpretar esquemas elétricos e normas técnicas de montagem e religação de transformadores, reguladores e demais equipamentos de distribuição;

Executar, no local, vistorias e testes em instalações consumidoras, nas medições diretas e indiretas, agrupadas e individuais, e notificar consumidores a sanar irregularidades em prazo declarado, quando necessário, preenchendo formulário apropriado;

Detectar possíveis irregularidades e/ou desvios na medição, através de vistorias e testes, no local, em instalações consumidoras;

Efetuar levantamento de carga instalada em unidades consumidoras, utilizando equipamentos apropriados, preenchendo a documentação destinada a este fim;

Efetuar inspeção termográfica nas redes de distribuição, utilizando ferramentas e equipamentos apropriados;

Auxiliar na locação de redes, mediante a utilização de piquetes e trenas, para demarcar o traçado da rede projetada;

Carregar, descarregar e transportar materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos a serem utilizados no exercício das tarefas, bem como executar outros serviços como: abertura de cavas e valas, desmatamento, roçada e poda de árvores em faixas de segurança de linhas e redes;

Executar serviços de manutenção, reforma e ampliação de redes de distribuição e dos equipamentos necessários a sua operação;

Executar emendas, desconexões, terminais e terminações em cabos isolados de AT e BT, reconstituindo a totalidade do isolamento, bem como a alma do cabo, com solda ou compressão e colocando proteção mecânica;

Executar a montagem e desmontagem de estruturas e equipamentos, interpretando desenhos;

Substituir fusíveis, religar ou substituir ramais e orientar o consumidor quando a causa for provável defeito em suas instalações internas;

Efetuar testes de resistência de isolamento, curto circuito parcial e relação de transformação, tensão aplicada, rigidez dielétrica, em equipamentos de distribuição, utilizando aparelhos específicos, tais como: megômetro, amperímetro de gancho, voltímetro, etc;

Operar equipamentos de comunicação, anotando mensagens recebidas e transmitindo informações;

Executar emendas de condutores, interligar circuitos, fazer acertos de fases, lançar condutores, instalar equipamentos de proteção de linhas e redes, aprumar postes, abrir cavas e executar podas de árvores ao longo das linhas e redes energizadas;

Verificar as condições de utilização e fazer manutenção dos equipamentos de proteção de uso individual e coletivo, zelando pela sua conservação;

Executar a colocação e retirada de materiais de proteção, para isolamento de linhas, redes e de equipamentos em geral, no exercício de suas tarefas;

Efetuar testes de isolamento em equipamentos de uso comum e individual, bem como realizar inspeção, conservação e manutenção das ferramentas, instrumentos e equipamentos de rede energizada, visando manter a confiabilidade dos mesmos;

Executar a abertura de cavas e valas, conforme orientação recebida, para execução de fundações de equipamentos ou estruturas e para implantação do sistema de aterramento, bem como efetuar serviços de desmatamento, roçada e poda de árvores em faixas de segurança de linhas e redes;

Fazer o levantamento e requisitar os materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos, conforme programação de serviços;

Supervisionar e executar montagem e desmontagem em painéis e equipamentos da subestação;

Supervisionar e executar atividades de manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos e sistemas da subestação;

Calcular e implantar ajustes para proteção de subestações com base em dados técnicos e diagramas unifilares para minimizar interrupções e garantir a segurança de pessoal e equipamentos;

Efetuar manutenção, regular e instalar circuitos elétricos de medição, controle, proteção e equipamentos, orientando-se por desenhos, esquemas e manuais;

Fiscalizar serviços de instalação e manutenção de rede de distribuição em campo conforme instruções recebidas para verificar se estão sendo executados de acordo com o programado;

Solicitar reparos nos equipamentos;

Inspecionar redes e linhas de distribuição de energia a procura de defeitos para manutenção preventiva e orientar quanto a execução dos serviços necessários;

Elaborar, sob supervisão, pequenos projetos de reforma de redes e linhas de distribuição, efetuando levantamento utilizando os equipamentos com base em normas vigentes;

Elaborar lista de materiais e orçamentos básicos para pequenos projetos de iluminação publica;

Elaborar relatórios de recebimento de obras de redes e linhas de distribuição;

Efetuar cadastro de rede de distribuição urbanas e rural;

Efetuar medição de corrente e tensão em rede de alta e baixa tensão;

Efetuar medição de aterramento e inspeção de postes;

Inspecionar e coordenar os pedidos de desligamentos, próprios ou de terceiros;

Inspecionar as condições elétricas e mecânicas de rede de distribuição e definir a viabilidade da execução dos serviços propostos no pedido de desligamento e ainda e medidas a serem tomadas para a máxima segurança das equipes de trabalho;

Elaborar e executar programas visando a eliminação de fraude, desvio de energia e violação do lacre, ligadas em alta e baixa tensões;

Preparar faturamento eventual de danos causados ao patrimônio da Empresa ou serviços técnicos prestados para cobrança junto ao consumidor;

Acompanhar os relatórios de fraudes referentes aos consumidores do grupo "A" e "B" evitando distorções no faturamento;

Executa vistoria em padrões, subestações, ligações novas, religações, corte e leitura das unidades consumidoras ligadas em alta e baixa tensão;

Levanta necessidades de materiais e equipamentos de medição para a instalação de consumidores novos e taxados;

Efetuar análise de projetos de subestações;

Inspecionar padrão de consumidores dos grupos "A" e "B" a fim de certificar se os mesmos atendem as normas da Empresa;

Dirigir veículos e operar equipamentos hidráulicos ou mecânicos, para erguimento, remoção, carga e descarga de materiais, estruturas e equipamentos em geral, tais como: postes, transformadores, estruturas metálicas, e outros, quando habilitado e autorizado;

Atuar como gestor de contratos na sua área de atividades;

Dirigir veículos motorizados, no transporte de pessoas, equipamentos e/ou materiais;

Executar outras atividades correlatas.

ANEXO III

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO COMPLETO

CARGOS: Assistente/Assistente Administrativo I, Especialista/Assistente Administrativo II, Assistente/Eletricista, Especialista/Técnico de Nível Médio com formação de Técnico em Telecomunicações, Especialista/Técnico em Eletrotécnica, Especialista/Técnico em Segurança do Trabalho

LÍNGUA PORTUGUESA

Cargos: Assistente/Assistente Administrativo I, Especialista/Assistente Administrativo II, Assistente/Eletricista, Especialista/Técnico de Nível Médio com formação de Técnico em Telecomunicações, Especialista/Técnico em Eletrotécnica, Especialista/Técnico em Segurança do Trabalho

Conteúdo Programático

Ortografia oficial. Coesão e coerência. Compreensão e interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Acentuação gráfica. Pontuação. Reconhecimento, formação e emprego das classes de palavras. Significação de palavras. Sintaxe da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase.

Indicações Bibliográficas

1. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 30 ed. São Paulo: Nacional, 1998.

2. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

3. ROCHA LIMA. Gramática normativa da língua portuguesa. 31 ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1992.

4. SACCONI, Luiz Antônio. Nossa gramática contemporânea. São Paulo: Escala Educacional, 2004.

INFORMÁTICA

Cargos: Assistente/Assistente Administrativo I, Especialista/Assistente Administrativo II, Especialista/Técnico em Eletrotécnica, Especialista/Técnico em Segurança do Trabalho

Conteúdo Programático

Internet: entendendo a Internet; Correio Eletrônico; World Wide Web; File Transfer Protocol; Listas de discussão; Internet Explorer 7,0; favoritos; histórico. Word: conceitos básicos;cabeçalhos e rodapés; Estilos; Modelos; Autocorreção e Autotexto; Menus e barras de ferramentas; Tabelas; Imagens no documento; Dicionário e corretor ortográfico; Sumário. Excel: conceitos básicos; Digitação e formatação de dados na planilha; Criação de formulas e expressões matemáticas; Impressão de planilhas; Funções: soma, média, mínimo, máximo, soma se, se, procv; Formatação condicional; Classificação de dados; Gráficos; Hiperlinks. Windows: conhecendo a área de trabalho; Barra de título; Barra de Menu/Criando uma pasta; Outros elementos da janela; Usando o menu Iniciar; Windows Explorer; Usando os programas do Win2003, gerenciamento de contas, arquivos, atalhos e pastas, impressoras, gerenciando o armazenamento e recuperação de falhas do sistema, extensões de arquivos comuns. Introdução à Informática: O teclado, o monitor de vídeo, mouse, impressoras, outros dispositivos de entrada e saída, dispositivos de memória; Redes e Comunicação de dados.

Indicações Bibliográficas

1. HOLME, Dan & THOMAS, Orin. Administração e manutenção do ambiente Microsoft Windows Server 2003. Bookman, Porto Alegre: 2006.

2. MACKIN, J.C. e MCLEAN, Ian - Windows Server 2003 Network Infrastructure, Ed. Microsoft Press, 2004

3. Manual do produto MS WORD 2003, MS EXCEL 2003, MS POWER POINT 2003, MS Windows XP e MS Windows 2003.

4. NORTON, Peter. Introdução à Informática. Makron Books, São Paulo: 1997.

5. Office Word 2003; Microsoft Office Excel 2003; Microsoft Office Access 2003. Erica, 2006.

6. SANTANA FILHO, Ozeas vieira. INTRODUÇÃO À INTERNET. SENAC, São Paulo: 2005, 10º ed.

7. SILVA, Mário Gomes da - Informática - Terminologia básica Microsoft Windows XP; Microsoft

8. TORRES, Gabriel. Hardware: Curso Completo. Axcel Books

MATEMÁTICA

Cargos: Assistente/Assistente Administrativo I e Assistente/Eletricista.

Conteúdo programático

Conjuntos: conceitos; operações; problemas. Conjuntos numéricos fundamentais: naturais; inteiros; racionais; irracionais; reais; propriedades; ordenação; operações; sistemas de numeração; divisibilidade; fatoração; múltiplos e divisores; máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum; números fracionários; números decimais; potências e raízes; expressão aritmética. Conceito de medida e sistemas de medidas: unidades de medidas: comprimento; superfície; volume; massa; unidades usuais de tempo; medidas não decimais. Matemática comercial: razões e proporções; regra de três simples e composta; grandezas direta e inversamente proporcionais; porcentagem e juros simples; divisão em partes proporcionais. Interpretação de informações apresentadas em tabelas e gráficos. Cálculo algébrico: operações com expressões algébricas; identidades algébricas notáveis; fatoração; cálculo de potência e radicais; expoentes negativos e fracionários; polinômios: operações com polinômios; resolução de equações do 1º grau; estudo do trinômio do 2º grau; relação entre os coeficientes e as raízes; desigualdades do 1º grau; resolução de sistemas simples de equações e inequações do 1º grau. Funções do 1º e 2º graus: representação gráfica; funções crescentes e decrescentes; valores máximos e mínimos. Progressões aritméticas e geométricas. Análise Combinatória: princípio fundamental da contagem, permutações, combinações e arranjos. Geometria: segmentos de retas, ângulos; retas perpendiculares e retas paralelas; triângulos; quadriláteros; circunferência e disco; perímetro; relações métricas no triângulo retângulo; aplicações do teorema de Pitágoras; áreas de triângulos; paralelogramos; trapézios e círculos; comprimento da circunferência; sólidos geométricos: conceito; elementos; classificação; áreas e volumes.

Indicações Bibliográficas

1. DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. 3 vols. Ed. Ática.

2. GIOVANNI, José Ruy. BONJORNO, José Roberto. Matemática. Ed. FTD.

3. MACHADO, Antônio dos Santos. Matemática na Escola do 2º grau. Atual Editora.

4. SOUZA, Maria Helena Soares de. Spinelli, Walter. Matemática. Ed. Scipione.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Cargo: Assistente Administrativo II

Conteúdo Programático

Análise de proposições inter-relacionadas (afirmativas que proporcionam a solução de um problema, a partir de deduções lógicas); Diagramas e esquemas lógicos (Teoria dos Conjuntos); Situações-problemas envolvendo probabilidade, análise combinatória e porcentagem.

CONHECIMENTOS GERAIS

Cargos: Assistente/Assistente Administrativo I, Especialista/Assistente Administrativo II, Assistente/Eletricista, Especialista/Técnico de Nível Médio com formação de Técnico em Telecomunicações, Especialista/Técnico em Eletrotécnica, Especialista/Técnico em Segurança do Trabalho.

Conteúdo Programático

História de Rondônia: Colonização. Aspectos socioeconômicos e políticos. Fatos recentes. Geografia regional: Aspectos físicos, Aspectos humanos, Aspectos culturais, Turismo e Meio Ambiente. Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha): Título II, capítulos I e II; Título IV, capítulo II, seção II. Atualidades: fatos e acontecimentos, nacionais e internacionais, veiculados na mídia nos últimos 12 meses.

Indicações Bibliográficas

1. Almanaque Abril 2009

2. Jornais e revistas de ampla circulação no país

3. Lei 11.340/06: www.planalto.gov.br/ccivil/-Ato 2004/2006/Lei/L11340.htm

4. www.google.com br (Rondônia): www.portalbrasil.net/estados ro.htm

LEGISLAÇÃO

Cargo: Assistente Administrativo II

Conteúdo programático

Lei de Licitações - Lei 8.666/93

Lei do Pregão - Lei 10.520/02

LEGISLAÇÃO

Cargos: Assistente/Assistente Administrativo I, Especialista/ Técnico de Nível Médio com formação de Técnico em Telecomunicações

Conteúdo programático

Resolução 456 de 29 de novembro de 2000 - ANEEL.

ESPECÍFICAS

CARGO/FUNÇÃO: ASSISTENTE/ELETRICISTA

Eletrotécnica; Instalações Elétricas Industriais e Prediais; Desenho Técnico; Comandos Elétricos; Instrumentação; Medidas Elétricas; Segurança em instalações e serviços em eletricidade; Normas técnicas CERON - NTC001 e NTC002; NR10 MTE; Norma NBR5410/2004;

Indicações Bibliográficas

1) ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5410: Instalações Elétricas de Baixa Tensão, Rio de Janeiro, 2004.

2) BEGA, Egídio Alberto, et al. Instrumentação Industrial, 2 ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006

3) BRASIL. MTE. Segurança em instalações e serviços em eletricidade - NR 10. 2004.

4) GUSSOW, Milton - Eletricidade Básica, 2.ed., São Paulo: Schaum - Pearson Makron Books, 1997.

5) HTTP://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/default.asp.

6) MAMEDE FILHO, João - Instalações Elétricas Industriais, 3ed. Rio de Janeiro, 1997

7) Normas CERON - NTC001 e NTC002 - Site Ceron - www.ceron.com.br/corp/normas.html

CARGO/FUNÇÃO: ESPECIALISTA/TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Conteúdo Programático

Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, definições, taxas de freqüência e gravidade, analise e investigação de acidentes, comunicação e registro. Gestão de riscos no ambiente de trabalho, definições, analise de riscos, reconhecimento, estimativa de riscos e aceitabilidade, probabilidade e gravidade, matriz de riscos. Normas Regulamentadoras, Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego e alterações, serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, comissão interna de prevenção de acidentes, equipamentos de proteção individual - EPI, programas de controle médico de saúde ocupacional, edificações, programas de prevenção de riscos ambientais, segurança em instalações e serviços em eletricidade, transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, atividades e operações insalubres, atividades e operações perigosas, ergonomia, programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, explosivos, líquidos combustíveis e inflamáveis, trabalho a céu aberto, proteção contra incêndios, condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, residuos industriais, sinalização de segurança, norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aquicultura, segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde, segurança e saúde no trabalho em espaços confinados

inspeção prévia, embargo e interdição. Higiene Ocupacional, definições, agentes físicos, agentes químicos, agentes biológicos, limites de tolerância e exposição, indicadores biológicos de exposição (BEI), reconhecimento, avaliação e controle, programa de conservação auditiva (PCA), programa de proteção respiratória (PPR), normas de higiene ocupacional (NHO), fundacentro. FISQP (ficha de informação de segurança de produtos químicos). Perfil profissiográfico, fator acidentário de prevenção, Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP. Ergonomia, organização do trabalho, conforto ambiental nos locais de trabalho, biomecânica. Legislação aplicada, previdenciária, constitucional, responsabilidade civil e criminal em acidentes do trabalho.

Indicações Bibliográficas

1. ACGIH. TLVs® e BEIs®. Traduzido por Associação Brasileira de Higienistas Ocupoacionais.2008

2. BRASIL. Segurança e Medicina do Trabalho - Normas Regulamentadoras - NR-1 a 33, Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1978. Legislação Complementar - Índices Remissivos, 62 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

3. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística. São Paulo: Atlas, 2008.

4. COUTO, H.A. Ergo. Ergonomia aplicada ao trabalho. Belo Horizonte, 2007.

5. FUNDACENTRO. NORMAS DE HIGIENE OCUPACIONAL - www.fundacentro.gov.br

6. IIDA, I. Ergonomia projeto e produção, São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

7. LAVILLE, A. Ergonomia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1977. MARTINEZ, W. N. Aposentadoria especial, 2. ed. São Paulo: LTr, 1999.

8. MORAES, G. GVC. Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho 7ª Edição 2009 - Vol 1

9. MORAES, G. GVC. Normas Regulamentadoras Comentadas,

10. MTE. Ministério do Trabalho e Emprego. Espaço Confinado - Livreto do Trabalhador. www.fundacentro.gov.br/ARQUIVOS/PUBLICACAO/l/Espa%E7os%20Confinados%20.pdf

11. MTE. Ministério do Trabalho e Emprego. Manual da CIPA. www.mte.gov.br/seg_sau/pub_cne_cipa.pdf

12. MTE. Ministério do Trabalho e Emprego. Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora n.17, http://www.mte.gov.br/seg_sau/pub_cne_manual_nr17.pdf

13. MTE. Ministério do Trabalho e Emprego. Máquinas e acidentes do trabalho. http://www.mte.gov.br/seg_sau/pub_cne_acidentes_trabalho.pdf

14. OLIVEIRA, S. G. Proteção jurídica à saúde do trabalhador. 2. ed. Revista ampliada e atualizada. São Paulo: LTr, 1998.

15. SALIBA, T. LTR Editora. Manual Prático de Avaliação e Controle de Calor: PPRA .2004

16. SALIBA, T. LTR Editora. Manual Prático de Avaliação e Controle do Ruído: PPRA .2004

17. SALIBA, T. M. E CORRÊA, M. A. C. Insalubridade e periculosidade. 2. ed. São Paulo: LTr, 1995.

18. SALIBA, T. M.,Lexlabore Editora. Manual Prático de Higiene Ocupacional e PPRA, 2009.

19. TORLONI, M. Fundacentro.Programa de Proteção Respiratória, 2002.

CARGO/FUNÇÃO: ESPECIALISTA/TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

Conteúdo Programático

Corrente contínua, potência e energia. Lei de Ohm. Associação série, paralela e mista de resistores. Leis de Kirchhoff para as tensões e correntes, Teorema de Thèvenin e Norton. Corrente alternada monofásica, potência e impedância. Potência Ativa, Reativa e Aparente. Fator de Potência. Sistemas polifásicos em estrela e triângulo equilibrados. Relés de sobre-corrente (51). Redutores de medidas. TC e TP. Dispositivos de Proteção. Redes de distribuição aérea. Instalações elétricas Prediais. Diodos Semicondutores. Diodo para corrente contínua. Diodo para corrente alternada : Retificadores monofásicos. Diodo como limitador. Diodo Zener como regulador de tensão. Transistor de Junção Bipolar. Amplificadores de Pequenos Sinais : Configuração Emissor Comum, Configuração Base Comum, Configuração Coletor Comum. Técnicas de Polarização dos circuitos com transistores. Sistemas Digitais : Sistemas de Numeração, Portas Lógicas, Álgebra de Boole, Lógica Combinacional, Lógica Seqüencial, Flip-Flops, Contadores.

