Provas para Download

Prova Professor Especial na Área de Deficiência Visual - Pref. Vila Velha/ES
Visualizar os arquivos PDF
Ver professor-especial-na-area-de-deficiencia-visual.pdf
PDF
professor-especial-na-area-de-deficiencia-visual.pdf
Ver gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar professor-especial-na-area-de-deficiencia-visual.pdf
PDF
professor-especial-na-area-de-deficiencia-visual.pdf
Baixar gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Ver professor-especial-na-area-de-deficiencia-visual.pdf
PDF
professor-especial-na-area-de-deficiencia-visual.pdf
Ver gabarito-definitivo.pdf
PDF
gabarito-definitivo.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 18 Q1904953 Q23 da prova

Segundo José Carlos Libâneo, utilizando como critério a posição que adotam em relação aos condicionantes sociopolíticos da escola, as tendências pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas. Considere as afirmativas sobre o papel da escola, a atuação do professor e os conteúdos de ensino na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos. I- A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio de aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. II- Os conteúdos não devem ser apenas ensinados, ainda que bem ensinados; é preciso que se liguem, de forma indissociável, à sua significação humana e social. III- A forma de conceber os conteúdos estabelece oposição entre cultura erudita e cultura popular ou espontânea, numa relação de descontinuidade. IV- O papel de mediação em torno da análise dos conteúdos é exercido pelo professor sempre de forma não-diretiva, evitando a intervenção pedagógica. Estão corretos apenas os itens:

Reportar Erro
Questão 2 de 18 Q1904969 Q31 da prova

“Não importam as diferenças, não importam as deficiências: o ser humano tem direito de viver e conviver com outros seres humanos, sem discriminação e sem segregações odiosas. E quanto mais “diferente” o ser humano, quanto mais deficiências ele tem, mais esse direito se impõe. E este é um direito natural, que nem precisaria estar positivado em lei. Não precisava constar na Constituição” (Sartoretto, 2011). A partir deste enunciado, assinale a questão que está de acordo com esse e outros princípios da educação inclusiva:

Reportar Erro
Questão 3 de 18 Q1904971 Q32 da prova

Sobre alguns dos mais importantes marcos legais, políticos e educacionais da educação inclusiva NÃO é possível afirmar que:

Reportar Erro
Questão 4 de 18 Q1904973 Q33 da prova

Sobre o atendimento educacional especializado (AEE), pode-se afirmar que:

Reportar Erro
Questão 5 de 18 Q1904975 Q34 da prova

O atendimento educacional especializado (AEE) deve requisitar e dispor de recursos de todo tipo, visando concretizar seus objetivos. Sobre tais recursos é INCORRETO afirmar que:

Reportar Erro
Questão 6 de 18 Q1904978 Q35 da prova

Sobre a educação de alunos cegos, recursos e atividades NÃO se pode dizer que:

Reportar Erro
Questão 7 de 18 Q1904980 Q36 da prova

A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do espectro Autista (conhecida como Lei do Autista), garante certos direitos a este público. Sobre o tema está INCORRETO o que se diz na alternativa:

Reportar Erro
Questão 8 de 18 Q1904982 Q37 da prova

A seguir as alternativas trazem afirmações sobre política pública, política educacional e alguns princípios da política educacional na escola. Em relação aos temas elencados, está INCORRETO o que se diz em:

Reportar Erro
Questão 9 de 18 Q1904984 Q39 da prova

Sobre o projeto político pedagógico (PPP) da escola e o atendimento educacional especializado (AEE), é possível afirmar que:

Reportar Erro
Questão 10 de 18 Q1904986 Q40 da prova

A contribuição de Lev Vygotsky (1886-1934) é essencial para a compreensão do desenvolvimento humano. Sobre suas teorias está INCORRETA a alternativa:

Reportar Erro
Questão 11 de 18 Q1904988 Q42 da prova

Na Resolução nº 04/2009 CNE/CEB, que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado – AEE, Art. 1º, temos: “Para a implementação do Decreto nº 6.571/2008, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos”. Pode-se afirmar que são os valores que guiam esta resolução:

Reportar Erro
Questão 12 de 18 Q1904990 Q43 da prova

O documento que NÃO é citado na Nota Técnica nº 04/2014 – MEC como base para a educação inclusiva no Brasil é:

Reportar Erro
Questão 13 de 18 Q1904992 Q44 da prova

Sobre a Lei Federal que instaura o Estatuto da Pessoa com Deficiência, pode-se dizer que definiu:

Reportar Erro
Questão 14 de 18 Q1904994 Q46 da prova

Em relação aos alunos que constituem o público alvo da educação especial é correto dizer que:

Reportar Erro
Questão 15 de 18 Q1904996 Q47 da prova

As alternativas abaixo listam várias recomendações para facilitar a formação de conceitos e construção de conhecimentos dos alunos com cegueira. Sobre o assunto está INCORRETO o que se diz em:

Reportar Erro
Questão 16 de 18 Q1904998 Q48 da prova

Sobre a implantação da Sala de Recursos Multiuso é correto o que se diz em:

Reportar Erro
Questão 17 de 18 Q1905000 Q49 da prova

Considere o texto da Meta 4 do Plano Municipal de Educação de Vila Velha: “universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”. O item que NÃO é parte das estratégias para tanto, de acordo com a Lei 5.629/2015 é o seguinte:

Reportar Erro
Questão 18 de 18 Q1905002 Q50 da prova

Sobre a aprendizagem e alfabetização de alunos cegos é INCORRETO afirmar que:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota