Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil - PR

Notícia:   1 vaga de Contador para Fundação Parque Tecnológico Itaipu - PR

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL

PROCESSO FPTI-BR 138/2009

EDITAL Nº 055/2009

A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº. 38/2009 sob contratação em regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) com o Contrato por Tempo Indeterminado, para preenchimento do cargo de Contador, conforme regras estabelecidas neste Edital.

Salientamos que este processo não é regido pela Lei 8.666 de 21 de junho de 1993.

1. LOCAL DE TRABALHO, NÚMERO DE VAGA, CARGA HORARIA, HORÁRIO DE TRABALHO E REMUNERAÇÃO:

1.1 O local para exercício das atividades será na sede da Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, localizada na cidade de Foz do Iguaçu, na Av. Tancredo Neves, 6731, PTI.

1.2. A vaga será preenchida, a critério da FPTI-BR, levando-se em conta a descrição dos perfis dos candidatos, consideradas as etapas classificatórias do Processo Seletivo Simplificado, cujas datas poderão ser alteradas no decorrer do processo.

1.3 A quantidade de vaga será de 01 (uma), contratação imediata.

1.4 A carga horária será de 44 h/semanais. O horário de trabalho será de Segunda a Sexta-feira - das 08h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00 e Sábado das 08h00 às 12h00;

1.5 A Remuneração será:

· Salário Base - R$ 2.507,02 ;

· Vale Alimentação - R$ 300,00;

· Plano Odontológico;

· Plano de Saúde;

· Vale Transporte;

· Seguro de Vida.

2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:

· Graduação em Ciências Contábeis;

· Registro no Órgão Profissional;

· Experiência mínima de 6 meses nas atividades a serem desenvolvidas.

· Conhecimentos de informática a nível usuário em processadores de texto, planilhas eletrônicas, gerenciador de apresentações e internet.

· Habilidades: Capacidade de atuar em equipes, liderança, articulação, fidelidade em seus compromissos, iniciativa, automotivação, criatividade, comunicação verbal, atenção concentrada, capacidade de resolver problemas complexos, organização, disciplina e persistência.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

· Preparar relatórios contábeis (gerencial e fiscal), dentro dos prazos previstos e obedecendo aos princípios e procedimentos contábeis estabelecidos, visando o cumprimento da legislação.

· Efetuar, orientar e acompanhar os lançamentos e rotinas contábeis, visando assegurar que os balancetes mensais e o balanço final reflitam corretamente a realidade econômico- financeira da empresa.

· Apurar mensalmente os impostos devidos visando o correto pagamento, incluindo a escrituração dos livros auxiliares e o cumprimento das obrigações acessórias.

· Conciliar as contas do balancete, visando à identificação de eventuais distorções e sua
correção, ajustando os saldos das contas patrimoniais de acordo com as normas contábeis.

· Orientar os demais setores da empresa quanto à classificação contábil ou no que se refere a aspectos fiscais de documentos a serem emitidos ou escriturados.

· Emitir pareceres e relatórios internos, atendendo às necessidades dos diversos setores da empresa.

· Auxiliar nos estudos e análises contábeis, visando fornecer subsídios para decisões.

· Manter controles e realizar inventários dos bens patrimoniais, verificando a conformidade físico-contábil.

· Atender às equipes de auditoria e à fiscalização municipal, estadual e federal, prestando os esclarecimentos e fornecendo os documentos solicitados.

4. INSCRIÇÕES:

4.1 Para se inscrever no processo seletivo, os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição que encontra-se no site: www.pti.org.br, no link Contratações, item PROCESSO SELETIVO Nº 38/2009. A inscrição deverá ser enviada para o e-mail: curriculo@pti.org.br.

4.2 É de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas na Ficha de Inscrição. O candidato que prestar qualquer declaração falsa, não preenchê-la de forma correta e completa ou não satisfizer a todas as condições enumeradas anteriormente, terá cancelada sua inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que classificado nas provas, exames e avaliações.

4.3 A inscrição no Processo Seletivo implica pleno conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento ou discordância.

4.4 Período de inscrições: 10 a 23 de agosto de 2009

5. SELEÇÃO:

5.1 Seleção dos candidatos ocorrerá mediante a realização das seguintes etapas eliminatórias e classificatórias:

- 1ª Etapa: Análise Curricular

- 2ª Etapa: Prova de Competência

- 3ª Etapa: Avaliação Psicológica

- 4ª Etapa: Entrevista

5.2 A Análise Curricular é realizada por profissionais da área de Recursos Humanos e da área ges­tora da Fundação PTI. Esta etapa tem por objetivo, analisar minunciosamente se o candidato pre­enche os requisitos (conforme o item 2). Portanto é fundamental que o candidato descreva na Fi­cha de Inscrição as atividades desenvolvidas nas experiências anteriores ou atual.

5.3 A prova de Competência consiste em um exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas que poderá contemplar questões objetivas, discursivas ou mistas, conforme Conteúdo Programático a seguir:

Conteúdo Programático

Critério de acerto

1 - Contabilidade Geral

Conceito e campo de atuação e objetivos da informação contábil. Os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), por suas Resoluções e Código de Ética Profissional. Classificação e estrutura das contas patrimoniais, operações com mercadorias, livros de escrituração, fatos contábeis, operações financeiras e disponibilidades. Reservas e provisões, depreciação e amortização, apuração do resultado. Conciliações contábeis, controle do ativo permanente. Contabilidade do terceiro setor, NBC T específicas para Fundações e Entidades sem fins lucrativos. Demonstrações Contábeis - Balanço Patrimonial, Demonstração de Superávits ou Déficits, Demonstração das Mutações do Patrimônio Social, Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração de Valor Adicionado, Notas Explicativas, Prestação de contas ao Ministério Público-PR, prazos e características (Programa SICAP).

60%

2 - Contabilidade Tributária

Espécies de tributos, isenção e imunidade. RICMS/PR, incidência, fato gerador, base de cálculo, alíquotas, contribuintes e responsáveis, créditos, principais erros em documentos fiscais, carta de correção. ISSQN: definição, fato gerador, alíquotas, contribuinte e contabilização das operações incidentes, conceito de serviço para fins de tributação do imposto. Estabelecimento prestador e local da prestação. Responsabilidade tributária e retenção do ISSQN pelo tomador do serviço. Lei Complementar 116/2003 e suas posteriores alterações. Os Tributos (INSS, Pis/Cofins/ CSLL, IRF, ISSQN) retidos em notas fiscais e suas alíquotas: pela prestação de serviços e por contratos na construção civil (empreitada total ou parcial); cessão de mão de obra, contratante e contratada. Deduções da base de cálculo para fins de retenção, prazos de recolhimento e hipóteses de dispensa de retenção.

60%

3- Matemática Financeira

Capitalização, juros simples e compostos, descontos; Rendas uniformes e variáveis; equivalência de capitais, taxas: equivalentes, nominal e real; amortização de empréstimos: PRICE, SAC. Valor Presente Líquido - VPL e Taxa Interna de Retorno - TIR. Cálculo financeiro: custo de operações de financiamento e empréstimo; Raciocínio lógico: problemas aritméticos. Sistema legal de medidas; Razões e proporções, divisão proporcional; Regras de três simples e composta, porcentagens. Equações de 1º e 2º graus; sistemas lineares; Sequencias numéricas; Funções exponenciais; Noções de probabilidade e análise combinatória.

50%

4 - Informática

Conceitos básicos de operação com arquivos em ambientes Microsoft Office e BR Office; Conhecimentos de edição de textos, planilha eletrônica (cálculo), apresentação de slides, formatação e impressão; hardware, componentes dos microcomputadores e periféricos; software: Linux e Windows; Microsoft Office e BR Office; Internet Explorer e Mozilla Firefox.

50%

5 - Compreensão de Texto e Lingua Portuguesa - Redação

Coerência textual; Coesão Textual, Lexical e Gramatical; Sintaxe de Concordância; Norma Culta; Ortografia; Pontuação.

50%

5.4 Será classificado na Prova de Competência, os candidatos que acertarem no mínimo 60% nos itens 1 e 2, 50% nos itens 3, 4 e 5 do Conteúdo Programático.

5.5 A Avaliação Psicológica conceitua-se como sendo processo técnico, que utiliza de métodos, técnicas e instrumentos que permitem identificar fatores psicológicos cognitivos e/ou de personalidade do candidato, objetivando o prognóstico da qualidade do desempenho das atividades relativas à função a ser desenvolvida. O resultado da Avaliação Psicológica será expresso pela seguinte forma:

a) Apto (a) : significa que o candidato apresentou perfil psicológico pessoal compatível com o perfil psicológico profissional, descrito no presente Edital. Os candidatos considerados apto (a) na avaliação psicológica serão classificados para participar da "4ª Etapa: Entrevista";

b) Inapto (a): significa que o candidato não apresentou perfil psicológico pessoal compatível com o perfil psicológico profissional, descrito no presente Edital. O candidato considerado inapto (a) ao cargo na avaliação psicológica estará automaticamente eliminado do presente processo seletivo.

5.6 A Entrevista será realizada por uma banca composta por profissionais da área gestora, Recursos Humanos e outras que a Fundação PTI julgar necessárias. O objetivo é levantar e checar maiores informações a respeito do participante, identificar a capacidade de comunicação e adequação do candidato ao cargo.

5.7 Todas as etapas são eliminatórias e classificatórias, portanto, o fato do candidado ter realizado a última Etapa - Entrevista, não é garantia de contratação.

5.8 O não comparecimento em qualquer uma das etapas, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do Processo Seletivo.

6. DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO DA PROVA DE COMPETÊNCIA

6.1 A 2ª (segunda) Etapa - Classificados para Prova de Competência, será realizada nas cidades de Foz do Iguaçu e Curitiba* - Paraná.

* 6.2. Atenção: somente será aplicada a prova na cidade de Curitiba, se a quantidade de candidatos classificados para a 2ª (segunda) Etapa for igual ou maior que 10 (dez).

6.3 Na ficha de inscrição o candidato deverá preencher no campo "Local de Realização", a cidade que irá realizar a prova (Foz do Iguaçu ou Curitiba).

6.4 O local e horário de realização das provas e entrevista será divulgado, em data oportuna, no site do PTI: www.pti.org.br. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

6.5 Em hipótese alguma serão realizadas provas fora do local, cidade e horário determinado.

6.6 As demais etapas serão realizadas na cidade de Foz do Iguaçu.

Abaixo previsão do cronograma:

Data

Atividade

10 a 23/08/2009

Período de Inscrições

26/08/09

Relação dos candidatos classificados na Análise Curricular

06/09/09

Aplicação da Prova de Competência

14/09/09

Avaliação Psicológica

14/09/09

Entrevista

15/09/09

Divulgação do resultado final do Processo Seletivo

7. DAS NORMAS E DOS PROCEDIMENTOS RELATIVOS À CONTINUIDADE DO PROCESSO SELETIVO

7.1 Para realização da prova, os candidatos deverão providenciar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis ou lapiseira e borracha, além de apresentar documento oficial de identidade.

7.2 São documentos oficiais de identidade: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe que por Lei Federal tenham validade como documento de identidade (como, por exemplo, as do CREA e da OAB); Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação para dirigir veículo (com fotografia), na forma da Lei nº 9.053/97.

7.3. Os documentos para ingresso na sala de prova, referidos nos itens 6.2 e 6.3, devem estar válidos e em perfeitas condições físicas, de modo a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

8. DA CONTRATAÇÃO

8.1 O candidato classificado no Processo Seletivo será convocado, através do site www.pti.org.br e contato telefônico e este deverá apresentar a documentação que comprove os requisitos, do item 2 e os exigidos pela área de Recursos Humanos da Fundação PTI.

8.2 O candidato convocado deverá realizar Exame Médico, em data a ser estabelecida e conforme a necessidade e a conveniência da Fundação PTI.

8.3 O não atendimento ao disposto no item anterior ou a reprovação no exame médico acarretará a perda do direito à vaga.

8.4 O Exame Médico informará se o candidato é APTO ou INAPTO para exercer o cargo/função, em conformidade com a Norma Regulamentadora n.º 7-PCMSO, do Ministério do Trabalho e Emprego.

8.5 O candidato que não atender a convocação no prazo fixado, ou que deixar de apresentar a documentação exigida, terá a sua contratação preterida.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1. O processo seletivo será conduzido pela área de Recursos Humanos da Fundação PTI.

9.2. A Fundação PTI poderá, a qualquer momento, divulgar avisos complementares ou oficiais ao presente Edital, bem como cancelamentos, alterações de cronograma, todos estes publicados e divulgados, sendo de competência do candidato o acompanhamento da divulgação de tais publicações no site www.pti.org.br.

9.3. Os casos omissos serão resolvidos pela FPTI-BR.

9.4. Eventuais esclarecimentos quanto a qualquer Etapa do Processo Seletivo deverão se dar antes da próxima etapa a ser realizada.

9.5. É competente o Foro da Comarca de Foz do Iguaçu-PR, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do presente Edital, renunciando as partes a qualquer outro que tenham ou venham a ter, por mais privilegiado que seja.

Foz do Iguaçu, 10 de agosto de 2009