Indicações Bibliográficas

1. Caminha, Amadeu C. Introdução à proteção de sistemas Elétricos. Ed. Edgar Blucher.

2. Capuano, Francisco Gabriel e Idoeta, Ivan V. Elementos de Eletrônica Digital Ed. Érica.

3. Capuano, Francisco Gabriel e Marino, Maria Aparecida Mendes. Laboratório de Eletricidade e Eletrônica (Teoria e Prática) - Editora Érica.

4. CREDER, Helio, Manual do Instalador Eletricista/ LTC.

5. CREDER, Helio, Instalações Elétricas - 15ª Ed. 2007 , LTC.

6. Edminister, Joseph A. Circuitos Elétricos. Coleção Schaum. Ed. Makron Books.

7. Gussow, Milton. Eletricidade Básica. Coleção Schaum. Ed. Makron Books .

8. Macintyre, A .J e Niskier Júlio . Instalações Elétricas. Ed. Livros Técnicos e Científicos, 5ª edição.

9. Malvino, Albert Paul. Eletrônica Volume 1 / Edição Revisada- Editora MC Graw Hill.

10. MAMEDE F, João. Instalações Elétricas Industriais - 7ª Edição 2007 / LTC.

11. Norma ND 5.1 - CEMIG - Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Secundária - Rede de Distribuição Aérea - Novembro/1993.

12. O'Malley, John. Análise de Circuitos. Ed. Mc Graw-Hill.

13. Tocci, Ronald J. - Sistemas Digitais Princípios e Aplicação - Editora Pearson/Prentice Hall .

CARGO/FUNÇÃO: ESPECIALISTA/TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO COM FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES

Conteúdo Programático

Fundamentos de Eletricidade, Materiais e Circuitos Elétricos e Eletrônicos. Fontes de tensão e corrente. Teoremas de Thevenin e Norton. Semicondutores: Conceito, Tipos, Dopagem, Polarização e Ruptura. Diodos, transistores e amplificadores operacionais: Fundamentos. Transdutores e sensores: conceitos e tipos. Análise de Circuitos. Medidas elétricas, magnéticas e óticas. Instrumentação Eletro-Eletrônica. Análise de Sinais. Sinais elétricos: tipos e denominação. Sinal periódico: parâmetros de referência, unidades de medida, função harmônica simples, séries de Fourier e análise espectográfica. Sinais analógicos: obtenção, sinais senoidal e co-senoidal. Sinais digitais: conceito e geração dos bits. Sistemas Analógicos e Sistemas Digitais. Amplificadores, atenuadores, acopladores, filtros e osciladores. Sistemas de numeração binário e hexadecimal: conversões e operações aritméticas. O Código numérico BCD, 8421, ASCII e UNICODE. Funções e portas lógicas. Circuitos Lógicos. Álgebra de Boole: Postulados, Propriedades e Teoremas. Conversores digitais-analógicos e análógicos-digitais: Fundamentos e Aplicações. Sistemas Digitais de Supervisão e Controle. Fundamentos de sistemas de Telecomunicações Classificação dos sistemas. Espectro eletromagnético. Plano de atribuição, destinação e distribuição de faixas de freqüências. Conceitos de banda passante e canal. Taxa de transmissão dos componentes de sistemas de comunicação, suas funcionalidades e parâmetros. Conceitos e tipos de aplicações no sistema de telecomunicações. Conceitos de transmissão e recepção. Conceitos de modulação analógica e digital. Conceitos de multiplexação e de múltiplo acesso. Propagação e antenas. Fundamentos de linhas de transmissão e de antenas. Onda estacionária e coeficiente de reflexão. Tipos básicos de antenas. Propagação no espaço livre. Noções de interferência. Conceitos de potência de transmissão. Conceitos de equipamentos e métodos de medições de parâmetros técnicos e análise espectral. Conceitos de plataformas. Telefonia fixa. Comunicações móveis. Comunicações via satélite. Comunicações ópticas. Sistemas de comunicações VHF, UHF e por microondas. Técnicas de manutenção de sistemas de comunicações. Fundamentos de redes de comunicação. Redes LAN, MAN, WAN e Internet. Tecnologias de implantação, aplicações suportadas, interconexões, topologia de redes/hierarquização. Protocolos. Redes de pacotes X.25, Frame-relay e ATM. Rede digital de serviço integrado, RDSI. Equipamentos utilizados em Redes de Comunicações. Noções de Cabeamento estruturado. Fundamentos de voz sobre IP - VoIP.

Indicações Bibliográficas

1. ALENCAR, Marcelo Sampaio de. Telefonia Digital. Érica .

2. BASTOS, Arilson. Instrumentação eletrônica analógica e digital para telecomunicações. Antenna.

3. BOYLESTAD, R. L., NASHELSKY, L. Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos. Pearson / Prentice Hall

4. COLCHER, S. et al. VOIP: Voz sobre IP. Campus.

5. COMER, Comer. Interligação de Redes com TCP/IP. Campus.

6. FERRARI, A.M. Telecomunicações: Evolução e Revolução. Érica.

7. GOMES, Alcides Tadeu. Telecomunicações: transmissão e recepção. Érica.

8. HAYKIN, S , VEEN, B. V. Sinais e Sistemas. Bookman.

9. HAYKIN, S. Sistemas de Comunicação - Analógicos e Digitais. Bookman

10. HAYKIN, S.; MOHER, M. Sistemas Modernos de Comunicações Wireless. Bookman.

11. IDOETA, Ivan V.; CAPUANO, Francisco G. Elementos de Eletrônica Digital. Érica.

12. JOHNSON, D. E. et al. Fundamentos de Circuitos Elétricos. LTC.

13. KUROSE, J F. E ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma abordagem Top-Down. Addison Wesley.

14. MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. Makron Books, v. I e II.

15. MARIM, Paulo Sérgio. Cabeamento Estruturado - Desvendando cada passo: do projeto à instalação. Érica

16. MEDEIROS, Julio Cesar de Oliveira. Princípios de Telecomunicações - Teoria e Prática. Érica.

17. NASCIMENTO, Juarez. Telecomunicações. Makron Books;

18. NETO, Vicente S. Convergência de Redes e Serviços. Érica.

19. NETO, Vicente S. Sistemas de Modulação. Érica.

20. NETO, Vicente S. Transmissão via Satélite. Érica.

21. NETO, Vicente S., et al. Cabeamento Estruturado. Érica.

22. NETO, Vicente S., NETO, Jarbas G. Sistemas PDH e SDH. Érica.

23. PETERS, James et al. Fundamentos de VoIP. Bookman.

24. RIBEIRO, J.A.J. Comunicações Ópticas. Érica.

25. RIBEIRO, J.A.J. Engenharia de Microondas - Fundamentos e Aplicações. Érica.

26. RIBEIRO, J.A.J. Propagação das Ondas Eletromagnéticas - Princípios e Aplicações. Érica

27. STALLINGS, W. Redes e Sistemas de Comunicação de Dados", Editora Campus,

28. SVERZUT, J. U. Redes GSM, GPRS, EDGE e UMTS - Evolução a Caminho da Quarta Geração (4G). Érica.

29. TANEMBAUM, A.. Redes de Computadores. Campus.

30. TOCCI, R. J., WIDMER, N. S. Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações. LTC.

31. TOLEDO, A. P. Redes de Acesso em Telecomunicações. Makron Books

32. WIRTH, Almir. Tudo sobre fibras ópticas: Teoria e Prática. Alta Books.

33. WIRTH, Almir. Telecomunicações Modernas , Curso Básico. Book Express.

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: ENSINO SUPERIOR

CARGOS: Administrador/Técnico de Nível Universitário I, Advogado/Técnico de Nível Universitário I, Assistente Social/Técnico de Nível Universitário I, Contador/Técnico de Nível Universitário I, Engenheiro/Engenheiro I com formação em Engenharia Civil, Engenheiro/Engenheiro de Segurança do Trabalho I, Médico/Médico do Trabalho, Técnico de Nível Universitário/Técnico de Nível Universitário I com formação em Psicologia.

LÍNGUA PORTUGUESA

Cargos: Administrador/Técnico de Nível Universitário I, Advogado/Técnico de Nível Universitário I, Assistente Social/Técnico de Nível Universitário I, Contador/Técnico de Nível Universitário I, Engenheiro/Engenheiro I com formação em Engenharia Civil, Engenheiro/Engenheiro de Segurança do Trabalho I, Médico/Médico do Trabalho, Técnico de Nível Universitário/Técnico de Nível Universitário I com formação em Psicologia.

Conteúdo Programático

Ortografia oficial. Coesão e coerência. Compreensão e interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Acentuação gráfica. Pontuação. Reconhecimento, formação e emprego das classes de palavras. Significação de palavras. Sintaxe da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase.

Indicações Bibliográficas

1. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 30 ed. São Paulo: Nacional, 1998.

2. CUNHA, Celso, CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

3. ROCHA LIMA. Gramática normativa da língua portuguesa. 31 ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1992.

4. SACCONI, Luiz Antônio. Nossa gramática contemporânea. São Paulo: Escala Educacional, 2004.

INFORMÁTICA

(Cargos: Administrador/Técnico de Nível Universitário I, Advogado/Técnico de Nível Universitário I, Assistente Social/Técnico de Nível Universitário I, Contador/Técnico de Nível Universitário I, Engenheiro/Engenheiro I com formação em Engenharia Civil, Engenheiro/Engenheiro de Segurança do Trabalho I, Médico/Médico do Trabalho, Técnico de Nível Universitário/Técnico de Nível Universitário I com formação em Psicologia.

Conteúdo Programático

Internet: entendendo a Internet; Correio Eletrônico; World Wide Web; File Transfer Protocol; Listas de discussão; Internet Explorer 7,0; favoritos; histórico. Word: conceitos básicos;cabeçalhos e rodapés; Estilos; Modelos; Autocorreção e Autotexto; Menus e barras de ferramentas; Tabelas; Imagens no documento; Dicionário e corretor ortográfico; Sumário. Excel: conceitos básicos; Digitação e formatação de dados na planilha; Criação de formulas e expressões matemáticas; Impressão de planilhas; Funções: soma, média, mínimo, máximo, soma se, se, procv; Formatação condicional; Classificação de dados; Gráficos; Hiperlinks. Windows: conhecendo a área de trabalho; Barra de título; Barra de Menu/Criando uma pasta; Outros elementos da janela; Usando o menu Iniciar; Windows Explorer; Usando os programas do Win2003, gerenciamento de contas, arquivos, atalhos e pastas, impressoras, gerenciando o armazenamento e recuperação de falhas do sistema, extensões de arquivos comuns. Introdução à Informática: O teclado, o monitor de vídeo, mouse, impressoras, outros dispositivos de entrada e saída, dispositivos de memória; Redes e Comunicação de dados.

Indicações Bibliográficas

1. HOLME, Dan & THOMAS, Orin. Administração e manutenção do ambiente Microsoft Windows Server 2003. Bookman, Porto Alegre: 2006.

2. MACKIN, J.C. e MCLEAN, Ian - Windows Server 2003 Network Infrastructure, Ed. Microsoft Press, 2004

3. Manual do produto MS WORD 2003, MS EXCEL 2003, MS POWER POINT 2003, MS Windows XP e MS Windows 2003.

4. NORTON, Peter. Introdução à Informática. Makron Books, São Paulo: 1997.

5. Office Word 2003; Microsoft Office Excel 2003; Microsoft Office Access 2003. Erica, 2006.

6. SANTANA FILHO, Ozeas vieira. INTRODUÇÃO À INTERNET. SENAC, São Paulo: 2005, 10º ed.

7. SILVA, Mário Gomes da - Informática - Terminologia básica Microsoft Windows XP; Microsoft

8. TORRES, Gabriel. Hardware: Curso Completo. Axcel Books

CONHECIMENTOS GERAIS

(Cargos: Administrador/Técnico de Nível Universitário I, Advogado/Técnico de Nível Universitário I, Assistente Social/Técnico de Nível Universitário I, Contador/Técnico de Nível Universitário I, Engenheiro/Engenheiro I com formação em Engenharia Civil, Engenheiro/Engenheiro de Segurança do Trabalho I, Médico/Médico do Trabalho, Técnico de Nível Universitário/Técnico de Nível Universitário I com formação em Psicologia.

Conteúdo Programático

História de Rondônia: Colonização. Aspectos socioeconômicos e políticos. Fatos recentes. Geografia regional: Aspectos físicos, Aspectos humanos, Aspectos culturais, Turismo e Meio Ambiente. Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha): Título II, capítulos I e II; Título IV, capítulo II, seção II. Atualidades: fatos e acontecimentos, nacionais e internacionais, veiculados na mídia nos últimos 12 meses.

Indicações Bibliográficas

1. Almanaque Abril 2009

2. Jornais e revistas de ampla circulação no país

3. Lei 11.340/06: www.planalto.gov.br/ccivil/-Ato 2004/2006/Lei/L11340.htm

4. www.google.com br (Rondônia): www.portalbrasil.net/estados ro.htm

LEGISLAÇÃO

(Cargos: Administrador/Técnico de Nível Universitário I, Advogado/Técnico de Nível Universitário I, Assistente Social/Técnico de Nível Universitário I, Contador/Técnico de Nível Universitário I)

Conteúdo Programático

Resolução 456 de 29 de novembro de 2000 - ANEEL.

ESPECÍFICAS:

CARGO/FUNÇÃO: ADMINISTRADOR/TÉCNICO DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO I

Conteúdo Programático

Fundamentos da Administração. As organizações e a administração. Consolidação da Administração, as organizações, o administrador. A evolução do pensamento em administração. Abordagem Clássica - Administração Científica, Teoria Clássica. Abordagem Humanista e Comportamental. Abordagem estruturalista da administração: Teoria Neoclássica, Modelo Burocrático de Organização, Burocracia e Desburocratização, Adhocracia. Abordagem sistêmica da administração - Teoria de Sistemas. Abordagem contingencial da administração - Teoria Contingencial. O Processo Administrativo. Planejamento da Ação Empresarial: fundamentos do planejamento; planejamento estratégico, tático e operacional; formulação de objetivos. Organização: fundamentos da organização; desenho organizacional e desenho departamental. Direção: fundamentos da direção; liderança nas organizações; abrangência da direção nos três níveis da empresa: Direção, Gerência e Supervisão. Controle: fundamentos do controle; tipos e fases do controle. A Administração no Século XXI. O Ambiente das Organizações: mapeamento ambiental; ambiente geral e de tarefa; tipologias de ambiente. A Administração em um Contexto Globalizado: globalização e competitividade; dinamismo e mudança. Administração Estratégica: formulação da estratégia organizacional e empresarial; análise ambiental; análise organizacional; análise FF/AO (forças/fraquezas/ameaças/oportunidades). Administração por Processos: desenho de processos; reengenharia; rede de integração entre organizações; logística. Qualidade e excelência organizacional: qualidade e melhoria contínua; qualidade total; técnicas de qualidade total. Abordagens contemporâneas: empreendedorismo; responsabilidade social e ética; governança corporativa; gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional; balanced scorecard; benchmarking; coaching/mentoring. Sistemas, Organização e Métodos Sistemas administrativos e sistema de informações gerenciais; Estrutura organizacional; Análise administrativa; Análise da distribuição do trabalho; Gráficos de processamentos: fluxograma e organograma; Formulários; Arranjo físico; Manuais administrativos. Áreas Funcionais da Administração. Gestão de Pessoas: A administração de recursos humanos nas organizações: Novos desafios da gestão de pessoas. O processo de administração de recursos humanos ou gestão de pessoas: Agregando pessoas: recrutamento e seleção; Modelagem do trabalho: desenho de cargos e tarefas; Avaliação de desempenho; Recompensando pessoas: remuneração, programas de incentivos, benefícios; Desenvolvendo pessoas: treinamento e desenvolvimento; Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho. Administração Financeira: A administração financeira nas organizações; Sistema financeiro; Demonstrações financeiras; Situação financeira versos situação econômica; Decisões de investimento e de financiamento; Diagnóstico financeiro da empresa. Administração de Operações: Fundamentos da administração de operações; Planejamento do sistema de operações; Controle das operações. Administração de Marketing: O marketing e as organizações; Sistemas de informação e pesquisa de marketing; Comportamento do consumidor; Administrando os clientes. Aspectos legais da ação administrativa em empresas públicas. Administração pública no contexto da Constituição Federal O processo licitatório: Licitação Pregão e Contratos Administrativos.

Indicações Bibliográficas

1 ARAUJO, Luis César G. de. Teoria Geral da Administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras. São Paulo, Ed. Atlas, 2004. Capítulos: 2, 3, 4 e 5.

2 ARTIGO 37 da Constituição Federal/88 e alterações posteriores.

3 CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos. 5ª Tiragem, Editora Campus. Rio de Janeiro, 2005. Capítulos: 1, 2, 3, 4, 7, 8, 10, 11, 12, 13, 15, 17, 18 e 19.

4 CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática. 4ª edição, Editora Campus. RJ, 2007. Capítulos: todos, exceto o 5.

5 CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3ª edição, Editora Campus. Rio de Janeiro, 2008.

6 CURY, Antônio. Organização & Métodos: uma visão holística. 7ª edição, São Paulo, Ed. Atlas, 2000.

7 DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas: Modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo, Ed. Atlas, 2002.

8 LEI n.º 10.520/02, dispõe sobre a modalidade de licitação denominada pregão.

9 LEI n.º 8.666/93 e alterações posteriores, Licitação e Contratos Administrativos.

10 OLIVEIRA, Djalma de P. Rebouças de. Sistemas, Organização & Métodos: uma abordagem gerencial. 17ª edição, Ed. Atlas, São Paulo, 2007.

11 OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria Geral da Administração: Uma abordagem prática. São Paulo, Ed. Atlas, 2007. Capítulos: 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 13 e 14.

