Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil - PR

Notícia:   1 vaga para Contador na Fundação Parque Tecnológico Itaipu - PR

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL

PROCESSO FPTI -BR 0021/2009

EDITAL Nº 004/2009

A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº. 06/2009 sob contratação em regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) com Contrato por Tempo Indeterminado, para preenchimento do cargo de Contador, conforme regras estabelecidas neste Edital.

1. LOCAL DE TRABALHO, NÚMERO DE VAGA, CARGA HORÁRIA, HORÁRIO DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO:

1.1 O local para exercício das atividades será na sede da Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, localizada na cidade de Foz do Iguaçu, na Av. Tancredo Neves, 6731, PTI.

1.2. A vaga será preenchida, a critério da FPTI-BR, levando-se em conta a descrição dos perfis dos candidatos, consideradas as etapas classificatórias do Processo Seletivo Simplificado, cujas datas poderão ser alteradas no decorrer do processo.

1.3 A quantidade de vaga será de 01 (uma), contratação imediata.

1.4 A carga horária será de 44 h/semanais. O horário de trabalho será de Segunda a Sexta - das 08h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00 e Sábado das 08h00 às 12h00;

1.5 A Remuneração será:

· Salário Base - R$ 2.135,15;

· Vale Alimentação - R$ 241,00;

· Plano de Saúde;

· Vale Transporte;

· Seguro de Vida.

2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:

· Graduação em Ciências Contábeis;

· Registro no Órgão Profissional;

· Experiência mínima de 6 meses em contabilidade.

· Conhecimentos de informática a nível usuário em processadores de texto, planilhas eletrônicas, gerenciador de apresentações e internet.

· Habilidades:Capacidade de atuar em equipes, fidelidade em seus compromissos, iniciativa, auto-motivação, criatividade, comunicação verbal, atenção concentrada, capacidade de resolver problemas complexos, organização, disciplina e persistência.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

· Preparar relatórios contábeis (gerencial e fiscal), dentro dos prazos previstos e obedecendo aos princípios e procedimentos contábeis estabelecidos, visando o cumprimento da legislação.

· Efetuar, orientar e acompanhar os lançamentos e rotinas contábeis, visando assegurar que os balancetes mensais e o balanço final reflitam corretamente a realidade econômico- financeira da empresa.

· Apurar mensalmente os impostos devidos visando o correto pagamento, incluindo a escrituração dos livros auxiliares e o cumprimento das obrigações acessórias.

· Conciliar as contas do balancete, visando à identificação de eventuais distorções e sua correção, ajustando os saldos das contas patrimoniais de acordo com as normas contábeis.

· Orientar os demais setores da empresa quanto à classificação contábil ou no que se refere a aspectos fiscais de documentos a serem emitidos ou escriturados.

· Emitir pareceres e relatórios internos, atendendo às necessidades dos diversos setores da empresa.

· Auxiliar nos estudos e análises contábeis, visando fornecer subsídios para decisões.

· Manter controles e realizar inventários dos bens patrimoniais, verificando a conformidade físico-contábil.

· Atender às equipes de auditoria e à fiscalização municipal, estadual e federal, prestando os esclarecimentos e fornecendo os documentos solicitados.

4. INSCRIÇÕES:

4.1 Para se inscrever no processo seletivo, os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição que encontra-se no site: www.pti.org.br, no link Processo Seletivo, item PROCESSO SELETIVO 06/2009. A inscrição deverá ser enviada para o e-mail: curriculo@pti.org.br.

4.2 É de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas na Ficha de Inscrição. O candidato que prestar qualquer declaração falsa, não preenchê-la de forma correta e completa ou não satisfazer a todas as condições enumeradas anteriormente, terá cancelada sua inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que classificado nas provas, exames e avaliações.

4.3 A inscrição no Processo Seletivo implica pleno conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento ou discordância.

4.4 Período de inscrições: 09 a 22 fevereiro de 2009.

4.5 O local e horário de realização das provas e entrevista será divulgado, em data oportuna, no site do PTI: www.pti.org.br. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

Abaixo previsão de cronograma:

Data

Atividade

09 a 22/02/2009

Período de Inscrições

25 a 26/02/2009

Análise Curricular

27/02/2009

Relação dos candidatos classificados na Análise Curricular

02/03/2009

Aplicação da Prova de Competência

05/03/2009

Avaliação Psicológica

09/03/2009

Entrevista

10/03/2009

Divulgação do resultado final do Processo Seletivo

11/03/2009

Apresentação dos documentos para contratação

5. SELEÇÃO:

5.1 Seleção dos candidatos ocorrerá mediante a realização das seguintes etapas eliminatórias e classificatórias:

- 1ª Etapa: Análise Curricular

- 2ª Etapa: Prova de Competência

- 3ª Etapa: Avaliação Psicológica

- 4ª Etapa: Entrevista

5.2 Na Análise Curricular o candidato deverá apresentar, comprovação dos requisitos (conforme item 2) detalhando as atividades desenvolvidas. O currículo será analisado por uma banca examinadora composta por profissionais da área de Recursos Humanos da Fundação PTI. Será considerado habilitado para a realização da segunda etapa o candidato que preencher os requisitos solicitados.

5.3 A prova de Competência consiste em um exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas que poderá contemplar questões objetivas, discursivas ou mista, conforme Conteúdo Programático a seguir:

Conteúdo Programático

Critério de acerto

1 - Contabilidade Geral

Conceito e campo de atuação e objetivos da informação contábil; Os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC); Classificação e estrutura das contas patrimoniais, operações com mercadorias, livros de escrituração, fatos contábeis, operações financeiras e disponibilidades; Reservas e provisões, depreciação e amortização, apuração do resultado; Conciliações contábeis, controle do ativo permanente; Contabilidade do terceiro setor, NBC T específicas para Fundações; Demonstrações Contábeis - Balanço Patrimonial, Demonstração de Superávits ou Déficits, Demonstração das Mutações do Patrimônio Social, Demonstração de Valor Adicionado, Notas Explicativas, Prestação de contas ao Ministério Público-PR, prazos e características (Programa SICAP).

60%

2 - Contabilidade Tributária

Espécies de tributos - impostos, taxas, contribuições, isenção e imunidade. RICMS/PR, incidência, fato gerador, base de cálculo, alíquotas, contribuintes e responsáveis, créditos, principais erros em documentos fiscais, carta de correção; ISSQN: definição, fato gerador, alíquotas, contribuinte e contabilização das operações incidentes, conceito de serviço para fins de tributação do imposto. Estabelecimento prestador e local da prestação. Responsabilidade tributária e retenção do ISSQN pelo tomador do serviço. Lei Complementar 116/2003. Os Tributos (INSS, Pis/Cofins/CSLL, IRF, ISSQN) retidos em notas fiscais e suas alíquotas: pela prestação de serviços e por contratos na construção civil (empreitada total ou parcial); cessão de mão-de-obra, empresa, estabelecimento, contratante e contratada. Deduções da base de cálculo para fins de retenção, prazos de recolhimento.

60%

3- Matemática Financeira

Capitalização, juros simples e compostos, descontos; Rendas uniformes e variáveis; equivalência de capitais, taxas: equivalentes, nominal e real; amortização de empréstimos: PRICE, SAC. Valor Presente Líquido - VPL e Taxa Interna de Retorno - TIR. Cálculo financeiro: custo de operações de financiamento e empréstimo; Raciocínio lógico: problemas aritméticos. Sistema legal de medidas; Razões e proporções, divisão proporcional; Regras de três simples e composta, porcentagens. Equações de 1º e 2º graus; sistemas lineares; Seqüências numéricas; Funções exponenciais; Noções de probabilidade e análise combinatória.

50%

4 - Informática

Conceitos básicos de operação com arquivos em ambientes Microsoft Office e BR Office; Conhecimentos de edição de textos, planilha eletrônica, gerenciador de apresentação, formatação e impressão; hardware, componentes dos microcomputadores e periféricos; software: Linux e Windows; Microsoft Office e BR Office; Internet Explorer e Mozilla Firefox.

50%
5 - Compreensão de Texto e Língua Portuguesa - Redação

Coerência textual; Coesão Textual, Lexical e Gramatical; Sintaxe de Concordância; Norma Culta; Ortografia; Pontuação.

50%

5.4 Será classificado na Prova de Competência, os candidatos que acertarem no mínimo 60% nos itens 1 e 2, 50% nos itens 3, 4 e 5 do Conteúdo Programático e obtiver pontuação geral na prova igual ou superior a 60%.

5.5 A FPTI-BR, no uso de suas atribuições, poderá a qualquer momento reavaliar o critério de classificação na prova, e se julgar necessário, subtrair a pontuação geral na prova em até 10%, desde que essa pontuação não seja inferior a 50%.

5.6 A Avaliação Psicológica conceitua-se como sendo processo técnico, que utiliza de métodos, técnicas e instrumentos que permitem identificar fatores psicológicos cognitivos e/ou de personalidade do candidato, objetivando o prognóstico da qualidade do desempenho das atividades relativas à função a ser desenvolvida. O resultado da Avaliação Psicológica será expresso pela seguinte forma:

a) Apto (a) : significa que o candidato apresentou perfil psicológico pessoal compatível com o perfil psicológico profissional, descrito no presente Edital. Os candidatos considerados apto (a) na avaliação psicológica serão classificados para participar da "4ª Etapa: Entrevista";

b) Inapto (a): significa que o candidato não apresentou perfil psicológico pessoal compatível com o perfil psicológico profissional, descrito no presente Edital. O candidato considerado inapto (a) ao cargo na avaliação psicológica estará automaticamente eliminado do presente processo seletivo.

5.7 A Entrevista será realizada por uma banca composta por profissionais da área gestora, Recursos Humanos e outras que a Fundação PTI julgar necessárias. O objetivo é levantar e checar maiores informações a respeito do participante, identificar a capacidade de comunicação e adequação do candidato ao cargo.

5.8 Todas as etapas são eliminatórias e classificatórias, portanto, o fato do candidato ter realizado a última Etapa - Entrevista, não é garantia de contratação.

5.9 O não comparecimento em qualquer uma das etapas, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do Processo Seletivo.

6. DAS NORMAS E DOS PROCEDIMENTOS RELATIVOS À CONTINUIDADE DO PROCESSO SELETIVO

6.1 É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

6.2 Para realização da prova, os candidatos deverão providenciar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis ou lapiseira e borracha, além de apresentar documento oficial de identidade.

6.3 São documentos oficiais de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe que por Lei Federal tenham validade como documento de identidade (como, por exemplo, as do CREA e da OAB); Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação para dirigir veículo (com fotografia), na forma da Lei nº 9.053/97.

6.4. Os documentos para ingresso na sala de prova, referidos nos itens 6.2 e 6.3, devem estar válidos e em perfeitas condições físicas, de modo a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

7. DA CONTRATAÇÃO

7.1 O candidato classificado no Processo Seletivo será convocado, através do site www.pti.org.br e contato telefônico e este deverá apresentar todas a documentação que comprove os requisitos, do item 3 e os exigidos pela área de Recursos Humanos da Fundação PTI.

7.2 O candidato convocado deverá realizar Exame Médico, em data a ser estabelecida e conforme a necessidade e a conveniência da Fundação PTI.

7.3 O não atendimento ao disposto no item anterior ou a reprovação no exame médico acarretará a perda do direito à vaga.

7.4 O Exame Médico informará se o candidato é APTO ou INAPTO para exercer o cargo/função, em conformidade com a Norma Regulamentadora n.º 7-PCMSO, do Ministério do Trabalho e Emprego.

7.5 O candidato que não atender à convocação no prazo fixado, ou que deixar de apresentar a documentação exigida, terá a sua contratação preterida.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS:

8.1. O processo seletivo será conduzido pela área de Recursos Humanos da Fundação PTI.

8.2. A Fundação PTI poderá, a qualquer momento, divulgar normas complementares ao presente Edital, cancelamentos e avisos oficiais, alterações de cronograma, todos estes publicados e divulgados, sendo de competência do candidato o acompanhamento da divulgação de tais publicações no site www.pti.org.br.

8.3. Os casos omissos serão resolvidos pela FPTI-BR.

8.4. Eventuais esclarecimentos quanto a qualquer Etapa do Processo Seletivo deverá se dar antes da próxima etapa a ser realizada.

8.5. É competente o Foro da Comarca de Foz do Iguaçu, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do presente Edital, renunciando as partes a qualquer outro que tenham ou venham a ter, por mais privilegiado que seja.

Foz do Iguaçu, 09 de fevereiro de 2009