Secretaria de Estado da Educação - RO

Notícia:   745 vagas de até R$ 1.433,25 para Secretaria de Estado da Educação - RO

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

EDITAL Nº 496/GDRH/SEAD, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2009

O Secretário de Estado da Administração do Governo do Estado de Rondônia, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Complementar nº 327, de 13 de dezembro de 2005, conforme documentação constante dos autos do Processo nº 2201/00414/2009/SEAD, considerando o baixo número de candidatos aprovados no Concurso Público, regido pelo Edital nº 022/GDRH/SEAD, de 11 de fevereiro de 2008, como também nos Processos Seletivos Públicos, regido pelos Editais ns. 162/GDRH/SEAD, de 6 de outubro de 2008 006/GDRH/SEAD, de 9 de janeiro de 2009, 105/GDRH/SEAD, de 17 de março de 2009 e 172/GDRH/SEAD, de 14 de maio de 2009, conforme Ofício nº 288/09/NAM/NRH/SEDUC, de 5 de novembro de 2009, torna público as normas, para a realização de Processo Seletivo Público, que visa a contratação de Professores, a fim de atender, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, às Unidades Estaduais de Ensino, baseado nas regências da Lei Estadual nº 1184, de 27 de março de 2003, Lei Estadual nº 1545, de 13 de dezembro de 2005 e Lei Estadual nº 1955, de 17 de setembro de 2008.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Este Edital contém as cláusulas, anexos e condições que regem o presente Processo Seletivo Público, conforme a legislação vigente.

1.2. O Processo Seletivo Público consistirá de Provas Objetivas, que serão executadas pelo CEEJA Padre Moretti (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), tendo como objetivo o recrutamento e a seleção de 745 (setecentos e quarenta e cinco) Professores em áreas específicas da Educação, conforme Anexo I - Quadro de Vagas.

1.3. A validade do Processo Seletivo Público será de 1 (um) ano, a contar da data da publicação da Homologação do seu Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período, a interesse e conveniência da administração.

1.4. O Processo Seletivo Público consistirá de duas etapas, sendo:

- 1ª Etapa: Prova Objetiva: mediante aplicação de exame de conhecimentos de Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos e Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório;

- 2ª Etapa: Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.

1.5. Os candidatos contratados serão admitidos em caráter emergencial e temporário, pelo prazo de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de assinatura do Contrato de Trabalho.

1.6. Os candidatos contratados serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.

2. DO VALOR DA REMUNERAÇÃO

2.1. O valor da remuneração é o equivalente à referência inicial do cargo correspondente do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado da Educação, de acordo com o disposto na Lei Complementar nº 420, de 9 de janeiro de 2008, considerando suas alterações, conforme tabela salarial representada no Anexo II - Tabela de Remuneração, deste Edital.

3. DOS LOCAIS DA PROVA OBJETIVA

3.1. A Prova Objetiva será aplicada nas cidades de: Porto Velho, Guajará Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Extrema, Cerejeiras, São Francisco do Guaporé e Vilhena.

3.2. Os candidatos poderão obter informações acerca dos locais de realização das provas, em data constante do Anexo VIII - Cronograma Previsto, pelos canais constantes do item 7.4, deste Edital e pelos Telefones: 69**3216-5298 e 69**3216-5331.

4. DAS VAGAS

4.1. As vagas estão distribuídas por Representação de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, localizadas nos municípios, distritos e demais localidades sob suas respectivas jurisdições, conforme consta do Anexo I - Quadro de Vaga, deste Edital.

4.2. As vagas atualmente disponíveis serão providas por candidatos aprovados no presente Processo Seletivo Público, obedecendo-se, estritamente, aos critérios de aprovação e de classificação estabelecidos neste Edital.

4.3. As vagas destinadas a candidatos ao emprego de Professor Nível 3 - Interprete em Libras, somente poderão ser providas por profissional com Licenciatura Plena em qualquer área da educação, acrescido de Curso de Interprete em Libras, com carga horária mínima de 80 (oitenta) horas, comprovadas através de Certificado emitido por entidade oficial.

4.3.1. As atribuições do Professor Nível 3 - Interprete em Libras, são basicamente as constantes do Anexo IV - Descrição das Atividades do Emprego.

5. DAS VAGAS RESERVADAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

5.1. Serão destinadas 10% (dez por cento) das vagas a candidatos inscritos e aprovados, por disciplina/habilitação, na condição de Portador de Necessidades Especiais, conforme dispositivos constantes da Lei nº 515, de 4 de outubro de 1993, observada a compatibilidade do cargo com a necessidade especial que seja o candidato portador.

5.2. O candidato que desejar concorrer às vagas definidas no subitem anterior deverá, no ato da inscrição, no campo específico da Ficha de Inscrição, declarar-se portador de necessidade especial.

5.2.1. Os candidatos portadores de deficiência participarão do Processo Seletivo Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, avaliação, duração, local e horário de realização da prova.

5.3. Se o candidato for aprovado no presente Processo Seletivo e for convocado, o mesmo deverá apresentar à perícia médica o Laudo Médico atestando a espécie e o grau ou o nível de necessidade especial, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da necessidade especial, submetendo-se à perícia médica, promovida pelo Centro de Perícia Médica Oficial do Estado de Rondônia, que terá decisão terminativa sobre a sua qualificação como portador de necessidade especial ou não e sobre o grau da necessidade especial, que determinará estar, ou não, o candidato capacitado para o exercício do emprego.

5.3.1. Caso o Laudo Médico emitido pela Junta Médica ateste a inexistência da deficiência, o candidato permanecerá no Processo Seletivo Público, concorrendo em igualdade de condições com os demais.

5.3.2. Caso o Laudo Médico ateste a incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo, o candidato será automaticamente eliminado do Processo Seletivo Público.

5.4. Caso o candidato seja considerado capacitado para desempenhar as atribuições do emprego, o Centro de Perícias Médicas deverá fazer constar a devida observação no Certificado de Capacidade Física e Mental.

5.5. O candidato inscrito na condição de Portador de Necessidades Especiais, se aprovado, figurará na listagem específica por emprego.

5.6. A não-observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

5.7. O candidato que não declarar a necessidade especial, conforme estabelecido no subitem 5.2 deste Edital, perderá a prerrogativa em concorrer às vagas reservadas.

5.8. As vagas definidas no subitem 5.1 deste Edital, que não forem providas por falta de candidatos, por reprovação no certame em tese ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observados a ordem rigorosa de classificação, por localidade.

5.9. O candidato Portador de Necessidades Especiais que necessitar de condições especiais para a realização das provas, tais como acesso especial aos locais das provas, provas com letras maiores do que as convencionais, entre outras, deverão informar essa necessidade formalmente ao CEEJA Padre Moretti (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), no momento da inscrição. A não manifestação do candidato dentro desse prazo desobriga o CEEJA Padre Moretti (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) do atendimento dessas condições especiais.

6. DOS PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

6.1. As inscrições somente serão disponibilizadas via internet. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o portal www.rondonia.ro.gov.br (Processo Seletivo SEDUC) onde constam o Edital, a Ficha de Inscrição e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição. A inscrição pela Internet estará disponível durante às 24 horas do dia, ininterruptamente, a partir das 10 horas do 1º dia de inscrição até às 24 horas do último dia de inscrição, conforme estabelecido no Cronograma Previsto - Anexo VIII, considerando-se o horário oficial de Rondônia.

6.2. O candidato deverá ler e seguir atentamente as orientações para preenchimento da Ficha de Inscrição, via Internet, e demais procedimentos, tomando todo o cuidado com a confirmação dos dados preenchidos, antes de enviar a inscrição, evitando-se que o botão de rolagem do mouse seja acionado indevidamente e altere os respectivos dados.

6.3. O candidato deverá, no ato da inscrição, fazer uma única opção, para:

a) O emprego correlacionado com sua respectiva habilitação, que deseja concorrer no certame;

b) Local de Trabalho;

c) Localidade em que deseja fazer a Prova Objetiva;

d) A carga horária desejada (de 20 ou de 40 horas semanais).

6.3.1. Depois de efetivada a inscrição, não será aceito pedido de alteração desta opção.

6.4. Não serão aceitas inscrições via fax e/ou via correio eletrônico ("e-mail") ou realizadas fora do prazo estipulado.

6.5. O candidato que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização das provas deverá solicitá-lo no ato de inscrição, indicando claramente, quais os recursos especiais necessários (materiais, equipamentos etc.), arcando o candidato com as conseqüências da sua omissão.

6.6. A solicitação de recursos especiais será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

6.7. A não-solicitação de recursos especiais no ato de inscrição implica a sua não-concessão no dia de realização das provas.

6.8. As informações prestadas, no ato de Inscrição, serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Secretaria de Estado da Administração - SEAD do direito de excluir do Processo Seletivo Público aquele que não preencher a Ficha de Inscrição de forma completa, correta e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

6.9. A Secretaria de Estado da Administração - SEAD não se responsabiliza por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações não verídicas, endereço inexato ou incompleto e opção de local de prova fornecido pelo candidato.

6.10. A inscrição, no presente Processo Seletivo Público implica, o conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais, o candidato não poderá alegar desconhecimento, sob nenhuma hipótese.

6.11. Os candidatos poderão confirmar a homologação de sua inscrição no site www.rondonia.ro.gov.br, a partir da data constante do Cronograma Previsto - Anexo VIII .

6.12. A confirmação da inscrição deverá ser impressa pelo candidato e guardada consigo para apresentação, na hora da realização das provas.

6.13. A inscrição é de inteira responsabilidade do candidato e deve ser feita com antecedência, evitando-se o possível congestionamento de comunicação do portal www.rondonia.ro.gov.br nos últimos dias de inscrição.

6.14. A Administração Pública não será responsável por problemas na inscrição via Internet, motivados por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, nos últimos dias do período que venha a impossibilitar a transferência e o recebimento de dados.

7. DA HOMOLOGAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

7.1. As inscrições efetuadas de acordo com o disposto neste Edital serão homologadas pela Secretaria de Estado da Administração - SEAD, significando tal ato que o candidato está habilitado para participar do Processo Seletivo Público.

7.2. O candidato terá acesso ao Edital de homologação das inscrições, com a respectiva relação de inscritos, diretamente pelo endereço eletrônico www.rondonia.ro.gov.br.

7.3. O candidato que identificar qualquer erro com sua inscrição, no Edital de homologação, poderá requerer a devida alteração no dia da realização das provas, no formulário de alteração de dados cadastrais que deve ser solicitado ao fiscal de sala.

7.4. O candidato inscrito terá conhecimento das informações, emprego indicado, habilitação, localidade de exercício, data, horário e local de realização das provas, através dos endereços eletrônicos www.rondonia.ro.gov.br, www.seduc.ro.gov.br, Jornal de ampla circulação no Estado de Rondônia e no Diário Oficial do Estado.

7.5. Ao ter conhecimento das Informações, obriga-se o candidato a conferir:

a) Seu nome;

b) Número de seu documento de identidade e órgão emitente;

c) Data de nascimento;

d) Local de Exercício;

e) Emprego/Área;

f) Local de realização das provas.

7.6. O candidato, quando for o caso, deverá também conferir a informação onde consta o mesmo estar concorrendo às vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais, quando esta demande condição especial para a realização das provas.

7.6.1. Eventuais erros de digitação no nome, data de nascimento e outros deverão ser corrigidos, somente, no dia da prova, no formulário de alteração de dados cadastrais, que deve ser solicitado ao fiscal de sala.

7.7. O candidato não poderá alegar desconhecimento dos locais das provas como justificativa de sua ausência. O não comparecimento às provas, qualquer que seja o motivo, será considerado como desistência do candidato e resultará em sua eliminação do Processo Seletivo Público.

8. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA PROVA

8.1. Os horários da Prova Objetiva referir-se-ão ao horário oficial de Rondônia.

8.2. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização de prova e o comparecimento no horário determinado, através do veículos de comunicação citados no item 7.4, deste Edital.

8.3. Serão considerados documentos oficiais de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares (ex-Ministérios Militares), pelos Corpos de Bombeiros e pelas Polícias Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos etc.); certificado de reservista; passaporte; carteiras funcionais do Ministério Público e Magistratura; carteiras expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade; e carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto).

8.4. Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento e/ou casamento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

8.5. O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura.

8.6. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, poderá apresentar ocorrência policial, sujeita a inspeção posterior junto ao órgão emissor competente.

8.7. Não haverá, sob pretexto algum, segunda chamada para realização das provas, bem como aplicação fora do horário, data e locais determinados. O não comparecimento no local de realização da Prova Objetiva resultará na eliminação automática do candidato.

8.8. Terá sua participação anulada e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo Público, o candidato que durante a realização das provas:

a) for descortês com os coordenadores ou executores ou seus auxiliares ou qualquer autoridade presente;

b) for surpreendido em comunicação, por qualquer meio, com outros candidatos ou pessoas externas ao ambiente de realização da Prova Objetiva;

c) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

d) fizer em qualquer documento relativo ao Processo Seletivo, declaração falsa ou inexata;

e) se ausentar do local de prova levando consigo seu cartão resposta ou qualquer documento não autorizado.

8.9. O candidato não poderá ausentar-se do local de realização das provas sem acompanhamento de fiscal, após ter recebido o Cartão de Resposta.

8.10. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em virtude de afastamento do candidato.

9. DA PROVA OBJETIVA

9.1. A Prova Objetiva terá caráter eliminatório e classificatório. Será constituída de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, distribuídas por conteúdos, conforme Tabela de Conteúdos e Pontuação, apresentada no Anexo III - Quadro de Provas e Pontuação, deste Edital. Cada questão contendo 4 (quatro) opções de resposta (de A a D) das quais apenas uma única será correta.

9.2. Os locais da realização das provas serão informados de acordo com o previsto no item 7.4, deste Edital.

9.3. A prova será realizada no dia 20 de dezembro de 2009 no horário das 12h00 às 16h00 (horário oficial de Rondônia).

9.4. A critério da coordenação do Processo Seletivo Público poderá, em caso fortuito ou de força maior, ser concedida tolerância nos horários de início das provas.

9.5. A Prova Objetiva valerá 100 (cem) pontos, sendo atribuído peso (2,5 pontos) para cada questão, conforme Anexo III - Quadro de Provas e Pontuação, deste Edital.

9.6. Os conteúdos programáticos e os dados bibliográficos sugeridos utilizados para realização da Prova Objetiva versarão sobre os assuntos constantes do Anexo V - Conteúdo Programático, deste Edital, que estarão disponíveis na Internet nos endereços eletrônicos www.rondonia.ro.gov.br e www.seduc.ro.gov.br.

9.7. O candidato deverá transcrever as respostas da Prova Objetiva para o Cartão de Respostas, que será o único documento válido para correção.

9.8. O candidato só poderá levar o próprio exemplar do caderno de questões, se deixar a sala faltando 1 (uma) hora para o término do horário da prova.

9.9. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário fixado para o seu início (item 9.3) munido de caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, sendo o tempo máximo de duração da prova de 4 (quatro) horas, neste tempo incluído o preenchimento do Cartão de Respostas.

9.10 Não será admitido o ingresso de candidatos no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

9.11. O preenchimento do Cartão de Respostas e sua respectiva assinatura serão de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas nele contidas. Não haverá substituição de Cartão de Respostas.

9.12. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não poderá realizar as provas.

9.13. O candidato só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da Prova Objetiva após 60 (sessenta) minutos contados do seu efetivo início.

9.14. Os 3 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala de prova e, somente poderão sair juntos da mesma, após assinarem o encerramento no Termo de Aplicação.

9.15. No dia de realização da Prova Objetiva, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo da Prova Objetiva e/ou aos critérios de avaliação.

9.16. Por motivo de segurança, somente é permitido ao candidato fazer qualquer anotação durante a Prova Objetiva em seu caderno de questões.

9.17. O candidato deverá seguir as recomendações contidas em seu Cartão de Respostas e no caderno de questões.

9.18. Não será atribuído nenhum ponto à questão da Prova Objetiva que contiver mais de uma ou nenhuma resposta assinalada no Cartão de Respostas, emenda, rasura ou marcação incorreta.

9.19. O gabarito oficial da Prova Objetiva será disponibilizado nos endereços eletrônicos www.rondonia.ro.gov.br e www.seduc.ro.gov.br em data previsto do Cronograma Previsto, deste Edital.

9.20. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do certame o candidato que durante a realização da Prova Objetiva:

a) for surpreendido em comunicação verbal, por escrito, através de telefone celular (o qual deverá ser mantido desligado) ou de qualquer outra forma;

b) utilizar-se de livros, códigos impressos, máquinas calculadoras e similares ou qualquer tipo de consulta;

c) ausentar-se do local da Prova Objetiva antes de decorrida uma hora do início das mesmas;

d) utilizar telefones celulares, pagers, calculadoras, bem como quaisquer equipamentos que permitam o armazenamento ou a comunicação de dados e informações. Caso o candidato leve consigo esses tipos de aparelhos, no dia de realização do certame, os mesmos serão recolhidos pelos fiscais da sala, lacrados e devolvidos aos candidatos, que somente poderão abri-los ao final das provas;

e) fumar dentro da sala de provas.

9.21. O candidato deverá transcrever as respostas da Prova Objetiva para a Folha de Respostas, que será o único documento válido para a correção. O preenchimento da Folha de Respostas é de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder conforme as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Questões. Não haverá substituição da Folha de Respostas por erro do candidato.

9.22. Não será permitido que as marcações na Folha de Respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso do candidato que tenha solicitado condição especial para esse fim. Nesse caso, se necessário, o candidato será acompanhado por um agente da Coordenação do Processo Seletivo Público devidamente treinado.

9.23. Ao terminar a Prova Objetiva, o candidato entregará ao Fiscal de Sala, obrigatoriamente, o Caderno de Questões e a Folha de Respostas devidamente assinada.

9.25. É obrigação do candidato assinar a lista de presença.

9.26. Os modelos de provas serão disponibilizados no portal www.rondonia.ro.gov.br, 3 (três) dias após sua realização.

10. DOS RECURSOS

10.1. O candidato poderá apresentar recurso, devidamente fundamentado, a qualquer das questões da Prova Objetiva, informando as razões pelas quais discorda do gabarito ou conteúdo da questão, elaborando 1 (um) recurso para cada questão recorrida, devendo ser encaminhado via SEDEX, ao CEEJA Padre Moretti (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), para o endereço: Rua Herbert de Azevedo, nº 1649, Bairro: Olaria, CEP: 78.902-210. Porto Velho - RO, com postagem, devidamente registrada pelos correios, no período constante do Cronograma Previsto - Anexo VIII.

10.2. O recurso deverá ser:

a) apresentado em formulário específico, conforme consta do Anexo VI - Modelo Formulário - Recursos, deste Edital, disponível nos endereços eletrônicos www.rondonia.ro.gov.br e www.seduc.ro.gov.br, sendo necessário o preenchimento de um formulário para cada questão recorrida;

b) transcrito em letra de forma ou impresso, com preenchimento obrigatório de todos os campos do formulário, contendo a fundamentação das alegações, comprovadas por meio de citação de artigos amparados pela legislação, itens, páginas de livros, nome dos autores e anexando cópia da documentação comprobatória;

c) assinado pelo candidato;

d) interposto em prazo constante do Cronograma Previsto deste Edital, protocolado junto ao CEEJA Padre Moretti (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), localizado à Rua Herbert de Azevedo, nº 1649, Bairro: Olaria, CEP: 78.902-210. Porto Velho - RO (próximo ao Hospital 9 de julho e a Escola Laura Vicuña).

10.3. Serão indeferidos liminarmente os recursos entregues fora do prazo estipulado e aqueles que não atenderem o estabelecido no item 10.2, deste Edital.

10.4. Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões da Prova Objetiva, porventura, anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente.

10.5. As alterações do gabarito e os resultados, após exame dos recursos serão dados a conhecer, coletivamente, pela Internet nos endereços eletrônicos www.rondonia.ro.gov.br e www.seduc.ro.gov.br.

10.6. A decisão proferida pela Banca Examinadora será irrecorrível.

11. DA APROVAÇÃO NA PROVA OBJETIVA

11.1. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) de acertos na Prova Objetiva, não podendo zerar em qualquer uma das disciplinas.

11.2. Os candidatos aprovados na Prova Objetiva serão ordenados em lista, individualmente por município, de acordo com os valores decrescentes da nota obtida na Prova Objetiva.

12. DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

12.1. A Prova de Títulos terá por finalidade verificar o enriquecimento da capacitação e da especialização técnico-profissional do candidato para fins de classificação.

12.2. Os títulos deverão ser entregues, via SEDEX, ao CEEJA Padre Moretti (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), para o endereço: Rua Herbert de Azevedo, nº 1649, Bairro: Olaria, CEP: 78.902-210. Porto Velho - RO, com postagem, devidamente registrada pelos correios, no período constante do Cronograma Previsto - Anexo VIII.

12.2.1. As remessas registradas fora do período estabelecido no Cronograma Previsto - Anexo VIII, serão desconsideradas, não sendo submetidos à avaliação.

12.3. Os títulos deverão ser anexados ao formulário próprio, constante do Anexo VII - Modelo de Formulário - Avaliação de Títulos, disponibilizado nos sites www.rondonia.ro.gov.br e www.seduc.ro.gov.br O candidato deverá informar no formulário, obrigatoriamente, o emprego ao qual concorre e a localidade para qual se inscreveu.

12.4. A avaliação de Títulos terá caráter apenas classificatório.

12.5. Somente serão aceitos para a avaliação os títulos abaixo relacionados, observados os limites de pontos na seguinte tabela:

TÍTULO

PONTOS UNITÁRIOS

PONTUAÇÃO MÁXIMA

a) Título de Doutor, na área específica a que concorre no certame.

1,5 para cada título apresentado (máximo de 2 títulos

3,0

b) Título de Mestre, na área específica a que concorre no certame.

1,0 para cada título apresentado (máximo de 2 títulos

2,0

c) Título de Especialista, em área específica a que concorre no certame, com carga horária mínima de 360 horas.

0,5 para cada título apresentado (máximo de 2 títulos)

1,0

d) Aprovação em Concurso Público no cargo de professor com graduação superior na área específica a que concorre no certame.

0,5 para cada aprovação. (máximo de 2 aprovações)

1,0

TOTAL

7,0

12.6. As cópias dos títulos deverão ser todas autenticadas em cartório.

12.7. O candidato que não entregar os títulos não poderá fazer a entrega em data posterior ao previsto no Cronograma Previsto deste Edital.

12.8. A entrega de títulos não é obrigatória.

12.9. Somente serão aceitos os títulos apresentados nos quais constem o início e o término do período declarado e de cursos efetivamente concluídos. Não serão aceitas declarações de matrícula ou atas de defesa de tese. O candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar o Certificado onde conste a carga horária do curso realizado.

12.10. Os comprovantes de conclusão dos cursos reconhecidos ou validados deverão ser expedidos por instituição oficial ou reconhecida.

12.11. Os documentos escritos em língua estrangeira de cursos realizados, somente serão considerados quando traduzidos para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado, de responsabilidade do candidato.

12.12. Cada Título será considerado uma única vez, vedada à contagem cumulativa dos pontos possíveis dos itens "a", "b", "c" e "d", da Tabela do Item 12.5, deste Edital.

12.13. Os pontos e os títulos apresentados que excederem os valores e quantitativos máximos da tabela do item 12.5 serão desconsiderados.

12.14. Os Diplomas ou Certificados mencionados na tabela do Item 12.5, deste Edital deverão mencionar a carga horária, sob pena de serem desconsiderados para todos os fins.

12.15. Deverá ser entregue apenas uma única cópia de cada documento apresentado, a qual não será devolvida em hipótese alguma.

12.16. Não serão consideradas, para efeito de pontuação, as cópias não-autenticadas em cartório.

12.17. A aprovação em Concurso Público deverá ser comprovada por publicação em Diário Oficial, original ou cópia autenticada em cartório. Para comprovação de aprovação em Concurso Público o candidato deverá apresentar a publicação na íntegra da aprovação. Não serão aceitas páginas avulsas e/ou não seqüenciais.

13. DA NOTA FINAL E CLASSIFICAÇÃO

13.1. Para todos os empregos/habilitações a nota final no Processo Seletivo Público será composta da nota final da Prova Objetiva, somada a nota obtida na Avaliação de Títulos.

13.2. A classificação será em ordem decrescente da nota final, individualizada por localidade e habilitação, obedecidos os critérios de desempate, constantes do item seguinte.

14. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

14.1. Em caso de empate no presente Processo Seletivo Público, mesmo depois da Avaliação de Títulos, terá preferência na ordem de classificação final o candidato que obtiver maior aproveitamento na Prova Objetiva, considerando os seguintes aspectos e ordem:

1° - maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;

2° - maior nota na prova de Língua Portuguesa;

3° - maior nota na prova de conhecimentos pedagógicos;

4º - persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso, considerando o dia, mês e ano de nascimento.

15. DAS CONDIÇÕES PARA ASSINATURA DE CONTRATO

15.1. Para a assinatura de Contrato de Trabalho, o qual será regido pelas normas do regime CLT, o candidato terá que apresentar as seguintes condições, comprovadas documentalmente no ato da assinatura do contrato.

a) ter sido aprovado no presente Processo Seletivo;

b) ser brasileiro nato ou naturalizado;

c) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

d) estar quite com a justiça eleitoral;

e) se, do sexo masculino, estar quite com as obrigações militares;

f) possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do emprego;

g) registro no órgão de classe competente para os contratados na área da Educação Física, caso não possua registro, deverá fazê-lo;

h) apresentar Atestado Médico que possui aptidão física e mental para o exercício das atribuições do emprego, conforme consta do Anexo IV - Requisitos para ingresso no Emprego - Descrição das Atividades;

i) Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e/ou entidade da esfera federal, estadual e/ou municipal;

j) cumprir, na íntegra, as determinações deste Edital.

15.2. Outros documentos poderão ser exigidos por ocasião da convocação dos candidatos aprovado.

16. DO REGIME DE TRABALHO E DA CONTRATAÇÃO

16.1. Os candidatos aprovados serão admitidos em caráter emergencial e temporário, pelo prazo de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de assinatura do Contrato de Trabalho. Serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, com carga horária de 20 (vinte) ou 40 (quarenta) horas semanais para os contratados em todas as áreas.

16.1.1. Fica vedada a dúplice contratação neste processo.

16.2. A contração, de que trata o item anterior, somente poderá ocorrer durante o prazo de validade do presente Processo Seletivo.

16.3. Os profissionais contratados deverão ser substituídos por ocasião da posse de candidatos aprovados em concurso público, em emprego equivalente.

16.5. Em caso de desistência, óbito ou mudança de domicílio do profissional contratado, para não haver prejuízo na continuidade da oferta de serviço, a administração poderá, dispensar e substituir o contratado por outro que atenda aos dispositivos legais.

17. DOS LOCAIS DE TRABALHO

17.1. Os profissionais contratados deverão atuar exclusivamente na docência em Escolas Estadual, ressalvadas as instituições privadas, de caráter filantrópico, que mantenham convênio educacional atualizado com a SEDUC.

18. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

18.1. As despesas financeiras para a contratação correrão por conta de dotação orçamentária SEDUC, própria para cada nível de ensino, sendo que, para o Ensino Fundamental e Médio - Cota FUNDEB Estadual, através do Programa de Trabalho 12.361.1258.2443, PA 2443, Fonte 118, Elemento de Despesa 31.90.04.

19. DA CONVOCAÇÃO, CONTRATAÇÃO E LOTAÇÃO

19.1. Os candidatos aprovados serão convocados, de acordo com o número de vagas ofertadas no presente Processo Seletivo Público, através de Edital, publicado no endereço eletrônico www.rondonia.ro.gov.br, em jornal de ampla circulação no Estado de Rondônia e no Diário Oficial do Estado de Rondônia, para assinatura de Contrato de Trabalho.

19.1.1. Os candidatos convocados deverão se apresentar junto a Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos, da Secretaria de Estado da Administração - SEAD, em prazo a ser definido, e apresentar, além das condições constantes do item 16, desde Edital, deverá fazer entrega dos seguintes documentos:

a) Certidão de Nascimento e/ou Casamento;

b) Carteira de Identidade (fotocópia autenticada);

c) CPF;

d) Título Eleitoral;

e) Comprovante de estar quite com a Justiça Eleitoral;

f) Cartão PIS/PASEP (caso não seja cadastrado, apresentar declaração de não-cadastrado);

g) Declaração de Imposto de Rendo ou de Isento;

h) Se, do sexo masculino, comprovante de estar quite com as obrigações militares;

i) Declaração de que, firmando o contrato, não estará acumulando mais de dois empregos ou empregos públicos, conforme vedação expressa no art. 37 XVI, "c", da Constituição Federal, e que os dois juntos não excederão o que está previsto em Lei;

j) Comprovante de Escolaridade compatível com o emprego no qual estar concorrendo (fotocópia autentica em cartório);

k) Original da prova de quitação com a Fazenda Pública do Estado de Rondônia;

l) Original da Certidão Negativa expedida pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia;

m) Atestado de Sanidade Física e Mental;

n) CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social (original);

o) Comprovante de endereço de sua residência;

p) Uma fotografia 3x4 recente e colorida;

q) Se possuir Conta Corrente de Pessoa Física no Banco do Brasil, apresentar cópia do comprovante;

r) Declaração de que não foi demitido a bem do serviço público nos últimos 5 (cinco) anos. (declarado pelo próprio candidato e com firma reconhecida);

s) Caso inscrito para as vagas destinadas para Portadores de Necessidade Especial, Atestado Médico evidenciando a aptidão para a função pretendida;

t) Declaração que não responde a Processo Administrativo Disciplinar, nas esferas públicas Municipal, Estadual e Federal (declarado pelo próprio candidato e com firma reconhecida);

u) Certidão de Capacidade Física emitido pela Junta Médico do Estado (Para os candidatos Portadores de Necessidades Especiais).

19.2. O candidato convocado para assinatura de Contrato de Trabalho que não comparecer dentro do prazo preestabelecido, a ser definido, será tido como desistente, podendo, a Secretaria de Estado da Administração, convocar o próximo candidato aprovado, obedecida rigorosamente à ordem de classificação para a devida substituição e contratação.

19.3. Ficando vedado qualquer tipo de transferência para outros órgãos das Administrações Públicas Municipais, Estaduais e Federais.

19.4. O candidato aprovado que obteve classificação inferior ao número de vagas ofertadas, caso convocado deverá se apresentar para assinatura do contrato, em prazo a ser definido e deverá atender a todos os requisitos previstos neste Edital.

20. DO EFETIVO EXERCÍCIO

20.1. O exercício é o efetivo desempenho das atribuições do emprego.

20.2. Após a efetivação da contratação o profissional será apresentado à Secretaria de Estado da Educação, que lhe dará lotação.

20.3. Cabe à Secretaria de Estado da Educação dar exercício ao profissional contratado.

20.4. O início do efetivo exercício será registrado no assentamento individual do contratado.

21. DA RESCISÃO DE CONTRATO

21.1. Terá o contrato rescindido o profissional que não cumprir as cláusulas previstas em Contratado de Trabalho específico firmado entre as partes contratantes.

22. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

22.1. As contratações de candidatos aprovados, somente serão permitidas dentro do prazo de validade do presente Processo Seletivo Público.

22.2. Será excluído do certame o candidato que fizer declaração falsa ou inexata ou, por sua inteira responsabilidade, deixar de apresentar quaisquer dos documentos exigidos, constantes deste Edital.

22.3. A aprovação e a classificação final geram, para o candidato, apenas a expectativa de direito à contratação, a interesse e conveniência da Administração.

22.4. À Secretaria de Estado da Administração -SEAD, reserva-se o direito de proceder às contratações, em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária, considerando os quantitativos previstos pela Lei nº 1955, de 17 de setembro de 2008.

22.5. Não será fornecido ao candidato documento comprobatório de classificação no presente Processo Seletivo Público, valendo, para esse fim, a homologação divulgada no Diário Oficial do Estado de Rondônia ou em jornais de ampla circulação no Estado de Rondônia.

22.6. Os casos omissos serão analisados pela Secretaria de Estado da Administração, pela Secretaria de Estado da Educação, juntamente com a Comissão instituída para acompanhamento do presente Processo Seletivo Público e, em última instância Administrativa, pela Procuradoria-Geral do Estado de Rondônia.

22.7. Na falta de aprovação de profissional com Licenciatura Plena em área específica, a Administração poderá contratar candidatos aprovados que possua curso de Bacharel e/ou de Tecnólogo, em áreas afins.

23. ANEXOS

ANEXO I - Quadros de Vagas;

ANEXO II - Tabela de Remuneração;

ANEXO III - Quadro de Provas e Pontuação;

ANEXO IV - Requisitos para Ingresso no Emprego - Descrição das Atividades;

ANEXO V - Conteúdo Programático;

ANEXO VI - Modelo Formulário - Recursos;

ANEXO VII - Modelo Formulário para Avaliação de Títulos;

ANEXO VIII - Cronograma previsto.

Porto Velho-RO, 26 de novembro de 2009.

MOACIR CAETANO DE SANT'ANA
Secretário de Estado da Administração

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS - 40 HORAS

QUADRO DE VAGAS DO 5º PROCESSO SELETIVO - 40HS

MUNICÍPIO

B
I
O
L
O
G
I
A

E
D
U
C.

F
Í
S
I
C
A

F
Í
S
I
C
A

G
E
O
G
R
A
F
I
A

H
I
S
T
Ó
R
I
A

L.
E.
M.

I
N
G
L
E
S
A

L
Í
N
G
U
A

P
O
R
T
U
G
U
E
S
A

M
A
T
E
M
Á
T
I
C
A

Q
U
Í
M
I
C
A

S
É
R
I
E
S

I
N
I
C
I
A
I
S

L
I
B
R
A
S

T
O
T
A
L

5º BEC/MACHADINHO

1

1

1

1

 

1

1

1

1

1

 

9

Alta Floresta do Oeste

 

3

 

 

1

 

 

1

3

 

 

8

Alto Alegre dos Parecis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

1

Alto Paraíso

 

 

1

1

 

 

1

1

1

 

 

5

Alvorada do Oeste

 

 

1

 

2

1

 

 

 

 

 

4

Ariquemes

 

6

2

1

 

 

 

1

 

 

 

10

Assentamento Chico Mendes

1

1

 

1

1

1

 

1

 

 

 

6

Bom Jesus

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

1

Buritis

1

2

1

3

 

1

1

4

1

 

2

16

Cabixi

1

1

 

5

3

3

 

3

1

 

 

17

Cacaulândia

 

 

1

1

 

 

 

1

1

 

 

4

Cacoal

 

 

2

2

 

 

4

7

3

10

2

30

Calama

 

 

 

 

 

 

1

1

 

 

 

2

Campo Novo de Rondônia

1

1

1

 

1

2

1

1

1

5

1

15

Candeias do Jamarai

 

1

1

 

 

 

 

 

 

 

 

2

Castanheiras

1

 

1

 

 

 

1

1

1

 

 

5

Cerejeiras

 

 

2

 

1

 

 

2

 

 

1

6

Chupinguaia

2

1

1

1

 

 

 

1

1

 

 

7

Colina Verde (Corumbiara)

1

 

1

 

1

1

 

 

 

 

 

4

Colina Verde (Jaru)

1

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

2

Colorado

 

1

4

1

2

 

 

1

 

 

 

9

Corumbiara

1

2

1

1

 

1

 

 

 

 

 

6

Costa Marques

 

2

1

2

 

2

 

2

 

1

 

10

Cujubim

 

2

1

 

 

 

1

 

 

 

 

4

Distrito Nuar Nova Esperanca

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

1

Espigão do Oeste

 

 

 

 

 

 

 

1

1

 

 

2

Estrela de Rondônia Presidente Médici

 

1

 

1

1

 

 

1

1

1

 

6

Extrema

 

 

2

 

 

2

 

 

1

 

 

5

Forte Príncipe da Beira

 

1

1

1

1

1

1

1

 

 

 

7

Gov. Jorge Teixeira

 

 

 

 

 

1

 

1

 

 

 

2

Guajará Mirim

 

 

2

1

2

 

 

9

 

 

 

14

Guarajus

 

1

 

1

 

1

 

 

 

1

 

4

Itapuã do Oeste

1

1

 

1

1

1

 

1

1

 

 

7

Jacinópolis

1

1

 

1

 

1

1

1

 

1

 

7

Jacy-Paraná

 

1

1

 

 

 

 

 

 

 

 

2

Jardinópolis

 

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

Jaru

2

 

1

 

2

 

 

2

3

 

 

10

Ji-Paraná

 

 

3

 

 

3

 

2

6

 

1

15

Linha 9 km 16

1

1

1

 

1

 

1

1

1

 

 

7

Machadinho

2

2

 

4

1

1

3

4

2

 

 

19

Ministro Andreazza

 

 

 

2

2

 

 

2

 

6

 

12

Mirante da Serra

 

1

 

1

 

1

 

 

 

3

 

6

Monte Negro

1

 

1

 

 

1

 

1

 

 

 

4

Nova Brasilândia

 

 

 

 

 

 

2

1

1

 

 

4

Nova Califórnia

 

 

1

1

2

1

2

 

2

 

 

9

Nova Colina

 

 

1

 

 

1

 

 

1

 

 

3

Nova Estrela Rondônia (Rolim de Moura)

 

 

1

1

 

 

 

 

1

 

 

3

Nova Londrina

 

 

1

 

 

1

 

1

1

 

 

4

Nova Mamoré

2

 

1

1

 

1

 

2

 

 

 

7

Nova Riachuelo

 

 

1

 

1

1

1

1

 

 

 

5

Novo Horizonte

2

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

3

Novo Paraíso

 

1

1

1

1

 

1

1

1

 

 

7

Ouro Preto do Oeste

 

 

1

 

1

1

 

 

1

 

 

4

Parecis

 

1

 

 

1

 

 

 

 

 

 

2

Pimenta Bueno

 

 

 

1

 

 

 

2

1

 

 

4

Pimenteiras do Oeste

1

 

 

 

 

 

 

1

1

 

 

3

Planalto

 

 

1

1

1

1

 

 

 

 

 

4

Porto Velho

 

 

6

 

 

13

 

 

6

 

 

25

Presidente Médici

 

 

1

1

1

2

1

1

2

 

2

11

Primavera

1

 

 

1

1

1

 

 

1

 

 

5

Querência do Norte

1

 

1

 

 

1

 

1

1

 

 

5

Rio Crespo

 

 

 

 

 

 

 

2

1

 

 

3

Rio Pardo

 

1

 

1

1

 

1

1

 

5

 

10

Rolim de Moura

2

 

2

2

 

1

 

4

2

 

1

14

Rondominas

1

1

 

 

 

 

 

 

 

 

2

4

Santa Cruz

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

1

Santa Luzia do Oeste

 

2

1

1

2

1

 

 

2

 

1

10

São Domingos Guaporé

1

1

1

1

1

1

1

 

1

2

 

10

São Felipe do Oeste

 

 

1

 

1

 

 

1

1

 

 

4

São Francisco do Guaporé

1

1

1

1

2

 

1

1

1

 

 

9

São Lourenço

 

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

São Miguel do Guaporé

 

1

1

1

 

1

1

3

1

 

 

9

Seringueiras

1

1

1

 

1

1

1

2

1

 

 

9

Tarilândia

1

 

1

 

 

 

 

 

 

 

 

2

Teixeirópolis

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

Theobroma

 

 

1

 

 

1

 

1

 

 

 

3

Triunfo

 

 

1

1

 

 

 

 

1

 

 

3

União Bandeirantes

1

1

1

 

 

1

1

1

 

 

 

6

Urupá

 

 

2

2

1

2

 

1

1

 

 

9

Vale do Paraíso

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

1

Vila Camargo

 

 

 

 

 

 

 

1

 

1

 

2

Vilhena

 

 

3

 

 

 

 

 

3

 

1

7

Vista Alegre do Abunã

 

1

1

2

 

2

 

3

2

 

 

11

Vitória da União

 

 

1

1

 

 

 

1

 

 

 

3

TOTAL GERAL DE VAGAS POR ÁREA

35

48

71

54

41

64

30

91

68

37

15

554

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS - 20 HORAS

QUADRO DE VAGAS DO 5º PROCESSO SELETIVO - 20HS

MUNICÍPIO

B
I
O
L
O
G
I
A

E
D
U
C.

F
Í
S
I
C
A

F
Í
S
I
C
A

G
E
O
G
R
A
F
I
A

H
I
S
T
Ó
R
I
A

L.
E.
M.

I
N
G
L
E
S
A

L
Í
N
G
U
A

P
O
R
T
U
G
U
E
S
A

M
A
T
E
M
Á
T
I
C
A

Q
U
Í
M
I
C
A

T
O
T
A
L

Abunã

1

1

1

 

1

1

 

1

1

7

Alta Floresta do Oeste

 

 

2

 

 

2

 

6

2

12

Alto Alegre dos Parecis

 

1

 

 

 

 

1

2

1

5

Alvorada

 

 

 

 

 

 

 

 

1

1

Bom Jesus

1

 

1

1

1

 

 

 

1

5

Buritis

 

 

1

 

 

 

 

4

2

7

Cacaulândia

 

1

 

 

 

1

 

 

 

2

Calama

 

 

1

 

 

1

 

 

1

3

Castanheiras

 

 

 

 

1

1

 

 

 

2

Cerejeiras

 

 

 

1

 

 

 

 

 

1

Chupinguaia

 

 

 

 

 

 

 

2

 

2

Colina Verde (Jaru)

 

 

 

 

 

 

 

 

1

1

Corumbiara

1

 

 

 

 

 

 

 

1

2

Costa Marques

 

1

1

 

 

3

 

2

 

7

Cujubim Grande

 

1

1

 

 

 

1

 

 

3

Distrito Boa Vista do Pacarana

 

 

 

1

 

 

 

 

 

1

Espigão do Oeste

 

 

 

 

1

 

 

2

1

4

Extrema

 

1

 

 

 

 

 

 

 

1

Forte Príncipe Beira

 

 

 

 

 

 

 

 

1

1

Guarajus

1

 

 

 

1

 

 

 

 

2

Jacinópolis

 

 

1

 

 

 

 

 

1

2

Jardinópolis

 

 

 

 

 

 

 

1

 

1

Jaru

 

 

3

1

 

 

 

 

 

4

Machadinho

 

2

 

3

 

2

 

2

 

9

Mirante da Serra

 

 

1

 

 

 

 

 

 

1

Monte Negro

 

 

1

 

 

 

 

1

 

2

Mutum Paraná

1

1

1

 

 

1

 

1

1

6

Nova Brasilândia

 

 

2

 

1

 

2

1

1

7

Nova Conquista

 

 

 

1

1

1

 

 

1

4

Nova Mamoré

 

 

1

 

 

 

 

2

 

3

Nova Riachuelo

 

 

 

 

 

 

 

 

1

1

Nova União

 

 

1

 

 

1

 

2

1

5

Novo Horizonte

 

 

 

 

 

 

 

 

2

2

Ouro Preto do Oeste

 

 

2

 

 

 

 

 

 

2

Parecis

 

 

1

 

 

 

 

1

1

3

Primavera

 

 

1

 

 

 

 

 

 

1

Rio Crespo

 

1

 

1

 

1

 

 

 

3

Rio Pardo1 1     13
Rolim de Moura  21    47
Santa Cruz1 111  116
Santa Luzia do Oeste        11
São Carlos 1111111 7
São Lourenço   11111 5
Seringueiras1 1   1 14
Tarilândia1 1 1  317
Theobroma1       12
Urupá     1  12
Vale do Anari  22 1 3210
Vale do Paraíso  22 21 29
Vitória da União1    1 1 3
TOTAL GERAL DE VAGAS POR ÁREA11113417112284037191

ANEXO II - TABELA DE REMUNERAÇÃO - LEI nº 420/2008

Emprego

Valor da Remuneração Inicial

Professor Nível 3 - Todas as habilitações (40h/Semanais)

1.433,25, acrescido de Auxílio Transporte (onde existir transporte coletivo).

Professor Nível 3 - Todas as habilitações (20h/Semanais)

716,62, acrescido de Auxílio Transporte (onde existir transporte coletivo).

ANEXO III - QUADRO DE PROVAS E PONTUAÇÃO

Matérias

Quantidade de questões

Valor de cada questão

Pontuação Máxima

Língua Portuguesa

5

2,5

12,5

Conhecimentos Específicos3075,0
Conhecimentos Pedagógicos512,5

TOTAIS

40

-

100

ANEXO IV - REQUISITO PARA ASSINATURA DE CONTRATO - DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES

Emprego: Professor Nível 3 (Área: Educação)

São requisitos previstos na Lei Complementar nº 420/2008:

1º - Diploma de formação em curso superior de graduação, de Licenciatura Plena com habilitação específica, oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação do Brasil ou Diploma de Bacharel com complementação Pedagógica.

2º - Diploma de Formação em curso superior de graduação, de licenciatura plena ou outra graduação correspondente a áreas de conhecimentos específicos do currículo, com complementação pedagógica, nos termos da legislação vigente, para docência nos anos finais do ensino fundamental e/ou no ensino médio, oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil.

Descrição Sumária das Atividades previstos na Lei Complementar nº 420/2008:

1 - Docência na educação básica, incluindo, entre outras, as seguintes atribuições:

1.1. Participar da elaboração da proposta pedagógica da escola;

1.2. Elaborar e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola;

1.3. Zelar pela aprendizagem dos alunos;

1.4. Estabelecer e implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimentos;

1.5. Ministrar os dias letivos e horas - aulas, estabelecidos;

1.6. Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

1.7. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

1.8. Desincumbir-se das demais tarefas indispensáveis ao atingimento dos fins educacionais da escola e ao processo de ensino-aprendizagem.

2. Atividades de suporte pedagógico direto à docência na educação básica, voltadas para planejamento, administração, supervisão, orientação e inspeção escolar, incluindo, entre outras, as seguintes atribuições:

2.1. Coordenar a elaboração e a execução da proposta pedagógica da escola;

2.2. Administrar o pessoal e os recursos materiais e financeiros da escola, tendo em vista o atingimento de seus objetivos pedagógicos;

2.3. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

2.4. Zelar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;

2.5. Prover meio para recuperação dos alunos de menor rendimento;

2.6. Promover a articulação com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;

2.7. Informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola;

2.8. Coordenar, no âmbito da escola, as atividades de planejamento, avaliação e desenvolvimento profissional;

2.9. Acompanhar o processo de desenvolvimento dos estudantes, em colaboração com os docentes e as famílias.

2.10. Elaborar estudos, levantamentos qualitativos e quantitativos indispensáveis ao desenvolvimento do sistema ou rede de ensino ou da escola;

2.11. Elaborar, acompanhar e avaliar os planos, programas e projetos voltados para o desenvolvimento do sistema e/ou rede de ensino e de escola, em relação a aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros, de pessoal e de recursos materiais.

2.12. Acompanhar e supervisionar o funcionamento das escolas, zelando pelo cumprimento da legislação e normas educacionais e pelo padrão de qualidade de ensino."

3. Nos casos dos profissionais contratados para o emprego de Professor Nível 3 - Intérprete em Libras, suas atividades serão as seguintes:

Interpretar os conteúdos de todas as disciplinas (como Matemática, Física e outras do currículo básico) da Língua Portuguesa para Língua Brasileira de Sinais e vice-versa, com imparciabilidade.

ANEXO V - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONHECIMENTO BÁSICO - TODAS AS ÁREAS

1. LÍNGUA PORTUGUESA:

- compreensão e interpretação de texto;

- coerência e coesão;

- tipologia textual;

- ortografia oficial ;

- acentuação gráfica e tônica;

- significação das palavras;

- indicativo de crase;

- pontuação;

- flexão nominal de gênero e número;

- flexão verbal;

- sintaxe de concordância verbal e nominal;

- sintaxe de regência verbal e nominal;

- colocação pronominal.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do Português contemporâneo. 4. ed. rev. e ampliada, Rio de Janeiro: Lexicon, 2007.

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática metódica da Língua Portuguesa. 43. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

SARMENTO, Leila Lauar. TUFANO, Douglas. Português. São Paulo: Moderna, 2004.

RIBEIRO, Manoel Pinto. Nova Gramática da Língua Portuguesa; uma comunicação interativa. 17 ed. Rio de Janeiro: Metáfora, 2007.

CAMPOS, Elizabeth; CARDOSO, Paula Marques; ANDRADE, Silvia Letícia de.

Viva português. São Paulo, 2008.

2. CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS:

- papel da Didática na formação de educadores;

- abordagens alternativas para o ensino da didática;

- planejamento;

- a importância dos objetivos educacionais;

- tipos de aprendizagem;

- característica da aprendizagem;

- interdisciplinaridade e globalização do conhecimento;

- a avaliação escolar;

- didática e currículo.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

CANDAU. Vera Maria. A Didática em Questão. 24ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

MARTINS, Pura úcia Oliver. Didática Teórica / Didática Prática . São Paulo: Loyola, 2002.

ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2002.

PILETTI, Claudino. Didática Geral. São Paulo: Ática, 2003.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Didática e Interdisciplinaridade. São Paulo, Papirus, 2005.

PERRONOUD, P.. E THURLER, M. As competências para ensinar no século XXI - a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CASTRO, Amélia Domingues de. Publicação: Série Idéias n.11. São Paulo: FDE, 1991.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - POR EMPREGO

PROFESSOR NÍVEL 3 - LÍNGUA PORTUGUESA:

- fonologia: relação letra e fonema , separação silábica;

- morfologia: estrutura de palavras, processo de formação de palavras;

- classes gramaticais de palavras;

- sintaxe: frases, período e oração, tipos de período;

- análise morfológica de período simples;

- análise de período composto por coordenação;

- análise de período composto por subordinação;

- semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia, ambigüidade;

- linguagem, funções da linguagem;

- denotação e conotação;

- níveis de linguagem;

- teoria literária: conceito de literatura; teoria dos gêneros literários; estilo de época; movimentos literários.

- literatura brasileira;

- estilística: figura de linguagem e versificação.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do Português contemporâneo. 4. ed. rev. e ampliada, Rio de Janeiro: Lexicon, 2007.

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática metódica da Língua Portuguesa. 43. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

SARMENTO, Leila Lauar. TUFANO, Douglas. Português. São Paulo: Moderna, 2004.

RIBEIRO, Manoel Pinto. Nova Gramática da Língua Portuguesa; uma comunicação interativa. 17 ed. Rio de Janeiro, Metáfora , 2007.

TUFANO, Douglas.Estudos de Literatura Brasileira. São Paulo, Moderna, 95.

CAMPOS, Elizabeth; CARDOSO, Paula Marques; ANDRADE, Silvia Letícia de. Viva português. São Paulo, 208.

PROFESSOR NÍVEL 3 - PEDAGOGIA - SÉRIES INICIAIS

Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º segmento).

- Organização da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º segmento).

- Legislação Educacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB Lei 9394/96 e Lei 11.114 de maio de 2005, que altera os artigos 6º, 32 e 87 da Lei 9394/96.

- Legislação: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei 8.069/90.

- Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

- Princípios e processo de aprendizagem.

- O planejamento da ação didático.

- O planejamento escolar.

- Gestão Democrática da Educação.

- Prática educativa, pedagogia e didática.

- Didática e democratização do ensino.

- Processo e ensino na escola.

- Os objetivos e conteúdos de ensino.

- A formulação de objetivos educacionais.

- Os métodos de ensino.

- A aula como forma de organização do ensino.

- A avaliação escolar.

- Relação professor-aluno na sala de aula.

- Metodologia de ensino.

- Revisão crítica do papel do educador.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - Lei 9394/96, Lei 11.114 de maio de 2005.

Lei 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

BRASIL MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais.

LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2002.

MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática Teórica / Didática Prática. São Paulo: Loyola, 2002.

HAIDT C, Regina Célia, Curso de Didática Geral, Ática, 2003.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. São Paulo: Cortez: 2004.

MARQUES, Juracy C. A aula como processo; um programa de auto-ensino, Porto Alegre: Globo.

BASTOS, João. Gestão Democrática / (org.) - DP&A: SEPE, 2002.

PILETTI, Nelson - Estrutura e funcionamento do ensino fundamental. São Paulo: Àtica, 2003.

PROFESSOR NÍVEL 3 - HISTÓRIA

1. A Antiguidade:

- A civilização Egípcia - Mesopotâmia - Hebraica;

- Roma: República - Império.

2. A Idade Média:

- Os Árabes e o Islamismo;

- O Feudalismo;

- Igreja Medieval;

- O Movimento Cruzadista.

3. A Idade Moderna:

- O Renascimento;

- Reformas Religiosas;

- O Iluminismo.

4. A Idade Contemporânea:

- Revolução Francesa;

- Revolução Industrial;

- O Socialismo;

- Primeira Guerra Mundial;

- A Crise de 1929;

- Nazismo - Fascismo;

- Segunda Guerra Mundial;

- Primeiro Reinado - Período Regencial - Revoltas Regenciais;

- A Era Vargas: Estado Novo;

- O Regime Militar (1964 - 1985);

- Brasil Atual: O Governo de José Sarney - Collor - FHC - Luís Inácio Lula da Silva.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

BRAIK, Patrícia Ramos; MOTA, Miriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol.único. São Paulo: Moderna, 2007.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História para o Ensino Médio: História geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2005.

ARRUDA, José Jobson de; PILETTI, Nelson. Toda a História: História Geral e História do Brasil. 12 ed. São Paulo: Ática, 2003.

PROFESSOR NÍVEL 3 - EDUCAÇÃO FÍSICA

1- História da Educação Física e dos Esportes: reflexões e perspectivas

2- Tendências pedagógicas da Educação Física Brasileira

3- A Educação Física no Projeto Político Pedagógico da Escola

4- Educação Física e interdisciplinaridade

5- Educação Física e inclusão social

6- Temas transversais nas aulas de Educação Física

7- Esporte, Lazer e Políticas Públicas.

8- Abordagem didático-pedagógica do Esporte

9- O trato com o conhecimento da cultura corporal na escola

10- Habilidades e competências do professor de Educação Física

11- Educação Física e cidadania

12- Corpo, cultura e sociedade.

13- Práticas corporais e diversidade cultural

14- A Educação Física como prática transformadora

15- Teorias sobre o Jogo

16- Introdução à sociologia crítica do esporte

17- Educação Física como prática social

18- Abordagem conceitual em corporeidade

19- Educação Física e saúde coletiva

20- Processos de ensino e avaliação da Educação Física Escolar

21- Conhecimentos sobre o corpo (anatômicos, fisiológicos, bioquímicos, biomecânicos e afetivos)

22- Metodologias de ensino de educação física;

23- Lei de Diretrizes e bases da Educação- LDB/9394/06

24- Código de Ética dos Profissionais de Educação Física.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS:

1 - Mcardle, William d. Fisiologia do exercício: energia nutrição e desempelho humano. 5. Ed. Rio de janeiro, rj: Guanabara koogan, 2003

2 - Borges, Katia euclydes de lima e. Sugestoes paa o planejamento de aulas inclusivas de educação Física e esporte com alunos com transtornos de défict de Atenção/hiperatividade, in: temas atuais viii em educação física e esportes.

3 - Petersen, Ricardo demetrio de souza. Desordens motoras na aprendizagem do esporte. In: desporto para crianças e jovens: razoes e finalidades.

4 - silva, verônica sales da. Atividades lúdicas no processo terapêutico em crianças com disfunção motora. In: caderno de metodologia do ensino superior. Salvador, ba vol. 3, nº 3 (dez. 2001).

5 - Cavalheiro, Andrea Strumbogianakis. Dançar, ato de amor e comprometimento com o ser humano. Porto alegre: ufrgs, 1995.

6 - Wenetz, Ileana. Gênero e sexualidade nas brincadeiras de recreio. 2005.

7 - Levine, Shar. Brincando de Einstein: atividades científicas e recreativas para sala de aula. 2..ed. Campinas: Papirus, 1996.

8 - Regras oficiais de voleibol, basquete, handebol, futebol e atletismo: 2004-2005. Rio de janeiro: Sprint, 2004.

9 - Teixeira, Hudson ventura. Educação Física e desportos. 3 ed. São Paulo: saraiva 1997.

10 - Tenroller, Carlos Alberto. Futsal: ensino e prática. Canoas: Ulbra, 2004.

11 - Gaya, Aadroaldo Cezar Araujo. Estratégia para organização de uma competição de atletismo paa criança, baseada no princípio da equidade de oportunidade de triunfo.

PROFESSOR NÍVEL 3 - LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - INGLÊS

1. Leitura e compreensão de textos em Inglês.

Conteúdos gramaticais:

2. Verbs

2.1 Simple Present / Simple past - regular and irregular;

2.2 Present and past perfect;

2.3 Present and past continuous;

2.4 Future - will, going to;

2.5 Present / Past Perfect continuous,

3. Articles;

4. Plural of nouns;

5. Question Tags;

6. Conjunctions and connectors;

7. Prepositions;

8. Reflexive Pronouns;

9. Relative Pronouns;

10. Comparative and Superlative Degree;

11. Adverbs;

12. False cognates;

13. Direct and Indirect Speech;

14. Passive Voice;

15. Genitive Case;

16. Indefinite Pronouns.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Martin Hewings - Advanced Grammar In Use - Copyright

Amos -Prescher -Pasqualin Graded English - Moderna

Watkins, Michael -Porter, Timothy - Gramática da Língua Inglesa -Ática

Costa, Marcelo Baccarin - Globetrekker Inglês para Ensino Médio - Macmillan

Hollander,Arnon - Sanders,Sidney - New Keyword -Moderna

Ferrari, Marisa -Rubin, Sarah G. De Olho no Mundo do Trabalho

Liberato,Wilson Antônio Compact English Book - FTD

PROFESSOR NÍVEL 3 - GEOGRAFIA

- A Terra

- Forma, movimentos e suas conseqüências.

- Fusos horários.

- Formação - As Eras Geológicas

- A estrutura da terra: deriva continental, as placas Tectônicas, as rochas e o relevo terrestre.

- As camadas: hidrosfera, atmosfera e biosfera - formação características e as transformações ocorridas

- Economia, indústria, agropecuária, extrativismo vegetal e mineral), comercio e transporte

- As fontes de energia renovável e não renovável e suas características

- aspectos demográficos da terra

- A dinâmica da população

- Estrutura populacional População: conceito, termos demográficos;

- Crescimento da população mundial;

- Distribuição da população: faixa etária, sexo, pirâmide etária;

- Movimentos populacionais: emigração, imigração, migrações internas e externas

- Os biomas terrestres

- Os ambientes, as características, destruição

- Conservação das Zonas Polares, Temperadas, Tropicais ou Intertropicais, as altas montanhas e os desertos

- Regionalização do espaço mundial

- Modos de produção: capitalismo / socialismo

- Mundo bipolar

- A nova ordem mundial - o mundo multipolar (globalização)

- Mundo desenvolvido

- Europa, América Anglo-Saxânica, Japão, Austrália e

- Nova Zelândia: aspectos físicos, humanos e econômicos

- Os blocos econômicos, seus membros e características

- Mundo subdesenvolvido

- Países subdesenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados da: América Latina, Ásia e África e seus aspetos físicos, humanos e econômicos

- Os problemas geopolíticos no Oriente Médio e países em guerra.

- Geografia do Brasil

- Formação do espaço brasileiro

- Sistema de organização político-administrativo.

- As divisões regionais oficiais

- As regiões geoeconômicas - características

- Aspectos físicos: clima, relevo, hidrografia, vegetação - características, potencialidades e aproveitamentos

- Atividades econômicas: agropecuária, extrativismo, indústrias, energia, produção, transportes, comércio interno e externo, distribuição de riquezas

- A população brasileira: composição, estrutura, distribuição, mobilidade e a dinâmica urbana (regiões metropolitanas, conurbação) e rural

- O meio ambiente: domínios morfoclimáticos suas características, destruição, problemas ambientais e Conservação

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Lucia Marina Alves de & BARBOSA, Tércio. Geografia Geral e Brasil. São Paulo. Ática, 2005

JAMES E MENDES. Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. São Paulo. Ed. FTD, 2004

MOREIRA, João Carlos & SENE, Eustáquio de. Geografia. Ensino Médio, volume único. São Paulo. Scipione, 2008

SILVA, Vagner Augusto da. Geografia do Brasil e Geral. Volume único. Ed. Escola Educacional.

VESENTINI, J. Willian. Geografia, série brasil, Ens. Médio. Ed. Ática, 2003 1ª edição

PROFESSOR NÍVEL 3 - MATEMÁTICA

- Conjuntos: relações de pertinência e inclusão; operações com conjuntos, problemas com conjuntos;

- Conjuntos numéricos e intervalos na reta real;

- Inequações de 1º e 2º grau;

- Relações e funções

- Função polinomial do 1º e 2º grau;

- Módulo e função modular;

- Equações, inequações e funções exponenciais;

- Logaritmo, Equação logarítmica, inequação logarítmica e função logarítmica;

- Função composta e função inversa;

- Trigonometria, triângulo retângulo, Teorema de Tales, Teorema de Pitágoras, relações trigonométricas no triângulo retângulo, identidades trigonométricas;

- Equações, inequações e Funções trigonométricas;

- Seqüências: Progressão Aritmética (PA); Progressão Geométrica (PG);

- Análise Combinatória, Probabilidade e estatística;

- Matrizes, determinantes e sistemas lineares;

- Geometria plana: conceitos básicos, medidas, elementos das figuras planas, áreas de superfícies planas; semelhança de triângulos;

- Geometria Espacial: Sólidos geométricos; relações métricas nas figuras geométricas espaciais; áreas e volumes dos sólidos geométricos; áreas e volumes de troncos;

- Geometria analítica: estudo analítico do ponto: ponto médio de um segmento, baricentro de um triângulo, distância entre dois pontos, condição de alinhamento de três pontos; área de um triângulo; estudo analítico da reta: equações da reta, posição relativa entre duas retas, paralelismo e perpendicularismo de retas; estudo analítico da circunferência: equações da circunferência, posições relativas entre um ponto e uma circunferência; posições relativas entre uma reta e uma circunferência; posições relativas entre duas circunferências.

- Números complexos;

- Polinômios e equações polinomiais.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

Coleção Fundamentos de Matemática Elementar. Gelson Iezzi e outros autores. São Paulo Editora Atual

Curso prático de Matemática. Paulo Bucchi. São Paulo. Editora Moderna

Matemática. José Ruy Giovanni; José Roberto Bonjorno. São Paulo, Editora FTD

Matemática - Benigno Barreto Filho; Cláudio Xavier da Silva. São Paulo, Editora FTD, 2005

Matemática - Kátia Cristina Stocco Smole; Rokusaburo Kiyukawa. São Paulo, Editora Saraiva

PROFESSOR NÍVEL 3 - QUÍMICA

1. Propriedades da Matéria

- Propriedades gerais da matéria.

- Propriedades físicas da matéria.

- Estados físicos da matéria.

- Substâncias e misturas.

- Separações de misturas.

2. Constituição do Átomo

- Partículas fundamentais do átomo.

- Semelhanças das partículas (isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos).

- Modelos atômicos.

- Distribuição eletrônica.

3. A Tabela Periódica Atual

- Períodos e grupos dos elementos.

- Relacionar os grupos com a configuração eletrônica.

- Propriedades periódicas (raio atômico e iônico,eletronegatividade,potencial de ionização e afinidade eletrônica).

4. Ligação Química

- Ligação ionica, covalente e metálica.

- Polaridade das ligações e das moléculas.

- Forças intermoleculares.

- Características das substâncias iônicas, moleculares e metálicas.

5. Funções Inorgânicas

- Nomenclatura, fórmulas, propriedades e obtenção dos ácidos, bases, sais e óxidos.

6. Reações Químicas

- Equações químicas balanceadas.

- Classificação das reações químicas (síntese, análise, deslocamento e dupla troca).

7. Estequiometria

- Leis ponderais.

- Cálculo de fórmulas.

- Conceito de mol, massa molar e constante de Avogrado.

8. Gases

- Teoria cinética dos gases.

- Variáveis de estado.

- Leis dos gases.

- Equação geral dos gases (equação de Clayperon).

- Volume molar.

9. Soluções

- Soluções saturadas, insaturadas e supersaturadas.

- Influência da temperatura na solubilidade.

- Concentração de solução (comum, molar, título em massa).

- Diluição das soluções.

- Mistura de soluções

10. Termoquímica

- Reações exotérmicas e endotérmicas.

- Entalpia de formação das substâncias.

- Entalpia de combustão.

- Lai de Hess.

11. Cinética Química

- Velocidade das reações.

- Fatores que afetam a velocidade das reações: natureza dos reagentes,concentração e tempretatura.

- Lei cinética das reações.

12. Equilíbrio Químico

- Grau de equilíbrio e constânte equilíbrio (Kc).

- Fatores que afetam o equilíbrio químico.

- Princípio de Le Chatelier.

13. Equilíbrio Iônico em solução aquosa

- Lei de diluição de Ostwald.

- Equilíbrio iônico na água/pH e pOH.

- Hidrólise de sais.

14. Eletroquímica.

- Cálculo do nox.

- Oxidação e redução.

- Diferença de potencial da pilha.

- Eletrólise: suas leis e aplicações.

15. Reações Nucleares

- Características das partículas radioativas (alfa,beta e radiação gama).

- 1ª e 2 ª Lei da radioatividade.

- Tempos de meia vida.

- Fusão e fissão nuclear.

- Lixo radioativo.

16. Química Orgânica

- Características do átomo de carbono e tipos de hibridações (sp³,sp² e sp).

- Fórmulas empíricas, moleculares, estruturais e condensadas dos compostos orgânicos.

- Grupos funcionais das príncipais funções orgânicas e a nomeclatura dos compostos orgânicos.

- Propriedades físicas dos compostos orgânicos.

- Acidez e basicidade relativa as funções: álcool, fenol, ácido carboxílico e aminas alifáticas e aromáticas.

17. Isomeria Plana e Espacial

18. Reações dos Compostos Orgânicos

- Cisão homilítica e heterolítica.

- Mecânismo das reações: adição, substituição elimminação, oxi-redução esterificação e saponificação.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

- FELTRE, Ricardo. Química volume 1, 2 e 3. São Paulo, ed. Moderna, 2004.

- TITO & CANTO. Química na abordagem do cotidiano, vol. 1, 2 e 3. São Paulo: Moderna, 2003.

- Usberco & Salvador. Química. São Paulo: Saraiva, 2005.

PROFESSOR NÍVEL 3 - FÍSICA

1. Conceitos Fundamentais

- Conceitos de tempo e espaço, intervalo de tempo e distância.

- Análise dimensional: Fórmulas e homogenidade dimensional.

- Grandezas escalares e vetoriais.

- Referencial.

- Ordem de grandeza, notação científica, sistemas de unidades.

- Ponto material, corpo extenso e centro de gravidade.

- Estática: Torque, equilíbrio de corpo rígido. Representações gráficas.

2. Movimento

- Conceitos básicos: movimento, repouso, trajetória, deslocamento, velocidade e aceleração.

- Cinemática em uma dimensão.

- Cinemática em duas dimensões: composição de movimentos.

- Movimento relativo.

- Cinemática vetorial.

- Lançamentos de projéteis.

- Movimento uniforme e uniformemente variado.

- Movimentos circulares.

- Leis de Newton: aplicações a movimentos em uma e duas dimensões.

- Principais interações: gravitacional, de contato, de tração, elástica.

- Atrito entre sólidos.

- Componentes da força resultante.

- Estudo do plano inclinado.

- Sistema massa-mola e o pêndulo simples. Força restauradora.

3. Leis de conservação: Energia e Momento Linear

- Trabalho

- Energia cinética, potencial (gravitacional e elástica) e mecânica.

- Teorema do trabalho - energia cinética.

- Conservação da energia mecânica.

- Sistemas dissipativos.

- Potência e rendimento.

- Impulso e momento linear.

- Conservação do momento linear.

- Colisões em uma e duas dimensões.

- Centro de Massa.

4. Termologia e Gases Ideais

- Escalas termométricas: Princípios envolvidos na construção de escalas termométricas.

- Processos de troca de calor.

- Calor e energia térmica: equilíbrio térmico, calor sensível, calor latente e calor de combustão.

- Mecanismos de transferência de calor.

- Dilatação térmica dos sólidos e dos líquidos, e a dilatação anômala da água.

- Características e variáveis de estado de um gás ideal: pressão, volume e temperatura.

- Equação geral dos gases ideais. Leis de transformações dos gases e diagramas.

5. Termodinâmica

- Trabalhos realizados por diferentes tipos de transformações gasosas.

- Tipos de processos termodinâmicos.

- Análise de máquinas térmicas e refrigeradores.

- Ciclo de Carnot.

- Conceito de entropia, processos termodinâmicos reversíveis e irreversíveis.

6. Hidrostática

- Pressão, massa específica e densidade. Pressão atmosférica.

- Princípios da hidrostática como consequência de equilíbrio de fluídos e de corpos imersos no fluído.

- Princípio de Pascal, de Stevin, e de Arquimedes.

7. Gravitação Universal

- As três Leis de Kepler.

- Peso aparente de um corpo.

- Lei da Gravitação Universal de Newton e de Energia Potencial Gravitacional. Conceitos de massas inercial e gravitacional. Campo gravitacional.

- Os movimentos dos planetas e satélites em órbitas em torno do Sol e da Terra respectivamente.

- Cálculo da variação do campo gravitacional de um planeta com a altitude.

8. Movimento Harmônico Simples e Fenômenos Ondulatórios

- Movimento Harmônico Simples (M.H.S). Equações do M.H.S. Deslocamento, velocidade e aceleração. Energia no oscilador massa- mola. Pêndulo simples.

- As grandezas características de uma onda.

- Classificação de ondas.

- Ondas progressivas e ondas estacionárias. Trens, frentes e raios de ondas.

