História

1.
QPCI14767 História Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Pref. Vinhedo/SP

Sobre o tratamento pedagógico e historiográfico na questão racial em sala de aula, o professor deve fundamentar sua prática diária direcionando-a para uma educação anti-racista. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.
2.
QPCI87005 História Ano: 2019 Banca: PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: Pref. Massapê/CE

No Brasil, uma junta militar passou a controlar do país após 1º de abril de 1964, era composta dos ministros general Artur da Costa e Silva, almirante Augusto Rademaker e brigadeiro Francisco Correia de Melo. Em 9 de abril, foi decretado o Ato Institucional nº 1. Marque a opção de uma das determinações do AI-1.
3.
QPCI87012 História Ano: 2019 Banca: PRÓ-MUNICÍPIO Órgão: Pref. Massapê/CE

Um Estado forte e centralizado era instrumento indispensável para levantar recursos e levar adiante a dispendiosa aventura das Grandes Navegações. Os primeiros europeus a iniciarem o processo das Grandes Navegações da Era Moderna foram os portugueses. Marque a opção que indique um dos fatores que contribuíram para esse pioneirismo.
4.
QPCI96784 História Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. São Bernardo/MA

No Brasil em 1996 ocorreu um massacre de 19 camponeses sem terra em confronto com a polícia militar do estado do Pará. Esse massacre ficou conhecido como:
5.
QPCI103540 História Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Bagé/RS

A partir da chegada dos portugueses ao Brasil no século XVI, foram elaborados relatos a respeito da natureza e dos naturais desse território. Religiosos, soldados, comandantes, corsários e curiosos elaboraram narrativas em que a natureza passou a ser caracterizada como edênica e a humanidade gerava desconfiança. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( )As fantasias sobre os nativos aproximaram a região de um antiparaíso, visto que a humanidade que praticava o canibalismo, a feitiçaria e agia com lascívia deveria ser condenada.
( )Na década de 1570, foram elaboradas obras que visavam a animar a imigração e o investimento de portugueses em sua colônia americana, de forma semelhante ao que os ingleses haviam feito na Virgínia.
( )As narrativas se caracterizavam dela descrição da natureza paradisíaca e de selvagens estranhos em seus costumes, visto que habitavam aldeias repletas de gente e dormiam todos juntos, sem que existissem regras.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
6.
QPCI107754 História Ano: 2020 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Serra/ES

Dessa forma, os eixos aos quais os conteúdos devem estar articulados percebem o cotidiano escolar como referência fundamental para a negociação de sentidos e seu respectivo compartilhamento de significados, numa busca incessante de processos identitários que favoreçam a aceitação das diferenças. Marque a alternativos cujos eixos estão corretamente identificados.
7.
QPCI119026 História Ano: 2020 Banca: FEPESE Órgão: Pref. Itajaí/SC

Analise as afirmativas abaixo acerca do que estabelece o artigo 216 da Constituição em vigor, sobre o patrimônio cultural e os bens dos diferentes grupos formadores da sociedades brasileira.

  1. As formas de expressão.
  2. Os modos de criar, fazer e viver.
  3. As criações científicas, artísticas e tecnológicas.
  4. As obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços dedicados às manifestações artístico-culturais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
8.
QPCI198890 História Ano: 2019 Banca: CRESCER CONSULTORIAS Órgão: Pref. Brejo de Areia/MA

“A receita para sublimar a agressão em debates e eleições foi primeiro tentada no Parlamento inglês e no Congresso dos recém-formados Estados-Unidos. No entanto, embora paradoxal, a Revolução Francesa, que certamente não era estranha às proscrições, desempenhou um papel fundamental, apesar de profundamente ambíguo, na invenção da política moderna.”

Mesmo tendo papel importante na fundação da política moderna, a Revolução Francesa conheceu momentos de massacre físico de oposicionistas, principalmente durante
9.
QPCI200155 História Ano: 2019 Banca: IPEFAE Órgão: Pref. Andradas/MG

"Dentro da revolução inglesa do século XVII, que resultou no triunfo da ética protestante – a ideologia da classe proprietária – houve a ameaça de uma outra revolução, completamente diferente. Seu sucesso poderia ter estabelecido a propriedade comunal e uma democracia mais ampla, poderia ter derrubado a Igreja estatal e rejeitado a ética protestante. Os grupos radicais que apresentaram essas propostas (...) eram formados por homens e mulheres pobres, sem sofisticação ou educação, e talvez por isso, raramente suas opiniões foram consideradas a sério. Porém muitas de suas exigências, tradicionalmente descartadas como fantasias impraticáveis, aproximam-se do radicalismo próprio do nosso próprio tempo. O mundo de ponta-cabeça é um retrato não dá revolução burguesa que ocorreu na Inglaterra (...), mas sim dos impulsos para uma radical reviravolta da sociedade, violentamente desejada e temida."
Fonte: HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça. São Paulo: Companhia dasLetras, 1987, contracapa.

Entre os grupos radicais a que o texto faz referência podemos incluir:
10.
QPCI225644 História Ano: 2021 Banca: CEBRASPE Órgão: SEED/PR

A exportação de alimentos marcou a sociedade brasileira do período colonial ao fim da República Velha. Tais bens eram produzidos em grandes propriedades que empregavam trabalhadores escravizados antes da abolição. A historiografia denominou tal estrutura de produção de plantations. Essa estrutura de produção