Noções de Saúde Pública

1.
QPCI3973 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA Órgão: MRN

A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos temas contemplados pela Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Tal participação deve ser garantida, sobretudo, por meio da Conferência de Saúde e do Conselho de Saúde, que se constituem nas chamadas “instâncias colegiadas”, em cada esfera de governo (BRASIL, 1990).

Em relação à Conferência de Saúde e ao Conselho de Saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O Conselho de Saúde tem caráter deliberativo e, portanto, assume o papel do Poder Legislativo na esfera de governo correspondente.
( ) Quanto à sua composição, a representação dos usuários nas Conferências de Saúde deve ser paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
( ) O Conselho de Saúde tem caráter permanente e suas decisões precisam ser homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
( ) A Conferência de Saúde deve reunir-se a cada dois anos para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde no seu nível correspondente.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
2.
QPCI3974 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA Órgão: MRN

O Conselho de Saúde é uma instância colegiada do Sistema Único de Saúde (SUS), que integra a estrutura organizacional tanto do Ministério da Saúde, quanto da Secretaria de Saúde dos Estados e dos Municípios. A organização dos Conselhos de Saúde é definida pela Resolução nº 453, de 10 de maio de 2012, do Conselho Nacional da Saúde (BRASIL, 2012).

Sobre os aspectos organizacionais do Conselho de Saúde, é correto afirmar que
3.
QPCI4208 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA Órgão: MRN

O Sistema Único de Saúde (SUS) possui uma série de atribuições definidas pela Constituição Federal de 1988 e suas alterações posteriores. Tais competências dizem respeito, sobretudo, às responsabilidades e ao escopo de ações que devem ser realizadas em seu âmbito (BRASIL, 1988).

Sobre as competências do SUS definidas pela Constituição Federal, é correto afirmar que
4.
QPCI4534 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA Órgão: MRN

O Conselho de Saúde é uma instância colegiada do Sistema Único de Saúde (SUS), que integra a estrutura organizacional tanto do Ministério da Saúde, quanto da Secretaria de Saúde dos Estados e dos Municípios. A organização dos Conselhos de Saúde é definida pela Resolução nº 453, de 10 de maio de 2012, do Conselho Nacional da Saúde (BRASIL, 2012).

Sobre os aspectos organizacionais do Conselho de Saúde, é correto afirmar que
5.
QPCI48833 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Vila Valério/ES

Sobre as competências e papel dos Conselhos de Saúde, assinale a INCORRETA.
6.
QPCI118250 Noções de Saúde Pública Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: Pref. Formiga/MG

Considerando a finalidade da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde, a NOB-SUS/96, analise as afirmativas a seguir.

  1. Promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes, resultando na redefinição das responsabilidades dos Estados, do Distrito Federal e da União, avançando na consolidação dos princípios do SUS.
  2. Viabilizar a imprescindível cooperação técnica e financeira dos poderes públicos estadual e federal.
  3. Buscar a responsabilidade pela gestão de um sistema que atenda, com integralidade, à demanda das pessoas pela assistência à saúde e às exigências sanitárias ambientais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
7.
QPCI119813 Noções de Saúde Pública Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: Pref. Formiga/MG

A pactuação tripartite, através da Resolução nº 4, de 19 de julho de 2012, estabelece regras relativas às responsabilidades sanitárias no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para fins de transição entre os processos operacionais do Pacto pela Saúde e a sistemática do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP). Levando em consideração as Responsabilidades Gerais da Gestão do SUS, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Municípios.
2. Estados.
3. União.

( )Apoiar técnica, política e financeiramente a gestão da atenção básica nos municípios, considerando os cenários epidemiológicos, as necessidades de saúde e a articulação regional, fazendo um reconhecimento das iniquidades, oportunidades e recursos
( )Garantir a integralidade das ações de saúde prestadas de forma interdisciplinar, por meio da abordagem integral e contínua do indivíduo no seu contexto familiar, social e do trabalho; englobando atividades de promoção da saúde, prevenção de riscos, danos e agravos; ações de assistência, assegurando o acesso ao atendimento às urgências.
( )Exercer de forma pactuada as funções de normatização e de coordenação no que se refere à gestão nacional da atenção básica no SUS.
A sequência está correta em
8.
QPCI213216 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: EPBAZI Órgão: Pref. Guatambu/SC

Tem como Agente etiológico: Bordetella pertussis, bacilo gram negativo aeróbio, não esporulado, com cápsula e fímbrias.
Reservatório: O homem. Modo de transmissão: Contato direto da pessoa doente com pessoa suscetível (gotículas de secreção) ou por objetos recém-contaminados.
Período de incubação: Sete a quatorze dias.
O enunciado acima está se referindo a:
9.
QPCI229975 Noções de Saúde Pública Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. Lençóis Paulista/SP

O banho e a rígida limpeza da região onde será feita a incisão cirúrgica devem ser efetivado com o objetivo de diminuir os riscos de infecção e facilitar o manuseio e visualização da área a ser trabalhada. De acordo como tipo de cirurgia, o cliente pode precisar ser encaminhado para a cirurgia sem pelos na região operatória. Qual termo corresponde a retirada de pelos através da raspagem da pele ou do couro cabeludo?
10.
QPCI229978 Noções de Saúde Pública Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. Lençóis Paulista/SP

A assistência da Enfermagem baseia-se em conhecimentos científicos e métodos que definem sua implementação. Assim, a sistematização da assistência de enfermagem (SAE), é uma forma planejada de prestar cuidados aos pacientes que, gradativamente, vem sendo implantada em diversos serviços de saúde.
Os componentes ou etapas dessa sistematização variam de acordo com o método adotado, sendo basicamente composta por:

  1. Levantamento de dados ou histórico de enfermagem.
  2. Diagnóstico de enfermagem.
  3. Plano assistencial.
  4. Avaliação.