Geografia

Questão cód. 1013870
1)Nos países subdesenvolvidos, o rápido processo de urbanização verificado no contexto pós-Segunda Guerra Mundial provocou um fenômeno conhecido como hipertrofia do setor terciário da economia, significando que:
a)ocorre, no setor terciário, um verdadeiro inchaço, caracterizado por uma elevada absorção de mão de obra barata e de baixa qualificação, sobretudo nas atividades informais;
b)o setor terciário é caracterizado pelo predomínio de absorção da população economicamente ativa, sobretudo nas atividades de maior qualificação profissional;
c)pelo grande dinamismo dos setores primário e secundário, a população economicamente ativa tende a se concentrar no setor terciário da economia;
d)pelo baixo dinamismo agrícola e industrial, o setor terciário da economia é responsável pelo comando das atividades econômicas, sendo caracterizado por grandes investimentos de capitais e tecnologias.
 
Questão cód. 1018629
2)Os primeiros anos da modernidade são marcados pela produção de uma enorme quantidade de dados e de informações dificilmente tratáveis de maneira sistemática pela ciência da época. A ausência de segmentação no seio da ciência impossibilitava a análise de certos temas particulares nascidos desses dados. Assim, a partir do início do século XIX, os domínios disciplinares específicos organizaram-se defmindo seu objeto próprio em torno dessas questões.
Paulo César da Costa Gomes. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, p. l49 (com adaptações).

A partir do texto acima, assinale a opção correta acerca da história do pensamento geográfico e da institucionalização da geografia como ciência.
a)A institucionalização da geografia como disciplina acadêmica originou-se na França, com os estudos regionais empreendidos pelos herdeiros do Iluminismo do século XVIII, como Vidal de La Blache.
b)A geografia firmou-se como domínio disciplinar específico na Antiguidade, com obras de geógrafos como Estrabão e Ptolomeu, que delimitaram o objeto de estudo próprio da nova disciplina que surgia: o espaço terrestre.
c)Grande parte dos historiadores da geografia atribui a Alexander von Humboldt a responsabilidade pelo estabelecimento das novas regras do pensamento geográfico moderno, visto que ele rompeu com o enciclopedismo francês e abandonou as narrativas de viagens e as cosmografias.
d)A geografia moderna tornou-se científica com a ascensão do possibilismo, cujos ideais, já em meados do século XIX, superaram as ideias deterministas e naturalistas em voga no início do século.
e)A geografia científica, que surgiu a partir do século XIX, com as obras de Alexander von Humboldt e Carl Ritter, foi influenciada pelo saber geográfico anteriormente produzido e pelo sistema filosófico de Emmanuel Kant, que considerava a geografia uma ciência ao mesmo tempo geral/sistemática e empírica/regional.
 
Questão cód. 1035589
3)O processo de construção do espaço amapaense apresenta em seu histórico períodos de fragmentação entretanto, foi entre os anos de 1987 e 1994 que essa ação se intensificou com a criação de 11 (onze municípios.

Assinale a opção em que se apresentam as causas do fenômeno da fragmentação territorial do Amapá neste período.
a)A transformação do Amapá em Estado, a construção de centros administrativos e a garantia de verbas federais ao Estado.
b)A instalação das Câmaras Municipais, as reivindicações políticas das elites locais e garantia de verbas federais aos municípios.
c)A abertura de concursos públicos municipais, a garantia de verbas estaduais aos municípios e a criação de Câmaras Municipais.
d)A transformação do Amapá em Estado, as reivindicações políticas das elites locais e a garantia de verbas estaduais aos municípios.
e)A transformação do Amapá em Estado, a instalação das Câmaras Municipais e a garantia das verbas federais ao Estado.
 
Questão cód. 1045127
4)Sobre o clima do Brasil, é INCORRETO afirmar que
a)o Clima subtropical tem como características as estações bem definidas e chuvas bem distribuídas durante o ano. No inverno, são constantes as ondas de frio e a formação de geadas e chuvas de granizo.
b)o Clima tropical apresenta duas características marcantes: o verão com estação chuvosa e o inverno com estação seca.
c)o Clima tropical semiárido é característico, apenas, do sertão nordestino. É o clima brasileiro com o menor índice pluviométrico anual.
d)o Clima equatorial úmido tem como característica elevada taxa de umidade em virtude da presença dos rios e das elevadas temperaturas.
e)o Clima litorâneo úmido tem como características chuvas concentradas no inverno e médias térmicas elevadas, estendendo-se por toda a faixa da Costa do Nordeste e do Sudeste.
 
Questão cód. 1067353
5)É o segundo maior ecossistema do Brasil:
a)Floresta amazônica.
b)Caatinga.
c)Cerrado.
d)Campos Limpos.
e)Pantanal.
 
Questão cód. 1067776
6)Considere as afirmações sobre a população do estado de Rondônia.

I. O crescimento demográfico entre 1970 e 1980 foi muito acentuado, aumentando a densidade demográfica do estado.
II. Diferentemente do que tem ocorrido em outros estados da federação, Rondônia apresentou aumento da taxa de fecundidade nesta última década.
III. A maior parte da população rondoniense é urbana, sendo Porto Velho e Ji-Paraná as duas cidades mais populosas.
IV. Mais de 1/3 da população residente no estado é migrante, fato que se reflete na composição etária da população, com predomínio de adultos.

Está correto o que se afirma APENAS em
a)I, II e III.
b)I, II e IV.
c)I, III e IV.
d)II e III.
e)III e IV.
 
Questão cód. 1101054
7)Milton Santos afirma que as variações das paisagens são o resultado de uma “acumulação desigual de tempo”. Com tal afirmação ele quer assinalar que
a)o espaço geográfico é regido por normas.
b)as ações humanas são determinadas pelos lugares.
c)cada lugar terrestre é uma fração do espaço global.
d)as rugosidades são historicamente depositadas na superfície terrestre.
e)os sistemas de engenharia comandam os usos do solo a cada momento.
 
Questão cód. 1103792
8)O estado de Roraima é reconhecido pelo Ministério da Agricultura como produtor agrícola de:
a)café.
b)morango.
c)mandioca.
d)uva.
e)laranja.
 
Questão cód. 1142023
9)Um aluno do Campus Maceió foi selecionado para apresentar um trabalho científico em um congresso que será realizado em Rio Branco, capital do Acre. Sabendo-se que ele embarcará no Aeroporto Internacional de Maceió - Zumbi dos Palmares, às 16h30, do dia 10/06/2010, e que seu vôo terá a duração de 7 horas, que horas ele desembarcará no Aeroporto Internacional de Rio Branco - Plácido de Castro?
a)21h30, do dia 10/06.
b)22h30, do dia 10/06.
c)23h30, do dia 10/06.
d)0h30, do dia 11/06.
e)1h30, do dia 11/06.
 
Questão cód. 1221115
10)Sobre as primeiras atividades econômicas no espaço brasileiro no período de colonização é correto afirmar:
a)O extrativismo mineral através da exploração do ouro e outras pedras preciosas na região das minas, como também a cultura do café em São Paulo e Rio de Janeiro foram às primeiras atividades econômicas desenvolvidas no Brasil.
b)A indústrialização no sudeste brasileiro, especialmente em São Paulo, vinda dos Estados Unidos, foi a atividade econômica que deu início ao processo de ocupação de terras no Brasil.
c)O extrativismo vegetal através da exploração do paubrasil e o cultivo da cana-de-açúcar no nordeste brasileiro estão entre as primeiras atividades econômicas no Brasil colonial.
d)A grande diversidade vegetal da Floresta Amazônica foi fundamental para despertar o interesse dos países europeus em ocupar e explorar as terras brasileiras, sendo essa região a primeira povoada pelos europeus.
e)A criação de gado foi fundamental para o processo de ocupação do território brasileiro, sendo a Região Sul a primeira habitada do Brasil com imigrantes vindos principalmente da Espanha e Inglaterra