História

1.
QPCI93866 História Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

Um professor de História que deseja desenvolver a temática “Brasil: O Segundo Reinado” com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
2.
QPCI110755 História Ano: 2020 Banca: GUALIMP Órgão: Pref. Quissamã/RJ

Em agosto de 1979, no Brasil, o Presidente da República decretou a importante Lei da Anistia que permitiu o retorno dos exilados políticos ao país. Essa lei foi criada no governo de:
3.
QPCI119016 História Ano: 2020 Banca: FEPESE Órgão: Pref. Itajaí/SC

Analise o texto abaixo:

Na antiguidade, Ptolomeu fundou o Museu ........(1).......,conhecido pelo seu acervo que abrigava, entre outras peças, estátuas de pensadores, instrumentos astronômicos e cirúrgicos, além de um parque zoológico e botânico. Essa instituição museológica tinha como objetivo precípuo........(2).........das ciências da época.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.a.
4.
QPCI128895 História Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santa Rosa/RS

A história da economia mundial, desde a Revolução Industrial, tem sido de progresso técnico, de crescente globalização e de contínuo, porém irregular, crescimento econômico. Durante a Grande Depressão (1929-1933), o crescimento não cessou, apenas diminuiu o ritmo. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada com o contexto da Crise de 1929.
5.
QPCI157641 História Ano: 2020 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Timon/MA

TEXTO EGÍPICIO

Limpe-se antes dos seus (próprios) olhos,
Para que outro não o limpe.
Tome uma esposa saudável, um filho vai nascer você.
É para o filho que você constrói uma casa,
Quando você faz um lugar para você.
Faça sua morada no cemitério,
Faça digna sua estação no oeste.
Dado que a morte nos humilha,
Dado que a vida nos exalta,
A casa da morte é para a vida.
Procure por você mesmo campos bem regados. (Lichtheim 2006, 58).

Para as pesquisadoras Gabriela Cruz Vásquez e Adriana Pastorello Buim Arena, em “As contribuições da civilização egípcia na literatura e na educação: primeiras relações históricas entre texto verbal e texto não verbal” (2017), o Antigo Egito exerce fascínio às civilizações modernas pela magia da sua cultura, sua arte,sua religião e sua literatura.
Para as autoras, dois elementos foram superiores a qualquer relíquia, aos saques e, inclusive, ao tempo. Tais elementos pareciam profetizar o futuro do Egito e os perigos aos quais sua cultura estaria exposta na época atual. Estes elementos são tesouros inestimáveis, que nos permitem compreender esse passado. Referimo-nos à escrita e à pintura, pois
6.
QPCI157655 História Ano: 2020 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Timon/MA

A primeira era da globalização e da liberalização terminou no banho de sangue da Primeira Guerra Mundial,quando a disputa geopolítica imperial interrompeu precocemente a marcha global para o progresso. Nos dias seguintes ao assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando em Sarajevo, constatou-se que as grandes potências acreditavam muito mais no imperialismo que no liberalismo, em vez de unir o mundo mediante um comércio livre e pacífico elas se concentraram em conquistar uma fatia maior do mundo pela força bruta.(HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras. 2018, p. 28)

Nos primeiros dias de agosto de 1914, o mundo presenciou o início de um conflito, “a grande guerra mundial”,do tipo que a Europa e o restante do mundo não viam há mais de um século, quando os exércitos napoleônicos foram derrotados. A crise que resultou na Primeira Guerra Mundial deu-se em um contexto internacional, cujas raízes estão relacionadas
7.
QPCI169270 História Ano: 2019 Banca: CETREDE Órgão: Pref. Juazeiro do Norte/CE

Analise as afirmativas que melhor expõe as motivações que levaram a abolição da escravidão no Ceará em 1884.

  1. Na década de 1890, intensificaram-se no Ceará e no Brasil de um modo geral, os movimentos de resistência negra que desestabilizavam o sistema escravocrata no País.
  2. Embora a escravidão tenha se dado de maneira tão cruel como em qualquer outra região do Brasil e não apenas empregada em serviços domésticos como já se buscou afirmar, as bases da economia cearense (naquele momento,a pecuária e a cotonicultura) não absorviam, em larga escala,a mão de obra escrava.
  3. Apesar do tradicional peso atribuído à campanha abolicionista local, as atividades antiescravocratas só começaram a se dar de fato as vésperas da abolição em 1884, demonstrando que a libertação dos cativos ocorreria,naturalmente por um desgaste da escravidão no País, de um ou outro modo.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).a)
8.
QPCI193819 História Ano: 2019 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Teresina/PI

Com a abdicação de D Pedro I, por lei, quem assumiria o trono seria seu filho D. Pedro II. No entanto, a idade de D. Pedro II, ainda criança à época, não obedecia às determinações de maioridade da Constituição. Nesse sentido, se tornou clara a necessidade da Regência, um governo de transição que administraria o país enquanto o imperador ainda não tivesse idade suficiente para governar. A regência seria trina, a princípio, formada por membros da Assembleia Geral (Senado e Câmara dos deputados). Sendo assim e diante da situação do país, a adoção da regência provisória era questão de urgência.
Sobre os acontecimentos do período regencial, é CORRETO afirmar que:
9.
QPCI198897 História Ano: 2019 Banca: CRESCER CONSULTORIAS Órgão: Pref. Brejo de Areia/MA

E assim nos aparece este aspecto importantíssimo do ‘coronelismo’, que é o sistema de reciprocidade: de um lado, os chefes municipais e os ‘coronéis’, que conduzem magotes de eleitores como quem toca tropa de burros; de outro lado, a situação política dominante no Estado, que dispõe do erário, dos empregos, dos favores e da força policial, que possui em suma, o cofre das graças e o poder da desgraça.”A “aliança” entre coronéis e os governantes de situação nos âmbitos estaduais e federal criou uma política durante a República Velha conhecida como
10.
QPCI225667 História Ano: 2021 Banca: CEBRASPE Órgão: SEED/PR


Jayme A. Cardoso e Cecília M. Westphalen. Atlas Histórico do Paraná.
2.ª edição (revista e ampliada). Curitiba: Livraria do Chain, 1986.

Tendo como referência esse mapa, relativo ao território do atual estado do Paraná, assinale a opção correta.
Jayme A. Cardoso e Cecília M. Westphalen. Atlas Histórico do Paraná.
2.ª edição (revista e ampliada). Curitiba: Livraria do Chain, 1986.

Tendo como referência esse mapa, relativo ao território do atual estado do Paraná, assinale a opção correta.