12 SOBRAL, Felipe e PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2008. Capítulos: todos, exceto o 4.

CARGO/FUNÇÃO: ADVOGADO/TÉCNICO DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO I

Conteúdo Programático

Direito administrativo

Direito Administrativo: conceito - fontes - princípios constitucionais - interpretação. Administração Pública: atividade administrativa - princípios básicos - poderes e deveres do administrador público - poderes vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar, de polícia - uso e abuso de poder. Estrutura da Administração Pública: centralização e descentralização - administração direta e administração indireta - órgãos e entidades - autarquias - fundações públicas - sociedades de economia mista - empresas públicas. Controles da Administração Pública: controle interno - controle externo - controle parlamentar - controle pelo Tribunal de Contas - controle jurisdicional. Atos Administrativos: conceito - perfeição - validade e eficácia - requisitos - elementos - pressupostos - atributos - classificação - espécies - invalidação e convalidação - atos inexistentes, atos nulos e atos anuláveis. Atos da Administração. Cargos públicos: criação, extinção, classificação, provimento. Servidores públicos: regime jurídico - titulares de cargos e ocupantes de empregos públicos - direitos e vantagens - deveres - responsabilidades. Sindicância e processo administrativo disciplinar. Lei nº 8.112, de 11-12-90. Regime jurídico das licitações: Lei n.º 8.666, de 21-6-93 (com suas alterações). Contratos administrativos. Serviços públicos: concessão, permissão e autorização. Lei nº 8.987, de 13-2-95 (com suas alterações). Desapropriação: desapropriação por utilidade pública e desapropriação por interesse social: diferenciação; forma de indenização. O Decreto- Lei 3.365, de 21-6-41 e a Lei 4.132, de 10-9-62. Ação Civil Pública: A Lei 7.347, de 24-7-85; Mandado de Segurança: Lei 12.016, de 7-8-09 e Ação Popular: Lei 4.717, de 29-6-65. Bens públicos: noções gerais; espécies; gestão. Utilização dos bens públicos: restrições - limitações administrativas - uso do solo. Terras devolutas.

Indicações Bibliográficas

1. BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

2. BRASIL, Decreto-Lei nº 3.365, de 21-6-41

3. BRASIL, Lei nº 4.132, de 10-9-62

4. BRASIL, Lei nº 4.717, de 29-6-65

5. BRASIL, Lei nº 7.347, de 24-7-85

6. BRASIL, Lei nº 8.112, de 11-12-90

7. BRASIL. Lei n.º 8.666, de 21-6-93

8. BRASIL, Lei nº 8.987, de 13-2-95

9. BRASIL, Lei nº 12.016, de 7-8-09

10. CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Lumen Juris.

11. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. São Paulo: Atlas.

12. MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros.

13. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros.

Direito Constitucional

Constituição: Conceito, objeto e elementos. Supremacia da Constituição. O controle de constitucionalidade. A Constituição Federal de 1988 e suas Emendas: Dos Princípios Fundamentais; Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Da Organização do Estado; Da Organização dos Poderes; Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas; Da Tributação e do Orçamento; Da Ordem Econômica e Financeira; Da Ordem Social; Das Disposições Constitucionais gerais; Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Indicações Bibliográficas

1. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - 1988

2. LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. Saraiva, São Paulo.

3. MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. Editora Atlas, São Paulo.

4. NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional. Editora Método.

5. NOVELINO, Marcelo. Teoria da Constituição e Controle de Constitucionalidade. Editora Juspodivm.

Direito Civil

A PESSOA NATURAL: Personalidade e capacidade. A PESSOA JURÍDICA: Disposições gerais. NEGÓCIO JURÍDICO: Defeitos do negócio jurídico. Atos jurídicos lícitos. Atos ilícitos. Invalidade do negócio jurídico. Prescrição e decadência. OBRIGAÇÕES: Modalidades. Adimplemento e extinção das obrigações. Inadimplemento das obrigações. DOS CONTRATOS EM GERAL: Disposições gerais. Da extinção do contrato. DAS VÁRIAS ESPÉCIES DE CONTRATO. DA RESPONSABILIDADE CIVIL. Da obrigação de indenizar. Da indenização. POSSE: classificação; aquisição; efeitos; perda. PROPRIEDADE: aquisição; perda. CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR (Lei n.º 8.078, de 11-9-90, com suas alterações).

Indicações Bibliográficas

1. DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. São Paulo: Saraiva

2. FIUZA, César. Direito civil: curso completo. Belo Horizonte: Del Rey

3. GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. (vols. I, II, III, IV e V) Saraiva, última edição.

4. ROSENVALD, Nelson e FARIAS, Cristiano Chaves. Direito Civil. Teoria Geral. Rio de Janeiro: Lumen Juris.

5. ROSENVALD, Nelson e FARIAS, Cristiano Chaves. Direitos Reais. Rio de Janeiro: Lumen Juris.

6. BRASIL.Lei n.º 10.406, de 10/01/2002. Novo Código Civil Brasileiro.

7. BRASIL.Lei n.º 8.078, de 11/09/1990. Código de Proteção e Defesa do Consumidor (com suas lterações).

Direito Processual Civil

JURISDIÇÃO: Conceito e espécies de jurisdição. Jurisdição voluntária. Organização judiciária em Rondônia. Juizados Especiais Cíveis e Criminais (Lei n.º 9.099, de 26-9-95). COMPETÊNCIA: Conceito, classificação e critérios determinativos. Competência absoluta e relativa. Modificações de competência. Declaração de Incompetência. ATOS PROCESSUAIS: Forma, tempo e lugar dos atos processuais. Prazos. Comunicações dos Atos. Nulidades. Outros Atos Processuais. Preclusão. AÇÃO E EXCEÇÃO: Ação e sua natureza jurídica. Elementos da ação. Condições e pressupostos da ação. Classificação das ações. Exceção. Fundamento do direito de defesa. PROCESSO: Processo e procedimento. Relação jurídica processual. Pressupostos processuais e requisitos de validade do processo. PARTES DO PROCESSO: Sujeitos do processo. Juiz e partes. Substituição processual. Litisconsórcio e assistência. Intervenção de terceiros. FORMAÇÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO: Formação, suspensão e extinção do processo. Processo de conhecimento. Processo de execução. Processo cautelar. PROCEDIMENTO: Procedimento comum: rito ordinário, sumário, procedimento especial. O pedido. Petição inicial. Cumulação de pedidos. Resposta do réu. Revelia. Providências preliminares. Reconhecimento do pedido. Ação declaratória incidental. JULGAMENTO: Julgamento conforme o estado do processo. Prova: conceito, objeto, ônus, valoração. Provas em espécie. Audiência. Conciliação. Sentença. Coisa julgada. Limites objetivos e subjetivos da coisa julgada. Duplo grau de jurisdição. RECURSOS: Disposições gerais sobre recursos. Apelação. Agravos. Embargos. Recursos para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça. Uniformização de jurisprudência. Ordem dos Processos no Tribunal. EXECUÇÃO: Execução em geral: espécies e procedimento. Execução contra a Fazenda Pública. Embargos à execução. Execução por quantia certa contra devedor insolvente.

Indicações Bibliográficas:

1. BRASIL. Lei nº 9099 de 26/09/1995. Dispõe sobre os juizados especiais civeis e criminais e dá outras providências.

2. CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de Direito Processual Civil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 3 v.

3. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL (texto atualizado).

4. DIDIER JÚNIOR, Fredie. Curso de Direito Processual Civil. Salvador: Editora Juspodivm, 5v.

5. THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. Rio de Janeiro: Forense - 3 v.

6. MINAS GERAIS. Lei Complementar n.º 59, de 18 de janeiro de 2001. Contém a organização e a divisão judiciárias do Estado de Minas Gerais. (texto atualizado)

7. MOREIRA, José Carlos Barbosa. O novo processo civil brasileiro. Rio de Janeiro: Forense.

8. SANTOS, Ernane Fidelis dos. Manual de direito processual civil. São Paulo: Saraiva.

1. Direito do Trabalho

Relação de emprego. Contrato Individual de Trabalho (urbano e rural): sujeitos, caracterização e modalidades. Alteração do Contrato de Trabalho. Suspensão do Contrato e Interrupção da Prestação de Serviços. Remuneração. Duração do trabalho. Repouso semanal remunerado. Férias anuais remuneradas. Cessação do Contrato de Trabalho. Normas tutelares: Higiene e Segurança no Trabalho. Trabalho da Mulher. Trabalho do Menor.

Indicações Bibliográficas

1. CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO - CLT . Atualizada.

2. DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: LTR.

3. MARANHÃO, Délio; CARVALHO, Luiz Inácio Barbosa. Direito do trabalho. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas.

4. MORAES FILHO, Evaristo; MORAES, Antonio Carlos Flores de. Introdução ao direito do trabalho. São Paulo: LTr.

5. SUSSEKIND, Arnaldo. Curso de Direito do Trabalho. Rio de Janeiro: Renovar.

a) Direito Processual do Trabalho

Organização e funcionamento da Justiça do Trabalho. Competência da Justiça do Trabalho. Atos, Termos e Prazos Processuais. Distribuição e Custas. As Partes, sua Representação e seus Procuradores. Nulidades. Dissídios Individuais: Fases Postulatória e Conciliatória. Fase Probatória. Suspensão e Extinção (Antecipada) do Processo. Fase Decisória. Procedimentos Especiais. Rito Sumário. Procedimentos Cautelares. Dissídios Coletivos. Recursos. Fase Preliminar da Execução: Liquidação da Sentença. Execução: Parte Geral. Modalidades e Reforma da Execução. Discussão e Trâmites Finais da Execução.

Indicações Bibliográficas

1. CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO - CLT .Atualizada.

2. GIGLIO, Wagner D. Direito processual do trabalho. São Paulo: Saraiva.

3. MALTA, Cristóvão Tostes. Prática do processo trabalhista. Rio de Janeiro: Ed. Trabalhistas.

4. MARTINS, Sérgio Pinto. Direito Processual do Trabalho. Atlas.

CARGO/FUNÇÃO: ASSISTENTE SOCIAL/ TÉCNICO DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO I

Conteúdo Programático

Possibilidades e Limites da Prática do Serviço Social em Empresas; Responsabilidade Social Empresarial e Solidariedade; A contribuição do Serviço Social no contexto de uma Empresa Estatal; Relações de Trabalho, Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador Fundamentos Teórico-Metodológicos e Pressupostos Éticos da Prática Técnicas de Intervenção na Realidade Social; Serviço Social, família e sociedade; Políticas Sociais; Elaboração de relatórios, laudos e pareceres

Indicações Bibliográficas

1. BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética e serviço social: fundamentos ontológicos. Rio de Janeiro: Cortez, 2001

2. BONDER, Cíntia. O assistente social e o planejamento participativo. IN: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez Editora, nº 78, ANO XXV, JULHO 2004, p 69 a 81

3. CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Reflexões sobre a construção do Sistema Único de Saúde (SUAS): um modo singular de produzir política publica. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez Editora, nº 87, pág.132-146. ANO XXVI, Especial, 2006

4. CARVALHO, Maria do Carmo Brant de (Org.). Família Contemporânea em Debate. São Paulo: Cortez, 2000

5. Conselho Federal de Serviço Social - Código de ética profissional do Assistente Social. Brasília, 13 mar. 1993. (Disponível em: http://www.cfess.org.br - Link "Legislação)

6. FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001

7. GOIS, João Bosco Hora e outros. Responsabilidade social empresarial e solidariedade: uma análise dos discursos de seus atores. IN: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez Editora, nº 78, ANO XXV, JULHO 2004, p 82 a 110

8. IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche- capital financeiro, trabalho e a questão social. Capítulos III e IV- p 209 a 471. São Paulo: Cortez Editora, 2008

9. Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993 - Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências

10. LOPES, José Rogério. Mínimos Sociais, Cidadania e Assistência Social. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez Editora, nº 58, ANO XIX, novembro, 1998,p 94 a 108

11. MAGALHÃES, Selma Marques. Avaliação e Linguagem: relatórios, laudos e pareceres. São Paulo: Veras Editora, 2003

12. NICOLAU, Maria Célia C. Formação e Fazer Profissional do Assistente Social: trabalho e representações sociais. IN: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez Editora, nº 79, ANO XXV, ESPECIAL 2004, p 82 a 107

13. PAIVA, Beatriz Augusto. O SUAS e os direitos sócio-assistenciais: a universalização da seguridade social em debate. Revista Serviço Social e Sociedade nº 87, p 05 a 24. São Paulo: Cortez Editora, ANO XXVI, ESPECIAL, 2006

14. PNAS/2004 (Política Nacional de Assistência Social e Norma Operacional Básica/Sistema Único de Assistência Social 2005)

15. ROCHA, Cleonice Silveira da e FRITSCH, Rosangela. Qualidade de Vida no Trabalho e Ergonomia: conceitos e práticas. IN: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez Editora, nº 69, ANO XXIII, Março 2002, p 53 a 72

CARGO/FUNÇÃO: CONTADOR/TÉCNICO DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO I

Conteúdo Programático

Contabilidade Geral: Conceitos básicos de contabilidade. Princípios Fundamentais de Contabilidade. Pronunciamento Conceitual Básico. Componentes patrimoniais: ativo, passivo e patrimônio líquido. Equação fundamental do patrimônio. Método das Partidas Dobradas. Conceito de débito e crédito. Natureza contábil das contas: devedora e credora. Fatos contábeis e as respectivas variações patrimoniais. Balancetes de verificação. Principais livros fiscais e comerciais. Demonstrações contábeis: Conceito, objetivo, obrigatoriedade, periodicidade, estrutura e elaboração - Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. Contas patrimoniais e de resultado. Conceito de despesas, receitas e resultado. Reservas e Provisões. Balanço Patrimonial: Ativo e passivo como aplicação e fontes de recursos. Grupos de contas: significados, de cada grupo das contas. Classificação das contas nos grupos. Critérios de avaliação das contas. Demonstração do Resultado do Exercício: Elementos da demonstração, apropriações, pelo regime de competência, de receitas e despesas, antecipações e diferimentos. Apuração do resultado. Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social. Participações societárias. Resultado líquido do exercício. Resultado líquido por ação. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados: Constituição e reversão de reservas. Destinação do resultado do exercício. Resultado Acumulado. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: Composição. Reservas. Ajuste de avaliação Patrimonial. Movimentação das contas. Demonstração dos Fluxos de Caixa: Evidenciação da composição das atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Variação nas disponibilidades. Caixa e equivalentes caixa. Demonstração do Valor Adicionado: Composição, evidenciação, formação e distribuição da riqueza. Notas Explicativas às demonstrações contábeis: Conceito, objetivo, obrigatoriedade, periodicidade e elaboração. Contabilidade Pública: conceito, objetivos, princípios, métodos de escrituração e sistemas de contas; Instrumentos de planejamento: PPAG, LDO e LOA; Orçamento público: conceito, princípios e conteúdo da proposta orçamentária. Classificações orçamentárias: classificação legal da receita e classificação legal da despesa - classificação institucional, funcional, programática e econômica. Créditos adicionais. Controle da administração pública: controle interno e controle externo;Instrumentos de controle público: orçamento, contabilidade e auditoria; Execução orçamentária: fases da receita - previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento, e fases da despesa - programação, licitação, empenho, liquidação e pagamento. Restos a pagar. Demonstrativos dos RREO e RGF exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Análise das Demonstrações Contábeis: Conceitos básicos. Análise horizontal e vertical das demonstrações contábeis. Análise por quocientes. Análise da situação financeira, por índices: solvência e liquidez. Análise da situação econômica - indicadores de rentabilidade: rentabilidade de vendas, do capital Próprio e do ativo total. Margens: bruta , operacional e líquida. Prazos médios de contas a receber e de fornecedores, índice de cobertura das despesas financeiras. Rotação de estoques , contas a receber, contas a pagar, ativo imobilizado e ativo total. Análise da estrutura patrimonial: grau de imobilização do ativo, dos recursos próprios, e de endividamento. Participação de capital próprio. Interpretação dos indicadores financeiros, econômicos e patrimoniais.

Indicações Bibliográficas

1. ANDRADE, Nilton de Aquino. Contabilidade Pública na Gestão Municipal.3ª edição. Ed. Atlas, 2007.

2. ANDRADE, Nilton de Aquino. Planejamento Governamental para os municípios.1ª edição Ed. Atlas, 2006.

3. ANGÉLICO, João. Contabilidade Pública. 9ª edição.Ed. Atlas, 2002.

4. BRAGA, Hugo Rocha; ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Mudanças contábeis na lei societária: lei nº 11.638, de 28.12.2007. São Paulo: Atlas, 2008. xi, 305, [2] p. ISBN 9788522450824

5. BRASIL. Lei n. 6.404/76, de 15 dez. 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6404compilada.htm> Acesso em 31 jan. 2010.

6. BRASIL. Ministério da Fazenda. STN/SOF. Manuais de Despesa e Receita Nacional: aplicados à União, Estados, Distrito Federal e Municípios . 1ª ed. , Brasília. 2008.

7. CASTRO, Domingos Poubel. Contabilidade Pública no Governo Federal: guia para reformulação do ensino e implantação da lógica do SIAFI nos governos municipais e estaduais com utilização do excel. Ed. Atlas, 2004.

8. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princípios fundamentais e normas brasileiras de contabilidade. 3. ed. Brasília: CFC, 2008. Disponível em < http://www.cfc.org.br/uparq/Livro_Principios%20e%20NBCs.pdf>. Acesso em 31 jan. 2010.

9. CRUZ, Flávio (Coord.). Lei de Responsabilidade Fiscal Comentada, de 4 de maio de 2000: edição comentada - Ed. Atlas 2001.

10. GIACOMONI, James. Orçamento Público. 14 edição.Ed. Atlas, 2007.

11. IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBECKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das sociedades por ações: aplicável às demais sociedades. 7. ed. rev.. e atual. São Paulo: Atlas, 2007.

12. IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBECKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das sociedades por ações: aplicável às demais sociedades. Suplemento. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

13. KOHAMA, Heilio. Balanços Públicos: Teoria e Prática. São Paulo. Ed. Atlas, 2000.

14. KOHAMA, Heilio. Contabilidade Pública - Teoria e Prática.10ª edição. Editora Atlas, 2006.

15. MACHADO JR., J. Teixeira e REIS, Heraldo da Costa. Lei Federal nº 4.320/64: edição comentada e atualizada (com introdução de comentários

16. MARION, José Carlos Contabilidade empresarial.15.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

17. MATARAZZO, Dante C. Análise financeira de balanços .6.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

18. NEVES, Silvério das e VICECONTI, Paulo E. V. Contabilidade avançada e análise das demonstrações financeiras. 15.ed.São Paulo:Frase, 2007.

19. NEVES, Silvério das e VICECONTI, Paulo E. V. Contabilidade básica. 13. ed. Frase, 2006.

20. NIYAMA, Jorge Katsumi; SILVA, César Augusto Tibúrcio.Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2008.

21. SZUSTER, Natan...[et al.]. Contabilidade Geral. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

CARGO/FUNÇÃO: ENGENHEIRO/ENGENHEIRO I, COM FORMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

Conteúdo Programático

Projetos de obras civis: arquitetônicos, civis, estruturais, fundações elétricos e hidrosanitários, ar condicionado, telefonia, prevenção e combate a incêndio. Especificação de materiais e serviços de engenharia. Planejamento e programação de obras: orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais, BDI e encargos sociais, levantamento de quantidades,planejamento e cronograma físico-financeiro PERT-COM e histograma de mão-de-obra. Operação e controle de obra: procedimentos gerenciais e acompanhamento de obras, elaboração de termos de referência e projetos básicos. Fiscalização: acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura e afins), controle de materiais, de execução de obras e serviços, documentação da obra (diários e documentos de legalização). Vistorias e elaboração de pareceres técnicos.

