Radiologia

1.
QPCI37887 Radiologia Ano: 2019 Banca: UFF/COSEAC Órgão: UFF

Visando o monitoramento individual da dose de radiação do profissional ocupacionalmente exposto, além de monitores utilizados para avaliação de dose de corpo inteiro, existem os monitores de extremidades, do tipo anel ou pulseira, contendo dosímetros termoluminescentes, que podem ser usados durante a realização do exame de:
2.
QPCI111165 Radiologia Ano: 2020 Banca: FUNDEP Órgão: UNIMONTES

Considerando os princípios de posicionamento radiológico e a proteção radiológica, assinale a alternativa incorreta.
3.
QPCI111169 Radiologia Ano: 2020 Banca: FUNDEP Órgão: UNIMONTES

Considerando a anatomia e a rotina para exames radiológicos dos componentes ósseos e articulações da caixa torácica, assinale a alternativa incorreta.
4.
QPCI121483 Radiologia Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: FSERJ

A apendicite aguda é a causa mais comum de dor abdominal aguda que requer intervenção cirúrgica no mundo ocidental. Os principais métodos de imagem para sua avaliação são aultrassonografia (US) e a Tomografia Computadorizada (TC). Considerando os achados tomográficos na apendicite aguda,marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( )A distensão do apêndice é o primeiro sinal tomográfico;porém, sua identificação depende do grau de distensão apendicular, da quantidade de gordura ao seu redor e da qualidade técnica do exame.
( )A espessura normal da parede do apêndice mede entre 1 mm e 2 mm. No processo inflamatório existe espessamento mural, e se for utilizar o meio de contraste endovenoso, será observada a sua captação deste nas paredes do apêndice inflamado.
( )A gordura normal adjacente ao apêndice é homogênea. Na apendicite há borramento desta gordura, sendo um sinal frequente e importante, encontrado em 50% dos casos.

A sequência está correta em
5.
QPCI129310 Radiologia Ano: 2020 Banca: STRATEGIC Órgão: Pref. Boa Vista/RR - SMAG

Os achados na ultrassonografia obstétrica morfológica de defeito na linha média da parede abdominal anterior do feto, contendo alças intestinais e o fígado, e com a inserção do cordão na membrana ao redor do defeito na parede abdominal, caracterizam:
6.
QPCI192839 Radiologia Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: Fundação Hospitalar Getúlio Vargas

Quanto ao estágio prático nos serviços de radiologia para a formação dos técnicos e tecnólogos, assinale a alternativa correta.
7.
QPCI211340 Radiologia Ano: 2019 Banca: OBJETIVA Órgão: Pref. Chapecó/SC

Segundo STEFANI e BARROS, a submacicez é um achado pulmonar anormal e está relacionado às seguintes causas:
8.
QPCI217824 Radiologia Ano: 2019 Banca: UFT/COPESE Órgão: Pref. Porto Nacional/TO

Quais incidências básicas são utilizadas para a avaliação radiográfica da mandíbula?
9.
QPCI258876 Radiologia Ano: 2021 Banca: EsFCEx Órgão: EsFCEx

Sobre resultados de biópsias de lesões borderline de mama, é correto afirmar:
10.
QPCI270625 Radiologia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

Nos equipamentos de ressonância magnética, existe um sistema de refrigeração interno à base do gás hélio e sua quantidade deve ser verificada periodicamente. Caso haja uma perda diária de hélio maior do que é esperado para o equipamento, pode ocorrer