Geografia

1.
QPCI45317 Geografia Ano: 2019 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Vila Valério/ES

Sobre os pontos turísticos do Espírito Santo assinale “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas, em seguida assinale a sequência correta

( )Parque Nacional do Caparaó é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil, localizado na divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Neblina, com 2.892 metros de altitude.
( )Convento da Penha é uma das arquiteturas mais importantes do Espírito Santo, que foi iniciada em 1558 com a construção de uma ermida em homenagem a Nossa Senhora da Penha, com uma imagem que foi encomendada de Lisboa. Ela está localizada no alto de um penhasco, e a pequena ermida aos poucos se transformou em uma construção grande, que hoje é o Convento
( )Parque Estadual da Pedra Azul, com suas trilhas até a formação rochosa coberta de liquens que mudam de cor de acordo com a incidência do sol é uma bela atração capixaba. Uma das caminhadas termina nos poços para banho formados no pico da pedra pela ação do tempo e das chuvas.
2.
QPCI66260 Geografia Ano: 2019 Banca: CONSULPAM Órgão: Pref. Quadra/SP

São mais de 1.400 km que atravessam diferentes biomas – como o Cerrado, a Caatinga e o Costeiro: esse é o rio principal, a artéria de uma das mais importantes regiões hidrográficas do Nordeste do Brasil, ocupada pelos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Suas origens na Serra da Tabatinga, que limita o Piauí com a Bahia, Maranhão e Tocantins. As nascentes se formam a partir de ressurgências na Chapada das Mangabeiras, as quais originam os cursos dos rios Lontras, Curriola e Água Quente - que, unidos, formam o rio Parnaíba. Seus principais afluentes são alimentados por águas superficiais e subterrâneas, destacando-se os rios Balsas, Gurgueia, Piauí, Canindé, Poti e Longá.
Fonte: Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/infraestrutura/2014 /08/saiba-sobre-a-bacia. Acessado em 07 jan de 2019.

Bacia hidrográfica caracterizada é a:
3.
QPCI82106 Geografia Ano: 2019 Banca: IDHTEC Órgão: Pref. Macaparana/PE

Quanto à termoclina nas águas oceânicas, indique a alternativa INCORRETA:
4.
QPCI93741 Geografia Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

A atmosfera é toda camada gasosa que envolve o planeta. Embora a atmosfera pareça homogênea, ela pode ser dividida em várias camadas. Sobre as camadas da atmosfera podemos afirmar que, EXCETO:
5.
QPCI93932 Geografia Ano: 2018 Banca: CURSIVA Órgão: Pref. Caxambu do Sul/SC

O domínio morfoclimático dos mares de morros do Brasil situa-se em uma região que:
6.
QPCI114607 Geografia Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Santa Leopoldina/ES

A Geografia é uma área de conhecimento comprometida em tornar o mundo compreensível para os alunos, explicável e passível de transformações. Neste sentido, assume grande relevância dentro do contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em sua meta de buscar um ensino para a conquista da cidadania brasileira. As temáticas com as quais a Geografia trabalha na atualidade encontram-se permeadas por essa preocupação. (...)
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf

A produção acadêmica em torno da concepção de Geografia passou por diferentes momentos, gerando reflexões distintas acerca dos objetos e métodos do pensar e fazer geográfico. Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os fundamentos que estruturam o ensino e aprendizagem de Geografia:
7.
QPCI139181 História e Geografia de Estados e Municípios Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CREA/TO

Até o fim do mês de setembro, cerca de 100 mil animais foram vacinados contra a febre aftosa na Ilha do Bananal. Na região, as propriedades são chamadas de retiros.

Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue os itens de 111 a 115.

Na ilha do Bananal, diversas propriedades são alugadas pelos indígenas a pecuaristas, com o objetivo de gerar renda para suas comunidades.
8.
QPCI157698 Geografia Ano: 2020 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Timon/MA

Estima-se que o número de venezuelanos vivendo no exterior tenha crescido de pouco mais de 700.000 em 2015 para mais de 3.000.000 em 2018, com um forte elemento de migração regional no subcontinente Sul Americano. Destes três milhões de venezuelanos no exterior, 2.400.000 estão vivendo na América do Sul. Até 2015, o número de imigrantes venezuelanos na região era de aproximadamente 89.000 pessoas. Ou seja, em um período de dois anos a migração regional venezuelana na região multiplicou-se 27 vezes.OTERO, G; TORELLY, M; RODRIGUES, Y. A atuação da organização internacional para migrações no apoio à gestão do fluxo migratório venezuelano no Brasil. In: BAENINGER, R; SILVA, J. C. J. (Coord.). Migrações Venezuelanas. Campinas-SP: Nepo/Unicamp, 2018.

O Brasil tem sido um dos principais destinos dos migrantes oriundos da Venezuela. Eles deixaram o país de origem em função da crise
9.
QPCI181815 Geografia Ano: 2019 Banca: CETREDE Órgão: Pref. Juazeiro do Norte/CE

Analise o texto a seguir.

Marx, Marshall, Weber e Durkhein tinham isso em comum: davam prioridade ao tempo e à história e não ao espaço e à geografia e, quando tratavam do espaço e da geografia, tendiam a considerá-los de modo não problemático, enquanto contexto ou sítio estável para a ação histórica.(HARVEY, 2006, p. 142).

Com base no texto e na análise dos conceitos geográficos, David Harvey, atualmente, é considerado da respectiva corrente geográfica:
10.
QPCI260387 História e Geografia de Estados e Municípios Ano: 2021 Banca: FEPESE Órgão: Pref. Águas de Chapecó/SC

É um continente muito grande, cobre mais de20% da superfície do planeta Terra.
Nele vivem mais de 1 bilhão de pessoas, é o segundo continente mais populoso. Em suas paisagens magníficas encontramos montanhas muito altas como os montes Atlas, um dos maiores desertos da terra, florestas e savanas onde vivem grandes animais.

Assinale a alternativa que identifica o continente a quese refere o texto.