Direito Civil

1.
QPCI46371 Direito Civil Ano: 2019 Banca: CESPE Órgão: SEFAZ/RS

Pedro tem uma dívida líquida, certa e vencida com Carlos,que reside em lugar incerto. Maria, amiga de Pedro e terceira não interessada na relação jurídica de Pedro e Carlos, resolveu efetuar o pagamento da dívida. Como Maria não localizou Carlos, ela efetuou depósito judicial em nome e à conta de Pedro, que não se opôs e, assim, a dívida foi extinta.

Considerando o disposto no Código Civil, Maria procedeu a um(a)
2.
QPCI48810 Direito Civil Ano: 2019 Banca: UFT/COPESE Órgão: Câmara de Palmas/TO

De acordo com o artigo 225 da Constituição da República de 1988, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma incumbência do poder público para assegurar a efetividade desse direito.
3.
QPCI138465 Direito Civil Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CREA/TO

Acerca do direito civil, julgue os itens de 96 a 100.

O direito de evicção é aplicado nos contratos onerosos, inclusive quando realizados em hasta pública. No entanto, as partes podem, por cláusula expressa, reforçar, diminuir ou mesmo excluir a responsabilidade pela evicção.
4.
QPCI148498 Direito Civil Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

De acordo como o Código Civil, o menor que não atingiu a idade núbil poderá, depois de completá-la, confirmar seu casamento, com a autorização de seus representantes legais, se necessária, ou com suprimento judicial.
5.
QPCI148500 Direito Civil Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

O interessado em que o herdeiro declare se aceita, ou não, a herança, poderá, quinze dias após aberta a sucessão, requerer ao juiz prazo razoável, não maior de trinta dias, para, nele, se pronunciar o herdeiro, sob pena de se haver a herança por aceita.
6.
QPCI148520 Direito Civil Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

Nos termos do Código Civil, somente quando o Ministério Público atuar como parte no processo tem legitimidade para requerer que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.
7.
QPCI169363 Direito Civil Ano: 2019 Banca: QUADRIX Órgão: CRO/AC

Quanto ao direito de família e às sucessões, julgue os itens 101 e 102.

Suponha‐se que Maria seja filha de Antônio e Joana,nascendo na constância do casamento, mas Joana tenha confessado adultério, afirmando que Maria não seria filha de Antônio. Nesse caso, a confissão de Joana não ilide a presunção legal da paternidade de Antônio.
8.
QPCI175313 Direito Civil Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: TJ/AM

No que concerne à Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, à pessoa natural, aos direitos da personalidade e à desconsideração de pessoa jurídica, julgue os itens a seguir.

Embora o direito à honra seja personalíssimo, o direito de exigir sua reparação econômica, no caso de dano moral, se transmite aos sucessores do ofendido, caso este tenha falecido.
9.
QPCI175319 Direito Civil Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: TJ/AM

De acordo com o Código Civil, julgue os próximos itens, acerca de classes de bens, associações, fundações, prova do fato jurídico e atos jurídicos.

Confissão realizada por representante legal ou voluntário será sempre nula, porque, segundo o Código Civil, aquele que não é capaz de dispor do direito não tem legitimidade para realizar confissão.
10.
QPCI210644 Direito Civil Ano: 2019 Banca: CEBRASPE Órgão: TJ/DFT

De acordo com o Código Civil, consiste(m) em objeto de averbação em registro público