Farmacêutico

1.
QPCI77421 Farmacêutico Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Assinale a alternativa que corresponde a um direito do farmacêutico, segundo o Código de Ética Farmacêutica.
2.
QPCI117922 Farmacêutico Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: FSERJ

Para o diagnóstico de parasitoses, o Método de Kato-Katz é amplamente utilizado na rotina laboratorial. Sobre tal método, é possível afirmar que:
3.
QPCI125869 Farmacêutico Ano: 2020 Banca: STRATEGIC Órgão: Pref. Boa Vista/RR - SMAG

No desenvolvimento de um fármaco, diversas etapas são realizadas por meio de ensaios pré-clínicos e clínicos para o alcance de medicamentos eficazes e seguros. A farmacovigilância para a detecção de reações adversas a medicamentos na população é realizada na fase:
4.
QPCI125890 Farmacêutico Ano: 2020 Banca: STRATEGIC Órgão: Pref. Boa Vista/RR - SMAG

Diversos parâmetros baseados em evidências científicas são avaliados para a atualização dos medicamentos contidos na relação nacional de medicamentos essenciais. O órgão assessor ao Ministério da Saúde que atualmente é responsável pela atualização regular desta relação é a:
5.
QPCI130758 Farmacêutico Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: IAPEN/AC

As cefalosporinas assemelham-se às penicilinas, porém são mais estáveis em relação a muitas β-lactamases bacterianas e, portanto, exibem um espectro de atividade mais amplo. É uma cefalosporina de primeira geração:
6.
QPCI170288 Farmacêutico Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CRF/ES

Acerca dos diferentes processos de fiscalização de interesse farmacêutico, julgue os itens de 76 a 85.

É direito do farmacêutico ser fiscalizado, no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente, por farmacêutico.
7.
QPCI206057 Farmacêutico Ano: 2019 Banca: CETREDE Órgão: Pref. Juazeiro do Norte/CE

Os antimicrobianos contemplam uma classe de fármacos que é frequentemente consumida em hospitais, por isso interferem de forma significativa no ambiente hospitalar por alterações da ecologia microbiana. Sobre essa classe de medicamentos, relacione a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

  1. Beta-lactâmicos.
  2. Lincosaminas.
  3. Quinolonas.
  4. Polimixinas.
COLUNA B

( )Inibem a atividade da DNA girase ou topoisomerase II, enzima essencial à sobrevivência bacteriana. A DNA girase torna a molécula de DNA compacta e biologicamente ativa. Ao inibir essa enzima, a molécula de DNA passa a ocupar grande espaço no interior da bactéria e suas extremidades livres determinam síntese descontrolada de RNA mensageiro de proteínas, determinando a morte das bactérias. Também inibem, in vitro, ato poisomerase IV, porém não é conhecido se este fato contribui para a ação antibacteriana.
( )Um de seus efeitos colaterais é o aumento na permeabilidade das células do epitélio tubular renal com influxode cátions, ânions e água com consequente morte celular.
( )Um de seus mecanismos de resistência é a diminuição da permeabilidade bacteriana ao antimicrobiano através de mutações e modificações nas porinas, proteínas que permitem a entrada de nutrientes e outros elementos para o interior da célula.
( )Como para os macrolídeos, alterações no sítio receptor doribossoma, conferem resistência aos antimicrobianos deste grupo. Outra forma de resistência é por mudanças mediadas por plamídeos no RNA 23S da subunidade 50S do ribossoma.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
8.
QPCI227628 Farmacêutico Ano: 2021 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Porto Alegre/RS

As farmácias são classificadas, segundo sua natureza, como:

  1. Farmácia sem manipulação: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.
  2. Farmácia com manipulação: estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.
  3. Drogaria com manipulação: estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos.

Quais estão corretas?
9.
QPCI252912 Farmacêutico Ano: 2021 Banca: IPEFAE Órgão: Pref. Águas da Prata/SP

A notificação compulsória é comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobrea ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo da Portaria n° - 204, de 17 de fevereiro de 2016, podendo ser imediata ou semanal.
Assinale a alternativa que contém uma doença de notificação compulsória:
10.
QPCI283844 Farmacêutico Ano: 2021 Banca: AMAUC Órgão: Pref. Xavantina/SC

Com base, no documento do Ministério da Saúde, “Assistência Farmacêutica no SUS”, antirretrovirais do programa DST/Aids; sangue e hemoderivados e imunobiológicos são medicamentos distribuídos à população pelo Ministério da Saúde pelo componente: