Conhecimentos Gerais

1.
QPCI815Conhecimentos Gerais
Ano:2019Banca:EPBAZIÓrgão:Pref. São Miguel da Boa Vista/SC

Sobre o Município de São Miguel da Boa Vista, analise as afirmações abaixo e responda:

I- Data de fundação - 09 de janeiro de 1991.
II- Data festiva - 09 de janeiro (aniversário da cidade), 25 de julho (Festa do Colono e Dia do Motorista) e 29 de setembro (Dia de São Miguel).
III- Localização - Extremo-Oeste, região de Entre Rios, na microrregião de Marvilha, a 646km de Florianópolis.
IV- Clima - Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 18,3°C. Altitude -668m acima do nível do mar.

Assinale a alternativa correta
2.
QPCI8999Conhecimentos Gerais
Ano:2019Banca:IPEFAEÓrgão:São João da Boa Vista/SP

Um incêndio destruiu, em setembro, um dos mais importantes acervos histórico e científico brasileiros, composto ao longo de duzentos anos de estudos e pesquisas. Além disso, o fogo também danificou o edifício histórico, no Rio de Janeiro, onde moraram os imperadores do Brasil Colônia e que sediava o museu. Qual é esse importante museu brasileiro destruído pelo fogo?
3.
QPCI68502Conhecimentos Gerais
Ano:2019Banca:GanzaroliÓrgão:Pref. Itapaci/GO

Leia o texto

Em 2017, uma minoria mais rica formada por 10% dos brasileiros detinha 43,3% da renda total do país. Na outra ponta, os 10% mais pobres detinham apenas 0,7% da renda total. A concentração da renda é semelhante à observada na pesquisa anterior, de 2016. Naquele ano, 43,4% da renda estava nas mãos dos 10% mais ricos e 0,8%, nas mãos dos 10% mais pobres. Considerando apenas os 1% que ficam no topo, a renda média foi de R$ 27.213 por mês -36,1 vezes a média recebida pela metade mais pobre da população, que ganhava R$ 754 por mês. A desigualdade é maior na região Nordeste,onde a razão foi de 44,9 vezes, e menor na Sul (25). Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) se referem ao ano passado, mas só foram divulgados nesta quarta-feira (11). A pesquisa sobre concentração de renda no Brasil considera todas as fontes de renda da população, como salário, aposentadoria, pensão e programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

. Acesso em 03/02/2019

Sobre a desigualdade social e de renda no Brasil, marque a opção falsa:
4.
QPCI97667Conhecimentos Gerais
Ano:2018Banca:EPBAZIÓrgão:Pref. São Carlos/SP

Sobre orações subordinadas pode-se afirmar que:
5.
QPCI157960Conhecimentos Gerais
Ano:2020Banca:CONTEMAXÓrgão:Pref. Damião/PB

Julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA.

A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos poderes deste Município, voltada para a realização do bem-estar coletivo e a construção de sociedade democrática, fraterna, solidária e justa, comportar-se-á de acordo com os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da transparência publicitária e, ainda, obedecerá às seguintes normas:

  1. É proibido ao servidor público municipal o direito á livre associação sindical, sendo permitido ao poder público a interferência e a intervenção na organização dos seus servidores;
  2. Os atos de improbidade administrativa, implicam em suspensão de direitos políticos, sendo punidos de acordo com a legislação que rege a matéria;
  3. É permitida a publicidade dos atos e fatos da administração como propaganda pessoal, podendo-se fazer para informar e esclarecer a comunidade;
Está(ão) incorreta(s)
6.
QPCI166711Conhecimentos Gerais
Ano:2019Banca:CETREDEÓrgão:Pref. Juazeiro do Norte/CE

Leia o texto a seguir.

“Penso que, se formos realistas, somos capazes de chegar a uma cordo sobre a primeira etapa dessas negociações, o tratado sobre o Brexit, dentro de seis a oito semanas”, disse Barnier numa conferência na Eslovênia. “O Reino Unido decidiu sair em março do próximo ano”, 29 de março, referiu. “Tendo em conta o processo de ratificação da Câmara dos Comuns por um lado, do Parlamento Europeu e do Conselho por outro, devemos chegar a um acordo antes do princípio de novembro. Penso que é possível”, acrescentou. O objetivo inicial das negociações era chegar a um acordo antes da Cimeira europeia de 18 de outubro em Bruxelas, ou seja, dentro de menos de seis semanas. A principal questão por resolver nas negociações é a da fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, membro da UE. Observadores admitem que, na Cimeiraprevista para 20 de setembro em Salzburgo, na Áustria, os líderes europeus anunciem uma Cimeira extraordinária sobre o Brexit para novembro.(Extraído de https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/uniao-europeia-considerarealista-acordo-para-o-brexit-dentro-de-seis-a-oito-semanas)

Segundo o texto, podemos depreender que os(a)
7.
QPCI167747Conhecimentos Gerais
Ano:2019Banca:QUADRIXÓrgão:CRO/AC

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, no dia 17 de julho de 2019, mais de 1.600 pessoas morreram desde o início do recente surto de ebola no leste da República Democrática do Congo – o segundo maior surto de todos os tempos.

Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 101 a 105.

Constantes conflitos na região dificultam o acesso, pelas equipes médicas, às populações afetadas pelo ebola.
8.
QPCI208014Conhecimentos Gerais
Ano:2019Banca:AGIRHÓrgão:Pref. Canas/SP

O relator da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), afirmou nesta segunda-feira (05/2019) que não vê sacrifício no fato de contribuintes que antes se aposentavam apenas pelo tempo de contribuição terem de respeitar uma idade mínima para obter o benefício integral. As idade mínimas propostas na reforma da previdência, para homens e mulheres, são:
9.
QPCI219835Conhecimentos Gerais
Ano:2021Banca:AMEOSCÓrgão:Pref. Mondaí/SC

Leia o trecho a seguir:
“O porto de Imbituba, em Santa Catarina, bateu recorde em 2020 na comercialização e transporte de um tipo do minério de ____________ que é extraído neste estado.”
A alternativa que preenche a lacuna corretamente é:
10.
QPCI257462Conhecimentos Gerais
Ano:2021Banca:FEPESEÓrgão:Pref. Criciúma/SC

A violência pode ser considerada um tema de debate nacional, podendo ser verificada atualmente no campo ou na cidade.

Analise as afirmativas abaixo sobre o fenômeno da violência:

1. Ela sempre ocorreu, mas dependendo do momento histórico de sua ocorrência, 
assumiu formas diferentes.
2. A violência pode ser compreendida com variações de uma cultura para a outra.
3. A violência pode gerar mais segregação social.
4. A violência urbana está presente apenas na sociedade brasileira.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.