Sobre as funcionalidades do editor de texto do pacote LibreOffice, é correto afirmar que:
Considerando que um sistema na internet sofreu um ataque de negação de serviço (DoS), é correto dizer que a premissa de segurança comprometida foi a:
Ao utilizar o explorador de arquivos no Windows 11, o atalho Alt + Enter:
Sobre o dispositivo Pendrive, que é conectado a uma porta USB, é correto afirmar que é um dispositivo de:
Basicamente constituída de provas ou exames, que tem por finalidade verificar o nível de desempenho dos alunos em determinado conteúdo e classificá-los, reprovando ou aprovando, seja por meio de conceitos ou notas. (LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995.) Considerando as características descritas no texto, identifique o tipo de avaliação que está sendo evidenciado. Assinale a alternativa correta.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA "A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade". Assinale a alternativa que indica corretamente, segundo o ECA, até que idade uma pessoa é considerada criança e a partir de que idade é considerada adolescente.
Os professores de uma escola de Ensino Fundamental anos finais se reuniram com a equipe gestora e os coordenadores pedagógicos para elaborar o planejamento interdisciplinar para o ano letivo seguinte. Durante o processo de estudos e debates, o grupo chegou a algumas conclusões sobre as etapas necessárias para a implementação do que foi previsto no planejamento, na perspectiva interdisciplinar. Assinale a alternativa que indica corretamente uma das características dessa perspectiva de organização curricular.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que orienta a Educação Básica no Brasil. Esse documento apresenta as dez competências gerais da Educação Básica. Analise as alternativas a seguir e indique a que representa corretamente uma dessas competências.
No processo histórico da Educação Física brasileira, até o final da década de 1970, predominava uma concepção voltada ao aperfeiçoamento ou rendimento físico, à obediência e à preparação de corpos eficientes para o trabalho. Essa perspectiva valorizava a disciplina, a ordem e a produtividade. Logo, essa é uma característica:
Um professor de Educação Física resolve falar a parte conceitual de conteúdos, que é considerada uma atividade com regras (sejam flexíveis ou não), que envolve um confronto, desafio, estratégia individual ou coletiva e diversão. Possuindo algumas características de competição ou cooperação, as regras podem ser combinadas entre os participantes e estimula o raciocínio, a imaginação e o convívio. Tal conceito é do(a):
Conforme orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), deve-se promover o acesso de todos os estudantes às práticas corporais na Educação Física escolar. Portanto, é fundamental adotar estratégias inclusivas que respeitem às diferenças e garantam participação ativa. Diante disso, é papel da Educação Física:
No planejamento de aulas e eventos esportivos escolares, a exemplo dos jogos internos escolares, o professor de Educação Física deve estar preparado não apenas para organizar atividades, mas também para agir em situações imprevistas. Nesse sentido, um dos cuidados fundamentais relacionados à segurança e ao bem-estar dos participantes é:
Durante uma aula de Educação Física, o professor Marcos decide aplicar testes físicos com os alunos do ensino fundamental II e médio, a fim de observar aspectos como resistência, força e flexibilidade, analisando os resultados e respeitando as particularidades biológicas de cada faixa etária. Essa prática está relacionada ao princípio do ensino da Educação Física que aumenta a:
O professor Lucas está revisando o PPP (Projeto Político-Pedagógico) de sua escola à luz da Lei nº 9.394/96 (A LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), considerando as obrigações e flexibilizações legais quanto à oferta e prática da Educação Física. Ao mesmo tempo, propõe um modelo de avaliação contínua que respeite o desenvolvimento individual dos discentes. A atuação desse professor está em conformidade com qual dos seguintes princípios legais e pedagógicos?
A prática da avaliação na Educação Física escolar tem sofrido transformações ao longo do tempo, acompanhando as mudanças nos paradigmas educacionais. Sobre essa evolução histórica, houve um fato na reforma de Couto Ferraz, destacando-se:
Nas escolas, observa-se um aumento da obesidade infantil que é uma doença crônica que pode ter graves consequências para a saúde da criança e está relacionada a diversos fatores, como alimentação inadequada, sedentarismo e predisposição genética. Sendo que, do ponto de vista fisiológico, a obesidade não se resume ao acúmulo de gordura, mas envolve desequilíbrios hormonais, inflamação crônica de baixo grau e alterações no metabolismo energético, de modo que as práticas corporais e atividades físicas desenvolvidas no espaço escolar são fundamentais na prevenção e no controle desse quadro. Considerando essas informações, como a atuação pedagógica da Educação Física, que utiliza o exercício físico como intervenção nas crianças com obesidade, repercute fisiologicamente?
Durante uma aula de futebol na escola, os alunos foram orientados a observarem atentamente os movimentos corporais realizados na execução do chute na bola, destacando que, no momento em que o aluno eleva a coxa à frente do corpo preparando-se para o chute, ocorre uma flexão de quadril, este movimento, do ponto de vista anatômico, está inserido dentro de uma organização espacial do corpo humano, sendo classificado segundo os planos e eixos de movimento. Logo, o movimento descrito está diretamente relacionado a qual plano anatômico?
No contexto da atuação do profissional de Educação Física nas instituições escolares, academias, clubes e projetos comunitários, a legislação que rege a profissão estabelece diretrizes fundamentais que garantem tanto a regularização do exercício profissional quanto a segurança jurídica das instituições e dos clientes. Diante desse panorama, é correto afirmar que, segundo o Código de Ética do Profissional de Educação Física, os procedimentos obrigatórios para a regularização da atuação profissional e das instituições envolvem:































