História

1.
QPCI64873 História
Ano:2019 Banca:FUNCERN Órgão:Pref. Lajes/RN

Considere o trecho a seguir

Para Hitler, a intervenção do governo para segregar as raças, promover a reprodução daqueles com as melhores características, impedir a reprodução daqueles com características inferiores e preparar-se para guerras de expansão, colocava o estado alemão em sintonia com seu instinto natural de sobrevivência, biologicamente determinado. Vítimas do período nazista:
Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/. Acesso em: 24 fev. 2019. (Adaptado).
O trecho sob análise identifica alguns dos fatores que contribuíram para a deflagração da Segunda Guerra Mundial, a exemplo do
2.
QPCI141681 História
Ano:2019 Banca:FUNDATEC Órgão:Pref. São Borja/RS

Os métodos de ensino de História passaram por mudanças ao longo dos séculos XIX e XX. Entre essas mudanças, está a opção pelo uso de fontes históricas. Analise as assertivas abaixo sobre o uso de fontes históricas e assinale a que for verdadeira.
3.
QPCI152475 História
Ano:2020 Banca:FUNDATEC Órgão:Pref. Santo Augusto/RS

A atividade nas grandes unidades produtoras voltadas para o mercado externo era repetitiva, cansativa e extremamente laboriosa e demandava a utilização de mão de obra compulsória.Nos grandes engenhos, os escravos rurais poderiam chegar a cem ou mais e os domésticos eram menos numerosos. Apesar das altas taxas de mortalidade entre os cativos, os escravizados jamais abriram mão de serem agentes de suas vidas. A respeito da prática da escravidão no Brasil, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

  1. Houve uma especificidade no modelo brasileiro de escravidão, que foi a brecha da alforria. As manumissões relacionavam-se ao bom comportamento, mas também à compra da liberdade pelo próprio escravo. Na colônia, permitia-se que este acumulasse um pecúlio, e não poucas vezes mulatos que exerciam funções especializadas podiam ter a esperança de ser livres.
  2. Os escravizados criaram laços de afeição entre si, associações religiosas e sociais e redes. Além do mais, eles reagiram a sua rotina de trabalhos forçados fazendo, quando podiam, pequenas e médias barganhas, negando-se a executar certas tarefas, ou apenas contrariando a vontade dos seus senhores.
  3. O quilombo, agrupamento de cativos fugidos, não era só um lugar transitório; significava uma alternativa concreta à ordem escravista e, por isso, tornou-se um problema para a sociedade colonial, que precisava combatê-lo. As autoridades logo proibiram a aglomeração de mais de seis escravos fora do trabalho.
4.
QPCI186397 História do Brasil
Ano:2019 Banca:AGIRH Órgão:Pref. Lavrinhas/SP

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil. Segundo a LDB, em relação à educação: Analise as afirmações abaixo.

  1. Acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria;
  2. Vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar três anos de idade;
  3. Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;
  4. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;
São afirmativas corretas apenas:
5.
QPCI193823 História
Ano:2019 Banca:NUCEPE/UESPI Órgão:Pref. Teresina/PI

A Revolução Farroupilha (1835-1845) se configurou, historicamente, como evento emblemático da memória pública no Rio Grandedo Sul. Seus lances de batalha são, ainda hoje, narrados em tom épico, e seus protagonistas transformados em heróis da “pequena” e da“grande” pátria, ora pela suposta resistência à opressão do centro político e econômico do Brasil, ora pela também hipotética aspiração à liberalização e “republicanização” do país, o que incorre na afirmação de seu caráter nacionalista. Em ambos os sentidos, como mito, a revolta tem sido matriz para discursos políticos, debates historiográficos e criações artísticas.
(adaptado)Rev. Bras. Hist. vol.31 no.62 São Paulo Dec. 2011

Sobre a guerra dos Farroupilhas, podemos afirmar que:
6.
QPCI225594 História
Ano:2021 Banca:CEBRASPE Órgão:SEED/PR

Entre as décadas de 50 e 70 do século XX, vários países da América Latina foram governados por regimes militares. Acerca desse período da história latino-americana, assinale a opção correta.
7.
QPCI257816 História
Ano:2021 Banca:CEV/URCA Órgão:Pref. Crato/CE

Sobre o Hino do município de Crato, é correto afirmar:

Flor da terra do sol
Ó berço esplêndido
Dos guerreiros da "Tribo Cariri"
Sou teu filho e ao teu calor
Cresci, amei, sonhei, vivi
Ao sopé da serra, entre canaviais
Quem já te viu, ó não te esquece mais!

Para te exaltar, ó flor do Brasil
Hei de te cantar, meu Crato gentil
Ó coração do Ceará
Comigo a nação te cantará!

No teu céu linda brilha estrela fúgida
Que há cem anos norteia o teu porvir
Crato amado, idolatrado
Teu destino hás de seguir
Grande e forte como nosso verde mar Bendita sejas, ó terra de Alencar!

Para te exaltar, ó flor do Brasil
Hei de te cantar, meu Crato gentil
Ó coração do Ceará
Comigo a nação te cantará!
8.
QPCI258803 História
Ano:2021 Banca:CEV/URCA Órgão:Pref. Crato/CE

O Brasil, é um país com uma grande área territorial, um dos maiores produtores de alimentos, uma imensa diversidade da sua fauna e flora, dispõe de um grande potencial hídrico e energético. Do ponto de vista populacional o País dispõe de um "bônus" demográfico importante para o crescimento econômico. Contudo a pobreza e a desigualdade social continuam sendo um desafio para o País e especialmente para a região Nordeste. Nesse contexto podemos traçar as principais ações de desenvolvimento regional considerando a criação de instituições e instrumentos para o planejamento do desenvolvimento regional a partir da década de 1950. Nesse contexto é correto afirmar que:
9.
QPCI259896 História
Ano:2021 Banca:CEV/URCA Órgão:Pref. Crato/CE

"Um dos pilares da democracia moderna, o jornalismo é o aliado do leitor na sua formação pessoal e profissional. Mediador da cultura contemporânea, guardião da memória de uma sociedade, é com jornalismo que se constrói a história recente de um povo"
(Jornal o Povo / 09/02/2021).
Com o avanço tecnológico no campo das comunicações, o jornalismo profissional torna-se essencial para combater a crescente onda de desinformação promovida por "fake news". Nesse contexto, é correto afirmar que:
10.
QPCI260564 História
Ano:2021 Banca:CEV/URCA Órgão:Pref. Crato/CE

O Semiárido brasileiro é uma região de condições climáticas que predomina a aridez, com baixa e irregular precipitação pluviométrica, tornando-se um desafio o desenvolvimento da atividade agrícola, também é atribuída às características do semiárido os baixos índices econômicos e sociais que os municípios localizados nessa região apresentam. De acordo coma Sudene, 1262 municípios estão localizados na região semiárida do Brasil. Estes municípios pertencem, aos seguintes Estados da Federação que contam com a atuação da Sudene. Os Estados são: