Um paciente de 54 anos, tabagista e diabético, apresenta dor abdominal intensa e súbita localizada em epigástrio, irradiando para as costas. Exame físico revela sinais de hipotensão. Qual é o diagnóstico mais provável?
Homem de 65 anos apresenta-se com massa pulsátil na região inguinal direita. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente de 42 anos, submetido a colecistectomia laparoscópica, apresenta dor abdominal intensa e febre no segundo dia pós-operatório. Qual é o exame diagnóstico mais indicado?
Uma mulher de 70 anos, com dor abdominal e vômitos, apresenta distensão e timpanismo à percussão abdominal. O exame radiológico mostra níveis hidroaéreos em alças intestinais dilatadas. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente com história de dor epigástrica crônica apresenta-se com hematêmese. A endoscopia revela uma úlcera no bulbo duodenal com bordas elevadas. Qual é a causa mais provável dessa úlcera?
Paciente de 65 anos, com diagnóstico de hérnia inguinal direta, apresenta dor e aumento da hérnia ao esforço físico. Qual é o tratamento mais indicado?
Paciente de 45 anos com dor epigástrica intensa e irradiação para o dorso, sem melhora com antiácidos. A amilase sérica está elevada. Qual é o diagnóstico mais provável?
Mulher de 70 anos com história de perda de peso e anemia é submetida a colonoscopia, que revela uma lesão estenosante no cólon esquerdo. Qual é o diagnóstico mais provável?
Homem de 50 anos com dor abdominal e icterícia é diagnosticado com colelitíase e coledocolitíase. Qual é a melhor conduta terapêutica inicial?
Paciente de 55 anos apresenta dor abdominal difusa e febre após procedimento endoscópico. O exame de imagem revela gás na cavidade peritoneal. Qual é o diagnóstico mais provável?
Um paciente de 40 anos é atendido com dor e tumefação no testículo direito após episódio recente de infecção urinária. Qual é o diagnóstico mais provável?
Homem de 68 anos apresenta disfagia progressiva para sólidos e líquidos, com perda de peso significativa. A endoscopia mostra uma lesão estenosante no esôfago distal. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente de 57 anos é submetido a uma colectomia devido a diverticulite complicada. No pós-operatório, apresenta febre e dor abdominal. Qual exame é o mais indicado para investigar a causa?
Uma mulher de 35 anos com dor abdominal é diagnosticada com apendicite aguda. O exame de imagem mostra abscesso peri-apendicular. Qual é a conduta inicial recomendada?
Paciente de 72 anos, com histórico de hipertensão, apresenta-se com quadro de obstrução intestinal. A tomografia revela uma massa na região ileocecal. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 30 anos, previamente saudável, apresenta dor em fossa ilíaca direita, febre e náuseas. Durante a laparoscopia, observa-se líquido purulento ao redor do apêndice. Qual é a conduta mais indicada?
Homem de 60 anos, com histórico de colelitíase, apresenta dor no quadrante superior direito e febre. O ultrassom mostra espessamento da parede da vesícula e líquido pericolecístico. Qual é o diagnóstico mais provável?
Mulher de 65 anos, fumante, com perda de peso e história de dor lombar, é diagnosticada com uma massa abdominal palpável. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente de 50 anos, com queixa de azia e regurgitação há 6 meses, não responde a tratamento com inibidor de bomba de prótons. Qual é o próximo exame mais indicado?
Paciente de 58 anos apresenta dor abdominal intensa, com defesa muscular e descompressão brusca dolorosa. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 63 anos, com histórico de cirrose hepática, apresenta quadro de ascite, dor abdominal e febre. A paracentese revela contagem elevada de polimorfonucleares. Qual é o diagnóstico mais provável?
Homem de 55 anos com hérnia inguinal encarcerada é submetido a cirurgia de emergência. Durante a cirurgia, observa-se necrose do segmento intestinal herniado. Qual é a conduta mais indicada?
Mulher de 70 anos com história de doença diverticular apresenta dor abdominal intensa e defesa muscular em fossa ilíaca esquerda. O exame de imagem revela abscesso pericólico. Qual é a conduta inicial recomendada?
Paciente de 64 anos, com quadro de anemia, apresenta-se com massa palpável em hipocôndrio esquerdo. A tomografia revela esplenomegalia. Qual é o diagnóstico mais provável?
Um paciente de 52 anos apresenta disfagia para sólidos e líquidos, perda de peso e tosse crônica. A endoscopia revela esôfago dilatado e contrações anormais. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 28 anos apresenta dor abdominal intensa após trauma contuso. A ultrassonografia revela líquido livre na cavidade abdominal e lesão hepática. Qual é a conduta inicial recomendada?
Homem de 45 anos apresenta dor no flanco direito, febre e hematúria macroscópica. O exame de imagem mostra cálculos em pelve renal. Qual é o tratamento inicial mais indicado?
Uma mulher de 60 anos com histórico de tabagismo e dor abdominal crônica é diagnosticada com aneurisma de aorta abdominal. Qual é o critério de indicação para cirurgia?
Paciente de 35 anos com dor epigástrica e emagrecimento progressivo apresenta na tomografia uma massa pancreática. Qual é o exame indicado para confirmação diagnóstica?
Homem de 50 anos é admitido com dor abdominal intensa e febre após colecistectomia laparoscópica recente. O exame físico revela defesa muscular. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente de 45 anos, previamente saudável, apresenta dor em hipocôndrio direito, icterícia e febre alta. O ultrassom mostra dilatação do colédoco e cálculos biliares. Qual é o diagnóstico mais provável?
Homem de 72 anos é admitido com dor abdominal intensa e súbita. A tomografia revela alças intestinais dilatadas e ausência de fluxo sanguíneo em um segmento do intestino delgado. O diagnóstico mais provável é:
Mulher de 60 anos apresenta abaulamento doloroso na cicatriz de uma cirurgia abdominal prévia. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente de 62 anos com histórico de etilismo crônico apresenta hematêmese e melena. A endoscopia revela varizes esofágicas. Qual é a primeira medida terapêutica?
Homem de 50 anos apresenta-se com dor epigástrica e náuseas. A tomografia revela um pseudoaneurisma de artéria esplênica. Qual é a indicação de tratamento para essa condição?
Paciente de 48 anos apresenta dor abdominal intensa em fossa ilíaca direita com anorexia e febre. O diagnóstico mais provável é:
Mulher de 55 anos com dor abdominal e massa palpável no hipocôndrio esquerdo é diagnosticada com cisto esplênico. Qual é a conduta mais indicada?
Homem de 70 anos apresenta dor abdominal difusa e parada de eliminação de gases e fezes. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 65 anos é admitido com quadro de hemorragia digestiva alta e hipotensão. A endoscopia revela úlcera péptica com vaso visível. Qual é a intervenção mais indicada?
Mulher de 58 anos com dor em cólica abdominal e diarreia é diagnosticada com íleo biliar. Qual é o tratamento indicado?
Paciente de 40 anos apresenta lesão perfurada no intestino delgado após trauma abdominal penetrante. Qual é a abordagem cirúrgica inicial mais indicada?
Um homem de 68 anos apresenta-se com dor abdominal intensa e súbita, associada a hipotensão. O ultrassom revela grande quantidade de líquido livre na cavidade abdominal. Qual é o diagnóstico mais provável?
Mulher de 55 anos apresenta massa indolor e fixa na mama direita. O exame de imagem mostra calcificações irregulares. Qual é o diagnóstico mais provável?
Um paciente de 30 anos com dor perianal e febre é diagnosticado com abscesso perianal. Qual é o tratamento inicial recomendado?
Homem de 60 anos apresenta dor torácica e disfagia. A tomografia mostra dilatação do esôfago e espessamento da parede. Qual é o diagnóstico mais provável?
Paciente de 67 anos com anemia crônica apresenta dor abdominal vaga e melena. A endoscopia revela lesão ulcerada na região gástrica. Qual é a principal suspeita diagnóstica?
Um paciente de 72 anos, diabético, apresenta-se com úlcera de pressão no calcâneo com sinais de necrose. Qual é a conduta mais indicada?
Mulher de 38 anos com diagnóstico de litíase vesicular é submetida a colecistectomia. Durante a cirurgia, observa-se lesão no ducto biliar. Qual é a conduta mais apropriada?
Paciente de 50 anos apresenta massa abdominal pulsátil na linha média. Qual é o exame diagnóstico inicial indicado?
Homem de 65 anos com insuficiência venosa crônica apresenta úlcera varicosa em membro inferior. Qual é o tratamento inicial mais indicado?


