Indicações Bibliográficas

1. Choma, André Augusto; Choma, Adriana Carstens -Como Gerenciar Contratos com Empreiteiros:manual de gestão de empreiteiros na construção civil - São Paulo, Editora PINI, 2005

2. Del Mar, Carlos Pinto - Falhas, Responsabilidades e Garantias na Construção Civil - São Paulo, Editora PINI, 2007

3. Gomide, Tito Lívio Ferreira; Pujadas, Flávia Zóega Andreatta; Fagundes Neto, Jerônimo Cabral Pereira -Técnicas de Inspeção e Manutenção Predial: vistorias técnicas, check-up predial, normas comentadas - São paulo, Editora PINI, 2006

4. Isaia, Geraldo Cechella (editor) - Materiais de Construção Civil e Princípios de Ciência e Engenharia de Materiais - São Paulo - IBRACON, 2007 -n volumes 1 e 2

5. Melhado, Sílvio Burratino (coord.) - Coordenação de Projetos de Edificações - São Paulo, Editora O Nome da Rosa, 2005

6. Perícias de Engenharia - São Paulo - IBAPE/SP, Editora PINI, 2008

7. Thomaz, Ércio - Tecnologia, Gerenciamento e Qualidade na Construção - São Paulo , Editora PINI, 2001

CARGO/FUNÇÃO: ENGENHEIRO/ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO I

Conteúdo Programático

Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, definições, custos dos acidentes do trabalho, taxas de freqüência e gravidade, analise e investigação de acidentes, comunicação e registro, Seguro de Acidente do trabalho no Brasil (SAT). Gestão de riscos no ambiente de trabalho, definições, analise de riscos, reconhecimento, estimativa de riscos e aceitabilidade, probabilidade e gravidade, matriz de riscos, HAZOP,- analise preliminar de riscos, árvore de falhas. Normas Regulamentadoras, Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego e alterações, serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, comissão interna de prevenção de acidentes, equipamentos de proteção individual - EPI, programas de controle médico de saúde ocupacional, edificações, programas de prevenção de riscos ambientais, segurança em instalações e serviços em eletricidade, transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, atividades e operações insalubres, atividades e operações perigosas, ergonomia, programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, explosivos, líquidos combustíveis e inflamáveis, trabalho a céu aberto, proteção contra incêndios, - condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, resíduos industriais, sinalização de segurança, norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aquicultura, segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde, segurança e saúde no trabalho em espaços confinados. Inspeção prévia, embargo e interdição. Higiene Ocupacional, definições, agentes físicos, agentes químicos, agentes biológicos, limites de tolerância e exposição, Indicadores Biológicos de Exposição (BEI), reconhecimento, avaliação e controle, Programa de Conservação Auditiva (PCA), Programa de Proteção Respiratória (PPR), Programa de prevenção à exposição ocupacional ao benzeno (PPEOB), Normas de Higiene Ocupacional NHO, fundacentro, metodologias de avaliação para agentes físicos e químicos, ventilação industrial. insalubridade, caracterização, descaracterização, perícias, jurisprudências. periculosidade, por inflamáveis, por explosivos, por radiações ionizantes ou substâncias radioativas, por energia elétrica., caracterização, legislação aplicável, perícias, jurisprudências. FISPQ (Ficha de informação de segurança de produtos químicos), riscos à saúde, fogo ou explosões, química do fogo, 8sistemas fixos e moveis de combate a incêndios, vestimentas de proteção, primeiros socorros. Perfil profissiográfico, fator acidentário de prevenção, Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP, critérios para aposentadoria especial, elaboração de laudo técnico. Ergonomia, organização do trabalho, conforto ambiental nos locais de trabalho, biomecânica análise ergonômica do trabalho, ergonomia cognitiva. Sistemas de gestão integrada de saúde e segurança ocupacionais, BS British Standart 8800, OHSAS (Ocupational Health and Safety Assessment Series), auditorias (NBR ISO 19011). Legislação aplicada, previdenciária, constitucional, responsabilidade civil e criminal em acidentes do trabalho.

Indicações Bibliográficas

1 ABIQUIM. Manual para atendimento a emergências com produtos perigosos, 2006.

2 ACGIH. TLVs® e BEIs®. Traduzido por Associação Brasileira de Higienistas Ocupoacionais.2008

3 Ayres, D. O., Corrêa, J. A. P., Atlas, Manual de Prevenção de Acidentes do Trabalho, 2004.

4 Brandimiller, P. A. SENAC. Perícia Judicial em Acidentes e Doenças do Trabalho, 2006.

5 BRASIL. Segurança e Medicina do Trabalho - Normas Regulamentadoras - NR-1 a 33, Portaria n. 3.214, de 8 de junho de 1978. Legislação Complementar - Índices Remissivos, 62 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

6 CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística. São Paulo: Atlas, 2008.

7 COUTO, H.A. Ergo. Ergonomia aplicada ao trabalho. Belo Horizonte, 2007.

8 FUNDACENTRO. NORMAS DE HIGIENE OCUPACIONAL - WWW.fundacentro.gov.br

9 IIDA, I. Ergonomia projeto e produção, São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

10 LAVILLE, A. Ergonomia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1977. MARTINEZ, W. N. Aposentadoria especial, 2. ed. São Paulo: LTr, 1999.

11 MORAES. G. GVC. Elementos do Sistema de Gestão de SMSQRS - Teoria da Vulnerabilidade, 2.a ED, 2009.

12 MORAES. G. GVC. Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho 7ª Edição 2009 - Vol 1

13 MTE. Ministério do Trabalho e Emprego. Espaço Confinado - Livreto do Trabalhador. http://www.fundacentro.gov.br/ARQUIVOS/PUBLICACAO/l/Espa%E7os%20Confinados%20.pdf

14 MTE. Ministério do Trabalho e Emprego. Manual da CIPA. http://www.mte.gov.br/seg_sau/pub_cne_cipa.pdf

15 MTE. Ministério do Trabalho e Emprego. Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora n.17, http://www.mte.gov.br/seg_sau/pub_cne_manual_nr17.pdf

16 MTE. Ministério do Trabalho e Emprego. Máquinas e acidentes do trabalho. http://www.mte.gov.br/seg_sau/pub_cne_acidentes_trabalho.pdf

17 OLIVEIRA, S. G. Proteção jurídica à saúde do trabalhador. 2. ed. Revista ampliada e atualizada. São Paulo: LTr, 1998.

18 SALIBA, T. LTR Editora. Manual Prático de Avaliação e Controle de Calor: PPRA .2004

19 SALIBA, T. LTR Editora. Manual Prático de Avaliação e Controle do Ruído: PPRA .2004

20 SALIBA, T. M. E CORRÊA, M. A. C. Insalubridade e periculosidade. 2. ed. São Paulo: LTr, 1995.

21 SALIBA, T. M.,Lexlabore Editora. Manual Prático de Higiene Ocupacional e PPRA, 2009.

22 TORLONI, M. Fundacentro.Programa de Proteção Respiratória, 2002.

CARGO/FUNÇÃO: MÉDICO/MÉDICO DO TRABALHO

Conteúdo Programático

Processo saúde-doença e trabalho. Doenças profissionais (pneumocomioses, mielopatias ocupacionais, saturnismo e outras intoxicações por metais, intoxicações por agrotóxicos, patologias causadas pelo ruído, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, dermatoses ocupacionais). Trabalho e desgaste operário. Trabalho e Saúde Mental. Vigilância da saúde em ambientes de trabalho. Epidemiologia e Saúde do Trabalhador. Comunicação de Acidente de Trabalho - Fundamentação legal. Legislação - Tópicos específicos de saúde do trabalhador: Constituição Federal: Artigo 7º. e Incisos; Lei 6514/1977; Portaria nº 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego; Normas Regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (Normas 1, 4, 5, 6, 7, 9, 15, 17 e anexos, 24, 32); Em especial: NR-07: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO;Leis Federais 8080, 8212 e 8213 e Decreto nº 3.048 - de 06 de maio de 1999, atualizado. Estruturação e serviços de saúde do trabalhador em nível municipal. Perfil Profissiográfico Previdnciário (PPP). Redação de laudos (LTCAT)

Indicações Bibliográficas:

1. ANAMT. Código de Conduta do Médico do Trabalho. Anamt: Belo Horizonte, 1995. Disponível em <www.anamt.org.br>

2. BRASIL. Decreto nº 3.048 - de 06 de maio de 1999. Aprova o Regulamento dos Benefícios da Previdência Social. Disponível em < http://www81.dataprev.gov.br/sislex/ >

3. BRASIL. INSS. Instrução Normativa Nº 20 INSS/PRES, de 10 de OUTUBRO de 2007. Estabelece critérios a serem adotados pela área de Benefícios. (Capítulo II e Anexo XV, somente).

4. BRASIL. Lei n. 8080 de 19/09/1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde , a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

5. BRASIL. Lei n. 8212 de 24/07/1991. Dispõe sobre a organização da seguridade social, institui plano de custeio e dá outras providências.

6. BRASIL. Lei n. 8213 de 24/07/1991.Dispõe sobre os planos de benefícios da Previdência Social e dá outras providências.

7. BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças Relacionadas ao Trabalho - Manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília: Min.Saúde/ OPAS/OMS , 2001. Disponível em <http://www.opas.org.br/sistema/arquivos/Saudedotrabalhador.pdf >

8. BRASIL. Ministério da Saúde. Normas e Manuais Técnicos (Chumbo, Dermatose, Perda Auditiva, Pneumoconioses, Cancer ocupacional, Notificação de acidentes). Disponíveis em <http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/genero/s00a.htm >.

9. BRASIL. Portaria 3.214, de 8 jun. 1978. Aprova as Normas Regulamentadoras - Normas Regulamentadoras - do Capítulo V, Título II da CLT, relativas a Segurança e Medicina do Trabalho. (Normas disponíveis em <www.mte.gov.br/seg_sau/leg_normas_regulamentadoras.asp >

10. BURGESS W. A. Identificação de Possíveis Risco à Saúde do Trabalhador nos Diversos Processos Industriais. [Tradução da 2. ed. Norte Americana, por Ricardo Baptista]. Belo Horizonte: Ergo Editora, 1997.

11. DEJOURS, C. A. Loucura do trabalho. São Paulo:Oboré Editorial, 1987.

12. 12. Dias, E. C.; Hoefel, M. G. O desafio de implementar as ações de saúde do trabalhador no SUS: a estratégia da RENAST. Ciênc. saúde coletiva;10(4):817-827, out.-dez. 2005. Disponível em < www.ripsa.org.br/lildbi/docsonline/4/1/114-44.pdf > .

13. JACQUES, M.G. Saúde mental e trabalho : leituras . Petrópolis: Vozes, 2002.

14. MAENO M, Almeida IM, Martins MC, Toledo LF, Paparelli R. Diagnóstico, tratamento, reabilitação, prevenção e fisiopatologia das LER/DORT. Brasília: Ministério da Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Área Técnica de Saúde do Trabalhador; 2001. (Série A. Normas e Manuais Técnicos, nº 105.). Disponível em <http://dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/genero/s00a.htm >.

15. MANUAL Atlas de legislação: saúde e segurança no trabalho (Portaria 3214, Ministério do Trabalho).

16. MENDES, R. Medicina do trabalho: Doenças Profissionais. São Paulo: Sarvier, 1980.

17. MENDES, R. Patologia do trabalho. São Paulo: Atheneu, 1996.

18. OIT - Enciclopédia de Saúde e Segurança do Trabalho. 4. ed. Genebra: OIT, 1998. Versão em espanhol disponibilizada através do link no site < www.anamt.org.br>.

19. OLIVEIRA, C.R. Manual prático de LER . Belo Horizonte: Health, 1998

20. OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Proteção Jurídica à Saúde do Trabalhador. 1ª Edição, Ed. Ltr. Belo Horizonte, 1996.

21. RAMAZZINI, Bernardino. As doenças dos trabalhadores, São Paulo; Fundacentro, 1992.

22. RIBEIRO, Herval Pina. A violência Oculta do Trabalho - As Lesões por Esforços Repetitivos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1999.

CARGO/FUNÇÃO: TÉCNICO DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO/ TÉCNICO DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO I, COM FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA.

Conteúdo programático

Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Gestão de pessoas: conceitos e desafios para a gestão de pessoas: ambientais, organizacionais e individuais. Mudanças no enfoque da gestão de pessoas: parceiros, colaboradores, capital intelectual. Funções da gestão de pessoas: Captação: importância do recrutamento e seleção, métodos de seleção, dinâmica de grupo, avaliação do candidato, tendências. Desenvolvimento de pessoas: diagnóstico de necessidades, treinamento, desenvolvimento e educação corporativa; planejamento, execução e avaliação das atividades de treinamento e educação, treinamento a distância, redes de aprendizagem, aprendizado em equipes. Avaliação de desempenho; meritocracia; gestão do desempenho: importância e responsabilidade, métodos tradicionais e modernos; Diagnóstico e desenvolvimento organizacional. Cultura e clima organizacional, Manutenção de pessoas: programas de relações com os empregados, tipos e objetivos, público alvo. Acompanhamento funcional e Coaching. Motivação: importância, teorias, abordagens contemporâneas, plataforma motivacional para uma abordagem estratégica, aplicações do conceito. Liderança e influência: conceito, questões contemporâneas e liderança eficaz. Qualidade de vida no trabalho e saúde ocupacional.

Bibliografia sugerida

1. ALMEIDA, w. Captação e seleção de talentos São Paulo: Atlas, 2004

2. BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

3. BOHLANDER, G. W; SNELL, S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

4. BOWDITCH, J.; BUONO, A, F. Fundamentos de comportamento organizacional. Rio de Janeiro, LTC: 2006

5. CHIAVENATO, Idalberto Recursos Humanos : O capital humano nas organizações. 8 Ed. São Paulo:Atlas 2006

6. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. São Paulo: Campus, 2008.

7. DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 8ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

8. DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5. ed. ampl. São Paulo: Cortez, 1987.

9. DUTRA, Joel Souza ( org) por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Editora Gente, 2001

10. FLEURY, Maria Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria; PETTIGREW, Andrew. Cultura e poder nas organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

11. REIS, Valéria dos . A entrevista de seleção com foco em competências comportamentais. Rio de Janeiro: Qualitymark: São Paulo: ABRH -Nacional , 2003

12. ROBBINS, Stephen. Comportamento Organizacional11 Ed. São Paulo Pearson Prentice Hall, 2005

13. SCHEIN, Edgar H.Guia de sobrevivência da cultura corporativa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001

14. TAMAYO, Álvaro e colaboradores. Cultura e poder nas organizações. Porto Alegre: Artmed, 2004

15. ULRICH Dave. Os campeões de Recursos Humanos. 7 Ed São Paulo: Futura 1998

16. VIEIRA, Adriane; GOULART , Íris Barbosa (coords) . Identidade e subjetividade na gestão de pessoas. Curitiba: Juruá, 2007

17. ZANELLI, J. C. ; BORGES-ANDRADE, J. A. ; BASTOS, A. V. ( org). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004

18. ZANELLI, José Carlos. O psicólogo nas organizações de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2002

ANEXO IV

CAPA PARA O RECURSO CONTRA GABARITO OU QUESTÕES DE PROVA

RECURSO CONTRA A(S) QUESTÃO(ÕES): ___________________________________________________

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome: __________________________________________________________________________________

Cargo/Função:____________________________________________________________________________

Endereço:_________________________________________________ Telefone: _______________________

Cidade:_______________________________________________ CEP: ______________________________

Endereço Eletrônico: _______________________________________________________________________

Número de inscrição: _______________________________________________________________________

_____________________________________________,_____ de ________________de 2010.
Localidade

_________________________________________
Assinatura do Candidato

2. SOLICITAÇÃO DE RECURSO CONTRA GABARITO OU QUESTÕES DE PROVA

À Banca Examinadora

Como candidato ao cargo de ____________________________________________________ solicito revisão

( ) do gabarito da questão n°_______

( ) da questão n°______

3. FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

O candidato deverá:

· Digitar o recurso, em duas vias, de acordo com as especificações estabelecidas na alínea "a" do item 18.5 deste Edital.

· Usar um formulário de Solicitação de Recurso para cada questão de prova em que solicitar revisão.

· A fundamentação deve ter argumentação lógica e ser baseada na bibliografia indicada neste Edital.

ATENÇÃO! A inobservância de qualquer uma das instruções acima e das constantes no item 18 do edital, resultará no indeferimento do recurso.

CAPA PARA O RECURSO CONTRA O RESULTADO DA PROVA OBJETIVA

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome: __________________________________________________________________________________

Cargo/Função:____________________________________________________________________________

Endereço:_________________________________________________ Telefone: _______________________

Cidade:_______________________________________________ CEP: ______________________________

Endereço Eletrônico: ________________________________________________________________________

Número de inscrição: ______________________

____________________________________,_____ de ________________de 2010.
Localidade

_______________________________________
Assinatura do Candidato

2. SOLICITAÇÃO DE RECURSO CONTRA O RESULTADO DA PROVA OBJETIVA

À Banca Examinadora

Como candidato ao cargo/função de __________________________________________________ solicito revisão dos pontos a mim atribuídos na(s) disciplina(s): _____________________________

INSTRUÇÕES:

O candidato deverá:

· Digitar o recurso, em duas vias, de acordo com as especificações estabelecidas na alínea "a" do item 18.5 deste Edital.

ATENÇÃO! A inobservância da instrução acima e das constantes no item 18 do edital, resultará no indeferimento do recurso.

CAPA PARA O RECURSO CONTRA O RESULTADO DA AVALIAÇÃO FÍSICA

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome: __________________________________________________________________________________

Cargo/Função: Assistente/Eletricista

Endereço: _________________________________________________ Telefone: ______________________

Cidade:_______________________________________________ CEP: _____________________________

Endereço Eletrônico: _______________________________________________________________________

Número de inscrição: __________________________

________________________________,_____ de ________________de 2010.
Localidade

______________________________________
Assinatura do Candidato

2. SOLICITAÇÃO DE RECURSO CONTRA O RESULTADO DA AVALIAÇÃO FÍSICA

À Banca Examinadora

Como candidato ao cargo/função de Assistente/Eletricista solicito revisão do resultado da minha prova de Avaliação Física.

3. FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

O candidato deverá:

· Digitar o recurso, em duas vias, de acordo com as especificações estabelecidas na alínea "a" do item 18.5 deste Edital.

· Fundamentar o recurso

ATENÇÃO! A inobservância das instruções acima e das constantes no item 18 do edital, resultará no indeferimento do recurso.