Psicologia

1.
QPCI44873Psicologia
Ano:2019Banca:MACHADO DE ASSISÓrgão:Pref. Fortaleza dos Nogueiras/MA

Conforme a Lei nº 4.119/62 que dispõe sobre os cursos de formação em psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo, constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos, EXCETO:
2.
QPCI44878Psicologia
Ano:2019Banca:MACHADO DE ASSISÓrgão:Pref. Fortaleza dos Nogueiras/MA

Ana Maria foi diagnosticada com um tipo de desorientação marcada por alterações de humor e volição, falta de motivação e interesse, o que a deixa muito deprimida, além do que, não investe sua energia no mundo, não se atém aos estímulos ambientais, tornando-se desorientada. De acordo com as características apresentadas, Ana Maria foi diagnosticada com qual tipo de desorientação?
3.
QPCI82458Psicologia
Ano:2019Banca:IDHTECÓrgão:Pref. Macaparana/PE

De acordo com Dalgarrondo (2000), os delírios podem ser classificados. São tipos frequentes de delírio, EXCETO:
4.
QPCI118589Psicologia
Ano:2020Banca:CONSULPLANÓrgão:FSERJ

“_________________ apresenta sintomas de lenificação, esquecimento e prejuízo da atenção, mas que não têm causa orgânica e são costumeiramente causados por uma depressão.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
5.
QPCI176451Psicologia
Ano:2019Banca:CEBRASPEÓrgão:TJ/AM

A respeito de aspectos relacionados à violência familiar, julgue os itens a seguir.

A insatisfação no relacionamento é associada à violência doméstica, embora não seja claro o processo que desencadeia o comportamento violento nesse contexto.
6.
QPCI176480Psicologia
Ano:2019Banca:CEBRASPEÓrgão:TJ/AM

A respeito da qualidade de vida no trabalho, saúde e bem-estar no contexto das organizações, julgue os próximos itens.

Linguagem, valores, crenças, ritos e histórias — elementos da cultura organizacional — compõem o contexto do qual emergem os fatores que geram os sentimentos de bem-estar e mal-estar; por esse motivo, são considerados centrais no diagnóstico macroergonômico de qualidade de vida no trabalho.
7.
QPCI196835Psicologia
Ano:2019Banca:FGVÓrgão:Pref. Salvador/BA

Em sua obra clássica, História social da criança e da família, Philippe Ariès a ponta para o surgimento histórico da representação moderna de infância, ou seja, o sentimento de que a criança possui particularidades distintas do adulto, algo que permanece, em certa medida, até os dias de hoje. Nesse contexto histórico, a escola surgiu como lugar privilegiado de aprendizagem da criança, separandoa do convívio direto comos adultos. Ao mesmo tempo, ocorreu um “chamado à razão, para que as famílias passassem a dedicar cuidado e afeição a seus filhos.

Os principais responsáveis por esse movimento foram
8.
QPCI211651Psicologia
Ano:2019Banca:OBJETIVAÓrgão:Pref. Chapecó/SC

Segundo COLL, MARCHESI e PALACIOS, sobre o estágio do personalismo descrito por Wallon, analisar os itens abaixo:

  1. Inicia com a crise da oposição ou teimosia.
  2. Inicia por volta dos 2-3 anos.
  3. Seria um a forma de estabelecer e consolidar uma identidade recém-descoberta no final da primeira infância.

Está(ão) CORRETO(S):
9.
QPCI214790Psicologia
Ano:2019Banca:EPBAZIÓrgão:Pref. Guatambu/SC

Segundo o Código de Ética do Psicólogo é Vedado ao profissional da Psicologia:
10.
QPCI214804Psicologia
Ano:2019Banca:EPBAZIÓrgão:Pref. Guatambu/SC

O pensador suíço Jean Piaget (1896-1980) descreveu quatro estágios do desenvolvimento cognitivo, para ele cada fase do desenvolvimento da inteligência deve ser considerada como formada por estruturas mentais e comportamentais distintas em quantidade e qualidade. Tais estruturas desenvolvem-se progressivamente ao longo da vida da criança, uma se sucedendo à outra, enriquecendo-se gradativamente a cognição do indivíduo. Sendo assim, qual das definições a baixo representa o Período Operatório Concreto?