História

1.
QPCI13254 História Ano: 2019 Banca: UEPB Órgão: Pref. Pilõezinhos/PB

A teorização política sobre a noção de Estado teve grandes expoentes como Maquiavel, que escreveu sobre o poder dos príncipes e as condições para um exercício político que permitiria a conquista e a preservação dos Estados. Entre os principais teóricos do absolutismo podemos destacar:
2.
QPCI83299 História Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Pref. Conde/PB

Leia atentamente o trecho da música “Palmares 1999 – Natiruts”:

“A cultura e o folclore são meus
Mas os livros foi você quem escreveu
Quem garante que palmares se entregou
Quem garante que zumbi você matou
Perseguidos sem direitos nem escolas
Como podiam registrar as suas glórias
Nossa memória foi contada por vocês
E é julgada verdadeira como a própria lei
Por isso temos registrados em toda história
Uma mísera parte de nossas vitórias
É por isso que não temos sopa na colher
E sim anjinhos pra dizer que o lado mau é o candomblé”.

Considere a seguir as afirmativas relacionadas ao período de escravidão no Brasil e atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( )Os portugueses que chegaram no Brasil trouxeram negros da África para o trabalho escravo nas plantações de cana-de-açúcar. Antes mesmo que o primeiro escravo desembarcado no Brasil se rebelasse, os senhores e autoridades coloniais já sabiam ser necessário controlar seu corpo e sua religião.
( )Com as guerras contra os holandeses no Atlântico Sul, o abastecimento de escravos aos engenhos brasileiros diminuiu de forma sensível. No período de 1601 e 1625, haviam sido introduzidos cerca de 150 mil africanos escravizados na América portuguesa, no quarto de século seguinte esse volume se reduziu para uma média de 50 mil.
( )Senhores absolutos de seus escravos, os proprietários brancos os faziam trabalhar sem descanso, à custa de castigos e torturas muitas vezes fatais. Alguns escravos, porém, conseguindo fugir do cativeiro, se escondiam pelo interior virgem do país, onde formavam comunidades livres a que se deu o nome de Quilombos.
( )O Conselho Ultramarino Português de 1740 definiu quilombo como “toda habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem se achem pilões neles”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
3.
QPCI85046 História Ano: 2019 Banca: ADM&TEC Órgão: Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir:
  1. Na antiga república romana, o Conselho da Plebe era composto somente pelos plebeus e era responsável pelas decisões em plebiscitos (decretos do povo).
  2. Na antiga república romana, a Assembleia Popular era composta de patrícios e plebeus e destinava-se à votação das leis.
Marque a alternativa CORRETA:
4.
QPCI93987 História Ano: 2018 Banca: CURSIVA Órgão: Pref. Caxambu do Sul/SC

O movimento tenentista que havia se iniciado como uma revolta contra as altas patentes militares, embora tivesse ainda vestígios conservadores e autoritários em sua estrutura, defendiam reformas políticas e o combate a corrupção, tais reformas são descritas pelas alternativas abaixo, exceto:
5.
QPCI98596 História Ano: 2018 Banca: IDCAP Órgão: Pref. Águia Branca/ES

Nos anos 1980 e início dos anos 1990, as propostas curriculares e o ensino de História sofreram fortes influências dos debates historiográficos e pedagógicos e das mudanças paradigmáticas no âmbito da História. Os PCNs passaram a questionar os métodos e as concepções concebidos como tradicionais e afirmaram que os estudos no campo da produção do conhecimento histórico, nas últimas décadas, têm proporcionado novos olhares aos historiadores, professores e alunos. Esses estudos têm refletido criticamente sobre os agentes condutores da história, os povos e culturas sobre os quais os estudos históricos devem lançar seus olhares, as fontes utilizadas pelos historiadores, as noções de tempo histórico e as relações entre a História e outras disciplinas. Assim, os PCNs acabaram se aproximando de qual corrente historiográfica?
6.
QPCI193699 História Ano: 2019 Banca: NUCEPE/UESPI Órgão: Pref. Teresina/PI

Do ponto de vista político, observamos que o processo de independência brasileiro não sedesenvolveu por um amplo consenso da população. A natureza elitista da nossa emancipação política ainda foi ponto de partidapara que diversas outras crises acontecessem no Primeiro Reinado. Além disso, vemos que a consolidação da independência custou a realização de gastos que já colocavam nossa combalida economia em situação ainda mais delicada.
Sobre esse processo, podemos afirmar que
7.
QPCI200150 História Ano: 2019 Banca: IPEFAE Órgão: Pref. Andradas/MG

  1. As fontes arqueológicas ajudam a entender e esclarecer melhor fontes literárias e arquivísticase, muitas vezes, oferecem diferenças e contradições em relação à documentação escrita.
  2. As fontes arqueológicas são importantes para oshistoriadores que procuram ter acesso asegmentos sociais pouco visíveis ou conhecidos, dado que os iletrados constituem maiorias ausentes ou mal representadas nas fontes escritas.
  3. As fontes arqueológicas constituem um manancial extremamente variado para o historiador de todos os períodos da História, do mais recuado passado da Humanidade até os mais recentes períodos e épocas.

Sobre as afirmações estão corretas:
8.
QPCI225661 História Ano: 2021 Banca: CEBRASPE Órgão: SEED/PR

Na metade do século passado, o contato dos brancos com os Xetá, grupo indígena de língua tupi-guarani, fragilizado demograficamente e violentado de diferentes maneiras, consolidou-se na Serra dos Dourados, no noroeste do estado do Paraná. Por meio de envenenamentos, remoção forçada, raptos de crianças e mortes, os brancos, a partir da frente cafeeira que adentrou o território do grupo, fizeram os Xetá sucumbirem nos primeiros anos de contato efetivo. Consolidava-se, assim, o pretendido “vazio demográfico” que permitiria a colonização do noroeste paranaense. Não tardou para que os Xetá acabassem declarados oficialmente extintos. Edilene Coffaci de Lima. De documentos etnográficos a documentos históricos: a segunda vida dos registros sobre os Xetá (Paraná, Brasil). In: Sociologia e Antropologia, Rio de Janeiro, v. 8, n.º 2, ago./2018 (com adaptações).

Nas décadas de 20 e de 30 do século XX, a expansãocafeeira atingiu a região denominada de Norte Novo (longoterritório do norte do Paraná, localizado à margem esquerda dorio Tibagi). Nessa região, a colonização das terras e a divisão doslotes contou com ampla participação da Companhia de Terras Norte do Paraná. A princípio, essa empresa, de origem britânica, ocuparia a região e estimularia a produção de algodão, para que essa matéria-prima se tornasse predominante na Inglaterra. Porém, isso não ocorreu, já que as primeiras plantações de algodão na região não obtiveram resultados satisfatórios. A empresa mudou o seu foco e começou a revender as suas terras em pequenas parcelas territoriais. Além dessa companhia, uma dezena de outras companhias de terras se instalou ao longo do norte do Paraná, atuando na colonização e fixação de famílias em pequenas propriedades. Essa política atraiu para a região milhares de imigrantes, que vinham com o sonho de conquistar o seu pedaço de terra e produzir café e outros produtos alimentícios. O imigrante passou a ser considerado o fator de estabilidade para o desenvolvimento das cidades e o aumento da produção. Nessa época, o Paraná tornou-se a principal fronteira agrária e agrícola do país, atraindo tanto imigrantes europeus quanto migrantes nacionais.
Angelo Priori et al. História do Paraná: séculos XIX eXX. Maringá: Eduem, 2012 (com adaptações).!FimDoTexto!

Considerando os textos precedentes, assinale a opção correta, acerca do avanço agrícola no Paraná.
9.
QPCI258054 História Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

Os principais elementos do Estado são: Território, Povo e Poder. Sobre as teorias sociológicas do Estado estas partem das contribuições de três sociólogos que se debruçaram para compreender o Estado e seus mecanismos institucionais, que possam garantir a ’coerção social". Ao longo da história sobre a evolução da sociedade o Estado se coloca a partir de diversas tipologias, em que representam a formação e ação do "poder coercitivo" no conjunto da sociedade. Essas tipologias podem ser descritas como: Estado feudal, Estado estamental, Estado absoluto e Estado representativo.
Nesse contexto podemos afirmar que:
10.
QPCI260175 História Ano: 2021 Banca: CEV/URCA Órgão: Pref. Crato/CE

"Um dos pilares da democracia moderna, o jornalismo é o aliado do leitor na sua formação pessoal e profissional. Mediador da cultura contemporânea, guardião da memória de uma sociedade, é com jornalismo que se constrói a história recente de um povo"
(Jornal o Povo / 09/02/2021).

Com o avanço tecnológico no campo das comunicações, o jornalismo profissional torna-se essencial para combater a crescente onda de desinformação promovida por "fake news". Nesse contexto, é correto afirmar que: