Com base no DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, no que versa a respeito da inspeção post mortem de ovinos e caprinos, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito da icterícia, assinale a alternativa INCORRETA.
O creme de leite é o produto lácteo rico em gordura retirada do leite por meio de processo tecnológico específico, que se apresenta na forma de emulsão de gordura em água.
De acordo com o DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito do abate normal dos animais, conforme estabelecido no DECRETO Nº 9.013, DE 29 DE MARÇO DE 2017, que Regulamenta a Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e a Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989, que dispõem sobre a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, assinale a alternativa INCORRETA.
Com relação à imunopatogenicidade da Coccidiose Aviária, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com o Manual Técnico de Controle da Raiva dos Herbívoros, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de 2009, a Raiva dos herbívoros pode ser considerada endêmica e em graus diferenciados, de acordo com a região. Com relação aos fatores que contribuem para a disseminação desta doença no Brasil ainda de forma insidiosa e preocupante nos herbívoros domésticos, assinale a alternativa CORRETA.
Com relação à vacina da Raiva, de acordo com o Manual Técnico de Controle da Raiva dos Herbívoros, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de 2009, assinale a alternativa INCORRETA.
A encefalopatia espongiforme bovina - EEB - (em inglês, BSE, sigla para bovine spongiform encefalopathy), conhecida como “doença da vaca louca” - é uma condição degenerativa crônica e transmissível do sistema nervoso central (SNC) de bovinos caracterizada clinicamente por nervosismo, reação exagerada a estímulos externos e dificuldade de locomoção, principalmente nos membros pélvicos.
De acordo com o manual de Procedimentos para o Diagnóstico da Doenças do Sistema Nervoso Central dos Bovinos, disponibilizado pelo MAPA, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com o Manual Técnico de Controle da Raiva dos Herbívoros, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de 2009, com relação à profilaxia da Raiva, assinale a alternativa INCORRETA.
Com relação ao diagnóstico da Raiva, de acordo com o Manual Técnico de Controle da Raiva dos Herbívoros, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de 2009, assinale a alternativa INCORRETA.
Com relação à investigação de caso ou foco de doença vesicular, conforme determinado pelo Plano de Ação para Febre Aftosa, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 2009, deve-se realizar o registro em uma unidade epidemiológica de pelo menos um caso que atenda a um ou mais dos seguintes critérios, EXCETO:
A doença de Newcastle é uma enfermidade viral, aguda, altamente contagiosa, que acomete aves silvestres e comerciais, com sinais respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarreia e edema da cabeça. A doença de Newcastle é considerada uma doença de distribuição mundial, com áreas onde é endêmica, ou com áreas/países considerados livres da doença.
Com relação à colheita de material para o diagnóstico de Doença de Newcastle, de acordo com o Plano de Contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle, de abril de 2013, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), em sua Instrução Normativa SDA N° 10, de 3 de março de 2017, a certificação de estabelecimento de criação livre de brucelose ou de tuberculose é de adesão voluntária, devendo ser formalmente solicitada à unidade local do serviço veterinário estadual, na qual o estabelecimento de criação encontra-se cadastrado, sendo este emitido pelo serviço veterinário estadual e terá validade nacional.
O estabelecimento de criação certificado ou em certificação para a condição de livre de brucelose ou de tuberculose fica obrigado às seguintes exigências, EXCETO:
































