Geografia

1.
QPCI84994Geografia
Ano:2019Banca:ADM&TECÓrgão:Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir: 
  1. Na economia informal, os empregados sempre são protegidos pelas leis e pelos direitos sociais. 
  2. Nenhuma criança pode viajar para fora da comarca onde reside sem estar acompanhada por ambos os pais. 
Marque a alternativa CORRETA:
2.
QPCI101006Geografia
Ano:2018Banca:INSTITUTO EXCELÊNCIAÓrgão:Pref. Matão/SP

Analise as pirâmides etárias a seguir, com dados da população brasileira de 2017 e uma estimativa para 2030.


Fonte: IBGE

Assinale a alternativa CORRETA.
3.
QPCI103531Geografia
Ano:2020Banca:FUNDATECÓrgão:Pref. Bagé/RS

Relativamente aos movimentos terrestres e suas descrições, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Periélio.
2. Solstício.
3. Equador térmico.
4. Translação.
5. Alísios.

Coluna 2
( )O ponto da órbita do planeta que está mais próximo do Sol.
( )Caracteriza-se pela máxima incidência de raios solares sobre um determinado hemisfério.
( )Linha que une os pontos correspondentes às temperaturas médias mais elevadas.
( )Movimento que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento, a Terra percorre um caminho - ou órbita - que tem a forma de uma elipse.
( )São o resultados da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclonicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclônicas) no Equador.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
4.
QPCI110727Geografia
Ano:2020Banca:GUALIMPÓrgão:Pref. Quissamã/RJ

Analise as afirmações abaixo e responda: 

Quando pensamos em questão agrária, imediatamente, somos conduzidos ao tema reforma agrária, embora façam parte da mesma problemática, a reforma agrária e a questão agrária são temas distintos. 

PORQUE 

A reforma agrária é uma política pública resultado das conquistas da população rural que não tem acesso a propriedade da terra, enquanto a questão agrária é uma discussão mais ampla e complexa que se refere a questões econômicas, sociais e políticas. Deste modo, a política de reforma agrária não consiste na resolução de todos os problemas que envolvem a questão agrária, embora seja uma importe conquista, é apenas o primeiro passo para a resolução de um problema bem mais complexo.
5.
QPCI110734Geografia
Ano:2020Banca:GUALIMPÓrgão:Pref. Quissamã/RJ

No ensino de Geografia do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Geografia, aponta o objeto de conhecimento “Características da população brasileira” a ser trabalhada com os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:
6.
QPCI130976Geografia
Ano:2019Banca:FUNDATECÓrgão:Pref. Santa Rosa/RS

O nióbio é um metal branco, brilhante, de baixa dureza, extraído principalmente do mineral columbita. Está presente, porém, em todos os minerais de tântalo e é obtido também a partir do pirocloro, loparita, euxenita, manganotantalita e samarskita. Seu nome vem de Níobe, personagem mitológica que era filha de Tântalo, em alusão à grande afinidade entre os dois metais. Nos Estados Unidos, é chamado mais de colúmbio. A partir do texto acima, analise as seguintes assertivas: 

  1. O metal existe em diversos países, mas 98% das reservas conhecidas no mundo estão no Brasil e nosso país é responsável atualmente por mais de 90% do volume comercializado no planeta, seguido por Canadá e Austrália. 
  2. As exportações colocam o nióbio em 3º lugar na nossa pauta de exportação mineral, logo após o minério de ferro e o ouro. 
  3. O nióbio é um metal utilizado pela indústria de alta tecnologia, como aparelhos eletrônicos, e é insubstituível em seu uso. 

Quais estão corretas?
7.
QPCI166992História e Geografia de Estados e Municípios
Ano:2019Banca:QUADRIXÓrgão:CREA/TO

O governador do estado do Tocantins, Mauro Carlesse, lançou, no dia 9 de novembro de 2019, o Colégio Militar Unidade – XlI. A solenidade foi realizada na Escola Estadual Professora Maria Guedes.
Internet: (com adaptações).

Considerando o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre temas correlatos, julgue os itens de 71 a 75.

A escola mencionada está localizada no município de Palmeirópolis, no sul do estado.
8.
QPCI166996História e Geografia de Estados e Municípios
Ano:2019Banca:QUADRIXÓrgão:CREA/TO

O governador do estado do Tocantins, Mauro Carlesse, lançou, no dia 9 de novembro de 2019, o Colégio Militar Unidade – XlI. A solenidade foi realizada na Escola Estadual Professora Maria Guedes.
Internet: (com adaptações).

Considerando o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre temas correlatos, julgue os itens de 71 a 75.

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e a Marinha do Brasil são instituições que, em parceria com o governo do estado, administram escolas militarizadas na capital.
9.
QPCI181812Geografia
Ano:2019Banca:CETREDEÓrgão:Pref. Juazeiro do Norte/CE

Leia o texto a seguir.

Deve ser considerado como uma totalidade, a exemplo da próprias ociedade que lhe dá vida (...) Deve ser considerado como um conjunto de funções e formas que se apresentam por processos do passado e do presente (...) ele se define como um conjunto deformas representativas de relações sociais do passado e do presente e por uma estrutura representada por relações sociais que se manifestam através de processos e funções

    (SANTOS, 1978, p. 122, grifo nosso).

O conceito abordado no texto, se refere à (ao)
10.
QPCI206100Geografia
Ano:2019Banca:IDECANÓrgão:IFPB

A produção do espaço urbano e os processos históricos e sociais se deram em um contexto de contradição, interação e oposição. Assim, a estruturação do território poderia ser definida como um elemento das relações de produção necessária no arranjo dos territórios. Um dos processos que resultam na produção do espaço urbano é