UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ

Notícia:   163 vagas para Técnicos Administrativos na Universidade Federal Rural - RJ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFRRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

EDITAL Nº 05 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2009

ALTERADO PELA RETIFICAÇÃO I

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no Art. 37, inciso II, da Constituição Federal, na Portaria nº 988/MEC, de 11/08/2008 (DOU 12/08/2008), no Decreto nº 6593 de 02 de outubro de 2008, na Portaria nº 1.226/MEC de 06/10/2008 (DOU 07/10/2008), na Portaria nº 1535/MEC de 19/12/2008 (DOU 22/12/2008) e na Portaria nº 251/MEC de 17/03/2009 (DOU 18/03/2009), torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público para provimento de cargos do quadro de pessoal técnico-administrativo da Universidade, conforme as normas do presente Edital.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. As vagas destinam-se às Unidades Acadêmicas da UFFRJ localizadas nos campi de Seropédica, de Nova Iguaçu e de Três Rios.

1.2. A denominação dos cargos, a escolaridade requerida e o número de vagas são os estabelecidos nos Quadros 1, 2 e 3 a seguir:

Quadro 1 - Especificação dos cargos de Nível Superior - NS - Classe E

Código

Cargo

Requisitos Básicos

Total de vagas

Número de vagas por campus da UFRRJ

Campus de Seropédica

Campus de Nova Iguaçu

Campus de Três Rios

Vagas Reservadas para Portadores de Necessidades Especiais

01

Administrador

Curso Superior em Administração

10

05

03

02

01

02

Analista da Tecnologia da Informação

Curso Superior na área

05

03

01

01

-

03

Arquivista

Curso Superior em Arquivologia

02

01

01

-

-

04

Auditor

Curso Superior em Economia ou Direito ou Ciências Contábeis

01

01

-

-

-

05

Economista Doméstico

Curso Superior em Economia Doméstica

03

02

01

-

-

06

Engenheiro Civil

Curso Superior em Engenharia Civil

02

02

-

-

-

07

Farmacêutico-Bioquímico

Curso Superior em Farmácia com Habilitação em Bioquímica

01

01

-

-

-

08

Fisioterapeuta

Curso Superior em Fisioterapia

02

01

01

-

-

09

Fonoaudiólogo

Curso Superior em Fonoaudiologia

01

-

01

-

-

10

Jornalista

Curso Superior em Jornalismo ou Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo

01

01

-

-

-

11

Secretário Executivo

Curso Superior em Letras ou Secretário Executivo Bilíngüe

05

03

01

01

-

Quadro 2 - Especificação dos cargos de Nível Intermediário - NI - Classe C

Código

Cargo

Requisitos Básicos

Total de vagas

Número de vagas por campus da UFRRJ

Campus de Seropédica

Campus de Nova Iguaçu

Campus de Três Rios

Vagas Reservadas para Portadores de Necessidades Especiais

12

Administrador de Edifícios

Ensino Médio completo

10

06

02

02

01

13

Assistente de Tecnologia da Informação

Ensino Médio completo

04

02

01

01

-

14

Assistente de Laboratório

Ensino Fundamental completo

20

15

05

-

02

15

Auxiliar de Creche

Ensino Fundamental completo

01

01

-

-

-

16

Auxiliar de Saúde

Ensino Fundamental completo

03

03

-

-

-

17

Auxiliar de Veterinária e Zootecnia

Ensino Fundamental completo

04

04

-

-

-

18

Auxiliar em Administração

Ensino Fundamental completo

22

15

05

02

02

19

Mecânico de Montagem e Manutenção

Ensino Fundamental completo + experiência (12 meses) ou profissionalizante

03

03

-

-

-

20

Operador de Caldeira

Ensino Fundamental completo + experiência (12 meses) ou profissionalizante

04

02

02

-

-

21

Operador de Máquinas Agrícolas

Ensino Fundamental completo + curso profissionalizante

08

08

-

-

-

Quadro 3 - Especificação dos cargos de Nível Intermediário - NI - Classe D

Código

Cargo

Requisitos Básicos

Total de vagas

Número de vagas por campus da UFRRJ

Campus de Seropédica

Campus de Nova Iguaçu

Campus de Três Rios

Vagas Reservadas para Portadores de Necessidades Especiais

22

Assistente em Administração

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio completo

37

30

05

02

04

23

Desenhista Projetista

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio completo + experiência (06 meses)

02

02

-

-

-

24

Técnico de Laboratório - Física

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio completo + Curso Técnico

02

02

-

-

-

25

Técnico de Laboratório - Química

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio completo + Curso Técnico

03

03

-

-

-

26

Técnico de Laboratório - Química - Análise e Processamento de Tecnologia de Alimentos

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio completo + Curso Técnico

01

01

-

-

-

27

Técnico de Laboratório-Biologia

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio completo + Curso Técnico

03

03

-

-

-

28

Técnico de Laboratório - Veterinária - Patologia Animal / Necropsia

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio completo + Curso Técnico

01

01

-

-

-

29

Técnico em Refrigeração

Ensino Médio Profissionalizante ou Ensino Médio completo + Curso Técnico

02

01

01

-

-

1.3. Os cargos de Nível Superior, para ingresso na Classe E /Nível de Capacitação 01/Padrão 01, têm remuneração mensal inicial de R$ 1.747,83 (um mil setecentos e quarenta e sete reais e oitenta e três centavos).

1.4. Os cargos de Nível Intermediário, para ingresso na Classe D / de Capacitação 01/Padrão 01, têm remuneração mensal inicial de R$ 1.364,53 (um mil trezentos e sessenta e quatro reais e cinquenta e três centavos).

1.5. Os cargos de Nível Intermediário, para ingresso na Classe C / de Capacitação 01/Padrão 01, têm remuneração mensal inicial de R$ 1.143,36 (um mil cento e quarenta e três reais e trinta e seis centavos).

1.6. Os candidatos aprovados serão nomeados sob o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas previsto na Lei n° 8.112, de 11/12/1990, com as alterações introduzidas pela Lei n° 9.527 de 10/12/1997 e vinculados ao Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação - PCCTAE, de que trata a Lei n° 11.091/2005.

1.7 A jornada de trabalho é de 40 (quarenta) horas semanais e poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, ficando reservado à UFRRJ o direito de distribuir, internamente, as vagas de acordo com suas necessidades e conveniência.

1.8. As atribuições inerentes aos cargos são descritas no Anexo 01.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo ao qual pretende concorrer.

2.2. As inscrições estarão abertas no período de 06 de abril a 06 de maio de 2009 e deverão ser efetuadas, via internet, da seguinte forma:

a) o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.ufrrj.br/concursos, entre as 10h do dia 06 de abril e as 24h do dia 06 de maio de 2009, considerando-se o horário de Brasília, assim como seguir as instruções ali contidas;

b) preencher e enviar, via internet, o requerimento de inscrição;

c) gerar e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), que estará disponível após o preenchimento e envio do requerimento de inscrição, efetuando, exclusivamente em agências do Banco do Brasil, o seu pagamento em espécie ou por meio de qualquer serviço de pagamento via internet. A GRU, utilizada para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, deve corresponder NECESSARIAMENTE ao requerimento de inscrição enviado.

2.3. O valor da taxa de inscrição é de R$ 43,00 (quarenta e três reais) para Nível Superior, de R$ 34,00 (trinta e quatro reais) para Nível Intermediário/Classe D e de R$ 28,00 (vinte e oito reais) para Nível Intermediário/Classe C.

2.4. A inscrição do candidato implicará conhecimento e total aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos, em relação às quais o requerente não poderá negar desconhecimento.

2.5 Se um candidato apresentar dois ou mais requerimentos de inscrição, será considerado válido apenas o mais recente.

2.6 Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no requerimento de inscrição, bem como o pagamento da taxa de inscrição em observância às normas e condições estabelecidas neste edital, sobre as quais o requerente não poderá alegar desconhecimento.

2.7 Em nenhuma hipótese, serão permitidas alterações no requerimento de inscrição, assim como não será admitida inscrição em caráter condicional.

2.8 O valor referente ao pagamento da inscrição não será devolvido em hipótese alguma. 2.9 Não serão aceitas inscrições por via postal, via fax ou correio eletrônico.

3. DA ISENÇÃO DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO

3.1 A isenção da taxa de inscrição é um benefício concedido pela UFRRJ aos candidatos que comprovarem insuficiência de recurso financeiro, conforme Decreto n°. 6593 de 02 de outubro de 2008.

3.2 O período para requerimento da isenção da Taxa de Inscrição será de 06 a 13 de abril de 2009.

3.3 As isenções serão concedidas aos candidatos habilitados dentro dos critérios estabelecidos pelo Decreto nº 6.593, de 02 de outubro de 2008 (Anexo 2).

3.4 A Comissão de Avaliação analisará somente a documentação ENTREGUE na Sala 19 (Protocolo Geral), do Pavilhão Central da UFRRJ, em envelope lacrado no qual conste nome completo do candidato e cargo pretendido.

3.4.1 Caso o candidato decida POSTAR a documentação, esta também deverá ser enviada dentro do prazo estabelecido no calendário deste edital, ou seja, de 06 a 13 de abril de 2009, para o seguinte endereço: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Divisão de Seleção e Aperfeiçoamento, sala 15/Pavilhão Central, BR 465, Km 07, Seropédica, Rio de Janeiro, CEP 23.890-000.

3.5 O preenchimento do Formulário de Isenção da Taxa de Inscrição e a documentação apresentada serão de inteira responsabilidade do candidato, e não serão admitidas alterações após a entrega.

3.5.1 Documentos a serem exigidos no ato da solicitação de isenção:

a) Cópia de identidade;

b) Cópia de CPF;

c) Cópia autenticada do Documento Comprobatório de Inscrição no cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico.

3.6 Todos os campos do Formulário de Isenção da Taxa de Inscrição deverão ser preenchidos de acordo com as instruções contidas no próprio formulário.

3.7. Será aceito, somente, um Formulário de Isenção da Taxa de Inscrição por candidato.

3.8 Não será concedida isenção do pagamento da taxa de inscrição ao candidato que

3.8.1 apresente documentação incompleta;

3.8.2 entregue a documentação exigida fora do prazo determinado;

3.8.3 não tenha sido considerado apto para o processo de isenção.

3.9 As inscrições para solicitação da isenção da taxa de inscrição deverão ser efetuadas por meio de formulário que estará disponível no endereço eletrônico www.ufrrj.br/concursos, no período compreendido entre as 10h do dia 06 e as 24h do dia 13 de abril de 2009, considerando-se o horário de Brasília, e seguir as instruções ali contidas.

4. DAS VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

4.1 Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, conforme o disposto no parágrafo 2° do Artigo 5° da Lei 8.112/90 e nos parágrafos 1° e 2° do Artigo 37 do decreto n°. 3298/99, desde que a deficiência de que são portadoras não seja incompatível com as atribuições dos cargos pretendidos.

4.2 As vagas previstas para os portadores de necessidades especiais estão disponíveis nos Quadros 1, 2 e 3 deste Edital.

4.3 Para concorrer a estas vagas, os candidatos deverão, no ato da inscrição, declarar-se portadores de necessidades especiais. Esses candidatos participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos.

4.4 O candidato que, no ato da inscrição, se declarar portador de deficiência, se classificado no concurso, integrará lista específica, mas, caso obtenha a necessária classificação, constará na lista geral, de acordo com o cargo.

4.5 O candidato aprovado, quando convocado, será submetido à Junta Médica Oficial da UFRRJ, que terá decisão final sobre a sua qualificação como portador de necessidades especiais, sobre o grau de deficiência e a capacidade física para o exercício do cargo. O candidato aprovado deve apresentar à Junta Médica o laudo médico que ateste o tipo e o grau/nível de deficiência, com o CID (Classificação Internacional de Doenças) correspondente, constando a causa provável de deficiência e seu prognóstico.

4.6 O candidato que não atender ao disposto nos subitens acima perderá o direito à vaga reservada aos candidatos portadores de necessidades especiais.

4.7 As vagas definidas nos Quadros 1, 2 e 3 que não forem ocupadas por falta de candidatos portadores de necessidades especiais, por reprovação nas provas ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, segundo ordem de classificação em cada cargo.

5. DAS PROVAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.1. A seleção para os cargos de Nível Superior compreenderá as seguintes fases:

5.1.1. Primeira fase - aplicação de prova objetiva e prova discursiva de redação, que terão caráter eliminatório e classificatório.

5.1.2. Segunda fase - prova de títulos de caráter classificatório.

5.2. Para os cargos de Nível Superior serão aplicadas provas objetivas conforme especificado no Quadro 4:

Quadro 4 - Especificação das provas que serão aplicadas aos candidatos às vagas de Nível Superior (exceto Analista da Tecnologia da informação).

Disciplinas

Nº de questões

Pesos

Total de Pontos

Língua Portuguesa

10

1

10

Informática

5

1

5

Direitos e Deveres

5

1

5

Conhecimentos Específicos

30

2

60

TOTAL

50

-

80

5.3. Para o cargo de Analista da Tecnologia da informação serão aplicadas provas objetivas conforme especificado no Quadro 5

Quadro 5 - Especificação das provas que serão aplicadas aos candidatos às vagas do cargo de Analista da Tecnologia da informação.

Disciplinas

Nº de questões

Pesos

Total de Pontos

Língua Portuguesa

10

1

10

Matemática

5

1

5

Direitos e Deveres

5

1

5

Conhecimentos Específicos

30

2

60

TOTAL

50

-

80

5.4. A seleção para os cargos de Nível Intermediário compreenderá aplicação de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório.

5.5. Para os cargos de Nível Intermediário serão aplicadas provas conforme especificado no Quadro 6.

Quadro 6 - Especificação das provas que serão aplicadas aos candidatos às vagas de Nível Intermediário (exceto para o cargo de Assistente de Tecnologia da informação).

Disciplinas

Nº de questões

Pesos

Total de Pontos

Língua Portuguesa

10

1

10

Informática

5

1

5

Direitos e Deveres

5

1

5

Conhecimentos Específicos

30

2

60

TOTAL

50

-

80

5.6. Para o cargo de Assistente de Tecnologia da informação serão aplicadas provas objetivas conforme especificado no Quadro 7.

Quadro 7 - Especificação das provas que serão aplicadas aos candidatos às vagas do cargo de Assistente de Tecnologia da informação.

Disciplinas

Nº de questões

Pesos

Total de Pontos

Língua Portuguesa

10

1

10

Matemática

5

1

5

Direitos e Deveres

5

1

5

Conhecimentos Específicos

30

2

60

TOTAL

50

-

80

5.7. A Prova Escrita Objetiva será constituída de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, de acordo com o que segue nos Quadros 4 e 5 (para Nível Superior) e nos Quadros 6 e 7 (para Nível Intermediário):

· Conhecimentos Gerais - Composto pelas disciplinas Língua Portuguesa, Direitos e Deveres e Informática ou Matemática;

· Conhecimentos Específicos - Conhecimentos referentes ao cargo pretendido.

5.7.1.O programa da prova escrita será disponibilizado no site www.ufrrj.br/concursos.

5.7.2. A correção das Provas Escritas Objetivas será realizada por meio de processamento eletrônico e, portanto, serão consideradas somente as respostas das questões transferidas para o cartão-resposta.

5.7.3. Não serão computadas questões não assinaladas que contenham emendas, rasuras ou mais de uma resposta.

5.7.4. Será eliminado do concurso o candidato que obtiver nota zero em qualquer disciplina da prova de Conhecimentos Gerais, ou na prova de Conhecimentos Específicos, ou nota zero na Prova Discursiva (Redação).

5.7.5. As disposições e/ou instruções da capa e do caderno das provas constituem normas que passam a integrar o presente Edital e seus anexos.

5.7.6. O Edital e seus anexos estão disponíveis no endereço eletrônico www.ufrrj.br/concursos.

5.7.7. A divulgação do gabarito oficial da Prova Escrita Objetiva será feita a partir do primeiro dia útil, após a aplicação da prova, no Quadro de Avisos de Departamento de Pessoal/UFRRJ - Pavilhão Central e no endereço eletrônico www.ufrrj.br/concursos.

5.8 A Prova Escrita Discursiva, modalidade aplicada somente aos candidatos a cargo de nível superior, será constituída de uma Redação sobre tema genérico.

5.8.1 A Prova Escrita Discursiva (Redação) será avaliada em escala de 0 (zero) a 20 (vinte) pontos.

5.8.2. Somente terão a Prova Escrita Discursiva (Redação) corrigida aqueles candidatos que não forem eliminados na Prova Escrita Objetiva.

5.9. Critérios de Eliminação

5.9.1. Será eliminado do concurso, aquele candidato que obtiver pontuação

a) zero nas provas de Língua Portuguesa e/ou Conhecimentos Específicos;

b) zero na Prova Discursiva (Redação) - somente para os candidatos de Nível Superior;

c) inferior a 4 (quatro) no somatório das demais disciplinas da Prova Escrita Objetiva;

d) inferior a 30 (trinta) na Prova de Conhecimentos Específicos;

e) inferior a 10 (dez) na Prova Discursiva (Redação) - somente para os candidatos de Nível Superior.

5.10. A Prova de Títulos, de caráter classificatório, para os candidatos aos cargos de nível superior, obedecerá a critérios de pontuação conforme disposto a seguir:

5.10.1.Somente serão submetidos à Prova de Títulos os candidatos que forem habilitados na Prova Escrita Objetiva e na Prova Discursiva (Redação).

5.10.2. Serão pontuados os títulos apresentados pelo candidato de acordo com o período estabelecido no cronograma constante no Anexo 3, em envelope lacrado e etiquetado com sua identificação (nome, área do concurso). O envelope deverá conter o Curriculum Vitae atualizado devidamente comprovado por fotocópia dos documentos comprobatórios dos títulos. O candidato deverá organizar seus comprovantes seguindo a subdivisão especificada no Quadro 8. A prova de Títulos vale, no máximo, 100 pontos obedecendo aos seguintes critérios de avaliação:

Quadro 8. Especificações e limites de pontuação da Prova de Títulos

TÍTULOS

Limite máximo

1. Outros cursos de Graduação completos, além da Graduação exigida na área do concurso.

Até 05 pontos

2. Cursos de curta duração (atualização, extensão, treinamento ou outros - até 180 horas). As cargas horárias serão somadas.

Até 05 pontos

3. Cursos de Aperfeiçoamento em área afim à do concurso (carga horária: 180 a 360 horas)

Até 10 pontos

4. Especialização em área afim à do concurso. (carga horária: mínimo 360 horas)

Até 10 pontos

5. Mestrado ou Doutorado em área afim à do concurso.

Até 20pontos

6. Experiência profissional em área afim à do concurso (5 pontos por ano comprovado).

Até 50 pontos

Total Geral:

100 pontos

6. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1. As Provas Escritas serão realizadas no dia 28 de junho de 2009, no horário das 13h às 17h30 (horário de Brasília);

6.1.1. O Cartão de Inscrição e o Documento de Identidade, este utilizado no ato da inscrição, serão indispensáveis para o candidato ter acesso ao prédio onde será realizada a prova. Na hipótese de perda, furto ou roubo do documento de identidade, o candidato deverá apresentar registro da ocorrência em órgão policial e outro documento de identificação.

6.1.2. O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova escrita com antecedência mínima de 01 (uma) hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta), comprovante de inscrição e documento de identidade.

6.1.3. Não será permitido o ingresso de candidato no local de realização da prova, após o horário fixado para o seu início.

6.1.4. O candidato somente poderá retirar-se da sala depois de decorrida 01 (uma) hora do início da prova. 6.1.5. Não será aceita a presença de acompanhantes nas dependências do local de realização da prova. 6.2. As provas não serão aplicadas fora do local predeterminado.

6.3. Não haverá segunda chamada para a realização das provas.

6.4 Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas:

a) for surpreendido, em comunicação com outro(s) candidato(s), assim como dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;

b) ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal;

c) faltar com a cortesia com qualquer dos servidores responsáveis pela organização e/ou aplicação das provas, seus auxiliares, autoridades presentes ou outros candidatos;

d) perturbar de qualquer modo a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento inadequado;

e) portar e utilizar bonés, aparelhos celulares, walkman, Ipod, máquinas calculadoras ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta;

f) deixar de entregar assinado o Cartão-Resposta referente à Prova Objetiva;

g) deixar de preencher o campo destinado ao número do CPF na Prova Discursiva de Redação;

h) recusar-se a entregar as provas e/ou Cartão-Resposta das provas ao término do tempo destinado para sua realização;

i) deixar de assinar as listas de presença.

7. DA CLASSIFICAÇÃO E DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO

7.1. A classificação final dos candidatos será feita na ordem decrescente do somatório dos pontos obtidos em todas as Provas, considerando os pontos mínimos exigidos, em cada etapa.

7.2. Em caso de empate na classificação final, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

a) for mais idoso (Parágrafo único do Art. 27, da Lei Nº 10.741/2003);

b) obtiver maior pontuação na Prova Escrita Objetiva, no rol de questões que se referem a conteúdo específico;

c) obtiver maior pontuação na Prova de Títulos, quando for o caso.

7.3. Conforme Art. 13 da Portaria nº 450/MP, de 06/11/2002, o resultado final será homologado pelo Reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e publicado no Diário Oficial da União, juntamente com a classificação final dos candidatos aprovados no concurso.

7.4. O resultado final será, também, afixado no quadro de avisos da Portaria do Prédio Central da UFRRJ e, divulgado no site: www.ufrrj.br/concursos.

7.5. Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no processo seletivo, valendo, para esse fim, a homologação publicada no Diário Oficial da União.

7.6. A classificação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito de ingresso automático aos quadros da Universidade, mas apenas a expectativa de direito à nomeação, seguindo a rigorosa ordem classificatória, observando as disposições legais pertinentes, o interesse e a conveniência da UFRRJ.

8. DOS RECURSOS

8.1. Não serão concedidas vistas à Prova Discursiva de Redação.

8.2. O candidato poderá interpor recurso contra questões da Prova Escrita Objetiva, indicando, com precisão, a questão ou as questões a serem revisadas. Além disso, deverá fundamentar com lógica a consistência de seus argumentos. Recursos que não forem fundamentados serão indeferidos.

8.3. O prazo para a interposição de recursos é de dois dias úteis, contados a partir da data de divulgação do gabarito oficial da Prova Escrita Objetiva.

8.4. Os recursos deverão ser encaminhados à Comissão Organizadora, através do Protocolo Geral da UFRRJ (Sala 19 do Pavilhão Central), no horário das 9h às 16h, em formulário próprio, disponível no site www.ufrrj.br/concursos.

8.5. Os recursos serão examinados pela Comissão Organizadora do Concurso.

8.6. Não serão aceitos pedidos de recursos através de via postal, via fax e/ou via correio eletrônico e por telefone.

8.7. Resultando o recurso em anulação de questão(ões), os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de haverem ingressado com recurso.

8.8. Não será permitida a interposição de recurso quanto ao resultado da Prova Escrita Discursiva, salvo em caso de inobservância do Edital.

8.9. A Comissão Organizadora do Concurso constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

9.DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO

9.1. O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, contado a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado, no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

10. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA DOS CARGOS

10.1. Ter sido aprovado e classificado no concurso público, nas formas estabelecidas neste edital.

10.2. Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, neste último caso, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses nos termos do § 1º, do Art. 12, da Constituição Federal.

10.3. Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.

10.4. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, incluindo a compatibilidade de deficiência apurada pela Junta Médica da UFRRJ, no caso dos candidatos que indicaram suas deficiências.

10.5. Ter a escolaridade mínima exigida, para o cargo, no ato da posse.

10.6. Para os cargos de Nível Superior, possuir ou apresentar documentos comprobatórios que atendam aos requisitos exigidos no Edital: comprovantes de escolaridade e registro no Conselho Profissional (quando for o caso).

10.7. Não acumular cargos, empregos e funções públicas, exceto aqueles permitidos pela Constituição Federal, desde que haja compatibilidade de horários, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse previsto no §1º do Art.13, da Lei n°. 8.112/90.

10.8. Estar em dia com as obrigações eleitorais.

10.9. Estar quite com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino.

11. DA NOMEAÇÃO E DA POSSE

11.1. O candidato aprovado será nomeado obedecendo rigorosamente à ordem de classificação para o cargo em que foi habilitado, na Classe e Padrão iniciais da respectiva categoria funcional, mediante portaria expedida pelo Reitor da UFRRJ, publicada no Diário Oficial da União.

11.2. Se o candidato exercer atividade remunerada no Serviço Público, no ato da posse, deverá comprovar seu desligamento do cargo ou apresentar o ato de vacância.

11.3. Além dos requisitos já estabelecidos no item 9 deste Edital, o candidato nomeado deverá atender ao que segue para ser empossado no cargo:

Apresentar Exames de:

· Sangue (Hemograma completo), com tipo sanguíneo;

· Fezes;

· Urina;

· Raio-X do tórax.

Informar:

· N° de PIS ou PASEP (se já cadastrado);

· N°, Série e data de emissão da Carteira Profissional;

· Data do 1° emprego;

· N° conta corrente, Banco e Agência; (Banco do Brasil, Banco Real, Unibanco, CEF, Bradesco, HSBC)

· 03 (três) fotos 3X4 iguais e recentes.

Apresentar cópias:

· Carteira de Identidade;

· CPF;

· Título de Eleitor (acompanhado do comprovante da última votação);

· Certidão de nascimento (se solteiro) e/ou casamento (se casado(a));

· Certidão de nascimento dos filhos menores (se tiver);

· Comprovante de escolaridade exigida no concurso;

· Comprovante de residência no próprio nome (água, luz ou telefone).

· Certificado Militar;

· Última Declaração de Imposto de Renda.

11.3.1. Estar quite com os cofres públicos.

11.3.2. Não ter sido demitido do Serviço Público Federal, enquanto ocupante de cargo efetivo ou em comissão, nos últimos 5 (cinco) anos, contados da data da publicação do ato penalizador, decorrente das seguintes infrações:

a) valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem;

b) praticar advocacia junto a repartições públicas.

11.3.3. Não ter sido demitido do Serviço Público Federal ou destituído do cargo em comissão nas seguintes hipóteses:

a) prática de crime contra a administração pública;

b) improbidade administrativa;

c) aplicação irregular de dinheiro público;

d) lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

e) corrupção.

11.4. Outras exigências estabelecidas em lei poderão ser solicitadas para o desempenho das atribuições do cargo.

11.5. O candidato nomeado será convocado para a posse, no prazo improrrogável de 30 (trinta) dias a partir da publicação do ato de sua nomeação no Diário Oficial da União.

11.6. O candidato nomeado que não tomar posse no prazo estipulado terá o seu ato de nomeação tornado sem efeito.

11.7. A nomeação dos candidatos ocorrerá dentro do limite de vagas estabelecidas neste Edital, ressalvada a hipótese de ampliação do número de vagas e autorização para provimento pelos órgãos competentes.

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. A critério da Administração Superior, poderá haver prorrogação do prazo das inscrições.

12.2. Será sumariamente excluído do concurso o candidato que fornecer declarações falsas ou inexatas, sobre quaisquer dos documentos exigidos.

12.3. A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização das provas, deverá levar um acompanhante, o qual deverá ficar com a guarda da criança, em local a ser destinado pelo Chefe do Setor, e, somente poderá retirar-se da sala de prova para amamentar, em companhia do fiscal. A candidata que não levar o acompanhante não poderá realizar as provas.

12.4. Após a homologação do resultado do concurso, a documentação entregue pelos candidatos ficará disponível no Departamento de Pessoal da UFRRJ/Divisão de Seleção e Aperfeiçoamento, pelo prazo de 30 (trinta) dias, para devolução. Findo este prazo, sem que a documentação seja retirada, a mesma será destruída.

12.5. O candidato deverá comunicar à Seção de Recrutamento e Seleção do Departamento de Pessoal da UFRRJ qualquer mudança no seu endereço, enquanto estiver participando do concurso, e se aprovado, sendo de sua inteira responsabilidade os prejuízos decorrentes da não atualização de seu endereço.

12.6. O Extrato do edital será publicado no Diário Oficial da União e a versão completa, na página www.ufrrj.br/concursos.

12.7. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso.

12.8. A Administração da Universidade, se necessário, baixará instruções complementares sobre o assunto.

RICARDO MOTTA MIRANDA
Reitor da UFRRJ

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ADMINISTRADOR

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional; prestar consultoria administrativa. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Administrar organizações:

Administrar materiais, recursos humanos, patrimônio, informações, recursos financeiros e orçamentários; gerir recursos tecnológicos; administrar sistemas, processos, organização e métodos; arbitrar em decisões administrativas e organizacionais.

· Elaborar planejamento organizacional:

Participar na definição da visão e missão da instituição; analisar a organização no contexto externo e interno; identificar oportunidades e problemas; definir estratégias; apresentar proposta de programas e projetos; estabelecer metas gerais e específicas.

· Implementar programas e projetos:

Avaliar viabilidade de projetos; identificar fontes de recursos; dimensionar amplitude de programas e projetos; traçar estratégias de implementação; reestruturar atividades administrativas; coordenar programas, planos e projetos; monitorar programas e projetos.

· Promover estudos de racionalização

Analisar estrutura organizacional; levantar dados para o estudo dos sistemas administrativos; diagnosticar métodos e processos; descrever métodos e rotinas de simplificação e racionalização de serviços; elaborar normas e procedimentos; estabelecer rotinas de trabalho; revisar normas e procedimentos.

· Realizar controle do desempenho organizacional:

Estabelecer metodologia de avaliação; definir indicadores e padrões de desempenho; avaliar resultados; preparar relatórios; reavaliar indicadores.

· Prestar consultoria administrativa:

Elaborar diagnóstico; apresentar alternativas; emitir pareceres e laudos; facilitar processos de transformação; analisar resultados de pesquisa; atuar na mediação e arbitragem; realizar perícias.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar ambientes informatizados; prestar treinamento e suporte técnico ao usuário; elaborar documentação técnica; estabelecer padrões; coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; pesquisar tecnologias em informática. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Desenvolver sistemas informatizados:

Estudar as regras de negócio inerentes aos objetivos e abrangência de sistema; dimensionar requisitos e funcionalidade de sistema; realizar levantamento de dados; prever taxa de crescimento do sistema; definir alternativas físicas de implantação; especificar a arquitetura do sistema; escolher ferramentas de desenvolvimento; modelar dados; especificar programas; codificar aplicativos; montar protótipo do sistema; testar sistema; definir infra-estrutura de hardware, software e rede; aprovar infra-estrutura de hardware, software e rede; implantar sistemas.

· Administrar ambientes informatizados :

Monitorar performance do sistema; administrar recursos de rede, ambiente operacional e banco de dados; executar procedimentos para melhoria de performance de sistema; identificar falhas no sistema; corrigir falhas no sistema; controlar acesso aos dados e recursos; administrar perfil de acesso às informações; realizar auditoria de sistema.

· Prestar suporte técnico ao usuário:

Orientar áreas de apoio; consultar documentação técnica; consultar fontes alternativas de informações; simular problemas em ambiente controlado; acionar suporte de terceiros; instalar e configurar software e hardware.

· Treinar usuário:

Consultar referências bibliográficas; preparar conteúdo programático, material didático e instrumentos para avaliação de treinamento; determinar recursos áudio-visuais, hardware e software; configurar ambiente de treinamento; ministrar treinamento.

· Elaborar documentação para ambientes informatizados:

Descrever processos; desenhar diagrama de fluxos de informações; elaborar dicionário de dados, manuais do sistema e relatórios técnicos; emitir pareceres técnicos; inventariar software e hardware; documentar estrutura da rede, níveis de serviços, capacidade e performance e soluções disponíveis; divulgar documentação; elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica e especificação técnica.

· Estabelecer padrões para ambientes informatizados:

Estabelecer padrão de hardware e software; criar normas de segurança; definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços; padronizar nomenclatura; instituir padrão de interface com usuário; divulgar utilização de novos padrões; definir metodologias a serem adotadas; especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional.

· Coordenar projetos em ambientes informatizados:

Administrar recursos internos e externos; acompanhar execução do projeto; realizar revisões técnicas; avaliar qualidade de produtos gerados; validar produtos junto a usuários em cada etapa.

· Oferecer soluções para ambientes informatizados:

Propor mudanças de processos e funções; prestar consultoria técnica; identificar necessidade do usuário; avaliar proposta de fornecedores; negociar alternativas de solução com usuário; adequar soluções a necessidade do usuário; negociar com fornecedor; demonstrar alternativas de solução; propor adoção de novos métodos e técnicas; organizar fóruns de discussão.

· Pesquisar tecnologias em informática:

Pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado; identificar fornecedores; solicitar demonstrações de produto; avaliar novas tecnologias por meio de visitas técnicas; construir plataforma de testes; analisar funcionalidade do produto; comparar alternativas tecnológicas; participar de eventos para qualificação profissional.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ARQUIVISTA

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, criar projetos de museus e exposições, organizar acervos; dar acesso à informação, conservar acervos; preparar ações educativas e culturais, planejar e realizar atividades técnico-administrativas, orientar implantação de atividades técnicas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais:

Classificar e codificar documentos de arquivo; decidir o suporte do registro de informação; descrever documentos (forma e conteúdo); registrar documentos de arquivo; elaborar tabelas de temporalidade; estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo; estabelecer critérios para descarte de documentos de arquivo; elaborar plano de classificação; identificar fundos de arquivos; estabelecer plano de destinação de documentos; avaliar documentação; ordenar documentos; consultar normas internacionais de descrição arquivística; gerir depósitos de armazenamento; identificar a produção e o fluxo documental; identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos; levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos; realizar pesquisa histórica e administrativa; transferir documentos para guarda intermediária; diagnosticar a situação dos arquivos; recolher documentos para guarda permanente; definir a tipologia do documento; acompanhar a eliminação do documento descartado.

· Dar acesso à informação:

Atender usuários; formular instrumentos de pesquisa; prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação; apoiar as atividades de consulta; realizar empréstimos de documentos e acervos; autenticar reprodução de documentos de arquivo; emitir certidões sobre documentos de arquivo; fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, a reprodução e divulgação de imagens; orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados; disponibilizar os instrumentos de pesquisa na internet; fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos; gerenciar atividades de consulta.

· Conservar acervos:

Diagnosticar o estado de conservação do acervo; estabelecer procedimentos de segurança do acervo; higienizar documentos/acervos; pesquisar materiais de conservação; monitorar programas de conservação preventiva; orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo; monitorar as condições ambientais; controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento; definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem; desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas; acondicionar documentos/acervos; assessorar o projeto arquitetônico do arquivo; definir migração para outro tipo de suporte; supervisionar trabalhos de restauração; armazenar documentos/acervos.

· Preparar ações educativas e/ou culturais:

Ministrar cursos e palestras; preparar visitas técnicas; desenvolver e coordenar ações educativas e/ou culturais; preparar material educativo; participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;.

· Planejar atividades técnico-administrativas:

Planejar a alteração do suporte da informação, programas de conservação preventiva, ações educativas e/ou culturais, sistemas de recuperação de informação, implantação de programas de gestão de documentos e de prevenção de sinistros; planejar sistemas de documentação musicológica; planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução; planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos e adoção de novas tecnologias para recuperação e armazenamento da informação; planejar a ocupação das instalações físicas; administrar prazos.

· Orientar a implantação de atividades técnicas:

Implantar procedimentos de arquivo; produzir normas e procedimentos técnicos; autorizar a eliminação de documentos públicos; produzir vocabulários controlados(thesaurus); orientar a organização de arquivos correntes; atualizar os cadastros das instituições; supervisionar a implantação e a execução do programa de gestão de documentos; formar biblioteca de apoio às atividades técnicas; gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos; considerar aspectos jurídicos relativos a constituição dos arquivos; participar de comissões técnicas.

· Realizar atividades técnico-administrativas:

Solicitar compras de materiais e equipamentos; solicitar a contratação de serviços de terceiros; elaborar estatísticas de freqüência e relatórios técnicos; elaborar laudos e pareceres técnicos e administrativos.

· Comunicar-se:

Divulgar o acervo; sensibilizar para a importância de arquivos; participar de palestras, convênios e reuniões científicas; preparar materiais, atividades e palestras para o público interno; estabelecer diálogo com usuário; apresentar trabalhos técnicos e científicos; manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUDITOR

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Realizar auditagem; acompanhar as execuções orçamentárias, financeiras, patrimoniais e de pessoal; emitir pareceres e elaborar relatórios. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Realizar auditagem obedecendo a programas de auditoria previamente elaborada para identificar irregularidades.

· Acompanhar as execuções orçamentária, financeira e patrimonial.

· Observar o cumprimento das normas, regulamentos, planos, programas, projetos e custos para assegurar o perfeito desenvolvimento da instituição.

· Identificar os problemas existentes no cumprimento das normas de controle interno relativos às administrações orçamentária, financeira e patrimonial e de pessoal.

· Elaborar relatórios parciais e globais de auditagem realizadas, assinalando as eventuais falhas encontradas para fornecer subsídios necessários à tomada de decisão.

· Emitir parecer sobre matéria de natureza orçamentária, financeira e patrimonial e de pessoal que foram submetidos a exames, estudando e analisando processos para subsidiar decisão superior.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ECONOMISTA DOMÉSTICO

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Realizar estudos e enfoques da dinâmica do lar, realizando e interpretando as interrelações dentro e fora do mesmo, a fim de coletar subsídios para a realização de programas de promoção da vida integral do individuo e de sua família.

· Promover a educação do consumidor, divulgando, por escrito ou em programa de rádio e televisão, o valor e a utilidade dos aparelhos eletrodomésticos, produtos alimentícios, vestuário e outros artigos de consumo, para orientar a escolha e utilização adequada de bens de consumo doméstico.

· Interpretar, junto a indústria e ao comércio, as necessidades do consumidor , baseando-se em pesquisa de opinião, para esclarecer-los quanto a viabilidade de produção de determinados produtos.

· Orientar na aplicação de princípios concernentes a aspectos funcionais estéticos de habilitação, esclarecendo ou sugerindo maneiras de aliar o bom gosto a utilidade, para evitar gastos supérfluos e que afetam o orçamento familiar.

· Pode orientar as famílias na aplicação da técnica e da seleção e da seleção de tecidos, confecção e conservação do vestuário.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ENGENHEIRO CIVIL

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços; dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Supervisionar, coordenar e dar orientação técnica; elaborar estudos, planejamentos, projetos e especificações em geral de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transporte, exploração de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária.

· Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica; prestar assistência, assessoria e consultoria.

· Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.

· Desempenhar atividades de análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica.

· Elaborar orçamentos.

· Realizar atividades de padronização, mensuração, e controle de qualidade.

· Executar e fiscalizar obras e serviços técnicos; conduzir equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção.

· Elaborar projetos, assessorando e supervisionando a sua realização.

· Orientar e controlar processo de produção ou serviço de manutenção.

· Projetar produtos; instalações e sistemas.

· Pesquisar e elaborar processos.

· Estudar e estabelecer métodos de utilização eficaz e econômica de materiais e equipamentos, bem como de gerenciamento de pessoal.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: FARMACÊUTICO - BIOQUÍMICO

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Realizar tarefas específicas de desenvolvimento, produção, dispensação, controle, armazenamento, distribuição e transporte de produtos da área farmacêutica tais como medicamentos, alimentos especiais, cosméticos, imunobiológicos, domissanitários e insumos correlatos; realizar análises clínicas, toxicológicas, fisioquímicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas; orientar sobre uso de produtos e prestar serviços farmacêuticos; realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Dispensar medicamentos, imunobiológicos, cosméticos, alimentos especiais e correlatos:

Selecionar produtos farmacêuticos; criar critérios e sistemas de dispensação; avaliar prescrição; proceder a dispensação; instruir sobre medicamentos e correlatos; notificar fármacovigilância.

· Produzir medicamentos, alimentos, cosméticos, insumos, imunobiológicos, domissanitários e correlatos: Definir especificações técnicas de matéria-prima, embalagem, materiais, equipamentos e instalações; selecionar fornecedores; determinar procedimentos de produção e manipulação; programar produção e manipulação; manipular medicamentos.

· Garantir a qualidade de produtos e serviços farmacêuticos:

Monitorar produtos, processos, áreas e equipamentos; emitir laudos, pareceres e relatórios; controlar descarte de produtos e materiais; participar em ações de proteção ao meio ambiente e à pessoa.

· Realizar análises clínicas, toxicológicas, físico-químicas, biológicas e microbiológicas:

Preparar reagentes, equipamentos e vidraria; orientar coleta, coletar e preparar amostras; eleger método de análise; executar análises; efetuar análise crítica dos resultados; cultivar microorganismos para teste e produção; selecionar animais para teste e produção.

· Supervisionar armazenamento, distribuição e transporte de produtos:

Comprovar origem dos produtos; fixar critérios de armazenamento; fracionar produtos; colaborar na definição de logística de distribuição.

· Efetuar pesquisas técnico-científicas:

Elaborar projetos; colher dados; apreciar resultados; propor ações.

· Orientar usuário no uso de produtos.

· Aplicar injetáveis; realizar pequenos curativos; medir pressão arterial; prestar serviços de inaloterapia.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: FISIOTERAPEUTA

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Atender pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação, utilizando protocolos e procedimentos específicos de fisioterapia; habilitar pacientes; realizar diagnósticos específicos; analisar condições dos pacientes; desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Atender pacientes:

Analisar aspectos sensório-motores, percepto-cognitivos e sócio-culturais dos pacientes; traçar plano terapêutico; preparar ambiente terapêutico; prescrever atividades; preparar material terapêutico; operar equipamentos e instrumentos de trabalho; estimular cognição e o desenvolvimento neuro-psicomotor normal por meio de procedimentos específicos; estimular percepção táctil-cinestésica; reeducar postura dos pacientes; prescrever, confeccionar e adaptar órteses, próteses e adaptações; acompanhar evolução terapêutica; reorientar condutas terapêuticas; estimular adesão e continuidade do tratamento; indicar tecnologia assistiva aos pacientes.

· Habilitar pacientes:

Eleger procedimentos de habilitação; habilitar funções percepto-cognitivas, sensório-motoras, neuro-músculo­esqueléticas e locomotoras; aplicar procedimentos de habilitação pós-cirúrgico; aplicar procedimentos específicos de reabilitação em UTI; aplicar técnicas de tratamento de reabilitação; aplicar procedimentos de reeducação pré e pós- parto; habilitar funções intertegumentares; ensinar técnicas de autonomia e independência em atividades de vida diária (AVD), em atividades de vida prática (AVP), em atividades de vida de trabalho (AVT) e em atividades de vida de lazer (AVL).

· Orientar pacientes e familiares:

Explicar procedimentos e rotinas; demonstrar procedimentos e técnicas; orientar e executar técnicas ergonômicas; verificar a compreensão da orientação; esclarecer dúvidas.

· Promover campanhas educativas.

· Produzir manuais e folhetos explicativos.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: FONOAUDIÓLOGO

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Atender pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação, utilizando protocolos e procedimentos específicos de fonoaudiologia; tratar de pacientes; efetuar avaliação e diagnóstico fonoaudiológico; orientar pacientes e familiares; desenvolver programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Tratar pacientes:

Eleger procedimentos terapêuticos; habilitar sistema auditivo; reabilitar o sistema vestibular; desenvolver percepção auditiva; tratar distúrbios vocais; tratar alterações da fala, de linguagem oral, leitura e escrita; tratar alterações de deglutição; tratar alterações de fluência; tratar alterações das funções orofaciais; desenvolver cognição; adequar funções percepto-cognitivas; avaliar resultados do tratamento.

· Aplicar procedimentos fonoaudiológicos:

Prescrever atividades; preparar material terapêutico; indicar e adaptar tecnologia assistiva; introduzir formas alternativas de comunicação; prescrever e adaptar órteses e próteses; aplicar procedimentos de adaptação pré e pós-cirúrgico; aplicar procedimentos específicos de reabilitação em UTI; aperfeiçoar padrões faciais, habilidades comunicativas e de voz; estimular adesão e continuidade do tratamento; reorientar condutas terapêuticas.

· Orientar pacientes e familiares:

Explicar procedimentos e rotinas; demonstrar procedimentos e técnicas; orientar técnicas ergonômicas; verificar a compreensão da orientação; esclarecer dúvidas.

· Desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida:

Planejar programas e campanhas de prevenção e promoção e estratégias e atividades terapêuticas; utilizar procedimentos de prevenção e promoção de deficiência, hand-cap e incapacidade.

· Promover campanhas educativas.

· Produzir manuais e folhetos explicativos.

· Elaborar relatórios e laudos.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: JORNALISTA

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos, fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Informar ao público:

Elaborar notícias para divulgação; processar a informação; priorizar a atualidade da notícia; divulgar notícias com objetividade e ética respeitando a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas; adequar a linguagem ao veículo de comunicação.

· Iniciar o processo de informação:

Fazer reunião da pauta; elaborar, distribuir e executar pauta; orientar a produção; assegurar o direito de resposta.

· Coletar informação:

Definir, buscar e entrevistar fontes de informação; selecionar e confrontar dados, fatos e versões; apurar e pesquisar informações.

· Registrar informação:

Redigir textos jornalísticos; fotografar e gravar imagens jornalísticas; gravar entrevistas jornalísticas; ilustrar matérias jornalísticas; revisar os registros da informação; editar informação.

· Qualificar a informação:

Questionar, interpretar e hierarquizar a informação; contextualizar fatos; organizar matérias jornalísticas; planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação; formatar a matéria jornalística; abastecer e acessar bancos de dados, imagens e sons.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: SECRETÁRIO EXECUTIVO

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Assessorar direções, gerenciando informações, auxiliando na execução de tarefas administrativas e em reuniões, marcando e cancelando compromissos; coordenar e controlar equipes e atividades; controlar documentos e correspondências; atender usuários externos e internos; organizar eventos e viagens e prestar serviços em idioma estrangeiro. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Assessorar direções:

Administrar agenda pessoal das direções; despachar com a direção; colher assinatura; priorizar, marcar e cancelar compromissos; definir ligações telefônicas; administrar pendências; definir encaminhamento de documentos; assistir à direção em reuniões; secretariar reuniões.

· Atender pessoas:

Recepcionar pessoas; fornecer informações; atender pedidos, solicitações e chamadas telefônicas; filtrar ligações; anotar e transmitir recados; orientar e encaminhar pessoas; prestar atendimento especial a autoridades e usuários diferenciados.

· Gerenciar informações:

Ler documentos; levantar informações; consultar outros departamentos; criar e manter atualizado banco de dados; cobrar ações, respostas, relatórios; controlar cronogramas, prazos; direcionar informações; acompanhar processos; reproduzir documentos; confeccionar clippings.

· Elaborar documentos:

Redigir textos, inclusive em idioma estrangeiro; pesquisar bibliografia; elaborar relatórios; digitar e formatar documentos; elaborar convites e convocações, planilhas e gráficos; preparar apresentações; transcrever textos; taquigrafar ditados, discursos, conferências, palestras, inclusive em idioma estrangeiro; traduzir em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da instituição.

· Controlar correspondência:

Receber, controlar, triar, destinar, registrar e protocolar correspondência e correspondência eletrônica (e-mail); controlar malote.

· Organizar eventos e viagens:

Estruturar o evento; fazer check-list; pesquisar local; reservar e preparar sala; enviar convite e convocação; confirmar presença; providenciar material, equipamentos e serviços de apoio; dar suporte durante o evento; providenciar diárias, hospedagem, passagens e documentação legal das direções (passaporte, vistos).

· Supervisionar equipes de trabalho:

Planejar, organizar e dirigir serviços de secretaria; estabelecer atribuições da equipe; programar e monitorar as atividades da equipe.

· Arquivar documentos:

Identificar o assunto e a natureza do documento; determinar a forma de arquivo; classificar, ordenar, cadastrar e catalogar documentos; arquivar correspondência; administrar e atualizar arquivos.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO - CLASSE D

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Tratar documentos:

Registrar a entrada e saída de documentos; triar, conferir e distribuir documentos; verificar documentos conforme normas; conferir notas fiscais e faturas de pagamentos; identificar irregularidades nos documentos; conferir cálculos; submeter pareceres para apreciação da chefia; classificar documentos, segundo critérios pré-estabelecidos; arquivar documentos conforme procedimentos.

· Preparar relatórios, formulários e planilhas:

Coletar dados; elaborar planilhas de cálculos; confeccionar organogramas, fluxogramas e cronogramas; efetuar cálculos; elaborar correspondência; dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos.

· Acompanhar processos administrativos:

Verificar prazos estabelecidos; localizar processos; encaminhar protocolos internos; atualizar cadastro; convalidar publicação de atos; expedir ofícios e memorandos.

· Atender usuários no local ou à distância:

Fornecer informações; identificar natureza das solicitações dos usuários; atender fornecedores.

· Dar suporte administrativo e técnico na área de recursos humanos:

Executar procedimentos de recrutamento e seleção; dar suporte administrativo à área de treinamento e desenvolvimento; orientar servidores sobre direitos e deveres; controlar freqüência e deslocamentos dos servidores; atuar na elaboração da folha de pagamento; controlar recepção e distribuição de benefícios; atualizar dados dos servidores.

· Dar suporte administrativo e técnico na área de materiais, patrimônio e logística:

Controlar material de expediente; levantar a necessidade de material; requisitar materiais; solicitar compra de material; conferir material solicitado; providenciar devolução de material fora de especificação; distribuir material de expediente; controlar expedição de malotes e recebimentos; controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância); pesquisar preços.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: DESENHISTA PROJETISTA

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Auxiliar arquitetos e engenheiros no desenvolvimento de projetos de construção civil e arquitetura, projetos de ferramentas, produtos da mecânica, moldes e matrizes, coletando dados, elaborando anteprojetos, desenvolvendo projetos, dimensionando estruturas e instalações, especificando materiais, detalhando projetos executivos e atualizando projetos conforme obras; auxiliar na coordenação de projetos; pesquisar novas tecnologias de produtos e processos, verificando viabilidade e coletando dados, aplicando os equipamentos e instrumentos disponíveis, especificando material usado, desenvolvendo protótipos e estimando custo/benefício. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Auxiliar na coordenação dos projetos:

Consultar normas técnicas e padrões de desenho da instituição; colaborar na definição das diretrizes dos projetos; solicitar projetos complementares; auxiliar a compatibilização de projetos; participar de reuniões de avaliação do projeto; conferir projetos sob supervisão; arquivar documentos relativos ao projeto.

· Planejar o desenvolvimento dos projetos:

Analisar projetos; definir metodologia de trabalho; auxiliar arquiteto no estudo de viabilidade; estimar quantitativos de pranchas de desenho; dimensionar equipe de desenhistas; determinar prazos para elaboração dos projetos.

· Pesquisar novas tecnologias de produtos e processos:

Seguir princípios da qualidade total; analisar viabilidade de uso de materiais; verificar condições de uso dos equipamentos de desenho; utilizar programas de informática específicos para elaboração de projetos; aplicar novas tecnologias.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associado ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO DE LABORATÓRIO - (FÍSICA; QUÍMICA; BIOLOGIA e VETERINÁRIA).

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Preparar reagentes, peças e outros materiais utilizados em experimentos.

· Proceder à montagem de experimentos reunindo equipamentos e material de consumo para serem utilizados em aulas experimentais e ensaios de pesquisa.

· Fazer coleta de amostras e dados em laboratórios ou em atividades de campo relativas a uma pesquisa.

· Proceder à análise de materiais utilizando métodos físicos, químicos, físico-químicos e bioquímicos para se identificar qualitativo e quantitativamente os componentes desse material, utilizando metodologia prescrita.

· Proceder à limpeza e conservação de instalações, equipamentos e materiais dos laboratórios.

· Proceder ao controle de estoque dos materiais de consumo dos laboratórios.

· Responsabilizar-se por pequenos depósitos e/ou almoxarifados dos setores que estejam alocados.

· Gerenciar o laboratório conjuntamente com o responsável pelo mesmo.

· Utilizar recursos de informática.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

ENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

· Executar a manutenção e instalação de aparelhos de refrigeração, calefação e ar condicionado;

· Supervisionar a manutenção e o funcionamento dos equipamentos de refrigeração, ventilação, calefação e ar condicionado;

· Inspecionar a execução de obras e serviços técnicos;

· Executar controle de qualidade;

· Executar testes de equipamentos;

· Atuar também na instalação e manutenção de aparelhos de refrigeração e ar condicionado;

· Auxiliar na elaboração de anteprojetos para orçamento e ainda realizar desenho técnico;

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.

ATIVIDADES TÍPICAS DOS CARGOS DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO - CLASSE C

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ADMINISTRADOR DE EDIFÍCIOS

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Organizar os serviços do pessoal sob sua responsabilidade, distribuindo tarefas, fixando horários e substituições.

· Organizar o orçamento das despesas normais ou extras, baseando-se nas necessidades de caráter permanente, como pagamento de taxas de água, luz, gás, telefone, manutenção de elevadores, compras de materiais de consumo, permanente e equipamentos, bem como pagamentos de serviços prestados por terceiros.

· Atestar faturas de serviços prestados e/ou executados por terceiros.

· Emitir parecer sobre serviços executados.

· Promover e controlar as atividades relacionadas a portaria, vigilância.

· Zeladoria, conservação e manutenção das edificações.

· Inspecionar periodicamente, os registros hidráulicos e de gás e pontos elétricos, bem como zelar pelo funcionamento das redes de abastecimentos, distribuição e coletas.

· Controlar a utilização, manutenção e funcionamento dos elevadores.

· Controlar e fiscalizar a utilização, manutenção e funcionamento das mesas telefônicas de comunicação em uso.

· Manter arquivo atualizado das plantas das edificações e terrenos.

· Fazer inspeção periódica e propor instalação dos dispositivos de manutenção de segurança física dos imóveis no que tange a riscos de incêndio, condições meteorológicas adversas ou fatores que ponham em risco a saúde ou a integridade física de seus ocupantes e/ou terceiros.

· Elaborar cronograma de serviço de conservação, higienização e limpeza.

· Manter as atividades necessárias a preservação de jardins e áreas verdes.

· Providenciar diariamente, o hasteamento e o arriamento do Pavilhão Nacional observando a legislação pertinente.

· Executar ou providenciar serviços de manutenção geral, trocando lâmpadas e fusíveis, atuando pequenos reparos e requisitando pessoas habilitadas para os reparos de forno, bombas, caixas d'água; extintores e elevadores, para assegurar as condições de funcionamento e segurança das instalações.

· Encarregar-se da aquisição, recepção, conferência, controle e distribuição do material de consumo e de limpeza, tomando como base os serviços a serem executados, para evitar a descontinu idade do processo de higienização e de manutenção do edifício e de suas instalações.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ASSISTENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Auxiliar na implantação e manutenção de sistemas e aplicativos;

· Fornecer suporte necessário nas áreas de Software e Hardware aos usuários;

· Atuar na manutenção preventiva e corretiva de sistemas e equipamentos;

· Prestar assistência aos usuários;

· Montar e propiciar condições para emissão de relatórios gerenciais;

· Montar e imprimir relatórios;

· Executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade, associadas à sua especialidade e ambiente funcional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ASSISTENTE DE LABORATÓRIO

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Fazer a assepsia de material de laboratório em geral, lavando-os e secando-os.

· Limpar instrumentos e aparelhos, para conservá-los e possibilitar o seu uso imediato.

· Realizar o enchimento, embalagem e rotulação dos materiais e equipamentos valendo-se de procedimentos aconselháveis, para acondicioná-los conforme determina a ordem de serviço.

· Fazer colheitas de amostras de material utilizando técnica especial, instrumentos e recipientes apropriados, para possibilitar exames dessas substâncias.

· Conservar e manter a limpeza do Iaboratório.

· Proceder a limpeza e/ou desinfecção de utensílios e instalação de laboratório.

· Auxiliar no preparo de material de laboratório para auxiliar as pesquisas.

· Auxiliar nas pesagens, misturas e filtrações de material segundo processos recomendados.

· Controlar o estoque de material usado no laboratório.

· Outras tarefas de mesma natureza o mesmo nível de dificuldade. DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR DE CRECHE

DESCRIÇÃO DO CARGO:

· Servir as crianças nas necessidades diárias, cuidando de sua higiene, orientando-as nas distrações, auxiliando-as nas refeições, para garantir o bem estar e o desenvolvimento sadio das mesmas.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Cuidar da higiene das crianças.

· Auxiliar as crianças nas refeições.

· Ministrar medicamentos, segundo orientação médica.

· Orientar as crianças nas atividades recreativas.

· Controlar o repouso das crianças.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR DE SAÚDE

DESCRIÇÃO DO CARGO:

· Colaborar em programas de atenção primária à saúde, trabalhando com a comunidade no sentido de detectar possíveis problemas que possam estar interferindo na saúde da população, participando no planejamento do trabalho de acordo com cada realidade, visando encontrar formas alternativas para solução dos problemas.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

· Participar de programas especiais, elaborados a partir da necessidade da comunidade.

· Participar no trabalho de grupos voltados para a saúde, sob orientação técnica.

· Distribuir medicação conforme prescrição médica, orientando o uso adequado.

· Executar análises simples.

· Realizar visita domiciliar.

· Esterilizar material.

· Proceder a coleta de material para exames complementares.

· Elaborar boletins mensais de atendimento.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

· Esterilizar instrumentos cirúrgicos, clínicos e de laboratório veterinários.

· Manter as salas de cirurgia, de exames e de tratamento clínico ou preventivo, em condições de uso.

· Proceder limpeza do material utilizado.

· Conter os animais durante os exames.

· Empacotar material cirúrgico.

· Preparar material para aulas práticas, exames, tratamento e cirurgias.

· Informou ao superior imediato sobre as condições do material utilizado nos exames e cirurgias.

· Executar o pré-operatório e o pós-operatório.

· Auxiliar na coleta de material para exames.

· Participar de vacinações e trabalhos de inseminação artificial.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

· Datilografar os serviços necessários a unidade administrativa.

· Preencher requisições e formulários.

· Emitir as guias de tramitação de processos e documentos da unidade, seguindo critérios pré- estabelecidos.

· Receber e distribuir correspondência.

· Dar informações de rotina.

· Receber e transmitir mensagens telefônicas.

· Coletar dados referentes a atividades mensuráveis.

· Efetuar cálculo simples.

· Controlar as requisições de cópias, correios, telégrafos, telex, reprografia e outros.

· Executar a distribuição de material requisitado.

· Controlar entrada e saída de documentos.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: MECÂNICO DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

· Montar, desmontar, ajustar, instalar, manutenir e reparar aparelhos e equipamentos mecânicos, como: máquinas, motores, veículos, embarcações, etc.

· Auxiliar em trabalhos de pesquisa e aperfeiçoamento.

· Preparar estimativas detalhadas das quantidades e custos dos materiais e mão-de-obra necessários à execução dos projetos.

· Auxiliar na aplicação das normas de organização e métodos.

· Executar esboços e desenhos de sua especialidade.

· Proceder a testes do controle dos materiais e produtos, nos locais de produção e em laboratórios especializados. Lubrificar pontos determinados das partes móveis.

· Avaliar o resultado do trabalho executado.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: OPERADOR DE CALDEIRA

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

· Controlar os tanques de alimentação de água e óleo, verificando os níveis visualmente ou por meio de instrumento.

· Alimentar a caldeira com água e combustível (óleo, carvão, madeira, etc.).

· Colocar a caldeira em funcionamento.

· Verificar os indicadores de nível de água, temperatura e pressão do vapor.

· Fornecer o vapor, regulando sua saída e transmissão por meio de registros e válvulas.

· Zelar pela manutenção das tubulações, válvulas, registros, instrumentos e acessórios, limpando-os, lubrificando-os, substituindo partes danificadas.

· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: OPERADOR DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

· Operar máquinas agrícolas motorizadas para desenvolver atividades agrícolas utilizando implementos diversos, arados, grades, roçadeiras, pulverizadores, enxadas rotativas, sulcadoras plantadeiras, adubadoras, carretas e outros equipamentos similares.

· Operar máquinas agrícolas automotrizes.

· Executar pequenos serviços de mecânica e manutenção e reparos de emergência em máquinas agrícolas motorizadas.

· Zelar pela conservação e manutenção de maquinas agrícolas em geral.

· Anotar em mapa próprio a hora de partida, percurso ou trabalho realizado e hora de chegada do trator.

· Verificar diariamente as condições do óleo, água, combustível, lubrificação, bateria, lanternas, faróis e rodas do trator.

· Outras tarefas de mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.