UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - MA

Notícia:   CCSA da UEMA abre 6 vagas para Professor Substituto

UEMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

ESTADO DO MARANHÃO

EDITAL Nº 71 /2011-PROG/UEMA

A Pró-Reitoria de Graduação - PROG, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a reabertura de vagas, em regime de Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação de Professor Substituto para atender ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, no Departamento de Administração, nas matérias especificadas no Anexo I, conforme o prescrito na Resolução n° 04/94-CEPE/UEMA, na Instrução Normativa n° 001/99-PROGAE (PROG) e na Resolução n° 456/03-CEPE/UEMA, de 23 de julho de 2003.

1 - Do local, período e horário das inscrições:

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Protocolo Geral da UEMA, localizado no Campus Universitário Paulo VI, Tirirical, São Luís -MA, neste Estado, no período de 11 a 15 de abril de 2011, no horário de 14 às 17 horas.

2 - Dos requisitos para inscrição:

Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros na forma da Emenda Constitucional n° 11, de 30/04/1996, mediante requerimento dirigido a Pró- Reitora de Graduação, acompanhado do "Curriculum Vitae", devidamente comprovado, com cópia autenticada dos seguintes documentos:

2.1 - Cédula de Identidade (Civil/Militar);

2.2 - C.P.F;

2.3 - Comprovante de Quitação de Serviço Militar, quando for o caso;

2.4 - Comprovante de Quitação com as Obrigações Eleitorais;

2.5 - Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, acompanhado do Histórico Escolar correspondente, ou Pós-Graduação na matéria objeto do seletivo, quando especificado nos requisitos de formação acadêmica (Anexo I)

2.6 - Comprovante de taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), pago no Banco do Brasil S/A, Agência 1639-X, Conta Corrente 25018-X, em nome do Instituto Superior de Educação Continuada - ISEC. Em hipótese alguma haverá restituição de taxa de inscrição.

2.7 - Não será aceito comprovante de entrega de envelope.

No ato da inscrição, o candidato receberá cópia do Programa no qual constarão os temas da matéria e/ ou disciplina objeto da seleção. É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação exigida. A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por procurador habilitado com procuração específica.

3 - Da comissão examinadora:

A Comissão Examinadora de cada seletivo, designada por Portaria do Reitor, será composta por três docentes integrantes da Carreira do Magistério da UEMA.

Não havendo, no da Carreira do Magistério Superior da UEMA, professor com titulação mínima correspondente à máxima titulação dos candidatos, poderão ser designados docentes de outras Instituições de Ensino Superior.

4 - Da data, horário e local de realização das provas:

As provas do Processo Seletivo Simplificado serão realizadas na Universidade Estadual do Maranhão, em São Luis em datas, local e horários a serem fixados por edital a ser publicado.

5 - Dos impedimentos:

Não poderão participar do Processo Seletivo Simplificado:

5.1 - Pessoal anteriormente contratado com fundamento na Lei nº 6.915, de 11 de abril de 1997.

6 - Da realização das provas:

6.1 - A seleção dos candidatos será feita mediante:

a) Prova Didática sobre os temas fixados no programa, os quais deverão ser sorteados no dia da prova.

b) Prova de Títulos com julgamento do "Curriculum Vitae" devidamente comprovado de cada candidato.

6.2 - A Prova de Didática, visando aferir o desempenho pedagógico e o domínio do conteúdo da disciplina e matéria, terá a duração mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos e máxima de 55 (cinqüenta e cinco) minutos.

6.3 - Ao iniciar a Prova de Didática, o candidato deve apresentar à Comissão Examinadora, o seu Plano de Aula.

6.5 - A análise do "Curriculum Vitae" do candidato, visando aferir a sua experiência profissional, levará em conta a adequação dos títulos à matéria e/ou disciplina e área de conhecimento objeto da seleção, de acordo com o estabelecido no Anexo I deste Edital

6.6 - Poderá ser dispensado da seleção o candidato único, portador de título de Mestre, Doutor ou Livre Docente, respeitada a adequação do seu título à matéria e área de conhecimento objeto da seleção, mediante parecer da Comissão Examinadora.

7 - Da classificação:

7.1 - O resultado da avaliação será expresso na escala de notas de 0 (zero) a 10 (dez), considerado aprovado cada candidato que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete) , sendo classificatória a nota da prova de títulos.

7.2 - A Comissão Examinadora lavrará a ata das atividades, imediatamente após a conclusão dos trabalhos, divulgando o resultado da seleção, já em termos de classificação, por ordem decrescente, para aprovação pela Pró-Reitoria de Graduação.

8 - Da validade da seleção e do regime de trabalho:

8.1 - A validade da seleção é de 1 (um) ano, a contar da data de sua aprovação, devendo ser observada, rigorosamente, a classificação por ordem decrescente, para efeito de indicações.

8.2 - Os candidatos aprovados e classificados poderão ser contratados dentro do número de vagas oferecidas, de acordo com as necessidades dos Cursos, em Regime de Trabalho previsto no Anexo I deste Edital, por um período de 01 ano podendo ser, prorrogado por igual período , conforme Art. 9º, III, da Lei nº 6.915 de 11/04/97.

8.3 - Em caso de empate entre os candidatos, serão considerados os seguintes critérios para classificação final:

9 - Dos recursos:

9.1- Sempre que se julgarem prejudicados, os candidatos terão prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para formalização de recursos ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, devendo dar entrada do pedido no Protocolo Geral da UEMA.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Examinadora, consultada a Pró-Reitoria de Graduação.

São Luís, 06 de abril de 2011.

Profª. Ma. Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita.
Pró-Reitora de Graduação

ANEXO I

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

Departamento

Matérias

Requisitos

Nº de Vagas

Regime de Trabalho

Administração

Administração da Produção

Graduado em Administração, com Especialização na área do objeto do Concurso. Disponibilidade para trabalhar nos turnos vespertino e noturno

01

20 horas

Administração Pública e Governança

Graduado em Administração, com Especialização na área do objeto do Concurso. Disponibilidade para trabalhar nos turnos vespertino e noturno

01

20 horas

Gestão Estratégica de Marketing

Graduado em Administração, com Especialização na área do objeto do Concurso. Disponibilidade para trabalhar nos turnos vespertino e noturno

01

20 horas

Estratégias Empresarias

Graduado em Administração, com Especialização na área do objeto do Concurso. Disponibilidade para trabalhar nos turnos vespertino e noturno

01

20 horas

Gestão com Pessoas

Graduado em Administração, com Especialização na área do objeto do Concurso. Disponibilidade para trabalhar nos turnos vespertino e noturno

01

20 horas

Comercio Exterior

Graduado em Administração, com Especialização na área do objeto do Concurso. Disponibilidade para trabalhar nos turnos vespertino e noturno

01

20 horas

São Luís, 06 de abril de 2011.

Profª. Ma. Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita.

Pró-Reitora de Graduação

FICHA DE INSCRIÇÃO

NOME:___________________________________________________________________________

ENDEREÇO:_______________________________________________________________________

CEP:______________________________________________ FONE: _________________________

Vem requerer ao Departamento _________________________________________________________
_______________________________________ inscrição do Processo Seletivo Simplificado

ÁREA DE CONHECIMENTO ________________________________________________________

MATÉRIA OU DISCIPLINA _________________________________________________________

Para o que anexa os seguintes documentos ou fotocópias:

a) ( ) Carteira de Identidade;

b) ( ) C.P.F;

c) ( ) Comprovante de quitação com o Serviço Militar (sexo masculino);

d) ( ) Comprovante de quitação com a obrigação eleitoral;

e) ( ) Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, acompanhado do Histórico Escolar correspondente, ou Pós-Graduação na matéria ou disciplina objeto do seletivo, quando especificado nos requisitos de formação acadêmica (Anexo I)

f) ( ) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no Banco do Brasil S/A, Agência:1639-X, 25018-X, em nome do Instituto Superior de Educação Continuada - ISEC.

g) ( ) "Curriculum Vitae" devidamente comprovado.

_____________________________________
Assinatura

Local/data: __________________________, ______/_____/_______.

NOME DO CANDIDATO
__________________________________________________________________________________

MATÉRIA OU DISCIPLINA OBJETO DO SELETIVO
__________________________________________________________________________________

________________________________________
Local de Inscrição

_____________________________________________
Assinatura e Matrícula do Servidor Responsável

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Matéria: ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

1- Escopo da Administração e o Sistema de Produção

2- Estratégias de Produção e Capacidade de Produção

3-Localização Industrial e Arranjo Físico (layout)

4- Gestão Estratégica da Manutenção

5- Sistema Toyota de Produção REFERÊNCIAS:

CORREA, Henrique; CORREA, Carlos. Administração de produção e operações. São Paulo: Atlas, 2004.

HEIZER, Jay; RENDER, Barry. Administração de operações. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

MARTINS, Petrônio; LAUGENI, Fernando. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2004.

MEREDITH, Jack; SHAFER, Scott M. Administração da produção para MBAs. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SLACK, Nigel. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2004.

LEITURA RECOMENDADA

WOMACK, James; JONES, Daniel; ROOS, Daniel. A máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

LIKER, Jeffrey. O modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. Porto Alegre: Bookman, 2005.

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Matéria: ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E GOVERNANÇA

1 - Conceitos Fundamentais e Formas de Gestão Pública

2-Estrutura do Estado no Brasil: Definição; Significado; Importância e Evolução

3- O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado: As Três Formas de Administração Pública

4- Governo: Conceito; Formas; Características e Políticas Públicas: Conceito; Características; Formulação de Políticas Públicas

5- Gestão de Organizações Públicas: Empreendedorismo Governamental; Convergências e Divergências entre Gestão Pública e Gestão Privada

REFERÊNCIAS:

GRANGEIRO, José Wilson; CASTRO, Robson Gonçalves de. Administração Pública. 5 ed. Brasília: Vestcon, 2000

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Matéria: GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

1 - Gerência de Marcas e Análise do Ciclo de Vida do Produto e Portfólio

2- Políticas de Preço e de Promoção e Políticas de Distribuição e Logística

3- Gerência de Informações de Marketing

4- Plano de Marketing

5- Tópicos Especiais em Marketing REFERÊNCIAS:

BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. São Paulo: Atlas, 2001.

CLANCY, Kevin J.; SHULMAN, Robert S. A revolução no marketing. Rio de Janeiro: LTC, 1993.

CHEURCHILL, JR Gilbert; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. Rio de Janeiro: Saraiva, 2000.

PEPPERS, Don; ROGERS, Martha. Marketing um a um: marketing individualizado na era do cliente. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

GRACIOSO, Francisco. Marketing: o sucesso em 5 movimentos. São Paulo: Atlas, 1997.

JAY, Ros. Marketing de baixo custo. São Paulo: Littera Mundi/ Augustus, 2000.

JOHANSOSSON, P.; NONAKA, D. Determinação: a fórmula japonesa de fazer marketing. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

KAWASAKI, Guy. Regras para revolucionários. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

LEWIS, Barbosa R.; LITTE, Dale. Dicionário enciclopédico do marketing. São Paulo: Atlas, 2000.

MOREIRA, Júlio César, et AL. Dicionário de termos de marketing. São Paulo: Atlas, 1999.

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Matéria: ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS

1 - Evolução Histórica: Do Planejamento às Estratégias Empresariais.

2- Estabelecimento da Diretriz Organizacional - Missão e Visão Organizacional; Valores e Crenças; Filosofia Empresarial; Políticas e Diretrizes; Objetivos e Metas; Estratégias e Táticas.

3- Análise dos Recursos: Humanos, Organizacionais e Físicos. Pontos fortes e pontos fracos.

4- Análise Diagnóstica dos Ambientes Interno e Externo: áreas do diagnóstico interno. Análise do Macro-ambiente: Análise setorial e dos fatores de atratividade do mercado. Ameaças e oportunidades.

5- Implementação de Estratégias. Controle Estratégico e avaliação de resultados

REFERÊNCIAS:

ANSOFF, H. Igor; et al. Do Planejamento Estratégico à Administração Estratégica. Atlas, 1990, 271 p.

_______, Estratégia Empresarial. São Paulo: Mcgraw, 1997.

CERTO, S. C.; PETER, J. P. Administração Estratégica: Planejamento e Implementação da Estratégia

2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, 304 p.

HITT, A. Michael. IRELAND, R. Duane. HOSKISSON, E. Robert. Administração Estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

TAVARES, Mauro Calixta. Gestão Estratégica. 1 ed. 2000, 398 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Os Novos Paradigmas: Como as mudanças estão mexendo com as empresas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000, 320 p.

LACOMBE, Francisco; HEILBORNE, Gilberto. Administração - Princípios e tendências. 1 ed. 2ª tiragem. São Paulo: Ed. Saraiva, 2006, 542 p.

OLIVEIRA, R. B. Djalma. Excelência na Administração Estratégica. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

THOMPSON, A. Arthur JR. & STRICKLAND, J. A. Planejamento Estratégico. São Paulo: Pioneira, 2002, 430 p.

WRIGHT, Peter; et al. Administração Estratégica: Conceitos. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2000, 433 p.

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Matéria: GESTÃO COM PESSOAS

1 -Gestão com Pessoas no Contexto da Ciência da Administração e seus Objetivos e Limitações

2- O Contexto Histórico e Terminológico da Gestão com Pessoas nas Eras Clássica, Moderna e Contemporânea da Administração e suas Respectivas Políticas de Administração de Pessoal

3- A Estrutura de Gestão com Pessoas nas Organizações e o Caráter Integrativo, Multivariado, Contingencial e Estratégico e seus Aspectos Estruturais e Funcionais

4- No Suprimento e Agregação de Gestão com Pessoas, comente sobre: Mercado de Recursos Humanos - MRH, Mercado de Trabalho - MT, Recrutamento e Seleção de Pessoal, Ambientação e Admissão, Rotatividade (Turnover), Absenteísmo e Desligamento de Pessoal

5- Na Aplicação e Compensação de Gestão com Pessoas, comente sobre: Análise e Avaliação de Cargos por Resultados. O Composto de Remuneração e Recompensa - Pesquisa Salarial, Estrutura e Política Salarial, Novos Paradigmas de Remuneração, Carreira e Sucessão

REFERÊNCIAS:

CALDAS, Miguel P. Demissão. Ed. Atlas - São Paulo, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Editora Campus, Rio de Janeiro: 1999, 2004.

GIL, C. Antonio. Gestão de Pessoas. Ed. Atlas, São Paulo: 2001, 307p.

KRIER, A. Jane. Forma e Classificação das Empresas. Ed. Presença. Portugal, 1999.

LACOMBE, Francisco; HEILBORNE, Gilberto. Administração - Princípios e tendências. 1 ed. 2ª tiragem. São Paulo: Ed. Saraiva, 2006, 542 p.

LUCENA, Maria Diva Salete. Planejamento estratégico e gestão de desempenho. Ed. Atlas, 2004

MARRAS, P. Jean. Administração de Recursos Humanos. 4º Ed. Editora Futura, São Paulo: 2001, 330p.

McGREGOR, Douglas. O lado Humano da Empresa - Martins Fonte - São Paulo - 1999.

POLARY, Ilmar. RH - Treinamento e sua importância nas organizações. 2 ed. São Luís-MA: EDITORA UEMA, 2008.

PONTES, B.R. Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal - Ed. LTR - 2. ed. 1996.

_________ . Cargos e salários. 8 ed. Ed. LTR, 2004.

VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Matéria: COMÉRCIO EXTERIOR

1 - Questões introdutórias sobre exportação

2- Fundamentos para exportação

3- Identificação no mercado comprador

4- Práticas de exportação

5- Sistema de promoção comercial

REFERÊNCIAS:

BIZELLI, João dos Santos. Roteiro básico para importação. São Paulo: Aduaneiras, 1996.

CASTRO, José Augusto de. Exportação: aspectos práticos operacionais. São Paulo: Aduaneiras, 1988.

DABBAH, Steven. Exportação: a salvação para sua empresa. Editora Érica.

KEEDI, Samir et al. Transportes e seguros no comércio exterior. Editora Aduaneiras.

MINERVINNI, Nicola. O exportador. Makron Books.

SEBRAE. Manual básico de exportação: Ministério das Relações Exteriores.

VASQUEZ, José Lopes. Comércio exterior brasileiro. Ed. Atlas.