Noções de Saúde Pública

1.
QPCI3730 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA Órgão: MRN

A Política Nacional de Humanização do SUS (PNH) se estrutura a partir de princípios, métodos, diretrizes e dispositivos. Estes últimos se traduzem na “atualização das diretrizes de uma política em arranjos de processos de trabalho”. Sendo assim, os dispositivos da PNH buscam trazer para a prática dos serviços, os próprios princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), ao tempo em que promovem mudanças nos modelos de atenção e gestão (BRASIL, 2012).

A alternativa que contém dispositivos contidos na PNH é
2.
QPCI3735 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA Órgão: MRN

A Humanização deve ser compreendida, antes de tudo, como a “valorização dos diferentes sujeitos envolvidos no processo de produção de saúde”. Dessa forma, a Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003 pelo Ministério da Saúde, traz, em seu conteúdo, princípios norteadores que devem permear todas as ações realizadas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2010).

Em relação aos princípios da PNH, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A PNH traz como princípios o protagonismo, a corresponsabilidade e a autonomia dos sujeitos e dos coletivos no processo de produção de saúde.
( ) A “indissociabilidade entre atenção e gestão” propõe que clínica e política sejam inseparáveis, bem como a produção de saúde e a produção de sujeitos.
( ) A “transversalidade” proposta pela PNH sugere a necessidade de uma redução no grau de comunicação intra e intergrupos, considerando os saberes específicos de cada sujeito.
( ) Ao ratificar a autonomia dos sujeitos no processo de produção de saúde, a PNH gera uma menor efetividade quanto às mudanças esperadas na atenção e na gestão do cuidado.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
3.
QPCI4008 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA Órgão: MRN

O Sistema Único de Saúde (SUS) possui uma série de atribuições definidas pela Constituição Federal de 1988 e suas alterações posteriores. Tais competências dizem respeito, sobretudo, às responsabilidades e ao escopo de ações que devem ser realizadas em seu âmbito (BRASIL, 1988).

Sobre as competências do SUS definidas pela Constituição Federal, é correto afirmar que
4.
QPCI4091 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA Órgão: MRN

A Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, compõe o que chamamos de “Lei Orgânica da Saúde”, sendo um marco na concretização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Tal legislação traz, em seu conteúdo, dentre outros aspectos, as condições para a organização e o funcionamento dos serviços de saúde (BRASIL, 1990).

Em relação aos aspectos da organização e do funcionamento do SUS, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A direção do SUS é única, sendo exercida pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente no âmbito municipal.
( ) As ações e serviços de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade decrescente.
( ) No nível estadual, o SUS pode organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltadas para a cobertura total das ações de saúde.
( ) As chamadas Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite funcionam como foros de negociação e pactuação entre gestores quanto aos aspectos operacionais do SUS.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
5.
QPCI4301 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA Órgão: MRN

O controle social no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é garantido por lei e encontra nos Conselhos de Saúde uma de suas importantes instâncias. Para que a participação da comunidade seja efetiva, o conselho de saúde deve ter de atender a um conjunto de prerrogativas, dentre elas, observar as recomendações quanto à sua estrutura e funcionamento (BRASIL, 2013).

Em relação à estrutura e funcionamento de um conselho de saúde, é correto afirmar que
6.
QPCI4502 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: FUNDAÇÃO CEFET/BAHIA Órgão: MRN

Na operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), os entes federados possuem desde competências e atribuições comuns até aquelas que devem ser executadas especificamente por um determinado nível de governo, garantindo que o SUS cumpra seus objetivos de forma adequada por meio de suas ações e serviços junto à população (BRASIL, 1990).

Em relação às competências e às atribuições dos entes federados no âmbito do SUS, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A organização e a coordenação do sistema de informação de saúde é atribuição comum a todos os entes federados.
( ) Cabe à direção estadual do SUS promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde.
( ) A coordenação e a execução de ações e serviços de vigilância epidemiológica são atribuições próprias da direção nacional do SUS.
( ) A definição e a coordenação dos sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade são atribuições dos municípios.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
7.
QPCI49229 Noções de Saúde Pública Ano: 2019 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Vila Valério/ES

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no:
8.
QPCI119289 Noções de Saúde Pública Ano: 2020 Banca: CONSULPLAN Órgão: Pref. Formiga/MG

Controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde é de competência da direção:
9.
QPCI230121 Noções de Saúde Pública Ano: 2021 Banca: OMNI CONCURSOS Órgão: Pref. Lençóis Paulista/SP

A respeito da construção social da atenção primária à saúde sobre a integralidade assinale a alternativa CORRETA:
10.
QPCI236574 Noções de Saúde Pública Ano: 2021 Banca: RBO Órgão: Pref. Belo Horizonte/MG

Em conformidade com a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), as seguintes atividades são competências comuns a todas as esferas do setor Saúde:

  1. fortalecer a participação e o controle social e as instâncias de gestão democrática e participativa, enquanto mecanismos de implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde.
  2. desenvolver estratégias e mecanismos organizacionais de qualificação e de valorização da força de trabalho da saúde, estimulando processos deformação e de educação permanente voltados para a efetivação da Política Nacional de Promoção da Saúde.
  3. articular a inserção das ações voltadas à promoção da saúde nos sistemas de informação do SUS e em outros sistemas.
Está correto o contido em