Farmacêutico

1.
QPCI66645 Farmacêutico Ano: 2019 Banca: Pref. Arapiraca/AL Órgão: Pref. Arapiraca/AL

Uma queixa comum em pacientes em uso crônico de medicamentos é a epigastralgia, sendo em muitos caso sindicado o uso de um fármaco protetor da mucosa gástrica, como o ____________ , que tem como mecanismo de ação a inibição __________ , impedindo a etapa final da formação do ácido no estômago.
2.
QPCI71787 Farmacêutico Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. de Gramado/RS

Como é denominada a quantidade total de um medicamento que se administra de uma só vez?
3.
QPCI93159 Farmacêutico Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

Segundo a Portaria 344/98, de 12 de maio de 1998 “Livro de Registro Especifico” - e o livro destinado ao Registro da Movimentação de estoque de Substancias e Medicamentos entorpecentes, psicotrópicos e outras Substancias de Controle especial que fazem parte das Listas constantes da mesma Portaria e suas atualizações. A obrigação da escrituração se faz para as instituições abaixo, EXCETO:
4.
QPCI117908 Farmacêutico Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: FSERJ

Plantas medicinais contendo há glicosídios cardíacos eram conhecidas dos antigos egípcios 3000 anos, mas esses compostos foram usados de modo irregular e com êxito variável até o século XVIII, quando o médico e botânico inglês William Withering publicou uma monografia descrevendo os efeitos clínicos de um extrato da planta dedaleira (Digitalis purpúrea, uma importante fonte desses compostos). O fármaco considerado protótipo dos glicosídios cardíacos é a digoxina. Sobre a farmacocinética deste fármaco, é INCORRETO afirmar que:
5.
QPCI117937 Farmacêutico Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: FSERJ

Os cestoides mais frequentemente encontrados parasitando os humanos pertencem à família Taenidae, especialmente Taenia solium e Taenia saginata. Assinale uma característica biológica/morfológica exclusiva da Taenia saginata.
6.
QPCI167241 Farmacêutico Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CRF/BA

A partir das Leis Federais n.º 3.820/1960, n.º 5.991/1973 e n.º 6.360/1976, julgue os itens de 71 a 76.

O Conselho Federal deliberará com a presença mínima de dois terços de seus membros.
7.
QPCI227656 Farmacêutico Ano: 2021 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Porto Alegre/RS

Os requisitos técnicos exigidos na entrega dos medicamentos estão relacionados aos aspectos qualitativos e à verificação da legislação sanitária. Dentre esses requisitos, é importante solicitar que, no ato de entrega do produto, sejam apresentados:

  1. Registro sanitário do produto ou comprovação de isenção junto ao Ministério da Saúde.
  2. Laudo de controle de qualidade.
  3. Certificado de cumprimento das Boas Práticas de Fabricação e/ou cópia da publicação no Diário Oficial da União.

Quais estão corretas?
8.
QPCI227660 Farmacêutico Ano: 2021 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Porto Alegre/RS

A farmacoterapia pode ser considerada adequada quando:

  1. O usuário obtém acesso e utiliza medicamentos conforme suas necessidades de saúde, adequadamente identificadas.
  2. O usuário compreende e é capaz de cumprir o regime terapêutico estabelecido, concorda e adere ao tratamento em uma postura passiva.
  3. O medicamento é efetivo no alcance dos objetivos terapêuticos planejados, e problemas de saúde não são gerados ou agravados pelo uso dos medicamentos.

Quais estão corretas?
9.
QPCI251568 Farmacêutico Ano: 2021 Banca: Pref. Bombinhas/SC Órgão: Pref. Bombinhas/SC

A disponibilização de fármacos é dividida em quatro estágios: absorção, distribuição, metabolização e excreção. Acerca desses processos é correto afirmar:
10.
QPCI269717 Farmacêutico Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

O erro de medicação é qualquer evento evitável que pode, de fato ou potencialmente, levar ao uso inadequado do medicamento, independentemente do risco de lesar ou não o paciente. Na prática da farmácia clínica em uma unidade hospitalar, é possível diminuir tais erros para medicamentos potencialmente perigosos, utilizando as práticas a seguir.

  1. Estabelecer e divulgar a lista dos medicamentos potencialmente perigosos e implantar práticas de dupla checagem na dispensação, no preparo e nas embalagens.
  2. Limitar o número de apresentações e concentrações disponíveis, particularmente anticoagulantes, opiáceos e insulinas e retirar das enfermarias e ambulatórios soluções concentradas de eletrólitos.
  3. Estabelecer e divulgar as doses máximas desses medicamentos para todos os envolvidos na dispensação e utilizar indicadores para gerenciamento dos erros de medicação.

Está correto o que se afirma em