- Função senoidal para descrever ondas.

- Concordância e oposição de fases em uma onda. O princípio de Huygens.

- Reflexões e refrações de ondas. Interferência, difração, polarização de ondas.

- Acústica.

- Características do som: altura, intensidade, timbre, ultra e infra-sons.

- Nível sonoro, potência e intensidade de ondas sonoras.

- Efeito Doppler.

9. Eletricidade

- Cargas elétricas e processos de eletrização dos corpos.

- Características básicas dos materiais condutores e isolantes.

- Conceitos das interações eletrostáticas e comparação entre essa interação com outros tipos de interações, em especial a gravitacional.

- Campo elétrico.

- Conceito de diferença de potencial e associação dessa quantidade a trabalho mecânico.

- Superfícies equipotenciais e suas relações geométricas: com linhas de forças.

- Capacitores.

- Definição de corrente elétrica e Força eletromotriz.

- Resistência, resistividade e condutividade elétrica.

10. Magnetismo

- O campo magnético.

- Fontes de campo magnético.

- Força magnética.

- Força magnética de Lorentz.

- Ímãs e magnetismo terrestre.

- Movimento de partículas carregadas em campos magnéticos uniformes.

- Fluxo magnético e linhas de indução magnética.

- A lei de Faraday.

- A lei de Lenz.

- Análise qualitativa do funcionamento de transformadores e motores elétricos.

- Noções de correntes alternadas. O espectro eletromagnético.

11. Óptica

- Conceitos básicos: emissão, propagação, absorção, amplitude, comprimento de onda, frequência e velocidade da luz.

- Reflexão da luz, espelhos planos e esféricos. Formação de imagens.

- Refração da luz, reflexão interna total, dispersão, dioptros planos, lâminas de faces paralelas e prismas.

- Lentes esféricas, formação de imagens.

- Olho humano, defeitos da visão.

- Instrumentos ópticos.

- Noções de óptica física, interferência, difração e polarização.

12. Física Moderna

- A natureza atômica da matéria.

- A natureza corpuscular da luz, dualidade onda-partícula.

- Interação luz com a matéria: absorção e emissão de luz, os efeitos fotoelétrico e Compton.

- A natureza do núcleo atômico: fissão, fusão e radioatividade.

- Noções de Relatividade Restrita: massa, energia, momento linear, dilatação temporal e contração espacial.

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

RAMALHO, J. F., NICOLAU, G e. TOLEDO, P.A. (2003). Os Fundamentos da Física. São Paulo: Moderna. Volume 1, 2 e 3.

ÁLVARES, B. Alvarenga, Luz, A. Máximo R. (2002). Curso de Física. São Paulo: Scipione. Volumes 1, 2 e 3.

YAMAMOTO, Kazuito. Os alicerces da Física. Shigekiyo, Carlos Tadashi; Yamamoto, Kazuhito; Fuke, Luiz Felipe. São Paulo: Saraiva, 2007. Volumes 1, 2 e 3.

SAMPAIO, José Luiz. Universo da Física. Luiz Sampaio, Caio Sérgio Calçada. São Paulo: Atual, 2005. Volumes 1,2 e 3.

GASPAR, Alberto. Física. São Paulo: Ática. Volume único.

Moderna; Temas de Física - Bonjorno Clinton - Editora FTD

HALLIDAY, D. e Resnick, R. Fundamentos de Física. Rio de Janeiro, LTC, 2006.Volumes 1, 2, 3 e 4.

TIPLER, P. Física. Rio de Janeiro, LTC, 2006. Volumes 1, 2, 3.

GREF. Todos os volumes. São Paulo, USP, 1993

PROFESSOR NÍVEL 3 - BIOLOGIA

1. Características Gerais dos Seres Vivos

2. Organização e Processos Celulares

A base molecular da vida

Envoltórios celulares da vida

Citoplasma: onde as reações acontecem

O núcleo celular

Divisão celular (Mitose, Meiose e Gametogênese)

3. Histologia

Tecido epitelial

Tecido conjuntivo

Tecido muscular

Tecido nervoso

4. Sistemática, classificação e biodiversidade

O sistema de classificação de Lineu

Sistemas modernas de classificação biológicas

Caracterização dos cinco reinos (Anatomia e Fisiologia)

Vírus

5. Anatomia, Fisiologia, Reprodução da espécie humana

6. Diversidade, Anatomia, Fisiologia e Reprodução dos vegetais

7. Genética

Introdução à Genética

As Leis Mendel

Hereditariedade e Cromossomos sexuais

Aplicação do conhecimento genético

8. Evolução

Origem e evolução da vida

As teorias da evolução

9. Ecologia

Fundamentos da Ecologia

O fluxo de energia e o ciclo da matéria nos ecossistemas

Relações Ecológicas

O ser humano no ambiente: um impacto na biosfera

SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

SILVA JR. César e SEZAR S. Biolgia, volumes: 1, 2 e 3 São Paulo: ed. Saraiva, 2005

LOPES, Sônia, Bio, volumes: 1, 2 e 3 São Paulo: ed. Saraiva, 2003

AMABIS, J.M. e MARTHO, G. R. Biologia, volumes: 1, 2 e 3. São Paulo: ed. Moderna, 2004

MESQUITA. E.C. Série "Citologia, Histologia e Embriologia", 3ª Reimpressão, São Paulo: ed. Pedagógica e Universitária Ltda, 1981.

LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando, biologia série brasil, 1ª Edição volume único, São Paulo: ed. Ática, 2005

FAVARETTO, José Arnaldo e MERCADANTE, Clarinda, BIOLOGIA, volume único, São Paulo: ed. Moderna, 1999.

AMABIS, J. Mariano e MARTHO, Gilberto Rodrigues, BIOLOGIA, volumes: 1, 2 e 3. São Paulo: ed. Moderna, 2004.

PROFESSOR NÍVEL 3 - LIBRAS:

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Surdos;

Língua brasileira de Sinais - LIBRAS: características básicas da fonologia, morfologia e da sintaxe;

Noções de variação;

Produção escrita do surdo;

Breve introdução aos aspectos educacionais da surdez;

Surgimento da datilologia;

Comunidade e cultura surda;

Identidade surda;

Sistematização do léxico;

Comparação da LIBRAS da língua e Português: fonologia, morfologia e sintaxe.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

QUADROS, R. M. e KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: estudos lingüísticos. Artmed. Porto Alegre. 2004.

PERLIN, G. Identidades Surdas. Em A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Org. SKLIAR, C. Editora Mediação. Porto Alegre. 1998:51-74.

Fonseca, V.R.J.R.M. (org.) Surdez e Deficiência Auditiva: a trajetória da infância à idade adulta. São Paulo. Casa do Psicólogo..

QUADROS, R. M. de Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.

SKLIAR, Carlos (org). Educação e Exclusão: Abordagens sócio-antropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.

ANEXO VI- MODELO FORMULÁRIO - RECURSOS

Argumentação contra formulação de questão/Solicitação se alteração de gabarito

(O preenchimento deste formulário deve ser feito com letras de forma, legível

EMPREGO/DISCIPLINA: _________________________________ LOCALIDADE: ___________________

N. DA QUESTÃO: ________________________________________________________________________

JUSTIFICATIVA
(Se necessário, utilize o verso)
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________

__________________________________, ______/______/______
Assinatura do candidato, Data

ANEXO VII - MODELO FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

Atenção: serão somente aceitos os títulos entregues anexos a este formulário.

Procedimento: favor grampear junto a este formulário, com o cabeçalho devidamente preenchido, a cópia do título e entregá-lo juntamente com o Formulário de Inscrição.

Nome completo: ____________________________________________ CPF: _________________________ EMPREGO: Professor Nível 3 - Área: _____________________________ Localidade Para qual se inscreveu: ____________________________________________ PREENCHIMENTO COMISSÃO DE INSCRIÇÃO

(favor não escrever neste espaço)

Títulos

Quantidade

Tipo de documento

a) Título de Doutor, na área específica a que concorre no certame.

 

( ) DECLARAÇÃO

( ) CERTIFICADO

b) Título de Mestre, na área específica a que concorre no certame.

 

( ) DECLARAÇÃO

( ) CERTIFICADO

c) Título de Especialista, em área específica a que concorre no certame, com carga horária mínima de 360 horas.

 

( ) DECLARAÇÃO

( ) CERTIFICADO

d) Aprovação em Concurso Público no cargo de Professor com graduação superior na área específica a que concorre no certame, comprovada com Diário Oficial ou cópia autenticada em cartório.

 

( ) DECLARAÇÃO

( ) DIÁRIO OFICIAL

VIA - SEAD

PROTOCOLO

Nome do candidato: _______________________________________________________________________

Total de documentos recebidos para análise: _____________________________________________________

Marque com X os campos correspondestes aos Títulos entregues: _____________________________________

- Título de Doutor, na área específica a que concorre no certame - Quantidade entregue: ____________________

- Título de Mestre, na área específica a que concorre no certame - Quantidade entregue: ____________________

- Título de Especialista, em área específica a que concorre no certame, com carga horária mínima de 360 horas - Quantidade entregue: _____________________

- Aprovação em Concurso Público no emprego de Professor com graduação superior na área específica a que concorre no certame, comprovada com Diário Oficial ou cópia autenticada em cartório

- Quantidade entregue: _____________________________________________________________________

VIA - CANDIDATO

Data da entrega: _______/_______/______ Recebido por: __________________________________

________________________
Ass. por extenso

ANEXO VIII - CRONOGRAMA PREVISTO

EVENTO

DATAS PREVISTAS

Período para as inscrições

De 28/11/2009 A 06/12/2009

Entrega de Títulos

De 30/11/2009 A 04/12/2009

Divulgação dos candidatos inscritos no Processo Seletivo Público

10/12/2009

Período para obter informações sobre os locais da Prova Objetiva

15/12/2009

Aplicação da Prova Objetiva

20/12/2009

Divulgação do gabarito da Prova Objetiva

23/12/2009

Prazo para entrega dos recursos

24,26,28,29 e 30/12/2009

Divulgação do resultado dos Recursos, da Prova Objetiva e da Avaliação de Títulos

20/01/2010

Homologação do resultado final do Processo Seletivo Público

27/01/2010